terça-feira, 7 de julho de 2009

A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL 7ºano

REGIÃO NORDESTE


REGIÃO NORDESTE E SUA DIVERSIDADE.......


A Região Nordeste é a região brasileira que possui a maior quantidade de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe.
As maiores cidades nordestinas, em termos populacionais, são: Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís, Maceió, Natal, João Pessoa, Aracaju, Ilhéus, Itabuna, Teresina, Campina Grande, Feira de Santana e Olinda.
História
O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, posteriormente pelos índios, que antes da colonização ajudavam os europeus na extração do pau-brasil em troca de especiarias, era o escambo; mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo eliminados, devido as constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos. A região foi o palco do descobrimento, os primeiros portugueses chegaram aqui por volta de 1500, ao comando de Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.
Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de roubar aquela madeira tão apreciada na Europa.




Migração nordestina

Devido principalmente ao problema da seca na região do sertão nordestino, somados com a grande oferta de empregos de outras regiões principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, em especial na região Sudeste, a migração nordestina tem sido destaque na migração nacional. Mas, na última década, devido à superpopulação nas grandes cidades, os empregos diminuiram, a qualidade da educação piorou e a renda continuou mal distribuída, fazendo com que a maioria dos nordestinos e descendentes que antes migraram pela falta de recurso, continuassem com estrutura de vida precária. Por causa da visão espelhada nas décadas anteriores, o falso ideal imaginário que se formou em relação à região Sudeste é da promessa de uma qualidade de vida melhor, de fácil oportunidade de emprego, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordestino migra para o Sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, acaba encontrando o contrário, além de sofrer preconceito social no dia-a-dia.
Geografia : A área do nordeste brasileiro é de aproximadamente 1.558.196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. Um fato interessante é que a região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral.
Relevo: Uma das características importantes do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o da Borborema e o da Bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a do Araripe. Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão, que é uma região de clima semi-árido.

CHAPADA DIAMANTINA


Clima:O Nordeste do Brasil, apresenta temperaturas elevadas cuja média anual varia de 20° a 28°C. Nas áreas situadas acima de 200m e no litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C. As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas mais elevadas da chapada Diamantina e da Borborema. O índice de precipitação anual varia de 300 a 2.000 mm. 3 dos 4 tipos de climas que existem no Brasil estão presentes no Nordeste, são eles:
Equatorial Úmido -- Presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Pará; Litorâneo Úmido -- Presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte; Tropical -- Presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí; Tropical Semi-árido -- Presente em todo o sertão.
Vegetação


VEGETAÇÃO DE CAATINGA - SEMI-ÁRIDO
A vegetação nordestina é bastante rica e diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas, uma boa parte da vida no planeta e animais ameaçados de extinção

MATA DOS COCAIS

AGRESTE- ÁREA DE TRANSIÇÃO

ZONA DA MATA OU LITORAL DO NORDESTE

Atividades:
1-Quais os estados e as capitais que formam a região Nordeste?
2- Como está dividida a região Nordeste?
3- Coloque as principais características de cada sub-região do Nordeste?
4- Quais as principais fontes econômicas do Nordeste?
5-Qual a importância do turismo para a região Nordeste?
6- Síntese do vídeo:

ENDEREÇOS:
www.bnb.gov.br/...Nordeste/.../fatores_de_atratividade.asp -
www.suapesquisa.com.br
www.sogeografia.com.br




12 comentários:

Anônimo disse...

Oi conceição..
É o Eduardo da 6D o assunto é muito interessante e eu gostei muito,estou louco pra aprimora-lo
tchau !

Guilherme disse...

Obrigado Conceição, isso ajuda bastante na pesquisa que vc deu

Guilherme nº12

Guilherme disse...

eu aprendi que o Nordeste ocupa1.561.177,8 km2, o que corresponde a 18,26% da área total do país. andre 6ªC

Anônimo disse...

Professora, li o texto que você publicou, e gostei muito, tem muitas informações que ajudaram muito em nosso estudo sobre a região Nordeste.
Beijos, da aluna Sarah Agatha,
6B,n:28.

David 6ªB disse...

Conceição,achei muito interessante o texto que você publicou sobre a região nordeste. Ampliou meus conceitos sobre a area da região em relação a do brasil (18%), o total da população e o que é densidade demográfica.Também trouxe novos conhecimentos sobre cada sub-região, pricipalmente o polígono das secas, no qual vem sendo construidos açudes, e vários projetos para ajudar a população nas secas e acabar com isso definitivamente. Também aprendi sobre as principais caracteristicas de cada sub-região: a economia, a população, a vegetação, etc. DAVID 6ªB Nº 03

Gaby disse...

