domingo, 28 de fevereiro de 2010

PLACAS TECTÔNICAS NO HAITI E NO CHILE- PARTE II



TERREMOTO NO CHILE






AS PLACAS TECTÔNICAS

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu o Chile neste sábado matou pelo menos 300 pessoas, afirmou a chefe do Bureau Nacional de Emergências, Carmen Fernandez. O último número divulgado pelo governo chileno era de 214 vítimas fatais. A presidente do país, Michele Bachelet, estimou que o abalo afetou cerca de 2 milhões de pessoas.


Em menos de 24 horas depois do abalo, as réplicas do tremor seguem assustando as zonas afetadas em sete regiões do país. A população ainda sofre com bloqueio de estradas e interrupções nas comunicações. Há registro de saques em supermercados devido ao medo de abastecimento nos próximos dias, segundo a imprensa local.

Tragédia no Chile

O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Por isso, foi enviado um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador.

Efeitos do estrago

Os danos materiais do terremoto ainda estão sendo avaliados. O muro de uma prisão veio abaixo com o abalo sísmico, o que causou a fuga de mais de 200 detentos na cidade de Chillán, a 401 quilômetros de Santiago. O aeroporto internacional de Santiago foi fechado devido a alguns danos em suas instalações, e várias pontes ficaram danificadas. A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população. Em Santiago, há um forte movimento de automóveis e muitos cidadãos perambulam pelas ruas. Em alguns lugares, falta água potável. Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 km ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

Mais forte que no Haiti


O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar. De manhã, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.
O terremoto ocorreu poucos dias antes de completar 25 anos do sismo que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.
Um forte terremoto atingiu o Haiti em janeiro de 2010, causando a queda de construções na capital, Porto Príncipe, e deixando moradores sob escombros. Há dezenas de mortos e feridos, e escobros bloquearam estradas na cidade, de acordo com a agência de notícias Reuters. O embaixador americano no país, Raymond Joseph, disse que houve uma "catástrofe de grandes proporções", mas relatos precisos são difíceis porque as comunicações foram afetadas. O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região. O Ministério da Defesa informou, por meio de nota, que houve "danos materiais" em instalações usadas por brasileiros, mas não citou vítimas.
O terremoto provocou a emissão de um alerta de tsunami para partes do Caribe, que posteriormente foi suspenso, informou o Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico. "Tudo começou a sacudir, as pessoas estavam gritando, as casas começaram a cair [...] é o caos total", disse um repórter da agência Reuters. "Vi pessoas sob os escombros, e pessoas mortas", acrescentou. De acordo com medição preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve 7 graus de magnitude e aconteceu a cerca de 10 km de profundidade, a 22 km da capital haitiana, que tem mais de 1 milhão de habitantes.








ZILDA ARNS- ANJOS SÃO ETERNOS.......


TAREFA :
1-Qual a diferença entre o terremoto do Haiti e do Chile?
2-O que são placas tectônicas e como funcionam ?
3-Por que o Brasil apresenta uma grande estabilidade em relação aos agentes internos do relevo?
4- Escreva sobre as falhas geológicas do Brasil :

81 comentários:

Marcelo, 3°B disse...

A diferença básica entre os terremotos do Chile e do Haiti é a intensidade. O sismo que ocorreu no Chile foi mais forte, uma vez que este país situa-se numa região conhecida como "anel de fogo", a qual se caracteriza pela grande frequência de terremotos (9 em cada 10 no mundo). Os terremotos que ocorrem nesta área são oriundos dos movimentos de subducção que ocorrem com placas tectônicas de diferentes espessuras. Uma placa continental se encontra com uma placa oceânica. O choque entre as duas obriga a placa oceânica a se movimentar para baixo com certa inclinação em relação à placa continental. O resultado é uma manifestação energética na forma de ondas, o que pode causar tsunamis e terremotos. Vale frisar que o Chile se localiza entre duas placas tectônicas: a placa de Nazca e a placa Sudamericana, o que contribui para o forte sismo que ali ocorreu. Se em termos físicos, o terremoto foi pior no Chile, em termos socioeconômicos o Haiti se prejudicou mais, uma vez que este é o país mais pobre do ocidente e certamente não possui os mesmos recursos que o Chile (o qual conta com sistemas de avaliação e "prevenção" de terremotos).

Quanto às placas tectônicas, elas são fragmentos enormes de material sólido (rochas) que compõem a camada da Terra que chamamos de Litosfera. Sob a Litosfera existe uma segunda camada denominada Astenosfera, que contém grande quantidade de energia provinda do núcleo da Terra. Esta energia se manifesta pelo movimento das placas tectônicas. Ou seja, é sobre a Astenosfera que as placas se movimentam graças à energia do núcleo.

O Brasil possui certa estabilidade por não apresentar proximidade com as chamadas falhas geológicas, que são as fendas existentes entre uma placa tectônica e outra, o que possibilita o choque entre as mesmas. Nosso país se encontra sobre uma placa denominada Sudamericana.

Paulo 3ª disse...

Tem-se evidentemente uma diferença notável entre os abalos sísmicos do Chile e do Haiti. Apesar de o tremor Chileno ter sido extremamente mais poderoso que o Caribenho, o terremoto do Chile teve se seu epicentro a 300 km de distância da capital, sendo ele no mar a uma profundidade também considerável, no Haiti tivemos abalos a cerca de 22km de distância da capital sendo seu centro em "terra firme"; como já estudado em física a transmissão de energia no meio líquido é bem menor que no meio sólido.
Felizmente temos nossa posição próxima à placa tectônica sul americana, muito diferente do Chile que se encontra "bem na beirada". Essa placa, flutua em um imenso rio de magma ao entrar em contato com as outras gera as sensações que a pouco tempo foram tão comentadas em São Paulo, acontece que temos recebido registro de quase 12 vezes mais estações dando-nos dados que 2 anos atrás eram inexistentes, e apesar de tudo, as placas tem se mostrado ainda estáveis. Pesquisas da USGS (U.S. Geological Survey) comprovam que os sismos estão dentro da média histórica, mesmo com os acontecidos no Chile, Haiti e nas Ilhas Salomão. De acordo com o centro de pesquisa americano temos cerda de 50 registros de sismos por dia.
No final das contas, nós Brasileiros como o resto dos bem afortunados que descansam no centro de alguma placa tectônica podemos ficar tranqüilos porque os abalos sísmicos ainda não são um problema que devemos dar tanta relevância; já aqueles que vivem em locais propícios a terremotos devem continuar reforçando sua capacidade de antecipar e lidar com os terremotos.

Anônimo disse...

O Haiti e o Chile por estarem localizados no chamado anel de fogo do pacífico possuem mais facilidade em ter terremotos, pelo motivo de que as placas que formam a crosta terrestre se movimentam com frequencia nessa região.
No Haiti a pouca profundidade do tremor a cerca de 10 km da superfície aumentou as vibrações e os danos no solo, já no Chile a profundidade foi de 35km sob o oceano diminuindo o impacto, mas causando tsunami. Através do terremoto do chile houve um deslocado o eixo da terra.As construções mais rígidas pelo fato de terem muitos tremores ajudaram a diminuir a destruição.
Placas tectônicas são novas divisões da crosta terrestre que ja foram divididas, se movimentam lentamente sobre o manto, podem se aproximar ou afastar uma das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.
Pela localização do Brasil no centro de uma placa tectônica não apresenta vulcanismo ativo apresentando uma grande estabilidade em relação aos agentes internos. - Janaina 3A-

Anônimo disse...

sou bob

Pedro 3ºA disse...

Os terremotos do Chile e do Haiti diferem principalmente no tipo de falha tectônica que causou a atividade sísmica. No Chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe. Por se tratar de um ponto de encontro entre duas grandes placas tectônicas, o terremoto do Chile foi ligeiramente mais intenso; no entanto os estragos causados no Haiti são considerados maiores devido à falta de estrutura das regiões atingidas.
Segundo cientistas, a falha Setentrional, localizada na região norte da República Dominicana, também possui grande energia acumulada; tanta que era previsto um terremoto nesta falha antes da falha de Enriquillo.
(fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2010/01/28/cientistas-apostavam-mais-em-terremoto-na-republica-dominicana.jhtm)
As placas tectônicas são subdivisões da litosfera, que por se encontrarem flutuando no magma, tendem a se mover; o que acaba causando os impactos entre diferentes placas.
O Brasil apresenta tanta estabilidade por se localizar no centro da Placa Sul-americana. Os agentes internos de relevo são as deformações causadas pela pressão decorrente do contato entre diferentes Placas Tectônicas.

Anônimo disse...

Acerca dos conhecimentos adquiridos com a leitura deste texto, pode-se dizer que descobrimos a cada dia uma grande influência da sociedade atual. Os fatores abióticos se mostram progressivamente mais importantes com o aumento de nossos estudos.
Pelo que se pode dizer com clareza as Placas Tectônicas são divisões imensas da Crosta Terrestre; e por motivos físicos (um deles a convecção) elas possuem um "leve" movimento que representa imensas mudanças a partir de longas variações de tempo. Como exemplo podemos tomar o período da Pangea, onde não ocorriam estas divisões. Com o passar do tempo, as placas foram se rearranjando e ocupando os lugares que conhecemos agora. Existem evidências deste primeiro período, devido a fósseis de animais tropicais encontrados no Ártico e também das caraterísticas rochosas semelhantes entre o litoral africano e o brasileiro.
Estas placas podem ser convergentes e divergentes, acarretando assim determinados movimentos tectônicos.
Provavelmente o melhor exemplo disso é o que ocorreu no Haiti em janeiro e no Chile mais recentemente.
A maior diferença entre estes dois acontecimentos é a intensidade da Energia Liberada (O que é medida, e resulta na escala atual). A energia que foi liberada durante o terremoto do Chile é aproximadamente 900 vezes maior do que a do Haiti. Porém deve-se levar em consideração a miséria em que vivem os haitianos, levando-nos a pensar se com a tragédia a situação ainda não vai tornar-se mais crítica.Não é possível no entanto, esquecer-se do quanto isto afeta qualquer país, por mais rico que seja, trazendo complicações no governo, nas escolas, nos hospitais, entre outros.
A situação do Brasil é, de certa forma, mais tranquilizante já que vivemos em um local que não sofre o encontro de placas e, portanto, corre menor risco nestes casos. O cuidado e alerta, porém, não são exageros e, sim de extrema importância.
Apenas mais uma curiosidade: O maior terremoto da história ocorreu também no chile em 1960 e marcou 9,5 graus na escala Richter...

Maria de Lourdes Deglmann - 24
3º B - EM

Jess disse...

as placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. o movimento do magma incandescente que existe no itnerior da Terra impulsionam elas fazendo que as mesmas se empurrem e se afastem alguns milímetros por ano, mudando o contorno e o relevo terrestre

o terremoto do chile e do aconteceram por fenômenos geológicos diferentes, nesse site mostra com imagens as diferenças de choques http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1510491-5603,00.html

3oA Jéssica

Wagner #32, 3ºB disse...

Umas das diferenças entre os terremotos no Chile e Haití é a frequencia que eles acontecem. O Chile por estar na região "anel de fogo" e entre duas placas tectônicas, terremotos não são incomuns, portanto o Chile já esta mais estruturalmente preparado para receber tal catástrofe, alêm de estar economicamente superior ao Haití. No Haití por sua vez, teve um terremoto mais fraco que o do Chile porém causou muito mais estragos.

As placas tectônicas são porções da crosta terrestre ou Litosfera. A camada abaixo da Litosfera não é totalmente solida, portanto essas placas por estarem "flutuando" se movimentam e a ação de se arrastar,empurrar ou esbarrar umas nas outras pode causa um movimento na terra gerando terremotos e tsunamis nas areas próximas.

O Brasil está localizado no centro da placa sul-americana, pelo fato dele estar afastado das bordas da placa tectônica (onde geralmente acontece a causa do terremoto) ele apresenta pouca possibilidade de ocorrer uma fissura em suas proximidades.

Apolo I T disse...

A diferença entre os terremotos destes dois países, Haiti e Chile, foi a intensidade cuja se manifestaram entre os mesmos. No Chile o tremor foi mais forte, devido o sismo situar-se numa região conhecida mundialmente como "anel de fogo".

Os terremotos são causados pelo chocamento de placas tectônicas localizadas em baixo dos continentes e no oceano. Além dos tremores de terra, geralmente surgem tsunamis (ondas gigantes que são provocadas pelo movimento da terra na água), que podem destruir lugares bem distantes da origem da onda.

