domingo, 11 de outubro de 2009

INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

BRASIL : COLÔNIA DE PORTUGAL


CONHECENDO UM POUCO SOBRE A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL.

Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses.


POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

Começo da industrialização.

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.

Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi o Sudeste.


A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA IORQUE


imigrantes italianos- plantação de café

A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados da mesma. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação, o cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.

RELAÇÃO DE TRABALHO NO BRASIL

Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passou, a partir desse momento, a ser utilizado para a produção industrial, inclusive os capitais acumulados no cultivo do café.

DESESPERO GERADO PELA CRISE DE 1929

Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas.



FATORES IMPORTANTES PARA A NOSSA INDUSTRIALIZAÇÃO.

Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.

Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, que passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo, italianos, que antes trabalhavam na produção do café.

Um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.

ferrovias -importante para o desenvolvimento industrial

O estado também exerceu grande relevância nesse sentido, pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infra-estrutura, como ferrovias, rodovias, portos, energia elétrica entre outros.


SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO.

Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.

DE AGRÁRIO-EXPORTADOR PARA URBANO INDUSTRIAL.



RESULTADO DA URBANIZAÇÃO

Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica, eletroeletrônica, a partir de então, o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um estado industrial e urbano, no qual ambos estão ligados diretamente.

FONTE :
WWW.SUA PESQUISA.COM
WWW.SOGEOGRAFIA.COM
WWW.INFOESCOLA.COM

ATIVIDADE :

1-QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL?
2-OBSERVE UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO DE 1914 E UM ATUAL, EXPLIQUE AS DIFERENÇAS EXISTENTES NOS DOIS MOMENTOS ?
3-QUAIS AS RELAÇÕES QUE PODEMOS ESTABELECER ENTRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E O ESPAÇO BRASILEIRO ?
4- EXPLIQUE SOBRE A CRISE DE 1929:
A) FATORES DETERMINANTES PARA A CRISE:
B)CONSEQUÊNCIAS PARA A EUROPA, ESTADOS UNIDOS E BRASIL:
5-O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA A SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO?
 -->

115 comentários:

sabrina nº28 6ªc disse...

Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal(1500 á 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território,para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados dos portugueses.
Também tem a política do café com leite:quando um político de São paulo se candidatava para ser presidente o de Minas gerais não se candidatava,quando o de Minas gerais se candidatava o de São paulo não se candidatava e assim foi indo até que GERTÚLIO VARGAS se canditatou contra um poliico de São paulo e ganhou.Foi GERTÚLIO Vargas que começou a processo de industrialização.

lucas p disse...

concição,gostei muito de sua ideia de colocar imagens no blog,tambem vai me ajudar muito na hora da prova o canteudo da industrialização
ex: a quebra da bolsa de valores
Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do cafe, no estabelecimento de industrias, principalmente em São Paulo e rio de janeiro
e tambem varios fatores um deles é como uma industria trabalha sem energia eletrica
outros é a procimidade com o mar,quebra da bolsa de valorese e a pecuaria e tambem porque rio de janeiro é uma capital

bjs conceição

Lucas cassiano provesi n 19 6C

Livia Ranieri, nº 22 6ªD disse...

Algumas coisas da industrialização:
Várias coisas que você postou eu não sabia, mas várias eu já tinha uma noção. Além de tudo o que você disse, pesquisei um pouco mais pois adoro esses tipos de assunto. Como :
O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Durante o período colonial, pelas regras da política econômica mercantilista, não podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrópole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo português proibiu formalmente o funcionamento de fábricas na colônia, para não atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforços importantes para a industrialização aconteceram no Império.

Durante o Segundo Reinado, empresários brasileiros, como Irineu Evangelista de Souza (o visconde de Mauá) e grupos estrangeiros investiram em estradas de ferro, empresas de transporte urbano e gás, bancos e seguradoras. A política econômica oficial, porém, continuava a privilegiar a agricultura exportadora. No final do século XIX e início do XX, as indústrias brasileiras, em sua maioria, não passavam de pequenas pelarias, serrarias, moinhos de trigo, fiações e fábricas de bebida e de conserva. O país importava matérias-primas, máquinas, equipamentos e grande parte dos bens de consumo.

Os efeitos da quebra da bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira e as mudanças geradas pela Revolução de 1930 (movimento político-militar que derrubou o presidente Washington Luís e acabou com a República Velha, levando Getúlio Vargas ao poder) mudaram o eixo da política econômica, que assumiu um caráter mais nacionalista e industrialista.

As medidas concretas para a industrialização foram tomadas durante o Estado Novo. As dificuldades causadas pela Segunda Guerra Mundial ao comércio internacional favoreceram essa estratégia de substituição de importações. Em 1946 começou a operar o primeiro alto-forno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A Petrobrás foi criada em outubro de 1953.

O nacionalismo da era Vargas foi substituído pelo desenvolvimentismo do governo Juscelino Kubstischek (1956 a 1961). Atraindo o capital estrangeiro e estimulando o capital nacional com incentivos fiscais e financeiros e medidas de proteção do mercado interno, JK implantou a indústria de bens de consumo duráreis, como eletrodomésticos e veículos, com o objetivo de multiplicar o número de fábricas de peças e componentes. Ampliou os serviços de infra-estruturas, como transporte e fornecimento de energia elétrica. Com os investimentos externos e internos, estimulou a diversificação da economia nacional, aumentando a produção de máquinas e equipamentos pesados para mecanização agrícola, fabricação de fertilizantes, frigoríficos, transporte ferroviário e construção naval. No início dos anos 60 o setor industrial superou a média de crescimento dos demais setores da economia brasileira.
postagem muito interessante conceição!

Ariel 6ªc Nº 5 disse...

SALVE,SALVE GETÚLIO VARGAS!!
GRAÇAS A ELE O BRASIL PODE LIVRAR-SE DO CAFÉ COM LEITE,TUDO POR UM ERRO DE UM DOS POLÍTICOS DE SÃO PAULO AO FAZER SEU CAFEZINHO PURO,NÃO AGUARDAVAM UM GAÚCHO NA FILA DE PRESIDÊNCIA QUE CONQUISTOU SEU LUGAR NA HISTÓRIA DO PAÍS.E O BRASIL PODE PROVAR UM POUCO DO "CHIMARRÃO"!(É LÓGICO QUE NÃO TEM NADA A VER, MAS ISSO AJUDA NAS HORAS DE PROVA PARA FICAR FÁCIL DE COMPREENDER, POIS NÃO EXISTE A POLÍTICA DO CHIMARRÃO).
ENTÃO É ISSO DEPOIS DISSO O BRASIL FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE EM SUAS ECONOMIAS.É ISSO VALEU CONCEIÇÃO!!

Unknown disse...

Conceição, aproveitei grande parte das informações postadas para ajudar na compreenção do capítulo, e as informações importantes que retirei foi:
- Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.
- Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.
- Grande parte da infra-estrutura utilizada pela produção e transporte do café, após a industrialização, foi usada para esta.
- Após a crise e a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, a exportação do café desvalorizou, e os produtos que o Brasil dependia, não estavam mais sendo vendidos ou exportados. A partir daí originou-se a industrialização, empregada com pouca tecnologia, como o setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas.
- Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café.

E muitas outras...
Obrigado pela postagem Conceição (:

Eduarda Coradini 6ªB nº4

izabella borges n°15 6º D disse...

Oi Conceição gostei mais ainda dessa postagem pois é um assunto que não muita coisa, depois pesquisando mais achei algumas curiosidades:
O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Durante o período colonial, pelas regras da política econômica mercantilista, não podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrópole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo português proibiu formalmente o funcionamento de fábricas na colônia, para não atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforços importantes para a industrialização aconteceram no Império.

David nº 03 6ª B disse...

Quando o Brasil foi colônia de Portugal (1500-1822)a metrópole proibia a formação de indústrias em nosso país, justamente para continuar importando os produtos Portugueses. Com a chegada da Família Real, o Brasil continuou dependente do exterior, nesse momento, da Inglaterra.
Anos depois, no século XIX o Brasil começou a se desenvolver indústrialmente, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a ótima mão-de-obra dos italianos, que por sua vez, era assalariada, gerando um mercado consumidor.Porém, a indústrialização não ocorreu em todo o Brasil, apenas nas Regiões Sul e Sudeste. O que era exportado na época era o café, e os capitais derivados, exercendo uma grande importância para a economia Brasileira. As produções vinham do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Com as grandes guerras ocorridas (I e II guerras mundiais) e com a queda da bolsa de Nova Iorque, o Brasil tinha dificuldades de realizar um conjunto de exportações por motivos internacionais, financeiros ou políticos, relacionados com os acontecimentos anteriores, e além do café entrar em decadência, o Brasil teve de substituir a exportação de produtos e começar a produzir para abastecer o consumo interno do país. Eram fabricados sabões, alimentos,velas,bebidas,calçados,móveis,tecidos, tudo o que não necessitava de muita técnologia.
Além das três ''crises'' ocorridas, uma série de fatores favoreceram a indústrialização, dentre eles: Energia Elétrica, Portos (Santos e Rio de Janeiro), Recursos Minerais, Ferrovias, etc.
A partir desse momento surgiram no Brasil indústrias automobilísticas, siderúrgicas ( Companhia Siderúrgica Nacional,Paulista e do Atlântico, Gerdau...), químicas, farmacêuticas, eletroeletrônicas... Ou seja o Brasil se tornou um país indústrializado, mas com uma concentração maior no Sul e Sudeste. Bjão Ceiça, muito obrigado pelo blog !

Anônimo disse...

Professora Conceição...
Adorei essa postagem, as imformações são mais interessantes do que as anteriores...
Desta vez, destaquei essas partes:
Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses.
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples.
Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passou, a partir desse momento, a ser utilizado para a produção industrial, inclusive os capitais acumulados no cultivo do café.
Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas.
Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, que passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo, italianos, que antes trabalhavam na produção do café.
Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.
Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica, eletroeletrônica, a partir de então, o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um estado industrial e urbano, no qual ambos estão ligados diretamente.
Obrigada por tudo...
Beijos...

Sarah Agatha
6ªB
Nº28

Gabriela disse...

Conceição achei muito importante a hora que você falou sobre a quebra da bolsa de valores, não sabia que o crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café, a utilização das ferrovias e dos portos, e a quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo, italianos, que antes trabalhavam na produção do café contribuíram para a intensificação para a Indústria brasileira. Concertesa vou fazer bastante proveito desse material. Obrigada!

Beijos
Gabriela Simone dos Santos Nº: 12
6ªsérie B

Isadora 18 6B disse...

Gostei muito de todas as partes dessa pistagem,vai ajudar muito na prova,principalmente na parte de substituição de importação,que eu não tinha entendido direito.Quero coloar mais algumas informações:Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

As principais atividades industriais da região são:

Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a
[Companhia Siderúrgica Nacional|CSN]], na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.
Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos. A partir da década de 1840, as plantações de café se espalharam por toda a região, principalmente no Vale do Paraíba e no Oeste Paulista, tornando-se a base da economia brasileira. Usou-se, inicialmente, do trabalho escravo mas, com a abolição da escravatura em 1888, a falta de mão-de-obra foi preenchida com a vinda de uma grande massa de imigrantes europeus, principalmente italianos.
Em 1889 a Monarquia é derrubada e é proclamada a República, dando início à Política do Café-com-Leite, em que as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revezavam no poder.

Na década de 1920, com a quebra da bolsa de Nova Iorque, o preço do café despencou no mercado internacional. O presidente Getúlio Vargas iniciou um processo de industrialização em São Paulo que, posteriormente, se espalhou pelos outros estados do Sudeste.

Gabriel Victor Zanchett disse...

Gabriel Victor Zanchett Nº:11 6ªB

Em 24 de outubro de 1929, os preços das ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque caíram subitamente. Estes preços estabilizaram-se ao longo do final de semana, para caírem drasticamente novamente na segunda feira, 28 de outubro. Muitos acionistas entraram em pânico. Cerca de 16,4 milhões de ações subitamente foram postas à venda na terça feira, 29 de outubro, dia atualmente conhecido como Terça-Feira Negra. O excesso de ações à venda e a falta de compradores fizeram com que os preços destas ações caísse em cerca de 80%. Com isto, milhares de pessoas perderam grandes somas em dinheiro. Os preços destas ações continuaria a flutuar, caindo gradativamente nos próximos três anos. As milhares de pessoas que tinham todas as suas riquezas na forma de ações eventualmente perderiam tudo o que tinham.

A súbita quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque causou grande incerteza entre a população americana, quanto ao futuro do país. Muitos decidiram cortar gastos supérfulos. Outras pessoas, aquelas que haviam comprado produtos através de empréstimo e prestações, reduziram ainda mais seus gastos, para assim poder economizar dinheiro para efetuar seus pagamentos. A súbita queda nas vendas do setor comercial americano estendeu a recessão ao setor industrial e comercial dos Estados Unidos.

As altas taxas de juros dos Estados Unidos foram um dos fatores que estenderam a Grande Depressão à Europa. Os países europeus — especialmente aqueles que utilizavam-se do padrão-ouro — para manter um câmbio fixo com os Estados Unidos, foram obrigados a aumentar drasticamente suas próprias taxas de juros, o que levou à redução de gastos por parte dos comerciantes e habitantes destes países, que levou a quedas na produção industrial destes países.

A economia dos Estados Unidos da América entrou em uma fase de grande recessão econômica que perduraria até 1933. Até este ano, a economia dos Estados Unidos somente colapsaria. Durante este período, milhares de estabelecimentos bancários, financeiros, comerciais e industriais foram fechados. Outros foram obrigados a demitir parte de seus trabalhadores e/ou a reduzir salários em geral.

Unknown disse...

Juliana Philipps. Nº21. Série: 6ªD


Conceição, gostei muito da sua postagem sobre a Industrialização brasileira, pois no livro não possui algumas dessas informações importantes.

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.

Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi o Sudeste.
Beijos :**

Anônimo disse...

Nathan Nº: 7 6ªA
Oi Conceição achei muito iumportante o conteudo que vc colocou no0 blog issso poderá me ajudar muito na hora da prova e no caso da bolsa de valores, e também sobre a industrialização de São Paulo que ela é uma região que tem maior numero de industrializaçãoem todo o Brasil pois também tem metrópole. Achei também muito importante a rtelação a queda de 1929
Beijos
Conceição

Eduardo Henrique Silva Guardiano Nº10 6ª Série C disse...

Profa Conceição, olha o que eu achei:

Conseqüências

O principal resultado da política do café-com-leite foi a transformação estrutural do federalismo no Brasil, já diferente desde sua criação, segundo estudiosos, do federalismo dos Estados Unidos da América.

Considerando-se que a definição de federalismo diz que os estados de uma federação têm de ser iguais entre si, quando há o controle da máquina estatal por dois estados, cria-se um desequilíbrio que vai contra o próprio conceito de federalismo. Havendo dois estados diferentes dos outros em termos de importância, criou-se no Brasil um pseudo federalismo, além disso altamente regionalizado. [9]

Ao manter para si a riqueza gerada pelas exportações, São Paulo, mais ainda que Minas Gerais, investiu fortemente em sua infra-estrutura e em seu próprio mercado. Criou, desta forma, um crescimento artificializado - segundo alguns analistas - ao contratar enorme dívida para manter o alto nível de exportações, São Paulo, portanto, financiava seu próprio sucesso através de empréstimos, depois pagos pelo Governo Federal por Getúlio Vargas. Sua infra-estrutura foi durante o período imensamente melhorada. O mesmo não ocorreu com outros estados, especialmente no Nordeste, ainda mais empobrecidos devido, não somente a sua falta de adaptação ao sistema capitalista do século XX, mas, também, à fraca distribuição de recursos por parte do Governo Federal. [10] Assim, passaram a fornecer migrantes para o estado de São Paulo e outros da região Sudeste.

Tudo isso somado à grande e rápida concentração populacional explica as posições de destaque que Minas Gerais e São Paulo hoje possuem entre os estados brasileiros.

Muito bom suas postagens, com imagem para facilitar.

