quinta-feira, 3 de junho de 2010

MATA ATLÂNTICA


FAUNA DA MATA ATLÂNTICA
FLORA DA MATA ATLÂNTICA-ORQUÍDEA NEGRA SELVAGEM
FAUNA DA MATA ATLÂNTICA
FAUNA DA MATA ATLÂNTICA

Vamos recordar um pouco da História para falar de um bioma que, antes mesmo de ser classificado como bioma, já era muito importante para o Brasil.

Quando os portugueses chegaram ao litoral do Brasil, em 1500, de suas caravelas puderam ver uma paisagem diferente. Como narrou o escrivão Pero Vaz de Caminha em uma carta que fez para o rei de Portugal, “à hora de vésperas, avistamos terra! Primeiramente um grande monte, muito alto e redondo; depois, outras serras mais baixas, da parte sul em relação ao monte e, mais, terra chão. Com grandes arvoredos”.

O que Caminha e seus companheiros de tripulação viram dos navios é o ambiente que hoje denominamos Mata Atlântica. Ela recebeu este nome justamente porque está próxima ao oceano Atlântico. Os montes arredondados, a terra chão e os grandes arvoredos caracterizam este bioma, que hoje se reduz a apenas 7% do que era na época da chegada dos portugueses. A Mata Atlântica acompanha o litoral brasileiro do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, englobando áreas de dezessete estados. Como ela está presente em diferentes regiões do Brasil, apresenta diferentes ecossistemas, com variações em relação à fauna, vegetação, solo, relevo e características climáticas. Mas existem alguns elementos comuns por todas as regiões de Mata Atlântica. São esses elementos que vamos destacar, para que você saiba mais sobre essa preciosidade que encantou os conquistadores.
Fauna- Na Mata Atlântica já foram encontradas cerca de 260 espécies de mamíferos, 620 de aves, e 260 de anfíbios, além de muitos répteis e insetos. Ela abriga 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil. Entre os que correm o risco está o mico-leão-dourado, que adora passear pelas árvores da mata.


Outros mamíferos também vivem nesta mata: bichos-preguiça, gambás, morcegos, furões, saguis e pacas são normalmente vistos neste ambiente, que guarda ainda outra surpresa: o muriqui, maior macaco do continente.

Dos répteis, podemos destacar o jacaré-de-papo-amarelo, cágados, cobras corais e teiús, espécies de lagartos que podem passar de um metro de comprimento. Entre as aves mais comuns estão o sanhaço, o pica-pau, a jacutinga, a araponga e os gaviões.
VEGETAÇÃO
Para facilitar o estudo dos vegetais que formam esta mata, os pesquisadores classificaram a vegetação de acordo com o que chamam de extratos. No extrato superior estão as árvores também mais altas, as que recebem grande parte da luz do sol. Nesse extrato, que também pode ser chamado de dossel, estão árvores como o manacá-da-serra e o guapuruvú.

MANACÁ-DA-SERRA

Logo abaixo do dossel, está o extrato arbustivo, do interior da mata, que reúne espécies sob a sombra das árvores mais altas. No extrato arbustivo, há árvores como a jaboticabeira, a palmeira-juçara, a begônia, o jatobá, a quaresmeira e o ipê.


JABUTICABEIRA

O extrato mais baixo é o herbáceo, formado por plantas de tamanho pequeno que vivem próximas ao solo. Neste grupo estão arbustos baixos, ervas, gramíneas e musgos.


VEGETAÇÃO HERBÁCEA

O pau-brasil, planta hoje difícil de se encontrar, era comum antigamente e foi o primeiro alvo dos exploradores portugueses, que utilizavam uma substância colorante extraída da árvore, a brasileína, para fazer tinta vermelha.Solo

O solo desta mata é em geral bastante raso, pouco ventilado, sempre úmido e recebe pouca luz, pois, como já vimos, a maior parte da luminosidade é absorvida pelas folhas das árvores mais altas.
É um solo pobre, mas que tem a fertilidade garantida pela existência do que se chama serrapilheira: uma camada com restos de vegetação, como folhas, caules e cascas de frutos que cobrem a superfície do solo.

Água
Nas regiões de Mata Atlântica estão localizados reservas de água necessárias ao abastecimento de 70% da população brasileira. No bioma existem rios que fazem parte de sete das nove bacias hidrográficas do país.

Clima
Como está espalhada por todo litoral brasileiro, a Mata Atlântica está submetida a climas diferentes, de acordo com cada região. Sendo assim existem pedaços da mata marcadas pelo clima subtropical úmido no sul; outros marcados pelo clima tropical e outros ainda que ocorrem muito próximas à caatinga semiárida nordestina.

ATIVIDADE : A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA? B) CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA, OMBRÓFILA, PERENE, LATIFOLIADA E EPÍFITAS. C) COMENTE SOBRE O VÍDEO: VOCÊ QUER ADOTAR UMA ÁRVORE ? EU JÁ ADOTEI VÁRIAS . NÃO ESQUEÇA DE ANOTAR O NÚMERO DE SUA MUDA, PARA PODER ACOMPANHAR.


116 comentários:

Anônimo disse...

Respostas:

a)O desmatamento.Os homens cortavam as árvores para obter a madeira.

b)DENSA : viscosa encorpada
c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas


Gostei do vídeo e fiquei impressionada com os 5.5oo.ooo kilometros quadrados que já foram desmatados achei importante a sugestão de sites que eles deram para adotar um árvore .

Beijinhos Jade N°13 6°A

Unknown disse...

Oi Conceição,
Achei legal sua postagem sobre a Mata Atlantica.Demorei um pouco mas consegui resolver as questões que vc nos passou. Vamos lá:
a)Acredito que as atividades que mais colaboraram para a perda da Mata Atlantica foram o desmatamento irracional para comercio ilegal e clandestino de madeira. Tambem a derrubada da mata para criação de pastos para o gado e plantações de soja o outras coisas de Fazendeiros sem fiscalização.
B) vOCABULÁRIO:
DENSA:Cerrada, que tem muita massa, espessa, carregada, mata fechada.
OMBRÓFILA: Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.
PERENE:Que dura, permanenrte.
LATIFOLIADA: Planta de folhas largas de regiões úmidas que permite a planta ter intensa transpiração.
EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre outras, utilizando-se de outra para se fixarem ao solo sem prejudicálas ou tirarem delas a vida.
C) Fiquei suspreso com o vídeo sobre quantos desmatamento ocorreu na Floresta. Não sabia que cabiam 5 milhões de Maracanas na Mata e hoje só cabem 400 mil. Fiquei assustado. S[O ACHO QUE QUEM FEZ O VIDEO, PODIA TER USADO OUTRA TORCIDA.(ATLETICO PARANAENSE).a DOREI O BLOG DO SOS MATA ATLANTICA.
d) Eu já ascessei o Blog SOS Mata Atlantica e fiz meu Login só ainda não consegui plantar minha muda.
Beijos
Lucas Romaniello Costa nº19 6ºB Grupo;TBBT.

Anônimo disse...

Oi Conceição,

a)O desmatamento e o comércio ilegal de madeira,mas isso de derrubar árvores para usar esses para a criação de pastos e gado também contribui para a destrição da Mata Atlântica.
b)Densa:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.
Omobrófila:Mata sempre verde,com árvores grandes,comuns em áreas com muita chuva.
Perene:Permanente,duradouro,inacabável,abundante.
Latifoliada:Planta de folhas largas e grandes.
Epífitas:Plantas que vivem sobre as outras,utilizando a outra para se fixarem no solo sem se prejudicarem.
c)O vídeo é muito legal,é muito interessante(e ao mesmo tempo assustador) saber que CABIAM 5 milhões de Maracanãs na Mata, e agora só CABEM 400 mil.Uau foi impressionante saber que já foram desmatados 5.5oo.ooo km quadrados da mata.Talvez eu adote uma árvore,sim,achei legal essa ideia.
Bjs,
Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC
N°1

Anônimo disse...

Oi conceição novamente a postagem ficou muito boa e espero que você coloque mais para nós. As respostas estão aí

A) Pela imagem vejo que é o desmatamento para o uso da madeira.

B)Densa: fechada, pesada.

OMBRÓFILA:plantas que vivem em lugares sombrios.

PERENE:algo abundante.

LATIFOLIADA:tipo de vegetação de fgolhas largas e grandes.

Epífitas:plantas que vivem umas sobre as outras.

Achei o video divertido de ver e com imagens legais.Achei muito grande a área desmatada.legal a camparação com o maracanã pois assim temos uma noção melhor do tamanho disso tudo.a idéia de adotar arvores também é muito legal.

Júlia Cadore- nº 17- 6ª C

Anônimo disse...

A)O desmatamento e as quimadas são as prencipais causas da destruição da Mata Atlântica.Os homens cortam as arvores para comércio ilegal de madeira , e até mesmo uma inocente fogueira pode causar uma grande queimada.

B)densa:expesso, carregado
ombrófila:Mata sempre verde,com árvores grandes,comuns em áreas com muita chuva.
perene:que dura para sempre
latifoliada:planta com folhas grandes e expessas
epífitas:plantas que dependem de outras vivendo sobre elas sem causar-lhes danos

C)gostei do video mas fiquei muito revoltada com a IGNORÂNCIA do ser humano em desmatar um patrimônio mundial

D)assim que der eu vou adotar minha arvore sim!!!

Martha julia Nº27 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição,


a)Odesmatamento os homens cortavam as árvores que lá tinham para obter a madeira que precisavam.

b)DENSA : viscosa encorpada
c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.

Adorei o vídeo e fiquei assustada com a quantidade de terra que ja foi desmatada. Ahh! já adotei minha árvore e o número dela está guardado com segurança!!!!

bjxxxxx Thaianny_6ªC_nº28

Anônimo disse...

a)Odesmatamento pelo o que eu vi nas imagens.

b)Denso:Que tem muita massa e peso em relação ao volume;espeso;compacto.
Epífitas:PLANTAS QUE VIVEM SOBRE OUTRAS PARA SE FIXAREM AO SOLO.
Latifoliada:Plantas de folhas largas e grandes.
Ombrófilas:São folhas que gostam de viver em lugares sombreados, por exemplos orquídeas e avencas possuem afinidade por sombras.
Perene:Que dura muitos anos;eterno;incessante.

c)gostei muito do video e fala que antigamente a mata atlanticatinha 1.290.692km2 que é equivalente a mais de 5.500.000 de Maracanãs, e agora existem apenas 95.000 km2 e 400.000 de maracanãs
bjs.Eduardo C. Numero:2 6A

Anônimo disse...

Oi Conceição

A)O desmatamento, eles cortam as arvores para o uso da madeira, algumas árvores já estão até em extinção.
B)
DENSA: Que tem muita massa e peso em relação ao volume. Elementos que estão muito próximos.
OMBROFILA: Plantas que vivem em lugares sombrios.
PERENE: Inacabável, duradouro.
LATIFOLIADAS: Apresenta folhas largas e grandes.
EPÍFITAS: São aquelas plantas que vivem umas sobre as outras.
C)Achei muito interessante o vídeo e fiquei impressionada com a quantidade de vegetação que foi desmatada, hoje a Mata Atlântica é menos da metade do que era antes. Mas também gostei do jeito em que podemos ajudá-la, por tanto vou adotar uma árvore também.
Beijoss
Luiza Candido Malburg Nº 20 6ª A

Anônimo disse...

a)O desmatamento, porque as pessoas cortam as árvores.

b)DENSA: que tem muita massa e peso em relação ao volume
OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
PERENE: uma coisa permanente, duradoura, inacabável
LATIFOLIADA: plantas de folhas largas e grandes
EPÍFITAS: plantas que vivem umas sobre as outras

c)Achei o vídeo super interessante.Fiquei impressionada com a área devastada da Mata Atlântica, que é de 5.500.000 kilômetros quadrados.Gostei muito das dicas que podemos preservar a área devastada.Os sites vão nos ajudar a ter uma consciência da preservação da Mata Atlântica e como devemos fazer isso

Gostei muito do seu blog, Conceição !
Beijõoess !
Mariane nº 26 6ªA

Anônimo disse...

Respostas:

a)O desmatamento,pois os homens cortavam as árvores comercializar a madeira.

b)Densa:Algo que tem visco,pegajoso,com volume.
c)Ombrófila:Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.
d)Perene:•Uma planta que vive mais de dois anos e não morre após a floração.
e)Latifoliada:•Vegetação com abundância de espécies dotadas de folhas largas e grandes.
f)Epífitas:São animais que vivem associados à um vegetal ou plantas que vivem sobre outras plantas.

Eu adorei o vídeo Conceição.
Aqui vem algumas das coisas que achei interessante:
A formação vegetal brasileira passava por importantes áreas do planalto brasileiro,e chegava até a Floresta Amazônica.A Mata Atlântica foi a 2ª maior e mais importante floresta tropical do Brasil e da América do Sul,chegava até a Argentina e ao Paraguai,seu tamanho era de 1.290.692 Km²,e tinha 5.500.00 maracanas.
Os Portugueses encontraram um belo cenário ao aportar em Porto Seguro,e logo veio a famigerada fome do pau-brasil que começou a devastação Atlântica.Eram feitas plantações de canas e de café.Graças ao desmatamento em 1990eram apena 8,8% de sua área original.E a sua biodiversidade de ecossistema ainda é uma das maiores do planeta.
Eu achei muito legal o projeto de plantar uma árvore,vou até pensar em plantar uma,e o que legal é que esse projeto 11 milhões de árvores já foram doadas...Acho que vale a pena.

Beijos Conceição !
Fernanda 6ªA nº4.

Anônimo disse...

a)O desmatamento.

b)
DENSA - Algo pegajoso
OMBRÓFILA - plantas que vivem na sombra
PERENE - Diz-se do vegetal que vive vários anos ou dá folhagem que se
conserva o ano inteiro.
LATIFOLIADA - Plantas de folhas grande e largas
EPÍFITAs - Diz-se de, ou vegetal que vive sobre outro sem dele se nutrir

c) Achei o vídeo muito interessante, pois agora sei que o nome é Mata
Atlântica, pelo fato de se encontrar perto do Oceano Atlântico. E que
era a segunda maior e mais importante floresta tropical do Brasil e
da América do Sul. Que seu tamanho era de 1.290.692 km² e que hoje
apenas tem 95.000 km² (7,3%). Que quem encontrou este belo cenário foram os portugueses quando chegaram em Porto Seguro.

Adorei essa idéia de qualquer um poder ajudar e plantar uma árvore,
para ajudarmos a natureza apenas dando alguns cliques.

Eduarda Hufenüssler, nº1, 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição!
Respostas:
a)Acho que foi o desmatamento.
b)
*DENSA:Que tem muita massa e peso em relação ao volume.Que contém uma grande quantidade de elementos ou unidades; cerrado, compacto.Em que os elementos estão muito próximos.
*OMBRÓFILA: Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.
*PERENE:Perene é uma plante que vive mais de dois anos e não morre após a floração.
* LATIFOLIADA:É uma tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.
*EPÍFITAS:São plantas que crescem sobre outras plantas, ou até rochas, postes, cercas, fios, etc.
c)Achei o vídeo bem interessante, a pessoa que o fez conseguiu transmitir uma mensagem importante, de uma forma "engraçada" e não cansativa ( e amei a torcida que essa pessoa usou como exemplo!)

O vídeo fala:
-De onde vem o nome Mata Atlântica,pois se localiza no litoral do país, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, perto do oceano atlântico.
-Foi a segunda maior e mais importante floresta tropical do Brasil e da América do Sul.
-Além de passar pelo Brasil, também sua mata também se localizava na Argentina e no Paraguai.
-Seu tamanho era de 1.290.692 Km², equivalente a mais de 5.500.000 estádios do Maracanã.
*Com a chegada dos portugueses, a mata atlântica começou a ser devastada,essa devastação começou com o desmatamento do pau brasil (madeira de tinturaria).
*Em 1990, a mata atlântica contava com apenas 8,8% da sua área original.Em 2008 (17 anos depois),eram apenas 95.000 Km², equivalentes a 400.000 maracanãs,apenas 7,3% da área original.
Beijo!
Nathália Rodi-nº27-6B

Anônimo disse...

a)o desmatamento dos homens em várias especies de árvores uma delas foi o pau brasil para retirada de uma substancia que colore.

b)DENSA:algo em quantidade grande

c)OMBRÓFILA:plantas adaptadas a viver em lugares de sombra

d)PERENE:árvores que suas folhas sempre estao verdes

e)LATIFOLIADA:sao plantas em que contem folhas largas e grandes

f)EPÍFITAS:plantas que se alimentam de insetos e outros vegetais

olá Conceição, adorei o video muito interesante pois acho que assim o pais se mobiliza e persebe o quanto já foi e é desmatado até hoje .
beijocas Isabella 6 série C nº:12

Anônimo disse...

A)Acredito que as atividades que mais afetam a amazônia é o desmatamento para ter madeira.

B)Densa: Humida encorpada e viscosa.
Ombrófila:SÃO PLANTAS QUE Nascem em mata fechada preferem sombra.
Perene:Dura muito é permanente.
Latifoliada:Folhas largas e grandes e preferem ambientes humidos.
Epífitas:Pegam outras plantas para tirar os nutrientes e a vida.

C)Muito interessante pois se todos adotarem uma arvore reflorestamos a mata atlantica inteira , e como o ser humano desmata por riqueza.

Taissa nº28 6ªb

Anônimo disse...

Olá Conceição!

A seguir, segue as minhas respostas:

a) O desmatamento, devido à utilização e o comércio ilegal da madeira.

b) Densa- No caso da vegetação, corresponde ao conjunto de plantas, árvores ou arbustos que crescem muito juntas; uma ao lado das outras; mata fechada.

Ombrófila- Plantas que preferem lugares com sombras.

Perene- Que dura muitos anos, que não tem fim.

Latifoliada- Vegetação que apresenta folhas grandes e largas.

Epífitas- Plantas que vivem umas sobre as outras, para se fixarem no solo, sem se prejudicarem.

c) Achei o vídeo muito interessante. Fiquei surpresa com o tamanho do desmatamento, pois não imaginava que era tão grande assim. Mas, o que mais me chamou a atenção foi que podemos ajudar a Mata Atlântica com ações significativas e simples, portanto também vou adotar uma árvore.

Beijos.
Gabriela Lunardelli Nº08 6ªA

Anônimo disse...

a)O desmatamento dos portugueses quando vieram para o Brasil para exportar o pau-brasil
b)densa:Compacto,espesso
ombrófila:mata sempre verde que vive em lugares mais humidos e sombreados.
perene:Que dura muito tempo
latifoliada:vegetaçao de folhas largas e grandes
epífitas:plantas que vivem umas sobra as outras
c)A mata atlântica foi a segunda maior floresta mais importânte do Brasil e da América do sul.
Suas extenção é de3 1.290.692km² mais de 5.500.00 de maracanãs.
Quando os portugueses chegaram logo dscobriram como o pau-brasil era util.
O couro acabou deixando mais espécies em extinção como o jacaré,capivara,lontras e onças.
Graças ao desmatamento a mata atlântica contava em 1990 com apenas 8,8% de sua area original.
Hoje são apenas 95.00km² 400.000 dos mais de 5.000.000 de maracanãs 7,3% de sua area original.
E mesmo com todo esse desmatamento é uma das maiores biodiversidades de animais do planeta.
Nao existem meios de replantar os 5.000.000 de maracanãs,mais ainda podemos cuidar do restante.
Ainda nao plantei uma arvore mais quero
nome:lauro nº17 6ªA

Anônimo disse...

achei muito legal a nova "cara"do blog é sempre bom mudar de ares.





paulo Nº25
6ªC

Anônimo disse...

A)O desmatamento, eles cortam as arvores para o uso da madeira, algumas árvores já estão até em extinção.
B)DENSA: Que tem muita massa e peso em relação ao volume. Elementos que estão muito próximos.
OMBROFILA: Plantas que vivem em lugares sombrios.
PERENE: Inacabável, duradouro.
LATIFOLIADAS: Apresenta folhas largas e grandes.
EPÍFITAS: São aquelas plantas que vivem umas sobre as outras.
c)Muito interessante pois se todos adotarem uma arvore reflorestamos a mata atlantica inteira , e como o ser humano desmata por riqueza.
Nome:Luis Henrique
Serie:6C
Número:21

Anônimo disse...

a) o desmatamento e queimadas. Para a venda de madeira e expansao de area para o plantil e para a pecuaria.

b)desnsa: encorporada, viscosa
ombrófila:plantas que vivem em lugares sombreados.
perene: mata que segue nas margens dos rios
latifoliada: folhas largas e grandes.
epífitas: vivem sobre plantas, animais e vejetais

c) eu adorei o video, pois ele mostra as problemas, e oque aconteceu para que a mata atlantica esteja tao redusida. e fiquei muito imprecionada ao saber que antigamente a mata atlantica ocupava 5.500.000 km².
e achei muito legal a ideia deste site www.clickarvore.com.br pois ajuda muito a mata.

maria fernanda chemin 6ªC

Anônimo disse...

A) O desmatamento provocado pelo homem.
B) Densa: Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.
Ombrófila: Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.
Perene: Que dura, permanenrte.
Latifoliada: Planta de folhas largas de regiões úmidas que permite a planta ter intensa transpiração.
Epífitas: Plantas que vivem sobre outras, utilizando-se de outra para se fixarem ao solo sem prejudicálas ou tirarem delas a vida.
C)O video é muito interesante pois fala a realidade da mata atlântica.
Pode deixar que eu adoto.
Ah e achei seu blog mais legal!