No Brasil, existe estabilidade nestas placas, pois não há falhas geológicas nas mesmas.

Vinicius, 3ºB, nº31 disse...

A difereça se deve a intensidade da força dos terremotos, a do Chile mais forte que a do Haiti, provocados devido aos choques (colisão) entre as placas tectônicas, que são fragmentos sólidos q tendem a se mover sob o magma, nós no Brasil temos a sorte de situarmos num fragmento inteiro o q impede ações de terremotos potentes, mas também há brasileiros em outros países como havia soldados no Haiti que sofrem com esse fenomenos naturais.

Unknown disse...

Jefferson, 3ºB

Primeiramente Haiti e Chile se encontram em regiões bem distintas no globo terrestre. Enquanto o Haiti se encontra próximo as placas caribenha e norte-americana, o Chile está em uma área chamada de Círculo de Fogo, onde ocorrem 90% dos terremotos acontecidos no mundo. Este fato já torna a possibilidade de grandes terremotos no Chile serem bem maiores. Outro fator contribuinte para a magnitude apresentada nos sismos, foi a forma com que as placas tectônicas locais se movimentaram. No caso do Haiti, houve o movimento de transcorrência, onde duas placas tectônicas vizinhas se "rasparam", ou seja, a placa Norte Americana se movimentou para o oeste e a placa Caribenha se movimentou para o leste. Com o Chile foi diferente, a placa de Nazca e a placa Sul-Americana se chocaram de frente, causando a subducção, onde a placa de Nazca, que é oceânica, mergulhou sob a placa Sul-Americana, que é continental. Entre esses dois casos o sismo chileno teve mais magnitude, pelo tipo de colisão das placas tectônicas.

As placas tectônicas são porções de rochas, minerais e metais que se encontram sobre o manto terrestre, formando a crosta. Por estarem situadas sobre uma superfície pastosa, elas se movimentam e devido a elas não terem um encaixe perfeito, originam os sismos.

Nosso país está localizado em uma região intraplaca, ou seja, está longe das bordas, que é onde acontecem os grandes sismos. Entretanto não se pode considerar apenas isso, falhas geológicas intraplaca podem ocasionar sismos consideráveis. Em 1955, no estado do Mato Grosso aconteceu um terremoto de 6,6 graus na escala Richter e em 2008 ocorreu um abalo de 5,2 graus atingindo estados do Sul e Sudeste. Todavia, comparado a países que se encontram nas bordas das placas tectônicas, o Brasil possui grande estabilidade sísmica.

Ana Carolina 3º A disse...

a diferença entre os terremotos do chile e do haiti é a intensidade, o terremoto que ocorreu no chile foi mais forte, apesar disso o tremor do chile teve seu epicentro a 300 km da capital sendo no mar! e no haiti a 22 km da capital, sendo ele em terra firme.O Chile se localiza entre duas placas tectônicas, a placa de Nazca e a placa Sudamericana.
Placas tectonicas são: são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
no Brasil é dificil ocorrer terremotos pois nos localizamos bem no centro de uma placa tectonica, e os chilenos se encontravam bem na beirada, onde qualquer colisao entre as placas provoca tremores, nos brasileiros somo sortudos e podemos ficar tranquilos em relação aos terremotos.

anselmo 3A disse...

Os terremotos do Chile e do Haiti diferem principalmente no tipo de falha tectônica que causou a atividade sísmica. No Chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe.Pelo que se pode dizer com clareza as Placas Tectônicas são divisões imensas da Crosta Terrestre.O Brasil apresenta tanta estabilidade por se localizar no centro da Placa Sul-americana.

Anônimo disse...

Como a grande divulgação por parte da mídia em relação aos dois terremotos ocorridos no Chile e no Haiti nesta ultima semana, ocorreu uma diferença entre esses dois desastres. A intensidade deles foi diferente, ou seja, no Chile os tremores foram de uma força maior do que no Haiti sucessivamente causando mais estragos a sociedade chilena.
Com o aumento destas catástrofes acontecendo quase que simultaneamente na America do Sul, muitas pessoas não sabem explicar o porquê destes acontecimentos. Este fato foi proveniente das movimentações de duas placas tectônicas que acabaram se chocando e assim causando este enorme problema.
Uma parte da população não sabe o que é uma placa tectônica. Placa tectônica é uma grande porção de rochas situada na crosta terrestre (como observamos nas aulas de Geografia), restrita por zonas, que sofrem movimentos através da força que vem do "centro" / núcleo da Terra movimentando placas que por terem deformidades acabam se chocando, afundando.....
Nós brasileiros podemos nos considerar um povo com muita sorte, pois nosso país está situado em uma única placa tectônica, que não possui deformidade, assim não ocorrendo desastres naturais deste estilo em nosso território.

Eduardo Nicolau nº09 3ºB

Anônimo disse...

As condições e a localização dos terremotos que atingiram o Chile e o Haiti mostram porque um abalo muito superior, como o chileno, causou um número mínimo de vítimas em relação ao que atingiu o Haiti, em janeiro.
No Chile, o epicentro foi a 115 km da cidade da cidade mais próxima. No Haiti, o epicentro foi a 25 km.
A pouca profundidade do tremor no Haiti, a cerca de 10 km da superfície, multiplicou a força das vibrações e amplificou os danos no solo. Enquanto no Chile, o epicentro foi a cerca de 35 km sob o oceano, o que reduziu o impacto. E também, a diferença não se deve apenas ao epicentro do tremor, deve-se levar em consideração que o Chile está muito mais bem preparado que o Haiti para enfrentar qualquer abalo desta intensidade.

Em relação as placas tectônicas, elas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam sobre o manto. Podem se aproximar ou se afastarem umas das outras provocando abalos na superfície como os terremotos. Esses movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que correntes de convecção determinem a forma de seus movimentos.
O Brasil localiza-se no interior da Placa Sul-Americana, garantindo essa estabilidade. Assim, ele não está proximo de nenhuma falha geológica, que são fendas existentes entre placas tectônicas, responsáveis pelos choques entre as mesmas.

Felipe 3ºA

Anônimo disse...

Yan 3A

Os terremotos foram completamente diferentes um do outro, tanto do fenomeno fisco quanto no impacto social, No Chile o terremoto foi mais forte porem ocorreu muito longe da terra firme e numa profunidade muito superior ao terremoto caribenho, em copensação o terremoto chileno resultou em desastres por todo o mundo aumentando as ondas até o outro lado do pacifico. No impacto social duvido que o chile demore a se reeguer afinal, afetou cidades chaves para a economia o que vai fazer o governo se mover muito mais rapido, ja o que aconteceu no Haiti foi pior pois reeguer um pais quebrado onde o presidente não tem coragem de mostrar a cara, é uma missão quase imposssével, e sendo o ja o pais mais pobre das americas é difícil imaginar como podera a situação pior do que era. As placas tectonicas (assim como o livro explica) são grandes placas de terra compacta, "flutuando" sobre o manto, muito menos denso, o que premite que estas se movimentem e frequentemente se choquem mas com as outras causando os desastres vistos e até mesmo as Tsunamis que atingiram a Indonesia. Porem elas não são de todo o mau formaram a divisão continemtal o que gerou um aumento de fauna e flora pricipalmente na região litoranea que a agora havia onde o rio desenbocar, afinal voê conseguer ver o mundo como somente um pedaço de terra e provavelmente com pessoas muito mais parecidas em sua cultura e aparencia. Enfim sorte nossa estar sobre o meio de uma placa que impede terremotos de grande magnitudes. Mas que o terremoto de São Paulo assustou assustou.

glenda disse...

O que diferencia o terremoto do Haiti com o do Chile é a intensidade com que ocorreram. O terremoto chileno foi 31 vezes mais forte e liberou 178 vezes mais energia. Além disso, o Chile está muito mais preparado com sua infra-estrutura para enfrentar abalos com tal intensidade do que o Haiti. Outro aspecto que chama bastante a atenção é o número de mortos: 802 no Chile, e mais de 200 mil no Haiti. As placas tectônicas são blocos que formam a camada sólida e externa do planeta, e servem de sustentação para os oceanos e para os continentes. Através do magma presente na parte interna da Terra, elas se empurram, se afastando umas das outras e afundando um pouco a cada ano. Assim, elas acabam por mudar seu tamanho e modificar o relevo da Terra. O Brasil apresenta grande estabilidade porque se localiza no centro de uma das placas tectônicas, e os terremotos ocorrem em lugares que são próximos às bordas das placas.

Glenda - 3º A

Unknown disse...

Os grandes terremotos ocorridos recentemente na América não têm relação direta entre si, apesar de terem sido causados pelo movimento das placas tectônicas. No caso do Chile, houve uma subducção, enquanto no Haiti, ocorreu um deslizamento lateral de duas placas. A distância do hipocentro dos terremotos também foi distinta, o que influiu na intensidadde dos estragos.
Estudos recentes da Universidade de Miami constataram que um fato incomum ocorreu neste episódio do Haiti: a ruptura do terremoto não atingiu a superfície. E mais: apenas metade do segmento de falha que partiu em 1751 se rompeu no último terremoto, portanto espera-se um novo terremoto dentro de 20 ou 30 anos na região de Porto Príncipe. Pela forma da placa, eram esperados movimentos laterais; porém, durante o terremoto foram registrados grande quantidade de movimentos verticais. Segundo Falk Amelung, professor de geologia desta universidade, "isso explica como uma ruptura relativamente pequena foi capaz de gerar um terremoto tão grande".(Fonte: http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100210-091420.inc).
Estes dois países são mais vulneráveis à fenômenos ligados ao tectonismo, por sua posição sobre as placas tectônicas (porções da litosfera limitadas por zonas de convergência, subducção e conservativas). Em contraposição, encontramos países que pouco sofrem com os efeitos dos agentes internos da Terra, como o Brasil, que por se localizar mais próximo ao centro da placa, sente efeitos mais suavizados.

Curiosidades:
- Acontece, a cada ano no mundo, pelo menos 300 mil terremotos ou abalos sísmicos que variam entre 2° e 2,9° na escala Richter. Os abalos com intensidade superior a 5,0° na escala Richter ocorrem em períodos intercalados, entre cinco e dez anos.
- O território brasileiro nunca foi afetado por nenhum tipo de atividade vulcânica, nos últimos 80 milhões de anos.

Fica a sugestão: http://www.colegioweb.com.br/geografia/o-modelado-do-relevo-continental

Roberta Haide Adriano 3°B EM 27

Anônimo disse...

Isabella 3°A

Apesar do que muitos dizem, a real diferença entre os terremotos do Haiti e do Chile é o fato de eles terem sido causados por fenomenos geológicos diferentes.
Enquanto o do Haiti foi causado por um deslizamento lateral das placas tectônicas, o do Chile foi causado por um mergulho de uma placa por baixo da outra.
Agora sim, podemos falar sobre a intensidade.. O terremoto do Chile teve uma magnitude extrema de 8.8, mas se hipocentro foi no mar e com profundidade de 35Km, já o do Haiti teve um registro de 7 na escala Richter, mas sua profundidade foi apenas de 10Km. Ou seja.. pode ser sentido com uma intensidade muito maior.
Sem contar o número de mortos, que não pode nem ter comparações.
No Chile os números estão em aproximadamente 800 mortos, e no Haiti, Porto Principe estava coberta de corpos, um número inimaginável, "incontável".. assustadores 230 mil mortos e um país em busca de socorro.
Não que o do Chile não tenha sido devastador, mas (na minha opinião) é difícil comparar algo com o terremoto do Haiti.
As placas tectonicas ("causadoras" dos terremotos) são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e continua. A aproximação ou o afastamento delas, pode causar terremotos e atividades vulcânicas.
Já terremostos no Brasil, é algo não muito simples de escrever. Alguns dizem que é 'impossível', mas pesquisei e vi que já aocnteceram abalos, mas de intensidade não muito forte.
Em 2007 um vilarejo em Minas Gerais teve um abalo sismico que resultou na primeira morte decorrente de terremotos na história do Brasil.
Já em 2008 no Ceará, ocorream 3 abalos com registro de 3.9 na escala Richter.
Mas isso não é tudo... Em 1995 foi registrado no Mato Grosso um abalo com 6.6 na escala Richter.
Isto prova que o Brasil naõ está isento de terremotos, tanto é que já teve, mas eles dificilmente alcançarão a mesma intensidade que dospaíses mais propícios a esse tipo de acontecimento.
Qualquer coisa, retirei algumas informações deste site, que não coloquei aqui:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/terremotos-no-brasil.htm

Arianne 3ºA disse...

