sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PETRÓLEO O OURO NEGRO

PETRÓLEO PROBLEMA OU SOLUÇÃO?



SURGIMENTO DO PETRÓLEO

ORIGEM

Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

USO E DERIVADOS

Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

PRIMEIRO POÇO DA HISTÓRIA

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.


MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO MUNDIAIS




Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.


MAIORES RESERVAS MUNDIAIS




CONSUMO




PETRÓLEO NO BRASIL



No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.

A Petrobras foi criada, em 1953, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.


O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasi
- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.

TIPOS DE PETRÓLEO

- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.

- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.

- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.

- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

Por ser a principal fonte energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque, em 2003. Sem dúvida, a existência de petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país. O combustível se tornou ainda mais valorizado após a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que nasceu com o fim de controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado.

Atualmente, os dez maiores produtores de petróleo do mundo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.




QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS

Sendo a principal fonte de energia do planeta, uma riqueza distribuída de forma não igual entre os países e um recurso não-renovável, o petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações, e tem sido, a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre governos, levando explícita ou, na maior parte dos casos, implicitamente a guerras, massacres e extermínios.






Entre os eventos históricos mais importantes que podem ser diretamente ou parcialmente ligados ao petróleo estão:




* A Crise do petróleo na década de 1970
* A Primeira Guerra do Golfo
* Diferentes guerras entre os países árabes, inclusive a Guerra Irã-Iraque
* A luta pela independência da Chechênia
* Guerra Iraque-Estados Unidos (Invasão do Iraque)





DURAÇÃO DAS RESERVAS

A estimativa depende da descoberta de novas reservas, do aumento da produtividade nos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos.

1- Iraque

Estimativa de Duração – 158 anos


2- Arábia Saudita

Estimativa de Duração – 67 anos

3- Rússia

Estimativa de Duração – 22 anos

4- Brasil

Estimativa de Duração – 18 anos

5- EUA

Estimativa de Duração – 7 anos


PARA REFLETIR E ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO.

Não existe dúvidas da importância do petróleo para o desenvolvimento mundial, por outro lado ele gerou muitas guerras e um grande desastre ambiental. 1-Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia no Brasil? 2-Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o poderá ocorrer no futuro próximo ?
3- Qual é a situação real do Brasil em relação a auto-suficiência em relação ao petróleo ?
4-Coloque o nome de 5 refinerias de petróleo do Brasil com sua localização
5-Qual a origem e a formação do petróleo?
6-Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:
FONTES :
www.ambiente-verde.info/petroleo-gas-natural.html -
www.mundovestibular.com.br/.../PETROLEO...POLUICAO-/Paacutegina1.html -
www.colegioweb.com.br/.../poluicao-por-derramamento-de-petroleo-e-lixo -
www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/ -www.cepetro.unicamp.br/petroleo/index_petroleo.html -

157 comentários:

Anônimo disse...

Maria de Lourdes Deglmann 2°B - 29
Achei o texto excelente, mesmo porque não tinha o conhecimento das derivações do petróleo. Acredito que temos que constrir uma nova era baseada na política ambiental e, principalmente, no bom senso que deve vir não só do produtor, mas também do mercado consumidor. Não somos mais aquela sociedade que acredita em recursos naturais infinitos, devemos desenvolver mais a fundo as fontes renováveis de energia e não esquecer de tornar seus preços mais acessíveis, para que grande parte da população possa usufruir delas. Já temos condições, e necessidades suficientes, para começarmos a agir. Afinal de contas, nem só de petróleo vive o homem!

camila nunes nº 8 8ªD disse...

muitas coisas que eu ainda nao sabia, como os tipos de petróleo: Petróleo Light,Petróleo Naftênico,Petróleo Parafínico,Petróleo Aromático. achei bem que a existencia do pétroleo é um sinônimo de riqueza e poder para os países né.. se o uso do petroléo continuar assim, e durar somented mais 40 anos, daqui a 40 anos nao vai mais ter por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação..

Alexandra 3°B disse...

Realmente o petróleo é uma riqueza constantemente buscada pelo homem devido sua grande utilidade, e tem grande influência na economia mundial. Mas a necessidade atual é outra.. resgatar a natureza e claro, nós mesmos, pois já estamos vivenciando os problemas ambientais devido as ações impróprias do homem. Ao invés de pensar em disputar petróleo, as autoridades devem se preocupar com o futuro do país em relação a sua própria sobrevivência, a natureza já está dando os seus sinais de alerta, cabe a nós respeitá-los!

Victor nº 30 8ªD disse...

Foi muito interessante ter lido este blog pois descobri algumas aplicações e das derivações os tipos por exemplo o petróleo light. E fiquei muito impressionado ao saber que o petróleo pode durar apenas 40 anos daqui para frente e vamos ter que usar outros tipos de combustiveis porque a gasolina é derivada petróleo.

Anikay - 8ªD disse...

- Há também vários produtos que se originam do petróleo, como por exemplo: o guarda- chuva, o relógio, esmalte, calçados, alimentos, brinquedos, materiais de limpeza, pneus, tintas, eletrodomésticos, materiais descartáveis e muitos outros...
Então o petróleo esta no nosso dia-a-dia.
Eu não sabia também os tipos de petróleo, muito interessante!
Informações pesquisadas:
- "Em 1640 o petróleo foi extraído de um poço em Módena, na Itália, e começou a ser utilizada na iluminação de rua".
Folha de S. Paulo, 05/06/2003
- "Petróleo é encontrado em bacia sedimentares, algumas vezes ele é encontrado em pequena quantidade na superfície da terra."
- "O uso do petróleo como combustível,se estende para a Romênia em 1650"

Fonte: Livro de Ciências 7ª série – Salesiano.

Anikay Mariana Pereira, nº 02 – 8ªD

Anônimo disse...

Camila Blatt, nº7, 8ªD.
Há questões morais, sociais, éticas e ambientais envolvidas nesse contexto. Os países desenvolvidos querem lucrar e mover sua poluição para os países subdesenvolvidos que irão ser atingidos de diversas formas, na saúde dos seres vivos, no bem-estar, no nível de poluição e pobreza... Acredito que o certo seria se cada empresa cuidasse do lixo que produzisse, caso contrário poderia levar multas, os governos teriam que ser mais rígidos na questão de transição/importação de lixo, sempre verificando as cargas vindas do exterior, criar programas de proteção ambiental, reciclagem e coleta seletiva, o que infelizmente ainda é muito pobre no país em que vivemos.

Anônimo disse...

Monike n24 8D

O petróleo é:
- Líquido oleoso de coloração escura.
- Insolúvel em água.
- Menos denso que a água.
- Substância inflamável.

A palavra petróleo vem do grego “petros”, significando “pedra” e a palavra em latim, “oleum”, “óleo”.

Uma coisa muito interessante é o caso do Oriente Médio que, após a Primeira Guerra Mundial, já era o maior produtor petrolífero do mundo.

A posse do petróleo gerou muitos conflitos no passado, principalmente no Oriente Médio. Os países mais fortes na época (Inglaterra, e outros países europeus) queriam dominar a região.

Devido a isso, em 1960, os produtores de petróleo (do Oriente Médio), fundaram a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Em meados do século 19, a necessidade de combustível para iluminação (principalmente querosene, mas em algumas áreas, gás natural) levou ao desenvolvimento da indústria do petróleo.

O problema mesmo é o fato dele ser esgotável ... :/
E como ficou milhares de anos sofrendo mudanças químicas e pressão, dificilmente poderá ocorrer novamente.
A solução mais viável seria encontrar outra fonte inesgotável; renovável que não prejudicasse o meio ambiente.
Achei muito interessante a duração das reservas e os tipos de petróleo.

Matheus César da Costa 8ª D Nº 22 disse...

Atualmente a Ásia é o continente que concentra o maior número de países produtores de petróleo, sendo os principais exportadores mundiais. O petróleo é uma substância, que possui várias utilidades,uma delas é a gasolina.
Muitos estudos sobre o petróleo ocorreram, alguns comprovam, que o petróleo surgiu a milhares de anos através de restos de animais e vegetais depositados no fundo de mares e lagos por isso é um recurso natural não renovável. Muitas pesquisas entre os países produtores desse recurso, já possuem estimativas da duracbilidade, por exemplo, o Iraque a duração será de 158 anos, já no Brasil estima-se 18 anos.
O primeiro poço de petróleo descoberto no Mundo foi nos Estados Unidos em 1859, no Brasil ocorreu a descoberta 1892-1896 em São Paulo. Mas somente em 1953 foi criada a Petrobrás, tornando-se atualmente uma das maiores empresas mundiais.
O petróleo é uma importante fonte de energia do Mundo, por isso gerou várias guerras, sem dúvida com a formação da "Organização dos países exportadores de petróleo (OPEP)" ele se tornou mais valioso.

Anônimo disse...

nome: thaynara, nº: 29, série: 8ªD,
eu achei bem interessante, pois fiquei sabendo mais coisas sobre essa riqueza que é o petróleo, fiquei sabendo dos tipos de petroleos que são: Petróleo Light,Petróleo Naftênico,Petróleo Parafínico,Petróleo Aromático., e fiquei muito trste em saber que daqui a 41 anos essa riqueza não existirá mais, pois o petroleo é muito importante e é dai que vem a parafina, o gás natural e muitos outros...

Anônimo disse...

Camila Marchi Blatt, nº7, 8ªD.
Achei o texto muito bom e gostei muito das imagens, gráficos e tabelas que ilustram o mesmo. Não tinha conhecimento sobre os tipos de petróleo e achei muito interessante. O petróleo com certeza é um "ouro", pois por ser um recurso finito, será cada vez mais raro e caro no planeta em que vivemos, principalmente pela intensidade que o estamos utilizando atualmente, mas com certeza é uma grande fonte de economia e empregos em todo o mundo. Porém, é importante começar a investir nos biocombustíveis e em fontes de energia renováveis, para que no futuro possamos ter uma vida mais tranqüila.

manoella nº20 8ªD disse...

Achei muito interessante os textos, pois contém muitas coisas que até então eu desconhecia.
- Existem muitas teorias para a sua origem, mas a mais aceita, é a de quer o petréleo surgiu de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo reações quimicas ao longo dos anos..
Alé da gasolinha, que é a mais conhecida, os produtos asfálticos, GLP, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis,óleos lubrificantes, óleo diesel e combistíveis de aviação também sçao derivados do petróleo.
O primeiro poço de petróleo foi descoberto em 1859, nos Estados Unidos. E os países que mais possuem esse poços estão no Oriente Médio, que são os maiores exportadores mundiais.
Há vários tipos de petróleo, o petróleo light, o naftênico, o parafínico e o aromático.
Já foi motivo de de algumas guerras, talvez o fato ser sinônino de riqueza e poder para um país, e ser a principal fonte de enrgia do planeta, explicaria isso.
Vamos ter que achar outros tios de combustiveis, pois do jeito que o petróleo está sendo usado, ele pode durar apenas 40 anos!

Jéssica Cabral, nº 15 - 8ªD disse...

O Petróleo realmente é uma fonte de energia para o planeta, pois o petróleo já foi muitos motivos de guerras. O petróleo sem dúvida é uma riqueza muito buscada pelo homem,pois já podemos dizer que o homem é depedente do petróleo, podemos citar o combústivel que abastecemos nossos carros, a maioria da população tem um automóvel e para esse automóvel andar precisamos de combústivel e isso já é uma dependencia. O homem deveria para de se preocupar mais com o nosso meio ambiente, e investir em automóveis que podessem ser movidos a outro tipo de minério ou outra coisa que não fosse poluente, porque com esse combustível estamos acabando com o nosso planeta, cada vez poluimos mais e mais.
Mas os países ainda não investem nisso, eles querem mesmo é acharem mais e mais fontes e investirem cada vez mais no petróleo.

JOSUÉ BAIÃO 8°D N°18 disse...

Achei o texto excelente, mesmo porque não tinha o conhecimento das derivações do petróleo. Acredito que temos que constrir uma nova era baseada na política ambiental e, principalmente, no bom senso que deve vir não só do produtor, mas também do mercado consumidor. Não somos mais aquela sociedade que acredita em recursos naturais infinitos, devemos desenvolver mais a fundo as fontes renováveis de energia e não esquecer de tornar seus preços mais acessíveis, para que grande parte da população possa usufruir delas. Já temos condições, e necessidades suficientes, para começarmos a agir. Afinal de contas, nem só de petróleo vive o homem!

JOSUÉ BAIÃO 8°D N°18

Anônimo disse...

matheus, nº23, 8ªD
eu ainda não sabia que existiam tipos de petróleo como o Petróleo Light. quando o petróleo acabar será uma grande baixa porque ele é o principal recurso mineral no mundo e fonte de energia e combustível. mas acho que até lá a humanidade achará um jeito de ter combustivel sem precisar do petróleo. o que me chamou mais atençao foram as guerras em torno da posse do petroleo afinal se um país achou petróleo em seu território esse petroleo é dele. ele decidira o que fazer e tenho certeza que iria comercializar com outros paises.o mundo deveria amenizar um pouco o uso do petroleo afinal ele é um recurso não renovavel e acabara em pouco mais de 40 anos se continuar assim.

Anônimo disse...

gostei bastante texto , não sabia muita coisa , sabia mais sobre a parte de lucros , mais aprendi bastante coisa , também não sabia sobre os tipos de petróleo e nem sobre sua historia !
acho que se não cuidarmos dessa riqueza , acabaremos com um dos nossos maiores lucros .
Nathalia n: 25 8D

Anônimo disse...

nome: Cristina Moser - 09 - 8ªD
Ao ler o texto fiquei intrigada, pois ate entao nao tinha o conhecimento de que o petróleo é uma fonte de energia tao disputada e que no Brasil por exemplo so irá ter petroleo para mais ou menos 18 anos.
A solução seria buscar novas fontes de energia e que sejam renovaveis, por exemplo energia termica, maremotriz, eólica, entre outras. Mais ha um problema, os interesses economicos do governo sao outro, pois o lucro do petroleo é bem maior do que nas fontes renovaveis.

Douglas Sanmartin (3ºB) disse...

Realmente o "ouro negro" é de grande importância, tanto em termos de energia, como de comércio. Seu valor desencadeou guerras como a do Golfo (um dos maiores massacres do Oriente Médio) e a do Iraque-EUA. Vivemos em uma sociedade capitalista extremista, o que faz do petróleo um relevante motivo para mais guerras no futuro, ao considerar que o mesmo está se aproximando de seu fim.
Apesar de ser evidente a impossibilidade disto devido à luta de interesses, o correto seria, ao invés de se preocupar com guerras e posse de poços de petróleo, começar uma reforma efetiva nos combustíveis e motores, buscando fontes de energia alternativas e renováveis. Se esta atitude não for tomada antes do fim do petróleo (que não está longe), a humanidade está passível de grandes problemas e desajustes.

Anônimo disse...

O texto, assim como o seu blog esta muito bom. Não sabia muito sobre petróleo, nem que existem varias tipos diferentes de petroleo..e também que o petróleo é um dos principais fatores para a riqueza so países. Mas a necessidade atual é resgatar a natureza e claro, nós mesmos, pois já estamos vivenciando os problemas ambientais devido as ações impróprias do homem. Por isso, temos que agir rapido!
vitor reiser 31 8d

Matheus César da Costa 8ª D Nº 22 disse...

Atualmente a Ásia é o continente que concentra o maior número de países produtores de petróleo, sendo os principais exportadores mundiais. O petróleo é uma substância, que possui várias utilidades,uma delas é a gasolina.
Muitos estudos sobre o petróleo ocorreram, alguns comprovam, que o petróleo surgiu a milhares de anos através de restos de animais e vegetais depositados no fundo de mares e lagos por isso é um recurso natural não renovável. Muitas pesquisas entre os países produtores desse recurso, já possuem estimativas da duracbilidade, por exemplo, o Iraque a duração será de 158 anos, já no Brasil estima-se 18 anos.
O primeiro poço de petróleo descoberto no Mundo foi nos Estados Unidos em 1859, no Brasil ocorreu a descoberta 1892-1896 em São Paulo. Mas somente em 1953 foi criada a Petrobrás, tornando-se atualmente uma das maiores empresas mundiais.
O petróleo é uma importante fonte de energia do Mundo, por isso gerou várias guerras, sem dúvida com a formação da "Organização dos países exportadores de petróleo (OPEP)" ele se tornou mais valioso.


Matheus César da Costa Nº 22 8ªD

Matheus César da Costa 8ª D Nº 22 disse...

Atualmente a Ásia é o continente que concentra o maior número de países produtores de petróleo, sendo os principais exportadores mundiais. O petróleo é uma substância, que possui várias utilidades,uma delas é a gasolina.
Muitos estudos sobre o petróleo ocorreram, alguns comprovam, que o petróleo surgiu a milhares de anos através de restos de animais e vegetais depositados no fundo de mares e lagos por isso é um recurso natural não renovável. Muitas pesquisas entre os países produtores desse recurso, já possuem estimativas da duracbilidade, por exemplo, o Iraque a duração será de 158 anos, já no Brasil estima-se 18 anos.
O primeiro poço de petróleo descoberto no Mundo foi nos Estados Unidos em 1859, no Brasil ocorreu a descoberta 1892-1896 em São Paulo. Mas somente em 1953 foi criada a Petrobrás, tornando-se atualmente uma das maiores empresas mundiais.
O petróleo é uma importante fonte de energia do Mundo, por isso gerou várias guerras, sem dúvida com a formação da "Organização dos países exportadores de petróleo (OPEP)" ele se tornou mais valioso.


Matheus César da Costa 8ªD Nº 22

Bruno Serpa 8ªD disse...

Bruno Serpa 8ªD: Fiquei surpreso ao saber que no Brasil so ira ter petroleo para mais 18 anos. Realmente o é uma fonte de energia muito importante pois ele ja foi o motivo de varias guerras, todas as pessoas usam o petroleo isso que dizer que sao independentes dele, se o petroleo acabar vai ser um grande problema, pois os países que ainda teram o petroleo botaram o preço de seu pretoleo la em cima e os outros países vão ser obrigado a comprar poís precisam do pretroleo, acabaram sendo dominados pelos países que ainda contem petrleo pois o dinheiro uma hora ira acabar, as dividas começaram a surgir e depepois que a divida tiver enorme nao tem mais como ser independente.

Balaústre disse...

Raphaela Xaubet 3ºA
eu não sabia que existiam essas variedades de petróleo.
Com certeza o petróleo vai continuar por anos sendo considerado uma riqueza mundial, vai continuar sendo motivo de guerras e invasões.
Mas será que o mundo não vai perceber que o petróleo não é mais o caminho para abastecer nossos carros?
O mundo está entrando em uma era mais verde, onde a gasolina, o alcool, o diesel e etc, estão sendo substituidos por biocombustiveis, hidrogênio, luz solar e por aí vai a criatividade de cada país. E será que a OPEP vai deixar que esse mercado verde se desenvolva para um mundo melhor?
beijo conceição, o blog ta lindo :D

Anônimo disse...

Não me surpreendeu ver que o Brasil tem pouco potencial, na questão duração, no caso 18 anos contando com esse beneficio. De fato, o que deve ser feito é investir nos outros tipos de energia, como a dos ventos. Uma fonte de energia que não agride o ambiente, é totalmente segura e usa o tipo de matéria-prima infinita! Pra que melhor que isso? Tudo bem que os custos dela para a hidrelétrica, na hora da construção da usina são maiores, mas, a longo prazo, isso retorna para os cofres, e pronto!

Renata Würzius - 3ºA

Anônimo disse...

Sérgio F. Quadros 3o B - 37
Estamos sob ameaça de um conflito mundial, pra quem acha que é ficção não se lembra que a pouco tempo tivemos o conflito da invasão do Iraque que teve suas diversas conseqüências. Acho que a principal preocupação em relação aos possíveis conflitos pelo petróleo deve-se ao fato de a OPEP impor muito poder em relação aos outros produtores, países muito fortes, como Rússia e EUA.
A OPEP registrou em Agosto deste ano uma queda muito significativa na demanda de exportação, relacionada à baixa da demanda dos EUA, que embora tenha sido contrabalanceada pela alta da demanda da Índia e da China, esta última que apresentou uma queda no primeiro trimestre, mas voltou as "alturas" em Junho e também, a queda, estaria relacionada ao aumento de produção de países não membros da OPEP, como a Rússia. Segundo os relatórios dos analistas do grupo as previsões são de alta para 2010, porém caso não venham a acontecer o preço dos barris pode vir a subir.
Estas relações econômicas podem deixar o mundo muito vulnerável para conflitos, além de outras coisas preocupantes, como o fato de dois países que a pouco tempo estavam na corrida armamentista terem suas reservas acabadas em 7 (EUA) e 22(Rússia) anos.

Unknown disse...

Nesse mundo cada vez mais capitalista ao, o petróleo sem dúvidas nenhuma, é de grande importância no desenvolvimento da sociedade, com suas mais variadas ultilidades, desde das fábricas aos combustíveis dos nossos carros! Mas se esse bem tão precioso já gerou tantos conflitos entre nações, como Iraque e EUA, determinados pela ambição do homem, contudo esse "ouro negro" pode acabar um dia! E de onde vamos gerar energia, combustíveis, e etc? :/
Por isso as inovaçóes de investimentos em energias renováveis estão cada vez mais fortes. São de recursos naturais infinitos, de fácil acesso, só falta incentivo para desenvolve-los!
Ceça gostei bastante da matéria, não conheçia os tipos de petróleo e as expectativas de duração, achei bem interessante!
Caroline 07 3ºB

Anônimo disse...

Sobre isso não acho que a culpá seja do petroleo propriamente dito se não fosse por isso seria por outro, afinal o mundo precisa de energia, hoje as guerras acontecem (algumas) por isso mas quando o petróleo acabar ela continuara por outro tipo de produtor de energia (quem sabe até agua potável). Sobre o petroleo existem varias informções sobre ele tambem nos compentarios sobre a camada pré-sal tambem nop mesmo blog para quem busca informações la existem muito boas. Existe um fime sobre a comercialização de petróleo nos EUA chamado OURO NEGRO, um filme bom para entender o interresse o perigo e a forma de como o petroleo influenciava as pessoas.

