terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VESTIBULAR 2012 DA UFSC/PROVA E GABARITO

Prova UFSC-2012

Questão 11-
No mês de julho deste ano, a entrada em erupção do vulcão Puyehue, 870 quilômetros ao sul de Santiago, provocou “uma explosão que causou uma coluna de cinzas com uma altura aproximada de dez quilômetros e cinco de extensão”, informou o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) do Chile. O vulcão Puyehue, com 2240 metros de altura, situa-se na Cordilheira dos Andes. A sua última grande erupção tinha acontecido na década de 1960, depois do sismo de Valdivia, de magnitude 9,5 na escala de Richter.
Texto disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2011. [Adaptado] Mapa disponível em: FILIZOLA, Roberto. Geografia: ensino médio. São Paulo: IBEP, 2005. p. 77. V. único.
MAPA 1
( Imagem adaptada)
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01- No continente americano, na sua porção ocidental, estão concentradas as áreas de maior incidência de atividades sísmicas.
02- No passado geológico, a movimentação das placas tectônicas deu origem aos atuais Dobramentos Modernos, como o da Cordilheira dos Andes e o do Escudo Cristalino Brasileiro.
04- De acordo com o Mapa 1, os continentes mais afetados pelas atividades sísmicas e vulcânicas são o europeu e o africano.
08- Os desastres naturais são fenômenos extremos ou intensos que atingem um sistema social. Os agentes endógenos e/ou exógenos do relevo podem ser responsáveis por esses fenômenos.
16- [...] “uma coluna de cinzas”, citada no texto, refere-se às lavas – materiais rochosos em estado de ebulição que chegam à superfície terrestre.
32- De acordo com o texto acima e com o Mapa 1, grande parte dos terremotos e dos vulcões está localizada no chamado “Círculo de Fogo do Índico”.

Questão 12- A estrada que atravessa essas regiões incultas desenrola-se à maneira de alvejante faixa, aberta que é na areia, elemento dominante na composição de todo aquele solo, fertilizado aliás por um sem-número de límpidos e borbulhantes regatos, ribeirões e rios, cujos contingentes são outros tantos tributários do claro e fundo Paraná ou, na contravertente, do correntoso Paraguai.
TAUNAY, Visconde de. Inocência. 19. ed., São Paulo: Ática, 1991 (Bom Livro). In: Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2011.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01- As formações de areia citadas no excerto acima são encontradas, sobretudo, nas faixas litorâneas paralelas à bacia hidrográfica do Paraguai.
02- Os rios da bacia do Paraná têm passado por muitas transformações em sua dinâmica natural devido à grande interferência antrópica. Essas alterações provocam principalmente um intenso processo de assoreamento.
04- O romance Inocência tem como um dos cenários a Caatinga, por isso os rios das bacias hidrográficas do Paraná e do Paraguai são considerados de regime temporário.
08- A bacia do Paraná abriga um vasto reservatório de água subterrânea conhecido como Aquífero Guarani. As águas continentais subterrâneas do Aquífero Guarani apresentam-se como porção de água doce armazenada no interior de camadas rochosas do subsolo.
16- As bacias hidrográficas são porções da superfície terrestre banhadas por um rio principal e seus afluentes.
Questão 13- mapa 2 e 3
Mapas adaptados sobre os fusos horários.
Com base nos Mapas 2 e 3 e sobre o tema fusos horários, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. De acordo com o Mapa 2, o Brasil possuía 4 fusos horários até junho de 2008.
02. Infere-se do Mapa 3 que nenhuma parte do território tem três horas a menos em relação ao fuso horário oficial brasileiro.
04. Por não adotar o horário de verão, a capital do Maranhão estava adiantada duas horas em relação à capital dos catarinenses em dezembro de 2010.
08- Florianópolis encontra-se no 4º (quarto) fuso horário em relação ao meridiano de Greenwich.
16- Desconsiderando o horário de verão, a diferença entre Joinville (fuso horário de 45º W) e Tóquio (fuso horário de 135º E) é de 12 horas, correspondendo a 180º.
32- De acordo com o Mapa 3, o Pará encontra-se parcialmente nos fusos de 60º E e 75º E.
64- Um viajante que partiu da cidade de São Paulo, ao desembarcar do seu vôo na capital do Acre no dia 11 de setembro de 2011, deveria ter atrasado o seu relógio em uma hora.