VINICIUS disse...

conseicao gostei muito da sua postagem pois fala da industraloizacao do brazil. fala sobreOs efeitos da quebra da bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira q feis muitas mudancas q foram geradas pela Revolução de 1930 (movimento político-militar que derrubou o presidente Washington Luís q entao acabou com a República Velha, levando Getúlio Vargas para a liderancça. mudaram o eixo da política econômica, que assumiu um caráter mais nacionalista e industrialista.tambem fala sobre q ue durante o Segundo Reinado, empresários brasileiros, como Irineu Evangelista de Souza (o visconde de Mauá) e grupos estrangeiros investiram em estradas de ferro, empresas de transporte urbano e gás, bancos e seguradoras. A política econômica oficial, porém, continuava a privilegiar a agricultura exportadora. No final do século XIX e início do XX, as indústrias brasileiras, em sua maioria, não passavam de pequenas pelarias, serrarias, moinhos de trigo, fiações e fábricas de bebida e de conserva. O país importava matérias-primas, máquinas, equipamentos e grande parte dos bens de consumo

gostei muito

vinicius
numero=34
6 serie D

Anônimo disse...

Lucas anderson waltrick 6°D n°:23

Ai conçeição achei bem legal e muito interessante.



Algumas coisas da industrialização:
Várias coisas que você postou eu não sabia, mas várias eu já tinha uma noção. Além de tudo o que você disse, pesquisei um pouco mais pois adoro esses tipos de assunto. Como :
O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Durante o período colonial, pelas regras da política econômica mercantilista, não podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrópole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo português proibiu formalmente o funcionamento de fábricas na colônia, para não atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforços importantes para a industrialização aconteceram no Império.

Durante o Segundo Reinado, empresários brasileiros, como Irineu Evangelista de Souza (o visconde de Mauá) e grupos estrangeiros investiram em estradas de ferro, empresas de transporte urbano e gás, bancos e seguradoras. A política econômica oficial, porém, continuava a privilegiar a agricultura exportadora. No final do século XIX e início do XX, as indústrias brasileiras, em sua maioria, não passavam de pequenas pelarias, serrarias, moinhos de trigo, fiações e fábricas de bebida e de conserva. O país importava matérias-primas, máquinas, equipamentos e grande parte dos bens de consumo.

Os efeitos da quebra da bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira e as mudanças geradas pela Revolução de 1930 (movimento político-militar que derrubou o presidente Washington Luís e acabou com a República Velha, levando Getúlio Vargas ao poder) mudaram o eixo da política econômica, que assumiu um caráter mais nacionalista e industrialista.

As medidas concretas para a industrialização foram tomadas durante o Estado Novo. As dificuldades causadas pela Segunda Guerra Mundial ao comércio internacional favoreceram essa estratégia de substituição de importações. Em 1946 começou a operar o primeiro alto-forno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A Petrobrás foi criada em outubro de 1953.

O nacionalismo da era Vargas foi substituído pelo desenvolvimentismo do governo Juscelino Kubstischek (1956 a 1961). Atraindo o capital estrangeiro e estimulando o capital nacional com incentivos fiscais e financeiros e medidas de proteção do mercado interno, JK implantou a indústria de bens de consumo duráreis, como eletrodomésticos e veículos, com o objetivo de multiplicar o número de fábricas de peças e componentes. Ampliou os serviços de infra-estruturas, como transporte e fornecimento de energia elétrica. Com os investimentos externos e internos, estimulou a diversificação da economia nacional, aumentando a produção de máquinas e equipamentos pesados para mecanização agrícola, fabricação de fertilizantes, frigoríficos, transporte ferroviário e construção naval. No início dos anos 60 o setor industrial superou a média de crescimento dos demais setores da economia brasileira.
postagem muito interessante conceição!

Beatriz C. 6ªB 01 disse...

Adorei as postagens,concerteza irei utiliza-las muito,pois apesar de estarmos aprendendo sobre o mesmo conteúdo no livro,aqui estão escritas de uma forma mais clara e as imagens facilitam o entendimento.considerei mais importante aquilo q você mais enfatizou durantte as aulas:
-Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal não houve desenvolvimento industrial em nosso país.
-Quando Nova Iorque entrou em crise o Brasil foi obrigado a produzir aquilo que antes era importado(substituiçao da importaçao)
-Como São Paulo e Rio De Janeiro eram os dois maiores centros consumidores e possuiam varios minérios de valor em seus territórios grande parte das industrias preferiam se estabelecer nestas regiões,o que causou uma concentração de industrial.

Nícolas 6ª A, número 27 disse...

prof., adorei muito essa postagem, fiz um texto com as coisas que achei mais importante:

A industrialização brasileira começou a se desenvolver somente no século XIX. Ela começou inicialmente com o café (principal produto que sai de terras brasileiras para o exterior, na época). O café era cultivado especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passou, a partir desse momento, a ser utilizado para a produção industrial, inclusive os capitais acumulados no cultivo do café.
As conseqüências da crise foram muitas, a população tinha que ter sua renda, então novos pontos de trabalho foram surgindo. No começo se limitava à produção de produtos que utilizavam pouca tecnologia como a produção de roupas e o setor alimentício, além da produção de velas e sabão.
Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.

Adriane. 6ª C , nº 02 . disse...

- No processo de desenvolvimento da indústria brasileira , antes da abertura da economia e chegada das Indústrias multinacionais em grande quantidade , a partir dos anos 1950 , havia um conjunto de pequenas e médias indústrias que já vinham experimentando um importante desenvolvimento.
- Devido a esses acontecimentos mundiais , a industrialização de produtos para o mercado interno brasileiro tornou-se um bom negócio.
- Essa fase de industrialização ocorrida no Brasil , principalmente na região Sudeste , até os anos 1950 , ficou conhecida pela expressão INDÍSTRIAIS DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES .

Anônimo disse...

Oi conceição achei muito importante o conteudo que você colocou no blog, vai me ajudar muito, sobre a industrialização, que em São Paulo tem o mair número de industrialização e também tem metropole, espero que você coloque coisas legais como essa

Beijos

João Marcos 6A N°18

Daniela C 6ªA nº08 disse...

No processo de desenvolvimento da indústria brasileira , antes da abertura da economia e chegada das Indústrias multinacionais em grande quantidade , a partir dos anos 1950 , havia um conjunto de pequenas e médias indústrias que já vinham experimentando um importante desenvolvimento.

Gabriela Lacerda, 6ªA 12 disse...

Oiii conceição !
adorei as postagens.
algumas coisas sobre a industrialização no Brasil:
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas. Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população. Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica, eletroeletrônica.


Beeijos ;**

Anônimo disse...

ooi Conceição!
achei muito importante a parte que fala sobre a crise de 1929 :
Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi o Sudeste.
DESESPERO GERADO PELA CRISE DE 1929

Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas.No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

gabriela dos santos disse...

No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi o Sudeste.obrigada Conceição , beijos :*

Anônimo disse...

É muito legal estudar a industrialização brasileira, pois conseguimos aprender um pouco mais sobre o nosso país. A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1500 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira.

Na época do primeiro período, fazia restrição ao desenvolvimento de atividades industriais no Brasil. Apenas uma pequena indústria para consumo interno era permitida, devido às distâncias entre a metrópole e a colônia. Eram, principalmente, de fiação, calçados, vasilhames.

Na segunda metade do século XVIII algumas indústrias começaram a crescer, como a do ferro e a têxtil. Isso em Portugal porque já faziam concorrência ao comércio da corte e poderiam tornar a colônia independente financeiramente, adquirindo a possibilidade da independência política. Assim, em 5 de janeiro de 1785, D. Maria I assinou um alvará[1], extinguindo todas as manufaturas têxteis da colônia, exceto a dos panos grossos para uso dos escravos e trabalhadores.
O segundo Período tem 2 fases.
Terceiro Período (1930-1956): de "Revolução Industrial"
O outro foi marcado pela Revolução de 1930, com Getúlio Vargas, que operou uma mudança decisiva no plano da política interna, afastando do poder do estado oligarquias tradicionais que representavam os interesses agrários-comerciais. Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substituição de mão-de-obra imigrante pela nacional. Essa mão-de-obra era formada no Rio de Janeiro e São Paulo em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e movimentos migratórios de nordestinos. Vargas investiu forte na criação da infra-estrutura industrial: indústria de base e energia.
Quarto Período(1956 em diante): de "Internacionalização"
Ao final da Segunda Guerra Mundial o Brasil dispunha de grandes reservas de moeda estrangeira, divisas, fruto de ter exportado mais do que importado.

Houve um crescimento de 8,9% de 1946 a 1950.

Enquanto nas décadas anteriores houve predominância da indústria de bens de consumo, na década de 40 outros tipos de atividade industrial começam a se desenvolver como no setor de minerais, metalurgia, siderurgia, ou seja setores mais sofisticados tecnologicamente.

Em 1946 teve início a produção de aço da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Volta Redonda, que abriu perspectivas para o desenvolvimento industrial do pais, já que o aço constitui a base ou a "matriz" para vários ramos ou tipos de indústria.

Mariana Sedrez nº27 6ªD

Marina Gaya 6ªc nº22 disse...

O brasil ficou muito tempo parado em relaçao ao desenvolvimento enquanto Portugal ainda comandava o brasil.Portugal nao fazia questao que o Brasil se desnvolve-se por um certo medo de nao ter mais pra quem vender seus produtos.Enquanto isso o brasil vivia comprando mercadoria de Portugal.Após a grande crise Portugal fica quebrada junto com toda a europa e o brasil tem a chance de se desenvolver economicamente,isso só aconteceria se nao inventassem a politica do café com leite onde só paulistas e mineiros se elegiam como presidentes dando só a chance dos dois estados crescerem,Hora um hora outro.Quando os paulistanos decidirao fazer o "café puro" cometeram um erro pois ouve na verdade disputa entre politicos de outros estados e nesta decaida Getúlio Vargas(Gaúcho) entra no governo federal e da um fim nesta história.Dando inicio ao processo de industrializaçao no brasil.

Anônimo disse...

Victor Hugo Braz 6ºc nº30



O principal resultado da política do café-com-leite foi a transformação estrutural do federalismo no Brasil, já diferente desde sua criação, segundo estudiosos, do federalismo dos Estados Unidos da América.O principal resultado da política do café-com-leite foi a transformação estrutural do federalismo no Brasil, já diferente desde sua criação, segundo estudiosos, do federalismo dos Estados Unidos da América.O principal resultado da política do café-com-leite foi a transformação estrutural do federalismo no Brasil, já diferente desde sua criação, segundo estudiosos, do federalismo dos Estados Unidos da América.

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.
VLW CONSEÇAO

ikk disse...

Olá! Conceição com suas novas postagens aprendi que:
-Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal não houve desenvolvimento industrial em nosso país.
-Quando Nova Iorque entrou em crise o Brasil foi obrigado a produzir aquilo que antes era importado(substituiçao da importaçao).
-Como São Paulo e Rio De Janeiro eram os dois maiores centros consumidores e possuiam varios minérios de valor em seus territórios grande parte das industrias preferiam se estabelecer nestas regiões,o que causou uma concentração de industrial.

João Paulo nº17 6ª série D

Anônimo disse...

luiz guilherme nº21 6ªC

A industrialização brasileira começou a se desenvolver somente no século XIX. Ela começou inicialmente com o café (principal produto que sai de terras brasileiras para o exterior, na época). O café era cultivado especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passou, a partir desse momento, a ser utilizado para a produção industrial, inclusive os capitais acumulados no cultivo do café.
As conseqüências da crise foram muitas, a população tinha que ter sua renda, então novos pontos de trabalho foram surgindo. No começo se limitava à produção de produtos que utilizavam pouca tecnologia como a produção de roupas e o setor alimentício, além da produção de velas e sabão.
Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.

otavio 6ªD nº28 disse...

Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal(1500 á 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Getúlio Vargas foi quem começou o precesso de industrialização.

Anônimo disse...

JAV/6A/N:16

PARABENS CONCEIÇÃO SEU BLOG ESTÁ MUITO DIVERTIDO PARA ESTUDAR


Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.
Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados da mesma.

Juliaa disse...

oi Conceição, eu amei essa postagem,pois com ela aprendi muitas coisas que eu não havia entendido muuito bem na explicação. Soube como foi feita o Café com Leite,e concerteza com oque eu aprendi nesse blog e com essas postagens a cima, irei levar para sempre,esse aprendizado. Estou escrevendo depois mas não me importo, só quero comentar sobre sua capacidade, sua disposição, de fazer um blog como esse ! De certeza, pra muitos alunos essa sua ideia foi importante! Dar opurtunidades como essas não é qualquer professora! Beeijoos :**

Julia Guardiano 6ªC

Anônimo disse...

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.E por isso os cafeicultores quiseram investir parte dos lucros ,que conseguiram vendendo café.
Gostei muito conceição imagens muito criativas muuuuuito show adorei.
Lucas schmidt Meneghetti,6ªC,nº20.

Anônimo disse...

augusto nº 03 6ªD


Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos. Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café.Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas.

Anônimo disse...

Olá Conceição, irei escrever o que aprendi sobre a industrialização no Brasil.

->Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.
->Foi no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.
COMO OCORREI ISSO NO SÉCULO XIX?
->Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
->Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples.
QUAL ERA A MÃO DE OBRA UTILIZADA?
->A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.

Bom, foi isso o que eu considerei de mais importante.
Adorei a postagem!
Bjus Mariana Beatriz Thomsen 6ªA Nº24

Anônimo disse...

Oii, conceição , após a leitura da postagem percebi que a enquanto o Brasil foi colônia de Portugal ,não houve desenvolvimento industrial em nosso país.Pois Portugal lucrava ao vender as mercadorias para o Brasil, e assim se desenvolvia mais rapidamente. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores começaram a investir parte dos lucros de exportação no estabelecimento de industrias.Porém aconteceu que durante a 1ª guerra mundial enquanto os países guerreavam os Estados Unidos criavam muitas industrias para gerar mais lucros, mas após acabar a guerra os países estavam endividados com os EUA e não tinham como pagar então o país não vendia mais nada e as industrias começaram a fechar , e todos com passaram a se endividar, esse marco ficou conhecido como a crise econômica de 1929 , e após superado isso, anos depois estamos nós, uma geração totalmente dependente economicamente onde circulam incríveis novas tecnologias, que movem a exportação e importação no mundo inteiro.
Manuella Heusi , 6ªB, nº21 - 02/11/2010

Anônimo disse...

Conceição,

Eu li a sua postagem de 2009 e aprendi muito sobre o Brasil. Principalmente que enquanto o Brasil foi colônia de Portugal não houve desenvolvimento industrial. Eles proibiam O estabelecimento de fabricas para que consumíssemos produtos manufaturados portugueses. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial aqui. Principalmente tinham industrias em SP e RJ. Mas o processo de industrialização não ocorreu em nível nacional. A primeira região a se desenvolver foi o sudeste. Entre o final do século XIX e o inicio do século XX o café tinha grande importância na economia do pais porque era basicamente o único produto brasileiro de exportação. Um fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização de ferrovias e dos portos, antes utilizados para o transporte de café.
Enfim, adorei o blog novamente. Beijos,
Gabriela M. de Carvalho Nº9 6ªC

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Adorei essa postagem! Pois nela aprendi diversas coisas que não sabia, irei citar algumas:

. A mão de obra utilizada pelas fabricas era constituída pelos imigrantes italianos
. Foi no final do século XIX que o Brasil passou a ter desenvolvimento industrial e muitas indústrias se instalaram em São Paulo, onde tinha mais energia, mão de obra e matéria prima.
. Foi Getúlio Vargas que começou o processo de industrialização brasileira.

Foram muitas aprendizagens. Muito obrigada Conceição, por dedicar um tempo ao blog e criar hábitos nos alunos à postarem e lerem para ter rendimentos melhores nas provas,=]


Beijos , Mariana Caroline Pereira nº25- 6ªA

Unknown disse...

Oi Conceição:
La vai a resposta:
No processo de desenvolvimento da indústria brasileira , antes da abertura da economia e da chegada das Indústrias multinacionais em grande quantidade , a partir dos anos de 1950 , havia um conjunto de pequenas e médias indústrias que já vinham experimentando um importante desenvolvimento.

lucas romaniello costa nº19 6ªb

Anônimo disse...

Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.A crise de 29 ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.A primeira região a se desenvolver industrialmente foi o Sudeste. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país, por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação.Um fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização de ferrovias e dos portos, antes utilizados para o transporte de café.

Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC
Nº1

Anônimo disse...

Oi conceiçao

Gestei muito da postagem e também aprendi bastante com ela sobrte muitas coisas, como:
• Que enquanto o Brasil era colônia de Portugal, nao havia industrializaçao no Brasil
• Que começou o desenvolvimemto industrial no Brasil somente no final do século XIX
• Foi Getúlio Vargas que começou o processo de industrialização no Brasil
• Que entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país
• O café era cultivado especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais

Luiza Candido Malburg Nº20 6ªA

Anônimo disse...

Sthefany Roberta Reis N°:26 Série:6ªD

Olá Conceição,
Andei lendo o blog e percebi que várias coisas que você postou eu não sabia, mas logo lembrei de algumas. Além de tudo o que você disse, pesquisei um pouco. Como :
O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Durante o período colonial, pelas regras da política econômica mercantilista, não podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrópole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo português proibiu formalmente o funcionamento de fábricas na colônia, para não atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforços importantes para a industrialização aconteceram no Império. Etc.
Adorei esta postagem do blog para ensinar melhor o assunto.

Bjs Sthefany

Anônimo disse...

Oi Conceição!

Durante o tempo que o Brasil era colônia de Portugal não houve o desenvolvimento industrial, pois os portugueses queriam que os brasileiros consumissem os produtos dos portugueses e por isso não podiam ter estabelecimentos de fabricas no Brasil. Mesmo com a chegada da família real o Brasil continuou dependendo do exterior.

No século 19 foi quando o Brasil finalmente começou o seu desenvolvimento industrial. Muitos produtores de café passaram a investir a parte dos lucros obtidos através da exportação do café nos estabelecimento de industrias principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Vários países começaram também a se desenvolver as indústrias a partir do século 20, o inicio desse processo no Brasil aconteceu no século 30, tempos depois da crise de 29, essa crise provocou falência de muitos produtores de café por isso a produção de café entrou no fim.

A industrialização brasileira durante esse período estava junto com a produção de café. No final no século 19 e parte do século 20 o café teve muita importância para a economia do nosso pais pois era o único produto brasileiro de exportação e essa cultura era desenvolvida principalmente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas partes de Minas Gerais.
Depois da crise que atingiu os produtores de café que buscaram novas alternativas para produção desse jeito a infra-estrutura que era usada antigamente na produção de transporte do café passou a ser utilizado para a indústria e principalmente pelas capitais.
A indústria brasileira começou a se diversificar, mas limitava a produção que usava pouca tecnologia, os setores que utilizavam a indústria têxtil, alimentícios, sabão e vela.

Foram vários motivos que ajudaram para o crescimento da indústria brasileira. Os elementos principais para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais ajudou na produção de café para a industria.Eles contavam com a ajuda de vários imigrantes.
O estado realizou muitos investimentos nas indústrias principalmente na infra-estrutura como ferrovias, rodovias, portos energia elétrica e outros
Depois da segunda guerra mundial a Europa não tinha muitas condições de exportar produtos porque todo o continente estava destruído por isso o Brasil teve que adicionar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.

Anne Caroline Selbmann nº 2 6ª D

Anônimo disse...

Oi conceição.

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos. Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café.Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentícios, além de fábricas de sabão e velas.

Nome:Rafael
N°:23
Série:6ªD

Anônimo disse...

Oi conceição !

Eu acho esse nosso capítulo muito interessante porque enquanto o Brasil era colônia de Portugal (1500 á 1822) não tinha desenvolvimento industrial no nosso pais. O começo só fgoi no século XIX.
No finila do século XIX e as primeiras décadas do século XX, foi uma data muito importante para o café que exerceu uma grande economia do Brasil. As ferrovias foram muito importante para o desenvolvimento industrial.

Nome: Felipe
Série: 6ªA
N: 3

Unknown disse...

Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.A crise de 29 ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.A primeira região a se desenvolver industrialmente foi o Sudeste. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país, por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação.Um fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização de ferrovias e dos portos, antes utilizados para o transporte de café.

Thaianny_6ªC_nº28

Anônimo disse...

O que entendi foi que somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil e que A mão-de-obra utilizada nas fábricas era, na maioria era formada por imigrantes italianos.
E que depois disso diversos países iniciaram o processo de industrialização efetiva .. por conta disso começou a falência de muitos produtores de café.com isso, a produção cafeeira entrou em declínio
o café fazia uma grande diferença na economia do país, até por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação, outros países que acompanharam o Brasil na predução do café foram o Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Após uma grande crise os produtores de café ficaram desempregados e tiveram que ir em busca de novas alternativas de emprego
FATORES IMPORTANTES PARA A NOSSA INDUSTRIALIZAÇÃO
Alguns fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira foram
crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café depois da migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.

utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, que passaram a fazer parte do setor industrial. outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo, italianos, que antes trabalhavam na produção do café.

Jade Dutra Araújo Giacobbo Pereira 6°A n° 13

Anônimo disse...

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Durante o período colonial, pelas regras da política econômica mercantilista, não podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrópole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo português proibiu formalmente o funcionamento de fábricas na colônia, para não atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforços importantes para a industrialização aconteceram no Império.

Fernada nº 07 2ªB

Anônimo disse...

Nome: Thaynara Caroline Nº30 - 2ºB EM

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.Também teve várias crises, como por exemplo a crise do café, que levou a falência de muitos produtores de café, a crise 29 e até a crise da "superprodução".
O Brasil se tornou independente politicamente, quando aconteceu a primeira guerra mundial, a Inglaterra que foi a 1ª a se industrializar, ficou impedida de produzir e quem aproveitou o momento foi os EUA, que começou a substituir a Inglaterra, produzindo mais e exportando cada vez mais.
Quuando a guerra terminou, houve uma grande crise, a da bolsa de valores (crise de 29). Ela começou nos EUA, onde os outros países começaram a se desenvolver e utomaticamente os Estados Unidos (que era uma grande potência) foi perdendo as indústrias, o lucro e ações, aumentando o desemprego.

Anônimo disse...

1- A Primeira Guerra Mundial foi um conflito entre as potencias europeias que, por necessidade de matérias-primas, mercado consumidor, e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo. Elas então expandiram seus interesses capitalistas, principalmente pela Ásia e África. A partilha dos dois continentes entre os países europeus desencadeou muitos conflitos, pois enquanto a França e Inglaterra ficaram com grandes territórios e com muitos recursos para explorar, a Alemanha e Italia tinha que se “contentar” com os territórios de pouco valor.

2- O mapa da África em 1914 mostrava os limites territoriais estabelecidos pela expansão europeia, podendo assim identificar claramente que praticamente a África toda pertencia aos países europeus. No mapa atual, o que se pode perceber é a independência econômica e politica que hoje possuem. Após a Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos na politica e na economia. Com essa decadência das nações, surgiu então a luta pela independência dos países africanos.

3- A guerra fez com que a produção industrial no mundo diminuísse principalmente na Europa que foi afetada pela guerra. Mas nesse mesmo período, a produção industrial norte-americana teve um grande aumento. No contexto da guerra, produções de segundas necessidades, como o café, tornaram-se produtos de consumo secundário na economia europeia.

4- A) A economia norte-americana estava em um ótimo desenvolvimento econômico, até que começou a aparecer dificuldades. Uma delas foi o aumento da produção que não conseguia acompanhar o aumento de salário, além das maquinas substituírem trabalhadores desencadeando vários desempregados. Outro principal motivo foi a recuperação econômica dos países europeus, que com a suas recuperações reduziram drasticamente suas compras de produtos.
B) Diante da produção que não parava e a falta de consumidores houve uma crise de superprodução. Devido a isso a Bolsa de Nova York (um dos maiores centros capitalistas da época) despencou seus preços. Com isso do dia para noite milhares de indústrias, bancos e empresas foram a falência. Abalados pela crise, os EUA reduziram a compra de produtos, e um exemplo disso foi o Brasil, que tinha os EUA como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil. Na Europa, o gasto com café (que era comprador dos EUA) não podia mais continuar, foi ai então que surgiu o chá como principal bebida europeia.

5- O processo de substituição por importação se caracteriza pela ideia de “construção nacional”, ou seja, alcançar o desenvolvimento com base na industrialização, de forma que supere as restrições externas e a tendência á especialização na exportação dos produtos primários.

Mariê Ananda de Oliveira - nº22
2ºA

Anônimo disse...

Anna Karoline nº03 (2ºA)
1- A primeira guerra mundial foi um conflito entre as potencias européias que por necessidade de matérias primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo.
2-Houve uma grande expansão européia no continente africano, por volta de 1914, onde observamos que Grã-Bretanha, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália foram umas das potencias européias que dominaram territorialmente o continente africano, pois estavam em busca de matérias primas, no qual atualmente já não acontece o mesmo.
3-No Brasil antes da primeira guerra mundial nossa maior produção era de café, logo com a guerra tornaram-se produtos de consumo secundário na economia européia, um dos nossos principais consumidores até então, com isso nossa exportação de café diminuiu muito, comprometendo a base da economia nacional. Com isso, parte do capital investido na produção industrial, passou a ser substituído, por gêneros de primeira necessidade, tais como alimentos, matérias de higiene, etc.
4-A crise do de 1929 foi à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque que foi quando o capital diminui e quem era rico, acabou ficando ‘pobre’.
A) Existe dois fatores nas quais se destacam para determinar a crise de 1929, que foram: O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desempregoe e também a recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
B)No Brasil ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Na Europa teve uma queda quase insustentável e com reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro e, nos Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
5-Na pratica essa substituição de importação leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Anônimo disse...

1-A disputa por mercado criou rivalidade entre os países imperialistas, gerando focos de tensão.O início da guerra ocorreu devido ao assassinato, em 28 de julho de 1914, do herdeiro ao trono Austríaco, Francisco Ferdinando e sua esposa, o autor dos tiros foi um estudante do movimento jovem Bósnia.Enfim, em 28 de julho de 1914, a Áustria declarou guerra a Sérvia eclodindo a Primeira Guerra Mundial.

2-Na época parecia que a África era um território completamente dominado pelos europeus, contudo agora demonstra que é independente em varios fatores.

3-Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial , o Brasil, cuja economia estava voltada para o mercado externo, sofreu imediatamente suas conseqüências. Não só porque, a partir de 1917, participou diretamente do conflito, mas sobretudo porque a guerra desorganizou o mercado internacional, trazendo novas dificuldades para a exportação do café, que outra vez teve o seu preço em declínio.Essa nova situação determinou a segunda valorização do café.

4-
a) A economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

b) O Brasil, tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil.

5-Substituição de importações é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.


João Pedro n° 15 2ªA

Anônimo disse...

Daniela Ramos N° 06 2°B

1- A Primeira Guerra Mundial foi o conflito das potencias européias, que os fatores desencadeados foram à necessidade de matéria prima, mercado consumidor, e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo. Também, Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados.

2- A África em 1914 pertencia praticamente aos países europeus, como mostra o mapa de 1914, que naquela época a busca de matéria prima era muito maior que atualmente. Já hoje em dia, a situação é outra como pode-se perceber, sendo que o interesse naquela época também era outro.

3- O café era a maior produção até então. Com a vinda da Primeira Guerra Mundial tornou-se ele produto de consumo secundário. Com o fator de que o café ficou em consumo secundário, a exportação veio a diminuir e junto a economia do país.

4- A crise de 29 foi a quebra, rompimento da bolsa de valores de Nova Iorque. A crise fez com que os EUA importassem menos de outros países, como conseqüência os outros países que exportavam para os EUA, agora estavam com as mercadorias encalhadas e, automaticamente, entravam junto na crise.

A- “Os Estados Unidos produziam uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Os preços das mercadorias despencavam e mesmo assim, não encontravam consumidores. A queda no comércio interno ocorreu porque os trabalhadores, que eram boa parte da população, recebiam baixos salários e não tinham recursos para comprar muitos produtos.”
“Os industriais perceberam então, a necessidade de reduzir o ritmo da produção. Para isso precisavam demitir milhões de trabalhadores. No decorrer da crise, o número de desempregados nos Estados Unidos atingiu mais de 15 milhões de pessoas.”

B- Na Europa, os americanos retiraram o dinheiro emprestado, provocando; falências em bancos; falências em empresas; aumento do número de desempregados. Já no Brasil, O Café era o principal produto de exportação brasileiro, e os Estados Unidos, o nosso principal comprador. Por causa da crise, os Estados Unidos diminuíram suas compras de café, provocando o aumento dos estoques do produto no Brasil.

5- Substituição de importação é o processo que leva o aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações. O processo de substituição de importações, quando fruto de política econômica, é geralmente obtido por controle de taxas de importação

Maria Fernanda disse...

Maria Fernanda Espíndola nº21_2ºA
1-Conflito entre potencias européias que,por necessidade de matérias-prima,de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial,disputam entre si novos mercados no mundo.Sendo que os Estados Unidos
2-Em 1914 representava a expansão dos interesses europeus no continente.
Hoje em dia a Africa já tem sua própria independência.
3-A economia brasileira estava associada ao contexto econômico e político mundial,ou seja,o Brasil começo a exportar os seus produtos,sendo que antes ele importava.
Começou a exporta matérias-primas,café,entre outros.E também começou a substituir os produtos importador.
4-Foi o ano em que os Estados Unidos foram abalados por uma grave crise econômica que repercutiu no mundo inteiro.
A)Os Estados Unidos produziam uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores.Eles abaixavam o preço,e mesmo assim,não encontravam consumidores.Com isso tiveram que demitir mais de 15 milhoes de pessoasB)Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram.
5-É o que leva o aumento da produção interna de um pais e a diminuição das suas importações

Unknown disse...

Helena 2º C (7)
Podemos dizer que o brasil começou o processo um pouco tarde,apenas no final do seculo XIX. A partir dai, as pessoas começaram a dirigir seus lucors com os negocios antigos em industrias, para que houvesse maios movimentaçao. Desde a industrializaçao as cidades de Sao Paulo e Rio de Janeiro tinham um ponto mais alto.
E com o comando de Vargas, o brasil teve um grande impulso, previligiando as industrias nacionais, para que nos nao tornacemos independentes da ajuda externa.
Contudo,se pararmos hoje podemos ver a evoluçao de nosso pais desde os tempos de antigamente. E agora tendo algumas industrias que tambem exportam para outros paises.

Unknown disse...

Camila 2ºC (2)
A industrialização brasileira começou a se desenvolver somente no século XIX. Ela começou inicialmente com o café (principal produto que sai de terras brasileiras para o exterior, na época). O café era cultivado especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Com a crise que atingiu diretamente os cafeicultores ocorreu diversas conseqüências, a população tinha que ter sua renda, então novos pontos de trabalho foram surgindo. No começo se limitava à produção de produtos que utilizavam pouca tecnologia como a produção de roupas e o setor alimentício, além da produção de velas e sabão.
Mais tarde, durante a segunda guerra mundial foi a vez do Brasil “cultivar” sua área industrial, realizar a famosa industrialização por substituição de importação. Já que a Europa não tinha mais condições de exportar, pois todo o continente estava devastada pelo confronto armado. Assim induzindo com que o Brasil crescesse.

gustavo laurentino disse...

1-Conflito na primeira guerra mundial entre potencias européias que,por necessidade de matérias-prima,de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial,disputam entre si novos mercados no mundo.
2-O mapa da África em 1914 mostrava os limites territoriais estabelecidos pela expansão européia, podendo assim identificar claramente que praticamente a África toda pertencia aos países europeus. No mapa atual, o que se pode perceber é a independência econômica e política que hoje possuem. Após a Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos na política e na economia. Com essa decadência das nações, surgiu então a luta pela independência dos países africanos.
3-No Brasil antes da primeira guerra mundial a maior produção era de café, logo com a guerra tornaram-se produtos secundários na economia européia, um dos nossos principais consumidores, com isso nossa exportação de café diminuiu muito, comprometendo a base da economia nacional. Com isso, parte do capital investido na produção industrial, passou a ser substituído, por gêneros de primeira necessidade, tais como materiais de higiene, limpeza, alimento etc.
4-A crise do de 1929 foi à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque e quem era rico, acabou ficando ‘pobre’.
a-Os Estados Unidos produziam uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Os preços das mercadorias despencavam e mesmo assim, não encontravam consumidores. A queda no comércio interno ocorreu porque os trabalhadores, que eram boa parte da população, recebiam baixos salários e não tinham recursos para comprar muitos produtos enfim, tiveram que demitir 15 milhões de trabalhadores.
b-Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram, um prejudicado pela crise(estados unidos) e a outra(Brasil) pela forçada diminuição do valor do café prejudicando a economia do Brasil e assim aumentando o estoque .]
5-Substituição de importações é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações, é geralmente obtido por controle de taxas de importação quando é fruto de política econômica.