Yan 2A 39

Ian nº16 - 2ºA disse...

Muito interessante o texto, as informações de quanos anos vai durar o petróleo é algo muito espantoso. Mostra como nosso mundo tem que mudar radicalmente, e logo, para outras fontes de energia, porém acredito que isso não vá mudar tão cedo. Devido aos grande produtores, e donos de petróleo, acredito que não teremos uma mudança rápida, pois eles provavelmente não deixariam uma "entrada" no mercado de novas fontes de energia, que sejam melhores, ou mais baratas e ecologicamente corretas. Se esse grande "chefões" do petróleo, estão lucrando muito com isso, não vão dar espaço para que outras fontes "atrapalhem" seus negocio, podendo estragar o mercado do petróleo. Por isso acredito que o único jeito que mudarmos para melhor logo, seria uma mudança rádical mesmo, trocando nossa principal fonte de energia de petróleo, por outras melhores, mesmo que isso de prejuízo aos grande produtores e donos.

Anônimo disse...

Orlando nº31 2A

O petróleo, por ser uma das mais importantes fontes de energia do mundo tem sido a causa de várias guerras que aconteceram e ainda acontecem como a invasão dos EUA no Iraque.
Mesmo as maiores resvervas que temos no mundo não passam de 70 anos, com excessão do Iraque(158 anos), que já disse que não vai aumentar sua produção, por isso seria muito importante achar um meio alternativo até lá, e assim evitas novas guerras.

Anônimo disse...

Existe varias possibilidades para o surgimento do petróleo, porem a mais aceita é a que diz, que foi um processo de milhares de anos, e que o petróleo surgiu devido a restos de animais e vegetais, que sofreram processos químicos e acabaram resultando em uma substancia mais densa que a agua.
Hoje esse petróleo fica em uma profundidade muito grande, e é muito utilizando para diversas coisas, não só para a gasolina, como se pensa, ao contrario, existem muitos outros produtos derivados do petróleo.
O primeiro poço a ser descoberto foi na Pensilvânia em 1859, mas ao contrario de hoje em dia, foi um poço de pouca profundidade. Hoje em dia os maiores produtores do petróleo é o Oriente Médio seguido da Europa e da Eurasia.
Já nas reservas desse liquido tão precioso, o ranking mostra que a Arabia Saudita lidera, e que o Brasil se encontra em 17º.
Existe 4 tipos de petróleo:
Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.

- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.

- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.

- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

Sendo um produto que é a maior fonte de energia do planeta, e não-renovável, é um produto de grandes negociações, crises, e disputas.

Luís Henrique Pereira da Silva
2A nº26

Anônimo disse...

O petróleo possui uma grande relevância para nossa vida, tanto por ser usado como combustível, além de ser agregado na fabricação de uma infinidade de produtos.
No continente, a maioria das jazidas brasileiras de petróleo se estabelece em locais que apresentam rochas sedimentares. No oceano, o petróleo é encontrado nas plataformas continentais. E para obter os subprodutos do petróleo é preciso que o mesmo passe por diversas etapas de beneficiamento. Após ter sido extraído do subsolo é transportado até as refinarias, que fazem a transformação do minério bruto em combustíveis, matéria-prima e subprodutos.

Felipe nº: 10 2ºA

Anônimo disse...

Origem:
*surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.

Características:
*Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água, composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

O que faz?
*gera gasolina, que serve de combustivel para automovéis, e temos outros derivados de petroléo: a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

No Brasil:
*O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859.

* No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, com isso:
A Petrobras foi criada, em 1953, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.

Países que estão ligados a essa fonte:
*Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.

Odílio de mello 2º A nº:30

Anônimo disse...

Descobri que a primeira sondagem foi realizada em São Paulo no ano de 1892 – 1896, quando Eugenio Ferreira de Camargo fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros, porém não veio o que desejava. A Petrobrás foi criada com o intuito de monopolizar o petróleo no Brasil, hoje em dia é uma das maiores redes petrolíferas do mundo. Uma das coisas que me chamou atenção foi que existem vários tipos de petróleo que são: Light, Naftênico, Parafínico e Aromático. Descobri que o petróleo é a principal fonte de energia do mundo, e já foi motivo de várias guerras, a mais atual foi a invasão estadunidense no Iraque em 2003. Atualmente o Brasil não se encontra entre os dez primeiros produtores de petróleo no mundo, porém quando o pré-sal for explorado, ele subirá para o quinto lugar.
Como o petróleo é a principal fonte de energia e não-renovável, isso já causou várias discussões entre governos de diversos países causando algumas guerras, como: A primeira guerra do Golfo, a luta pela independencia da Chechênia e a invasão do Iraque. A duração das reservas de petróleo no Brasil está estimada em 18 anos.

Giuliano 2A

Pedro Favoreto Gaya - nº32, 2ºA disse...

É perceptível a importância dada ao petróleo atualmente, sendo este motivo de inúmeros conflitos. O texto ajudou a mostrar como o mundo se encontra dependente do petróleo, e também como ele não deve durar para sempre. O ideal seria que fontes alternativas e com menor impacto ambiental fossem adotadas, diminuindo a imensa pressão presente no mercado petrolífero. Não precisamos nos livrar dele, mas aliá-lo a outras fontes de energia.

Anônimo disse...

Após a leitura do texto pude concluir que o petróleo é principal fonte energia do planeta, por isso já foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque, em 2003.
Distribuída de forma não igual entre os países e um recurso não-renovável, esse combustível tornou-se a mais importante substância negociada entre países e corporações. O Brasil, hoje em 17° lugar no ranking de produção petrolífera, tende a melhorar sua colocação com o começo da exploração do pré-sal.
Se o Brasil conseguir ter uma maior produção irá gerar novos empregos para população e ajudará também na questão do desemprego, fato muito importante em nosso país.

Caio - n°7 - 2°A

Paulo 2º A disse...

Ciente da situação atual do mundo quando tratamos do petróleo, creio que não mais é viável parar a exploração, muito pelo contrário, ao meu ver devemos desenvolve-la, buscando então utilizar esse pouco que nos resta com muita sensatês. Temos hoje alguns exemplos dessa "exploração mais sábia", um deles são os biocombustíveis. Eles não deixaram de utilizar completamente o petróleo em sua composição, porém, com o auxílio de outras matérias primas como a soja, o dendê,e o girasol. Hoje tem-se ciência que os biocombustíveis diminuiram significativamente seus defeitos, sabe-se que eles tem um potêncial cancerígeno cerca de 94% menor do que os outros derivados do petróleo, poluindo 40% menos.

Quando se trata de energia, creio que o petróleo não mais é uma solução viável, em países como a Suiça, 70% da produção de energia vem das uzinas nucleares que ocupam um espaço significativamente menor do que as outras indústrias. Uma maneira de deminiur os danos causados pela mesma seria buscar tecnologias que pudessem "livrar-nos" do lixo tóxico. Outros lugares que possibilitam a utilização de hidrelétricas deveriam investir massivamente nesse setor que produz uma energia limpa e livre de custos.

Por hoje é só pessoal P:

anselmo 2a disse...

bom uma bela síntese sobre o petróleo,pois eu não tinha conhecimento das derivações do petróleo,o petróleo vem se tornando a mais importante substância,uma riqueza que está sendo negociada entre os países e um grande fator para as crises de governo ,mas acho que a necessidade atual é resgatar a natureza pois estamos vivenciando problemas ambientais ,devido as ações do homem, pois a natureza ja da os sinais de alerta ,agora falta a nós fazer nossa parte e respeitá-los!

Kalil e Gabriela 2ºA disse...

É notavel a presença do petróleo, nas atividades desenvolvidas pelo homem atualmente.Cada dia a necessidade do petróleo aumenta, aumentando também o seu consumo. Em 15 anos apenas seis países terão condições de exportar petróleo. São eles: Arabia Saudita, Iraque, Kuwait,Emirados Arabes,Venezuéla e México.Isso apenas se não forem descobertos novos campos, o que não é muito provavel.
Através dos graficos também é perceptível que a Europa e a América do Norte figuram entre os principais produtores e consumidores de petróleo, enquanto o Oriente Médio é o maior produtor e é um dos que menos consome,Obtendo grande lucro a partir do mesmo.

Eduardo Starke disse...

O petroleo é um mineral muito importante atualmente, e um mineral tao importante distribuido de forma tao desigual pode e gerar muitas guerras, como a guerra do Golfo, Irã-Iraque e outros combates.O fato de se ter petroleo é um importante fator politico causador de diverças crises de governos.Ele se tornou muito mais valorisado com a criaçao da OPEP(organizaçao dos países exportadores de petroleo) que nasceu com o fim de controlar os preços e volumes de produçao e precionar o mercado.o Brasil tem como uma ds principais commodities minerais a produçao de petroleo, não ah duvidas que o petroleo é muito importante para os dias de hoje e para o desenvolvimento mundial.

Anônimo disse...

Nemrod Ronan Schiefler n°29 2°A-EM

A origem do petróleo é muito discutida, porem a tese mais aceitável é que o petróleo surgiu de restos de animais e organismos orgânicos.
O primeiro poço da historia encontrado foi no EUA na Pensilvânia, com pouca profundidade.
O Estados Unidos é o maior produtor de petróleo pois é onde mais há refinarias porém onde
encontram-se a maior parte das jazidas é no oriente médio.
O petróleo é utilizado para a confecção de diversos produtos com a parafina, solventes, gás natural entre outros.
No Brasil a estimativa de duração do petróleo é de 18 anos, se continuar a assim o petróleo vai se extinguir em 40 anos aproximadamente.

Anônimo disse...

luciano voigt 2°A n°25
Texto muito bom pois não tinha conchecimento de alguns temas abordados,coloco mais informações na parte do meio ambiente.
Uma indústria poluidora e de alto risco.
Suas propriedades fisico-químicas viabilizaram o transporte individual em altas velocidades. Conseqüentemente viabilizaram duas das indústrias mundiais mais rentáveis do século XX: a indústria do petróleo e a indústria automobilística. Ambas se alimentam e são interdependentes.
Consumir petróleo e seus derivados significa devolver para a atmosfera, sob a forma de gases e poeiras, uma massa enorme de carbono e outros elementos como enxofre e nitrogênio, que foram retirados desse meio há milhões de anos. Estima-se hoje que o planeta esteja consumindo cerca de 100 milhões de barris equivalentes de petróleo por dia. Essa massa de petróleo e gás é quase toda queimada, transformando-se basicamente em gás carbônico. É uma massa de carbono sem precedentes na história, jogado artificialmente na atmosfera.Mas essa massa de gás jogada na atmosfera é apenas um dos fatores de agressão à natureza promovido pela indústria do Petróleo. As agressões ocorrem em todas as etapas dessa indústria.
fonte:http://www.sindipetro.org.br/saude/petroleo-meioambiente.htm

Glenda, nº 15 - 2º A disse...

Ao analisarmos os gráficos, podemos perceber que os países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, o Irã e o Iraque, possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, além de serem os maiores exportadores. Já desde a primeira guerra mundial o Oriente Médio assume essa posição, o que despertava interesse das grandes potências. Até hoje podemos perceber que a disputa pelo petróleo causa vários conflitos na sociedade, como por exemplo a guerra do Iraque. Apesar do petróleo ser de extrema importância atualmente, precisamos ter consciência de que uma hora o petróleo vai acabar, e por isso devemos investir em fontes de energia alternativas, como a energia hidráulica e a energia da biomassa. E não é só com a questão do fim do petróleo daqui alguns anos que devemos nos preocupar, mas também com os problemas que ele causa. O uso do petróleo como fonte de energia traz muitos danos ao meio ambiente, como por exemplo a poluição do ar. Por isso devemos investir mais nas fontes de energia renovável, pois além dela ser capaz de se regenerar, é inesgotável e também não causa danos à natureza, dependendo da fonte utilizada.

Ruhan 2ºA disse...

O petróleo tem uma origem pouco provável, com várias teorias, mas apenas uma é a mais utilizada e certa: o petróleo vem de restos orgânicos de animal e vegetais mortos, que vem sofrendo transformações químicas com o passar dos anos.
Na antiguidade há vestigios de que já eram usados os derivados de pedróleo, como betume, na pavimentação de estradas, como fonte de iluminação, entre outros, em 4000 a.C. no Egito. Os chineses já tinham poços, furando com bambu, e os árabes já ganhavam dinheiro com isso.
O petróleo é quem “gira” o mundo, hoje em dia além de gerar a gasolina, que movimenta a maioria dos carros no mundo, ele gera também o gás natural, usado em industrias e em carros também, querosene, óleo diesel, combustivel de avião, entre outros.
Foi descoberto pela primeira vez, em 1859, um poço na Pensilvania, com uma pequena profundidade de 21 metros. O maior produtor e consumidor de hoje são os Estados Unidos.
O petróleo tem vários tipos, espalhados por todo o mundo, podendo sofrer alterações.

TIPOS DE PETRÓLEO

- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.
- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

Luciano º 45 2ºA disse...

O texto nos remete a verdadeira história do petróleo, e também mostra como o próprio pode trazer tantas guerras, e tantos desastres. Apesar de desde de entre os anos de 1892 - 1897 ter sido perfurado o 1º poço em nosso país, e desde então a nossa economia só veio aumentando e valorizando cada vez mais nosso país, eu acho que poderia ser diferente. Por exemplo, através de fontes como a energia fotovoltaíca, também podemos produzir energia e sem agredir a natureza e sem causar qualquer tipo de guerra. A energia produzida pelo petróleo, em escala, é maior, mas se o governo investisse na energia fotovoltaíca, e aproveitasse esse tipo de energia que a natureza nos disponibiliza, com certeza, nosso país será reconhecido por utilizar uma energia de fonte limpa e segura, e claro investindo mais nesse tipo de energia diminuiria a procura por petróleo e então, isso significa menor agressão a natureza e o fim de guerras.

Faqueti e Allan 2º A disse...

A duração do petróleo no mundo é assustadora, nosso país possui poucos anos de reservas. Por isto é urgente a necessidade de descobrir ou utilizar meios já existentes de gerar energia renovável e não poluente.
A própria situação com o petróleo é insustentável, pela quantidade de guerras criadas por sua causa, e aqui podemos citar a guerra do Golfo e a invasão do Iraque pelos EUA.
Homens como Rockfeller em 1900 nos EUA e Abramovich na Rússia hoje sustam o nome do petróelo como sendo de vital importância à humanidade, apenas como forma de manter suas fortunas.

Número 04, 2º Ensino Médio "A" disse...

Há várias formas de produção de energia renovável, isto é, teoricamente inesgotáveis, pois são capzes de se regenerar naturalmente.
Combustíveis fósseis tais como o carvão mineral e o petróleo são limitados - como demonstrado no tópico "duração das reservas" -
e o gás e os resíduos resultantes de sua queima são altamente poluentes. O Brasil precisa investir na implementação de fontes
como a energia solar e energia maremotriz, assim como deve aumentar as instalações de energia eólica, que hoje representam apenas
0,2% da energia produzida em todo o País. A raça humana precisa pensar no seu futuro incerto, e não somente nas necessidades e
problemas do presente.

Renata 2ºA 33 disse...

Apesar de ser extremamente poluente, essa substância oleosa e inflamável, é a principal fonte de energia na atualidade. O petróleo é um recurso natural abundante, porém é uma fonte esgotável, que envolve elevados custos.

Esse precioso liquido, faz parte do cotidiano das nossas cidades, das indústrias, dos meios de transportes, etc. Ele serve portanto, para fabricação dos mais variados produtos.

O maior produtor e consumidor mundial são os Estados UnidoS, porém os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e,consequentemente, são os maiores exportadores mundiais.

Achei muito interessante os textos, porém acho que seria de grande interesse para todos, se começassemos a investir nos biocombustíveis e em fontes de energia renováveis, como a energia eólica, solar, hídrica, etc. Só assim o efeito estufa, as chuvas ácidas, a poluição do ar, teriam "fim".

Anônimo disse...

Fernando nº11 2ºA

nos dias de hoje o petróleo vem sendo utilizado cada vez mais, e é muito importante para o desenvolvimento mundial, por isso é muito requisitado por varios países muitas vezes gerando guerras como a do Iraque desde 2003, pelo fato de os E.U.A querer suas reservas de petroliferas.
O Brasil tem uma das maiores empresas de petróleo do mundo:PETROBRAS.

Fritz Faller Neto Nº12 2ºA disse...

Gostei muito do texto, o petróleo hoje em dia é algo indispensavel para todos. não sabia q existiao algums diferentes de petróleo como o petróleo light q seria o petróleo ja refinaodo, o Brent que seria o mais bruto ainda nao refinado entre outros, tambem nao sabia que o petróleo foi encontrdo a tanto tempo, e quase 100 anos depois começou a ser usedo no brasil

Anônimo disse...

Yuri A. Reinert Nº:40 2ºA

Mesmo hoje em dia, com todos os recursos que temos, somos dependentes do petróleo pois 35% da nossa energia mundial vem do mesmo. Mas não é por isso que nós não podemos colaborar com o meio ambiente e ultilizar energias não poluentes e reultilizaveis até mesmo porque as reservas mundias estão acabando. E se ficarmos dependentes da Arabia Saldita e Iraque vamos ficar sem petróleo pois esses países ja avisaram que não irão explorar novas fontes de petróleo para produção mundial, e pela falta de inteligencia deles que ocorrem guerras hoje em dia.

** SaRiNha [H] ** disse...

Sarah 2ªA
O petróleo é uma fnte de energia
muito ultilizada hoje em dia, porém esta cada vez mais dificil encontrar essa matéria-prima, para achar o "ouro preto" precisa escavar cada vez maise necessitam de mais recurssos, mas é impossivel impedir a escasses dessa matéria pois é um recurso natural que como tantos outros foi usado até quase acabar. Vivemos a base de petroléo sejá como um meio de locomoção ou para usar a parafina, a economia gira em torno desse produto. Uma solução para a falta desta forma de energia é ultilizar outros meios de energias que não sejam renováveis, ou que possam se "recolocadas" na natureza, de forma que não se acabem também.

Anônimo disse...

O petróleo sem dúvida é um dos fatores que move a economia atual.A maioria dos produtos atuais,tem como matéria prima o petróleo,como por exemplo o gás de cozinha, querosene,chicletes,lubrificante,filmes fotográficos,borrachas,fósforos, fertilizantes etc...Este combustível é responsável por grande parte da energia que supre os meios de transporte e indústrias, e é a substância básica da indústria petroquímica, na qual são utilizadas em muitos ramos nas industrias.Porém o petróleo não é uma fonte renovável(pelo contrário, demora milhares de anos para se formar).OU seja, dificilmente se formará novamente para suprir as necessidades dos futuros habitantes,ainda mais com esse consumo desenfreiado.Um dos pontes negativos, do petróleo é que sua emissão poluí o meio ambiente, contribui para o efeito estufa e para a chuva ácida.è incorreto afirmar que o homem precisa do Petroléo,afinal se contas, o ser humano já possui tecnologia suficiente para buscar outras alternativas.Na questão transporte por exemplo o bio-diesel...Até o para o plástico, já encontraram outra forma de produzi-lo a partir de glucose - o tipo de açúcar mais abundante na natureza e presente em todas as plantas , HFM, um composto químico que pode ser quebrado em componentes para fabricação de produtos que hoje só podem ser feitos a partir do petróleo.
O mundo vai seguir em frente se a economia se expor a novas idéias de substituição do petróleo,livrando se da ambição política e conflitos,gerando uma nova politica ambiental com bom senso.Utilizando meio renováveis, para racionar o que ainda resta de petróleo.


Ingrid 2A n41

Lucas L LAurindo 2A disse...

O petroleo sempre foi e sera sem duvida sinonimo de riqueza e poder.Mas com essas estimativas de qu o petroleo se acabara em torno de 40 anos temos que pensar urgentemente em uma soluçao alternativa. mesmo com a descoberta do petroleo brasileiro na camada Pré-sal, é muito pouco se comparado ao total produzido mundialmente.por ele ser a principal fonte de energia mundial,o ouro negro ja foi alvo de diversas guerras, como a guerra do golfo, Irã-iraque, entre outras.
contantos meios de energia alternativas, como energia eolica, olar e ETC. Atualmentre o petroleo é uma das principais commodities minerais do Brasil , e su principal e talves unica produtora é a Petrobras, uma mega empresa em sua maior parte estatisada, mas que movimenta boa parte da economia brasileira.

Anônimo disse...

Maria Teresa Zimmermann - 2ºanoA
Com o mundo cada vez mais capitalista, a busca pelo poder se torna constante. Dentre elas existem várias formas de ganhar e buscar o tão almejado poder, como por exemplo, o petróleo que é a fonte de energia mais usada no mundo. Os EUA o rei do capitalinsmo, é o maior consumidor e protutor, ele não possui a maior reserva do mundo, mas possui redes de extração levando assim um alto índice de importação honrando seu titulo de hegemônico. Como o petróleo é um recurso natural, nem mesmo os paises que são dotados de tecnologia de ponta, não podem impedir seu esgotamento. Falamos até agora que o 'ouro negro' é só um fator positivo, mas seus derivados causam degradação ao meio ambiente, prejudicando não só a natureza e todos os que a usufruem deste mesmo, e nos só vamos nos dar conta disso quando não houver mais solução. Mais um fator atribuído pela lei do capitalismo.n

Isadora Toth 2ºB 16 disse...

Bom, nota-se no texto que a descoberta do petróleo foi muito recente, e que se tornou o recurso mais procurado e desejado em pouco tempo. Hoje a sociedade global não se imagina vivendo sem este poderoso recurso energético, são inúmeras as suas utilizações, e serão muitos os problemas que iremos enfrentar quando ele se esgotar. A principal proposta gira em torno da produção de energia e de combustível, deverá se investir em outras fontes de energia, o mais rápido possível. Há outros tipos de fontes energéticas como a eólica, hidrelétrica, solar e nuclear; que realmente necessitam de maiores investimentos.
Torna-se necessário olhar para o futuro e rever os conceitos do que é melhor para o mundo e para toda a sociedade.