Questão 14-
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
[...], o Egito é um dos principais aliados dos Estados Unidos e da Europa no mundo árabe. O principal temor do Ocidente é que a Irmandade Muçulmana possa assumir o governo do país. Além da Jordânia, o Egito é o único país árabe a reconhecer o Estado de Israel.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2011.
Imagem disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2011.
01- De acordo com o texto acima, o principal motivo dos conflitos no Egito são as disputas pelas terras do Sudão e de Israel.
02- De acordo com o Mapa 4, na sua porção oriental, o Egito tem como limite o Mar Mediterrâneo.
04- O judaísmo e o islamismo, por possuírem características em comum, levaram o Egito a se aliar com Israel desde a década de 1960.
08- Apesar de estar localizado no hemisfério norte, o Egito, de acordo com as suas condições socioeconômicas, pertence ao bloco dos países do Eixo Sul.
16- Nos últimos meses, as populações de países africanos como o Egito e a Líbia têm se manifestado pela queda de ditaduras implantadas ao longo de décadas.

Questão 15-
Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01. Após a Segunda Grande Guerra, o mundo dividia-se ideologicamente em três grandes blocos: países de economia agroexportadora, sob influência soviética; países industrializados, sob hegemonia norte-americana e ainda os países de economia planejada ou planificada, não filiados a blocos hegemônicos.
02- Na atualidade, com a denominada globalização, não existem propriamente países dominados e países dominantes, mas um mundo em constante transformação onde a cooperação entre eles se dá de maneira profunda e intensa.
04- Com o grande desenvolvimento econômico da maioria dos países africanos e latino-americanos associado ao fenômeno da globalização, as fronteiras dos países hegemônicos se tornaram mais permeáveis à entrada de pessoas e produtos, exceto alguns produtos com alta intensidade tecnológica, restritos aos países mais avançados.
08- Durante os anos 1950 e nas duas décadas seguintes à Guerra Fria, estabeleceu-se um marco diferencial entre grandes blocos de poder: os países que compunham o primeiro mundo (ricos e industrializados), o segundo mundo (países de economia planificada) e o terceiro mundo (países pobres e agroexportadores).
16- A Guerra Fria foi caracterizada como uma divisão entre os países que compunham a área de influência dos Estados Unidos e outros sob hegemonia da União Soviética.
32- Na América Latina, durante a Guerra Fria, um dos países que fez frente à influência norte-americana foi Cuba, que levou a cabo sua revolução em 1959.

Questão 16-
Sobre a economia brasileira, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01- O Brasil é histórica e geograficamente caracterizado por regiões com diferentes estruturas socioeconômicas.
02- A industrialização brasileira seguiu os moldes europeus, especialmente da Inglaterra, dado que este país tinha grande interesses no Brasil e auxiliou na fabricação de máquinas e equipamentos desde os anos 1940.
04- Os setores da indústria e da agricultura sempre defenderam o uso mais consciente dos recursos naturais, especialmente depois das conferências sobre meio ambiente nos anos 1972 e 1992.
08- O período entre o início dos anos 1930 e o final da década de 1980 ficou marcado sobretudo como Processo de Substituição de Importações, cuja industrialização brasileira pode ser definida como um processo lento, gradual e contínuo.
16- Apesar das evidentes desigualdades regionais, durante o período de 1950 a 1980 não houve um favorecimento para a implantação de grandes empresas da região Sudeste, pois esta região já estava saturada e altamente concentrada industrialmente.
32- A infraestrutura derivada da cafeicultura desenvolvida no estado de São Paulo permitiu a base para a industrialização, sobretudo do Sudeste.
64- As políticas regionais de desenvolvimento dotaram regiões carentes de infraestrutura produtiva e levaram à melhor distribuição de renda entre as respectivas populações.