Anônimo disse...

Caroline Volpi Provesi,n°04 - 2°A.

1-A primeira guerra mundial foi uma disputa por necessidade de matérias primas, de reprodução do próprio capital industrial e de mercado consumidor;, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo. Foi um conflito ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

2-O mapa da África em 1914 mostra que praticamente toda a África pertencia aos países europeus. O mapa atual mostra a independência econômica e politica que hoje possuem. Depois da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos. Com essa decadência das nações, surgiu então a luta pela independência dos países africanos.

3- Antes da primeira guerra mundial a maior produção no Brasil era de café, depois da guerra o café se tornou produto de consumo secundário, com isso a exportação de café diminuiu muito, comprometendo a base da economia nacional. Com isso, o Brasil teve que substituir o café por gêneros de primeira necessidade, tais como alimentos, matérias de higiene, etc.


4- a) Dois fatores se destacam para determinar a crise de 1929: O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. A mecanização gerou muito desemprego e também a recuperação dos países europeus.

b)No Brasil levou a falência muitos produtores de café. Na Europa teve uma queda quase insustentável com reflexos negativos nas bolsas de valores, que motivou a desvalorização das ações do mercado financeiro. Nos Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.

5- Leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Anônimo disse...

Felipe Salazar nº5 2A

1-QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL?
A primeira guerra mundial foi um conflito entre as potências européias que, por necessidade de matéria-prima, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo

2-OBSERVE UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO DE 1914 E UM ATUAL, EXPLIQUE AS DIFERENÇAS EXISTENTES NOS DOIS MOMENTOS?
O continente africano em 1914 era dominado pelos europeus, e principalmente pelos franceses. Hoje em dia, Africa é um pais independente, com suas culturas etc.
3-QUAIS AS RELAÇÕES QUE PODEMOS ESTABELECER ENTRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E O ESPAÇO BRASILEIRO ?
A primeira guerra mundial, possibilitou a industrialização de alguns países, como a do Brasil. Com a guerra, a economia do Brasil baixou vigorosamente, pois seu principal lucro era na exportação do café para a europa, mas para os europeus o café ficou de segunda necessidade, e assim o Brasil parte do capital empregado na produção do café passou a ser investido na produção industrial.
4- EXPLIQUE SOBRE A CRISE DE 1929:
A) FATORES DETERMINANTES PARA A CRISE:
A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
B)CONSEQUÊNCIAS PARA A EUROPA, ESTADOS UNIDOS E BRASIL:
Com a crise nos EUA teve superprodução, pois nas industrias, e na agricultura, estavam produzindo muito, e as industrias foram obrigadas a produzir menos, ou faliam, e os agricultores perdiam terras.
No Brasil a economia agro-exportadora que dependia das potenciais do mundo, também sofreu uma crise finaceira e produtiva, com a crise de 1929, mas isso ajudou o Brasil a se industrializar mais, pois teve q investir mais no mercado interno.
5-O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA A SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO?
Substituição de importações, em economia, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas exportações.

Anônimo disse...

1- A disputa entre si pelo controle de novos mercados no mundo gerou conflito entre as potencias européias que necessitavam de matéria prima, mercado consumidor, e de reprodução do próprio capital industrial.
2- Por volta de 1914 o continente africano foi domado por países europeus, e vendo o mapa percebemos que a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália foram as potencias européias que mais tomaram conta do continente africano, pois estavam a procura de matéria prima.
3- Na época o Brasil era um grande produtor de café, porém com a guerra o café já não era um produto que trazia lucros então o Brasil passou a utilizar o comercio interno, deixando um pouco de lado a exportação, investindo mais em produtos de primeira necessidade.
4-
A- A economia norte-americana passou por sérias dificuldades. Os principais motivos que acarretaram a crise foram: O aumento de produção não acompanhou o aumento de salários, e ainda a mecanização acabou gerando muito desemprego. E a recuperação econômica dos países europeus que eram compradores dos Estados Unidos, mas reduziram isso devido à recuperação de suas economias.
B- O Brasil vendia seu café para os Estados unidos, mas devido à crise, o preço do café abaixou e muito, assim havendo uma superprodução sem vendas, tornando vários trabalhadores desempregados no Brasil.
5- Substituição de importação é quando o país diminui suas importações e se concentra mais na produção interna.
Franklin 2ºA 06

Anônimo disse...

1- Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, para os países europeus. A primeira guerra mundial foi um conflito entre as potencias européias que necessitavam de matérias primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputavam entre si o controle de novos mercados no mundo.
2- Houve uma grande expansão européia no continente africano, em 914, onde Grã-Bretanha, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália foram potencias européias que dominaram territorialmente o continente africano, pois buscavam matérias primas, no qual atualmente já não acontece o mesmo.
3- No Brasil, antes da primeira guerra mundial nossa maior produção era de café, logo com a guerra tornaram-se produtos de consumo secundário na economia européia, um dos nossos principais consumidores até então, com isso nossa exportação de café diminuiu muito, comprometendo a base da economia nacional. Com isso, parte do capital investido na produção industrial, passou a ser substituído, por gêneros de primeira necessidade, tais como alimentos, matérias de higiene.
4- Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações, por isso o motivo da crise foi à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, quem era rico, acabou ficando ‘pobre’.
A) O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desempregos e também a recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
B) No Brasil ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Na Europa teve uma queda quase insustentável e com reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro e, nos Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
5- Na pratica essa substituição de importação leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

VITOR REISER (28) 2C

Unknown disse...

Gabriel Munhoz Garbe numero: 7
segundo ano A

1- A primeira guerra mundial foi o conflito entre as grandes potencias europeias por materia prima. Lutavam tambem pelo controle dos novos mercados mundiais

2- Ela era totalmente dominada pelos paises da europa, que buscavam materia prima na regiao. Hoje os paises ja sao independentes.

3- Com a chegada da primeira guerra mundial, o café, que era o produto de maior produçao no Brasil, passa a ter menos importancia para os seus compradores. Isso faz com que o Brasil comece a investir mais em outros produtos alem do café.

4
A- Apos a primeira guerra mundial os EUA estavam no seu auge. Isso começa a mudar quando a sua produçao nao acompanhou os aumentos de salario. Outro fator determinante foi os paises da europa se reergueram. Apos a guerra eles estavam quebrados e tiveram que importar produtodos.
B- Os EUA reduziram as suas importaçoes e suspenderam os imprestimos para outros paises. No Brasil o preço do café despencou e houve superproduçao, o que deixou muitos desempregados. Na Europa a bolsa despencou, isso fez as economias do pais cairem muito.

5- Diminuiçao da importaçoes e aumento da produçao interna.

Anônimo disse...

1- Disputas territoriais (coloniais), novas armas, frutos de desenvolvimento industrial, disputa por novos mercados e fontes de matéria-prima, cultura, economia e alianças.
2- Houve muitos acordos, trocas e negociações, para que a África ficasse tão dividida como esta atualmente.
3- A primeira guerra estava relacionada com o comercio, e a economia de cada país, enquanto nosso Brasil exportava café e crescia com seus centros urbanos. Ambos querendo mão-de-obra barata, matéria-prima e é claro comercializar seus produtos para a obtenção de lucros.
4- A) Crise econômica, aumento das produções e diminuição de consumo, negociar ações, dependência e a necessidade de diversificação de investimento.
B) Europa e EUA: Como se voltaram para o mercado interno, estavam produzindo mais e consumindo pouco, pois era período pós-guerra então todos estavam reestruturando economicamente, para futuramente ter bons lucros e boas produções. Quando se deram conta que era muita produção e pouco consumo e pouco lucro, começaram a vender e a negociar suas ações. Assim prejudicando o Brasil que exportava café para os mesmos. Mas como o EUA e a Europa estavam “quebrados” não iriam comprar, iriam apenas “focar” nas suas produções.
5- É a passagem de uma economia primária exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado, ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Gabriela Benedet, 09 , 2B EM

Anônimo disse...

Pedro Heineberg Muller, 27 - 2A
1-QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL?
A primeira grande guerra mundial foi causada por disputas entre as grandes potências da Europa por novos territórios, matéria prima, mercado consumidor, reprodução do capital industrial e de novos mercados mundiais.
2-OBSERVE UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO DE 1914 E UM ATUAL, EXPLIQUE AS DIFERENÇAS EXISTENTES NOS DOIS MOMENTOS?
Em 1914 a áfrica era dominada pelas potencias européias daquela época, França, Espanha, Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha e Itália que tinham algumas de suas colônias ali localizadas, em território africano. Hoje os países da áfrica são independentes e com divisão política diferente.
3-QUAIS AS RELAÇÕES QUE PODEMOS ESTABELECER ENTRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E O ESPAÇO BRASILEIRO?
A primeira guerra mundial possibilitou a industrialização de alguns países, como a do Brasil. Com a guerra, a economia do Brasil baixou vigorosamente, pois seu principal lucro era na exportação do café para a Europa, mas para os europeus o café ficou como segunda necessidade, e assim parte do capital empregado na produção do café passou a ser investido na produção industrial.
4- EXPLIQUE SOBRE A CRISE DE 1929:
A) FATORES DETERMINANTES PARA A:
A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram principais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas economias.
B) CONSEQUÊNCIAS PARA A EUROPA, ESTADOS UNIDOS E BRASIL:
A primeira guerra fez com que vários países aumentassem sua capacidade de produção industrial. Quando ela terminou os EUA não diminuíram seu ritmo de produção, assim o mercado consumidor interno e externo não suportou a quantidade de produção, fazendo com que as fábricas aumentassem demais seus estoques e não conseguissem vender o produto, com isso os lucros tenderam a diminuir para as indústrias fazendo com que elas falissem ou quase e suas ações perdessem valor. Desesperados os portadores de suas ações queriam vende-las, mas o único problema é que ninguém queria comprá-las.
O Brasil grande exportador de café sofreu com a crise, pois os EUA e a Europa não queriam mais comprar seu produto chave da economia, o café. Fazendo com que fazendeiros tivessem ate que queimar suas plantações.
5-O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA A SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO?
Foi a substituição da importação de produtos industrializados europeus, pela própria incrementação do parque industrial brasileiro, principalmente da região sudeste.

Anônimo disse...

1-Novos mercados mundiais, matéria prima, disputa de território, economia.

2-Antes a Africa era dominada pelos países europeus, e atualmente é um país independente.

3-O café que era o produto de maior valorizaçao brasileira, deixa de ser tao valorizado, fazendo com que o Brasil busque outros protudos além do café, para serem cultivados.

4A)Quando a guerra acaba, os países que participavam dela, pararam de adquirir produtos que viam dos EUA, por questao financeira, nisso os EUA perde lucro, pois para de produzir.

4B)Os EUA reduziram as suas importaçoes, assim suspendendo os imprestimos para outros paises. No Brasil o preço do café decaiu,e deixou muitos desempregados. Na Europa a bolsa caiu, mudando as economias do país.

5) Essa substituição faz com que haja aumento da produção interna do país e a diminuição de suas importações.


Ana Carolina (03) 2BEM

Anônimo disse...

Guilherme Janssens Akrouch 2ºA (09)


1- A primeira guerra mundial foi um conflito entre potências européias, que disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo, em busca de matérias primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial.

2- Com essa busca desenfreada de matéria prima, essas potências européias dominaram territorialmente o continente africano, por volta de 1914. Hoje em dia isso não acontece mais.
3- Bom, hoje em dia, o Brasil é o maior produtor de café no mundo. Antes de 1914, o Brasil também era um grande produtor de café. Com a Primeira Guerra mundial, o café passou a ser considerado um produto secundário, e muitas nações “cortaram” a compra do café do Brasil, o que abalou a economia do país. Com isso, parte do capital investido na produção industrial foi substituído para o uso de importações de gêneros de primeira necessidade (higiene, alimento, etc).

4-
A) A economia norte-americana começou a encontrar serias dificuldades, entre elas:
- O aumento de produção que não conseguiu acompanhar o aumento de salário.
- A recuperação pós guerra das potencias européias, que com isso reduziram drasticamente as importações norte-americanas.
B) Com a produção que não parava e a falta de consumidores houve uma crise de superprodução. Devido a isso a Bolsa de Nova York. Com isso do dia para noite milhares de indústrias, bancos e empresas foram a falência. Com essa crise, os EUA reduziram a compra de produtos de outros países. E já que o Brasil era o principal fornecedor de café para os EUA, o preço do café despencou, e houve um grande numero de desempregados no Brasil. A Europa que comprava o café dos EUA, também não teve mais como comprar.




5- Substituição de importações é um processo que faz com que o país aumente sua produção interna, e diminui a quantidade de importações.

Anônimo disse...

1- A origem dessa rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha foi a competição industrial e comercial. Alemanha passou a pressionar para que houvesse uma nova repartição do mundo colonial. A Inglaterra, por sua, vez, mostrava disposição em manter suas conquistas a qualquer custo.
2- Antigamente países europeus procuravam matéria prima,o continente Africano foi tomado por eles,atualmente a África é independente.
3- Com a guerra a industrialização dos países aumentou,a Europa queria uma grande quantidade de café,com isso a produção e a exportação brasileira cresceu cada vez mais.
4- A) Principais fatores: a Europa deixou de comprar,as empresas ficaram desvalorizadas,a super produção dos EUA,e a queda do preço das ações.
B) Os Estados Unidos reduziu suas importações .O preço do café caiu no Brasil,havendo muitos desempregados. Na Europa a bolsa despencou, caindo a economia de muitos países.
5- Processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Maria Julia dos Santos- 22 2°B

Anônimo disse...

Vivian 2A EM nº31
Havia muito interesse dos países da Europa, na África,pois ja se conhecia seu grande potencial de minérios e principalmente petróleo. Havia também o início da indústria bélica, o que possibilitou cogitar guerras, por fim, Francisco Ferdinando, príncipe austro-húngaro foi morto. Eis o estopim da primeira guerra
Em 1914, o continente africano foi dominado e colonizado pelos países Europeus, sendo na sua totalidade "terras colonizadas". Hoje, ja como continente independente, a áfrica tem seus próprios países e ja não sofre mais a dependência.
Foi na época da primeira guerra mundial que o Brasil aprendeu a se desenvolver, como a exportação estava complicada pois todos estavam voltados para a indústria bélica, nossa país começou a se "coçar" e investiu na industrialização, que gerou mais lucros e giro de capital. Foi também uma boa oportunidade para o Estado "tentar alcançar" os outros países ja ha muito industrializados. Pois a ideologia de desenvolvimento estava truncada, com as atenções viradas para a guerra.
4- EXPLIQUE SOBRE A CRISE DE 1929:
A) FATORES DETERMINANTES PARA A CRISE:
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias.http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm
A citação é perfeita para a pergunta, a crise de 29 foi uma consequuência da recuperação européia. Com uma larga produção e grande pretensão os EUA estavam confiantes de sua necessidade para o mundo econômico, mas como a europa não é de ficar para trás, sua recuperação foi rápida, e a independência veio logo, o que quebrou a "pose" dos EUA.
Os EUA ficaram completamente quebrados, com cerca de 30% de desempregos em todo o país. Os investimentos em bolsas norte americanas passaram a ser incertos e as empresas ja não mais lucravam.
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira. (mesmo site citado acima.) Interessante analisar que uma crise posas beneficiar alguém, mas como tudo tem os dois lados, a crise de 29 ajudou o Brasil a sair daquele pensamento medíocre, e o desenvolveu por livre e espontânea pressão. Quanta a europa, a crise certamente a atingiu pois ela também comercializava com os EUA.
Significa parar de comprar e passar a produzir o que antes se comprava, expandindo assim o parque industrial. Isso também ocorreu com o Brasil após a segunda guerra.