Lucas Baixo Batista disse...

A (futura) escassez de petróleo já é um problema atual, pois embora ele não tenha acabado ainda, a busca por novas fontes de energia continua e novas alternativas devem ser buscadas. A energia nuclear, eólica, hidrelétrica (entre outras) seriam as opções mais viáveis, porém a falta de petróleo ocasionará em um problema global: todos os produtos derivados do petróleo iriam parar de ser produzidos. Desde a gasolina até o plástico, que é encontrado em quase todos os objetos que nós usamos. O homem deve explorar mais e mais essas fontes de energia renováveis e se concentrando em novas alternativas para eliminar os pontos negativos das não-renováveis (por exemplo o lixo nuclear), pois como em uma carteira de ações da bolsa, o investidor deve variar suas ações em diferentes setores, e o mesmo acontece com os meios de energia.



LUCAS BAIXO BATISTA 2ºB

Luiza, 2ºB, nº25 disse...

Podemos ver esta descoberta do petróleo por dus vertentes: uma positiva e outra negativa. A positiva porque o petróleo move a economia de nosso mundo: serve de combustível para automóveis e indústrias e estimula a riquez de vários países (principalmente os localizados no Oreiente Médio). Por outro lado, esta descobertas, apesar das vantagens, trouxe muitas desvantagens, como as constantes guerras na luta de posse do petróleo (Primeira Guerra do Golfo; Guerra Irã-Iraque) e os problemas ambientais, já que a queima de combustíveis fósseis gera a liberação de muitos óxidos, responsáveis, por exemplo, pelas chuvas ácidas que destroem a nossa natureza.

Apolo e Everton 2ºB disse...

As energias que podem ser substituídas pelo petróleo são as energias solar, eólicas, biomassa, hidráulica, entre muitas outras, porém ainda são muito caras, e por isso ainda muito pouco utilizadas no mundo. Pela falta de petróleo podem se originar muitas outras guerras e problemas políticos entre vários países do mundo.

Anônimo disse...

achei o texto muito interessante, pois não sabia dos tipos de petróleo que existem no mundo, ele sem duvida nenhuma, faz parte do nosso dia a dia, até mais do que imaginamos, ja que ele esta presente em coisas basicas que precisamos, porém não podemos esquecer, que a natureza também é importante para muitas coisas, e hoje ela esta pedindo ajuda, pois ja estamos sofrendo com os problemas ambientais. O petróleo pode acabar um dia, mais e quando esse dia chegar, o que faremos
,estamos acomodados e não nos damos ao luxo, de parar para pensar, como faremos para andar de carro por exepmplo, ja que parte da população precisa da gasolina? E os problemas ambientais, pelo jeito, ja vão estar muito maiores..

Mariana Vicente, Nº 30 2ºB

Arianne 2ºB Nº41 disse...

O petróleo é algo indispensavel para todos, já que é uma fonte de energia muito usada atualmente e contribui para a fabricação de produtos. Contando com vários tipos diferentes de petróleo como o light, naftênico, parafínico e aromático. As maiores reservas de petróleo estão localizadas na Arábia Saudita, Irã e Iraque. E os maiores consumidores são os países da América do Norte e da Ásia. O maior problema que o petróleo causa é a emissão de gases de efeito estufa, com 58,16 milhões de toneladas emitidos em 2008.
E, por ser a principal fonte de energia o petróleo já foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque, em 2003. O que mostra que a existência de petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país.

Anônimo disse...

Maria de Lourdes Deglmann - 29 - 2ºB
Com os novos conhecimentos obtidos pelo aprofundamento das informações, através das postagens sobre petróleo e nossos conteúdos de sala de aula, é bem claro se concluir que o petróleo representa poder e um montante de capital para os países que o produzem e por isso é que resulta em muitos conflitos armados como a Invasão americana no Iraque. Não se trata de luta por algum ideal e sim, um conflito que busca a autonomia e o "poder". Sabe-se que o petróleo não vai durar para sempre, e dependendo do país vai durar muito pouco.

Por issso é que devemos investir no desenvolvimento de fontes de energia que possam substituí-lo e que de preferência sejam renováveis e consequentemente não agridam o meio ambiente.

Pode-se perceber que a emissão de CO2 tem aumentado muito, principalmente em comparação ao ano de 2007.

Espera-se que o desenvolvimento da tecnologia e o bom senso façam mudanças nessa situação e que os governantes reparem que não é válido lutar por algo que pode desaparecer em tão pouco tempo.....

Eduardo e ThiagoLu , 10, 36 disse...

Hoje em dia muitos países já estão se preocupando com fontes alternativas de energia, pois a principal (petróleo) está se esgotando, principalmente em países que se baseiam principalmente neste recurso (EUA).
Muitas disputas já ocorreram para obter o domínio do petróleo de uma região, porém os países perceberam que está na hora de começar a investir em novas fontes como: Energia solar: energia que se baseia na captação de luz solar para a produção de energia
Energia eólica: energia proveniente da força dos ventos em uma determinada região, que também se transformará em energia.
Energia Nuclear: se baseia na quebra de particulas gerando grande energia, mas também gera grandes quantidades de lixo nuclear.
Etanol(biodisel): vem para substituir a gasolina, assim nao dependendo tanto do petróleo para a obtenção do tal.
Tendo em vista isso nosso pais está investindo em pesquizas para a melhoria e produção de novas fontes. além de aumentar o investimento em tecnologias para captar mais petroleo, tendo em vista que foi descoberta uma grande reserva entre as camadas abaixo do oceano (pré-sal)

Eduardo e ThiagoLu nº 10, 36 . 2ºB

Anônimo disse...

Vinicius e Wagner, nº 39 e 40, 2ºB
A medida da passagem dos tempo a humanidade vai encontrando novas maneiras de encontrar um combústivel como a camada do pré-sal, daqui a pouco vão começar a procurar petróleo na Antártida, E aí estaremos no rumo da destruição mundial pelo crime ambiental. O petróleo envolve muito dinheiro e não será fácil convencer o mercado de petróleo a procurar outras maneiras alternativas ecológicamente corretas para substitui-lo, porém quando acabar o petróleo eles não terão outra escolha a não ser procurar outras alternativas. Infelizmente a briga é entre grandes empresários e qualquer ambientalista que tente interromper essa extração não adiantará, provavelmente darão um jeito de "sumir" com ele; Não há soluções viáveis e possíveis que resolverá, então provavelmente teremos que esperar 40 anos até que acabe o poderoso petróleo.

Anônimo disse...

Beatriz e Nicole 2B - 05 e 31

O petróleo é uma substancia muita importante no uso diario(derivados do petróleo) do ser humano.
O texto se monstrou interessante para nós (Beatriz e Nicole) já que não sabiamos da existencia de diferentes tipos de petróleo.Como por exemplo o Petróleo Light.
Como o mundo é muito dependente do petróleo um dos problemas em mudar o mais utilzado combustivel fossil é também fazer as pessoas mudarem o hábito e convence-las que o "novo" combutível é melhor que o "antigo".

Anônimo disse...

Sabe-se que existem inúmeras formas alternativas para a obtenção de energia, entre elas se destacam: energia hídrica (energia proveniente da queda da água represada a uma certa altura), energia nuclear (obtida a partir da fissão do núcleo do átomo Urânio enriquecido), geotérmica (energia produzida de rochas derretidas no magma que aquecem a água no subsolo), eólica (produzida pela transformação cinética do vento em energia elétrica), energia fotovoltaica (incidência do sol em painéis fotovoltaicos), apesar de que todas as fontes de energias alternativas tenham vários pontos positivos, os negativos também exitem, como por exemplo: os gastos altos para a implantação da energia fotovoltaica, o risco da enrgia nuclear, entre tantos outros...
Observando as estimativas da duração das reservas de petróleo, pode-se concluir que, se o fluxo intenso de exploração do 'ouro negro' não diminuir, não vai demorar muito para que ele se torne apenas constituinte da história econômica mundial. Ou seja, deverá haver mais investimentos em fontes alternativas de energia em um futuro muito próximo.

Isabele Vequi - nº 15 - 2ºB

Antonio - 2ºB disse...

Achei o texto muito informativo,
Acredito que o homem deveria investir mais em energias renováveis, pois sabemos que o petróleo tem um fim marcado, não importa se será daqui 20 ou 100 anos, temos que encontrar uma solução o mais rápido possível, agora fica uma pergunta, se sabemos que ele irá acabar e ainda não encontraram uma solução ou é porque sabem de novos poços e não divugam para o preço não cair ou é porque querem que quando acabe custe horrores... Sem falar no problema da poluição, gerando um novo combustível poderiamos 'matar' dois problema de uma só vez, pois sabemos que a terra tem capacidade de absorver essa poluição, e se abolissemos a combustíveml fossíl já teriamos mais da metade do caminho andado.
Antonio - Nº 03 - 2ºB

Bruna e Roberta disse...

Atualmente, descobriu-se no Brasil uma grande reserva de petróleo, o Pré-sal, que poderá elevar o país ao primeiro mundo, porém não se pode esquecer que até então, o Brasil era uma das nações que mais investia em fontes de energia renováveis, como o etanol proveniente da cana-de-açúcar.Com toda está descoberta, não se pode deixar de lado essa questão e nem o fato de que a emissão de gases poluentes que vinha diminuindo voltou a crescer a partir de 2008. A Idade da Pedra não se acabou por falta de pedra, então a Era do Petróleo pode não se acabar pela falta do mesmo, mas por mal aproventamento deste recurso!
Bruna Ribeiro- 07
Roberta Adrino- 33
2°B EM

Kamila Nicoli 20 disse...

Kamila 2B - 20

Apesar de ser uma das principais fontes de energia, o petróleo é considerado um recurso não-renovável, e um grande problema pro ambiente e pra sociedade em que vivemos.
Desde sua descoberta esse combustivel vem gerando problemas, porém ele começou a aumentar apenas em 1970 com a crise do petróleo. Então desde hoje ele é um grande gerador de guerras, problemas econômicos e crises no governo.
Além de toda essa preucupação, países como os EUA (maior consumidor desta fonte) necessitam de uma solução rapida, pois suas pesquisas revelam que há uma estimativa de duração de apenas 7 anos.
Uma boa solução seria a utilização de bioenergia (biomassa), uma fonte renovável e de fácil acesso, por exemplo no Brasil essa energia pode ser obtida através da cana-de-açucar e nos EUA do milho, os dois tem um custo diferenciado, porém são energias, que poderam garantir nosso futuro e acabar com diversos problemas gerados por ele.

Marcelo, N°27 2°B disse...

Percebe-se que o petróleo é uma das riquezas que movimenta o mercado mundial, não só pelo fato de ter sido motivo de conflitos passados, mas também porque permite a geração de empregos. Existem muitas pessoas responsáveis pela extração e pelo refinamento do petróleo, o que nos permite dizer que o fato de a Petrobras estar entre as maiores empresas deste ramo no mundo é extremamente vantajoso para o Brasil. O problema é que o "ouro negro" vai acabar. No entanto, não faltam alternativas. Existem várias fontes de energia alternativas, principalmente aquelas que são renováveis. Na China, por exemplo, existe o biogás que, apesar da dificuldade de transporte deste combustível, pode movimentar carros com praticamente a mesma eficiência da gasolina. Aqui no Brasil mesmo existe a utilização do álcool que vem da cana-de-açúcar, a qual é outra fonte de energia renovável. Além disso, recentemente, pesquisadores da USP descobriram uma forma alternativa de conseguir energia utilizável: através de substâncias retiradas do girassol. Em outras palavras, não faltam alternativas e com um maior investimento será possível encontrar outras fontes que não o petróleo.

Ana Paula - 2º B - 02 disse...

Sem dúvidas que o Ouro Negro é uma das fontes de riqueza mais invejada da parte de muitos países, que, como consequência, há tantas guerras, além é claro, de poluir o meio ambiente, uma vez que a emissão de gases de efeito estufa aumenta a cada ano. Vale ressaltar também que, os Estados Unidos, que é considerado um dos maiores produtores e consumidores do mundo de petróleo, é também, um dos maiores poluidores, sendo que, sabendo disso, não quis assinar o Tratado de Kioto.
Com as reservas de petróleo acabando ano após ano, é possível que, até a última gota de ouro negro, já haja uma nova alternativa química para uso mundial, substituindo o petróleo.

Fernando Castro - 12 - 2º B disse...

Hoje seria praticamente impossível viver sem o petróleo, em quase um século e meio de uso o seu estoque já está sendo contado. No texto podemos perceber que o petróleo foi o causador de muitos conflitos, pois os países mais ricos querem ter lucro e posse do petróleo para ter "poder". O petróleo não é uma fonte de energia renovável, se seu estoque se acabasse, demorariam milhares de anos para voltar a formar petróleo, pois de acordo com estudos, o petróleo é formado de restos orgânicos de animais e vegetais depositados em fundos de lagos, que através de várias transformações "viraram" o petróleo que conhecemos.

Maria Christina 2ºB disse...

Ao invés de esperar o petróleo acabar, temos que pensar numa fonte de energia que não afeta o meio ambiente. E começar, a partir de agora, a produzir e consumir de forma equilibrada e politicamente correta.
Se formos analisar a situação, talvez seja bom, que esse recurso,distribuído de forma desigual acabe, evitando mais conflitos explícitos, ou não, entre países. Mas, pelo fato deste recurso estar se esgotando, pode ser motivo para muitas brigas.

Maria Christina M. Corrêa nº 28 2ºB

Tiago Gonçalves nº37 / 2ºB disse...

Quase tudo no mundo atualmente está voltado para a visão capitalista, portanto tudo que tem uma grande procura consequentemente vai ter uma aumento no preço e no interesse, principalmente de grandes corporações ou de países atuantes.
O petróleo é umas das fontes de energia mais utilizados em todo mundo e também devemos levar em consideração que muitos produtos são derivados do mesmo, portanto entra aquela história do exploração e do interesse, ainda mais que o petróleo é uma fonte finita, portanto quem o possui tenta a brigar pelo mesmo, onde acontecem guerras entre outros conflitos, a grande questão é que os países tem que começar a investir em outras fontes de energia que futuramente possam substituir o petróleo e também diminuir a emissão de gases tóxicos derivados da queima do mesmo.

Tiago Gonçalves nº37/2ºB

Anônimo disse...

Diego 2ºB - nº9
O texto fala dos derivados tipos do petroleo e de sua importancia na sociedade atual, varios produtos que são bastante utilizados atualmente derivam do petroleo como parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.Mas o petroleo é uma fonte de riqueza limitada se não desenvolvermos outras fontes de energia renovavel teremos problemas no futuro.

MARCELLY disse...

Com o mundo cada vez mais capitalista, tem uma busca de poder maior. O petroléo é a principal fonte de energia do planeta, tem uma riqueza distribuida desigual ente os países.Surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetasis depositados no fundo dos lagos e mares sofrendo trasnformações.Existe várioss tipos de petroléo, como o petroléo light,petróleo Naftênico,Petróleo Parafínico e Petróleo Aromático.E em muitos países ja tem seus anos contados,no Brasil tem estimativa de duração de 18 anos.

Marcelly (26) - 2B

Janaína 2ºB Nº18 disse...

O petróleo é uma fonte de energia muito importante e possui o sinônimo de poder em um país. Além de gerar gasolina é produzido outros produtos como a parafina gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã são os maiores produtores de petróleo e os maiores consumidores.

Bethina - 2ºB - Nº:06 disse...

O petróleo é o maior recurso utilizado para a produção de energia atualmente. Porém ele não está distribuído igualitáriamente entre os países.
Pensamos que aqueles que tem as maiores reservas estão no controle da situação, mas nem sempre é assim, eles acabam se tornando vulneráveis a invasão de outros países, resultando em guerras, como é o caso dos Estados Unidos que entrou em conflito com o Iraque.
Não concordo com essa nossa dependência exlusiva do petróleo, afinal como o próprio texto apresentou, ele já tem data para sua "extinção" e além do mais, através dos gráficos também observamos sua intensa poluição. Existem novas idéias para explorar
o petróleo existente abaixo da camada de pré-sal, porém também não sabemos quanto tempo irá durar para descobrir os procedimentos de exploração, sem contar que os investimentos são altíssimos.
Como volto a repetir nas minhas postagens, penso que a aternativa são as energias renováveis. Não podemos só pensar em explorar recursos e lucro próprio, temos que rever essa situação, porque as consequências dos conflitos entre os países e emissão desses gases poluentes não é só nossa, mas sim de todos!

Anônimo disse...

DIEGO MACHADO 42 2ºB

De acordo com esses dados e com o que todo mundo já sabe que o Estados Unidos é o maior consumidor e importador de petróleo do mundo e a Arábia Saudita é tem a maior reserva de petróleo e que pode negociar com países de grande porte econômico do mundo desenvolvendo cada vez mais sua econômica também.
Além disso,o petróleo causou várias guerras por causa de uma fonte de energia desejada por todos e é uma das principais produtoras de riqueza e poder mundial.Mas por trás disso tudo,da ganância,do poder,tem a questão do efeito estufa que vai se desenvolvendo cada vez mais.Um exemplo disso tudo é os Estados Unidos que arranjou uma guerra com o Iraque e é o maior poluidor da atmosfera do mundo.Além disso a durabilidade das reservas de petróleo no Estados Unidos esta acabando e o Iraque ainda tem aproximadamente 150 anos.
Esperamos que a tecnologia de conta desse fato,desenvolvendo fontes de energia limpas e com uma durabilidade maior,amenizando os conflitos e a guerra na política do petróleo.

Anônimo disse...

43 - 2ºBJefferson Vieira
Para a formação do petróleo são necesários milhões de anos e condições de pressão e solo que não existem atualmente. Pelo consumo atual o mundo não está dando conta em relação ao petróleo produzido, as estimativas de duração das reservas mundiais são para um futuro (se é que pode-se chamar de futuro) muito próximo. Em volta deste tema surge uma preucupação muito grande, pois hoje o petróleo é a energia mais utilizada, sendo que também é utilizado massisamente como matéria-prima para muitos produtos como o plástico. Atualmente os países ricos têm discutido frequentemente a questão de energias, busca-se a todo custo novas energias que possam substituir com eficiência o petróleo. O governo americano tem buscado como alternativa o desenvolvimento de tecnlogias para utilização de energa elétrica em carros, que são os princpais consumidores de petróleo. Juntamente ao Brasil os EUA também desenvolvem os biocombustíveis, a energia renovável mais atual. Os principais meios são a soja, a cana-de-açúcar e o milho. Outra forma de energia interesante e abundante, é a enrgia solar, entretanto ela ainda apresenta alto custo de desenvolvimento. Nosso futuro revela um uso cada vez maior de energias renováveis, esperamos que este desenvolvimento seja próximo.

Anônimo disse...

Devido a grande demanda de petróleo, nosssas reservas estão ficando em um nível relativamente baixo.Com o passar dos anos a poluição emitida pela produção e emissão de combústiveis,nosso planeta está sofrendo com a degradação ambiental.
Como sendo um problema poluente e está chegando ao seu fim, alguns países estão atrás de energias limpas e renováveis as quais possam se segurar após o fim do "ouro negro". Temos algumas energias que deveriam ser ultilizadas, como a energia solar, que tem todo seu potencial em transformar celulas-fotovolticas em energia,seranso umas das energias mais limpas.


Abraão e Davi nº1,44- 2B

Anônimo disse...

Talyta Tuana da Silva Nº34 2ºB

Com a leitura do texto pude concluir que:
-Primeiramente sem o petróleo não conseguiriamos viver, pois é a base de praticamente de tudooo, principalmente da nossa energia;
-Depois do primeiro tipo de petróleo descoberto, foi se aprimorando outros tipos;
-Todos os países podem usufruir do petróleo, mais tem uns que a fonte é menor e acabam usando demais e tendo pouco tempo para usufrui-lo;

Bjuxxx

Luís Henrique Vitório n°24 2°B EM disse...

Atualmente o petróleo se tornou quase que indispensável no mundo e procura não para de crescer. Mas devemos nos preocupar pois ele não é renovável , é um combustível fóssil que está acabando além do fato de que seu uso polui a atmosfera quando queimado. É muito dificil fazer com que a extração pare ou dimunua pois ele gera muito dinheiro e os chefões do mundo do petróleo não estão muito preocupados com o meio ambiente e sim com o bolso deles. Há muitas campanhas do meio ambiente para consumir energia de fontes renováveis, como a eólica, solar, hidrelétrica, geotérmica... Mas não é possível ainda simplesmente parar com o consumo de petróleo e usar essas energias alternativas. Um combústivel que está ao alcance e deveria se investir mais é o alcool da cana de açúcar, aqui no brasil. Há bastante, polui menos e de certa forma é renovável pois é só cultivar a cana que não irá acabar assim tão fácil

Pedro 8°A disse...

Realmente ceiça, não sabia que era movido tanto dinheiro em volta do Petroleo, tambem não sabia dos varios tipos de petroleo e da importancia deles. As pessoas quase se matam por ele. Gostei muito do blog e acho legal vc fazer um blog onde podes estudar a materia com praticamente as palvras da professora. Pedro 8°A

Anônimo disse...

No mundo em que vivemos hoje, a busca pelo poder e riqueza aumenta cada vez mais. E o petróleo, com todos os seus benefícios para suprir as necessidades humanas, entra nesta "competição".
Foi motivo de muitas guerras e conflitos, mas por outro lado, nos trouxe uma fonte de energia que tornou-se indispensável para a maioria dos tipo de produção (gasolina, roupas, calçados,GLP, gás natural, parafina, entre outros).
Se consumo continuar a aumentar cada vez mais, em poucos anos ficaremos sem esse recurso. Isso nos mostra nos dados de duração das reservas, onde nos EUA -que é um país bem desenvolvido e é um grande produtor de petróleo- continuando neste ritmo, estará esgotado em apenas 7 anos.
Está na hora de começar a agir e encontar soluções para não enfrentarmos problemas e não deixar estes problemas para as gerações futuras.
Adorei os vídeos, muito legais e uma forma mais interessante de aprender. Também achei legal conhecer os diferentes tipos de petróleo.