Eduardo Rodrigues
nº6
6ªC

Anônimo disse...

nome:Andre nummero:2 6 série c

a)Acredito que as atividades que mais colaboraram para a perda da Mata Atlantica foram o desmatamento irracional para comercio ilegal e clandestino de madeira. Tambem a derrubada da mata para criação de pastos para o gado e plantações de soja o outras coisas de Fazendeiros sem fiscalização.
b)Densa:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.
Omobrófila:Mata sempre verde,com árvores grandes,comuns em áreas com muita chuva.
Perene:Permanente,duradouro,inacabável,abundante.
Latifoliada:Planta de folhas largas e grandes.
Epífitas:Plantas que vivem sobre as outras,utilizando a outra para se fixarem no solo sem se prejudicarem
C) Fiquei suspreso com o vídeo sobre quantos desmatamento ocorreu na Floresta. Não sabia que cabiam 5 milhões de Maracanas na Mata e hoje só cabem 400 mil. Fiquei assustado. S[O ACHO QUE QUEM FEZ O VIDEO, PODIA TER USADO OUTRA TORCIDA.(ATLETICO PARANAENSE).a DOREI O BLOG DO SOS MATA ATLANTICA.
d) Eu já ascessei o Blog SOS Mata Atlantica e fiz meu Login só ainda não consegui plantar minha muda.

Anônimo disse...

oi conceição
Legal sua postagem sobre a Mata Atlantica.O desmatamento e o comércio ilegal de madeira,mas isso de derrubar árvores para usar esses para a criação de pastos e gado também contribui para a destrição da Mata Atlântica.
Palavras
DENSA:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada
OMBRÓFILA:são aquelas plantas que gostam de viver em lugares sombreados
PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
LATIFOLIADA:tipo de vegetação de folhas largas e grandes.
EPÍFITAs - Diz-se de, ou vegetal que vive sobre outro sem dele se nutrir
Achei o vídeo legal , e fiquei impressionado com os 5000000 maracanas que cabiam e agora so cabe 40000 :( o video é 10
beijos
Vinícius Baixo Nº 32 6ªc

Anônimo disse...

Respostas:
A) O desmatamento.os homens cortavam as árvores para ter madeira.
B) Densa,fechada.
C)ombrófila:plantas que gostam de viver na sombra
D)perene:algo duradouro
E)latifoliada:vegetação com folhas largas e grandes.
F)epífitas:aqueles que vivem sobre animais,vegetais e plantas.

nome:Guilherme
serie:6ªc
numero:11

Anônimo disse...

Olá Conceição !!
Adorei o seu novo blog. Acho que combina bastante com a sua matéria.

Resposta:
a) A principal atividade responsável pela intensa destruição da Mata atlântica é o desmatamento, pois os homens cortava as árvores para obter as madeiras..

b)DENSA: Cerrada, que tem muita massa, espessa, carregada, mata fechada.
OMBRÓFILA: Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.
PERENE:Que dura, permanenrte.
LATIFOLIADA: Planta de folhas largas de regiões úmidas que permite a planta ter intensa transpiração.
EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre outras, utilizando-se de outra para se fixarem ao solo sem prejudicálas ou tirarem delas a vida.

c)O video, achei legal, mais meio assustador quando apareceu as partes que já foram desmatadas..

Thaís Karrer.
Nº 29/ 6ªc..

Anônimo disse...

A) o desmatamento é a principal causa da destruição da floresta amazônica, pois deixa a floresta sem árvores.
B)DENSA:Cerrada, que tem muita massa, espessa, carregada, mata fechada.
OMBRÓFILA: Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.
PERENE:Que dura, permanenrte.
LATIFOLIADA: Planta de folhas largas de regiões úmidas que permite a planta ter intensa transpiração.
EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre outras, utilizando-se de outra para se fixarem ao solo sem prejudicálas ou tirarem delas a vida.
C) Boa escolha do vídeo conceição, pois é muito interessante e fala bem do que estamos estudando.

O blog ficou bem mais legal deste jeito, eu adorei.

Eduardo Pamplona
nº5
6ªC

Anônimo disse...

Olá Conceição.*
aqui estão as minhas respostas...
a)Desmatamento,queimadas,ocupaçao de terra.
b)
1b)Densa:viscosa escorpada.
2b)ombrofila:Mata com árvores grandes,comuns em áreas com muita chuva.
3b)Perene:permanente.
4b)Latifoliada:tipo de vegetação de fgolhas largas e grandes.
5b)Epífitas:plantas que dependem de outras vivendo sobre elas.
O video é bem interesante,fiquei sabendo que 5.500.000 kilometros quadrados foram desmatados e adotar uma arvore ta bem facil com esse site.
beijo conceiçao,victor hugo truppel sexta serie c numero 30

Anônimo disse...

a)Desmatamento ilegal para comercio que resulta em diminuição da floresta
b)Densa:fechada,pouca visibilidade
Ombrófila:plantas que gostam de morar em lugares com sombra
Perene:permanente, folhas que são resistentes
Latifoliada:vegetação que tem folhas largas
Epífitas:plantas que vivem sobre elas
C)Ele fala sobre o desmatamento que foi feito , e que não da mais pra refloresta só plantando de novo e preservando.

Leonardo Nº19 6C

Anônimo disse...

Respostas:

A)O desmatamento e as queimadas causadas pelo homem para expandir suas terras, e as queimadas naturais.

B)Densa: Pesada

Ombrófila: Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.

Perene: Vegetação cujo período de vida é longo, lhe permite viver por mais de 2 anos

Latifoliada: Tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.

Epífitas: Plantas que vivem sobre outras plantas.

C) Achei o vídeo muito legal, e fiquei muito assustado quando vi que antigamente a Mata Atlântica era como 5 milhões Maracanãs e hoje apenas 400 Mil. Isso assusta todo mundo. Mas o problema é que não tem como restaurar isso. Agora as pessoas tem que se concientizar pra manter esses 400 Mil Maracanãs.

Vitor Max / 6ªC / Nº 34

Anônimo disse...

a)O desmatamento e as queimadeas.As pessoas cortavam as árvores principalmente o Pau-Brasil para obter madeira

b)Densa:Cerrada, que tem muita massa, espessa, carregada, mata fechada.

Perené:Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.

latifoliada:Planta de folhas largas de regiões úmidas que permite a planta ter intensa transpiração.

epífitas:são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas

c)Eu fiquei espantado quando vi quantos desmatamentos houveram na floresta. Eu não sabia que antes cabaim 5 milhões de maracanas e hoje só cabe 400 mil na Mata Atlântica.sim eu pratendo adotar uma árvore

Nome:Gabriel Lourenço Nº:07
Série:6ªC

Anônimo disse...

a)o desmatamento era causado,e é causado pela devastação do páu Brasil e as e tambem pela busca de couro no Brasil que matou muitas especies de animais com o jacaré ,capivara,lontra e onça pintada

b)densa: viscosa encorporada
c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas

Joao Pedro del Giudice de Carvalho 6c numero:14 dia 14/06/10

murilo 6ªC disse...

A)o desmatamento ilegal da mata atlântica, usado para comécio resultou de 5.000.000 de maracanas (area que a mata atlatica ocupava) passou para 400.000 maracanas.
B)
DENSA:Cerrada, que tem muita massa, espessa, carregada, mata fechada.
OMBRÓFILA:plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
PERENE:Permanente,duradouro,inacabável,abundante.
LATIFOLIADA:planta com folhas grandes e expessas
EPÍFITAS:Diz-se de, ou vegetal que vive sobre outro sem dele se nutrir
C)o video muito bom, ele mostra como podemos nos alertar, ajudar a combater a desmatação da mata atlatica.fique doido de 5.000.000 de maracanas passou para 400.000.
nao vou criar a arvore por que nao tenho todos os dados para criar.
O blog ficou bem melhor com essa cara.
show.
Murilo lora Nº:24 6ªC

Victória - nº31 - 6ª C disse...

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
O desmatamento é a principal causa da destruição da mata atlântica, para obter dinheiro a partir da madeira.
B) CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA: Com grande volume. OMBRÓFILA: Vegetação que se adapta a locais com grande volume de chuvas. PERENE: Rios que sempre tem água LATIFOLIADA: Vegetação com folhas largas e grandes EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre outras plantas.

C) Achei muito legal o vídeo para as pessoas se concientizarem do que estão fazendo com a Mata Atlântica, e propor novas idéias que ajudem a preservar o que nos resta.

Anônimo disse...

a)Desmatameto,pricipalmente do Pau-brasil
b)densa:algo compacto. Ombrófila: vegetação que se adapta a lugares úmidos e de baixa luminosidade. Perene : vegetal que tem um ciclo de vida longo e as suas folhas não caem.
Latifoliada: vegetação com folhas largas e grandes. Epífitas : planta que crescem agarradas um suporte para irem a um lugar com a luz necessária.
c) o vidéo e muito bom pois traz a realidade do desmatamento da mata Atlântica. Eu não tenho muito interesse em adotar uma árvore.

Bruno Alexis Morales Huaco. nº3 6ªC

Anônimo disse...

a)Os homens alguns ilegalmente cortavam as árvores e vender madeira ilegal.
b)Densa:fechada,pouca visibilidade
Ombrófila:plantas que gostam de viver em lugares sombreados
Perene: rio que continua correndo mesmo na época das cheias,folhas resistentes que não cai
Latifoliada:folhas largas, grandes
Epifitas:planta que vive sobre vegetais
c)é muito bom e diz como podemos ajudar a reflorestar

Paulo n25 6c

Anônimo disse...

olá
respostas:
a)É a extração, de madeira, ou seja o desmatamento
b)DENSA:
Espesso, ou formado por elementos muitos concentrados.
OMBRÓFILA:
Plantas adaptadas a viverem em lugares com sombra.
PERENE:
Algo com uma vida longa, duradoura.
LATIFOLIADA:
Vegetação com folhas grandes e largas.
EPÍFITAS:
Plantas que vivem sobre outras plantas.
c)O vídeo apresentado é muito legal, pois relata a realidade, da Mata Atlântica. O que mais me chocou foi de que da área toda desse mata, existe ainda apenas 8%

beijos
Mariana Beatriz nº24 6ªA

Anônimo disse...

Oi
A= As principais atividades que estao distruindo a Mata Atlentica sao o desmatamento,a poluição,as industrias entre outros.

b)DENSA : viscosa encorpada

c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados

d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante

e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes

f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas

Achei o video interessante,pois mostra como era e como esta a mata atlantica,eu vou adotar a minha arvore,pois assim podemos recuperar upouco doque destruimos

Nome:Rafael Espindola
Série:6D
N°:23
Achei o video interessante mostra como era e como esta a mata atlantica,vou adotar a minha aevore ,pois assim podemos recuperar ub)DENSA : viscosa encorpada
c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas .

Anônimo disse...

A)O desmatamento,a caça dos aniomais em extinçâo e as queimadas.
B)Densa:Cerrada, que tem muita massa,mata fechada.
Ombrófila:Mata verde,com porte grande de árvores,e bem comuns de areas de grande chuvas.
Perene:Que dura muitos anos,não tem fim e é eterno.
Latifoliada:é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e de grande extensão.
Epífitas:São aqueles que vivem sobre animais, vegetais ou plantas.


Adorei esse vídeo, pois com ele consegui obter mais conhecimento,o que mais me chamou atenção foi5.500.000 kilometros quadrados de aréa que já foi desmatada.Achei super interessante que as pessoas podem estar adotando árvores e comentando sobre ela,pois isso é interessante pois ajuda a diminuir o desmatamento...

Conçeicão,você é uma ótima professora,te amo .........


beijinhossssssssssss!!!!!!!!


Aluna:Gabriela Rocha Dos Santos
série:6ªa
N° 9.

Anônimo disse...

oi Conceição.
A)eu acho que é o desmatamento irracional para comercio ilegal e clandestino de madeira. Tambem a derrubada da mata para criação de pastos para o gado e plantações de soja o outras coisas.
B)DENSA : viscosa encorpada.
OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados.
PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante.
LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.
EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.
Aluno:Lucas Vieira de Medeiros
Número:19
Série:6ªA

Anônimo disse...

a)O desmatamento,quando os homens cortavam as arvores para ter madeira.Que ocorre desde que os portugueses chegaram em Porto Seguro e ficaram com a fome de Pau-Brasil.

B)Densa:Que tem muita massa e peso em relação ao volume

-Ombrofila:planta que vive de lugares sombreados.
-Perene:plenta que tem folha verde o ano inteiro.
-latifoliada:planta com folhas largas e grandes.
-epifitas:são seres que vivem sobre animais e plantas.

c)Adorei o video.Ele realmente faz a gente pensar sobre a real situação da Mata Atlantica, que foi reduzida 400.000 maracanãs dos 5.000.000 originais(gostei do comentario sobre os flamenguista), e acabei de adotar uma arvore,acho que todos deveriam fazer isso.

Lara Corrêa nº16 6ªA

Unknown disse...

Olá,conceição, eu tentei cionseguir as melhores respóstas possiveis estoão ai mais nao sei bem se está correto,
a)as queimadas o desmatamento.
b) densa ; que tem muita massa em relação ao volume; espesso;compacto;cerrado;;carregado.
c)ombrofila:Floresta Ombrófila é a nova terminologia para o ecossistema antes denominado Floresta Pluvial. As duas palavras têm o mesmo significado: “amigo das chuvas”, sendo que a palavra “pluvial” é de origem latina, enquanto “ombrófila” é de origem grega.
d)Perene:É algo duradouro, inacabável, eterno, abundante.
e)latifoliadp:Latifoliado ou latifólio, é o têrmo usado para se definir
uma planta que possue folhas largas.Muitas espécies de plantas, especialmente as usadas em
decoração de jardins, são latifoliadas.
f)epifitas;Epífita, etimologicamente, quer dizer ¨planta sobre
planta¨, ou seja, planta que vive sobre outra planta. São
muito comuns em florestas tropicais, onde a competição
por luz e espaço é muito grande e não possibilita seu cres-
cimento no solo. As plantas epífitas não buscam jamais
alimento no organismo do hospedeiro, onde se fixam; não
são, portanto, plantas parasitas; ou seja a sua presença
não prejudica a árvore onde elas vegetam.As principais plantas epífitas são: as bromélias, as orquí-deas , as begônias e certos tipos de algas verdes. Repito omesmo que minha amiga jade falou "Gostei do vídeo e fiquei impressionada com os 5.5oo.ooo kilometros quadrados que já foram desmatados achei importante a sugestão de sites que eles deram para adotar um árvore ."e eu concerteza voou adotar um arovre .amei sempre que eu puder vou postar .
Maria Luiza Maciel n°23 6°a

Anônimo disse...

Oi,Conceição.

a)Acho que a principal atividade mais inacreditável é o desmatamento que as pessoas fazem para obter madeira.

b) VOCABULÁRIO :

DENSA : viscosa encorpada

OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados

PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante

LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes

EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.

c)Gostei muito dessa postagem !Pois assim fiquei sabendo mais um pouco sobre a mata atlântica e gostei muito da comparação com o estádio do Maracanã, pois os meninos entendem de futebol, assim conseguem entender mais.
IREI ADOTAR UMA ÁRVORE, pois assim se cada um adotar , podemos reflorestar.

BEIJOS.

Mariana Caroline nº25 6ªA

Criador disse...

a)desmatamento

b)densa = fechada
perene = Que dura muitos anos
ombrófila = plantas ombrófilas são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
latifoliada = é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
Epífitas = são, por etimologia, plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas.

c)precisamos replantar mais árvores para recuperar a área q era equivalentes a mais de 5.500.000, maracanãs.

João Victor Dalvesco Botão,
nº 15
6ª série A

Felipe disse...

a) o desmatamento. Os homens cortm as árvores para obter madeira, fazendo isso eles tem um comercio inlegal.

b) DENSA : viscosa encorpada.
OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados. PERENE: é algo duradouro eterno inacabável abundante.
LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.
EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.
c) Fiquei assustado pois a mata atlantica tinha espaço para 5.500.000 maracanãs

Felipe 6ªA Nº 3

Anônimo disse...

oi conceição!! olhas as repostas

a)o desmatamento,muitas veses é para termos a madeira,papel e entre outros.

b)DENSA : viscosa encorpada


OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados

PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante

LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes

EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas

c)Gostei muito do vídio,pois a cada tempo que passa os "maracanã"as nossas florestas estão desaparecendo cada ves mais

d)eu vo adorar adotar uma árvore,pois ainda dá tempo para restaurar nossas matas.

nome:GABRIELLY CONINCK DOS SANTOS N°10 6°A

Anônimo disse...

O conceição!
gostei muito da postagem dos biômas!
respostas:
a)É o desmatamento
b)DENSA:
formado por elementos muitos concentrados.
OMBRÓFILA:
Plantas adaptadas a viverem em lugares com sombra.
PERENE:
Algo com uma vida longa.
LATIFOLIADA:
Vegetação com folhas grandes e largas.
EPÍFITAS:
Plantas que vivem sobre outras plantas.
c)O vídeo postado é muito legal, pois relata a realidade, da Mata Atlântica. O que mais me impressionou foi de que da área toda desse mata, existe apenas 8%

abraço...

Gabriel Bonfá Martins Nº:7 6ªA

Anônimo disse...

conceição esquei de mandar a letra c
c) Fiquei assustado pois antigamente havia espaços para 5.500.000 maracanas, e hoje apenas cabem 400.000 mil maracanas
felipe 6ªA Nº 3

Anônimo disse...

oi Conceição gostei do conteu das postagens

RA)O desmatamento.Os homens cortavam as árvores para obter a madeira.

RB)DENSA : viscosa encorpada.

RC)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados.

gustavo estevão nº11 6ªa

Anônimo disse...

Olá, conceição.
A principal responsavel pela destruição da Mata Atlãntica é o desmatamento desta área, e a exportação ilegal de animais que de tal forma contribuem para o desmatamento.
-Densa: que tem muita masa em relação ao volume,carregado, expesso.
-Ombrófila: Trata-se de uma formação ribeirinha ou mata ciliar que ocorre ao longo dos cursos de água, ocupando os terraços antigos das planícies quaternárias.
-Perene:É algo duradouro, sempre verde.
-Latifoliada: Latifoliado ou latifólio, é o têrmo usado para se definir uma planta que possue folhas largas.

conceição não deu para fazer na escola então vou terminar depois!
maria carolina 21 6ºa

Anônimo disse...

A Mata Atlântica ese localiza no sul,em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul;no sudeste,em Paraná e no Mato Grosso;no centro-oeste em Goiás,São Paulo;e no norte em Espírito Santo,que se estende a Rio Grande do Norte.Suas árvores chegam a 20 ou 30 metros de altura abrigando 380 espécies de animais em estinção.Seu clima é tropical- litorâneo,e 70%dos brasileiros vivem na área da Mata Atlântica


Bruno 6ªB-número:3

Anônimo disse...

A) O desmatamento.
B)Densa: Fechada
Ombrófila:plnatas que vivem em locais sombreados
Perene:sempre verde
Latifoliada: folhas largas e grandes.
Epífitas:folhas que vivem sobre vegetais animais ou plantas.

Achei o video muito bonitinho e também gostei da comparação com os campos de futebol.

O blog ficou ótimo com o novo plano de fundo!!!Adorei


Espero que você faça mas outra postagem.
Beijos conceição!!!

Giovanna Dias nº: 10 6ªC Rebolation Africation

Anônimo disse...

Oi conceição

Achei ótima a nova cara do blog, de acordo com o que nós astamos estudando.espero que você faça novas postagem logo e nos avise hein? Coloque mais videos no blog as postagens com mais frequencia beijos conceição

Júlia Cadore♥nº17♥6ªC♥Reolation africation

Enrike disse...

Aprendi vendo o vídeo e lendo o texto que a mata atlantica tinha alguns dos animais com risco de extinção e que a mata tinha uma distancia de 5.000.000 de maracãnas agora só restam 490.000 desses 5.000.000 por isso eu digo que precisamos fazer algo para preserva como varias ONGS estão fazendo,fassa sua parte
Enrike Nº:10 Serie:6ªD

Anônimo disse...

a)O desmatamento.Os homens cortavam as árvores para obter a madeira.

b)Vocabulario
Densa:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.

PERENE:algo abundante.

c)
gostei muito do video e fala que antigamente a mata atlantica tinha 1.290.692km2 que é equivalente a mais de 5.500.000 de Maracanãs, e agora existem apenas 95.000 km2 e 400.000 de maracanãs fiquei muito revoltaldo.

Victor 6D Nº28

Anônimo disse...

a) O desmatamento do PAU-BRASIL,para plantar cana e plantção de café.

b)Densa:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.
Omobrófila:Mata sempre verde,com árvores grandes,comuns em áreas com muita chuva.
Perene:Permanente,duradouro,inacabavel,abundante.

c)Eu achei o vídeo muito interessante,o que eu fiquei impressionada foi que cerca de 5.000.000 de maracanas ja foram devastado.Mas tem varias ONGS plantando mais arvorés.As pessoas tem que se consientizar que precisamos da mata para sobreviver,e se desmatar tem que plantar outras no lugar.


beiijos Martina 6d n:19
Latifoliada:Planta de folhas largas e grandes.
Epífitas:Plantas que vivem sobre as outras,utilizando a outra para se fixarem no solo sem se prejudicarem.