O terremoto no Chile foi bem mais forte do que o que atingiu o Haiti mês passado, mas a quantidade de mortes foi bem maior na ilha caribenha.
O terremoto que atingiu o Chile foi de 8,8 graus de magnitude. O tremor teve epicentro a 34 quilômetros abaixo da superfície da Terra, em uma área relativamente desabitada e a 325 quilômetros da capital do Chile, Santiago. Em termos de energia liberada no centro do terremoto, o
tremor do Chile foi 501 vezes mais forte. Mas essa energia se dissipa muito rapidamente à medida que se afasta do epicentro. Além disso, o
solo abaixo de Porto Príncipe é menos estável e "treme feito gelatina", afirma o geólogo Tim Dixon, da Universidade de Miami.
Após o terremoto da madrugada de sábado no Chile, especialistas afirmam que houve mais 110 tremores, dos quais mais da metade tiveram magnitudes superiores a 5 graus na escala Richter. Isso porque o Chile fica localizado no chamado "círculo de fogo" que margeia os países banhados pelo Pacífico. Esta é uma das áreas mais sísmicas do planeta, onde ocorrem 80% dos terremotos.
Fortes réplicas reavivaram nesta sexta-feira o pânico aos tremores e tsunamis do fim de semana passado, que deixaram pelo menos 452 mortos.
De acordo com o governo chileno, cerca de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor, que já é considerado o maior dos últimos 50 anos.
O terremoto que devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, foi de magnitude 7. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe, fator que aumentou o poder destrutivo. Pelo menos 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas e há um milhão de desabrigados.
Sobreviventes do terremoto do Haiti descreveram cenas de pânico, em boa parte com razão, à medida que os prédios implodiram ao seu redor.Patrick Midy, um arquiteto de destaque no Haiti, afirma que ele sabia de apenas três prédios preparados para terremotos no país inteiro.Os haitianos não tinham treinamento em como reagir, não sabiam de medidas simples, como abrigar-se sob mesas e portas e afastar-se das janelas. Os chilenos, por outro lado, têm casas e escritórios construídos para lidar com terremotos, com estruturas que balançam suavemente
conforme os abalos, em vez de tentar resistir a eles. A situação após o terremoto foi caótica. Cadáveres foram enterrados em valas comuns ou pelas próprias famílias. Faltava comida, água e medicamentos. Vários países realizaram operações de ajuda ao país, com envio de pessoal, equipamentos, alimento e dinheiro.
Foram confirmadas as mortes de pelo menos 21 brasileiros -18 deles militares das forças de paz da ONU, além do diplomata Luiz Carlos da Costa, segundo homem da missão, e da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Arianne 3ºA disse...

Continuação:

As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto.
Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção determinem a forma de seus movimentos.
Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes (dobramentos modernos), fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis, etc.
As placas apresentam uma densidade menor (em média 2,8) que a do magma (em média 3,2) e por isso as placas "flutuam" no magma da astenosfera que é tão quente (geralmente mais de 1.000ºC) que se apresenta derretido, portanto quase líquido, mas muito viscoso.
Como todo líquido quente, o magma gira e ao girar empurra as placas em um certo sentido. Então, elas podem se chocar:
As placas convergentes se colidam de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera. As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto. As principais placas são: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana.
As bordas dessas placas são as zonas de instabilidade, onde ocorrem terremotos e vulcões, enquanto o interior das placas é estável. A maioria dos vulcões ocorre nessas áreas instáveis da crosta terrestre, como nos Andes, oeste dos Estados Unidos e Japão, por exemplo.
Já o Brasil, localiza-se em área estável, no interior da Placa Sul-Americana.

Ana Paula 3º A disse...

A maior diferença entre os terremotos do Chile e do Haiti foi a intensidade que abalou os países, no Chile sendo maior, com 8,8 graus de magnitude para 7 no Haiti. Os terremotos são causados pelas placas tectônicas que são subdivisões da crosta terrestre, podendo se afastar ou aproximar, provocando o tremor.
Já o Brasil tem certa estabilidade pois o território possui uma ausência de dobramentos e pelo fato de estar mais para o centro da Placa Sul Americana.

Amanda Paglia 3º A disse...

O terremoto do Chile foi mais forte que o do Haiti devido a sua localização entre 2 placas (Nazca e Sudamericana)ele tem uma prédisposição a abalos sísmicos com graus mais altos na escala Richter. Porem socialmente o Haiti sofreu mais,devido as condições economicas do país.

Placa Tectonica é a litosfera dividida em porções que estão em constante movimento,quando ocorre choques mais fortes,resulta em terremotos ou vulcões na extremidade dessas placas.
O Brasil está estável em relação a essas catástrofes pois está localizado no meio de uma só placa [sudamericana] diminuindo o risco desses incidentes.

Anônimo disse...

Diego C. 3º B

A diferença entre os dois terremotos não se refere apenas ao epicentro do tremor. O Chile esta localizado entre duas placas (placa de Nazca e a placa Sul-americana), aonde os abalos sísmicos são muitos mais fortes e freqüentes. Já o terremoto do Haiti teve seu epicentro a poucos Quilômetros da capital o que fez com que o estrago fosse maior, pórem Chile está muito mais bem preparado que o Haiti para enfrentar qualquer abalo desta intensidade
As placas tectônicas são divisões da crosta terrestre que se movimentam sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se e quando elas colidem umas com outras provocam terremotos e atividades vulcânicas. O Brasil esta localizado no “centro” da placa sul-americana, por causa disso os tremores que acontecem aqui é de baixa intensidade e quase sempre não são percebido pela população.

luciano 3 A n°20 disse...

a diferença entre os terremotos do Chile e do Haiti é a intensidade.no chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe.No Brasil, existe estabilidade nestas placas pois o brasil esta no meio da placa.

Anônimo disse...

O movimento lento, mas constante, dessas placas faz com que ocorram tensões no subterrâneo do nosso planeta. Essas tensões se acumulam no leito rochoso durante muito tempo, até serem subitamente liberadas sob a forma de vibrações ou ondas sísmicas, que resultam em um terremoto.
Os grandes abalos ocorrem principalmente na região de encontro entre as placas, onde se localizam as falhas maiores, de escala continental. O q aconteceu foi que houve um deslocamento dessas camadas ou placas tectônicas.
O terremoto no Chile aconteceu em uma área relativamente desabitada, enquanto o terremoto do Haiti aconteceu mais perto da superfície e bem perto de Porto Príncipe, fatores que aumentaram seu poder destrutivo..

Caio 3°A

Thiago Lu 3B disse...

A maior diferença entra os dois terremotos (Chile e Haii) foi basicamente a intensidade com o qual ocorreu. Placas tectonicas, são placas relativamente grandes de material sólido que funcionam como um mosaico na crosta terrestre, se encontram acima do magma, por isso qualquer falha pode causar uma erupçao vulcaninca.
Já no caso do Brasil, se encontra em cima de uma placa continental aonde nao se encontram falhas. Tornando essa regiao muito pouco propícia a tragédias naturais.

Lucas Baixo disse...

O terremoto no Haiti, além de ter sido mais fraco que o do Chile (7 graus na escala Richter), foi um diferente meio de movimentação tectônica. Enquanto o do Chile foi uma subducção da placa oceânica, o do Haiti foi uma 'movimentação lateral' da placa, aonde elas se 'esfregaram' uma na outra. Placas tectônicas são placas que formam a crosta e a litosfera da terra. O contato entre suas bordas é o responsável pela maior parte dos terremotos. O Brasil, por se situar exatamente no meio de uma dessas placas (placa sul-americana). Pelo fato de não estar próximo das bordas, ele não sente o sismo causado pela fricção da mesma com tanta intensidade, proporcionando uma zona 'segura' de abalos sísmicos.


LUCAS BAIXO 3ºB

Anônimo disse...

O terremoto no Chile, sendo mais forte que no Haiti deslocou grandes porções de terra e rochas alterando a massa do planeta. Quando esse bálano ocorre mudanças, a velocidade de rotação da terra, que mede o começo e o fim um dia quando o planeta dá a volta em trono de si mesmo.
Segundo o geofísico Richard Gross, o eixo da terra se deslocou oito centímetros, suficiente para alterar a duração dos dias da terra. Já o terremoto ocorrido no Haiti, onde esta localizada o ponto de encontro entre placas tectônicas do Caribe da América do Norte. Especialistas explicam que o epicentro do terremoto coincide com uma falha geológica que existe há muitos anos, na qual essa falha foi a principal culpada para a ocorrência desse terremoto.
As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimenta de forma lenta em um manto, elas podem ir se afastando ou se aproximando umas das outras, provocando abalos na superfície, como as atividades vulcânicas e os terremotos. Isso ocorre porque o interior terrestre bastante aquecido, fazendo com que as correntes de convecção determinem a forma de seus movimentos. Sendo as correntes convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental.
Localizado no centro da placa sul americana, o Brasil por estar afastado das bordas da placa tectônica, ela apresenta poucas condições de ocorrer terremotos, atividades vulcânicas em suas proximidades.

Marcelly (21) - 3°B

Anônimo disse...

O terremoto do Chile registrou 8,8 graus na escala Richter, deslocando em 8 centímetros o eixo de rotação da Terra, o que de acordo com NASA, teria diminuição de 1,28 microssegundos na duração do dia.
Comparando a situação do Haiti (sete gruas na escala Richter) com o Chile, saberemos que ambos os terremotos foram de uma grande intensidade, porém, o Chile por ter passados por outros grandes terremotos, adotou leis de construções que obrigam a levar em conta a chance de haver outras catástrofes. Já no Haiti não se teve a mesma preocupação.
Na reportagem da revista Época, n°616, uma cabeleireira que reside no Chile se queixa pela demora do auxilio para os afetados em seu país, comparando com a agilidade que o mesmo teve para ajudar os afetados na Haiti. Entretanto há uma diferença do Haiti com o Chile, pois em Porto Príncipe se cavavam com as mãos em busca de vidas abaixo dos destroços, enquanto no Chile os bombeiros haviam feito em 2008 um curso de resgate nos Estados Unidos. Outro fator a ser levado em conta, é que após o terremoto o fornecimento de luz e água no Chile foi restabelecido dias depois do desastre, já no Haiti a maioria da população nunca teve acesso a serviços básicos, e piora cada vez mais com o terremoto.
N°05 3°B-EM

Luiza, 3ºB, nº20 disse...

Conceição, li alguns comentários e percebi que alguns deles se basearam nas respostas de suas perguntas. Mas eu não farei isso, até porque as respostas estão difundidas nos textos.
Estes desastres naturais, ou "calamidades", como o livro aborda, são acontecimentos os quais o homem não tem controle. Mas, com algumas ações, podemos desencadear e favorecer o acontecimento destes desastres.
Muitos brasileiros pensam que o nosso país está salvo, pelo menos, dos terremotos. Infelizmente, essa não é a realidade. O Brasil encontra-se bem acomodado no meio de uma placa e não nas bordas, o que é um fato favorável. Porém, se formos analisar a formação das placas, percebem-se falhas.
Portanto, podemos tomar como exemplo os terremotos do Chile e Haiti, observar todos os estragos e repensar nas nossas atitudes, porque só pode ser louco quem quiser passar por "uma calamidade" dessas...

Anônimo disse...

Escala: e a representaçao de quantas vezez o mapa foi reduzido.sao elas:

escala nùmerica:
ela e representada por numero.
Ex:1:200,000>lendo>um centimetro no mapa equivale a duzentos mil km no real.

escala grafica:
Ela e representada por um grafivco parecido com uma regua.
ex 0 220 440
:...:....:
lendo>1 centimetro no mapoa equivale a 220 km no real

Agata fontolan ramos
5ªC nº1

Anônimo disse...

Isabele Vequi n° 11 - 3° B

Segundo a Folha Online, o terremoto que atingiu o Chile, foi 900 vezes mais forte do que o terremoto que aconteceu no Haiti. A diferença também foi significativa na localização do epicentro, ou seja, o Chile teve seu epicentro localizado a 34 quilômetros de profundidade, em uma área relativamente pouco populosa. Entretanto, no Haiti o epicentro estava a apenas 13 quilômetros da capital Porto Príncipe, intensificando sua capacidade de destruição. O solo de Porto Príncipe é menos estável e "treme feito gelatina", de acordo com o geólogo Tim Dixon, da Universidade de Miami. Além disso, ao contrário do Haiti, o Chile possui construções preparadas para os tremores, com estrutura de aço para suportar o impacto e locais para que a população se refugie.