Eduarda nº 11
8ª série A

Anônimo disse...

O petróleo é uma riqueza inestimável, e sempre é procurada para a exploração. Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. A Ásia é o continente que tem a maior concentração de petróleo do planeta. Os países com os maiores poços de petróleo são os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá.Porém se a exploração continuar no mesmo ritmo que esta nos dias de hoje, os poços e todo o petróleo do mundo acabarão em no máximo 40 anos. Com isso poderemos ficar sem a geração de gasolina(combustível para automóveis) e também poderá não existir vários produtos que são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes e óleo diesel. No mundo existem as fontes alternativas de energia, que podem substituir o petróleo usado como energia. Podemos usar a energia Eólica, que não é tão cara, não se esgota e polui muito menos que o petróleo. Na área de combustíveis poderíamos substituir a gasolina (derivada do petróleo), pelo álcool, que como a energia Eólica, não polui tanto e tem um custo muito menor.

Jean Nº.:17 8ª série A

Anônimo disse...

O petróleo é essencial na atualidade já que é a base da maioria dos produtos que utilizamos. É uma substância cara e disputada, já que não é bem distribuído em todo o mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, que utilizam muito o petróleo, precisam importar muito. Já aqueles que possuem reservas naturais, como a Arabia Saudita, exportam bastante esse produto. O Brasil também possui reservas naturais, mas não é um dos primeiros na lista.
O problema é que, depois que a utilidade do petróleo foi descoberta, a exploração aumentou mais e mais, causando um uso exagerado desse produto. As estimativas para a duração das reservas de petróleo, no mundo, não é boa. As estimativas são de que, num futuro próximo, estaremos sem petróleo.
Muitas guerras aconteceram por causa desse produto, já que este é um sinônimo de poder e riqueza para os países. O petróleo tem muitos tipos, como o light, aromático, parafínico... Cada um com diferenças em suas composições.

Mariá (32) - 8A

Anônimo disse...

Rômulo Luz - 8A - N:31

O Petróleo hoje é abundante em todo o mundo, mas daqui a alguns anos vai ser uma raridade, porque os países estao explorando muito esse combústivel e vai faltar mais para frente.
Eu achei muito interessante a duração das reservas de petróleo no mundo: 1- Iraque

Estimativa de Duração – 158 anos


2- Arábia Saudita

Estimativa de Duração – 67 anos

3- Rússia

Estimativa de Duração – 22 anos

4- Brasil

Estimativa de Duração – 18 anos

5- EUA

Estimativa de Duração – 7 anos

Gostei muito Conceição, parabéns.

Anônimo disse...

Nome: Maria Eduarda, Nº22, 8ªA.
Adorei o texto, não tinha muito conhecimento sobre Petróleo, e agora tirei minhas dúvidas. O Petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Atualmente, os dez maiores produtores de petróleo do mundo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra; e os dez países com as maiores reservas de Petróleo são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Em. Árabes, Venezuela, Rússia, Líbia, Cazaquistão e Nigéria. Os tipos de Petróleo são: Petróleo Light, Petróleo Naftênico, Petróleo Parafínico e Petróleo Aromático. OPEP significa Organização dos Países Exportadores de Petróleo, é uma organização composta por países que retêm algumas das maiores reservas de Petróleo do mundo...

Anônimo disse...

O petróleo é uma riqueza inestimável, e sempre é procurada para a exploração. Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares ,foi sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. A Ásia é o continente que tem a maior concentração de petróleo do planeta. Os países considerados maiores produtores são os Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá. Porém se a exploração continuar no mesmo ritmo que esta nos dias de hoje, os poços e todo o petróleo do mundo acabarão em no máximo 40 anos. Com isso poderemos ficar sem a geração de gasolina(combustível para automóveis),também poderá não existir vários produtos que são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes e óleo diesel. No mundo existem as fontes alternativas de energia, que podem substituir o petróleo usado como energia. Podemos usar a energia Eólica, que não é tão cara, não se esgota e polui muito menos que o petróleo. Na área de combustíveis poderíamos substituir a gasolina (derivada do petróleo), pelo álcool, que como a energia Eólica, não polui tanto e tem um custo muito menor.

Jean Nº.:17 série A

Anônimo disse...

Atualmente, descobriu-se no Brasil uma grande reserva de petróleo, o Pré-sal, que poderá elevar o país ao primeiro mundo.Com toda está descoberta, não se pode deixar de lado essa questão e nem o fato de que a emissão de gases poluentes que vinha diminuindo voltou a crescer a partir de 2008. A Idade da Pedra não se acabou por falta de pedra, então a Era do Petróleo pode não se acabar pela falta do mesmo.

Henrique Veber Nº 16

Anônimo disse...

Achei esses textos muito bons, me ajudou a enterder o conteúdo e a fazer os exercícios melhores.
A origem do petróleo, surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
Os príncipais países produtores de petróleo no mundo são: Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá.
E os príncipais países de reserva de petróleo são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Em. Árabe. Venezuela, Rússia, Líbia, Cazaquistão, e Nigéria.
A OPEP é a Organização dos países exportades de petróleo que consegue organizar as passagens do petróleo pelo mundo, os países que formaram a OPEP são: Irã, Iraque, Venezuela, Líbia, Nigéria, Argélia e Angola.

Vinicius de Menezes Schiefferdecker

Nº: 34 série: 8ªA

Anônimo disse...

O petróleo é uam fonte muito importante, não só no Brasil mas também,mas no mundo inteiro, o petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo dos anos. O petróleo, gera derivados tais como: a gasolina, parafina, gá natural, nafta, querosene, e entre outros. Mas, como sabemos, o petróleo, não é renovável, um dia ele acaba, o brasil por exemplo,preveram que daqui a 18anos o petroleo irira acbar, alguns países 22, outros 158, e por ai vai.O primeiro poço de petróleo foi descoberto em 1859 nos Estados Unidos. Porém, existe uam crise muito grande no mundo inteiro, com a ideia de que o petroleo ira acabar, e concertza teremos que achar uma substituição, para ese meio, que hj em dia, é indispensável. Conceição, esse tema é muito interessante, acho que u n consegui abordar todo o tema que você usou no blog, mas concertza ele ficara para os meus estudos.

Marainna Siqueira nº26 8ªA

Anônimo disse...

Com esses textos eu pude notar que o petróleo não surgiu do dia para o outro, e também que o homem não pode fazê-lo e sim usar outros recursos que tem a capacidade de fazer o que o petróleo faz... Existem muitas teorias para tentar explicar como o petróleo surgiu porem a mais aceita é que ele se derivou de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos, mares e oceanos ocorrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
Alem de ele ser usado como gasolina para carros, motos,caminhões entre outros, ele é utilizado para fazer outras coisas que utilizamos em nosso dia a dia, como roupas, sapatos, alguns plásticos entre outros matérias de grande uso da humanidade. O petróleo passou a ser a principal fonte de energia do planeta, uma riqueza distribuída de forma não igual entre os países e um recurso não-renovável. Foi ele também que causou grandes crises na economia dos países. Enfim não existem dúvidas da importância do petróleo para o desenvolvimento mundial, por outro lado ele gerou muitas guerras e um grande desastre ambiental.
Helena Jenichen Provesi- Número 15- Oitava série A
PS:. Parabéns pelo exelente Blog!

Anônimo disse...

Alexandra - 8ªA - nª1

O petróleo, que surgiu ao longo do tempo derivando de restos orgânicos, hoje é muito disputado, mas não vai durar para sempre. Existem outros tipos de materiais e fontes de energia, como por exemplo, as renováveis. Mas a batalha pelo petróleo vai continuar até que se esgote e, os países terão que pagar cada vez mais caro por cada barril. Os países com as maiores reservas são: Arábia Saudita, Canadá, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Rússia, Líbia, Nigéria. É claro que novas ideias surgirão ao longo dos anos, mas não podemos negar que o petróleo trouxe muitas facilidades para a vida do ser humano.

Anônimo disse...

Hoje o petróleo responde por quase a metade de toda a energia gerada no mundo. Sem ele as usinas termoelétricas parariam de funcionar, deixando cidades às escuras. Veículos terrestres, navios e aviões ficariam parados, indústrias não produziriam nada e os habitantes dos países frios congelariam no inverno, sem o combustível da calefação doméstica.
Acredita-se que o petróleo tenha se formado há milhões de anos em razão da decomposição dos seres que compõem o plâncton, decomposição esta causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Assim, esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos.

Composto principalmente por hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, o petróleo é um óleo menos denso que a água, com coloração que pode variar desde o castanho claro até o preto. Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., são derivados do petróleo.
Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.

MARIANA TOTH Nº20 2º ANO A

Anônimo disse...

Júlia Moser, nº10 2ºA EM
O petróleo é um óleo que provem da decomposição de pequenos animais ou vegetais que viviam nas águas profundas há milhões de anos. Ele já é conhecido há muitos séculos mas hoje em dia ele é de extrema importância pois vários produtos são derivados do petróleo, como a parafina, gás natural, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel, entre outros. Países como EUA, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela são considerados alguns dos maiores produtores e em consequência, exportadores do mundo. Ja no Brasil os poços foram sondados mais tarde, e também possui a Petrobras que hoje é umas das maiores empresas petrolíferas do mundo.
É a principal fonte de energia do planeta e um recurso não-renovável. Tem sido, um fator político importante e causador de crises entre governos, levando explícita ou, na maior parte dos casos, implicitamente a guerras, massacres e extermínios.

Anônimo disse...

Lisandra Martins-2ºB-20.
O petróleo tem origem a milhões de anos, é a principal fonte de energia na atualidade, sendo originado de restos de animais que levam milhões de anos para essa transformação, tendo origem dos vegetais levando também milhões de anos para a sua transformação.
Atualmente os dez mais produtores de petróleo são:Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.
A duração das reservas de petróleo poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo(Brsil). Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo,dependendo de novas reservas, do aumento da produtividade nos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos, como pode ser observado no vídeio e durante a leitura.
Sem dúvida a existência do petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para todo país.

Unknown disse...

Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.
Acredita-se que o petróleo tenha se formado há milhões de anos em razão da decomposição dos seres que compõem o plâncton, decomposição esta causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Assim, esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos.
Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., são derivados do petróleo.
Portanto é quase impossível ‘parar’ a exploração do petróleo, entretanto e necessario desenvolve-la. Buscando então utilizar esse pouco que nos resta com muita sensatês. Temos hoje alguns exemplos dessa "exploração mais sábia", um deles são os biocombustíveis. Eles não deixaram de utilizar o petróleo em sua composição, porém, com o auxílio de outras matérias primas como a soja, o dendê,e o girasol. Hoje tem-se ciência que os biocombustíveis diminuiram significativamente seus defeitos, sabe-se que eles tem um potêncial cancerígeno cerca de 94% menor do que os outros derivados do petróleo, poluindo 40% menos.
Por ser a principal fonte energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras pois sem dúvida, a existência de petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país. Atualmente, os dez maiores produtores de petróleo do mundo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.

Nicolly Andrade Serrão nº25 2ºano A - EM

Anônimo disse...

O petróleo hoje é realmente símbolo de inúmeros problemas, como desequilíbrios ambientais e guerras em vários países. Por isso, é necessário buscar novas fontes renováveis de energia, podendo então acabar com os problemas.
Algumas das fontes que pode-se investir são:
Energia hidráulica
· Energia solar
· Energia de biomassa
· Energia eólica
· Energia nuclear
· Energia geotérmica
· Energia gravitacional.

Apesar da série de problemas os combustíveis fósseis são cerca de 80% da energia consumida no mundo. A abundancia e o uso intensivo desses combustíveis fósseis levaram o mundo a situação de dependência que tem decorrência em aspectos econômicos, políticos e ambientais.
As jazidas de carvão mineral localizam-se em mais de 85% no hemisfério norte, e segundo pesquisadores mais da metade de reservas de petróleo situa-se no Golfo Pérsico (Oriente Médio). Essa situação gera mais conflitos econômicos graves, criando até guerras como a do Iraque, que tem também por trás motivos de dominação de petróleo.
Além disso, o petróleo tem outros usos sendo matéria-prima de diversos produtos, como graxa, parafina, querosene, asfalto, gás de cozinha, borracha, tintas e plásticos.
Estes outros usos aumentam o lucro de empresas petrolíferas. São na verdade essas empresas que impõem a utilização de energias através de combustíveis fósseis. O mundo poderia estar muito mais limpo e com menos problemas se não fosse essa obsessão por lucro da sociedade atual, a capitalista. Elas, essas empresas, que monopolizam o mercado e impedem que energias alternativas sejam usadas. As energias alternativas aparecem muito pouco no cenário mundial, apesar de estar se desenvolvendo cada vez mais maneiras limpas e renováveis de se produzir energia. As energias alternativas provavelmente vão substituir as termoelétricas com a decadência do petróleo, por isso há uma busca para a solução energética ideal.
No caso do Brasil, o modelo energético utilizado é o hidroelétrico. 90% da energia gerada no país é por meio de aproveitamento de rios. No Brasil até 2015 estão sendo planejada 484 mais e já foram construídas 2000 barragens. Como vantagens deste modelo posso destacar: energia limpa (verde), renovável e de pequeno custo de geração. As desvantagens são muitas, mas se comparadas com a dos combustíveis fósseis são menores. Posso dizer que as desvantagens são: forte impacto ambiental (inundações), alterações de fluxos dos rios, alteração na crosta, mudança no habitat dos animais locais, expulsão da população local, alterações climáticas e ambientais. O petróleo origina-se de restos de animais no fundo do mar, que após milhões de anos, sofrendo a pressão, lentamente vão se tornando petróleo. Os 4 maiores produtores do mundo hoje são: Arábia Saudita, Rússia, Estados Unidos e Irã.

Leonardo Contezini - nº 13 - 2º A

Anônimo disse...

O petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão, todos apresentam a mesma composição.
Temos como um exemplo o combústivel que abastece nossos carros,o homem deveria investir em automóveis que pudessem ser movidos a outro tipo de minério ou outra coisa que não fosse poluente, porque com esse combustível estamos poluindo demais.As maiores reservas de petróleo do mundo, em bilhões de barris e comprovadas até janeiro de 2007, são:

1 – Arábia Saudita – 269,25*
2 – Canadá – 178,8*
3 – Irã – 136,3
4 – Iraque – 115
5 – Kuwait – 101,5
6 – Emirados Árabes Unidos – 97,8
7 – Venezuela – 80
8 – Rússia – 60
9 – Líbia – 41,5
10 – Nigéria – 36,2
11 – Cazaquistão – 30
12 – Estados Unidos 21,8
13 – China – 16
14 – Catar – 15,2
15 – México – 12,4
16 – Argelia – 12,3
17 – Brasil – 12,2*

Mayara Oliveira 2°A n°: 22

Anônimo disse...

Sarah - 33 - 2B

1) Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?
R.: Atualmente os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são diversos. As hidroelétricas, por exemplo, tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. A utilização da biomassa como combustível (bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc).
2) Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o que poderá ocorrer no futuro próximo ?
R.: Em um futuro próximo, o petróleo poderá acabar. Por isso, é de extrema importância, que comecemos a pensar em novas alternativas para a obtenção de energia.
3) Qual a origem e a formação do petróleo?
R.: O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
4) Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
R.: Os cinco primeiros países que possuem as maiores reservas de petróleo são:
Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes.
5) Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:
R.: Vídeo 2: Irã - Iraque
O vídeo trata de um conjunto de guerras devido a religião e ao petróelo. A Guerra Irã - Iraque começou em 1980, quando Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita, no comando do Irã. Esse conflito trouxe terríveis consequências para todo o mundo.
A principal foi o aumento excessivo do petróleo, principal alvo da Guerra. Em 1988 teve o fim da Guerra, com milhares de mortos e prejuizos, aumentando a revolta. Como o Iraque estava em clima de guerra, atacau o Kuwait. Por isso, foi criada uma coalizão contra o
Iraque. Estados Unidos, França, Arábia Saudita e Holando eram alguns dos membros. Em 1991, o Iraque foi derrotada pelas forças bélicas dos Estados Unidos. Novamente os saldos da guerra foram terríveis, um deles era a desativação de poços de petróleo. Mesmo com a derrota, Saddam Hussein continuou no poder. Os Estados Unidos invadem o Iraque em 2003, tentando por fim nas atrocidades de Saddam Hussein. Saddam foi capturado e inforcado. Porém as tropas americanas continuram no Iraque, provavelmente por causa da
grande quantidade de petróleo existente lá.

Anônimo disse...

Rafael Miranda-2ºA-27

1) Existem vários recursos que permitem a utilização de energia novas. O potencial hidráulico de
um rio em uma hidrelétrica, o sol em painéis solares, e a biomassa também é de grande valor (com
bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc).

2) Pesquisas já mostram que em cerca de 15 anos, apenas 6 países poderam exportar petróleo
(Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e México). Descobertas de
novas fontes de petróleo se tornam cada vez menos prováveis, já que ocorre um intenso exploramento
em cada fonte existente, o mundo vai ser obrigado a aderir a outros tipos de energia

3) Entre as várias teorias de surgimento do petróleo, a mais aceita fala que ele surgiu
através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares,
sofrendo transformações químicas ao longo dos anos. A primeira fonte de petróleo (poço),
foi descoberta nos Estados Unidos em 1859, na Pensilvânia, desde então foi sendo usado
na produção de energia.

4) De acordo com pesquisas realizadas até janeiro de 2007, os países com as maiores reservas
petrolíferas são:

1 – Arábia Saudita – 269,25
2 – Canadá – 178,8
3 – Irã – 136,3
4 – Iraque – 115
5 – Kuwait – 101,5

5) 3º vídeo, "irã - iraque": Apesar da escassez de conteúdo, percebe-se que
o petróleo tem ocasionado várias guerras, e que a busca pelo mesmo na maioria
das vezes gera conflitos. Porém a situação apresentada no video mostra também
a intolerância de vários países no aspecto religião.

Lucas Winter - 2°A - 16 disse...

1 - Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?

R: Hoje, pode-se considerar que os recursos mais viáveis, com "pouca" agressão ao meio ambiente e de custo relativamente baixo, são:
-Hidro elétricas
-Combustíveis alternativos como bio-diesel, bioetanol...
-Energia fotovoltáica (solar)

Outro meio de se obter energia "limpa" é a aeólica, porém se restringe a áreas com vento constante e é um pouco cara.

2-Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o que poderá ocorrer no futuro próximo ?

R: Estima-se que daqui em média 40 anos, não existirá mais petróleo, devido a demanda gigantesca que as indústrias (principalmente a automobilística) vem mantendo.

Por isso é necessário que se obtenha uma fonte de energia menos poluente, mais barata e tão eficiente quanto o petróleo.

3-Qual a origem e a formação do petróleo?

R: A teoria mais plausível para a origem do petróleo é que ele provem de restos de animais que se depositaram no fundo do mar e em poços subterrâneos. Passam-se centenas de anos e todo aquele resto se decompõe originando o petróleo bruto e gáses.

o primeiro poço foi descoberto em 1859, na Pensilvânia.

4- Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?

Arábia Saudita(269,25), Irã(178,8), Iraque(136,3), Kuait(115) e Emirados Árabes(101,5).

5- terceiro video, Petróleo é uma das substâncias de maior demanda mundial. isso gera lucros absurdos para os países "sortudos" que possuem grande quantidade do mesmo.
mas com os lucros vem a inveja e a cobiça de outros países, como na ocupação americana sobre o Iraque mesmo depois do inforcamento de Saddam Hussein.

As guerras causadas pelo petróleo e também pela religião, tem como ponto de vista o controle da exportação, o domínio da extração, domínio dos preços entre outros...
EUA por ser uma grande potência necessita de uma importação grande de petroléo, por isso está sempre "metida" em polêmicas de guerra.

Lucas Winter 2° A - n°16

Anônimo disse...

1- Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia?
Atualmente existem vários tipo de energia alternativas, como por exemplo, hidroelétricas e a utilização de biomassa como combustível (ex: bioetanol, biodiesel)

2- Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o que poderá ocorrer no futuro próximo?
Por utilizarmos muito o petróleo, em um futuro próximo, pode acontecer de acabar as fontes de extração, devido a isso é importante utilizar de novas formas de energias, e que devam ser renováveis.

3- Qual a origem e a formação do petróleo?
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.

4- Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
1° Arábia Saudita – 269,25*
2° Canadá – 178,8*
3° Irã – 136,3
4° Iraque – 115
5° Kuwait – 101,5

5- Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:
Vídeo 2: Irã - Iraque
O vídeo trata de guerras, devido a religião e ao petróelo. A Guerra Irã-Iraque começou em 1980, quando Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita, no comando do Irã. Esse conflito trouxe muitas consequências para todo o mundo, a principal foi o aumento excessivo do petróleo, do qual foi o alvo da Guerra. E que na maioria das vezes a busca pelo petróleo gera conflitos.

Luciana, n° 17 2°A

Anônimo disse...

O petróleo tem origem a milhões de anos, é a principal fonte de energia na atualidade, sendo originado de restos de animais que levam milhões de anos para essa transformação, tendo origem dos vegetais levando também milhões de anos para a sua transformação.
Atualmente os dez mais produtores de petróleo são:Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.
O petróleo tem outros usos sendo matéria-prima de diversos produtos, como graxa, parafina, querosene, asfalto, gás de cozinha, borracha, tintas e plásticos.
Estes outros usos aumentam o lucro de empresas petrolíferas. São na verdade essas empresas que impõem a utilização de energias através de combustíveis fósseis. O mundo poderia estar muito mais limpo e com menos problemas se não fosse essa obsessão por lucro da sociedade atual, a capitalista.
o Brasil com a duração das suas reservas de petróleo poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo,dependendo de novas reservas, do aumento da produtividade nos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos, como se observa atravez do vídeo e da leitura.
Sem dúvida a existência do petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para todo país.
Thiago Abel 2A n32

Anônimo disse...