Peeter disse...

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
R.: O desmatamento e queimadas que acabam com tudo, daqui a pouco nao terá mais árvores para segurar o solo, as pessoas querem cortar as árvores para conseguirem dinheiro, mais sem as árvores como eles irão viver!

B) CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA, OMBRÓFILA, PERENE, LATIFOLIADA E EPÍFITAS.
R.: DENSA: Viscosa encorporada
OMBRÓFILA: São aquelas plantas que vivem em locais com sombras
PERENE: É aquilo que nunca acaba é abundante
LATIFOLIADA: vegetação com folhas grandes e largas
EPÍFITAS: são aquelas que vivem sobre vegetais animais ou plantas
C) COMENTE SOBRE O VÍDEO: VOCÊ QUER ADOTAR UMA ÁRVORE ?

Anônimo disse...

Raquel, nº24, 6ªD.
a) Uma das principais atividades que contribuem para o desmatamento intenso da Mata Atlântica, é a Madereira, pecuária e agricultura.
b)- Densa: Pesado em relação a seu volume, compacto, espesso. Ex: Nuvens Densas(escuro, carregadas)
- Ombrófila: é uma mata sempre verde e que contém árvores altas que podem chegar aproximadamente 40 metros de altura, e se encontam em lugares combreados.
- Perene: são as plantas em que o ciclo de vida é longo, e permite viver por mais de dois anos, e é raro cair suas folhas.
- Latifoliada: são as plantas com folhas grandes e largas.
- Epífitas: são as plantas que vivem em cima uma da outra.
c) Eu achei bem legal o vídeo, pois é um alerta as pessoas, a nós, que consumimos os produtos feitos lá. Também concordo com a idéia de adotar uma ávore, pois assim, podemos ajudar a muitos, e até a nós mesmos!
beijos

Enrike disse...

Professora conçeição vim responder as perguntas que não respondi:
a)O desmatamento.Os homens cortavam as árvores para obter a madeira.

b)DENSA : viscosa encorpada
c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas

Anônimo disse...

A)o desmatamento.Os humanos cortam as árvores para obter a madeira e a venda ilegal.
B)
DENSA : viscosa encorpada
cOMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.
Eu gostei quando ele comenta que antes hávia 5.500.000 de maracanães já hoje diminui muito.

Anônimo disse...

Nome:Alexandre Biu N°:1 Série:6D

Olá Conceição, vou dar as respostas:

A)R:A exploração de vários tipos de árvores tais como: Pau-Brasil, a exploração da cana-de-açuca, café entre outras preciosidades. (Animais)

B)R: DENSA:Viscosa encorpada
OMBRÓFILA:Plantas OMBRÓFELA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados.
PERENE:está sempre verde.
Latifoliada:é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.
EPÍFITAS:são aquelas que vivem sobre vegetais animais ou plantas.

C)R:Gostei do vídeo e fiquei impressionado com os 5.5oo.ooo kilometros quadrados que já foram desmatados, a soluçao é adotar e adotar quanto mais melhor para tentar salvar a mata.

Beijos, abraço.... tchau

Anônimo disse...

a)O desmatamento e queimadas.

b)Densa: Que pesa muito em relação a outros corpos de igual volume.

OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados.

PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante.

LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.

EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.

c)Gostei do video e achei muito engraçado como o narrador implica com os 5.000.000 de Maracanãs e consertesa eu vou adotar uma arvore.

Felipe nº11 6ªD

Anônimo disse...

Vocabulário:

Densa: fechada, pesada

OMBRÓFILA:plantas que são adaptadas a lugares sombrios

PERENE:algo abundante

LATIFOLIADA:tipo de vegetação de fgolhas largas e grandes

Epífitas:plantas que vivem sobrepostas

Principais destruidores da Mata Atlântica:

-queimadas
-avanço populacional em direção à mata
-desmatamento
-aumento populacional
-construção de casas em áreas de preservação da mata
-entre outros

Gostei do vídeo,pena que o meu ótimo computador estava sem som...

Gabriel Teodoro Nº12 6ªD

Anônimo disse...

a)As atividades de extração de corante, desmatamento e destruição da fauna para obtenção de pelagem.

b)Perene: Sempre Verde
Latifoliada: Folhas largas e grandes.
Ombrófila: Plantas adaptadas à sombra.
Densa: Floresta fechada com árvores de grande porte.
Epífita: Plantas que crescem junto à outras (sobre a outra).

c)O vídeo foi muito interessante, pois nos mostra a realidade e não o quê a mídia e imprensa nos mostra, que narra que a situação ainda é cômoda. Realmente fiquei comovido e irei adotar uma ávore com certeza.

Leonardo H. Nº 15 6ªD

Anônimo disse...

A)queimadas,desmatamento,caça a animais e muito mais.
B)densa: floresta fechada
ombrófila:Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.
perene:Aquele cujo ciclo de vida se estende ao longo de vários anos
latifoliada:é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.
epífitas:são plantas que crescem sobre um suporte a fim de se estabelecerem em local onde haja suprimento de luz necessário ao seu desenvolvimento.
C)achei muito legal o vídeo mostra tudo o que devemos saber sobre a mata atlântica,o número de desmatamento é muito grande e eu vou ajudar adotando árvores todo o dia.
Bjs conceição o seu log é muito legal tm muitas coisas que podemos apreder.
MANUELA SCHATT 6ªD Nº18

Anônimo disse...

Acredito,que as principais atividasde que colaboram com a perda da Mata Atlântica são o desmatamento ilegal e glndestino de madeira .Muitas vezes o derrubamento de árvores para poderem plantar seu sustento.
B)DENSA:

Conceiçao nao deu tempo de termiar no laboratório termino em casa

Bruna Caroline Capistrano Da Costa n°6 série:6ªD

Anônimo disse...

Bom Dia Conceição .

A)O homens cortam as arvores para obter a madeira.

B)Densa: Viscosa encorpada ,OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados ,PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante,LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes,EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas .

C) Gostei muito do vido , e achei errado com os 5.500,000 kilometros quadrados que ja foram desmatado.Achei legal a sugestao do saite , e ja adotei uma arvore

Matheus Marques Nº20 6ªD

Anônimo disse...

nome:Augusto Nº03 Serie:6ªd

Ola conceição,

Respota:

A)O desmatamento.Para conceguir madeira para fazer casas.Agricultura e queimadas.
B)Densa:e escorpada escorpada.
Obrófila:florestas com muita chuva.
Perene:sempre verde.
Latifoliada:folhas lasgas e grandes.
Epífitas:planta sobre planta.
C)Gostei muito se todas as pessoas verem esse video vão se consientisar.sim quero adotar uma arvore.

Anônimo disse...

Oi Conceição.

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
R-As queimadas, agricultura, pecuária.
CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA, OMBRÓFILA, PERENE, LATIFOLIADA E EPÍFITAS]
Densa → Que pesa muito em relação a outros corpos de igual volume.
Ombrófilas → Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.
Perene → Folhas sempre verdes.
Latifloliada → Folhas : grandes, largas, de regiões úmidas.
Epífitas → Plantas que vivem sobre outras, utilizando-se de outra para se fixarem ao solo sem prejudicálas ou tirarem delas a vida.
Depois mando o resumo do video.
Beatriz Mello nº 5 6ªD

Anônimo disse...

OI CONCEIÇÃO NA OUTRA POSTAGEM NAO COLOQUEI A QUESTÃO "C" E O NOME ENTÃO ESTOU COMPLETANDO.

c) O vídeo ficou muito bom, vou logo adotar uma árvore no click árvore fiquei assustado de como estão desmatando, temos que preservar mais as árvores gostei muito desse bioma.

Nome: Peter Nº:22 Série 6D

Anônimo disse...

a)Extração do corante do pau-brasil, desmatamento, extração de madeira, e retirada do couro dos animais.
b)DENSA :Compacto, mata fechada,com muitas árvores.
Ombrófila : Plantas adaptadas á ambientes com sombras.
Perene : Sempre verde, duradouro, eterno.
Latifoliada :Plantas de folhas largas.
Epífitas : Plantas que crescem uma sobre a outra.
Vídeo : o vídeo mostra a realidade sobre a mata Atlântica. Muito interessante. Era uma área que abrigava uma grande quantidade de especies animais, vegetais. Muitos animais ameaçados de extinção, habitam a mata Atlântica, assim como as ávores. Mas pelo interesse do homem, esta quantidade de diveridade vem diminuindo muito, como ja diminui. Se isto não for controlado, podera acabar este rico bioma brasileiro.
Hernani Ferreira n º 14 6 ª D

Anônimo disse...

oi Conceiçao,as atividades mais reponsanveis pela destruiçao da Mata Atlantica sao o desmatamento,extraiçao de corante.Achei muito intereçante o video pois de 5.500.000 ficou com so 400.000 mas no click arvorepodemos adotar arvores pois se todo mundo adotar uma arvore vamos conseguir recuperar um pouco de vegetaçao.O significado da palavra latifoliada é grande e larga,perene é sempre verde,densa fechada,ombrofila é uma planta que vive na sombra,e epifitas sao que crescem uma sobre a outra.
GABRIELLE VALENTE DE ANDRADE 13 6ªD

Anônimo disse...

A)Existem diversos tipos de destruidores,mas,os que mais destroem,muitas vezes,são:Os Exploradores ilegais de madeireiras,que como sua Exploração,também são ilegais.A destruição de árvores para a área de colheita,também colaboram com essa destruição.

B)
Densa: Uma Floresta fechada e com muitas árvores,de grande porte.

Ombrófila: São árvores adaptadas a Sombra.vivem em lugares sombrios.

Perene: São florestas com árvores(não só elas,mas diversas plantas)que ficam sempre verdes.

Latifoliada: Apresenta vegetações com folhas grandes e largas.

Epífitas: São plantas que se adaptam sobre animais,vegetais ou plantas.

C)Adorei o vídeo,pois nos dá um alerta, de como a mata Atlântica foi devastada,e que essa devastação,deixa diversos tipos de plantas e animais em extinção.