O Brasil não está definitivamente live do sofrimento causado pelos abalos sísmicos, mas tem menos chance, justamente pelo fato de estar situado em somente uma placa tectônica espessa(Sudamericana) e longe de suas bordas, mas existem cerca de 48 falhas geográficas...

As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.

Beijos!!

Anônimo disse...

-O Chile se encontra em uma das zonas de maior atividade sísmica do mundo, na convergência de duas grandes placas tectônicas, o que provoca abalos de 8 graus a cada dez anos, aproximadamente, mas o Haiti não sofria um terremoto tão catastrófico na região de Porto Príncipe há 240 anos. Precisamente no Chile ocorreu em 22 de maio de 1960 o maior terremoto já registrado, o abalo de Valdivia, de 9,5 graus, que matou 2 mil pessoas.

-Esse fato serve para que o mundo compreenda de vez que a catástrofe no Haiti não foi simplesmente um "fênomeno natural", apenas "culpa da natureza".

-A enorme diferença no número de mortos demonstra que a principal causa das mortes no Haiti foi a miséria econômica e social de um país onde as casas são construídas de forma precária, não existem serviços de emergência, e o Estado é falido.

-Se o Haiti fosse um país menos miserável, o número de morte poderia ter sido bem menor.
-Claro que não podemos culpar esse pais que não com segue se manter, mais sim os paises que representam potencias, que ao invés de ajudar os que realmente precisam, os exploram até secar suas esperançar de uma vida melhor.


O Brasil tem uma vantagem sobre essas catástrofes naturais, por uma simples ração, estamos sobe uma única placa tectônica, claro que ela não é totalmente perfeita, ela apresenta 48 falhas, denominamos - placa Sul - Americana que se limita no leste pela Dorsal Média Atlântica da placa africana e no oeste pela cadeia dos Andes da placa de Nazca. Ela se compôem de uma porção continental (América do Sul) e uma porção oceânica (Atlântico Sul).

(abaixo algumas explicações plausíveis)

ESTES TERREMOTOS E ESTAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PODEM SER PROVOCADAS...
Por experiências científicas no subsolo. É uma espécie de ARMA muito mais poderosa do que a bomba atômica. O homem pode destruir o mundo com suas próprias mãos.
Já se ouve dizer que existe um plano de reduzir a população mundial em 2/3. E que isso será feito “AINDA QUE DESABEM OS CÉUS”.
Não há alternativa. O planeta já não está suportando a superpopulação e a devastação da natureza. Ou salvam o homem, ou salvam o planeta.
Onde há fumaça, há fogo.
PORÉM, NÃO DEVEMOS NOS ALARMAR: O HOMEM PÕE E DEUS DISPÕE.

-Podemos dizer que placas tectônicas “São os gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos”. Esses gigantescos fragmentos atuam como artistas que recriam a paisagem da Terra. Aliás, a palavra tectônica vem de tektoniké, expressão grega que significa "a arte de construir". "Mas é mais correto chamar essas estruturas de placas litosféricas, já que elas se estendem por toda a camada exterior do planeta, a chamada litosfera", diz o geofísico Eder Cassola Molina, da Universidade de São Paulo (USP).

ABRAÃO WERNER -nº 1

3ºB - EM

Anônimo disse...

Daniel Wippel Lemos,6ªD Nº7

É terrível o que está acontecendo no Chile,estado de calamidade,tudo isso por causa da itensidade dos terremotos,que estão "mostrando sua cara" nos ultimos meses...

Anônimo disse...

Possui uma grande diferença, os abalos no Chile tiveram como início em meio líquido, logo sua transmissão de energia será muito menor que em meio sólido, além dá distância entre o início dos dois. As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre, elas se movimentam graças as correntes de convecções formadas pela alta temperatura no interior terrestre, esses movimentos causam erupções vulcânicas e terremotos.Pela boa localização do Brasil não temos esse problema, nas zonas de fronteiras entre as placas que se registra a maioria dos desses problemas, o Brasil se encontra quase no centro da placa.

Allan nº02
3ºA

Anônimo disse...

O terremoto que ocorreu no Chile,foi mais intenso que no Haiti.Entretanto ambos causaram inúmeros danos, já que os terremotos costumam ser bastante fortes, pois esses países estão localizados no"anel do fogo" do pacífico,portanto as placas formadas na crosta terrestre,vivem em constante movimento e ocorrem vários terremotos.
A placa tectonica é uma parte da litosfera,que flutua no magma,causando impactos com outras placas.
Apesar de o Brasil possuir rachaduras no qual, podem ocasionar pequenos terremotos,sem danos`.É um país privelegiado j´´a que o encontro deplacas não ocorre, e o Brasil está localizado no centro da placa Sul Americana.




Ingrid Bianca Rosa--3A--numero 14

Anônimo disse...

Agata Fontolan Ramos
5ªC nº1

eu adorei este blog porque ele e muito criativo

Unknown disse...

A diferença entre os terremostos do Haiti e do Chile é a intensidade, onde o do Chile foi muito mais forte do que o do Haiti..

Plascas tectônicas são são nada mais nada menos que gigantescos blocos rochosos que sustentam os continentes e os oceanos.

O Brasil apresenta maior estabilidade por estar assentado em uma unica placa que é bem maior que o próprio país,mas mesmo assim são encontradas cerca de 48 falhas geológicas...

Bjaummm

Aluna: Talyta Tuana da Silva,
nº:28
Série:3ºB

Maria Christina nº23 3ºB disse...

O fato do Chile se localizar no Anel de Fogo influenciou no terremoto. O sismo que aconteceu no Chile foi mais intenso do que no Haiti.
As placas tectônicas formam a crosta terrestre,formadas por um tipo de rocha. Essas placas ficam 'flutuando', podendo movimentar -se e quando se chocam podem causar terremotos, ondas gigantes, 'criação' de novos vulcões e etc.
O Brasil não se depara com problemas desse tipo por se localizar no meio da placa Sudamericana. É por esse motivo que o Brasil apresenta estabilidade em relação ao agente interno de relevo. Pois esses agentes são deformações consequentes do choque entre placas tectônicas.

Anônimo disse...

1-R:Divulgar as consquêcias do aquecimento global nos oceanos.
2-R:Os oceanos desempenham um papel importante no ciclo de carbono e no ciclo da água,entre atmosfera,o ambiente físico e os organismos vivos.
3-R:Este ciclo consiste na água da superfície do planeta,principalmente dos oceanos(maior fonte de água do planeta),estar sujeita á evaporação por influência do calor.
4-R:Como foi afirmado no objetivo anterior,existem trocas de gases(principalmente de CO2)entre os oceanos e o ar.
5-R:Os oceanos e os seus habitantes serão irreversivelmente afetados pelos impacto do aquecimento global e pelas mudanças climáticas.
6-R:O aumento da temperatura irá cuasar impactos na vida marinha.Toda a cadeia alimentar será afetada porque o fitoplâncton,que alimenta pequenos crustáceos incluindo o krill.
7-R:O video estavá falando dos oceanos que tinha plásticos e muita sujeira acumulada em praias,rios e as vezes tem sujeira até nos oceanos.

Nome:EWERTON N:12 Série:8a

Anônimo disse...

Aluno: Roger G. Bittencourt - 38 (3ºB EM)

1) O terremoto que ocorreu no Chile se difere do terremoto que ocorreu no Haiti pelo fato do sismo que ocorreu no Chile ter sido mais forte, com mais intensidade e também por que seu tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Já no Haiti o terremoto teve 7 graus de magnitude e aconteceu a cerca de 10 km de profundidade, a 22 km da capital haitiana, portanto teve seu epicentro em terra, causando assim uma propagação muito maior do que na água, como aconteceu no Chile.

2) As placas tectônicas referem-se à constituição da superfície da Terra por placas independentes. A litosfera (camada superficial da Terra) está fragmentada em certas placas maiores e outras menores, que estão em movimento relativo umas em conexão com as outras, enquanto ficam em cima, sobre uma camada estrutural mais quente, menos rígida e mais móvel (astenosfera).

3) O Brasil não fica localizado próximo as “bordas das placas tectônicas”, chamadas falhas geológicas, que são as fendas existentes entre uma placa tectônica e outra. Um terremoto acontece devido ao impacto causado entre duas ou mais dessas placas, como nosso país se encontra no meio da placa denominada sul-americana, ele fica mais estável do que certos países, como o Japão, por exemplo, que fica localizado no encontro de três placas tectônicas.

4) O planeta Terra é formado por 12 placas principais e muitas secundárias. O Brasil está localizado no centro da placa chamada sul-americana, considerado um local estável, porém não está livre de certos abalos sísmicos. Um estudo feito no Brasil revelou pelo menos 48 falhas-mestras no território e é nessas falhas onde se concentram as ocorrências de terremotos. Como foi o caso já de registros de terremotos no estado de Minas Gerais, numa cidade próxima a uma dessas falhas.
Segundo o mesmo estudo, o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.


* Conceição o vídeo está com um problema no aúdio aos 3:00 e não da para entender o que é dito nesse tempo.

Anônimo disse...

Matheus Provesi 28
3ªA


1-Qual a diferença entre o terremoto do Haiti e do Chile?

Seis semanas e meia separaram dois terremotos de proporções gigantescas no continente americano. O primeiro, de 7,7 graus, deixou mais de 200 mil mortos no Haiti. O segundo, de 8,8 graus, fez até agora cerca de 700 mortes no Chi­­le.
No Chile, o abalo da madrugada de sábado passado teve seu epicentro a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santia­­go. No Haiti, o epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe, a capital do país. O tremor haitiano também ocorreu numa profundidade me­­nor, a cerca de 10 km da superfície, o que multiplicou a violência das vibrações e amplificou os danos no solo – no Chile, o epicentro foi a cerca de 35 km sob o oceano, o que reduziu o impacto, mas produziu um tsunami.

2-O que são placas tectônicas e como funcionam ?

Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.

Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores.

Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.

3- Por que o Brasil apresenta uma grande estabilidade em relação aos agentes internos do relevo?

O Brasil possui certa estabilidade por não apresentar proximidade com as chamadas falhas geológicas, que são as fendas existentes entre uma placa tectônica e outra, o que possibilita o choque entre as mesmas. Nosso país se encontra sobre uma placa denominada Sudamericana.

4- falhas geológicas do Brasil

Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se você tem um bloco recortado e o comprime de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura”, completa.

Segundo o professor, o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.

Anônimo disse...

Pedro Luiz Maba, 36. 3ºB.


O terremoto no Chile e o que atingiu o Haiti são causados por fenômenos geológicos diferentes, embora ambos façam parte do movimento de placas tectônicas. O terremoto no Chile foi um mergulho de uma placa mais densa (a de Nazca, no Oceano Pacífico,) para debaixo da outra (a Sul-Americana). O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas (a Caribenha e a Norte-Americana). Além disso, no caso do abalo no Chile, apesar de ter sido de magnitude 8,8, seu hipocentro foi no mar, a 35 km de profundidade. O do Haiti, com magnitude 7, foi a 10 km da superfície.

As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como os terremotos.

O Brasil tem essa estabilidade em relação aos agentes internos do relevo, porque não se encontra perto de uma área do choque de placas tectônicas, então se houver algum tremor de terra o mais perto possível do Brasil, pode ser que esse tremor nem seja sentido por se encontrar muito distante do epicentro.

Falha geológica é uma descontinuidade que se forma pela fratura das rochas superficiais da Terra quando as forças tectônicas superam a resistência das rochas. O maior número de falhas geológicas no Brasil se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.

Anônimo disse...

1. O terremoto do Chile foi muito mais forte do que o terremoto do Haiti. Primeiramente o terremoto no Chile ocorreu devido ao encontro de uma placa continental, a placa de Nazca, com uma placa
oceânica, a placa Sul-Americana. Essse encontro convergente fez com que a placa de Nazca mergulhasse sob a placa Sul-Americana. Além disso, a magnitude do sismo no Chile foi de 8,8 graus na escala
richiter, com epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade. Já no Haiti, o terremoto foi de 7 graus
na escala richiter e ocorreu a 10 km de profundidade, com epicentro em terra. Devido a uma ruptura
da falha de Enriquillo-Plantain Garden, que se localiza entre as placas tectônicas da América do
Norte e Caribe.
2.Placas Tectônicas são vários blocos rígidos em que a crosta da superfície da Terra, ou litosfera
está dividida. Segundo a teoria da Tectônica de Placas o planeta Terra é dividido em várias placas
tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma. Ao se movimentarem, formam as
montanhas mais recentes (dobramentos modernos), fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis, etc.
3 e 4.As regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das
placas tectônicas. O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana. No entanto, existe a
ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica,
promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional proporcionando terremotos de pequena magnitude, alguns deles, considerados imperceptíveis na superfície terrestre. O maior número de falhas geológicas no Brasil se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul
é a que apresenta o menor número de falhas.