O petróleo possui uma grande relevância para nossa vida, tanto por ser usado como combustível, além de ser agregado na fabricação de uma infinidade de produtos.
No continente, a maioria das jazidas brasileiras de petróleo se estabelece em locais que apresentam rochas sedimentares. No oceano, o petróleo é encontrado nas plataformas continentais. Após ter sido extraído do subsolo é transportado até as refinarias, que fazem a transformação do minério bruto em combustíveis, matéria-prima e subprodutos.
O ideal seria que fontes alternativas e com menor impacto ambiental fossem adotadas, diminuindo a imensa pressão presente no mercado petrolífero,e aliá-lo a outras fontes de energia.

Thiago Brigoni 33 2A

Anônimo disse...

Roger G. Bittencourt - 32. 2ºB

1) Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?
R.: Hoje os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são muitos. Um exemplo de uma dessas fontes de energia seria a hidroelétrica, aonde tem por finalidade produzir energia elétrica através do potencial hidráulico existente em um rio. Uma outra fonte seria a utilização da biomassa como combustível (bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc).

2) Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o que poderá ocorrer no futuro próximo ?
R.: O petróleo poderá acabar. Por isso, é importante que comecemos a pensar em novas alternativas para a obtenção de energia, pois já temos condições e necessidades suficientes, para começarmos a agir e resolver este problema.

3) Qual a origem e a formação do petróleo?
R.: Há inúmeras teorias para a origem do petróleo, porém a mais aceita diz que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.

4) Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
R.: Os cinco primeiros países são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes.

5) Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:
R.: Irã – Iraque
No vídeo é apresentado guerras que tiveram início devido a religião e ao petróleo. Em 1980 começou a guerra, devido a Saddam Hussein (sunita) não ter “gostado” de ver um xiita no comando do Irã. Esse conflito trouxe muitas consequências ruins para todos, na qual a principal foi o aumento excessivo do petróleo. O fim da Guerra teve-se no ano de 1988 com milhares de mortos e prejuizos. Com isso aumentou mais a revolta e como o Iraque estava em clima de guerra, atacau o Kuwait.
Em 1991, o Iraque foi derrotada pelas forças bélicas dos Estados Unidos. De novo as consequências foram terríveis, uma delas era a desativação de poços de petróleo. Mesmo com a derrota, Saddam Hussein continuou no poder. Em 2003, os EUA invadem o Iraque com o intuito de acabar com os objetivos de Saddam Hussein, que acabou sendo capturado e inforcado. Porém as tropas americanas continuram no Iraque, provavelmente por causa da
quantidade enorme de petróleo que existe lá.

Anônimo disse...

O petróleo tem origem a milhões de anos, é a principal fonte de energia na atualidade, sendo originado de restos de animais que levam milhões de anos para essa transformação, tendo origem dos vegetais levando também milhões de anos para a sua transformação.
Por ser a principal fonte energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras pois sem dúvida, a existência de petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país.
Países como EUA, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela são considerados alguns dos maiores produtores e em consequência, exportadores do mundo. Ja no Brasil os poços foram sondados mais tarde, e também possui a Petrobras que hoje é umas das maiores empresas petrolíferas do mundo.
As desvantagens são muitas, mas se comparadas com a dos combustíveis fósseis são menores. Posso dizer que as desvantagens são: forte impacto ambiental (inundações), alterações de fluxos dos rios, alteração na crosta, mudança no habitat dos animais locais, expulsão da população local, alterações climáticas e ambientais. O petróleo origina-se de restos de animais no fundo do mar, que após milhões de anos, sofrendo a pressão, lentamente vão se tornando petróleo.
Sem dúvida a existência do petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para todo país.

Diego Arthur - 2ºB - nº08

Unknown disse...

Alan Rizzi 2ºC nº:01

Sabemos que o petróleo é importante nos dias de hoje, mesmo sabendo que um dia poderar acabar paises usam e abusam sem se preocupar com o amanha. Por isso existe as energias renovaveis, onde seu papel é transforma o mundo mais rico em agredi-lhe. o Sol com seus rais gera energia atraves da energia solar termica,custando US$0,20 - 0,28/kWh, e fotovoltaica onde custa menos de US$0,50 - 0,70/kWh.
temos tambem a energia dos ventos a eólica por menos de US$0,10 - US$0,08/kWh onde paises da Europa como Alemanha usam esta tecnica para produzir energia, em alguns cidades. A energia dos oceânicos forma a energia oceânica fazendo a produção de eletricidade. Não podemos esquecer da energia do centro da Terra a energia geotérmica por menos de US$0,10 - 0,07/kWh. Ou seja não energia ainda em teste porém sabemos que no futuro será uma grande alternativa na produção de energia, hoje escutamos em noticiários a produção de carro movido a eletricidade, então as energias eólica, oceânica e geotérmica poderam ajudar e muito no abastecimento destes carros.
a energia Nuclear é a construção mais cara, porém a operação mais barata. Custo de US$2.475, já o custo de produção eletrica é de US$0,03. Já se usasem o Carvão irião gasta para fazer US$1.534 para o custo de produção ser de US$0,03, porém é o mais poluente. o Gás natural é uma construção barata US$717, porém sua manutenção é cara, seu custa de produção é US$0,04, e é poluente. Mas a melhor fonte de energia é a eólica, pois não precisa de água ou combustivel e não emite gases, seu custo de produção é de US$0,03 e o custo de construção é US$ 1.434.
Esse é um geito de mostrar como as energias renovaveis são importantes, para o futuro.
CURIOSIDADES
Dongtan é uma das primeira cidades ecológicas, fica na ilha de Chongming, Xangai, China, sua construção começou em 2009 e pretende acabar em 2050. Dongtan recuperará, reciclará e reutilizará de 90 a 100% do lixo produzido. O vento e a biomassa fornecerão eletricidade, e os veículos serão movidos de eletricidade ou movido por higrogênio.
Carros que usam etanol gastam de 492 - 23.500 litros de água e os carros que usam gasolina gastam de 26,5 - 53 litros de água.
Aqui vou mostrar quantos litros que água se gasta para produzir um megawatt por hora de eletricidade usando...
Ciclo combinadode gás e vapor 28
mil - 75 mil litros.
Carvão e petróleo 0 - 190mil litros
Núclear 95 - 230 mil litros.
Nestes dados que trago mostra como essas fontes de energia são malognas para no planeta, e se continuar a ter gastos exagerados, o fim da água e do planeta pode estar mais perto do que imaginamos.

Pedro Luiz Maba, 30. 2ºB disse...

1- Existem muitos meios alternativos que podem “substituir” o petróleo, no momento os que são mais viáveis e que seria necessário investir mais são fontes de energia como a Hidroelétrica, Eólica, Solar, e depois investir nas pesquisas para descobrir outras fontes de energia.
2- Muitos cientistas dizem que em 40 anos todo o petróleo no mundo pode acabar, por isso é muito importante que desde já, comecemos em pensar em qual seria a fonte de energia ideal para substituir o petróleo.
3- Existem inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. O petróleo bruto possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formam os gases e as frações pesadas, o óleo cru. A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos é que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.
4- Países com maiores reservas de petróleo no mundo, em bilhões de barris:
1 – Arábia Saudita – 269,25
2 – Canadá – 178,8
3 – Irã – 136,3
4 – Iraque – 115
5 – Kuwait – 101,5
6 – Emirados Árabes– 97,8
7 – Venezuela – 80
5- Vídeo 2: Irã x Iraque:
O vídeo fala sobre a guerra entre o Iraque e o Irã, causada também por conflitos políticos, mas principalmente por conflitos religiosos. Essa guerra trouxe grandes conseqüências para todo o mundo, principalmente por causa do aumento no preço do petróleo. Então, além de ser uma guerra totalmente sem necessidade pois sua principal causa foi porque um povo não aceitava a religião de outro, ainda trouxe terríveis conseqüências para o resto do mundo.

Anônimo disse...

Amanda Regina Müller
03 2ºB
* Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?
Cada vez mais é investido em fontes renováveis de energia.Podemos dar o exemplo de energia eólica, hidrelétrica,solar,geotérmica. Como substituição da gasolina, ainda temos o Biodiesel baseado em óleo vegetal ou gordura animal
*Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o poderá ocorrer no futuro próximo ?
Cada vez mais, irão ter que cavar mais fundo para poder encontrar o petróleo,até acabando essas reservas, pois não são renováveis.Vai fazer com que a sociedade entre em crise,procurando assim outras formas de energia.
*Qual a origem e a formação do petróleo?
O petróleo tem sua origem atráves de restos de animais e vegetais que foram se acumulando por milhares de anos,havendo transformações químicas.
*Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
Rússia, Eua, Irã, Arábia Saúdita, etc.
*Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema: Vídeo 2
O principal objetivos desses países é ganhar território,assim, irão enriquecer, pois o Irã, Iraque, tem petróleo,além das guerras por religião, que pode ser usada como desculpa para suas posses. Os Estados Unidos, invadiu o Iraque com o intuito não só de matar Saddam, mas também, explorar um pouco mais as riquezas petrolíferas do país.Agora que as tropas estão sendo retiradas graças as propostas de Barack Obama, resta saber se os ataques irão parar e o Iraque, voltar a paz.

Anônimo disse...

O petróleo tem origem a milhões de anos, é a principal fonte de energia na atualidade, sendo originado de restos de animais que levam milhões de anos para essa transformação, tendo origem dos vegetais levando também milhões de anos para a sua transformação.
Atualmente os dez mais produtores de petróleo são:Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.
O petróleo tem outros usos sendo matéria-prima de diversos produtos, como graxa, parafina, querosene, asfalto, gás de cozinha, borracha, tintas e plásticos.
Estes outros usos aumentam o lucro de empresas petrolíferas. São na verdade essas empresas que impõem a utilização de energias através de combustíveis fósseis. O mundo poderia estar muito mais limpo e com menos problemas se não fosse essa obsessão por lucro da sociedade atual, a capitalista.
o Brasil com a duração das suas reservas de petróleo poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo,dependendo de novas reservas, do aumento da produtividade nos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos, como se observa atravez do vídeo e da leitura.
Sem dúvida a existência do petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para todo país.


LEONARDO BIU ILKIU 2°B N°19

Anônimo disse...

1) Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?

R: Hoje, pode-se considerar que os recursos mais viáveis, com relativamente pouca agressão ao meio ambiente e de custo considerado até baixo, seriam fontes de energias renováveis, tais como solar e eólicas, outros poderiam ser também combustíveis alternativos como biodiesel.

2-Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o que poderá ocorrer no futuro próximo ?

R: Estima-se que em média de 40 anos, não exista mais petróleo, devido a demanda gigantesca que é necessário para movimentar as indústrias.

Por isso é necessário uma busca maior nas energias tão eficientes quanto o petróleo.

3-Qual a origem e a formação do petróleo?

R: A teoria mais aceita para a origem do petróleo é que ele provem de restos de animais e plantas, que se depositaram no fundo do mar e em poços subterrâneos. Passam-se centenas de anos e todos aqueles restos que se deconporam originaram o petróleo bruto e gases, o primeiro poço contendo petróleo foi descoberto em 1859, na Pensilvânia.

4- Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?

Arábia Saudita(269,25), Irã(178,8), Iraque(136,3), Kuait(115) e Emirados Árabes(101,5).

5- Terceiro Vídeo:
Com a grande procura do petróleo, muitas industriais, e países começaram a busca por esse ouro negro, alguns países que possuem reservas maiores que outros, por isso são muito procurados por outros, para a instalação de fábricas e poços.

Ele também é responsável por muitas guerras que ocorrem no oriente médio, por ser um dos locais que mais possuem reservas, e a cada ano poderão piorar essas crises devido o grande consumo.

CARLOS (6) 2ºB

Matheus Tietjen Slomsky 26 2º"B" disse...

O petróleo é um combustível fóssil, que tem diversas aplicações atualmente, dele se derivam outros combustíveis, como o GLP, gás natural e gasolina. O petróleo também da origem há materiais alfálticos.
A reserva mundial de petróleo está acabando, devido a grande exploração desse recurso, há previsões de que as reservas de petróleo se esgotem em aproximadamente 40 anos.
Uma alternativa para substituir o petróleo por outras fontes de energia seria a utilização de combustíveis renováveis, como o etanol, e também a utilização de energia solar, hidrelétrica e eólica.
Os países que ainda tem reservas grandes o suficiente para exportar irão obter grandes lucros, mas isso gera a cobiça de outros países, o que gera conflitos e guerras em busca de domínio sobre reservas de petróleo.

Trabalho em grupo oq vc acha? disse...

1)Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?
R) Atualmente os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são diversos. As hidroelétricas, por exemplo, tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. A utilização da biomassa como combustível (bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc).
2) Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o que poderá ocorrer no futuro próximo ?R) Em um futuro próximo, o petróleo poderá acabar. Por isso, é de extrema importância, que comecemos a pensar em novas alternativas para a obtenção de energia.
3) Qual a origem e a formação do petróleo?R) O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
4) Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?R.: Os cinco primeiros países que possuem as maiores reservas de petróleo são:
Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes.
5) Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:R) Vídeo 2: Irã – Iraque O vídeo trata de um conjunto de guerras devido a religião e ao petróelo. A Guerra Irã - Iraque começou em 1980, quando Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita, no comando do Irã. Esse conflito trouxe terríveis consequências para todo o mundo.A principal foi o aumento excessivo do petróleo, principal alvo da Guerra. Em 1988 teve o fim da Guerra, com milhares de mortos e prejuizos, aumentando a revolta. Como o Iraque estava em clima de guerra, atacau o Kuwait. Por isso, foi criada uma coalizão contra o Iraque. Estados Unidos, França, Arábia Saudita e Holando eram alguns dos membros. Em 1991, o Iraque foi derrotada pelas forças bélicas dos Estados Unidos. Novamente os saldos da guerra foram terríveis, um deles era a desativação de poços de petróleo. Mesmo com a derrota, Saddam Hussein continuou no poder. Os Estados Unidos invadem o Iraque em 2003, tentando por fim nas atrocidades de Saddam Hussein. Saddam foi capturado e inforcado. Porém as tropas americanas continuram no Iraque, provavelmente por causa da
grande quantidade de petróleo existente lá.
Nome: Victor Hugo B Piccoli N° 30 serie 2C

Anônimo disse...

Victor Felde 29, 2C.

Adorei o texto, me esclareceu algumas duvidas a respeito do petróleo.
Realmente o petróleo é um recurso incrível, dele se deriva a maioria dos produtos que mais usamos em nosso dia-a-dia, mas temos que levar em conta o seu lado ruim, ele é responsável por grande parte da poluição de nosso planeta, e também
nossas reservas já estão acabando.
Bom então o petróleo é uma solução mais não é a melhor. Temos que começar a pensar em outras saídas para suprir nossas necessidades.

Anônimo disse...

1- Hoje existem vários tipos de energia alternativa, como hidroelétricas e a utilização de biomassa como combustível, o bioetanol, biodiesel.

2- Por ser muito utilizado, em um futuro próximo, pode acontecer de acabar as fontes de extração, por isso é importante utilizar novas formas de energias, e que sejam renováveis.

3- Há várias teorias para a origem do petróleo, porém a mais aceita diz que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.

4- Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes.

5- 3º video
O petréleo tem muita importância para a economia mundial, gerando lucros para quem o possui. Junto com os lucros vem a inveja de outros paises.
As guerras causadas pelo petróleo e também pela religião, tem como ponto de vista o controle da exportação, o domínio da extração, domínio dos preços entre outros.
Os Estados Unidos por ser uma grande potência necessita de uma importação grande de petroléo, por isso está sempre envolvida em polêmicas de guerra.

Thiago Brigoni 33 2A

Anônimo disse...

O petróleo é o principal resposavel por gerar problemas, como instabilidades ambientais e guerras em vários países. Por isso, é necessário buscar novas fontes renováveis de energia, podendo então acabar com os problemas.
Algumas das fontes que pode-se investir são:
energia hidráulica,energia solar,
energia de biomassa,energia eólica,energia nuclear
energia geotérmica,energia gravitacional.
Apesar da série de problemas os combustíveis fósseis são cerca de 80% da energia consumida no mundo. A abundancia e o uso intensivo desses combustíveis fósseis levaram o mundo a situação de dependência que tem decorrência em aspectos econômicos, políticos e ambientais.
As jazidas de carvão mineral localizam-se em mais de 85% no hemisfério norte, e segundo pesquisadores mais da metade de reservas de petróleo situa-se no Golfo Pérsico (Oriente Médio). Essa situação gera mais conflitos econômicos graves, criando até guerras como a do Iraque, que tem também por trás motivos de dominação de petróleo.
Além disso, o petróleo tem outros usos sendo matéria-prima de diversos produtos, como graxa, parafina, querosene, asfalto, gás de cozinha, borracha, tintas e plásticos.
Estes outros usos aumentam o rendimento de empresas petrolíferas. São na verdade essas empresas que impõem a utilização de energias através de combustíveis fósseis. O mundo poderia estar muito mais limpo e com menos problemas se não fosse essa descontrolada obsessão por lucro da sociedade atual, a capitalista. Essas empresas, que dominam o mercado e impedem que energias alternativas sejam usadas, para que nao percam o seu lucro. As energias alternativas aparecem muito pouco no cenário mundial, apesar de estar se desenvolvendo cada vez mais maneiras limpas e renováveis de se produzir energia. As energias alternativas provavelmente vão substituir as termoelétricas com a decadência do petróleo, por isso há uma busca para a solução energética ideal.
No caso do Brasil, o modelo energético utilizado é o hidroelétrico. 90% da energia gerada no país é por meio de aproveitamento de rios. No Brasil até 2015 estão sendo planejadas 484 mais e já foram construídas 2000 barragens. Como vantagens deste modelo posso destacar: energia limpa (verde), renovável e de pequeno custo de geração. As desvantagens são muitas, mas se comparadas com a dos combustíveis fósseis são menores. Posso dizer que as desvantagens são: forte impacto ambiental (enchentes), alterações de fluxos dos rios, alteração na crosta, mudança no habitat dos animais locais, expulsão da população local, alterações climáticas e ambientais. O petróleo origina-se de restos de animais no fundo do mar, que após milhões de anos, sofrendo a pressão e lentamente vão se tornando petróleo. Os quatro maiores produtores do mundo hoje são: Rússia, Irã, Estados Unidos e Arabia Saudita.
Thiago Abel 2A n32

Anônimo disse...

1 - Os recursos atuais são enormes atualmente, se comparados com os recursos de épocas passados. Nos dias de hoje, a energia Hidrelétrica, Solar, Eólica e Biomassa podem substituir o petróleo, se necessário.

2 - Com a enorme utilização do petróleo, no futuro essa fonte de energia irá acabar. Por isso é necessário pesquisas para desenvolver algo que substitua o petróleo na obtenção de energia.

3 - É o resultado de transformações de matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, com certa pressão das camadas de sedimentos que foram depositadas e formaram. Como antes dito, é matéria orgânica, bactérias e alguns produtos nitrogenados.

4 - Os 5 primeiros no topo da lista são :
Arábia Saudita
Iraque
Emirados Árabes Unidos
Kuwait
Irã

5 - Vídeo Escolhido - 2 - Irã
O vídeo retrata uma guerra que teve inicio devido ao conflito pelo petróleo e a religião. O ano dessa guerra é 1980, quando o Sunita Saddam Hussein não aprovava o Irã fosse controlado por um Xiita. Com esse conflito, todo mundo saiu arcando com as conseqüências (uma dessas, o aumento excessivo do petróleo)
No ano de 1988, ocorre o final da guerra, com vários prejuízos e um numero enorme de mortos.
Ainda com espírito de guerra, o Iraque ataca o Kuwait. Porém, vários países acabam se voltando contra o Iraque. No ano de 1991, os EUA derrotam o Iraque. No mesmo estilo de 1988, vários mortos e prejuízos, como a desativação de alguns postos petrolíferos
Com Saddam Hussein, os EUA, em 2003, atacam novamente o Iraque, pra por fim nas escolhas de Saddam. Esse, por sua vez, foi capturado e enforcado. Porem, tropas americanas ainda permaneceram em solo iraquiano devido a quantidade excessiva de petróleo que por lá existe.


João Vitor - 16 - 2ºB

rodrigo ghisi disse...

Muitas tecnologias avançam para o descobrimento e aprimoramento de novas formas de energia, as mais usadas, alem do petróleo, são carvão, gás, hidroelétrica biomassa e eolica, com exceção de carvão e gás, são renováveis e pouco poluentes.

No caso do desaparecimento do petróleo de um país qualquer, vai causar uma instabilidade econômica muito grande no próprio, teria de comprar todo o petróleo que por enquanto produz isso iria se prolongar até o fim total do petroleo no mundo, se nada for preparado com antecedência, o mundo entrará em uma grande crise energética.

O petróleo é resultado de matérias organicas depositadas em lagos e mares, expostas a milhões de anos de pressão e temperatura, que leva essa matéria orgânica a mudar sua composição, no final se tem um material oleoso formado de uma estrutura de hidrocarbonetos.

Os paises com as maiores reservas de petróleo se encontram no oriente médio, são eles, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

Falando do video Irã-Iraque, a guerra em questão se iniciou por uma diferença religiosa, mas também foi uma disputa pelos recursos petrolíferos, após esta guerra, Iraque atacou o Kuwait, mas foi rebatido pelos Estados Unidos, ainda em ação, Saddam Hussein distribuiu várias armas químicas no mercado, obrigando EUA a reagir, invadir o Iraque e matar Saddam Hussein. Por fim, levando este acontecimento e mais outros em consideração, a distribuição natural, mas não justa do petróleo no mundo, fez dele um vilão ainda maior, uma vez que os impactos ecológicos ja são grandes, alguma forma de contornar este problema e aposentar o petróleo deve existir e esta esperando para ser descoberta.

Rodrigo Ghisi N26 2C

Carolina Gonçalves n°7 2°B disse...

1- O petróleo é uma fonte de energia não renovável, ou seja, que não pode ser reutilizada. Esta também, existe em quantidade limitada, além de poluir o meio ambiente. Temos então fontes alternativas, como Hídrica, Térmica, Nuclear e Geotérmica mas essas são fontes muito poluídoras. Existem alternativas renováveis em que o meio é prejudicado com baixa intensidade como Solar e Eólica.

2- Sob a estimativa de duração do petróleo é certo afirmar que o futuro dependerá de uma outra fonte tanto de energia quanto para a construção de materiais. Existe uma enorme demanda dessa matéria-prima e são necessários maiores estudos e investimentos em novas fontes.

3- O petróleo foi um grande alvo de discussões sobre sua origem. A mais aceitável considera o fato de restos orgânicos de animais, em que houve um processo de decomposição destes, e ao longo de milhares de anos, por um transformação química por carbono e hidrogênio, formando os hidrocarbonetos.

4- Fica localizada na Arábia Saudita a maior bacia sedimentar do mundo, em que existem a enorme quantidade de petróleo. Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes são os próximos da lista.

5- Vídeo Irã:
Além dos conflitos religiosos entre Irão e Iraque, existe outro relacionado ao petróleo e com isso houve um grande aumento dessa matéria prima o que gerou uma crise nos países envolvidos. Após a invasão dos EUA no Iraque houve a desativação dos poços de petróleo. Porém as tropas americanas não se retiraram devido ao precioso petróleo o que gerou uma série de confusões.

Anônimo disse...

O petróleo é muito importante para a economia mundial, pois gera renda para quem comercializa. Juntamente com a renda surge a disputa com outros países.
As disputas geradas pelo petróleo e também pela religião, tem como objetivo o controle da exportação, o domínio da extração, domínio dos preços entre outros.
Os EUA, por ser uma grande potência precisa de uma importação grande de petroléo, e por isso está sempre envolvido em polêmicas de guerra.

Tiago Abel - nº 32 - 2ºA

Anônimo disse...

1- As energias não renováveis, aquelas que não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, estão sendo a primeira opção de fonte de energia. Com isso a poluição ao meio ambiente esta cada vez mais em alta. Energia Hidrelétrica, Solar, Eólica e Biomassa podem substituir o petróleo, e tendo assim uma fonte de energia renovável.

2- Com uma demanda maior do que a encomenda, o petróleo poderá acabar. Por esse motivo, temos que pensar em um meio alternativo de energia.

3- O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres vivos microscópicos (plâncton e algas) e outros organismos marinhos. Estes depósitos foram sendo cobertos, lentamente, por outros sedimentos. À medida que as camadas se acumulam, a pressão e a temperatura aumentam. É nestas condições, que a matéria orgânica inicial através de reacções químicas complexas (que ocorrem sempre na ausência de oxigénio) transforma-se ao longo de milhões de anos, numa massa líquida negra- o conhecido petróleo.

4- Os cinco primeiros países que possuem as maiores reservas de petróleo são:
Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes.

5- O vídeo Irã – Iraque pôde-se perceber que o petróleo, tem ocasionado várias guerras, e que a busca por esse recurso esta em alta. Porém a situação apresentada no vídeo mostra também
a intolerância de vários países no aspecto religião.

Thaysi Imeton
2ºA nº31

Anônimo disse...

Gabriel Henrique - 2ºB

Existem vários recursos que possibilitam a utilização de energias novas. O potencial hidráulico de um rio em uma hidrelétrica, o sol em células fotovoltaicas, e a biomassa também é de grande ajuda (com bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc). Apenas existe a necessidade de um maior investimento para que esses recursos possam ser adquiridos e implantados pois alguns deles podem ter um custo de compra e manutenção um pouco elevado.
Poucos países foram capazes de exportar petróleo nos últimos anos, como a Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, México, Emirados Árabes e Venezuela e isso acabam gerando uma espécie de “monopólio mundial” quando se trata do petróleo. Pelo fato de o petróleo ser uma fonte de energia não renovável e a descoberta de novas fontes que possibilitem a extração são não muito favoráveis o mundo atual se vê obrigado a recorrer a novas alternativas para a produção de energia.
O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo dos lagos e mares que sofreram transformações químicas ao longo de milhares de anos com a ajuda do calor e da pressão. Essas transformações acabaram por deixar o que chamamos de petróleo rico em carbono e dessa forma muito inflamável.
A maior reserva mundial de petróleo se localiza ao longo da Russia e podem ser sucedidas pelas reservas do Canadá, Irã, Iraque e Kuwait. O Brasil se encontra em décimo sétimo nessa longa lista de relevância mundial, logo atrás da Argélia e do México.
Referente ao vídeo “Irã-Iraque. Nele é apresentado guerras que tiveram início devido a causas religiosas e econômicas, nesse caso por causa do petróleo. Saddam Hussein deu início a guerra em 1980 devido ao Xiita que se encontrava no poder no Irã. E a partir disso esse conflito trouxe muitas consequências ruins para todos, na qual a principal foi o aumento excessivo do petróleo. O fim da Guerra teve-se no ano de 1988 com milhares de mortos. Mas mesmo assim muitos outros conflitos continuaram. Em 1991 o Iraque foi derrotado pelos EUA e em 2003 os EUA invadiram o Iraque para por fim aos objetivos de Saddam Hussein. O mesmo foi capturado e enforcado mas ainda assim as tropas norte americanas continuaram no Iraque para tirar proveito da quantidade de petróleo lá existente.

Anônimo disse...

Gabriel Henrique - 2ºB (Comentário parte I)

Existem vários recursos que possibilitam a utilização de energias novas. O potencial hidráulico de um rio em uma hidrelétrica, o sol em células fotovoltaicas, e a biomassa também é de grande ajuda (com bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc). Apenas existe a necessidade de um maior investimento para que esses recursos possam ser adquiridos e implantados pois alguns deles podem ter um custo de compra e manutenção um pouco elevado.
Poucos países foram capazes de exportar petróleo nos últimos anos, como a Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, México, Emirados Árabes e Venezuela e isso acabam gerando uma espécie de “monopólio mundial” quando se trata do petróleo. Pelo fato de o petróleo ser uma fonte de energia não renovável e a descoberta de novas fontes que possibilitem a extração são não muito favoráveis o mundo atual se vê obrigado a recorrer a novas alternativas para a produção de energia.
O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo dos lagos e mares que sofreram transformações químicas ao longo de milhares de anos com a ajuda do calor e da pressão. Essas transformações acabaram por deixar o que chamamos de petróleo rico em carbono e dessa forma muito inflamável.

Anônimo disse...

Gabriel Henrique - 2ºB (comentário parte II)

A maior reserva mundial de petróleo se localiza ao longo da Russia e podem ser sucedidas pelas reservas do Canadá, Irã, Iraque e Kuwait. O Brasil se encontra em décimo sétimo nessa longa lista de relevância mundial, logo atrás da Argélia e do México.
Referente ao vídeo “Irã-Iraque. Nele é apresentado guerras que tiveram início devido a causas religiosas e econômicas, nesse caso por causa do petróleo. Saddam Hussein deu início a guerra em 1980 devido ao Xiita que se encontrava no poder no Irã. E a partir disso esse conflito trouxe muitas consequências ruins para todos, na qual a principal foi o aumento excessivo do petróleo. O fim da Guerra teve-se no ano de 1988 com milhares de mortos. Mas mesmo assim muitos outros conflitos continuaram. Em 1991 o Iraque foi derrotado pelos EUA e em 2003 os EUA invadiram o Iraque para por fim aos objetivos de Saddam Hussein. O mesmo foi capturado e enforcado mas ainda assim as tropas norte americanas continuaram no Iraque para tirar proveito da quantidade de petróleo lá existente.

Anônimo disse...

As melhores fontes de energia são as renováveis, ou seja, aquelas que podem gerar eternamente energia. Seus melhores exemplos são a energia solar, eólica, a geotérmica (obtida através do calor irradiado do centro da Terra, ou até mesmo de vulcões e gêisers)...
Outras fontes de energia também podem ser utilizadas, como a hidrelétrica (que é limpa, porém prejudica todo o ecossistema circundante das represas), a nuclear (não-renovável, que preocupa devido ao lixo nuclear e a possibilidade de vazamentos), o hidrogênio (produzido pela combustão da água, pode ser utilizada como fonte de energia limpa), biomassa (pode ser obtida da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba - da qual se extrai álcool, do biogás - gás proveniente da decomposição do lixo, diversos tipos de árvores, alguns óleos vegetais, como o da mamona, amendoim, soja, dendê... Etc.), energia das marés (tem seu principio semelhante com a energia hidrelétrica e é pioneira em países como a França, o Japão e a Inglaterra).
Apesar da estimativa de muitos geólogos ser de que o petróleo dure apenas mais 20 ou 40 anos, isto é difícil de prever, pois novos poços são descobertos. No entanto, se o petróleo acabasse, acredito que sofreríamos de início, pois o petróleo somado ao gás natural corresponde a mais de 60% de toda a fonte energética atual. No entanto, inúmeros países vêm se empenhando em descobrir, pesquisar e aprimorar outras fontes de energia, como as citadas anteriormente.
São muitas as teorias sobre a formação do petróleo. A mais aceita é a de que ele seja resultado da decomposição de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares. Os estágios de formação deste combustível fóssil formado por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) são: decomposição e sedimentação de fito plâncton e zooplâncton, deposição de sedimentos em cima dos restos de organismos parcialmente decompostos, formação dos hidrocarbonetos que vão para as rochas, onde ficam retidos. Ao longo desse processo também há o aumento gradual da temperatura e pressão.
Os países que possuem as maiores reservas de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Irã, Venezuela, Federação Russa, Estados Unidos, Líbia, Nigéria, China...
Os vídeos relacionados no blog nos mostram a razão histórica dos constantes conflitos na região do Oriente Médio, por questões religiosas, pela cobiça por petróleo... Fazem um apanhado geral das relações entre os xiitas e sunitas, nos falam ainda sobre Saddam Hussein e sobre a criação conflituosa do Estado de Israel. A partir do vídeo, pude ver a influência que Saddam Hussein, que mesmo com a derrota iraquiana, continuou no poder. É possível também observar a influência que os Estados Unidos querem ter em todo o mundo, quando invadiram o Iraque em 2003 para capturar Saddam Hussein...

Aluna: Alessandra Elisa Thomsen Nº 01 Série: 2º A – Ensino Médio

Anônimo disse...

Roberta Quaresma numero 29º 2ªC

Na maioria dos países do mundo, o modelo energético, é baseado no consumo de combustíveis fósseis, ou seja, petróleo, gás natural e carvão.

O principal problema deste modelo, é que os recursos não são renováveis, além de ocasionarem muitos danos ao meio ambiente, como a poluição atmosférica, causadora do efeito estufa.

A dependência de consumo de combustíveis fósseis para a produção de energia certamente afeta a vida na terra e compromete a qualidade ambiental, e continuará sendo desse jeito. Sendo assim, é necessário que o trabalho científico e tecnológico do mundo atual sejam dirigidos para produzir outros tipos de energia (que sejam menos poluidoras e que causem menos impactos ambientais, diferente do petróleo), as chamadas energias alternativas.


Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos. Para chegar a esse resultado, fomos atrás do total de reservas no mundo – 1,2 trilhão de barris segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Em seguida, dividimos esse valor pela média de produção – 81 milhões de barris por dia. Nos cálculos, consideramos apenas as reservas provadas, sem levar em conta projetos ainda em avaliação, como a reserva brasileira de Tupi.

A teoria da origem inorgânica do petróleo (sinônimos: origem abiogênica, abiótica, abissal, endógena, juvenil, mineral ou primordial dos hidrocarbonetos naturais) sustenta que o petróleo é formado por processos não biológicos, a partir de material primordial, que compreende moléculas de hidrocarbonetos estáveis a altas pressões e temperaturas, nas profundezas da Terra (manto), sofrendo posterior contaminação biológica (por bactérias) em níveis de baixa pressão e temperatura, na crosta terrestre.



O Brasil foi o país que mais aumentou as reservas de petróleo nos últimos 20 anos e ocupa a 16ª posição entre os de maior reservas provadas do mundo, segundo o levantamento anual realizado pela BP com dados comparados de 71 países. A BP é uma das maiores petroleiras do mundo (ex-British Petroleum) e o seu estudo é um dos principais referenciais do setor.

Pelos dados da BP, o Brasil encerrou o ano passado com reservas provadas de 8,5 bilhões de barris de óleo, quando há 20 anos esse número era de 1,3 bilhão de barris. Em 2001 o aumento foi de 4,94%, enquanto a média mundial ficou em 0,36%. A participação do Brasil no total mundial está em 0,8%, com as reservas globais de petróleo somando 1,05 trilhão de barris, o que atende ao consumo mundial nos próximos 40,3 anos. Ou seja, se novas reservas não forem encontradas, o petróleo no mundo acaba antes de meados do século. No caso do Brasil, a relação corresponde a 17,5 anos.

Os países árabes ocupam as maiores posições, com amplo destaque para a Arábia Saudita, com reservas de 261,8 bilhões, ou o equivalente a 30 vezes a posição brasileira. A segunda posição é do Iraque, com 112,5 bilhões de barris, seguido pelos Emirados Árabes Unidos, com 97,8 bilhões; Kuwait com 96,5 bilhões e Irã com 89,7 bilhões. Esses cinco países somados têm reservas de 569 bilhões, o que representa 54% das reservas mundiais e ressalta a importância dos árabes no mundo do petróleo.

Anônimo disse...

A energia tem sido através da historia a base do desenvolvimento das civilizações. Nos dias atuais são cada vez maiores as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço e de produção, lazer, e finalmente para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural.
É assim, evidente a importância da energia não só no contexto das grandes nações industrializadas, mas principalmente naquelas em via de desenvolvimento, cujas necessidades energéticas são ainda mais dramáticas e prementes. Acreditamos ser chegada a hora de ingressarmos na era das fontes alternativas de energia.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia-3.php

A duração das reservas de petróleo poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo(Brsil). Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo,dependendo de novas reservas, do aumento da produtividade nos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos, como pode ser observado no vídeio e durante a leitura.
Sem dúvida a existência do petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para todo país.

O petróleo é considerado uma fonte de energia não renovável, de origem fóssil e é matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica. O petróleo bruto possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formam os gases e as frações pesadas o óleo cru. A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos é que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.

De acordo com os dados coletados pela Energy Information Administration, o órgão oficial de estatísticas de energia do governo dos Estados Unidos, as maiores reservas de petróleo do mundo, em bilhões de barris e comprovadas até janeiro de 2007, são:
1 – Arábia Saudita – 269,25*
2 – Canadá – 178,8*
3 – Irã – 136,3
4 – Iraque – 115
5 – Kuwait – 101,5
6 – Emirados Árabes Unidos – 97,8 milhões
7 – Venezuela – 80
8 – Rússia – 60
9 – Líbia – 41,5
10 – Nigéria – 36,2
11 – Cazaquistão – 30
12 – Estados Unidos 21,8
13 – China – 16
14 – Catar – 15,2
15 – México – 12,4
16 – Argelia – 12,3
17 – Brasil – 12,2*

TERCEIRO VIDEO - Petróleo é uma das substâncias de maior demanda mundial. isso gera lucros absurdos para os países "sortudos" que possuem grande quantidade do mesmo.
mas com os lucros vem a inveja e a cobiça de outros países, como na ocupação americana sobre o Iraque mesmo depois do inforcamento de Saddam Hussein.
As guerras causadas pelo petróleo e também pela religião, tem como ponto de vista o controle da exportação, o domínio da extração, domínio dos preços entre outros...
EUA por ser uma grande potência necessita de uma importação grande de petroléo, por isso está sempre "metida" em polêmicas de guerra.

Laura Martendal Rodrigues
n°: 12 - 2° ano A

Unknown disse...

Alan Rizzi 2ºC nº:01

Respostas
1ª Solar, Eólica, Geotérmica, Oceânica, podem ser uma das alternativas.
2ª De acordo com os dados podem se acabar, fazendo com que outros objetos e outros produtos se acabem que é o caso do asfalto, borracha, parafina entre outros.
3ª O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton. Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.
Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.
Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
4 De acordo com os a Energy Information Administration, o órgão oficial de estatísticas de energia do governo dos Estados Unidos, as maiores reservas de petróleo do mundo, em bilhões de barris e comprovadas até janeiro de 2007, são:
1 – Arábia Saudita – 269,25*
2 – Canadá – 178,8*
3 – Irã – 136,3

Segundo video.
Neste video podemos ver que a sede de poder é maior, fazendo com que aconteça as guerras entre eles a do Ira-Iraque. Sem deixar de lado outro fator que tambem levou esse conflito foi a religiao fazendo ter uma raivar maior pelo inimigo. É em situaçoes desta que vemos o que faz a vontade, de ter o controle do mundo.

Melina Kleis - N23 - 2A disse...

Parte 2:
4- Os 5 países que mais possuem reservas de petróleo no mundo: Arábia Saudita
Iraque
Emirados Árabes Unidos
Kuwait
Irã

5- Escolhi o vídeo Irã - Iraque que mostra as guerras que iniciaram devido ao petróleo, e aos conflitos religiosos. Haviam os Xiitas que era a minoria muçulmana que defendia suas ideias com violência (como cita no vídeo). E também os Sunitas, já a maioria muçulmana, sempre em guerra com os xiitas. Houve no Irã a Revolução política, fim do império Persa. O Xiita Khomeini foi o líder revolucionário, que era contra a todos os padrões ocidentais. Já no Iraque, que era comandado por Saddam Hussein que era Sunita, não gostou de haver um Xiita no comando do Irã, então, declarou guerra. Com isso, veio as consequências terríveis para o mundo. A principal, o aumento excessivo no preço do petróleo. (Que era o principal alvo da guerra). Em 1988 houve o fim da guerra do Irã com o Iraque. Houve outra guerra, e o Iraque foi derrotado pela força belica norte americana. O fim, como todos os outros, foram terríveis, com vários mortos e a desativação de poços de petróleo. Mesmo com a derrota, Saddan Hussein continua no poder, e revoltado, ele quis prejudicar ainda mais a todos. Por fim, os Eua invadiram o Iraque em 2003 e Saddan foi capturado e enforcado. Mesmo depois de Saddam não estar mais no poder, as tropas americanas continuaram no Iraque.

Anônimo disse...

1- Pode-se investir em diversas outras fontes de energia alternativa, como: hídrica, térmica, fotovoltaica, eólica... Uma das coisas que impedem a aplicação dessas fontes é o alto custo que é necessário.

2- Com o petróleo acabando todos os países terão que investir em outras fontes de energia, querendo ou não. Assim, novas empresas surgirão e outras irão a falência. Outro problema será na produção de materias gerados a partir do petróleo, será necessário pesquisas para a continuação da produção desses materiais.

3- Ainda não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do petróleo, porém a teoria mais aceita é de que ele surgiu a partir de restos orgânicos depositados no fundo de mares e lagos. Estes depósitos foram sendo cobertos, lentamente, por outros sedimentos. À medida que as camadas se acumulam, a pressão e a temperatura aumentam. É nestas condições, que a matéria orgânica inicial através de reacções químicas complexas (que ocorrem sempre na ausência de oxigénio) transforma-se ao longo de milhões de anos no petroleo.

4-
1 – Arábia Saudita – 269,25*
2 – Canadá – 178,8*
3 – Irã – 136,3
4 – Iraque – 115
5 – Kuwait – 101,5

Medido em bilhões de barris de petróleo.

Primeiro vídeo:
Mostra que a luta por mudanças políticas e sociais e é por isso que a guerra se torna compreensível, pelo fato de querer mudanças. Mas isso não significa que é através da guerra o melhor jeito de se conseguir mudanças, talvez essa seja a pior maneira. Essa luta não se estende apenas no Oriente Médio, os EUA possuem grande influência também, há uma grande expectativa que com Barack Obama no poder, a guerra possa acabar.

Sérgio Heusi, 30 - 2A

Ana Luísa nº02 disse...

-Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia ?
Atualmente os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são muitos. As hidroelétricas, por exemplo, tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico que existe em um rio.Também há a utilização da biomassa como combustível (bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc).
-Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o poderá ocorrer no futuro próximo ?
Pesquisas nos mostram que daqui a quinze anos apenas seis países poderão exportar petróleo.São esses:Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e México. Descobertas de novas fontes de petróleo se tornam cada vez menos possíveis, já que ocorre uma intensa exploração em cada fonte existente, o mundo vai ser obrigado a procurar outros tipos de energia.

-Qual a origem e a formação do petróleo?
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos.

-Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
1º. Rússia - 379,1
2º. Irã - 314,3
3º. Arábia Saudita - 308,7
4º. Qatar - 174,6
5º. Emirados Árabes - 135,6
6º. Iraque - 134,9
7º. Kuwait - 112,7
8º. Venezuela - 107,1
9º. Brasil - 94,4
10º. Nigéria - 69,0
*Em bilhões de barris equivalentes
-Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:
Vídeo Irã-Iraque. Nele são mostradas as guerras que tiveram início devido ao petróleo e a religião. Em 1980 a guerra teve início pois Saddam Hussein (sunita) não gostou de ver um xiita no comando do Irã e isso causou um conflito, o qual trouxe muitas consequências ruins para todos, como principal o aumento excessivo do petróleo.
O fim da Guerra foi no ano de 1988 com milhares de mortos e prejuízos. Com isso, aumentou mais a revolta e como o Iraque estava em clima de guerra, acabou atacando o Kuwait.
Em 1991, o Iraque foi derrotado pelas forças bélicas dos Estados Unidos. E novamente as consequências não foram muito boas pois houve a desativação de poços de petróleo. Mesmo com a derrota, Saddam Hussein continuou no poder.
Em 2003, os EUA invadiram o Iraque com o objetivo de acabar com os ideais de Saddam Hussein, que acabou sendo capturado e enforcado. Porém, as tropas americanas continuaram no Iraque, provavelmente por causa da quantidade enorme de petróleo que existe lá o que faz o interesse crescer.

Isa disse...