Daniel Wippel Lemos / nº7 / 6ªD

Anônimo disse...

a)O desmatamento, a extração de corantes e a destruição da fauna para obter o couro dos animais.

b)Perene: Folhas sempre verdes.
Densa: Floresta fechada com muitas árvores.
Latifoliadas: Folhas grandes, largas.
Ombrófila: Plantas adaptadas à sombra.
Epífitas: Plantas que crescem junto a outras, ( em cima de outras ).

c) O vídeo foi muito interessante, fiquei impressionado como o número de árvores que já foram devastadas, eram 5.500.000 Km² e agora só há 95.500 Km².
Leonardo V. nº16 6ªD

Anônimo disse...

emily colzani nª9 6ªD

Olá Conceião !

a) umas das maiores atividades que desmata a mata atlântica é a estração da madeira , em que vem das árvores. e tambem a derrubada da mata , para a criação de pastos para o gado .

b)Densa : mata fechada
ombrófila :plantas que gostam de viver em lugares sombreros
perene :que vive permanente
latifoliada : um estilo de vegetação que possui folhas largas e grandes
epífitas : são plantas que vivem sobre vegetais, animais, ou plantas

C) eu achei muito bom o vídeo , pois, assim faz as pessoas se concientizarem de como nos estamos desvastando a mata atlântica ( em geral : quaze todos os biomas )e o SOS mata atlântica fez uma ótima campanha para adotar árvores.

bjoox

Anônimo disse...

Samuel Werner nº:25 série:6ªD
a)as principais atividades que causam a intensa destruiçao da mata Atlantica sao:madeireira a agropecuaria e a agricultura
b)densa:fechada com muitas arvores
Ombrófila:sempre verde com arvoresde até 40 metros de altura
Perene:espécie vegetal que contem um ciclo de vida longo
latifoliada:vegetaçao de folhas largas e longas
epífitas:sao aqueles que vivem sobre vegetais e animais.

Anônimo disse...

a)O desmatamento.OS homens cortavam as árvores para ter madeira.

b)DENSA : mata fechada com muitas árvores.

c)Ombrófila:sÃo plantas que gostam de viver em lugares sombreados.

d)Perene:é uma floresta que está sempre verde até em épocas de secas.

e)Latifoliada:é tipo de vegetaçÂo de grades folhas.
f)Epífitas:sÂo aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas.
Tales nº:27 6º:d

Anônimo disse...

Eduardo Gealtino de Mello nº08 série 6D
a)A desmatação é a principal atividade responsável pela destruição da Mata Atlântica.
b)DENSA:fechada.
OMBRÓFILA:que vivem em lugares sombreados.
PERENE:algo duradouro.
LATIFOLIADA:folhas largas e grandes.
EPÍFITAS:vivem sobre vegetais animais ou plantas.
c)Eu gostei do vídeo e gostaria de adotar uma árvore.

Anônimo disse...

Oi Conceição!

a)O desmatamento da floresta, pois é muita árvore cortada para para o comércio de madeira.
b)Densa: Forte, compacta.
c)Ombrófila: plantas que são acostumadas com o habitat escuro.
d)Perene: planta que tem ciclo de vida maior que 2 anos.
e)Latifoliada: é uma vegetação que apresenta folhas grandes e largas.
f)Epífitas: são aqueles que vivem em animais, plantas e vegetais.

Gostei muito do vídeo Conceição, mas o que se destacou para mim foi os 5.500.000 de Kg perdidos da floresta, mas estamos tentando reconstruir parte dela.

Matheus N°28 6ªA

Anônimo disse...

Gabriel Martins nº08 Série:6ªB


a)As atividades responsável pela intensa destruição da mata atlântica, é o desmatamento do Homem.
b)Densa:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.
Ombrófila: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados.
Perene:que dura para sempre.
Epífitas:são,por etimologia, plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas.
Latifoliada:é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
c)Achei o vídeo super interessante.Fiquei impressionada com a área devastada da Mata Atlântica, que é de 5.500.000 kilômetros quadrados.Gostei muito das dicas que podemos preservar a área devastada.Os sites vão nos ajudar a ter uma consciência da preservação da Mata Atlântica e como devemos fazer isso

Anônimo disse...

Olá Conçeição,achei legal sua ideia de adotar uma árvore,vamos responder:

A-É o desmatamento que começou a muito tempo,com a fome de pau-brasil

B-
Denso:Compacto, espesso.
Ombrófila:termo usado para distinguir uma floresta fluvial tropical
Perene:Que dura muitos anos; eterno
Latifoliadas:Plantas de folhas largas
Epífitas:são plantas que vivem sobre outras plantas

C-O vídeo é muito legal pois fala do desmatamento da Mata Atlântica e como podemos ajudar,adotando uma árvore virtual.

Abraço,

Gabriel Eduardo Nº7 6ªB

Bernardo Rebelo disse...

a)emprsarios rico ou querendo ficar ricos que desmatam a maa atlantica pra consegui dinheiro,quando os portugueses chegaram ao Brasil e descobriram o pau-brail e começoou a devastaçao.
b)Densa:cerrada,mata fechada
Ombrófila:mata sempre verde
Perene:permanente
Latifoliada:planta com folhas largas
Epífitas:plantas que vivem sobre outras.
c)Eu gostei muito do vídeo,achei muito interessante,acei muito bom saber que a floresta tinha 5.500.000 Km quadrado de mata e pena que hoje em dia tem bem menos apenas 7.3 por cento que tinha antes
Bernardo Nº1 6°B

Mateus disse...

Vou responder: A)Para produzir objetos de madeira como bancos mesas entre outros, extraíam a brasileína do Pau-Brasil, usada para produzir tinta vermelha, matavam animais por causa da obcessão por couro.

B)viscoso, encorpado, que tem muita massa em relação ao volume, compacto, intenso

A denominação floresta ombrófila surgiu em substituição a floresta fluvial tropical. Ambas, porém, têm o mesmo significado: Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.

Perene: é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, lhe permite viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. As folhas resistem mais.

Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.

Epífitas são, por etimologia, plantas sobre vegetais, animais ou seja plantas.

C) Adorei o vídeo, e percebi que MUITA mas MUITA área mesmo foi desmatada. Foram espertos de citar o clickarvore para preservar os 400.000 Maracanãs restantes.

Mateus, Nº24 6ªB

Anônimo disse...

Olá Conceição.
Vou responder as perguntas solicitadas.

A) A principal causa da devastação da Mata Atlântica é o desmatamento para obter madeira, e construir plantações de cana e café.

B)Densa: Que tem muita massa em relação ao volume, carregada.

Ombrófila: Floresta fluvial tropical.

Perene: São as espécies de vegetais que tem o ciclo de vida longo.

Latifoliada: Vegetação que apresenta folhas largas e grandes.

Epífitas: São plantas que vivem sobre outras plantas ou vegetais.

C)Achei o vídeo muito interessante, pois relata a verdadeira situação da mata atlântica, já que um área equivalente a cinco milhões de Maracanças foram devastados e apenas 7,3 porcento de sua área original ainda existe, mas várias ONGs foram formadas para ajudar a combater o desmatamento deste bioma, e se possível reflorestá-lo.

Guilherme Carboni
Nº11 6ªB

Natália Vicente. disse...

Oi Conceição...
Achei muito legal a proposta de adotar uma árvore e gostei muito do conteúdo da Mata Atlantica..
Agora vou responder as perguntas:

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
Resposta:O desmatamento,as queimadas,etc...

B) Densa:que tem muita massa em relação ao volume; compacto; intenso

Ombrófila:a denominação floresta ombrófila surgiu em substituição a floresta fluvial tropical. Ambas, porém, têm o mesmo significado amigo das chuvas ou vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.

Perene:Plantas perenes (do latim per, "por", annus, "anos") é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, lhe permite viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Não caem as folhas, as folhas persistem. ...

Latifoliada:Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.

Epifitas:Epífitas são, por etimologia, plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas.

Beijos Conceição...
Aluna:Natália Vicente Nº25
Serie:6ªB

Anônimo disse...

nomes : Giovanna e Yamin
serie : 6ª B
nº : 10 e 33
oi Conceiçao aqui estão as respostas das questões , esperamos que estejam corretas

a) a devastação da mata atlantica é causada por causa do desmatamento, queimas, plantações de cana de açucar, café e mais.
b)Densa : Espesso,compacto.
ombrófila : Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.
perene : É algo duradouro, inacabável, eterno, abundante.
Latifoliada: é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
epífitas : planta sobre
planta¨, ou seja, planta que vive sobre outra planta.
c)adoros , ele faz o certo , com que as pessoas se conscientizem que precisamos preservar o que ainda há na nossa mata atlantica . iremos ajudar a plantar e divulgar no click arvore . Adoramos o blog e tudo mais , obrigada pela aprendizagem . Beijos :*

Anônimo disse...

Nome:Gustavo Artmann
nº:14 Série 6ªB


A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?

R.:Os portugueses que exploraram o pau-brasil e as madeireiras que extraem sem autorização do governo. Devastando nossos 5.000.000 de maracanas. E também pelo uso indevido do couro dos Animais.




B) CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA, OMBRÓFILA, PERENE, LATIFOLIADA E EPÍFITAS.

R.:
Denso: Que tem muita massa em relação ao volume; compacto; intenso
Ombrófilo: Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade
Perenes:É a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, lhe permite viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Não caem as folhas, as folhas persistem. Exemplos: sobreiro, azinheira, hibisco, ou papoula.
Latifoliada: É um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
Epífitas: São, por etimologia, plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas.
C) COMENTE SOBRE O VÍDEO: VOCÊ QUER ADOTAR UMA ÁRVORE ?

R.:Eu gostei do vídeo pois ele explica muito bem a situação, dando exemplos de coisas da nossa vida, coisas que já sabemos o que é realmente.

Anônimo disse...

Oooi conceição (:
As respostas:
A) O desmatamento para o comércio de madeira (ilegal), e a devastação da mata para plantações e criação de gado.
B) Densa: Viscoso, encorpado.
Ombrófila: Florestas que tem chuva constante.
Perene: Estão verdes o ano todo.
Latifoliada: Folhas que são largas.
Epífitas: Plantas que vivem sobre outra planta.
C) É um vídeo muito interessante, bem realista, a floresta Amazônia é mesmo muito grande. E gostei bastante da idéia que eles deram de adotar uma árvore!

Beijos,
Laís Puff
Nº 16
6ª B

Anônimo disse...

Ola!

a) O desmatamento "ilegal" de árvores para virarem madeira.

b)Densa: Fechado, cercado. Exemplo: Mata densa- mata fechada.

Ombrófila: Palantas que podem viver com grandes quantidades de chuva. Exemplo; As plantas da Amazônia

Perene: Algo que dura por muito tempo; que nunca irá morrer.

Latifoliada: Lati: Grande. Foliada: Folhas, tem folhas... Vegetação com grandes folhas.

Epífitas: Podem ser animais que vivem associados à um vegetal ou plantas que vivem sobre outra planta.

O vídio retrata muito bem o que está acontecendo com as matas brasileira. Sabendo-se que ja foram devastadas 5.100.000 km² da Mata Atlantica e por isso, também acho que não tem mais jeito de concertar.

Gabriel Martins Corrêa. Número 9. 6ª série B

Anônimo disse...

A) As principais atividades responsáveis pela destruição, são:
- o desmatamento irracional.
- comércio ilegal.
- criação de pastos.
B) *denso - que tem muita massa em relação ao volume; compacto; intenso
*Ombrófilo - Vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.
*Perene: Uma planta que vive mais de dois anos e não morre após a floração. A parte aérea da maior parte das perenes morre todos os anos, mantendo-se viva apenas a subterrânea, renascendo no ciclo seguinte.
*Latifoliada:Vegetação com abundância de espécies dotadas de folhas largas
*Epífitas são, por etimologia, plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas.
C)Achamos o vídeo interessante, pois nos faz ter consiência do que causamos, e do que poderemos causar, com matas... Enfim com nosso planeta.
Carolinas(05) e Vera(30)
6ªB
PS.: Você Conceição nos autorizou a fazermos juntas.

Bruna 6ª B disse...

As principais atividades responsáveis pela destruição da Mata Atlântica são: desmatamento do Pal- Brasil, plantação de cana e café, morte de animais para fabricação de couro.
Conceitos:
Densa: Que pesa muito em relação a outros corpos de igual volume.
Ombrófia:Mata sempre verde.
Pere: duradouro eterno.
Latifólida:folhas largas e grandes.
Epífitas:vivem sobre vegetais, animais ou plantas.
Bruna 6ª B Nº 02

Anônimo disse...

Luísa Zanetta de Souza
6b,númro:20
resposta:
a)o desmatamento é a principal atividades intença que esta destruindo a mata atlâtica.

b)DENSA:Cerrada.Mata fechada.

c)Ombrófila:arvore e com folas sempre verdes.

d)Perene:algo que dura bastante.

e)Latifoliada:arvore com folha largas e grandes.

d)Epífitas:sao as plantas que sobrevivem sobre outras.

Vídeo:
o video explicou bem que precisamos nos preocupar com essa mata e ja foi destruida por muitos homens e temos que preservala pois nao tem como repor 5.500.000 km de arvores.

Anônimo disse...

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
R:Queimadas,desmatamento.

B) CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA, OMBRÓFILA, PERENE, LATIFOLIADA E EPÍFITAS.
Densa:fechada.Ombrófila:floresta com muita chuva.Perene:arvores cujo suas folhas nunca caem.Latifoliada:folha grande e grossa.Epífitas:planta que vive sobre outra planta.


C) COMENTE SOBRE O VÍDEO: VOCÊ QUER ADOTAR UMA ÁRVORE ? EU JÁ ADOTEI VÁRIAS.
R:É um vídeo que explica sobre as adotações de arvores virtuais pelos sites das ONGS.


Bruno 6ªB

Anônimo disse...

Oi Conceição... É realmente muito importante que nós tomemos consciência do que estamos fazendo com a Mata Atlântica, enfim, com todas as matas, florestas etc...
Respostas:
a)As principais atividades começaram desde muito tempo quando os portugueses chegaram à Porto Seguro e começou a extração de pau-brasil e até hoje a mata é devastada com a derrubada de árvores e matança de animais para fazer objetos de consumo nosso como bolsas, carteiras, cuja matéria prima é o couro. Assim, cada vez mais perdemos a mata atlântica e sua fauna e flora.
b) Palavras:
Densa:que tem muita massa em relação ao volume; compacto; intenso
Ombrófila:vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.
Perene:Uma planta que vive mais de dois anos e não morre após a floração. A parte aérea da maior parte das perenes morre todos os anos, mantendo-se viva apenas a subterrânea, renascendo no ciclo seguinte.
Latifoliada:Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
Epífitas: são plantas que crescem sobre um suporte a fim de se estabelecerem em local onde haja suprimento de luz necessário ao seu desenvolvimento. Podem utilizar como suporte outras plantas, ou até rochas, postes, cercas, fios, etc. ..As epífitas seguram-se aos suportes por meio de raízes aéreas e absorvem o alimento da atmosfera ou das fendas onde se alojam. As epífitas, entre as quais se destacam as bromeliáceas e as orquídeas, não são plantas parasitas.
c) Gostei do vídeo, pois ele é muito interessante e fala tudo sobre a Mata Atlântica. Nome: Elisa – nº: 06-Série: 6ªB

Anônimo disse...

oi,conceiçao
vou responder.
a]a retirada das arvores para obter madeira.
b]Vocabulario:densa:viscosa encorpada.
perene:algo eterno,inesgotavel.
ombrofila:planta que gosta de sombra.
epifitas:planta que vive sobre vegetais ou plantas.
latifoliada:vegetaçao que apresenta folhas grandes.
c]gostei muito do video pois fala da destruiçao da mata atlantica.
Guilherme Andrade n12 6b

Anônimo disse...

oi conceição
respostas:

A)o desmatamento e o comercio ilegal de madeira.

B)DENSA:viscosa,encorpada.
OMBROFILA:sao as que vivem em lugares mais sonbreados.
PERENE:é aquele que esta verde o ano todo.
LATIFOLIADA:é a vejetação que apresenta folhas largas e grandes.
EPÍFITAS:epífitas são as que vivem sobre plantas,vegetais e animais.


gostei muito do vidio,e vou adotar uma arvore.

Leonardo Augusto nº18 6ªB

Anônimo disse...

Olá Conceição! Essas são minhas observações:

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
R: Grande parte é por causa do desmatamento, pois nós humanos cortamos árvores para obter madeira. Também as derrubadas para criação de pastos para o gado vários tipos de plantações de soja...

B) CONCEITUE AS PALAVRAS : DENSA, OMBRÓFILA, PERENE, LATIFOLIADA E EPÍFITAS.
R: DENSA: Que tem muita massa, Cerrada
OMBRÓFILA: São aquelas que proporcionam esse ambiente sombreado, debaixo da copa das grandes árvores e assim permitindo que essas plantas umbrófitas se desenvolvam nesse ambriente sombreado.
PERENE: Que dura muitos anos; eterno.
Diz-se de rio, de fonte que não seca nas estações estiosas.
LATIFOLIADA: Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
ESPÍFITAS: são plantas que crescem sobre um suporte a fim de se estabelecerem em local onde haja suprimento de luz necessário ao seu desenvolvimento. Podem utilizar como suporte outras plantas, ou até rochas, postes, cercas, fios, etc. …
C)COMENTE SOBRE O VÍDEO: VOCÊ QUER ADOTAR UMA ÁRVORE ?
R: Adorei o vídeo, pois informações sobre coisas que não sabiamos. Sim, tenho vontade de adotar uma árvore, pois de uma pequena ação pode mudar o mundo.
Ingrid 6ªb Nº 15

Anônimo disse...

Respostas:

a)O desmatamento,poluição do ar, pelo motivo da grande quantidade de industrias proximas a mata.Além das pessoas que cortam arvores ilegalmente pra fabricaçao de moveis e produtos que nessecitam da madeira e outras coisas.

b)Densa:que tem muita massa em relação ao volume; espesso;compacto;cerrado;carregado.

Ombrófila:Mata sempre verde, com árvores de grande altura e comuns em areas de grande chuvas.

Perene:Que dura muitos anos;
eterno.

Epífitras:Plantas que vivem sobre outros vegetais e plantas.

Latifoliada:Que tem fôlhas largas.

c)Espero conseguir adotar varias, arvores, adorei todo o conteudo do video, apesar de ser bastante preocupante e espero que todos possam ajudar adotando muitas arvores!

Manuella/6ªB/ N° 21

Anônimo disse...

Oii Conceição!!!
Vamos então, responder as atividades propostas:
A)As atividades que contribuem para o desmatamento são:o comércio de madeira ilegal), a devastação do Pau-Brasil, para a agicultura e pecuária.
B)DENSA: viscoso, encorpado.
OMBRÓFILA: plantas que se adaptam a viver em lugares com sombra.
PERENE: está verde o ano todo.
LATIFOLIADA:é o tipo de vegetação que apresenta folhas grandes e largas. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
EPÍFITAS: plantas que crescem sobre um suporte.
C)eu achei muito interessante o vídeo pois,coloca na nossa cabeça que devemos preservar a natureza, em principal a MATA ATLÂNTICA!!

LARYSSA CABRAL Nº:17 SÉRIE: 6ªB

Anônimo disse...

professora depois desse vídeo irei repensar melhor nas minhas atitude pois a area desmatada por volta de 200 anos foi imensa e pouco nos resta

vou respondeer as perguntinha:
a)o iteresse do homem pela madeira sem relorestamento
b)DENSA : viscosa encorpada
)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas
beijos victoria 6b

Anônimo disse...

a)As principais causas do desmatamento é o homem pois pois eles cortam as arvores para fazer coisas domésticas para ele
b)OMBROFILA:mata sempre verde com arvores grandes e fortes
DENSA: mata fechada
PERENE:que dura permanente
LATIFOLIADA:plantas de folhas largas
c)fiquei muito emprecionada com o video, eu nao saboa que tinham desmatado tanto a mata atlantica assim!! mais o menininho é muito engrasado HAHAHHAH
sim sim vou agora adotar uma arvore :) beijos connceicao
nathalia cozer 6 b numero 26

Anônimo disse...

Olá Conceição eu mandei só hoje o comentário, pois na informática não consegui terminar, desculpe.
Por isso, estou mandando agora!
A) Acho que é o desmatamento, pois os executivos exploradores mandam fazer a exploração das madeiras para poder gerar mais dinheiro. Eles deveriam ter a consciência que um dos maiores biomas está sendo devastado e que um dia pode não existir mais. No vídeo, podemos observar que a Mata Atlântica tinha 1.290.692 km² e agora apenas 95.000 km². Isso é impressionante e um extremo absurdo.

B) Vocabulário:
1- Densa : que tem muita massa em relação ao volume; compacto; intenso.
2-Ombrófila: vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade.
3-Perene: é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, lhe permite viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Não caem as folhas, as folhas persistem.
4- Latifoliada: vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
5-Epífitas: são plantas que crescem sobre um suporte a fim de se estabelecerem em local onde haja suprimento de luz necessário ao seu desenvolvimento. Podem utilizar como suporte outras plantas, ou até rochas, postes, cercas, fios, etc. ...

C) O vídeo tem bastante conteúdo, pois fala sobre a Mata Atlântica que ela é uma formação vegetal brasileira e a origem do seu nome é o Oceano Atlântico, pois acompanhava o litoral do Estado de Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Ela já passou pelo planalto brasileiro e chegava até a Floresta Amazônica.
É a Mata mais tropical do Brasil e chegava até a Argentina e o Paraguai. O desmatamento também foi muito grande, como no exemplo de 5.500.000 Maracanãs devastados. Enfim, também fala sobre os animais importantes, que foram dizimados dela e traz muitas informações do que podemos fazer, etc... Por isso que achei muito interessante e não perdi 4:42 minutos vendo esse vídeo, mas ganhei 4:42 minutos !!

Guilherme Luiz N°13 6ªB ..

Matheus Werner de Arruda disse...

Oi Conceição.
A) O desmatamento .
B) 1°DENSA: Forte, compacta. 2°OMBRÓFILA: Vegetação que é acostumada com lugares escuros. 3°PERENÊ: Vegetação que tem ciclo de vida maior que 2 anos. 4°Latifoliada: Vegetação que apresenta folhas largas e grandes. 5°Epífitas: É aquilo que vive sobre outras plantas, vegetais e animais.
C) Gostei do vídeo, mas o que me chamou mais atenção foi os 5.500.000 kg desmatados da mata atlâtica.

Matheus N°28 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição

Respostas:
a)O desmatamento ilegal
b)DENSA:Cerrada, que tem muita massa, espessa, carregada, mata fechada.

OMBRÓFILA: Mata sempre verde, com árvores de grande altura é comuns em areas de grande chuvas.

PERENE:Que dura, permanenrte.

LATIFOLIADA: Planta de folhas largas de regiões úmidas que permite a planta ter intensa transpiração.

EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre outras, utilizando-se de outra para se fixarem ao solo sem prejudicálas ou tirarem delas a vida.

Fique muito triste quando soube que de 5.500.000 milhões de maracanãs foram devastados e só sobraram 400 mil sem falar na quantidade de animais que morreram .
sim vou adotar uma arvore
Bjjs Conceição
Aluno:Gabriel A. Messias Nº6 Série:6ªA

Anônimo disse...

a)o desmatamento é a maior atividade destrutiva da Mata Atlantica. Mas não só ele. O comércio de madeira também é responsável.

b)Densa:viscosa encorpada.
c)Ombrófila:Que gosta de chuva
d)Perene:Que dura muitos anos.
e)Latifoliada:Com folhas largas.
f)Epífitas:Qualificativo do vegetal que nasce sobre outro,sem dele tirar a sua alimentação.

Acheia legal o video postado pela senhora e fiquei assustada com a quantidade de quilometros quadrados (5.500,000)que já foram desmatados da Mata Atlântica. Mas não consegui adotar uma árvore. Mesmo assim agradeço desde já pela sua postagem sobre a Mata Atlântica.

Beijos... Luana Nº 18 6ª A

Anônimo disse...

a)Os homens cortavam madeira para conseguir mais madeira.
b)DENSA:Cerrada,muita massa e peso,espessa,carregada,mata fechada.
c)c)OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados
d)PERENE:é algo duradouro eterno inacabável abundante
e)LATIFOLIADA :é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes
f)EPÍFITAS :são aqueles que vivem sobre vegetais animais ou plantas

Adorei o vídeo e fiquei assustada com a quantidade de terra que ja foi desmatada. Ahh! já adotei minha árvore e o número dela está guardado com segurança!!!!



Maria Eduarada 6ªA nº22

Anônimo disse...

Ola Conceição

Já enviei as respostas A e B
Vou enviar o resumo do vídeo.

Nossa, fiquei bastante impressionada com os 5 milhões de Maracanãs que a mata atlântica ocupava, hoje com o desmatamento de árvores, só cabe um pouco mais de 400 mil Maracanãs.Fiquei chocada.
Eu achei bastantes sites que arrecadam mudas de árvores para serem plantadas na mata. Já vou me comprometer para isso.

Beatriz Mello nº5 6ªD

Anônimo disse...

Olá conceição*-*
a)Desmatamento.
b)Densa:no caso da vegetação coresponde ao conjunto de plantas,árvores ou arbustos que crescem muito juntas,uma ao lado da outra,mata fechada.
Ombrófila:A denominação floresta ombrófila surgiu em substituição a floresta fluvial tropical. Ambas, porém, têm o mesmo significado amigo das chuvas(gosta de viver em lugar úmido).
Perene:É algo duradouro, inacabável, eterno, abundante.
Latifoliada: um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes.
Epífitas:plantas que vivem sobre outras plantas ou vegetais que vivem sobre outros vegetais.
Sobre o vídeo...
Gostei muito do vídeo,e fiquei surpresa que a mata atlântica antes cabia 5.500.000 maracanãs e hoje apenas 400.000 ou seja 7,3% da área original e que a mata atlântica é um dos mais importantes ecossistemas do planeta.E com certeza irei aderir o que sugere os site da sos mata atlântica.
Beijos..Gabriella Bobato,6ªc nº08

Anônimo disse...

São as queimadas, e o desmatamento que faz com que a mata atlântica seja ainda mais destruida!é destruída para dar lugar á agricultura, pecuaria, criação de gados...
Densa: Que pesa muito em relação a outros corpos de igual volume.
Expresso, negro, carregado, cerrado, fechado.
Ombrófila: são plantas que gostam de viver em lugares sombreados.
Perene:Sempre verde, abundante.
Latifoliada: são folhas largas e grandes.
Epífitas: plantas que vivem sobre outras.

Gostei muito do video, porque mostra o perigo que a mata atlântica está correndo, e quantos quilometros já foram desmatados, é muito importante adotarmos uma árvore, porque hoje e no futuro precisaremos dela!
beijoss conceição,
Beatriz de Souza - nº4 6ªD

Anônimo disse...

nome:michael nº21 6ªD


A)O desmatamento.Para conceguir madeira para fazer casas.Agricultura , queimadas e para ganhar dinheiro.

b)DENSA: que tem muita massa e peso em relação ao volume

OMBRÓFILA: plantas OMBRÓFILA são aquelas que gostam de viver em lugares sombreados

PERENE: uma coisa permanente, duradoura, inacabável

LATIFOLIADA: plantas de folhas largas e grandes

EPÍFITAS: plantas que vivem umas sobre as outras.


c)gostei muito do video e fala que antigamente a mata atlanticatinha 1.290.692km2 que é equivalente a mais de 5.500.000 de Maracanãs, já hoje mais de 400.000 de maracanãs.
E estou pensando em plantar uma árvore no clikarvore. beijoooooooooooossssssssss.

Maria Helena disse...

Olá Professora Conceição,
Vou responder às questões:
A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
Resposta: O Desmatamento ilegal, o comércio de animais ilegal, entre outras atividades praticadas pelos homens.

B)CONCEITUE AS PALAVRAS :
DENSA: Que contém uma grande quantidade de elementos ou unidades.
OMBRÓFILA: São plantas adaptadas a sombra.
PERENE: São rios que correm o tempo todo ou plantas sempre verdes.
LATIFOLIADA: Folhas largas
EPÍFITAS: Vegetal que vive sobre outro sem dele se nutrir.

C) COMENTE SOBRE O VÍDEO: Muito interessante, nele, podemos ter uma breve e rica síntese com detalhes das características dessa mata tão importante que está sendo continuamente destruida. Ficamos até tristes ao ver os indices de desmatamento e a quantidade minima que ainda existe de uma mata que um dia foi o segundo maior bioma brasileiro e que atingia outros paises como Paraguay e Argentina.

Beijos,

Maria Helena, Nº. 23, Sexta série C.

Anônimo disse...

A) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS PELA INTENSA DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA?
R:As principais atividades responsaveis pela destruição da mata foram o desmatamento.
B) CONCEITUE AS PALAVRAS :
DENSA:Cerrada,espessa,carregada,mata fechada.
OMBRÓFILA:Mata sempre verde,com árvores grandes,comuns em áreas com muita chuva.
PERENE:inacabável e abundante.
LATIFOLIADA:Planta de folhas largas e grandes.
EPÍFITAS:Plantas que vivem sobre as outras,utilizando a outra para se fixarem no solo sem se prejudicarem.
C) COMENTE SOBRE O VÍDEO:achei o video muito legal e não sabia que tanta area assim foi devastada por causa do desmatamento!
Beijos Conceição!
Anne Selbmann Nº2 6ªD

Anônimo disse...

Oi Conceição! :D

VOCABULARIO:
PERENE: São rios que correm o ano todo ou plantas sempre verdes.
LATIFOLIADA: folhas largas.
DENSA: viscosa encorpada
OMBRÓFILA: são plantas que gostam de viver em lugares sombreados
EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre as outras, utilizando a outra para se fixarem no solo sem se prejudicarem.
RESPOSTA:
O desmatamento e a venda ilegal da madeira.
VIDEO:
A mata atlântica tem esse nome, pois acompanhava o litoral do oceano atlântico. Ela passava por importantes áreas do planalto brasileiro e ia ate a floresta amazônica. A mata atlântica foi a segunda maior e mais importante floresta tropical do Brasil e da America do Sul, chegava até na Argentina e no Paraguai. Ela chegou a ter 1.290.692 km². O desmatamento começou quando os portugueses chegaram. Começaram a desmatar a famosa árvore Pau-Brasil. Hoje a mata atlântica está com sua vegetação muito reduzida e está correndo um grave risco de extinção.
Conceição, seu blog está muito legal! E também muito lindo!*--*
Beijos,
Laura Sahd Bernz , nº18, 6ªC

Unknown disse...

A)Extração de madeira,desmatamento para criação depastagem para criação de gado, cana de açucar e café

B)Densa: Que tem muita massa em relação ao volume.
Ombrófila: vegetação que se adapta em lugares chuvosos e de baixa luminosidade;
Perene: Planata que vive mais de dois anos e não morre após a floração.
Latifoliada: Vegetação com abundância de espécies dotadas de folhas largas.
Epífitas: Plantas que vivem sobre outras plantas ou em rochas.

C)O video explica sobre a Mata Atlântica.
O significado do nome pela proximodade do oceano Atlântico.O tamanho da floresta e suas fronteiras.A exploração do Pau-Brasil 1,290,692 Km² de extensão.1990 8,8°10 área original.
2008 7,3°10 área original.
ONGS que lutam contra o desmatamento com sites para plantações virtuais.

Anônimo disse...

Conçeição,

Eu achei interressante saber que a mata Atlantica, hoje, se reduz a apenas 8% do que era antes e que ja foram encontradas cerca de 260 mamiferos, 620 aves, 260 anfibios alem de insetos e etc.

RESPOSTAS:

A)Queimadas, desmatamento e etc. Geralmente é causado por alguma ação do homem.

B)DENSA: Com grande volume.
OMBRÓFILA: Vegetação que se adapta a locais com grande volume de chuvas.
PERENE: Rios que sempre tem água
LATIFOLIADA: Vegetação com folhas largas e grandes EPÍFITAS: Plantas que vivem sobre outras plantas.

Beijos,

Gabriela M. de Carvalho 6ªC Nº9

Elizeu Inacio disse...

Muito legal estes documentos sobre o Nordeste

Anônimo disse...

gostei do vídeo

Unknown disse...

comceição adorei o blog tu éis d+ o seu comentario sobre a mata atlantica foi da hora por min é o melhor blog que eu ja emtrei mas não sei se meus amigos gostaram mas eu adorei d+d+d+d+d+d+d+
:D XD :)))))))))...