Conceição achei muito interessante essas informações sobre o Nordeste, isso ajuda muito para ampliar os conhecimentos sobre esta região, vi ali no texto que você fala sobre as sub-resgiões,e fala bastante do polígno das cecas que estão contruindo açudes e alguns prgetos para ajudar a população que sofre das cecas...
Beijos.
Gabriela 6ªB- Nº:12

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/7ANO C/Nº:11

1-Bahia(Salvador)
Sergipe(Acaraju)
Alagoas(Maceió)
Paraíba(João Pessoa)
Pernambuco(Recife)
Rio Grande do Norte(Natal)
Ceará(Fortaleza)
Piauí(Teresina)
Maranhão(São Luis)

2-A região nordeste está dividida em sub-divisões:Sertão(semi-árido ou polígono das secas); Meio Norte(Mata dos Cocais);Agreste(Área de transição) e Zona da mata(Litoral).

3-Agreste: Possui como características principais solos profundos, com relevo extremamente variável, associados a solos rasos, solos relativamente férteis, vegetação variável com predominância de vegetação caducifólia (decídua).
Sertão:Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semi-árido, que apresenta temperaturas elevadas (entre 24 °C e 28 °C) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano.
Meio Norte:O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino, também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região.
Zona da Mata:Sua área concentra seis das nove capitais da região (Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste.

4-Umas fortes fontes econômicas são:a Plantação de Cacau, Polo petroquímico de Camaçari e claro o turismo.
Em Camaçari é explorado o Petróleo, no estado da Bahia.
Na década de 80 começou a industrialização no nordeste e o grande aumento na plantação de Cacau.
O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste.

5-O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

6-Nesta síntese tratarei sobre o Bioma encontrado no nordeste, a Caatinga.
A caatinga é a o bioma semi árido que é mais rico em diversidade de animais e plantas.
A caatinga passa por todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.
Na área da Caatinga vive em torno de 20 milhões de brasileiros.
A areá da Caatinga ocupa 10% do território Brasileiro.
Neste bioma o solo é seco e pedregoso e tem arbustos que perdem as folhas nas horas de secas.
10% da área da Caatinga encontrada no estado do Ceará está em processo de desertificação, ou seja, não cria mais nada neste solo.
Assim podemos perceber que a Caatinga é um importante bioma para o Brasil.

Anônimo disse...

Victor W. Vechi/Nº:34/Ano:7°C
Olá,
1-Estados:1:Paraíba;2:Sergipe;3:Pernambuco;4:Bahia;5:Ceará;¨6:Maranhão;7:Rio Grande do Norte;8:Alagoas;9:Piauí.
Capitais:Aracaju,Recife,Salvador,Maceió,João Pessoa,Natal,Fortaleza,Teresina e São Luis.
2-A área do nordeste brasileiro é de aproximadamente 1.558.196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. Um fato interessante é que a região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral.

3-A vegetação nordestina é bastante rica e diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas.
4-Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil.
5-Fala sobre a Caatinga falando que é o lugar que tem mais animais e plantas contendo uma grande diversidade,ocupa 10% do território nacional.
Adorei o tema !!!
beijitos Conceição!Dalê,olê

Patrick Camilo dos Santos disse...

Número: 24 7º ano A

1 - Maranhão (São Luis), Piauí (Teresina), Ceará (Fortaleza), Rio Grande do Norte (Natal), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Alagoas (Maceió), Sergipe (Aracaju) e Bahia (Salvador).

2 - Em nove estados e quatro sub-regiões (mata agreste, sertão e meio-norte).

3 - Mata: Localiza-se no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Agreste: Divide as sub-regiões mata e sertão.

Sertão: Sub-região mais seca do Nordeste.

Meio-Norte: Divide a região do semiárido do nordeste e a região amazônica.

4 - O turismo a as plantações de cana-de-açúcar.

5- O turismo é muito importante para a região nordeste pois é uma das fontes de economia desta região.

6 – A Caatinga é um bioma com ótimo solo para o plantio, mas vem sendo ameaçado com queimadas e o desflorestamento, mas ainda em poucos locais encontramos arvores com muitos frutos e também muitas plantações.

Anônimo disse...

Bom dia Conceição!

1- Os estados são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
2-Em 9 estados
3- Meio-Norte:é uma região economicamente pouco desenvolvida,onde o extrativismo é predominante.
Sertão:possuí o menor índice democrático da região.
Agreste:tem áreas úmidas que são usadas para a agricultura e pecuária leiteira.
Zona da Mata:possuí o maior índice de população da região.
4-Extrativismo,pecuária extensiva,turismo,agricultura.
5-O turismo é muito importante para as oportunidades financeiras da região.
6- A caatinga é muito diversificada em espécies animais e vegetais. Seu solo pedregoso é ótimo em armazenar água mas vem sendo destruído para fazer plantações.

Beijos Conceição! Tenha um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

CONCEIÇÃO menina adorei esse teu blog, tem falando TUDO sobre a região nordestina...
AMEI,AMEI,AMEI...

Unknown disse...

Muito bom 😃😊😊😊😊😃😃😃