ISABELLA SANTOS LANAVE
N11 2C

Os recursos disponíveis são: energia solar, eólica; ventos, biomassa; etanol, hidrelétrica e geotérmica. Hoje utilizadas em pequenas quantidades e em fase de desenvolvimento para maior eficácia. Ainda são fontes de energia alternativas.
O petróleo tende a durar por mais uns 75 anos, segundo estimativas. Porém como não é possível prever o tempo certo, inúmeros países já se empenham em descobrir novas fontes de energia. Caso o petróleo acabe, a população mundial sofreria muito de início, já que o petróleo e o gás natural correspondem a mais de 60% de toda a fonte energética atual. Porém podem já estar preparados para essa substituição.
A origem do petróleo mais aceita, já que possuem inúmeras, é a de que ele seja resultado da decomposição de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares.
Primeiro ocorre a decomposição e sedimentação de fitoplâncton e zooplâncton, decomposição de sedimentos a cima dos restos de organismos quase decompostos, formação dos hidrocarbonetos que vão ficar retidos nas rochas. Nesse processo também ocorre aumento da temperatura e pressão.
Os países com as maiores reservas de petróleo do mundo são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Federação Russa, Líbia, Nigéria, Eua, China, etc.
No vídeo Irã – Iraque, é notável como o petróleo pode ser causador de várias guerras, justamente por sua busca estar em alta. Notamos também como os países são intolerantes quanto a religião. A guerra iniciada em 1980, devido a Saddam Hussein (sunita) não ter gostado de ver um xiita comandando o Irã, trouxe grandes consequências, como o aumento do petróelo. Em 1988 teve-se o fim da guerra com milhares de prejuízos e mortes. E assim segue a briga sempre pelas diferenças.

2C
Nº11

Anônimo disse...

A energia tem sido através da história a base do desenvolvimento das civilizações. Nos dias atuais são cada vez maiores as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço e de produção, lazer, e finalmente para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural. É assim, evidente a importância da energia não só no contexto das grandes nações industrializadas, mas principalmente naquelas em via de desenvolvimento, cujas necessidades energéticas são ainda mais dramáticas e prementes.

– Arábia Saudita – 269,25*
2 – Canadá – 178,8*
3 – Irã – 136,3
4 – Iraque – 115
5 – Kuwait – 101,5
6 – Emirados Árabes Unidos – 97,8 milhões
7 – Venezuela – 80
8 – Rússia – 60
9 – Líbia – 41,5
10 – Nigéria – 36,2
11 – Cazaquistão – 30
12 – Estados Unidos 21,8
13 – China – 16
14 – Catar – 15,2
15 – México – 12,4
16 – Argelia – 12,3
17 – Brasil – 12,2*

LEONARDO BIU ILKIU 2°B 19

Anônimo disse...

Os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são diversos. As hidroelétricas, por exemplo, tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. A utilização da biomassa como combustível (bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, etc).

Pesquisas já mostram que em cerca de 15 anos, apenas 6 países poderam exportar petróleo
(Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e México). Descobertas de
novas fontes de petróleo se tornam cada vez menos prováveis, já que ocorre um intenso exploramento
em cada fonte existente, o mundo vai ser obrigado a aderir a outros tipos de energia

O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.

Os cinco primeiros países que possuem as maiores reservas de petróleo são:
Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait e Emirados Árabes.

Irã-Iraque:
O vídeo trata de guerras, devido a religião e ao petróelo. A Guerra Irã-Iraque começou em 1980, quando Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita, no comando do Irã. Esse conflito trouxe muitas consequências para todo o mundo, a principal foi o aumento excessivo do petróleo, do qual foi o alvo da Guerra. E que na maioria das vezes a busca pelo petróleo gera conflitos.

Anônimo disse...

nome:Izabella Marques Borges n15 9C
Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiie Conceição aqui vão as respostas para as perguntas :
1-Podemos citar como fontes alternativas se o petróleo acabar o Óleo Diesel e o Álcool para o combustível dos automóveis. Outros tipos de energia podem ser:
Energia hidráulica
• Energia solar
• Energia de biomassa
• Energia eólica
• Energia nuclear
• Energia geotérmica
• Energia gravitacional.

2-Com a falta de Petróleo, seu preço sofrera um grande crescimento, fazendo com que somente as pessoas mais ricas do mundo possam usar o petróleo. Pesquisas nos mostram que daqui a quinze anos apenas seis países poderão exportar petróleo.São esses:Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e México. Descobertas de novas fontes de petróleo se tornam cada vez menos possíveis, já que ocorre uma intensa exploração em cada fonte existente, o mundo vai ser obrigado a procurar outros tipos de energia.

3-Apesar de termos o pré-sal, nós não temos a tecnologia necessária para explorá-lo. No Brasil também, a gasolina que exportamos custa em torno dos 57 dólares o barril, e a que utilizamos dentro do nosso país custa em torno de 67 dólares, ou seja nós exportamos gasolina mais barata para países estrangeiros e ficamos com a gasolina mais cara.

4-Algumas delas são:
Duque de Caxias (Rio de Janeiro) - 242.000 bpd
São José dos Campos (São Paulo) - 251.000 bpd
São Francisco do Conde (Bahia) - 323.000 bpd
Paulínia (São Paulo) - 365.000 bpd
Itaboraí (Rio de Janeiro) - 300.000 bpd

5-Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de ano.

6- O vídeo trata de um conjunto de guerras devido a religião e ao petróleo. A Guerra Irã - Iraque começou em 1980, quando Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita, no comando do Irã. Esse conflito trouxe terríveis conseqüências para todo o mundo.A principal foi o aumento excessivo do petróleo, principal alvo da Guerra. Em 1988 teve o fim da Guerra, com milhares de mortos e prejuízos, aumentando a revolta.

Daniela disse...

Professora Conceição,

Resposta questão 1 :
O Brasil não é autossuficiente em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante. O país é um dos poucos do mundo que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suas alternativas energéticas, devido à abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial.
Uma perspectiva otimista é o biodiesel, fonte menos poluente e renovável de energia. O biodiesel já é um aditivo utilizado para motores de combustão, derivado do dendê, da soja, da palma, da mamona e de uma infinidade de vegetais oleaginosos. Pode ser usado puro ou misturado com o diesel, em proporções diversas e sem a necessidade de alteração de equipamentos no motor.
O Brasil possui características favoráveis, como topografia, clima e extensão territorial, que favorecem a transição das fontes energéticas hídricas e fósseis para as de caráter renovável, como a biomassa a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
Além do Brasil ter condições condições naturais necessárias para o desenvolvimento de alternativas renováveis, como as energias solar e eólica.

Resposta questão 2 :
A tendência é que o petróleo seja substituído por um conjunto de fontes de energia, já que é impossível encontrar um substituto tão concentrado e fácil de transportar quanto o óleo. Cada região ou indústria usará a opção que melhor lhe convier: biomassa, energia nuclear, hidrogênio ou alternativas naturais como energia solar e eólica. O problema é que criar novas estruturas de produção, armazenamento e distribuição para cada energia é um processo de décadas, e não é nada barato.

Resposta questão 3 :
“Se olharmos pela quantidade, o Brasil é autossuficiente. Agora, pela qualidade, ainda somos dependentes de petróleo importado”, diz o engenheiro Wilson Iramina, do Departamento de Minas e Petróleo da USP. Quer dizer: produzimos cerca de 1,8 milhão de barris por dia, e isso é exatamente o consumo diário do país. Só que mesmo assim precisamos importar um quinto do óleo que vai para as nossas refinarias. O ponto é que existem basicamente dois tipos de petróleo: os chamados leves, dos quais é mais fácil extrair gasolina e outros derivados nobres, e os pesados, mais densos, bons para fazer asfalto e combustível de máquinas. E apenas 6% da nossa produção se encaixa no grupo dos leves. Isso não significa que o Brasil só é autossuficiente em asfalto, claro. Dá, sim, para extrair bastante gasolina a partir de óleo pesado. A diferença é que sai mais caro. E tem outra: a maior parte das nossas refinarias é configurada para processar óleo leve. O governo as construiu antes que nossas grandes reservas de óleo pesado começassem a ser exploradas, nos anos 90. A Petrobras, então, tem de misturar o óleo daqui com o importado para ter como refiná-lo.


Resposta questão 4:
Região Norte
•REMAN - Manaus (Amazonas)

Região Nordeste
•RLAM - São Francisco do Conde (Bahia)
•RPCC - Refinaria Potiguar Clara Camarão - Guamaré (Rio Grande do Norte)

Região Sudeste
•REGAP - Betim (Minas Gerais)
•REPLAN - Paulínia (São Paulo)
•REVAP - São José dos Campos (São Paulo)
•RPBC - Cubatão (São Paulo)
•RECAP - Mauá (São Paulo)
•REDUC - Duque de Caxias (Rio de Janeiro)
Região Sul
•REPAR - Araucária (Paraná)
•REFAP - Canoas (Rio Grande do Sul)

Daniela Diniz nº05
9ºano C

Daniela disse...

Professora Conceição,
continuação:

Resposta questão 5:
Resumindo, há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. Substância inflamável, possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Resposta questão 6:
Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Rússia, Líbia, Cazaquistão, Nigéria, Estados Unidos, Canadá, China, Qatar, México, Argélia, Brasil, Angola, Noruega, Azerbaijão.

Resposta questão 7:
Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:

Vídeo Iran-Iraque
A guerra entre o Iran-Iraque, foi o resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. Os Estados Unidos, cujo presidente era Ronald Reagan, apoiavam o Iraque. O Iraque também estava interessado na desestabilização do governo islâmico de Teerã e na anexação do Khuzistão, a província iraniana mais rica em petróleo.
O esforço de guerra do Iraque era financiado pela Arábia Saudita, pelos EUA, enquanto o Irã contava com a ajuda da Síria e da Líbia. A União Soviética que vendia armas inicialmente mais para o Iraque, passa a vender mais equipamento militar para o Irã, conforme cresceu o apoio americano ao Iraque. Durante todo o conflito o Brasil foi um dos países ocidentais que vendeu armas para o Iraque em troca de petróleo durante todo o conflito.
Em 1990, o Iraque aceitou o acordo de Argel de 1975, que estabelecia fronteira com o Irã. Não houve ganhos e as perdas foram estimadas em cerca de 1,5 milhão de vidas. A guerra destruiu os dois países e diminuiu o ímpeto revolucionário no Irã. Em 1989, o aiatolá Khomeini morreu. A partir de então, o governo iraniano passou a adotar posições mais moderadas.
Em 2003 ocorreu a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos, e foi encerrado em 2010. O principal motivo para a guerra oferecido pelo ex-presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e os seus apoiantes foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça.
Acredita-se que a ação dos Estados Unidos contra o Iraque não tinha como objetivo principal desarmar Saddam Hussein, e sim controlar reservas de petróleo no país. Os iraquianos têm pelo menos 112 bilhões de barris de petróleo cru em suas reservas, um número inferior apenas aos recursos da Arábia Saudita, o maior produtor mundial.
Os americanos, em contrapartida, são os principais consumidores de petróleo do planeta, abrigando as sedes de algumas das principais empresas multinacionais do setor.

Daniela Diniz nº05
9ºano C

Anônimo disse...

Morgana 27 9°C

1-Energia das Marés, energia Geotérmica, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Hidroelétrica, Energia Nuclear, entre outras.

2-não, pois o petróleo é um recurso mineral finito, então um dia ira acabar, só nos resta tentar encontrar outras formas de substituir o petróleo por outra coisa.

3-Conclui-se que a reserva original de petróleo é de 4,210 Mm3, dos quais já foram consumidos 1.000 Mm3. A extração do petróleo, aqui no Brasil é cara, além disto, o tipo de petróleo do nosso solo é imprópio para ser usado como combustivel, porque ele precisa de filtrações e refinamentos até chegar na gasolina, que é o último liquido extraido, digamos um refugo, do qual movemos os motores. Nós ainda não conseguimos refinar o nosso petróleo e dependemos de outras refinarias. As nossas reservas estão estimadas para 200 anos de uso, se não houver aumento na demanda. Um Abraço !

4-
Região Norte: REMAN - Manaus (Amazonas) - 46 000 bpd
Região Nordeste:RLAM - São Francisco do Conde (Bahia) - 323 000 bpd
Região Sudeste: REGAP - Betim (Minas Gerais) - 151.000 bpd
Região Sul: REPAR - Araucária (Paraná) - 189 000 bpd /REFAP - Canoas (Rio Grande do Sul) - 189 000 bpd

5- A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.

6-
1.Arábia Saudita (OPEP)
2.Rússia
3.Estados Unidos
4.Irã (OPEP)
5.República Popular da China
6.Canadá
7.México
8.Emirados Árabes Unidos (OPEP)
9.Kuwait (OPEP)
10.Venezuela (OPEP)
11.Noruega
12.Brasil
13.Iraque (OPEP)
14.Argélia (OPEP)
15.Nigéria (OPEP)

Resumo:
O petróleo é:
- Líquido oleoso de coloração escura.
- Insolúvel em água.
- Menos denso que a água.

Nos dias de hoje, o petroleo vem chegando ao fim, pois ele é uma substancia finita, ou seja, um dia vai acabar. Por esse motivo, ja começaram as buscas a procura de outras formas para substituir o petroleo.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.

Anônimo disse...

1) As fontes alternativas de energia seria a hídrica, eólica, solar e das marés

2) Se as reservas, produtividade e o consumo forem os mesmos dos dias de hoje, o petróleo durará mais 40 anos.

3) O Brasil está em 17º lugar das maiores reservas de petróleo do mundo (em bilhões de barris). Foi descoberta em 2007 a camada de petróleo pré-sal, com muitos poços em excelente estado. As estimativas são para dobrar a produção de óleo e gás combustível.

4) Há a refinaria REDUC em Duque de Caxias (Rio de Janeiro), REMAN em Manaus (Amazonas), RPBC em Cubatão (São Paulo), REFAT em Canoas (Rio Grande do Sul) e REPAR em Araucária (Paraná).

5) O petróleo é de origem fóssil, ele se forma a partir das transformações químicas de animais e vegetais durante milhões

6) Os países que possuem as maiores reservas de petróleo (respectivamente) são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait, Em. Árabes, Venezuela, Rússia, Líbia , Cazaquistão, Nigéria, EUA, Canadá, China, Qatar, México, Argélia, Brasil, Angola, Noruega e Azerbaijão.

Síntese:

Em 1848 o sunita Saddam que comandava o Iraque, declarou guerra ao Irã, pois Xiita estava no comando, mas o principal alvo da guerra foi o aumento excessivo do preço do petróleo. Em 1888 após 40 anos, a guerra chega ao fim, os prejuízos e mortos trouxeram mais revoltas. O Iraque então atacou o Kuwait, e por isso foi criada a Coalisão e alguns dos países eram os EUA, França, Arábia Saudita e a Holanda. Em 1991 outra guerra termina e o Iraque é derrotado pela força bélica norte americana, houve novamente conseqüência no petróleo: foram desativados os poços de extração. Saddam ainda no poder fez armas químicas, entre elas o gás Sarin. Em 2003 os EUA invadiu o Iraque e enforcou Saddam, porém as tropas americanas continuam em conflito com o Iraque. Saddam foi muito “orgulhoso” e não suportando ser vencido provocava mais e mais guerras, os EUA teve uma postura correta em relação ao Iraque, já que fazia parte da Coalisão, mas ninguém, muito menos os israelitas entendem o porquê de as tropas permanecerem no Iraque, já que Saddam já foi morto.



Ana Carolina - nº: 1 - 9º ano C

Anônimo disse...

Luis Fernando 9°c n°23
1 Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica. Algumas possibilidades são: hídrica, térmica, geotérmica, eólica, marés e fotovoltaica.
2 Não será possível, viajar de carro ou de avião com a freqüência que fazemos hoje, fabricar produtos sintéticos,esmalte, batom,películas de cinema,produtos sintéticos,remédios ex aspirina , Entre muitas outras coisas.
3 O Brasil tem uma grande reserva de petróleo, o pré sal, mas não temos tecnologia para retirar esse petróleo.
4 REMAN - Manaus (Amazonas) - 46.000 bpd; RLAM - São Francisco do Conde (Bahia) - 323.000 bpd; REGAP - Betim (Minas Gerais) - 151.000 bpd; REPLAN - Paulínia (São Paulo) - 365.000 bpd.
5A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.
6A guerra iniciou-se no ano de 1980, após a deposição do Xá do Irã (imperador), Saddam Hussein pretendia dominar o país e principalmente estava motivado pelo medo de uma possível revolução islâmica nas cidades de Karbala ou Najaf.
O atual governante do Irã na época era Khomeini, tão violento quanto Saddam, outro principal motivo para Saddam temer uma revolução, o Iraque se viu em vantagem caso escolhesse começar uma guerra, pois tinha uma vantagem militar bem considerável.
O Iraque pode contar com a ajuda de países como: Brasil, União Soviética, França, Alemanha, Egito, Líbia, EUA, China e outros, ao contrário do Irã que não recebeu quase nenhuma ajuda durante a guerra. E embora todos os fatores apontassem a vitória para o Iraque, a guerra que durou 8 anos acabou sem nenhum vencedor e cerca de 400 mil iranianos e 300 mil iraquianos morreram em vão

Anônimo disse...

Lueny I. Turnes 9C N:22

1- energia solar, eólica; ventos, biomassa; etanol, hidrelétrica e geotérmica.
2-Em um futuro próximo acredito que o petróleo irá acabar, e por isso, devemos comecar a utilizar outros recursos disponíveis para geração energia...
3-O Brasil é auto-suficientea, gora, pela qualidade, ainda somos dependentes de petróleo importado... produzimos cerca de 1,8 milhão de barris por dia, só que mesmo assim precisamos importar um quinto do óleo que vai para as nossas refinarias.
4- *REGAP - Betim (Minas Gerais)
* REPLAN - Paulínia (São Paulo)
* REVAP - São José dos Campos (São Paulo)
* RPBC - Cubatão (São Paulo)
* RECAP - Mauá (São Paulo)
5- Existem várias teorias sobre o surgimento do petróleo, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
6- 1. Arábia Saudita
2. Irã
3. Iraque
4. Kuait
5. Em. Árabes
6. Venezuala
7. Rússia
8. Líbia
9. Cazaquistão
10. Nigéria
11. EUA
12. Canadá
13. China
14. Qatar
15. México
16. Argélia
17. Brasil
18. Angola
19. Noruega
20. Azerbaijão
vídeo 2
Bom, na minha opinião nada disse precisava te acontecido... as países poderiam tem feito algum tipo de acordo! Essa guerra só gerou mortes e tristeza!

Anônimo disse...

Giulia Werner Dutra nº13
9ºC


1- Destaca-se a co-geração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar,cuja implantação é assegurada por uma safra constante, que libera elevada quantidade de resíduos (palha, bagaço e vinhoto). Acredita-se que, um dia talvez, essa geração de energia possa sustentar o povo brasileiro.

2- Em um futuro próximo (até mais próximo que possa parecer) o petróleo vai sim acabar, por ser um recurso não renovável. Assim, a busca por outros tipos de combustíveis vão ser maiores e mais urgentes, e o mundo vai ter que achar outro motivo de guerras e destruições irracionais.

3- O Brasil tem sim poços de petróleo, porém, nosso país não consegue refinar muito bem esse óleo, portanto, o Brasil vendo o petróleo cru na sua forma inicial e tem um prejuízo comprando ele já refinado.

4- REMAN - Manaus (Amazonas) - 46.000 bpd; RLAM - São Francisco do Conde (Bahia) - 323.000 bpd; REVAP - São José dos Campos (São Paulo) - 251.000 bpd; RPBC - Cubatão (São Paulo) - 170.000 bpd; RECAP - Mauá (São Paulo)- 53.000 bpd; Essas são só algumas das refinarias existentes em nosso país.

5- Existem muitas teorias para a sua origem, mas a mais aceita, é a de quer o petróleo surgiu de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo reações quimicas ao longo dos anos... Por isso, ele logo aabará, já que foram precisos séculos para que esses animais formassem o óleo tão disputado hoje. Foi um homem que, ao cavar em busca de água, acabou achando o petróleo. E na época, por estar buscando água, não deve ter gostado muito daquele óleo negro.

6- Jamnagar Refinery(Reliance Petroleum), na Índia. 1.240.000 barris de petróleo por dia. Também temos a Paraguana parque de refino (CRP), na Venezuela. Essa refinaria produz 940.000 barris por dia.

Resumo do vídeo Irã - Iraque:

O vídeo começa citando duas religiões: os Xiitas e os Sunitas. Estes dois grupos tinham idéias muito diferenciadas, portanto, acabam por estar sempre entrando em conflitos.
No Iraque, Saddam Hussein era o ditador, e Sunitas comandavam. Saddam, por ser Sunita, não se agradou da idéia do poder na mão de um Xiita, no Irã, portanto declarou guerra. O principal alvo da guerra? O petróleo é claro. Com isso, o preço do óleo negro subiu absurdamente.
As revoltas cresceram quando, em 1988, a guerra entre os dois países acabou, deixando estragos e prejuízos para todos os lados.
Os Iraquianos, ainda com o clima de guerra, atacaram o Kuwait.
Como esperança de contra-atacar a altua do Iraque, criou-se a Coalisão, onde EUA, França, Arábia Saudita e Holanda eram alguns de seus países. Em 1991, Iraque sai derrotado da guerra. O prejuízo? Maior ainda. Mortos, mutilados, incapacitados e desativações de poços de petróleo foram só um pouco de todo o estrago.
Saddam, depois de tudo, continuava no comando do Iraque (agora humilhado e derrotado)e começou a investir de um modo cruel nos ataques terroristas, como o gás salin. Os EUA, revoltados com tanta atrocidade, invadiram o Iraque em 2003 e capturaram Saddam Hussein, o enforcando.
As tropas americanas continuaram no país depois do acontecido e o povo continua tentando afugentar os americanos que ficaram por lá.
Como toda guerra, essa foi algo impensado, algo irracional. Vendo a história de toda essa guerra, nós, que estávamos fora dela, não conseguimos nem acreditar: quando foi que o ser humano ficou ignorante desse jeito? E a guerra pelo petróleo ainda não acabou, é provável que nunca termine.

Anônimo disse...

1-Os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são vários existentes. As hidroelétricas, contém por objetivo produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente. A utilização da biomassa como combustível. (óleo vegetal, biodiesel, bioetanol, etc).