Anônimo disse...

1-A partilha das terras da África (principalmente) e Ásia, no século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor; as nações européias passaram a investir na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo com que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado; a concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas.
2-O mapa da África em 1914 era partilhado entre as nações européias, que como suas metrópoles exploravam e retiravam matéria prima de seus territórios.
3-Durante o período da primeira guerra o Brasil só exportava um produto, o café. Como este não era essencial, suas exportações diminuíram com o conflito. Logo depois de Getulio Vargas ser eleito, o processo de industrialização começou no Brasil.
4-A-Dois fatores foram determinantes: O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários e a recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas. B- Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. O Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café, com a crise, viu o preço despencar e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil. A rápida propagação da crise à Europa deveu-se, sobretudo à retirada de capitais, uma vez que, os bancos americanos faziam importantes investimentos na Europa e, além disso, concediam importantes empréstimos.
5-Substituição de importação é a passagem de uma economia primária exportadora para exportadora de produtos com maior valor agregado,ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Matheus Puff 2°B N°24

Victor Santos nº:31 2ºB disse...

1-
->Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a
produção de suas fábricas. Tal concorrência era particularmente acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.
-> Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso
da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.
-> Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão
popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do
Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.

2-
O continente africano em 1914 abrigava um grande quantide de países europeus que tinham seus "pedaços" de terra no
continente africano. Naquela época a busca por mão-de-obra barata e matéria-prima era essencial para a escolha do território
Por isso os países com mais poder tinha suas colônias na Africa.
E nos dias de hoje, o continente africano se tornou independente, tendo sua própria economia, política, etc...
3-
O brasil era um grande produtor de café naquela época, e no fim da primeira guerra mundial, o Brasil teve grandes chances
de começar a sua industrialização mas foram passos pequenos, o que fez com o os Estados Unidos se indutralizasse antes do
Brasil. Após isso o café se tornou produto secundário para os países consumidores, por consequencia as vendas e exportações
do produto caíram e junto com eles também caiu a economia brasileira.
4-
A)-> Super produção dos Estados Unidos
-> Europa deixa de comprar dos Estado Unidos
-> Queda no preço das ações
-> Empresas desvalorizadas
-> Investidores querem vender suas ações (lei da oferta e da procura).
B)No Brasil houve a quebra de produtores de café, e queda do preço.Nos Estados Unidos aconteceu a redução de compra de produtos estrangeiros, e suspenderam empréstimos a outros países. A Europa teve desvalorização das ações do mercado financeiro.
5-
Significa a passagem de uma economia primário exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado


Victor Santos nº.:31 2ºB

Anônimo disse...

Valdir Tomasi 2º A Nº 30

Em busca de novos territórios, matéria prima, mercado consumidor e reprodução do capital industrial, as grandes potencias da Europa entraram em grande conflito gerando assim a primeira guerra mundial.

A diferença é que em 1914 a áfrica era colonizada e explorada por países como Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Itália e hoje o mesmo se encontra independente desses países .

Com a guerra, a economia do Brasil baixou muito, pois seu principal lucro era na exportação do café para a Europa, mas o mesmo não necessitava de café para imediato, assim o Brasil passou a investir na produção industrial.
O fator principal para a crise de 1929 foi que com a Europa já reerguida, não precisaria importar produtos em larga escala do EUA, assim quebrando varias fabricas e desestabilizando a economia norte americana, pois o mesmo não teria consumidor para suprir sua produção.
Como conseqüência, o EUA “quebrou “, a Europa se reergueu e o Brasil teve que investir mais no mercado interno, devido a dependência aos produtos produzidos no EUA.

Substituição de importações é o processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas exportações.

Giuliana Cesário n°08 (2°A) disse...

A primeira Guerra Mundial foi um conflito entre as potências européias que, por necessidade de matérias-primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados do mundo.
No mapa, podemos identificar os limites territoriais estabelecidos pela expansão européia no continente africano, onde representa os limites territoriais estabelecidos pela expansão dos interesses europeus no continente, a África pertencia praticamente aos países europeus, por volta de 1914. Observamos também que a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália são as potências européias que dominaram territorialmente o continente africano. Hoje em dia a África mostra a independência econômica e política.
Podemos estabelece a relação, que tanto na Primeira Guerra Mundial, quanto o espaço brasileiro, foram fatores que contribuíram para a Crise da Bolsa de Nova Iorque, e o enfraquecimento da economia agrária, onde ouve desvios dos investimentos da produção cafeeira para outros setores produtivos, diversificando a produção agrícola e simultaneamente, atraindo capital para setores industriais.
Crise de 1929 ou a “Grande Depressão”. No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise: O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego. - A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas economias. Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de superprodução. Os agricultores, para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras. As indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise. A crise naturalmente chegou ao mercado de ações. Os preços dos papéis na Bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash (quebra). Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego.
Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil. Sendo escolhido assim, o Sudeste pelos seus ótimos fatores industriais.
Substituição de importação é a passagem de uma economia primário exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado, ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Anônimo disse...

1. A Primeira Guerra Mundial foi um conflito entre as potencias europeias que, por necessidade de matérias-primas, mercado consumidor, e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo. Foi um conflito ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

2.Na época a África era um território TOTALMENTE dominado pelos europeus, e agora podemos perceber que é independente em varios fatores.


3. Antigamente no Brasil a primeira guerra mundial era maior produtora de café, logo com a guerra tornaram-se produtos de consumo secundário na economia européia, um dos nossos principais consumidores até então, com isso nossa exportação de café diminuiu muito, comprometendo a base da economia nacional.





4 A) Super produção dos Estados Unidos. A recuperação logo após a guerra das potencias européias, que reduziram as importações norte-americanas.
B)Estados Unidos reduziu a compra de produtos estrangeiros e suspendeu os empréstimos a outros países,tendo uma então, crise mundial. No Brasil o preço do café caiu deixando assim vários desempregados.

5 É quando um certo país diminui as suas importações e se fixa bem mais na produção interna.
Natália 2''B''- EM / N:27

Anônimo disse...

Adriano 2ºB n°: 1
1-Descontentamento italo-germânico com os territórios de baixo valor, pois França e Inglaterra e França ficaram com grandes recursos em seus grandes territórios; investimento em poder bélico dos países da Europa, pois as nações estavam inseguras com um possível conflito; busca desenfreada para obter matérias primas e consumidores e a questão do nacionalismo.
2-Os países colonizadores a maioria dos casos tem a língua oficial do país exceto por algumas exceções como: RD do Congo tem a língua oficial belga, outras diferenças são alguns países que hoje não pertencem à África, localizados atualmente na Ásia.
3-O Brasil depois da guerra mundial começou a utilizar produtos nacionais dando importância a seus produtos, houve na época exportação do café dificultada no Brasil, mas depois houve o início da industrializada.
4A-Queda da bolsa de valores em quebrou-se vários bancos,norte-americanos passaram fome dentre outros acontecimentos, mercado livre; diminui o consumo e houve uma super produção agrícola.
4B-para os americanos houve bancos fechando, estado-unidenses passando fome dentre outros, para os brasileiros começou o processo de industrialização,a Europa estava”destruída “ e iniciou a beber chá ao invés de café pois o café estava caro para eles.
5- Substituições de importações, em economia, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações

Anônimo disse...

1- A primeira guerra mundial foi um conflito entre as potências européias que, por necessidade de matéria-prima,
de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo.

2- O continente africano era totalmente dominado por países europeus, que buscavam por matéria prima na região, o que não acontece mais
hoje, onde todos os países são independentes.

3- O Brasil era um grande produtor de café naquela época, e logo após a primeira guerra mundial o país teve a chance de começar sua
industrialização, mas os Estados Unidos foram mais rápidos e consequentemente o café passou a ser um produto secundário nos países consumidores, e por consequência as vendas e exportações cairam, juntamente com a economia brasileira.

4- a: - O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos,
porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômias.
b: - Os EUA compravam muito café do Brasil. O industrializavam e vendiam para a Europa. A Europa estava destruída, e não podia continuar gastando em café. Foi aí que surgiu o chá como principal bebida européia. Como a Europa parou de comprar o café
industrializado dos Estados Unidos, os EUA viveram uma grande crise econômica, com o crash da bolsa de valores. E, assim,
parou de comprar o café em grãos do Brasil. Mas o Brasil continuava produzindo muito café. Assim, gastaram muito na produção e não
venderam nada. Por isso Getúlio Vargas mandou que se queimasse todo o café produzido, provocando uma decadência na economia brasileira.

5- É a passagem de uma economia primária exportadora para exportadora de produtos com maior valor agregado, ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Amadeus - nº2 - 2ºEM B

Anônimo disse...

Gabriela Aline n8, 2ºB
1- A primeira grande guerra mundial foi causada por disputas entre as grandes potências da Europa por terras, materia-prima, reprodução do proprio capital e alianças.
2- O mapa de 1914 mostra que o continete Africano era comandado pelos peíses europeus, e hoje eles são paises independentes com suas diferentes divisões politicas.
3- Como o café passou a não ser tão necessario para os europeus, a economia do Brasil abaixou, tendo assim que investir em outros produtos.
4- A) Os norte-americanos encontraram muitas dificuldades pois as potencias européias se recuperaram, isso fez que eles reduzissem suas exportações. A queda dos preços das ações,a desvalorização de suas empresas.
B) Os Estados Unidos diminuiram a compra de produtos do exterior e o Brasil, tendo-os como seu principal comprador de café,viu seu preço despencar, gerando muitos trabalhadores desempregados. E a Europa teve sua grande desvalorização de bolsas de valores.
5- Substituição é o aumento da produção interna de um país e a diminuição da exportação.

Lucas toth 2b 19 disse...

1-A partilha das terras da África e Ásia no século XIX, gerou muitos desentendimentos entre os paises europeus. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor.
A concorrência econômica entre os países europeus começou uma disputa por mercados consumidores e matérias-primas.

2- Em 1914 a Africa sofreu um processo de divisão territorial, para cada pais que tem um poder significante na guerra foi conquistado um certo pedaço de terra, e hoje ja nao existe mais essa divisão territorial por poder.

3- mantendo-se inicialmente neutro, o brasil era um dos maiores produtores de café, então nesta guerra ele viu a oportunidade de começar sua industriazação, más o café passou a ser um produto secundario, fazendo com que a economia do brasil caisse, demorando ainda mais a sua industrialização.

4-Estados Unidos, com o fim da primeira guerra mundial, os paises participantes estavam destruidos e acabados, então ele percebeu que poderia ser essa a chance para tomar o primeiro lugar no comercio, começou a fazer uma grande produção em uma enorme escala, más os paises destruidos estavam sem capital para se reestabelecer então estes produtos produzidos ficaram no estoque, ficaram tantos produtos no estoque que as fabricas começaram a falir, fexando e dando a crise na bolsa de valores.
O Brasil ficou em estado ruim tambem, pois o seu principal comprador de café era o Estados Unidos, más como ocorreu a crise as ações do café na bolsa chegaram a zero, interrompendo a importação do café.
Com a crise interfirindo na economia dos EUA, a Europa que fazia emprestimos e tambem o comercio de mercadorias fez com que as cicatrizes da 1 guerra ainda nao se curassem e demorassem mais ainda para se reconstruir.

5-Substituição de importação, como o nome diz, faz com que se substitua produtos importados por nacionais, aumentando a sua produção interna que são desencadeados por fatores politicos ou economicos, controlando as taxas de importação e taxas de cambio.

Anônimo disse...

Isabela Cadori n15 2º B
1-Dentre muitos fatores que levaram o acontecimento da primeira guerra mundial, os que se destacaram foram: as disputas dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam acabar com toda a produção de suas fábricas, desentendimentos entre as grandes colonias, disputas por novos territorios e busca de matéria prima. 2- O mapa do continente africano em 1914 nos deixa entender como a Africa era dominada por outros paises europeus que estabeleciam suas colonias lá e tomavam grande parte do territorio. Atualmente podemos perceber que a Africa se desenvloveu muito economicamente podendo ser mais independente. 3-Como o Brasil produzia o café em grande estoque, após a guerra os outros países tiveram a necessidade de iniciar o começo da industrialização, dessa forma o café foi visto como um produto secundário, tendo menos exportação e assim como consequência o Brasil teve uma queda na economia. 4-A-Crise de 1929, principais fatores: Superprodução dos Estados Unidos;Quebra da bolsa de valores; Europa deixa de comprar;Queda no preço das ações; Venda de ações (lei da oferta e da procura). 4-B-No Brasil a forte diminuição da compra do principal produto, o café. Os EUA teve uma forte redução na compra de produtos estrangeiros. A Europa teve queda nas ações do mercado. 5-Substituição de importação é uma forma de aumento na produção interna do país e assim tendo a diminuição de suas exportações.

Anônimo disse...

1- Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas. Tal concorrência era particularmente acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.
Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.
Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.
2- No mapa de 1914 a Africa era to talmente colonizado por paises Europeus, na sua maior parte pela França e pelo Reino Unido. Hoje todos eles são indempendentes mas alguns paises ainda continua a exeplorar os paises da africa em busca de minérios e pela sua mão obra barata.
3- a nova situação determinou a segunda valorização do café, entre 1917 e 1920, embora menor do que a primeira, decidida no Convênio de Taubaté (1906).A crise cafeeira foi resolvida em 1918, com a geada e o fim da guerra, quando então a economia internacional retomou o seu ritmo.
4- a) - Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.

- Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito; porém, o poder aquisitivo da população não acompanhava esse crescimento. Aumentava o número de indústrias e diminuía o de compradores. Em pouco tempo, várias delas faliram.

- Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém se metia.

- Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar.
B) No Brasil aconteceu a queda do presso do café que por conssequencia os produtores falirã, os EUA paran de comprar produtos de outros paises para exportaren de outra forma, e para com os empres aos outros paises, na europa teve a queda do presso das ações dos empresariosm, ou qualquer coisa do genero.
5- É um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações. Ao longo da história econômica mundial, os processos de substituição de importações foram desencadeados por fatores políticos ou econômicos, e foram resultado de ações planejadas ou imposição das circunstâncias.

Antonio Felipe G. Rosa 2ºEM B Nº4

Anônimo disse...

Divisão das terras da África e Ásia, Alemanha e Itália não se conformaram com os territórios ganhos, e "lutaram" para ter mais territórios para explorar e aumentar seus recursos. Disputa entre os países europeus por mercados consumidores e matérias-primas. Construção da estrada de ferro Berlim-Bagdá. Alemanha, Inglaterra e França entram em disputa por Marrocos. Esse foram alguns dos fatores que desencadearam a primeira guerra. Em 1914 o continente africano era colônia de países europeus (que no caso eram as metrópoles). Cada parte pertencia a um país, na maioria a Inglaterra. Nessa época uma parte muito pequena era independente. Se pegarmos um mapa atual da África, podemos perceber a independência geral dos países. Com a primeira guerra mundial, a econômia do Brasil baixou, pois a Europa deixou de valorizar o café, consequentemente há menos exportação e é onde começam a investir o capital em produção industrial e menos em cafeicultura. Avançando a indústria brasileira. Com as nações européias reconstruídas, passaram a diminuir a importação de produtos industrializados e agrícolas dos EUA. Consequentemente, ocorre uma diminuição das exportações para a Europa e as indútrias norte-americanas aumentam os estoques de produtos, pois já não vendem como antes. Muitas empresas possuíam ações na Bolsa de valores de Ny e milhões de norte-americanos tinham investimentos nelas. Até que percebendo a desvalorização da mesma, investidores começam a querer vender essa ações. Pessoas altamente ricas, se tornam pobres (pois há uma falência nas empresas) e o desemprego é grande.
Para países pouco industrializados naquela época, como o Brasil, a crise afundou a econômia,porém acelerou o processo de industrialização. Na Europa, como tinha uma relação direta com os EUA, pois investiam e concediam empréstimos as nações européias...e isso foi o que desencadeou também, dificuldades na Europa, pois empresas que dependiam desses empréstimos para sobreviver faliram ou passaram por sérias dificuldades. O que ocasionoiu também, uma alta taxa de desemprego. No próprio EUA, grande parte do marcado agrícola e industrial não tem compradores. Empresas fecham e o desemprego aumenta. Passagem de uma econômia primária exportadora para a exportadora de produtos com maior valor agregado, em outras palavras há a diminuição de importações e o fortalecimento da produção interna.