Sarah - nº39 - 3ºB

Anônimo disse...

Lisandra Martins 3ºB nº:22.
A diferença que existe entre o terremoto do Haiti e do Chile é a diferença entre os abalos sísmicos, o terremoto do Chile teve seu epicentro a 300 km de distância do epicentro, sendo que no do Haiti em Porto Príncipe foi de 22 km com 10km de profundidade sendo coberta por uma onda gigantesca de poeira, sendo os dois terremotos causados por fenômenos geológicos diferentes.
As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.As placas funcionam de vários modos, elas podem se deslocar para lados diferentes,podem se colidir ou mesmo deslizar uma contra a outra.
O Brasil localiza-se no interior da Placa Sul-Americana, garantindo essa estabilidade,não estando assi, proximo de nenhuma falha geológica.
O Brasil está localizado em uma onde está longe das bordas, que é onde acontecem os grandes sismos, possuindo assim uma instabilidade.

Matheus Tietjen Slomsky 30 3º"B" disse...

O abalo no Haiti foi mais fraco, 7 graus na escala Richter, já o do Chile foi de 8,5 a 8,8 graus, na mesma escala. No Chile o epicentro foi a 115km do litoral, além mar, e no Haiti foi a apenas 15km da capital, Porto Príncipe. No Chile o tremor foi causado pelas placas de Nazca e Sul-americana. No Haiti as placas que se movimentaram foram as do Caribe e a Norte-americana.
As placas tectônicas são partes que formam a crosta terrestre, elas se encaixam e quando o magma que está em baixo delas se movimenta, as placas se mexem junto, fazendo com que se choquem e causem abalos nas estruturas em cima delas.
O Brasil não sofre abalos perceptíveis aos humanos porque se encontra no meio de uma placa tectônica, quando há um tremor, o epicentro é nas extremidades das placas, por isso o Brasil não é afetado, devido a distância do tremor.
O que o Brasil possui são falhas geológicas, são pequenos pedaços das placas tectônicas, que as vezes realizam pequenos movimentos, causando pequenos tremores como em Itacarambi.

Unknown disse...

O terremoto no Chile foi um exemplo de Subducção (mergulho) de uma placa (a de Nazca, no Oceano Pacífico) para debaixo da outra (a Sul-Americana). O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas (a Caribenha e a Norte-Americana, em um fronteira conhecida como Zona de Falha Enriquillo-Plantain Garden).Levando em conta o fato de que no abalo no Chile, apesar de ter magnitude extrema (8,8), seu hipocentro foi no mar, a 35 km de profundidade. O do Haiti, com magnitude 7, foi a 10 km da superfície,então o do Haiti foi muito mais superficial do que o do Chile ,que mesmo tendo maior magnitude causou menos estragos que no Haiti.
Placas Tectônicas são porções(divisões) da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência,que flutuam sobre o magma(camada pastosa). A litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.O movimento dessas placas pode ocasionar as zonas de obducção onde as placas continentais se empurram ,e levantam matérias para o exterior ;E também a subducção onde as duas placas se separam e formam uma área de convergência,onde uma das placas desliza para debaixo da outra.
O Brasil apresenta grande estabilidade tectônica pela sua localização no centro de uma placa tectônica (sul-americana),não apresenta vulcanismo ativo ,nem atividades sísmicas relevantes. O maior número de falhas geológicas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas. O Estado de Minas Gerais é cortado por diversas falhas geológicas,uma dessas falhas esta localizada em São Francisco, abaixo da cidade de Itacarambi, onde ocorreu um abalo sísmico em 9 de dezembro de 2007,de intensidade 4.9 graus na escala Richter. O Estado de São Paulo também já registrou abalos significativos. Em 1922 um violento abalo de 5.2 graus foi registrado na cidade de Mogi-Guaçu e em 22 de abril de 2008, outro tremor de 5.2 graus ocorrido no litoral paulista foi sentido com muita intensidade em diversas cidades do Estado, além de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
http://www.apolo11.com/perguntas_e_respostas_sobre_terremotos.php?faq=10
Joyse Nogueira Foss nº:19 3ºB

Anônimo disse...

A diferença entre os dois terremotos não se refere apenas ao epicentro do tremor. O Chile esta localizado entre duas placas (placa de Nazca e a placa Sul-americana), aonde os abalos sísmicos são muitos mais fortes e freqüentes. Já o terremoto do Haiti teve seu epicentro a poucos Quilômetros da capital o que fez com que o estrago fosse maior, pórem Chile está muito mais bem preparado que o Haiti para enfrentar qualquer abalo desta intensidade. As placas tectônicas são porções da crosta terrestre ou Litosfera. A camada abaixo da Litosfera não é totalmente solida, portanto essas placas por estarem "flutuando" se movimentam e a ação de se arrastar,empurrar ou esbarrar umas nas outras pode causa um movimento na terra gerando terremotos e tsunamis nas areas próximas. O Brasil está localizado no centro da placa sul-americana, pelo fato dele estar afastado das bordas da placa tectônica (onde geralmente acontece a causa do terremoto) ele apresenta pouca possibilidade de ocorrer uma fissura em suas proximidades.


Gesieli Oliveira nº12 3B

Anônimo disse...

1-Qual a diferença entre o terremoto do Haiti e do Chile?

Os terremotos do Chile e do Haiti diferem principalmente no tipo de falha tectônica que causou a atividade sísmica. No Chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe.

2-O que são placas tectônicas e como funcionam ?
Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.

Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.

Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.

3-Por que o Brasil apresenta uma grande estabilidade em relação aos agentes internos do relevo?
Por muito tempo, acreditou-se que o Brasil estivesse a salvo dos terremotos por não estar sobre as bordas das placas tectônicas - o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos.

No entanto, sabe-se que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas "intraplacas", como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina.

4- Escreva sobre as falhas geológicas do Brasil :
Uma pesquisa do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mapeou o território brasileiro e identificou 48 falhas geológicas mestras, locais onde "nascem" os terremotos. "Hoje, poderíamos acrescentar algumas outras a esse total, sem falar nas falhas secundárias", afirma o professor Allaoua Saadi, coordenador do trabalho. O projeto integra o Programa Internacional da Litosfera (International Lithosphere Program) que, por meio de uma força-tarefa, mapeia as estruturas tectônicas em atividade no planeta para prever catástrofes naturais.

Luciana Voigt, 22 3°A

Nathalia Jastrombek disse...

1- No Chile, o terremoto teve seu epicentro a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santiago, com profundidade aproximadamente de 35 km sob o oceano, o que diminuiu o impacto, mas provocou tsunamis. Já no Haiti, o epicentro foi a 25 km da capital do país, Porto Príncipe, e com uma profundidade de 10 km da superfície e que pode ser considerado o agente causador dos estragos causado no país.
Outra questão relevante é a infraestrutura oferecida pelo país na prevenção dos terremotos. Enquanto no Chile são construídos edifícios com estruturas que “minimizam” os impactos do terremoto, no Haiti as construções são frágeis, sem maiores cuidados na prevenção de catástrofes. Esse fato pode ser explicado pela freqüência de abalos sísmicos ocorrido em cada país. No Chile, são sentidos abalos de oito graus a cada dez anos e no Haiti, o último abalo registrado em Porto Príncipe, foi há 240 anos.
2-As placas tectônicas ou placas litosféricas são porções de camadas rochosas descontinuas, que apresentam movimentos de divergência ou convergência.

Zona de divergência – as placas se afastam umas das outras. Estudos de 2004, feitos por um satélite artificial, constatou que o continente sul americano se afasta 3 cm por ano do continente africano.
Zona de convergência – as placas se colidem, sendo pressionadas umas com as outras. Pode ser classificado em:
Subducção – encontro de uma placa continental e uma oceânica. A última, por ser mais densa, submerge abaixo da placa continental.
Obducção – choque de duas placas continentais.

Atualmente, são consideradas 12 placas principais que se subdividem em placas menores. São elas: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.
3-o Brasil se situa no centro da Placa tectônica Sul-Americana, que possui 32 milhões de quilômetros quadrados, sente pouco os efeitos dos terremotos e vulcões
4-no Brasil são encontradas 48 falhas, a maioria delas nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pelas Regiões Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta menor número de falhas. Por isso, o Brasil não está totalmente livre de abalos. O mais significativo foi em 9 de dezembro de 2007, na cidade de Itacarambi – MG, o qual alcançou o grau 4.9 na Escala Richter e teve uma vítima fatal.

Nathalia Jastrombek - nº 34 - 3º B

Carolina Gonçalves, 08 - 3ºB disse...

O terremoto do Chile foi de 8,8 graus de magnitude na escala Richter, com pelo menos 2115 mortos. Foi o fenômeno da subducção, em que a placa continental Sul Americana e continental de Nazca convergiram. Teve seu epicentro a 59.4 quilômetros abaixo do nível do mar atingindo o centro sul,
Já no Haiti o terremoto não foi tão intenso, mas não menos destruidor. Foi de 7 graus de magnitude e ocorreu a 10 km de profundidade e no sudeste do país.
Placas tectônicas são como se fosse uma camada, e fica sobre a atenosfera, entre a litosfera e o manto, porém estas não são uniformes e são divididas em várias, que se movimentam por estarem sobre o manto. São essas placas continentais que formam cordilheiras através da obducção, fraturas por movimentos verticais, provocam com isso tremores podendo ser fortes ou fracos.
O Brasil é um país privilegiado por não estar nas bordas das placas tectônicas, estando no centro da placa Sul Americana, livre de terremotos que são o encontros dessas falhas geológicas.
No território brasileiro apesar disso, pode sofrer dos abalos sísmicos já que pode ocorrer o desgaste da placa tectônica, que provocam pequenas falhas já perceptíveis no Sudeste e Nordeste, Norte e Centro Oeste. Nossa região é a que menos possui falhas.

Carolina Gonçalves, 08 - 3ºB

Anônimo disse...

26 - Luiz Henrique R. Almeida - 3ºB

1. O terremoto que aconteceu no Chile teve mais intensidade, foi mais forte e teve início no mar. No Chile o terremoto matou um mínimo de 300 pessoas (segundo Carmen Fernandez - Chefe do Bureau Nacional de Emergências) e estimativas afirmam que dois milhões de pessoas foram afetadas. O tremor aconteceu no centro do País, a 300 km de Santiago a uma profundidade de 59,4 km no mar. Com isso, Chile, Peru e Equador receberam sinais de alerta. O terremoto ocorrido no Haiti em janeiro de 2010 foi seguido de 30 tremores, pelo menos três milhões de pessoas foram atingidas e foram relatados estragos incalculáveis. Foi considerada a maior catástrofe dos últimos 200 anos no país, que teve também a sede do governo do Haiti desabada. O terremoto haitiano teve 7 graus de magnitude, acorreu a cerca de 10 km de profundidade e a 22 km da capital haitiana.

2. O planeta Terra é coberto por uma camada formada por terra e rochas chamada de litosfera (crosta terrestre). Esta crosta não é irregular e composta por placas tectônicas, que, por sua vez estão sobre o magma. As placas tectônicas estão em constante movimento, forçando umas as outras. Como ocorrem pressões entre as placas, acontecem terremotos (devido ao choque das placas).

3. O Brasil está muito bem localizado em relação às placas tectônicas e as duas bordas (falhas geológicas), portanto, como terremotos ocorrem devido ao impacto entre as placas tectônicas, nosso país tem mais estabilidade e não está tão vulnerável quando países localizados nos encontros de placas tectônicas.

4. O Brasil localiza-se (pode-se dizer bem ao centro) da Placa Sul-Americana, PORÉM, toda placa subdivide-se em vários pequenos blocos, e, assim, com pressões exercidas entre esses blocos tem-se rupturas. Essas falhas estão em maior número nas Regiões Sudeste e Nordeste e também existem falhas na Região Norte e Centro-Oeste. A que menos apresenta número de falhas é a região Sul.

Anônimo disse...