2-Em pesquisas já feitas, estimam-se que se continuar com a produtividade de petróleo nos poços iremos esgotar o minério e em alguns anos ele se acabará definitivamente. Acabando com diversas tecnologias dependentes dele e gerando grandes conflitos para obtê-lo novamente. As pessoas teram que encontrar outros minerios que sejam parecidos com o petróleo, para continuar a produção dos derivados do petróleo.

3- O Brasil, é um país que está em desenvolvimento, porém a extração do petróleo é cara e além disso, o tipo de petróleo do Brasil é imprópio para ser usado como combustivel, porque ele precisa de filtrações e refinamentos até chegar na gasolina que é o último liquido extraido. O Brasil, ainda não consegue refinar o petróleo que extrai e depende de outras refinarias para fazer está ação, então, acaba vendendo o petróleo, muito mais barato, do que compra já refinado.

4- RLAM - São Francisco do Conde (Bahia), REMAN - Manaus (Amazonas), REDUC - Duque de Caxias (Rio de Janeiro), RPBC - Cubatão (São Paulo) , REGAP - Betim (Minas Gerais)

5- Existem varias teorias do surgimento, mas a mais aceita é que o petróleo surgiu através dos restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. A sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

6- Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México etc.

Síntese do vídeo- O vídeo trata de guerras, devido à religião e ao petróleo. O conflito começou em 1979, quando a Revolução política foi um dos grandes motivos para o fim do Império de Persa. O principal motivo da Guerra Irã-Iraque foi, pois Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita no comando do Irã. Esse conflito trouxe muitas conseqüências para todo o mundo, a principal foi o aumento excessivo do petróleo, do qual foi o alvo da Guerra ocorrido em 1980.

Gabriela Lacerda, 10 - 9 ano C

Anônimo disse...

1-Os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia são vários existentes. As hidroelétricas, contém por objetivo produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente. A utilização da biomassa como combustível. (óleo vegetal, biodiesel, bioetanol, etc).
2-Em pesquisas já feitas, estimam-se que se continuar com a produtividade de petróleo nos poços iremos esgotar o minério e em alguns anos ele se acabará definitivamente. Acabando com diversas tecnologias dependentes dele e gerando grandes conflitos para obtê-lo novamente.
3- O Brasil é um país que está em desenvolvimento, porém a extração do petróleo é cara e além disso, o tipo de petróleo do Brasil é imprópio para ser usado como combustivel, porque ele precisa de filtrações e refinamentos até chegar na gasolina que é o último liquido extraido. O Brasil, ainda não consegue refinar o petróleo que extrai e depende de outras refinarias para fazer está ação, então, acaba vendendo o petróleo, muito mais barato, do que compra já refinado.
4-RLAM - São Francisco do Conde (Bahia), REMAN - Manaus (Amazonas), REDUC - Duque de Caxias (Rio de Janeiro), RPBC - Cubatão (São Paulo) , REGAP - Betim (Minas Gerais).
5-Existem varias teorias do surgimento, mas a mais aceita é que o petróleo surgiu através dos restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. : Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio, (hidrocarbonetos).
6-Rússia Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México etc.

Sintese:
O vídeo trata de guerras, devido à religião e ao petróleo. O conflito começou em 1979. Quando a Revolução política foi um dos grandes motivos para o fim do Império de Persa. O principal motivo da Guerra Irã-Iraque foi, pois Saddam Hussein, por ser sunita, não gostou de ver um xiita no comando do Irã. Esse conflito trouxe muitas conseqüências para todo o mundo, a principal foi o aumento excessivo do petróleo, do qual foi o alvo da Guerra ocorrido em 1980.

Rafaella Azarias nº 32/9ºC
Beijão Conceição!

Anônimo disse...

1-São vários os recursos disponíveis para fontes alternativas de energia. O objetivo das hidroelétricas é a energia aproveitando o potencial hidráulico existente. A utilização da biomassa como combustível. Como: óleo vegetal e biodiesel.
2-Como a estimativa de duração de petróleo é de 40 anos aproximadamente, quando o petróleo acabar a falta de materiais feitos de plásticos, pomadas, comidas, medicamentos, produtos sintéticos, fotos e muitos outros objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia, vai ser notável.
3-O Brasil não é nenhum dos maiores produtores de petróleo, nem uma das maiores reservas e tem apenas o suficiente para sustentar o de pais pelo menos em mais 18 anos, o que é muito pouco. O petróleo no Brasil só foi descoberto realmente em 1939, em uma profundidade 488 metros. Não chega perto da produção dos Estados Unidos, Russia, Libia, que são umas das maiores reservas.
4-
* Refinaria Gabriel Passos, mais conhecida como REGAP, é uma refinaria de petróleo da Petrobras. Fica localizada na divisa dos municípios de Betim e Ibirité.
*Refinaria de Paulínia (REPLAN).Localizada em Paulínia, no estado de São Paulo, na Rodovia SP 332, km 132.
* Refinaria Henrique Lage (REVAP), localizada em São José dos Campos, no estado de São Paulo.
*Refinaria Presidente Bernardes - Cubatão (RPBC),localizada no município de Cubatão, no estado de São Paulo.
*Refinaria de Capuava (RECAP),localizada no bairro de Capuava, no município paulista de Mauá.
5-Ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
6-Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá.
Evelyn Cunha nº7 9ºC

Anônimo disse...

1 - energia solar, biomassa, energia dos ventos, hidrogênio, entre outras.
2- Por ser um combustível fóssil, resultado da decomposição de organismos, quando as reservas atuais acabarem será preciso esperar milhões de anos até se formarem poços novos. Mas enquanto novos poços não se formam, a solução são encontrar fontes alternativas que o substituam, ajudando o planeta.
3- produzimos cerca de 1,8 milhão de barris por dia, e isso é exatamente o consumo diário do país.
4- A Rnest, localizada no município de Ipojuca (região metropolitana de Recife) em Pernambuco. a Refinaria Rio-grandense de Petróleo, em Uruguaiana. A REMAN em Manaus (Amazonas). A RLAM em São Francisco do Conde (Bahia) e a REGAP em Betim (Minas Gerais)
5- A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.
6- Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.
Sintetizando o vídeo sobre a Guerra no Oriente médio, descobri que durante 8 anos, 4897 palestinos foram mortos, 580 israelenses e 64 estrangeiros. E conflitos internos causaram a morte de 594 palestinos. Toda essa guerra entre Palestina, Egito, Israel, Síria, entre outros, envolvia conseguir novos países, e se apropriar de países “inimigos”. Um estudioso de Israel diz que Israel tem objetivos ambiciosos além de acabar com os ataques de foguetes, entre eles, diminuir a influencia política, que causa boa parte das guerras. Uma das conseqüências que houve em uma das guerras, foi à paralisação da ida e vinda de combustíveis entre um país e outro. Acredito que essas guerras deveriam cessar, e a partilha de posses dos países deveria ser mais justa. Cada país deveria aceitar a política do outro. Muitas mortes, muita tragédia, e muito tempo perdido. Nos meus estudos reparei que muitos países do oriente médio têm grandes jazidas de petróleo. Talvez esse também seja um fator das guerras: a posse do petróleo.

Rafaela Streit n° 31 9°C

Anônimo disse...

1_ A principal fonte de energia alternativa que o Brasil tem é a energia hidráulica. Outros tipos de energia alternativa são a energia térmica, nuclear, geotérmica, eólica.
2_ Provavelmnete vai acontecer muitas guerras em todo o mundo por causa do petróleo, pois ele logo irá acabar.
3_ A quantidade do petróleo no Brasil é insuficiente, mais de 40% do petróleo consumido pelo Brasil é importado. Esse combustível fóssil é responsável por cerca de 35% do consumo nacional de energia.
4_ REFAP (Canoas, Rio Grande do Sul), RPBC (Cubatão, São Paulo), REGAP (Betim, Minas Gerais), REMAN (Manaus, Amazonas), REPAR (Araucária, Paraná).
5_ Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
6_ EUA, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá.
Gustavo Nº 14 9ºC

Anônimo disse...

1- Pode-se investir em diversas outras fontes de energia alternativa, como: hídrica, térmica, fotovoltaica, eólica. Uma das coisas que impedem a aplicação dessas fontes é o alto preço que é necessário.

2- Com o petróleo estando em escassez em todos os paises terão que investir em outras fontes de energia. Assim, novas empresas surgirão e outras irão a falência. Outro problema será na produção de materias gerados a partir do petróleo, será necessário pesquisas para a continuação da produção desses materiais.

3- Ainda não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do petróleo, porém a teoria mais aceita é de que ele surgiu a partir de restos orgânicos depositados no fundo de mares e lagos. Estes depósitos foram sendo cobertos, lentamente, por outros sedimentos. À medida que as camadas se acumulam, a pressão e a temperatura aumentam. É nestas condições, que a matéria orgânica inicial através de reacções químicas complexas (que ocorrem sempre na ausência de oxigénio) transforma-se ao longo de milhões de anos no petroleo.

4-
1 – Arábia Saudita
2 – Canadá
3 – Irã
4 – Iraque
5 – Kuwait

Medido em bilhões de barris de petróleo.

Primeiro vídeo:
Mostra que a luta por mudanças políticas e sociais e é por isso que a guerra se torna compreensível, pelo fato de querer mudanças. Mas isso não significa que é através da guerra o melhor jeito de se conseguir mudanças, talvez essa seja a pior maneira. A melhor maneira realmente de se resolver é a paz dos homens. Essa luta não se estende apenas no Oriente Médio, os EUA possuem grande influência também, há uma grande expectativa que com Barack Obama no poder, a guerra possa acabar.
Gabriela dos Santos 11 9ºC

Anônimo disse...

Renan-33 9C

1- As outras alternativas seriam o uso do gás natural e do carvão, só que o problema que essas outras duas formas também não são renováveis. A energia nuclear também seria ''descartada'', por esse mesmo motivo. Podemos então ter a energia solar, a eólica, das marés e das biomassas.

2- Teremos sérios problemas com energia e teríamos então de achar outra forma.

3- Infelizmente estamos um pouco abaixo da média em relaçao aos outros países

4- A REMAN em Manaus; A REFAP em Canoas-RS; A REDUC em Duque de Caxias; A REGAP em Betim; A REPLAN em Paulínia.

5- Com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Ele se forma a partir de substancias orgânicas procedentes da superficie terrestre.

6- A Arábia Saudita e a Rússia são os países com as maiores reservas de petróleo.
Síntese: já faz cerca de cinquenta anos que ocorre essa guerra no Oriente Médio. Em 1948 os judeus conseguiram sua independência formando o Israel.Em 1967 após sofrer vários ataques, definiu um ataque preventivo. Israel tomou vários territórios até que em 1978 o presidente do Egito e o ministro israelita formaram um acordo de paz que depois de algum tempo não deu em nada como podemos ver diariamente nos jornais e revistas essas guerras acontecem até hoje.

Anônimo disse...

1- Energia eóloca, fotovoltaíca, hidrelétrica, combustíveis a base de biomassa, como o etanol que é produzido a partir da cana-de-açúcar.

2- A civilização deve começar a aproveitar as fontes de energia alternativas, pois as fontes não-renováveis vão e, já estão acabando.

3- As reservas de petróleo brasileiras não são suficientes para abastecer o país inteiro, e, também não possuímos tecnologia para refinar a quantidade demandada para o Brasil.

4- Betim (MG), Paulínia (SP), Duque de Caxias (RJ), Araucária (PR) e São Francisco do Conde (BH).

5- O petróleo é formado por restos de animais e plantas que ficaram depositados em bacias subterrâneas, desde a pré-história. Nessas bacias, esses restos sofrem tranformações químicas, recebendo a composição do petróleo.

6- 1. Arábia Sadita - 264,3(mi. de barris)
2. Irã - 137,5
3. Iraque - 115
4. Kuwait - 101,5
5. Emirados Árabes - 97,8

Vídeo: Irã-Iraque
Vídeo mostra que a guerra Irã-Iraque teve seu começo devido a dois motivos: diferença de religião entre chefes de estado e disputa pelas reservas de petróleo. A guerra continuou, mesmo com países diferentes, mas ainda pelas reservas de petróleo.

Pedro - 9ºC - nº30

Anônimo disse...

Matheus nº:26 9ºC

1-energia solar,geotérmica,eólica,das ondas e etc.
2-O petróleo irá acabar e se não investirmos em fontes alternativas iremos ficar pobres e sem energia suficiente.
3-É o principal meio do Brasil para conseguir energia, mas mesmo que acabar nosso país não sofrerá tantos danos como outros pois além disso estamos investindo em outras fontes.
4-COMPERJ-Itaboraí (Rio de Janeiro)
RENEST - Ipojuca (Pernambuco)
REGAP - Betim (Minas Gerais)
RPBC - Cubatão (São Paulo)
REMAN - Manaus (Amazonas)
5-vem da vida aquática animal oacumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos, o tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em petróleo.
6- Arábia Saudita,Canadá, Irã, Iraque , Kuwait...
-Vídeo:O vídeo fala da guerra do oriente médio, e explica os motivos dela. Eu acho ridículos eles ficarem dizendo que estão defendendo territórios sagrados se na verdade o que a maioria quer é posse de fontes de vários recursos naturais e combustíveis fosseis.

Anônimo disse...

Gabriela z. Ardigo n12 9c

1-Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia no Brasil?
Hoje existem alguns tipos de energias renováveis como as usinas hidroelétricas, não há muito uso da energia solar, mais acho que com os novos projetos haverão varias casas usando desta tecnologia em breve.
2-Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o poderá ocorrer no futuro próximo ?
Existem muitas chances de que num futuro próximo o petróleo acabe. E por isso é de extrema importância que encontremos outros recursos renováveis para o substituirmos.

3- Qual é a situação real do Brasil em relação a auto-suficiência em relação ao petróleo ?
O petróleo no Brasil é de muita importância, pois ele é um dos principais recursos extraídos no Brasil. Foi descoberto petróleo na camada chamada de pré-sal em 2007 e a primeira retirada foi em 2008.
4-Coloque o nome de 5 refinerias de petróleo do Brasil com sua localização
Texaco no rio de janiero,
Esso no mato grosso,
Petrobrás Bahia
São Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Rio Grande do Sul Paulínia, Amazonas Paraná São José dos Campos
Manguinhos Rio de Janeiro
Ipiranga rio grande

5-Qual a origem e a formação do petróleo?
O petróleo se originou de restos orgânicos de animais e plantas que ficaram soterrados embaixo de mares e terra e que sofreram varias modificações químicas com o tempo.
6-Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
Alguns dos maiores países produtores de petróleo foram os Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá.
Iran X Iraque Saddan por ser sunita não gostou de um xii estar no comando do Ira então declarou guerra. A guerra teve algumas conseqüências como: varias mortes e o aumento exagerado do custo do petróleo; principal alvo da guerra. 1988-fim da guerra Iraque atacou o kuwait Depois houve uma colisão contra o Iraque 1991- acaba a guerra. Iraque perde da America do norte. Conseqüências- mais mortes e desativação de poços de petróleo Sadda 2003 foi enforcada pelos americanos.

Anônimo disse...

1-Quais seriam os recursos disponíveis para geração de fontes alternativas de energia no Brasil?
2-Observando as estimativas de duração das reservas de petróleo o poderá ocorrer no futuro próximo ?
3- Qual é a situação real do Brasil em relação a auto-suficiência em relação ao petróleo ?
4-Coloque o nome de 5 refinerias de petróleo do Brasil com sua localização
5-Qual a origem e a formação do petróleo?
6-Quais os países que possuem as maiores reservas de petróleo?
Escolha um dos vídeos e faça uma síntese, escrevendo sua opinião sobre o tema:

1 – São os combustíveis fósseis, gás natural, carvão e petróleo.
2 – O petróleo esta acabando, e os países terão que investir em outras fontes de energia.
3 - Em quantidade, o Brasil é auto -suficiente, mas pela qualidade, o Brasil ainda é depentende de petróleo importado.
4 -REGAP - Betim (Minas Gerais) - 151.000 bpd
REPLAN - Paulínia (São Paulo) - 365 000 bpd
REVAP - São José dos Campos (São Paulo) - 251 000 bpd
RPBC - Cubatão (São Paulo) - 170 000 bpd

5 – O carvão surgiu de Restos orgânicos de animais e vegetais colocados no fundo de lagos e mares suportando modificações químicas ao longo de milhares de anos.

6 - Arábia Saudita – 269,25*; Canadá – 178,8*; Irã – 136,3; Iraque – 115; Kuwait – 101; Emirados Árabes Unidos – 97,8 milhões.
O Irã e o Iraque são países com históricos de grandes guerras. Os xiitas, que defendiam suas ideias com a violência, e os sunitas, muito religiosos, sempre estiveram em guerra . Saddam Hussein não aprovou quando o Xiita Khomeini ficou no comando de Irã, por isso declarou guerra. Ao acabar, trouxe inúmeras consequências para a todo o mundo, inclusive o grande aumento do preço do petróleo e a desativação de poços de petróleo.

Clara Custódio 9ºC 04

Anônimo disse...

Arthur Gustavo Rufino N.2 9C

1-Energia Hidroelétrica, Energia fotovoltaica e energia eólica.

2-No ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal. Essas reservas de petróleo são encontradas a sete mil metros de profundidade e apresentam imensos poços de petróleo em excelente estado de conservação. Se as estimativas estiverem corretas, essa nova frente de exploração será capaz de dobrar o volume de produção de óleo e gás combustível do Brasil.

3-A Petrobras anunciou a conquista da auto-suficiência na sua produção de petróleo. A empresa atingirá também superávit de US$ 3 bilhões. A informação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ela vai produzir um pouco mais do que aquilo que nós consumimos, mas ela não vai parar de importar porque nós precisamos importar petróleo leve para misturar ao nosso petróleo pesado”, disse ao participar da inauguração de uma fábrica de pneus em Camaçari (BA).
O presidente destacou que o governo tem adotado uma política industrial que tem promovido o crescimento do setor produtivo. “Pouco tempo atrás, se dizia que (o País) não deveria ter política industrial. Nós resolvemos assumir a responsabilidade de que precisávamos de política industrial.” Segundo ele, de 23 atividades pesquisadas, 15 tiveram crescimento. O setor farmacêutico, por exemplo, cresceu 26%, o automotor, 4,8% e a produção de bens de capital, 8,6%. No setor energético, o crescimento foi de 42% e na construção civil, 19%.

4-REMAN - Manaus (Amazonas) - 46.000 bpd, RLAM - São Francisco do Conde (Bahia) - 323.000 bpd, REPLAN - Paulínia (São Paulo) - 365.000 bpd, REDUC - Duque de Caxias (Rio de Janeiro) - 242.000 bpd e REPAR - Araucária (Paraná) - 189.000 bpd.

5-Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgãnicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis,tais como arenitos ou calcários. Uma camada impermeável, quando constitui uma “armadilha”, permite a acumulação dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar.

6-Arábia Saundita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados árabes.

Arthur Gustavo Rufino N.2 9C

Anônimo disse...

Lucas Luz-21 9ºC

1- Varias, dois exemplos são as hidroelétricas e as eólica.
2- O Estados Unidos depende do petroleo, a partir do ano que acabar o petroleo dos EUA, ele deixará de ser uma grande potencia mundial, e o Brasil tem outras fontes para se manter no mercado mundial.
3- Agora com o pré-sal o Brasil tem petroleo o suficiente para se manter por mais um bom tempo, mas ainda não dispõe da tecnlogia necesária.
4- REMAN - Manaus (Amazonas)/ RLAM - São Francisco do Conde (Bahia)/ REDUC - Duque de Caxias (Rio de Janeiro)/ REPAR - Araucária (Paraná)/ COMPERJ - Itaboraí (Rio de Janeiro)
5- A teoria mais aceita é de restos de animais que fiacaram no fundo do mar e em poços subterrâneos e depois de muitos tempo todo esse resto se decompos originando o petróleo.
6- Arabia Saudita, irã e Iraque. No video Irã - Iraque mostra de inicio quem são os Xiita e que são os Sunitas, nela também aparece o porque do início da guerra entre irã e Iraque. Esta guerra trouxe um aumento excessivo no preço do petroleo, quando a guerra terminou o Iraque atacou o Kuwait, então foi criado um grupo contra o Iraque, os EUA, França, Arabia Saudita e Holanda estavam neste grupo, em 91 o Iraque foi derrotado (200 mil mortos), Para por um fim nos planos de Saddan os EUA invadiram o Iraque e inforcaram ele.

Anônimo disse...

Nícolas - Número: 28 - 9ºC

1 - O Brasil investe no Etanol, que é derivado da cana de açúcar, por exemplo.
2- Um grande desequilíbrio poderá acontecer, muito caos, se o mundo não encontrar fontes que possam suprir com tanta eficiência o petróleo.
3 - Na verdade, o Brasil, possui petróleo para subrir as necessidades do país, mais o problema é que não temos refinarias que podem refinar o petróleo, por isso temos que importar o petróleo ja refinado de outros países para o consumo interno.
4 - REMAN - Manaus (Amazonas)/ RLAM - São Francisco do Conde (Bahia/ REGAP - Betim (Minas Gerais)/ REPAR - Araucária (Paraná) / RECAP - Mauá (São Paulo)
5 - O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares e ele vira petróleo, pois vai sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
6 - Arábia Saudida, Irã, Iraque e Kuwait.
7 - Irã e Iraque.
Em 1979, na revolução política, o imperador Reza, foi tirado do poder iraniano, e Xiita Khomeini, foi o líder revolucionário no Irã. Enquanto que no Iraque, Saddam Hussein era quem comandava, Saddam por ser Sunita, não gostou de um xiita no comando do Irã, logo declarando guerra. A guerra que tinha como principal alvo o petróleo, trouxe grandes conseqüências ao mundo, principalmente com o aumento do preço do mesmo, em 1988, fim da guerra, desgraças aos dois lados. O Iraque por estar em clima de guerra, declara guerra ao Kuwait. Contra o Iraque pé fundado um grupo, que tem como membros, EUA, França, Arábia Saudita e Holanda. Em 1991, termina a guerra e o Iraque é destruído pelo EUA.