Stefany Lapa- nº29 2ºB

Anônimo disse...

Thaynara Caroline nº30- 2ºB

1)No final século XIX as nações européias passaram a investir fortemente na fabriação de armamentos, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito. No século XX, as potências européias estavam em plena expansão de seu território. Essa briga por mercado e território criou um enorme clima de tensão entre os países do Velho Continente.
Também uma das causas foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa em 1914. O assassino pertencia a uma organização nacionalista da sérvia, chamada Mão Negra que inclusive contava com o apoio do governo da Sérvia. A Áustria sabendo do apoio reagiu contra a Sévia.

2)Em 1914, os países Africanos pertenciam ao continente europeu, onde era explorado pelo mesmo, com o passar dos anos os países africanos se tornaram independentes.

3)Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação. A participação do Brasil aconteceu três anos depois de deu início, quando declarou guerra à Alemanha por torpedear o vapor Paraná. O Brasil ajudou enviando médicos e aviadores para a Europa e alimentos e matérias-primas para Inglaterra, França e Rússia.

4)a- Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
1929 Foi o ano em que os Estados Unidos foram abalados por uma grave crise econômica que repercutiu no mundo inteiro.
Ao se aproximar o ano de 1929, os Estados Unidos produziam uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Os preços das mercadorias despencavam e mesmo assim, não encontravam consumidores. A queda no comércio interno ocorreu porque os trabalhadores, que eram boa parte da população, recebiam baixos salários e não tinham recursos para comprar muitos produtos, sendo a principal causa da crise.
b- Na Europa, os americanos retiraram o dinheiro emprestado, provocando; falências em bancos; falências em empresas; aumento do número de desempregados.
O Brasil também foi afetado pela crise de 1929. O Café era o principal produto de exportação brasileiro, e os Estados Unidos, o nosso principal comprador. Por causa da crise, os Estados Unidos diminuíram suas compras de café, provocando o aumento dos estoques do produto no Brasil. E os Estados Unidos reduziram e cortaram as compras que faziam.

5) Substituição de importação é a passagem de uma economia primário exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado,ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Anônimo disse...

Lucas Nº 17 2ºA

1- A primeira guerra mundial foi um conflito entre as potencias européias que por necessidade de matérias primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo.

2-O mapa da África em 1914 mostra que praticamente toda a África pertencia aos países europeus. O mapa atual mostra a independência econômica e politica que hoje possuem. Depois da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos. Com essa decadência das nações, surgiu então a luta pela independência dos países africanos.

3- O café era a maior produção até então. Com a vinda da Primeira Guerra Mundial tornou-se ele produto de consumo secundário. Com o fator de que o café ficou em consumo secundário, a exportação veio a diminuir e junto a economia do país.

A crise do de 1929 foi à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque que foi quando o capital diminui e quem era rico, acabou ficando ‘pobre’.
A) Existe dois fatores nas quais se destacam para determinar a crise de 1929, que foram: O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desempregoe e também a recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
B)No Brasil ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio. Na Europa teve uma queda quase insustentável e com reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro e, nos Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
5-Na pratica essa substituição de importação leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Anônimo disse...

1)A primeira guerra foi um conflito entre potências européias que, por necessidade de matéria-prima, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo.

2)No mapa de 1914 percebemos que as potências européias dominaram o continente africano já no mapa atual, podemos perceber a independência econômica e política. Depois da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos na política e na economia.

3)A guerra desencadeada na Europa possibilitou aumentar em países como o Brasil a produção de gêneros de primeira necessidade para o atendimento do mercado interno, tornando o café um produto de consumo secundário. Esse fato fez com que a exportação de café diminuísse compromentendo a base de economia nacional.

4A) A primeira guerra mundial trouxe uma expansão na produção industrial. Após o término desse conflito, a produção norte-americana se manteve elevada, garantindo altos lucros nas empresas, ignorando o restabelecimento da capacidade produtiva industrial européia. As industrias norte-americanas produziam cada vez mais, excedendo a capacidade de consumo do mercado interno e externo. Com a capacidade de produção era superior a de consumo os lucros das industrias tenderam a diminuir.

4B) A crise de 1929 provocou repercurssões no mundo todo. A economia brasileira, agro-exportadora e dependente do mercado mundial, sofreu com a crise financeira e produtiva, uma vez que os mercados norte-americano e europeu, os maiores consumidores do café se retraíram. Para que o preço não sofresse maiores perdas, os produtores passaram a queimar milhares de pés de cafés em suas fazendas, lançar toneladas do valioso grão ao mar e até usá-lo como combustível de locomotivas.

5) Quando um pais utiliza o modelo de substituicao de importacoes, significa que ele tentara produzir internamente (industria nacional) o que antes estava importando do exterior. No caso do Brasil, foi a implantação da indústria automobilística durante o governo de Juscelino Kubitscheck, sua principal utilidade é que o país reduza as importações daquele ítem e ao longo da história econômica a redução das importações de um modo geral, ao mesmo tempo desenvolve a indústria nacional, adquire tecnologia , gerando empregos no país, porque importação gera emprego de fato no exterior .

Georgia Dalcegio Varela 12 - 2ºB

frederic rieger N4 2C disse...

Frederic Rieger N°4 2°C


1- A primeira guerra mundial foi
causada pelas grandes potencias da Europa, em busca de novos territórios, matéria prima, mercado consumidor, reprodução do próprio capital industrial.

2- Em 1914 as potencias européias como, França, Espanha, Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha e Itália tinham algumas de suas colônias localizadas no espaço geográfico da África. Já hoje os países africanos são independentes e possuem seu próprio espaço

3- Alguns países começaram a ganhar lucro com a exportação, um desses era o Brasil que exportava café, mas com a vinda da primeira guerra o café tornou-se um produto secundário, assim acabando com a economia do Brasil sobre o café, e focando-se na industrialização.

4- A) Principais fatores: a queda do preço das ações, a super produção dos EUA, a Europa deixou de importar mercadorias após a destruição da guerra, assim acabando com a economia dos países exportadores.
B) Os EUA reduziram suas exportações e pararam de comprar do Brasil, o Brasil deixou de produzir café assim deixando vários desempregados, e a Europa teve varias quebras de banco, e a recuperação pós-guerra.

5- Foi a substituição de produtos Europeus por mercadorias produzidas internas, locais, principalmente da região sudeste onde tinha um grande foco de industrialização.

Unknown disse...

1- Os principais motivos para a primeira guerra mundial foram à partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, a Alemanha e a Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos. No final do século do século XIX e começo do XX, as nações européias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região. A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo). A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa pré-guerra. Além das rivalidades (Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.

2- O mapa da África em 1914 nos mostra os limites territoriais estabelecidos pela expansão europeia, assim podemos identificar que praticamente toda a África pertencia aos países europeus. No mapa atual, podemos perceber que é a independência econômica e política que possuem hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos na política e na economia. Com essa decadência das nações, surgiu então a luta pela independência dos países africanos.

3- A primeira guerra estava relacionada com o comercio, e a economia de cada país. Durante essa época o Brasil exportava café e buscava crescer com seus centros urbanos. Enquanto ambos, querendo mão-de-obra barata, matéria-prima e é claro comercializar seus produtos para a obtenção de lucros.

4-A; Existem vários fatores que causaram a crise de 1929, os quais foram: Superprodução agrícola, a diminuição do consumo, o livre Mercado e a quebra da Bolsa de Nova York.
B; Para a Europa e EUA: Como se voltaram para o mercado interno, estavam produzindo mais e consumindo pouco, pois era período pós-guerra então todos estavam reestruturando economicamente, para futuramente ter bons lucros e boas produções. Quando se deram conta que era muita produção e pouco consumo e pouco lucro, começaram a vender e a negociar suas ações. Assim prejudicando o Brasil que exportava café para os mesmos. Mas como o EUA e a Europa estavam “quebrados” não iriam comprar, iriam apenas “focar” nas suas produções.

5- Essa substituição faz com que haja aumento da produção interna do país e a diminuição de suas importações.

Larissa Florencio 2ºC - 14

Anônimo disse...

Isabel nº14 2ºB

1) primeira guerra mundial foi pela necessidade de matérias primas, de reprodução do próprio capital industrial e de mercado consumidor, disputaram o controle de novos mercados no mundo.
2) o continente africano foi domado por países europeus, pois estavam a procura de matéria prima. hoje nao acontece isso.
3)antes da GM o brasil tinha uma grande produçao de café, e depois da guerra, o café nao era um produto primario, o brasil nao tinha mais dinheiro para importar e teve que começar a se industrializar.
4)Como o Uea tinha um grande produçao e os paises depois da guerra mundial estavam arrazados e individades eles nao queriam importar. entao o EUA começou a estocar os produtos porque nao vendiam e começaram a dar ferias coletivas nas industrias, mas nao adiantava entao a bolsa despencou e as pessoas cada vez mais queriam se livrar das açoes e os bancos faliram. Os paises que estavam arrazados tiveram que se industrializar sozinhos, pois nao tinham dinheiro para a importaçao, e no caso do brasil nao tinha dinheiro pela falta de exportaçao.
5) substituiçao da importaçao seria o auto sustento, começar a se industrializar para nao precisar importar mais. produzir os proprios produtos.

Anônimo disse...

Gabriela Luz Alexandre Nº10 2ºB
1) Surgiu com um conflito entre países classificados como potencias da Europa, pois disputavam matéria prima, reprodução do próprio capital industrial, mercado consumidor. Queriam ter controle de novos mercados no mundo.
2) Antigamente, em 1914 a procura por matéria prima na África era extremamente maior do que nos dias atuais, pois se localizava próximo aos países europeus, onde já se encontrava algumas indústrias.
3) Antes da Primeira Guerra Mundial o café que era o produto mais importante e um dos únicos para a exportação do país (Brasil), após a guerra acontecer a exportação, produção e economia diminuíram trazendo como conseqüência a desvalorização tronando-o de consumo secundário.
4) A crise de 1929 foi quando houve à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque que tinha uma economia bem elevada, passou a ficar “pobre”.
A) Produção exagerada dos EUA, para poucos compradores, eles diminuíam os preços e mesmo assim não conseguiam aumentar suas vendas, com isso demitiram muita gente das empresas.
B) Os EUA eram um dos maiores compradores desta exportação brasileira, com a crise os Estados Unidos “parou” de consumir e com isso os preço do café caiu muito e a desvalorização aumentou.
5) É quando há aumento de produção interna de um determinado país e a diminuição de
suas importações.

Anônimo disse...

A primeira guerra mundial foi desencadeando problemas após o assassinato do futuro herdeiro do trono austro-hungaro e sua esposa, vários supostos motivos existem para o ocorrido porém o importante é sabermos que: O continente europeu em busca de expansão territorial, Alemanha com objetivo de colocar o seu produto a cima do produto da Inglaterra, e a corrida armamentista foram os principais fatores da primeira guerra mundial.
No mapa do continente africano de 1914 podemos observar a expansão territorial da europa, já no mapa atual do continente africano podemos ver a independência deles, não só pelas reconquistas de territorio, mas contexto economico, social e politico.
O espaço brasileiro durante e pós guerra foi afetado principalmente no setor produtivo e exportativo do café, durante os paises consumidores do café estavam com objetivos voltados a outras necessidades deixando de lado o café, logo depois com a reorganização econômica dos países o café voltou novamente ao auge com ajuda da Ingleterra (Londres), que estabeleceu um dominio financeiro sobre o café.
A crise de 29 girou em torno da grande potência EUA, que quebrou a bolsa econômica por ter uma larga produção e poucas vendas, ocasionando num grande desemprego, por ser a grande potencia afetou tambem outros paises envolvido nas ações americanas.
Na europa a principal consequencia foi gerada por dependencia direta dos paises europeus com os EUA, pois na europa eram os alvos de investimentos norte americanos com a quebra dos investidores obteve a queda tambem dos apoiados.
Nos Estados Unidos da América, o setor agrário ficou sem investidores, onde muitas empresas foram fechadas, alto nivel de desemprego.
No Brasil, época de grande produção do café obteve uma grande queda dos preços do produto, para reverter essa situação de muitos produtos e poucas vendas, foram destruidas milhares de safras para assim aumentar o preço do café.
Pode se dizer que substituição de importação é a passagem de um exportador de produtos pequenos para um exportador de produtos de maiores valores comerciais, ou seja maiores tecnologias e qualidades.
Matheus Lucas Bernardes 2b 25

Anônimo disse...

1- As causas para a eclosão da primeira guerra mundial são muitas, porém o evento principal foi o assassinato de Francisco Ferdinando, porém pode ser considerado também como fator o imperialismo, planejamento militar rígido,os governos não unificados,os movimentos Ultra-nacionalistas, como o Irredentismo, entre outros.
2- É possível perceber através do mapa de 1914 que o continente africano pertencia aos europeus, porém hoje o continente é um país independente economicamente, socialmente e politicamente e isso ocorreu pois após a Segunda Guerra Mundial,a África passou por grandes transforma­ções históricas internas. Nesse continente se iniciou a descolonização, ou seja, o processo de independência das colônias pertencentes aos países imperialistas euro­peus.
3- Com o fim da primeira guerra mundial ocorreram muitas alterações no comércio de café, que atuavam praticamente sem concorrência. O Brasil era responsável por 60% do consumo mundial, com uma produção de tamanha importância, criaram assim o Instituto do Café em São Paulo, que controlavam as produções, vendas e lucros do produto, que se tornou assim o maior estocador do produto.
4- a) O principal fator da crise de 29 foi a produção industrial excessiva, eram muitas mercadorias para poucas vendas, com isso muitas ações faliram. Com isso a principal consequência foi o desemprego em massa e a recessão econômica. Os EUA já eram grandes influentes na economia do mundo, afetando assim muitos outros países.
b) Na Europa, muitos países dependiam dos EUA, até porque os bancos americanos faziam importantes investimentos na Europa, causando assim fechamento de bancos, falências, desvalorização da moeda e desemprego.
Nos Estados Unidos o mercado agrícola e industrial fica sem compradores, muitas empresas foram fechadas, aumento bruscalmente do desemprego, redução do poder de compra e produção. Todas as classes foram afetadas, a classe média teve uma falência muito grande no comércio, no artesanato e na indústria, os camponeses ficaram arruinados e os operários desempregados.
No Brasil, o café representava 71% das exportações brasileiras, tendo como grande comprador, os Estados Unidos. Com a crise de 29 o principal efeito manifestou-se na queda vertical dos preços de café, o que levou o governo federal a comprar grande parte das safras e destruir 80 milhões de sacas do produto, para diminuir assim os estoques e tentar aumentar o preço.
5-Substituição de importação é a mudança de uma economia primária exportadora para exportadora de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento. O processo de substituição de importações, quando fruto de política econômica, é geralmente obtido por controle de taxas de importação e manipulação da taxa de câmbio.

Aluna: Karine Abdo Leal
N°: 12
2°C-EM

Vitória Vargas Wanderhec disse...

1- Ela aconteceu porque as principais potências européias estavam em busca de novos territórios, eles queriam gerar mais capital, um mercado mais consumidor, matéria prima, formar alianças importantes e também alcançar o mercado externo.
2- Antes a África era tomada por países europeus como a França, Espanha, Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha e Itália que ali montavam suas colônias. Hoje os países da áfrica são independentes e com divisão política diferente.
3- Alguns países começaram a ganhar lucro com a exportação, um desses era o Brasil que exportava café. Mas com a vinda da primeira guerra, o café tornou-se um produto secundário, acabando com a economia do Brasil em relação ao café.
4- Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não vendiam como antes. E como a maioria destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações aconteceu a crise que foi a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
5- Substituição de importação é a troca de uma economia primária para exportação de produtos que dão mais lucro, com maior valor agregado como a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia.

Anônimo disse...

1- A primeira guerra mundial foi um conflito entre
as potencias européias que por necessidade de matérias
primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio
capital industrial, disputaram entre si o controle de novos
mercados no mundo.

2-na decada de 14, França, Inglaterra, Alemanha, Italia, Espanha...
quase toda a europa detinha esses territorios, apos a 2gerra mundial
o continente obteve maior independencia

3-a produção cafeeira se tornou secundaria devido a
primeira guerra mundiale a exportação veio a diminuir
e junto a economia do país.


4-
A) FATORES DETERMINANTES PARA A CRISE: As industrias norte-americanas
produziam cada vez mais, excedendo a capacidade de consumo do mercado
interno e externo. Com a capacidade de produção era superior a de
consumo os lucros das industrias tenderam a diminuir/ - Quebra da Bolsa
de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas
empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores
quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar

B)CONSEQUÊNCIAS PARA A EUROPA, ESTADOS UNIDOS E
BRASIL: Abalados pela crise, os EUA reduziram a compra de produtos,
e um exemplo disso foi o Brasil, que tinha os EUA como principal
comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma
superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil. Na Europa,
o gasto com café (que era comprador dos EUA) não podia mais continuar

5-O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA A SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO?
quando ocorre crescimento da produção industrial com expansão
da demanda interna, simultaneamente a uma redução do coeficiente
de importações da indústria (participação relativa das importações
no produto industrial). De um modo geral, contribuiu
positivamente para dinamizar o crescimento da produção
interna, principalmente nas fases iniciais da industrialização.

Aline Maria Vitorio n01 2C

Sérgio disse...

1- A 1ª guerra mundial foi gerada pela necessidade de matéria prima, mercado consumidor, reprodução do próprio capital industrial. Foi provocada e disputada por algumas
potencias da Europa.

2- Em 1914 França,Portugal, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália possuiam colônias localizadas no continente Africano. No entanto agora esses países são independentes, tendo seu território divididos politicamente.

3-Com a vinda da 1ª guerra mundial alguns países passaram a ganhar lucro exportando, mas o café tornou-se um produto de 2ª necessidade, assim acabando com a economia do Brasil sobre o café, tendo foco na industrialização.

4- A)Com a queda do preço das ações, a super produção dos EUA, a Europa deixou de importar mercadorias após a destruição provocada pela guerra, sendo assim a economia dos países exportadores foi acabando.

B) Os EUA pararam de comprar do Brasil e reduziram suas exportações, a produção de café foi desaparecendo e como consequencia apareceram muitos desempregados. A Europa teve desvalorização das ações do mercado financeiro.


5- Substituição de importação é o processo que leva o aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Sérgio B. nº26 2ºC

Taís Klock (2ºC) disse...

Taís Klock - 2ºC - nº27

1- A primeira guerra mundial aconteceu devido a vários acontecimentos, e alguns deles foram, a disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas.O Atrito entre as grandes potencias devido as questões coloniais (Alemanha, Itália, Japão). A piora dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular a causa da guerra.
2- Em 1914 a alternativa buscada pelas nações seria a retomada do processo de colonização do continente africano. No sistema colonial o estado é predominado pelos monopólios capitalistas, que apóiam o imperialismo. Lucros pelos investimento de capital na colônia. Após muitos anos ocorre a descolonização onde o continente africano se torna independente, porem o processo foi desigual.
3- O Brasil foi o único pais latino americano que participou da primeira guerra mundial. O país exportava seus produtos para a Europa, principalmente o café, mas com a guerra ouve uma baixa, fazendo com que o café vire um produto de consumo secundário na economia da Europa.
4-A crise de 1929 aconteceu com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
A= Durante a primeira guerra a economia estava em pleno desenvolvimento.Os EUA produziam muito, principalmente para a Europa, e isso continuou depois da guerra pois os europeus estavam voltados a reconstruir as industrias e as cidades. Em 1920 a Europa já reconstruída, diminuiu muito o consumo de mercadorias vindas dos Estados Unidos. O estoque aumentou pois havia, mais produtos do que consumidores. Grande parte das empresas e moradores tinham investimentos nas bolsas de NY. Em 1929 percebendo a desvalorização das ações, houve uma correria de investidores que queriam vender, mas ninguém comprou, houve desvalorização das ações do dia pra noite, varias empresas faliram.
B= Nos EUA foi a maior crise de toda história, o efeito foi devastador, as ações desvalorizaram em poucos dias e da noite pro dia ricos ficaram pobres. O desemprego e a falência foram imensos. O Brasil também foi afetado, pois como os EUA eram o maior comprador do café brasileiro, com a crise diminuiu muito a exportação e os preços caíram. Por outro lado a crise ajudou o Brasil, pois os cafeicultores começaram a investir em setores industriais. A Europa comprava dos EUA e quando diminuiu o seu consumo os EUA entram em crise, com muitos produtos e poucos compradores
5- Substituição de importação é um termo aplicado a economia que substituem produtos manufaturados internacionais por produtos nacionais.

Anônimo disse...

1) As causas da primeira guerra mundial foram: busca de novos territórios, mercado consumidor e matéria prima pelas grandes potências da Europa, disputando assim, entre si, o controle de novos mercados do mundo. Outra causa foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa em 1914.
2) Em 1914 os países da África eram colônias dos países Europa, onde eram explorados pelos mesmos e a distribuição de terras eram feitas de acordo com os interesses comerciais dos países. Com o passar dos anos, os países africanos tornaram-se independentes.
3) Antes da primeira guerra, a principal fonte de renda do Brasil era a exportação de café, pois gerava grandes lucros ao país. Com o ínicio da guerra, o café passou a ter menos importância aos países tornando-se um produto secundário, afetando assim a economia brasileira.
4) A) O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego. A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos,
porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômias. Diminuição da exportação de produtos agrícolas do Brasil e EUA para a Europa – como consequencia – desvalorização desses produtos, assim, desestabilizando a economia brasileira e norte-americana.
B) No Brasil: falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Na Europa: queda quase insustentável e com reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro.
Nos Estados Unidos: reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
5) Substituição de importação é quando há aumento de produção interna de um determinado país e a diminuição de
suas importações.

Ketlyn Aliguiery Beims, 2ºC, nº 13

Anônimo disse...

1- A ambição pelo poder econômico sempre existiu, mas a partir do século XX, que a ambição dos países industrializados aumentou principalmente com o imperialismo alemão, em conquistar territórios para o fornecimento de matéria-prima para a sua industrialização.

2- No período da primeira guerra mundial em 1914 a maioria dos países do continente africano eram colônias dos países europeus que causaram vários conflitos na sua forma de colonizar e que manifestam até os dias atuais, hoje os países se tornaram independentes, porém subdesenvolvidos e com graves problemas socioeconômicos.

3- Durante a primeira guerra mundial o espaço geográfico era organizado com às cafeiculturas, que exerciam uma grande importância na economia do Brasil. O café era considerado o principal produto de exportação.

4- Podemos destacar a decadência e o avanço. A Europa ficou arrasada economicamente e estruturalmente então os EUA ajudaram na reconstrução dos países. Tiveram que eliminar as importações das matérias-primas dos países subdesenvolvidos, para investir na recuperação dos países afetados pelas guerras. Foi nessa época que o Brasil investiu nas indústrias com a necessidade de produzir bens de consumo para a população e com isso ampliando as vias de transportes. Assim iniciando a industrialização de Brasil.

5- Com a falta de importação para os países desenvolvidos europeus, o Brasil e também a Argentina e o México se sentiram na obrigação de industrializar suas matérias-primas em produtos para oferecer a sua população. Sendo assim, por esse motivo esses países são considerados países de industrialização tardia porque deu inicio a partir do século XX, com a substituição da importação pela industrialização.

NOME: MATHEUS CESAR DA COSTA
NUMERO: 21 SÉRIE 2 C

Lediane Goulart nº15 2ºC disse...

1-o estopim da guerra foi a morte do herdeiro do trono austro húngaro .Porém havia rivalidades entre a Alemanha e Inglaterra; Havia disputa pelo mercado consumidor e concorrência armamentista; Nacionalismo.
2- em 1914 o continente possuía limites territoriais estabelecidos pela expansão européia no continente africano, hoje em dia ele é independente e é dividido em mais regiões(países).
3-Após ela, o Brasil começou a se tornar industrializado.Pois antes que ela ocorresse o principal produto exportado era o café, o maior consumidor era o EUA , com a guerra o produto la passou a ser menos consumido, o que fez o Brasil começar a fabricar produtos têxteis, alimentícios, etc..
4- A)Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de superprodução. Os agricultores, para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras. As indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise.
A crise naturalmente chegou ao mercado de ações. Os preços dos papéis na Bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash (quebra). Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego.
B) Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil Na Europa deveu-se, sobretudo à retirada de capitais, desde a I Guerra, os bancos americanos faziam investimentos na Europa e concediam empréstimos. Com a eclosão da crise, os americanos procuram fazer regressar os seus capitais provocando uma grande perturbação na Europa.”
5-Substituição de importação é a passagem de uma economia primário exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado,ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Anônimo disse...

1- Pouco antes da primeira guerra mundial as potencias européias investiram na fabricação de armas. Elas necessitavam de um estopim para iniciar uma guerra para testar seu poder buscar novos territórios, dessa forma alcançavam um maior mercado e consumir e mais matéria prima. O desculpa para iniciar a guerra foi o assassinato em Sarajevo do Arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando por um nacionalista sérvio.
2- Em 1914, vários países africanos eram colônias. Depois da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos. As nações africanas começaram a lutar pela independência. Atualmente o mapa africana apresenta a dependência política dos países africanos pelos europeus.
3- O Brasil declarou guerra a Alemanha, por esta por torpedear o vapor Paraná. O Brasil enviou médicos e aviadores para a Europa e alimentos e matérias-primas para Inglaterra, França e Rússia.
4- A) Com os países europeus com a economia enfraquecida e os Estados Unidos lucrando com a exportação de alimentos e produtos industrializados, a economia America prosperou. Porém quando a Europa se recuperou, os países europeus O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Os países europeus pararam de importar tanto e os EUA produziram muito mais do que venderam. Isso causou uma onda de desemprego em todo o país.
B) O maior produto de importação do Brasil era o café. Os Estados Unidos eram o principal comprador, porém quando a crise começou os EUA reduziram e cortaram as compras que faziam, gerando a falência de muitos produtores de café. Na Europa ocorreu uma queda na bolsa de valores com o corte de investimentos americanos.

5- É quando uma economia passa a exportar produtos industrializados, com maior tecnologia. Isso aumenta produção interna de um país diminuí suas importações. No Brasil, após a crise de 1929, a política de substituição de importações foi implementada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e resolver os problemas de dependência de capitais externos.

Daniel nº3 2ºC

Anônimo disse...

Jéssica Cabral - 2ºC - 10

1 - O final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranqüilidade estavam presentes graves problemas econômicos.
O mundo encontrava-se dividido e submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos. Não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política.

2- Em 1914 a África era dominado pelos europeus, como a França, Espanha, Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha e Itália que ali montavam suas colônias. Mas atualmente a África já é um continente independente economicamente e politicamente.

3- O Brasil era um grande produtor de café, a cultura cafeeira espalha-se rapidamente pelo país, chegando ao Rio de Janeiro e São Paulo, desencadeando um ciclo econômico muito importante para o Brasil, já que a economia brasileira encontrava-se em decadência devido à queda nas exportações dos principais produtos da época.

4- A)Os fatores que causaram essa crise foi a superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.
A Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito; porém, o poder aquisitivo da população não acompanhava esse crescimento. Aumentava o número de indústrias e diminuía o de compradores. Em pouco tempo, várias delas faliram. E o Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém se metia.

B)A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira.

5- Substituição de importação é a passagem de uma economia primário exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado,ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

Anônimo disse...

1- A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias. A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. A coisa já estava quase pegando fogo, mas o estopim foi o assassinato covarde e brutal do Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, herdeiros do trono Austro-Hungaro.

2- Em 1914 praticamente toda a África pertencia aos países europeus. No mapa atual já da para ver a independência econômica e política que possuem. Que teve início após a Segunda guerra mundial com o enfraquecimento dos países europeus.

3- Até então o café era um produto primário e era muito importante para a economia e crescimento do Brasil. Depois da Primeira Guerra Mundial o café se tornou um produto secundário. É evident que com o café como produto secundário a exportação do país decaiu junto com sua economia.

4- A- Produção industrial excessiva descreve bem o motivo da crise de 1929, e para toda essa produção não existia compradores suficiente, e os salários eram baixos. Nessa época teve grande indice de desemprego no EUA e como eles eram uma grande potência, afetou outros países.
B- Grandes empresas na Europa foram fechadas ou faliram com a crise, porque dependiam diretamente dos EUA com seu dinheiro emprestado. Nos Estados Unidos foi quase a mesma coisa, grandes empresas falindo gerando desempregos em massa. No Brasil foi extremamente prejudicado porque o Estados Unidos era o principal comprador de café do país e sem dinheiro eles diminuiram a compra de produtos, causando a falência de muitos produtores de café no Brasil.

5- Substituição de importações é um termo aplicado a economias que substituem produtos manufaturados internacionais por produtos nacionais. Isso ocorreu no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial e impulsionou à criação das indústrias de base.

Aluno: Guilherme Henrique Reich
Nº: 6
2ºC Ensino Médio

Anônimo disse...

1- Disputa entre grandes potências européias pelo controle de novos mercados no mundo, em busca de matérias-primas,mercado consumidor e reprodução do próprio capital industrial.

2- Em 1914, o continente africano foi dominado por europeus.No mapa atual,mostra a África com um país independente, economica, e politicamente. Após a 2ª guerra mundial, os países europeus enfraqueceram. Com isso, a luta pela dependência dos países africanos foi criada.

3- Antes da 1 guerra mundial, o Brasil era liderado pela produção de café. Após a guerra, tornou-se produto secundário para a europa, e com isso, parte do investimento nas industrias passou a ser substituido por outros produtos de maior necessidade.

4- A crise de 29 foi marcada pelO aumento da produção, que não acompanhou o aumento dos salários, e pela mecanização que gerou desempregos e a recuperação dos países europeus.
a)Os EUA produziam muitas mercadorias que não possuiam muitos compradores. Os preços abaixavam muito, e ainda assim, não adiantava. A queda desse comércio interno se deu pelos trabalhadores reberem salários baixos, e não possuirem recursos suficientes para uma boa qualidade de vida.
b)A produção cafeeira entrou em declínio no Brasil, pela falência de muitos produtores de café. Na Europa, teve também uma queda muito grande, com fortes consequências na bolsa de valores, o que desvalorizou muitas açoes financeiras. NOs EUA, reduziram a compra de produtos estrangeiros, e acabaram com os empréstimos entre países, ocasionando assim, uma crise mundial.

5- Processo no qual é aumentada a produção interna, e diminuida as importações em um país.

Manoella Santangelo Reis, nº 17 2ºC

Anônimo disse...

1-Durante a Primeira Guerra Mundial, um conflito entre as potencias europeias que, por necessidade de matérias-primas, mercado consumidor, e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo. Elas então expandiram seus interesses capitalistas, principalmente pela Ásia e África. A partilha dos dois continentes entre os países europeus desencadeou muitos conflitos

2-A África em 1914 pertencia praticamente aos países europeus, a busca de matéria prima era muito maior que atualmente, hoje é um continente formado por países livres.

3-No Brasil antes da primeira guerra mundial nossa maior produção era de café, com a guerra tornou o café produto de consumo secundário na economia européia, um dos nossos principais consumidores até então, com isso a exportação brasileira de café caiu, comprometendo a base da economia nacional.
4ª- O nas áreas já industrializadas o aumento da produção não acompanhou o dos salários. A mecanização gerou desemprego e também pois os países europeus, logo após a 1ª guerra mundial, reduziram drasticamente o consumo devido à recuperação de suas economias.
4b-O Café era o principal produto de exportação brasileiro, e os Estados Unidos, o principal comprador. Por causa da crise, os Estados Unidos diminuíram a demanda de café, provocando o aumento dos estoques do produto no Brasil, com o produto em estoque o preço despencou.
5- É um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas exportações.
Isadora Valente Chaves n 09 2C

Anônimo disse...

1- A primeira guerra mundial foi um conflito entre as grandes potências da europa, disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, esse conflito ocorreu entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918.

2- Em 1914 os países da Africa eram colônias dos países da Europa e hoje os países da África são independentes.

3- O Brasil prozudia grande estoque de café e após a guerra, vários países tiveram necessidade de iniciar o começo da industrialização assim o café virou um produto secundário tendo menos exportação e assim o Brasil teve uma grande queda na economia.

4- a) Superprodução agrícola, a diminuição do consumo, o Mercado livre e a quebra da bolsa de Nova York.

b) Os Estados Unidos parou de comprar do Brasil e reduziu suas exportações, a produção do café foi acabando e assim teve muitos desempregados. A Europa foi desvalorizada das ações do mercado financeiro

5- Foi uma substituição dos produtos Europeus por mercadorias produzidas internas e locais, principalmente na região sudeste onde existia um grande foco na industrialização.

Jaime Felipe Albano nº13 2ºA

Mateus Silvestre nº:23 (2º A) disse...

Devido a necessidade de matéria prima, novas terras, mercado consumidor e reprodução do capital industrial, as potências Européias entraram em conflito, gerando a Primeira Guerra mundial.

A África, pertencia somente a países europeus, como Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Alemanha e Itália, e hoje podemos disser que a África é um país totalmente independente.

Com o início da guerra, como a principal renda do Brasil era a exportação do café, e com a diminuição de importação dos consumidores, a bolsa econômica brasileira teve uma queda.

Com a crise, e a Europa ja reestabelecida, nao precisaria mais importar produtos dos Estados Unidos, quebrando várias fábricas e desestabilizando a economia americana, e o Brasil, teve que investir no mercado interno, devido a dependência dos Estados Unidos.

É quando um país diminui suas importações e se foca em sua produção interna.

Anônimo disse...

1) A 1ª Guerra Mundial foi um conflito entre as potências europeias que, por necessidade de matérias-primas, de mercado consumidor e de reproduçao do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados do mundo.
2) Em 1914 a África pertencia aos paises europeus, por causa da busca de matéria-prima.Atualmente, a situação é outra pois o páis se tornou indepedente.
3)Antes da Guerra o Brasil era um grande produtor de café, e após ela, o café ja nao trazia mais grandes lucros, entao o Brasil começou a utilizar o comercio interno, deixando de lado a exportaçao, e produzindo produtos de mais necessidade.
4a)A recuperação dos países europeus depois da 1ª guerra mundial, que eram os principais consumidores dos EUA, pararam de adquirir produtos de lá, por questão financeira , com isso o país perde lucro pois para de produzir.
4b)Os EUA reduziu suas importações.O preço do café caiu no Brasil, havendo muitos desempregados.Na Europa a bolsa despencou , caindo a economia de muitos paises.
5)Substituição de importação é uma forma de aumento na produção interna do país e assim tendo a diminuição de suas exportações.

Malu, 20 2ºA

Anônimo disse...

1-Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais.

2- O mapa da África de 1914 dava para ver claramente as suas divisões por colônias de países que na época eram grandes potências, e o mapa atual mostra os países independentes do autal continente africano.

3- A primeira guerra mundial trouxe para alguns países a industrialização como a do brasil, que com isso seu lucro baixou muito pois o café ficou conhecido como um produto não mais priorizado 'secudário' e como a exportaçao do café era seu principal lucro o Brasil teve um capital baixo nessa época.

4-
A) A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

4B)Destruifos pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil.

5- Substituição de importação é quando o país diminui suas exportações, e se concentra mais na produção interna.

GUSTAVO BITTENCOURT nº 10 2ºA

Anônimo disse...

paulo meneses 2ºA nº26


1-A primeira guerra mundial foi um conflito entre as potencias européias que estavam passsando por necessidade de matérias primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, com isso passaram a disputar entre si o controle de novos mercados no mundo.

2-Houve uma grande expansão européia no continente africano, por volta de 1914, onde Grã-Bretanha, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália foram umas das potencias européias que dominaram o territorio do continente africano, pois estavam em busca de matérias primas, e isso hoje em dia nao acontece mais.

3-No Brasil antes da primeira guerra mundial nossa maior produção era de café, logo com a guerra tornaram-se produtos de consumo secundário na economia européia, com isso nossa exportação de café diminuiu muito, comprometendo a base da economia nacional. Com isso, parte do capital investido na produção industrial, passou a ser trocado por materiais de primeira necessidade, tais como alimentos, matérias de higiene, entre outros.

4-A crise do de 1929 foi à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque que foi quando o capital diminui e quem era rico, acabou ficando ‘pobre’.
A) Existe dois fatores nas quais se destacam para determinar a crise de 1929, que foram: O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego e também a recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

B)No Brasil ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção de café entrou em declínio. Na Europa teve uma queda quase insustentável e com reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro e, nos Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.

5-Essa substituição de importação leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Anônimo disse...

Amanda Régis 2ºA nº2

1. O que desencadeou a primeira guerra mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa em 1914. E a causa foi a busca de territórios das grandes potencias econômicas para o fornecimento de mais matéria prima.

2. O mapa de 1914 mostra a África toda dominada por potências européias que tiravam matéria prima desses territórios, já atual mostra a África com países independentes. No fim da segunda guerra mundial, os países europeus saíram fracos e assim, a população africana lutou por liberdade econômica e política.

3. A primeira guerra mundial enfraqueceu muitos países, e no Brasil o café era muito importante, e a exportação dele começou a se desvalorizar, obrigando o país a se industrializar, com isso a industrialização substitui a exportação.

4. a) A recuperação das potencias européias que começaram a produzir bastante e não comprar muito dos EUA, sendo assim cai a venda de produtos estadunidense, causando uma crise, e a quebra da bolsa de Nova York.

b) Os EUA substituíram a exportação, não querendo mais comprar café do Brasil, despencando o preço do café, gerando milhares de desemprego. E na Europa a bolsa despencou, que abalou a economia de vários países.

5. Substituição de importação é o processo que leva o aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

Palloma Pasiani nº25 2ºA disse...

1. A Primeira Guerra Mundial decorreu de conflitos entre as potências europeias que, por necessidade de matérias-primas, de mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputaram entre si o controle de novos mercados no mundo.

2. No mapa da África de 1914 pode se perceber as colônias conquistadas pelos países europeus que visavam a busca por matérias-primas. No mapa atual percebe-se o continente africano possuindo seus países livres.

3. Após o fim da primeira guerra mundial a europa estava devastada devido aos conflitos ocorridos. Enfraquecendo então a importação de café que advinha do Brasil. Com a quebra das exportações o Brasil precisou encontrar uma nova forma de gerar capital, iniciando assim sua industrialização. Aplicou então o capital gerado pelas exportações de café em indústrias. Industrialização que redefiniu o espaço geográfico brasileiro, concentrou-se no sudeste a maior parte destas indústrias.

4.A. Quando os países europeus recuperaram-se, após a Primeira Guerra Mundial e fortaleceram-se economicamente, deixaram de importar em alta escala dos produtos americanos. O que gerou uma drástica quebra na bolsa de valores.

B. No Brasil ocorreu forte diminuição da compra do principal produto, o café, que gerou muitos desempregos. Os Estados Unidos diminuíram a compra de produtos do exterior. E a Europa teve sua grande desvalorização de bolsas de valores.

5. Estabiliza-se com investimentos nos produtos internos, e consequente diminuição das importações para aumento das exportações.

Alexandra disse...

1- Deslocamento dos investimentos do setor agrícola para os setores do comércio e da indústria, atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais, disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas.
2- No mapa de 1914 pode-se perceber que há limites territoriais estabelecidos pela expansão européia , onde França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália são as potencias européias que dominaram o continente e hoje os países se tornaram independentes.
3- A guerra desencadeada na Europa, possibilitou aumentar a produção de gêneros de primeira necessidade em outros países, como o Brasil, para ao atendimento do mercado interno. Uma vez que as exportações do café brasileiro diminuíram vertiginosamente, comprometendo a base da economia.
4- A- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
B- Brasil: produtores passaram a queimar milhares de pés de café em suas fazendas, lançar toneladas de valioso grão ao mar e até usá-lo como combustível de locomotivas. Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial
Europa deveu-se, sobretudo à retirada de capitais, uma vez que desde a I Guerra, os bancos americanos faziam importantes investimentos na Europa e, além disso concediam importantes empréstimos.
5- Substituição de Importações, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações. Brasil substitui os produtos da Europa, por produtos internos.

Alexandra Kleis Tomio nº 01
2ª ano A

Nícolas Fornari Nº 24 2º A disse...

Nícolas Fornari Nº 24 2ºA

1) Necessidade. Os países
europeus em busca de novas terras, expansão de seu poder, e o capital industrial, começaram a se desentender e com conflitos começaram a Primeira Guerra mundial, acontecendo no período entre 1914 e 1918.

2) No mapa de 1914 a África era dividida em colônias e era submetida as potências da Europa como, Inglaterra, Portugal, França entre outros e no mapa de hoje em dia a África é independente.

3) No início da guerra o Brasil exportava café e assim conseguindo estabelecer uma boa renda, como os europeus precisavam começar um processo de industrialização o café tornou a ser um produto secundário de compra das potências européias assim fazendo com que a bolsa econômica do Brasil caísse.

4) 1929 com a crise econômica, a Europa começou a se restabelecer e parou de depender de produtos americanos, com isso nos Estados Unidos várias fábricas, industrias começaram a quebrar e como o Brasil importava o café para lá, começou a cair a venda de produtos pois os EUA não tinha dinheiro para comprar produtos e o Brasil precisava vender o café assim ficando no prejuízo.

5) Quando um país se volta para a produção interna e diminui a importação de produtos.

Irielton, nº12 - 2ºA disse...

1- Os motivos da primeira guerra mundial foram pela necessidade de matérias primas, de reprodução do próprio capital industrial e de mercado consumidor, disputando assim o controle de novos mercados no mundo.

2- No mapa de 1914 percebemos que as potências européias dominaram o continente africano já no mapa atual, podemos perceber a independência econômica e política. Depois da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ficaram enfraquecidos na política e na economia.

3- Com o fim da primeira guerra mundial ocorreram muitas alterações no comércio de café, que atuavam praticamente sem concorrência. O Brasil era o responsável por grande parte da produção de café mundial, assim participou indiretamente dessa guerra, comercializando café e alguns mais produtos aqui produzidos.

4A- A queda do preço das ações, a super produção dos EUA, a Europa deixou de importar mercadorias após a destruição da guerra, assim acabando com a economia dos países exportadores.

4B- Nos EUA foi a maior crise de toda história, o efeito foi devastador, as ações desvalorizaram em poucos dias e da noite pro dia ricos ficaram pobres. O desemprego e a falência foram imensos. O Brasil também foi afetado, pois como os EUA eram o maior comprador do café brasileiro, com a crise diminuiu muito a exportação e os preços caíram. Por outro lado a crise ajudou o Brasil, pois os cafeicultores começaram a investir em setores industriais. A Europa comprava dos EUA e quando diminuiu o seu consumo os EUA entram em crise, com muitos produtos e poucos compradores.

5- Substituição de importação é quando há aumento de produção interna de um determinado país e a diminuição de
suas importações. Nessa relação de importação/exportação quanto mais o país exportar e menos importar será mais favorável para sua economia

Luiz Telles - 2ºA - 19 - disse...

1) As causas da primeira guerra mundial foram: busca de novos territórios, mercado consumidor e matéria prima pelas grandes potências da Europa, disputando assim, entre si, o controle de novos mercados do mundo. Outra causa foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa em 1914.
2) Em 1914 os países da África eram colônias dos países Europa, onde eram explorados pelos mesmos e a distribuição de terras eram feitas de acordo com os interesses comerciais dos países. Com o passar dos anos, os países africanos tornaram-se independentes.
3) Antes da primeira guerra, a principal fonte de renda do Brasil era a exportação de café, pois gerava grandes lucros ao país. Com o ínicio da guerra, o café passou a ter menos importância aos países tornando-se um produto secundário, afetando assim a economia brasileira.
4) A) O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego. A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos,
porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômias. Diminuição da exportação de produtos agrícolas do Brasil e EUA para a Europa – como consequencia – desvalorização desses produtos, assim, desestabilizando a economia brasileira e norte-americana.
B) No Brasil: falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Na Europa: queda quase insustentável e com reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro.
Nos Estados Unidos: reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
5) Substituição de importação é quando há aumento de produção interna de um determinado país e a diminuição de
suas importações.

Anônimo disse...

Laila 2ºA (16)

1- O conflito entre as potências européias deu-se por necessidade de matérias-primas, mercado consumidor e de reprodução do próprio capital industrial, disputando entre si o controle de novos mercados no mundo. As potências européias expandiram seus interesses capitalistas, principalmente sobre os territórios da África e da Ásia.

2-No período da primeira guerra mundial por 1914- 1920 a maioria dos países do continente africano eram colônias dos países europeus onde eram explorados pelos mesmos. Atualmente os países são t independentes, porém subdesenvolvidos e com graves problemas socioeconômicos.

3-Antes do início da guerra a principal fonte de lucro do Brasil era a exportação de café, mas com a vinda da guerra o café se tornou um produto secundário. Com isso o Brasil se viu obrigado a ter uma diversificação de investimentos em outras áreas da economia, assim investiu na indústria.
O processo de industrialização unificou a economia e o mercado nacional, provocou inúmeras transformações no espaço; crescimento das cidades e o desenvolvimento de infraestrutura.

4a)Após o término da guerra, as indústrias norte-americanas produziam cada vez mais, excedendo a capacidade de consumo do mercado interno e externo. A capacidade de produção era superior à de consumo, e com isso os lucros das indústrias tenderam a diminuir, os estoques das indústrias e o desemprego aumentar.
4b)A crise causou repercussão no mundo todo. A economia brasileira, agroexportadora e dependente do mercado mundial, sofreu com a crise financeira e produtiva, uma vez que o mercados norte-americanos e europeu, os maiores consumidores do café se retraíram.

5-É quando um país diminui a importação de certos produtos e passa a produzir para atender o mercado interno.

Anônimo disse...

1-Foi causada pelas disputas entre as grandes potências da Europa que tinham a intenção de expandir territórios, mercado consumidor, matéria prima, reprodução do capital industrial e aumento nos mercados mundiais.
2-Antes (1914), a África tinha o domínio pelas potências européias, como a Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha, Itália e Espanha, que tinham uma parte de suas colônias instaladas na África, mas hoje em dia as divisões geográficas da África mudaram, pois agora os países dela são indepententes.
3- Com o início da primeira guerra mundial, o café era o produto de maior produção do Brasil,e com as consequências da guerra, passou a ter menor importância para os seus compradores. Isso fez com que o Brasil iniciasse um investimento maior em outros produtos alem do café.
4
A- Ao fim da primeira guerra mundial os Estados Unidos estava no seu auge. Porém, isso começou a mudar quando a sua produção não acompanhou os aumentos de salário. Um outro fator determinante foi que nesse período, os paises da europa se reerguerame após a guerra, esses estavam quebrados e tiveram que importar seus produtos.
B- Os EUA fizeram uma reduçãos de suas importações e suspenderam os impréstimos que faziam para outros países. No Brasil o preço do café despencou e houve superprodução, e por consequência deixou muitos desempregados. Já na Europa a bolsa despencou, e de resultado fez as econômias do país cairem muito.
5-A substituição de importação é a passagem de uma economia primária exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado, ou seja, é a diminuição das importações e aumento da produção interna.

Ricardo Rocha n28 2A

Empresas de sucesso disse...

Para a discussão sobre a economia brasileira e o processo de industrialização, requer-se, de acordo com a proposta Rangeliana, um governo que proporcione habilidade de gestão para atual conjuntura político-econômica em resposta ao neoliberalismo, como forma de enunciar uma política de planejamento econômico estratégico de expansão da capacidade produtiva, bem como eficazmente orçamentário e operante, tanto do ponto de vista econômico como político.