Gabriel Henrique nº10 3ºB

Os terremotos entre si podem parecer muito semelhantes, mas entre os ocorridos no Chile e no Haiti existem várias diferenças. Uma delas é que o Chile se encontra em um local de enorme atividade sísmica, onde convergem duas grandes placas tectônicas que desencadearam, em 1960, a maior catástrofe sísmica já registrada. Já no Haiti os papéis se invertem um pouco, local onde não é alvo de abalos sísmicos tão devastadores a cerca de 200 anos. Para entender mais facilmente pode se dizer que as placas tectônicas são imensos blocos que compõem a camada solida mais externa do nosso planeta. Uma vez “soltos” esses blocos movimentam-se vagarosamente por cima do manto, camada não sólida que se encontra a baixo desses blocos. E, portanto, o encontro ou afastamento desses blocos, às vezes por menor que seja, acaba por gerar tremores de terra que às vezes podem nem ser sentidos pelo homem, mas as vezes podem gerar tamanha destruição com prejuízos incalculáveis. O Brasil tem uma vantagem sobre essas catástrofes naturais, por uma simples razão, o país se localiza sob uma única placa tectônica. Denominada Placa Sul-Americana, ela não é totalmente perfeita, apresenta inúmeras falhas, e se limita no leste pela Dorsal Média Atlântica da placa africana e no oeste pela cadeia dos Andes da placa de Nazca. Ela se compõe uma porção continental (América do Sul) e uma porção oceânica (Atlântico Sul).

Anônimo disse...

No Chile o terremoto foi de 8,8 graus de magnitude, o abalo teve seu epicentro a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santiago. O epicentro foi a cerca de 35 km sob o oceano, o que reduziu o impacto, e produziu um tsunami. Que teve cerca de 700 mortos.
Já no Haiti o terremoto foi de 7,7 graus de magnitude, deixou mais de 200 mil mortos. O epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe, a capital do país. O tremor haitiano também ocorreu numa profundidade menor, a cerca de 10 km da superfície, o que multiplicou a violência das vibrações e amplificou os danos no solo
Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores.
Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.
O Brasil possui certa estabilidade por não apresentar proximidade com as chamadas falhas geológicas, que são as fendas existentes entre uma placa tectônica e outra, o que possibilita o choque entre as mesmas. Nosso país se encontra sobre uma placa denominada Sudamericana.

Roberta Quaresma n° 34 3ºA

Anônimo disse...

MARIANA TOTH Nº25 3ºANO A


1 – Como que um terremoto de 8,8 graus no Chile deixou aproximadamente 708 mortos, enquanto que no Haiti, um de 7,7 graus, deixou pouco mais de 220 mil mortos?
O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa para debaixo da outra. O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas. Além do que, o epicentro (ponto onde se registra a intensidade de um abalo sísmico) do Chile foi a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santiago, com profundidade de 35 km do oceano. Já no Haiti o epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe, a capital do país, com uma pequena profundidade de 10 km apenas.
Pequenas diferenças que explicam as distintas condições e conseqüências dos terremotos.


2 - A teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma. As placas contatam umas com as outras ao longo dos limites de placa, estando estes comumente associados a eventos geológicos como terremotos e a criação de elementos topográficos como cadeias montanhosas, vulcões e fossas oceânicas. A maioria dos vulcões ativos do mundo situa-se ao longo dos limites de placas.

3 – O Brasil se localiza no centro da placa sul-americana, um local geologicamente estável, mas nem por isso livre de abalos, como pode pensar a maioria das pessoas.



4 - Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se um bloco recortado é comprimido de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura.
O maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidos pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.

Anônimo disse...

O sismo que ocorreu no Chile foi mais forte, uma vez que este país situa-se numa região conhecida como "anel de fogo", a qual se caracteriza pela grande frequência de terremotos (9 em cada 10 no mundo). Os terremotos que ocorrem nesta área são oriundos dos movimentos de subducção que ocorrem com placas tectônicas de diferentes espessuras. Uma placa continental se encontra com uma placa oceânica.
A diferença básica entre os terremotos do Chile e do Haiti é a intensidade.

Placas tectônicas são novas divisões da crosta terrestre que ja foram divididas, se movimentam lentamente sobre o manto, podem se aproximar ou afastar uma das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.
O Brasil possui certa estabilidade por não apresentar proximidade com as chamadas falhas geológicas, que são as fendas existentes entre uma placa tectônica e outra, o que possibilita o choque entre as mesmas. Nosso país se encontra sobre uma placa denominada Sudamericana.

loreane, 3b n23

Anônimo disse...

A diferença entre os terremotos, foi principalmente a intensidade, sendo o terremoto do Chile, de mais intensidade que o terremoto ocorrido no Haiti.
Essa diferença de intensidade pode ser causada pela distância e profundidade as quais os epicentros aconteceram, sendo os danos maiores ao solo no Haiti pela pequena profundidade, e os grandes tsunamis no Chile, causados pela grande profundidade do epicentro.

Placas tectônicas são porções da litosfera, a crosta terrestre, que estão em constante movimento, lentamente, que porém causam sérios abalos à superfície, que podem ser tremores, ou aparecimento de vulcões.

A localização do Brasil, bem no centro da placa tectônica sul-americana, desfavorece a ocorrência de terremotos e vulcanismos, as regiões próximas as bordas das placas são as mais vulneráveis, como o Chile, Peru e Equador.

Lucas Moser 3°B, N°25

Anônimo disse...

MARINA ERTHAL - 29 - 3º ANO "B"

1. a intensidade dos dois acontecimentos que foi diferente, o terremoto do Chile foi mais forte que o do Haiti.No Haiti o terremoto foi de 7 graus na escala Richiter Os terremotos que a contecem nessa região são procedentes de movimentos de subducção que acontecem com diferentes placas tectônicas por causa de uma ruptura da falha de Enriquillo-Plantain Garden que fica entre as placas da América do Norte e do Caribe. Aconteceu a 10km de profundidade em relação ao centro da Terra. No Chile aconteceu o encontro de duas placas diferentes, uma placa continental, a placa de Nazca e outra placa oceânica, chamada de placa Sul-Americana.Esse encontro convergente entre a placa oceânia e a placa continental fez com que a placa de nazca mergulhasse sob a placa sul-americana. Tendo proximadamente 59km de profundidade em relação ao epicentro da Terra e 8.8 graus na escala Richiter. Apesar de o terremoto do Chile ter sido mais forte, pudemos observar que os danos no Haiti foram piores, principalmente por ser um país pobre e já que no Chile possuem também mais tecnologia para saber quando vai ter terremoto.

2.As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor.

3/4.O Brasil se encontra sobre a placa sudamericana e também não se encontra perto das chamadas falhas geológicas (fendas entre placas tecnonicas que permite que se choquem).

Anônimo disse...

Nos dias de hoje grandes catástrofes envolvendo terremotos estão cada vez mais constante,tendo em vista o que aconteceu na ultima semana(Japão).Esses tremores ocorrem devido a movimentação das placas tectônicas(dança dos continentes) realizado pela astenosfera.As placas tectônicas são uma porção da litosfera que é a camada sólida do interior da Terra.As placas se movimentam de vários jeitos:afastando-se quando o magma sai do interior das fendas,e de encontro,por subducção (oceanica e continental) ou obducção(continental e continental).A diferente entre os tremorres do Chile e Hiati,é o hipocentro.No terremoto do Chile ele era mais profundo e mais distante de áreas povoadas fazendo com que o estrago fosse melhor.O Chile também sofreu mais porque se localiza entre duas placas tectônicas (nazca e sulamericana).
O Brasil tem estabilidade pois se localiza em cima de uma unica placa evitando assim ''atritos'' com as demais,outro fator que colabora para sua estabilidade é que nosso país se situa longe de falhas geológicas.
Brenda Bonvini nº03 3ºA EM

Unknown disse...

Os terremotos do Chile e do Haiti diferem principalmente no tipo de falha tectônica que causou a atividade sísmica. No Chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe.
Placas tectônicas são novas divisões da crosta terrestre que ja foram divididas, se movimentam lentamente sobre o manto, podem se aproximar ou afastar uma das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.
Pela localização do Brasil no centro de uma placa tectônica não apresenta vulcanismo ativo apresentando uma grande estabilidade em relação aos agentes internos.
Leonardo Biu Ilkiu 3°B 21

Anônimo disse...

Amanda Regina Müller - 03
3ºB

A diferença entre as duas é o abalo que causou.A intensidade das duas foi diferente.Uma de 8,8 com o epicentro 59,4 Km e já a outra 7 graus e 10 Km.Quanto mais profundo o epicentro mais energia vai ter, maior vai ser o abalo e a força.
As placas tectônicas são placas que ficam na litosfera e se movimento interagindo entre si.Acontece por causa das altas temperaturas no magma e a pressão.É como se essas placas flutuassem no magma, assim, podendo acontecer de placas se chocarem e se afastarem,mas sempre causando algum efeito por menor que seja.Atualmente a Terra tem 12 placas tectônicas principais e várias subdivisões
O Brasil fica no centro da placa Sul-americana e por isso, menos sujeito a terremotos fortes.Só em suas falhas que foram formados a milhões de anos.Essas falhas são pequenos blocos que sofrem rupturas com o tempo e a pressão assim podendo causar pequenos tremores

Melina Kleis S. - Número 32 - 3B disse...

1- O terremoto no Chile teve magnitude 8,8 já no Haiti 7,0. Mesmo assim, no Haiti houve maior número de mortos e muito mais estragos do que ocorreu no Chile devido a sua infra-estrutura. O Chile já está mais preparado para receber tal catástrofe além de estar economicamente superior ao Haiti. Número de mortos: 802 no Chile, e mais de 200 mil no Haiti.

2- Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido. As placas tectônicas estão em constante movimento, forçando umas as outras. Como ocorrem pressões entre as placas, acontecem terremotos (devido ao choque das placas).

3 e 4- O Brasil está localizado no centro da placa chamada sul-americana, considerado um local estável porém não está livre de certos abalos sísmicos. Apresenta maior estabilidade por estar assentado em uma única placa que é bem maior que o próprio país, mas mesmo assim eeistem cerca de 48 falhas geográficas.

Anônimo disse...

1- O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa, onde a placa de Nazca mergulhou para debaixo da Sul-Americana. No Haiti aconteceu o deslizamento entre as placas Caribenha e Norte-Americana. Além disso o terremoto que atingiu o Chile foi de magnitude 8,8 e no Haiti foi de 7. Outra diferença foi que o hipocentro do terremoto do Chile ocorreu no mar, a 35 km de profundidade. No Haiti foi a apenas 10 km da superfície.
2- As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor.
3- O Brasil está localizado no centro da placa Sul-Americana, por este motivo ele tem uma grande estabilidade, mas isso não quer dizer que esteja livre de terremotos.
4- A partir de um estudo pelo professor Allaoua Saadi, o Brasil possui 48 falhas mestras, a maioria delas localizadas no nordeste e sudeste brasileiro, o sul do país é a região que possui o menor número de falhas. "Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se você tem um bloco recortado e o comprime de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura”, explicou Saadi.

Sérgio Heusi de Almeida. 3ºA

Trabalho em grupo oq vc acha? disse...

da1-Qual a diferença entre o terremoto do Haiti e do Chile?

Os terremotos do Chile e do Haiti diferem principalmente no tipo de falha tectônica que causou a atividade sísmica. No Chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe.

2-O que são placas tectônicas e como funcionam ?

Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.

Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores.

Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.
3-Por que o Brasil apresenta uma grande estabilidade em relação aos agentes internos do relevo?
Por muito tempo, acreditou-se que o Brasil estivesse a salvo dos terremotos por não estar sobre as bordas das placas tectônicas - o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos.

No entanto, sabe-se que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas "intraplacas", como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina.

4- falhas geológicas do Brasil

Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se você tem um bloco recortado e o comprime de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura”, completa.

Segundo o professor, o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.
Nome: Victor Hugo Branco Piccoli
N° 41
Serie: 3A

Anônimo disse...

Laura Martendal Rodrigues
3º A - nº: 17

O terremoto no Chile e o que atingiu o Haiti em 12 de janeiro são causados por fenômenos geológicos diferentes, embora ambos façam parte do lento e sutil movimento de placas tectônicas, que é constante.
O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa (a de Nazca, no Oceano Pacífico) para debaixo da outra (a Sul-Americana). O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas (a Caribenha e a Norte-Americana, em um fronteira conhecida como Zona de Falha Enriquillo-Plantain Garden).
Além disso, no caso do abalo no Chile, apesar de ter magnitude extrema (8,8), seu hipocentro foi no mar, a 35 km de profundidade. O do Haiti, com magnitude 7, foi a 10 km da superfície. Hipocentro é o ponto de ruptura inicial, também chamado de foco do tremor – ou onde início do terremoto “aconteceu mesmo”. Epicentro é a projeção do hipocentro na superfície.
Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.

Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas. Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.

O Brasil possui certa estabilidade por não apresentar proximidade com as fendas existentes entre uma placa tectônica e outra, possibilitando um choque entre as mesmas e causando um terremoto ou tsunami. Nosso país encontra-se no meio da placa denominada Sudamericana e não corre riscos de devidos terremotos pelo fato de estarmos no meio dela.


Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se você tem um bloco recortado e o comprime de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura.
O maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.

Anônimo disse...

1) No Chile o terremoto foi mais forte do que o terremoto do Haiti, pois o terremoto no Chile ocorreu devido ao encontro de uma placa continental, a placa de Nazca, com uma placa
oceânica, a placa Sul-Americana. E também foi considerado mais forte por ter magnitude de 8,8 graus na escala
Richter, com epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade e no Haiti foi de 7 graus na escala Richter e ocorreu a 10 km de profundidade, com epicentro em terra, devido a uma ruptura
da falha de Enriquillo-Plantain Garden, que se localiza entre as placas tectônicas da América do Norte e Caribe.
2) Existem placas tectônicas ou placas litosféricas. Essas placas são camadas rochosas descontinuas, que apresentam movimentos de divergência ou convergência.
Zona de divergência – as placas se afastam umas das outras. Estudos de 2004, feitos por um satélite artificial, constatou que o continente sul americano se afasta 3 cm por ano do continente africano.
Zona de convergência – as placas se colidem, sendo pressionadas umas com as outras. Pode ser classificado em:
Subducção – encontro de uma placa continental e uma oceânica. A última, por ser mais densa, submerge abaixo da placa continental.
Obducção – choque de duas placas continentais.

3 e 4) No Brasil, bem no centro da placa tectônica sul-americana, desfavorece a ocorrência de terremotos as regiões próximas as bordas das placas. No território brasileiro apesar disso, pode sofrer dos abalos sísmicos já que pode ocorrer o desgaste da placa tectônica, que provocam pequenas falhas já perceptíveis no Sudeste e Nordeste, Norte e Centro Oeste. Nossa região é a que menos possui falhas.
Guilhermo Casini/ n:14/ Série: 3B

Anônimo disse...

Victor Badaoui Felde
n: 40
Série: 3B.

Os terremotos do Chile e do Haiti diferem principalmente no tipo de falha tectônica que causou a atividade sísmica. No Chile o terremoto foi gerado pela Subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana; enquanto que no Haiti a causa foi um acúmulo de energia na falha de Enriquillo-Plantain Garden, da Placa do Caribe.Pelo que se pode dizer com clareza as Placas Tectônicas são divisões imensas da Crosta Terrestre.O Brasil apresenta tanta estabilidade por se localizar no centro da Placa Sul-americana.

1 – Como que um terremoto de 8,8 graus no Chile deixou aproximadamente 708 mortos, enquanto que no Haiti, um de 7,7 graus, deixou pouco mais de 220 mil mortos?
O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa para debaixo da outra. O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas. Além do que, o epicentro (ponto onde se registra a intensidade de um abalo sísmico) do Chile foi a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santiago, com profundidade de 35 km do oceano. Já no Haiti o epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe, a capital do país, com uma pequena profundidade de 10 km apenas.
Pequenas diferenças que explicam as distintas condições e conseqüências dos terremotos.


2-Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.

3 e 4- O Brasil está localizado no centro da placa chamada sul-americana, considerado um local estável porém não está livre de certos abalos sísmicos. Apresenta maior estabilidade por estar assentado em uma única placa que é bem maior que o próprio país, mas mesmo assim eeistem cerca de 48 falhas geográficas.


=)

Anônimo disse...

1-Um ponto que diferencia os dois terremotos é o grau de intensidade e o número de mortos,o terremoto do Chile, de 8,8 graus na escala Richter, deixou cerca de 711 mortos, enquanto o tremor no Haiti, de sete graus, matou mais de 220 mil pessoas. No Haiti, a pouca profundidade do tremor, a cerca de 10 km da superfície, multiplicou a violência das vibrações e amplificou os danos no solo. Já no Chile, o epicentro foi a cerca de 35 km sob o oceano, o que reduziu o impacto, mas produziu um tsunami.
2- As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Esses movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos.
3-O território brasileiro está localizado em cima da placa Sul Americana, no centro dela, onde a espessura é de 200 quilômetros, por esse motivo o país é pouco afetado por terremotos e vulcões.
4-O Brasil se localiza no centro da placa sul-americana, um local geologicamente estável, mas nem por isso livre de abalos, como pode pensar a maioria das pessoas.Segundo o professor, o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas. Segundo Saadi Para localizar as falhas, Saadi analisou primeiro as cartas topográficas à procura de indicadores. "Os rios são um exemplo, pois correm geralmente ao longo das fissuras", explica o pesquisador.

Thaysi Imeton
nº 38
3ºA

Anônimo disse...

Apesar do terremoto no Chile ter atingido 8,8 graus de magnitude, contra 7,0 no Haiti, os estragos não foram tão grandes quanto os provocados em território haitiano. Alguns aspectos podem ser analisados para que este fato tenha ocorrido. Primeiro, o hipocentro (local no interior da terra onde os terremotos se originam) do terremoto haitiano foi a 13 km de profundidade, contra 35 km do terremoto ocorrido no Chile. O epicentro (ponto na superfície terrestre onde é registrada a intensidade máxima de um terremoto, em geral logo acima do hipocentro), no Chile foi a 325 km da capital, e no Haiti foi a apenas 25 km. Outro fator a ser analisado é que o Chile está no Círculo de Fogo do Pacífico, local onde há maior probabilidade de ocorrer um terremoto e por isso, a construção civil se preocupa em fazer empreendimentos que tenham maior resistência a abalos sísmicos, o que não ocorre no Haiti. Além do mais, essas construções mais resistentes têm custo maior, tornando-se difícil para o Haiti realizá-las, sendo ele um dos países mais pobres do mundo.

A litosfera (parte sólida, rígida da terra) não é contínua, e sim subdividida em 12 placas principais e outras menores. Essas placas são chamadas de placas tectônicas. Elas estão em constante movimentação, pois se encontram acima da astenosfera (descontinuidade que separa a litosfera do manto superior, que é composto por lava). As placas tectônicas podem ser convergentes ou divergentes. As divergentes dão origem às dorsais ou cordilheiras mesoceânicas. Já as convergentes podem acarretar na subducção (encontro de uma placa continental e uma oceânica – deu origem à Cordilheira dos Andes), ou na obducção (encontro de duas placas continentais – deu origem à Cordilheira do Himalaia). Esses são os movimentos horizontais (orogênese). Já os movimentos verticais (epirogênese) podem ser de isostasia (equilíbrio), de transgressão e regressão marinha (responsável pelo petróleo no nordeste), ou ainda ocasionar falhas ou fraturas, como a de San Adreas, nos EUA.

Nos locais das bordas das placas tectônicas é comum encontrarmos vulcões (pois são áreas mais frágeis e susceptíveis aos agentes internos). Essas áreas também são as mais susceptíveis a terremotos. Como o Brasil se encontra no meio da placa Sul-Americana, nosso território não sofre diretamente com os agentes internos. No entanto, podemos sentir pequenos tremores de terra, ocasionados principalmente pelo acomodamento das camadas do solo, ou ainda por réplicas de terremotos ocorridos no Chile, principalmente.

As placas tectônicas são recortadas por vários blocos. Esses recortes, ou falhas, são como uma ferida que não cicatriza, pois “apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia”. No Brasil, “o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.” (trechos retirados de http://www.mundovestibular.com.br/articles/892/1/FALHAS-GEOLOGICAS-BRASILEIRAS---ONDE-ESTAO-LOCALIZADAS/Paacutegina1.html)

Alessandra Elisa Thomsen Nº 01 3ºA – Ensino Médio

Anônimo disse...

Dianefer - 3°A ( N° 8 )

Placas tectônicas estão em constante movimento, exercendo pressão umas nas outras. Muitos terremotos são ocasionados pela energia liberada pelo choque entre estas placas. Regiões habitadas, que estão situadas nestas áreas, recebem maior impacto destes terremotos.
Tectonismo, são movimentos provocados pelas pressões internas, originam os dobramentos.
Abalos Sísmicos são vibrações na crosta terrestre originadas no interior da Terra, como terremotos e maremotos.

Anônimo disse...

1-A diferença entre os dois terremotos está na distância dos epicentros até as regiões mais populosas desses países(no Chile, o abalo teve seu epicentro a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santia­­go. No Haiti, o epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe); na profundidade dos hipocentros dos abalos(o tremor haitiano ocorreu numa profundidade de cerca de 10 km da superfície, enquanto no Chile, o hippcentro foi a cerca de 35 km sob o oceano); e nos tipos de movimento das placas (no Haiti, as placas norte-americana e caribenha deslizaram lateralmente apenas, enquanto no Chile, a placa de nazca mergulhou sob a placa sul americana, que foi soerguida).

2-A Terra possui uma camada mais externa, sóloda, chamas de crosta terrestre. .tal camada é dividida em 14 grandes blocos,as placas tectônicas. .Como estão sobre o manto terrestre, que é liquído, fluem por sobre este, e tem movimentos de divergência
(afastamento) e convergência(subducção e obducção).

3-Porque o Brasil localizasse ao centro da camada sul americana, longe das zonas mais propesnsas aos agentes internos do planeta, que são as bordas. Além disso, a borda da placa sul americana mais próxima do país possui movimento de afastamento da placa africana.

4- .A placa sul americana é um dos 14 maiores blocos sólidos da crosta terrestre. No entanto, apresenta pequenas falhas, que são como cicatrizes de abalos sísmico muito antigos. .O .Brasil é recortado por algumas dessas falhas como a falha BR 47,onde em 2007 houve um terremoto de 4, graus na escala Richter.


Nathalia n°29 3°A

Unknown disse...

Pedro Rafihi Peixoto 3ºB nº35

1- Os terremotos se diferenciam em suas causas. O do chile foi por subducção, e o do Haiti foi por acúmulo de energia na falha Enriquillo-Plantain Garden.

2- Placas tectônicas são placas de crosta terrestre, que estão sobre o manto. As placas se movimentan convergentemente ou divergentemente entre elas, e quando semovimentam podem ocasionar terremotos, maremotos, cordilheiras entre outrs fenômenos naturais.

3- O fato do Brasil estar localizado no centro da placa sudamericana nos traz uma maior segurança em relação a terremotos, porém não estamos totalmente livres deles, pois podem haver pequenos tremores decorrentes das falahas existentes na placa, essas falhas se formam pelo desgaste das placas.

4- O Brasil não possui muitas Falhas, o maior número delas se localiza por ordem de mais para menos nas regiões: Sudeste, Nordeste, Norte, Centro Oeste e Sul.

Anônimo disse...

Elaine de Andrade Jasper 3ºA nº9
1-O movimento sísmico no Chile foi mais poderoso do que o ocorrido no Haiti, porém no Haiti houveram mais vítimas e foi bem mais efetado em termos socieconomicos. Isto pois O Chile situa-se numa região conhecida como "anel de fogo", a qual se caracteriza pela grande frequência de terremotos , ou seja, este já está mais preparado para tais eventos, enquanto o Haiti, sendo um país muito pobre, além de não estar preparado também apresenta muito mais dificuldade para se reerguer.
2-A crosta terrestre está dividida em placas, de espessura média de 150 Km, que flutuam sobre um substrato pastoso ( Astenosfera).É justamente na região de encontro entre uma placa e outra que ocorrem os fenômenos de movimento das placas e as consequentes modificações na crosta terrestre.Nos limites convergentes as placas tectônicas convergem e colidem. Geralmente, uma delas mergulha por debaixo da outra que retorna à Astenosfera.Nos limites divergentes as placas estão em processo de separação, o material magmático escapa pelas fendas que se abrem no revestimento externo da Terra e forma-se um novo assoalho oceânico. São as cristas em expansão.E nos limites transformantes não há convergência nem divergência de placas. Elas apenas se resvalam, ou seja, seus blocos de rochas se atritam, podendo causar grandes terremotos na superfície terrestre.
3-O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O Brasil não apresenta montanhas, pois não existe nenhum dobramento moderno no território brasileiro. Se localiza praticamento no centro da placa sul-americana, e como os terremotos, vulcões e cordilheiras se localizam nas extremidades das placas tectônicas, então pode-se dizer que o Brasil não está isento de abalos, mas não sofre relativamente grandes efeitos com isto.
4-Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. O maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas. O Estado de Minas Gerais é cortado por diversas falhas geológicas: BR 24, 25, 26, 27, 28, 29 e BR 47. Chama a atenção a falha BR 47, localizada no norte do Estado ,onde já houve abalo sísmico.

Anônimo disse...

1 – A principal diferença entre os terremotos foi a intensidade. O terremoto no Chile teve uma força maior do que o do Haiti. O chileno começou no mar com 59,4km de profundidade, com o tremor no centro do país. Mas, além disso, países como Equador e Peru também receberam alerta.
Já no Haiti, o número de pessoas atingidas foi maior, sendo considerada a maior catástrofe no país, nos últimos dois séculos, com uma profundidade de 10km.

2 – As placas tectônicas são as divisões existentes na crosta terrestre que se movimentam de forma continua, sobre o manto. Com o aproximamento ou afastamento dessas divisões, ocorrendo abalos na superfície, causando terremotos e atividades vulcânicas. Esse movimento ocorre devido ao fato de o interior terrestre ser muito aquecido, fazendo com que correntes determinem os movimentos.
As placas podem ser divididas em convergentes e divergentes.
As convergentes se aproximam, causando o choque. Isso devido à menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais. Quando isso ocorre, as placas oceânicas são “engolidas” pelas continentais.
Já nas divergentes, elas se afastam, fazendo com que as placas percam calo, se movimentando em direção contraria.

3 – A boa localização do Brasil na placa sul-americana é a razão dessa estabilidade. Como os terremotos ocorrem no choque das placas, nas extremidades, o Brasil não corre riscos (grandes) em relações aos países localizados nas áreas de choques de placas.

4 – Mesmo estando no centro da placa sul-americana, o Brasil sofre com as falhas, devido às subdivisões encontradas nas placas em blocos. Com pressões nesses blocos, ocorrem as rachaduras. No Brasil, essas principais falhas ocorrem no Sudeste e Nordeste. Já a região Sul, é a com menor intensidade de rupturas

João Vitor

Luiza Biasuz. disse...

Luiza Biasuz - 3º A - 23.

A principal diferença foi a intensidade entre os terremotos. O do Chile foi mais forte do que o do Haiti, pois o Chile encontra-se situado numa região que frequentemente ocorre terremotos, cerca de 90% dos terremotos do mundo. Os terremotos ocorridos no território do Chile são formados pelo movimento de subducção, ou seja, uma placa tectônica continental se choca com uma placa oceânica, esclarecendo que ambas possui diferentes espessuras. Como a placa tectônica oceânica é mais densa, ela acaba “indo para baixo” da placa continental, causando tsunamis e terremotos.
As placas tectônicas são compostas por material sólido, as chamadas rochas, que constituem a litosfera (a camada externa sólida da Terra), e estão em constante movimento. Tais movimentos podem ocasionar atividades sísmicas e vulcânicas.
O Brasil não está localizado próximo as regiões que possuem falhas geológicas, ele está situado sobre uma placa tectônica, o que lhe dá certa estabilidade, motivo pelo qual não há terremotos e tsunamis. Desta forma, podemos nos considerar privilegiados pelo fato do Brasil não ser um pais acometido desses tipos de desastres naturais.

Taís disse...

1 - No Chile, o abalo da madrugada de sábado passado teve seu epicentro a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santia­­go. No Haiti, o epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe, a capital do país. O tremor haitiano também ocorreu numa profundidade me­­nor, a cerca de 10 km da superfície, o que multiplicou a violência das vibrações e amplificou os danos no solo – no Chile, o epicentro foi a cerca de 35 km sob o oceano, o que reduziu o impacto, mas produziu um tsunami.

2 - Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. As placas podem colidir - se duas placas se movimentam uma em direção à outra, uma placa geralmente desliza para baixo da outra. A placa que submerge, afunda nas camadas mais baixas do manto, onde derrete. As placas deslizam uma contra a outra - em outros limites, as placas simplesmente deslizam em direções opostas. As placas podem se deslocar para lados diferentes - se duas placas estão se separando uma da outra, rochas quentes derretidas fluem das camadas do manto abaixo da litosfera. Este magma sobe para a superfície (do fundo do oceano), onde é chamado de lava. Quando a lava se esfria, ela endurece e forma novo material de litosfera, preenchendo a fenda. Isto se chama limite de placa divergente.

3 - O Brasil não está definitivamente live do sofrimento causado pelos abalos sísmicos, mas tem menos chance, justamente pelo fato de estar situado em somente uma placa tectônica espessa(Sudamericana) e longe de suas bordas.

4 - Apesar de serem afetados com maior freqüência, os abalos não estão restritos a países como Japão ou Estados Unidos. Ao contrário do que a maioria pensa, os brasileiros podem, sim, sentir o chão tremer a seus pés. Uma pesquisa do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mapeou o território brasileiro e identificou 48 falhas geológicas mestras, locais onde "nascem" os terremotos. "Hoje, poderíamos acrescentar algumas outras a esse total, sem falar nas falhas secundárias", afirma o professor Allaoua Saadi, coordenador do trabalho. O projeto integra o Programa Internacional da Litosfera (International Lithosphere Program) que, por meio de uma força-tarefa, mapeia as estruturas tectônicas em atividade no planeta para prever catástrofes naturais. Por muito tempo, a idéia de que o Brasil estava livre do risco de terremotos, furacões ou outro formas de catástrofe natural prevaleceu no imaginário popular. Segundo Saadi, porém, a ausência de tais fenômenos não se deve à interferência divina, mas a um conjunto de fatores resultantes do tipo de ocupação do país. Devido às grandes extensões territoriais, o Brasil, ainda hoje, tem áreas pouco habitadas. "E se não existe ninguém para relatar a ocorrência do tremor, ele passa a não existir". "Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se você tem um bloco recortado e o comprime de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura”. Segundo o professor Saadi, o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.

Taís disse...

1 - No Chile, o abalo da madrugada de sábado passado teve seu epicentro a 115 km da cidade de Concepción e a 325 km de Santia­­go. No Haiti, o epicentro foi a 25 km de Porto Príncipe, a capital do país. O tremor haitiano também ocorreu numa profundidade me­­nor, a cerca de 10 km da superfície, o que multiplicou a violência das vibrações e amplificou os danos no solo – no Chile, o epicentro foi a cerca de 35 km sob o oceano, o que reduziu o impacto, mas produziu um tsunami.

2 - Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. As placas podem colidir - se duas placas se movimentam uma em direção à outra, uma placa geralmente desliza para baixo da outra. A placa que submerge, afunda nas camadas mais baixas do manto, onde derrete. As placas deslizam uma contra a outra - em outros limites, as placas simplesmente deslizam em direções opostas. As placas podem se deslocar para lados diferentes - se duas placas estão se separando uma da outra, rochas quentes derretidas fluem das camadas do manto abaixo da litosfera. Este magma sobe para a superfície (do fundo do oceano), onde é chamado de lava. Quando a lava se esfria, ela endurece e forma novo material de litosfera, preenchendo a fenda. Isto se chama limite de placa divergente.

3 - O Brasil não está definitivamente live do sofrimento causado pelos abalos sísmicos, mas tem menos chance, justamente pelo fato de estar situado em somente uma placa tectônica espessa(Sudamericana) e longe de suas bordas.

4 - Apesar de serem afetados com maior freqüência, os abalos não estão restritos a países como Japão ou Estados Unidos. Ao contrário do que a maioria pensa, os brasileiros podem, sim, sentir o chão tremer a seus pés. Uma pesquisa do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mapeou o território brasileiro e identificou 48 falhas geológicas mestras, locais onde "nascem" os terremotos. "Hoje, poderíamos acrescentar algumas outras a esse total, sem falar nas falhas secundárias", afirma o professor Allaoua Saadi, coordenador do trabalho. O projeto integra o Programa Internacional da Litosfera (International Lithosphere Program) que, por meio de uma força-tarefa, mapeia as estruturas tectônicas em atividade no planeta para prever catástrofes naturais. Por muito tempo, a idéia de que o Brasil estava livre do risco de terremotos, furacões ou outro formas de catástrofe natural prevaleceu no imaginário popular. Segundo Saadi, porém, a ausência de tais fenômenos não se deve à interferência divina, mas a um conjunto de fatores resultantes do tipo de ocupação do país. Devido às grandes extensões territoriais, o Brasil, ainda hoje, tem áreas pouco habitadas. "E se não existe ninguém para relatar a ocorrência do tremor, ele passa a não existir". "Toda placa é recortada por vários pequenos blocos, de várias dimensões. Esses recortes, ou falhas, funcionam como uma ferida que não cicatriza: apesar de serem antigos, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. Se você tem um bloco recortado e o comprime de um lado e de outro, ele rompe onde já existe a fratura”. Segundo o professor Saadi, o maior número de falhas se concentra nas Regiões Sudeste e Nordeste, seguidas pela Região Norte e Centro-Oeste. A Região Sul é a que apresenta o menor número de falhas.

Taís Maciel de Oliveira - 3ºB

Anônimo disse...

1- A principal diferença entre os terremotos é a intensidade. No Chile foi mais forte, já que o país se encontra no chamado "anel de fogo". Os terremotos dessa região são muito intensos, fazendo com que o chileno seja mais forte, fisicamente, do que o ocorrido no Haiti, porém em termos socioeconômicos o segundo país foi mais prejudicado, já que é mais pobre e não possui tantos recursos para se reerguer.
2- São fragmentos enormes de material sólido (rochas) que compõem a camada da Terra que chamamos de litosfera. Esta camada está sobre uma outra, que se movimenta, devido ao seu estado físico e também por conter grande quantidade de energia, fazendo com que as placas também se movimentem, provocando choques entre elas e dando origem aos tremores.
3- Por estar no centro de uma placa tectônica, o Brasil não sofre tanto com o choque entre diferentes placas. Porém, há cerca de 50 falhas no território do país.

4- Toda placa possui falhas que podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. A maioria das falhas brasileiras estão nas regiões Sudeste e Nordeste, seguidos pelas Região Norte, Centro-Oeste e Sul, respectivamente.

Maria Eduarda nº 24
3º A

Julia Stähelin nº: 20 - 3ºB disse...

Julia Stähelin nº: 20 - 3ºB

O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa oceânica (Nazca) para debaixo da outra continental (Sul-Americana). No Haiti ocorreu um deslizamento lateral entre placas (Caribenha e Norte-Americana). Além disso, no Chile, apesar de ter magnitude maior (8,8, enquanto no Haiti foi 7), seu hipocentro foi no mar, a 35 km de profundidade. E, no Haiti, apenas a 10 km.

As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre. Pelo fato de estarem situadas sobre uma superfície pastosa e não terem um “encaixe perfeito”, podem se aproximar, se afastar ou deslizar uma sobre a outra provocando abalos na superfície, como os terremotos.

O Brasil localiza-se no interior da Placa Sul-Americana, garantindo essa estabilidade. Porém, toda placa é recortada em vários pequenos blocos. Esses recortes, apesar de serem “mais discretos”, podem se abrir a qualquer momento para liberar energia. E, como as maiores catástrofes estão relacionadas às grandes falhas, é comum achar que o nosso país está totalmente livre dos tremores de terra (no Brasil, há 48 falhas geológicas mestras - locais onde "nascem" os terremotos. Sem contar que, já foram registrados sismos de grande intensidade no Rio Grande do Norte, e na fronteira entre Mato Grosso e Amazonas).

Anônimo disse...

1- As diferenças entre os terremotos do Chile e do Haiti foram a intensidade dos abalos, que no Haiti foi de 7 graus de magnitude e no Chile foram 8,8 graus. Outra diferença é que no Chile aconteceu um encontro entre uma placa continental com uma placa oceânica (Subducção) e no Haiti foram duas placas continentais (Obducção).
2- As placas tectônicas são subdivisões (pedaços) da crosta terrestre (litosfera) que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto terrestre limitadas por zonas de convergência ou divergência.
3- O Brasil apresenta uma grande estabilidade, pois ele está localizado no centro de uma placa tectônica (placa sul-americana).
4- Na placa sul americana existem varias pequenas falhas que estão firmes, mas um choque com a placa sul americana pode fazer com que essas pequenas subdivisões provoquem abalos no Brasil. Essas falhas estão mais concentradas na região sudeste e nordeste do país.


Guilherme Damasio
N°12 3°A EM