Questão 17-
Conhecida pelas baixas temperaturas que eventualmente cobrem de neve suas paisagens no inverno, a serra catarinense vem apostando na produção de vinhos finos de altitude. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. A maioria fica em São Joaquim, Campos Novos e Caçador, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude.
FOLHA DE S. PAULO. Caderno B6. 24 Jul. 2011. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2011. [Adaptado].
Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01- No conjunto das serras catarinenses, a Serra Geral é formada pelas escarpas do Planalto de Campos Gerais e apresenta cotas altimétricas que podem superar os 1.000 metros.
02- A formação geológica de Santa Catarina é de diferentes tipos de rochas, o que confere uniformidade nos seus aspectos geomorfológicos.
04- As atividades agropastoris são predominantes, sobretudo na Região do Planalto Norte e da Serra Catarinense, apesar do processo de expansão, em alguns municípios, da indústria e do ecoturismo.
08- Nos municípios citados no excerto acima, a altitude, aliada às baixas pressões atmosféricas, favorece a ocorrência de neve.
16- São Joaquim pertence à Mesorregião Serrana e os municípios de Campos Novos e Caçador à Mesorregião do Litoral Central.

Questão 18-
Lá para as bandas do mangue da Cidade Nova havia, ao pé de um charco, uma casa coberta de palha da mais feia aparência, cuja frente suja e testada enlameada bem denotava que dentro o asseio não era muito grande. Compunha-se ela de uma pequena sala e um quarto; toda a mobília eram dois ou três assentos de paus, algumas esteiras em um canto, e uma enorme caixa de pau, que tinha muitos empregos; era mesa de jantar, cama, guarda-roupa e prateleira.
Disponível em: . Acesso em: 07 ago.2011.
Sobre os manguezais, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01- Nos ambientes de manguezais a amplitude térmica é superior a 15°C, pois o tipo climático predominante é o tropical de altitude.
02- Os manguezais atuam como fixadores do solo, pois a presença e o entrelaçamento das raízes aéreas contribuem para a deposição dos sedimentos trazidos pelas águas dos rios e do mar.
04- De acordo com o excerto acima, construir junto às formações de mangues era um privilégio das classes sociais de maior poder aquisitivo.
08- Os manguezais são típicos de regiões tropicais, por isso no Brasil encontram-se restritos ao litoral catarinense e capixaba.
16- Apesar da pouca variedade, a vegetação do mangue exerce papel de significativa importância na cadeia alimentar, graças à quantidade de matéria orgânica oriunda da decomposição, principalmente de suas folhas.

Questão 19-
Sobre os temas capitalismo e globalização, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01- No Brasil, a base material da reprodução da sociedade capitalista foi fundamentada na dominação consentida das classes subalternas sobre a burguesia.
02- A regulação do capitalismo se dá por uma relação dialética do mercado, que através dos preços regula a quantidade e as técnicas de produção de mercadorias.
04- Atualmente, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na rede mundial de computadores (internet) uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta.
08- Mesmo antes do que seria conhecido como globalização, a maior internacionalização das economias permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando principalmente a redução de custos.
16- A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal, particularmente nos países asiáticos, considerando-se o fortalecimento da relação de servidão em detrimento do trabalho assalariado.
32- O neoliberalismo se caracteriza como uma doutrina baseada em um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a ampla participação do Estado na economia.

Questão 20-
Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S), sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.
01- Uma forte arrancada industrial é seguida sobretudo por uma intensa urbanização, privilegiando a lógica da acumulação capitalista e criando desigualdades urbanas locais.
02- Uma característica comum é a mão de obra qualificada, fruto de investimentos em educação e alta automação, exigindo, portanto, menos treinamento para os trabalhadores urbano-industriais.
04- Nesses países a agricultura não se subordina à indústria, pois esta tem seus próprios meios de conseguir matérias-primas vitais para a produção.
08- Parcela significativa desses países têm necessidade de atrair investimentos estrangeiros devido ao seu alto grau de dependência para alavancar seus processos de desenvolvimento econômico e social.
16- Esses países estruturam-se sobre a produção agrícola que utiliza modernas técnicas de produção em todos os setores.
32- Esses países, como o Brasil, expandem-se nos mesmos moldes dos países capitalistas industriais mais avançados, dominando econômica e politicamente os países mais atrasados, como China, Canadá e África do Sul.
64- Em seus territórios nacionais há grande concentração de empresas transnacionais, inclusive bancos estrangeiros atuantes.
GABARITO
11 -01 -08 =09
12 -02 -08 -16 =26
13 -01 -02 -16 -64 =83
14 -08 -16 =24
15 -08 -16 -32 =56
16 -01 -08 -32 =41
17 -01-04= 05
18 -02 -16 =18
19 -02 -04 -08 =14
20 -01 -08 -64 =73

Nenhum comentário: