sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOVO MAPA DO BRASIL

DIVISÃO ATUAL DO BRASIL

Veja quais serão as novas áreas e os Estados divididos em caso de aprovação dos desmembramentos:

Estados Carajás: O projeto de autoria do ex-senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) prevê a convocação de um plebiscito em 39 municípios, situados na porção sul e sudeste do atual território do Pará. Os apoiadores da divisão argumentam que há muitos pontos sem a presença do Estado e grandes vazios demográficos. Conforme o movimento, Carajás teria uma população de 1,3 milhão de habitantes.
Tapajós: Com 27 municípios, a nova unidade da federação corresponderia a pouco mais de 50% do atual território oeste do Pará. Aprovado, o projeto do deputado licenciado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) será enviado ao Senado. Quem defende a separação da região entende que falta presença do poder público em áreas isoladas, travando o desenvolvimento econômico regional. Segundo o movimento, a prefeitura e a Câmara de Santarém (possível capital) defendem a criação do Estado.
Araguaia O projeto inicial do plebiscito para a criação do Estado de Araguaia foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em 2001. A nova unidade seria formada por território desmembrado do Mato Grosso, com 32 municípios. Para os defensores da divisão, um território menor propiciaria um desenvolvimento harmônico na região.
Mato Grosso do Norte Em conjunto à proposta do Araguaia, tramita o projeto do ex-deputado Rogério Silva (PPS -MT) para formar o Mato Grosso do Norte, com 47 municípios hoje situados no Mato Grosso. Na justificativa, o autor afirma que os mais de 1 milhão de habitantes sofrem com a grande distância da capital - até 1 mil km para alguns municípios. A falta de manutenção em estradas e necessidade de construção de mais pontes revoltam a região.
Gurguéia O nome da nova unidade da federação seria uma homenagem ao vale do rio Gurguéia. Em 1994, o deputado Paes Landim (PTB-PI) lançou um projeto para um plebiscito que defina a questão. Pela proposta, o Gurguéia abrangeria 87 municípios do sul do Piauí, cerca de 60% do Estado. O projeto recebeu pareceres favoráveis de várias comissões.
Rio São Francisco De acordo com o projeto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), apresentado em 1998, 34 municípios do oeste da Bahia formariam um novo Estado, o Rio São Francisco. A proposta de plebiscito na região recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.
Maranhão do Sul O Maranhão do Sul seria composto por 49 municípios que atualmente pertencem ao Maranhão. O projeto foi proposto pelo então deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA), em 2001. Na justificativa, o parlamentar afirma que a ideia de o Maranhão ser dividido ao século 19, quando as diferenças culturais entre o norte e sul já eram profundas. Uma colonizada por portugueses e dedicada à cana-de-açúcar e ao algodão, enquanto a outra ocupada por nordestinos que criavam gado.
Territórios Rio Negro O projeto foi proposto também pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). No mesmo documento, ele sugere que a consulta seja feita também para os territórios de Solimões e Juruá. O Rio Negro seria formado pelos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, atualmente pertencentes ao Amazonas.
Solimões O segundo território federal do Amazonas seria formado por Atalaia do Norte, Benjamnin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá, Fonte Boa, Jutaí, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá e Santo Antonio do Içá.
Juruá O terceiro território federal proposto pelo senador seria composto por Carauari, Itamarati, Eirunepê, Envira, Ipixuna, Guajará e Juruá.
Oiapoque O projeto para a criação do território de Oiapoque, nos limites do município de mesmo nome, no Amapá, foi apresentado em 2001 pelo então senador Sebastião Rocha (PDT-AP). A nova unidade teria área de 22 mil km², com pouco mais de 20 mil habitantes. A proposta também já passou por várias comissões.
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE AS PROPOSTAS DA NOVA DIVISÃO NO BRASIL?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PROVAS E GABARITOS SOBRE USO DAS ÁGUAS.

VESTIBULAR 2014


(Unicap)

Atualmente, na superfície terrestre, muitos corpos líquidos apresentam um grau extremamente elevado de poluição, como pode ser observado na fotografia reproduzida. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:


0 – 0 as consequências de um poluente independe de suas concentrações, mas estão na dependência do tipo de corpo líquido que o recebe e dos usos da água;
1 – 1 a poluição dos corpos líquidos decorre da adição de substâncias que, direta ou indiretamente, alteram as características químicas ou físicas da água, de maneira que a utilização dessa seja prejudicada para usos benéficos;
2 – 2 a poluição difusa se dá quando os poluentes atingem o corpo d’água de modo aleatório, não havendo possibilidade de estabelecer qualquer padrão de lançamento;
3 – 3 os poluentes biodegradáveis são produtos químicos que se mantêm por longo tempo nos rios, riachos e lagos e também nos seres vivos; um desses poluentes é o mercúrio;
4 – 4 os rios e riachos podem, também, ser afetados por uma poluição biogênica, ou seja, por organismos patogênicos, a exemplo de vírus, protozoários e bactérias, com repercussões negativas para a sociedade.
Resposta: Estão corretas a 1, 2 e 4

(UNEB) A existência dos oceanos e dos mares é uma característica notável do planeta Terra. A abundância de água em zonas pouco profundas da crosta terrestre e sua dinâmica influenciam tanto em nível biológico quanto em nível mineral. Com base na afirmação e nos conhecimentos sobre os oceanos, pode-se afirmar:

01) O talude continental apresenta os maiores desníveis conhecidos da Terra.
02) O relevo submarino é menos acidentado que o continental, e a suavidade de seu contorno se deve à ausência de erosão nas camadas mais profundas, onde predomina o trabalho de acumulação.
03) A Dorsal Atlântica é uma cadeia de montanhas que se estende de leste para oeste, tem a forma de um quadrado e é uma formação geológica.
04) O talude possui a maior biodiversidade de vida marinha e a maior concentração de minerais.
05) A atividade vulcânica marinha é pouco expressiva, o que justifica a ausência de movimentos tectônicos em médias profundidades.

Resposta: 01

(UNICENTRO) Observe a charge a seguir.



(Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2013.)

Sobre a poluição das águas denunciada na charge, assinale a alternativa correta.
a) A contaminação dos peixes não representa, em regra, um grande perigo para a população que se alimenta deles.
b) A relação sociedade-natureza resultou em um estado de desequilíbrio nos ambientes aquáticos, particularmente nos oceanos e mares.
c) Em sua relação com a natureza, a sociedade reserva os oceanos e os mares para absorção dos seus dejetos e purificação das águas, devido à sua capacidade autodepurativa.
d) O lixo hospitalar é tratado de forma adequada antes de ser jogado nos ambientes aquáticos, por isso não se constitui em grandes riscos ao ambiente.
e) Os diversos fatores químicos, físicos e biológicos presentes em ambientes marinhos atuam em favor da recuperação das águas.

(PUC-RIO)

A superfície da Terra tem morfologias muito distintas, de acordo com o posicionamento continental ou oceânico da litosfera. A partir da morfologia do assoalho marinho, assinale a opção que apresenta a única sequência correta (I / II / III / IV / V / VI)
a) Talude / Plataforma continental / Dorsal oceânica / Fossa oceânica / Ilhas vulcânicas / Dorsal oceânica.
b) Plataforma continental / Talude / Ilhas vulcânicas / Bacia oceânica / Dorsal oceânica / Fossa marinha. c) Talude / Plataforma continental / Ilhas vulcânicas / Bacia oceânica / Dorsal oceânica / Fossa marinha. d) Plataforma continental / Dorsal oceânica / Ilhas vulcânicas / Talude / Fossa Marinha / Bacia oceânica.
e) Talude / Plataforma continental / Dorsal oceânica / Ilhas vulcânicas / Fossa marinha / Bacia oceânica.

(UERJ)

 O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à água potável e as características do meio natural e de cada sociedade.
Com base no mapa, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado:
a) Oriente Médio   
b) Ásia Meridional   
c) América Andina   
dÁfrica Subsaariana   

(UNICAMP)


a) Os infográficos apresentam informações de forma sintética, utilizando imagens, cores, organização gráfica, etc. Indique dois exemplos, do infográfico reproduzido acima, em que a informação é apresentada por meio de linguagem não verbal.

b) Considerando o veículo em que foi publicado, a revista Planeta Sustentável, qual é a finalidade desse infográfico?

Respostas.

a) Espera-se que o candidato mencione dois exemplos de informação veiculada por meio de linguagem verbal no infográfico, entre os quais se encontram: a linha ondulada que remete à superfície da água e, portanto, ao tema do infográfico; os desenhos de seres humanos, indicando a população de diferentes países/continentes/regiões; a escala dentro dos desenhos de seres humanos, indicando a quantidade de água consumida em cada região/país; as bandeiras, indicando a nacionalidade ou procedência geográfica dos consumidores; o balão de fala que chama a atenção para o número de pessoas sem água potável.

b) Espera-se que, na elaboração de sua resposta, o vestibulando considere o veículo em que foi publicado o material. Nessa direção, deve indicar que a finalidade do infográfico é a de alertar os leitores da revista Planeta Sustentável sobre o consumo desigual da água potável no mundo.

(UNESP) Analise o mapa.





Considerando as relações existentes entre zonas climáticas, sistema de circulação atmosférica e correntes marítimas de superfície, é correto afirmar que

a) as correntes quentes predominam nas zonas intertropicais e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste predominantes na região.
b) as correntes frias predominam na zona equatorial e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste predominantes na região.
c) as correntes quentes predominam na zona equatorial e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste predominantes na região.
d) as correntes quentes predominam nas zonas subtropicais e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste predominantes na região.
e) as correntes frias predominam nas zonas intertropicais e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste predominantes na região.

(IFSul) Como se define a camada superficial de gelo, resultante do congelamento da água do mar?
a) Banquisa.
b) Iceberg.
c) Recifes.
d)  Corais.

(UPE) A fotografia a seguir mostra uma paisagem geomorfológica litorânea.
Observe-a com atenção.

De acordo com os aspectos morfológicos e litológicos presentes na paisagem, é CORRETO afirmar que a área indicada pela seta é uma morfoescultura do tipo
 a) falésia morta.
b) baía de colmatação.
c) estuário.
d) tômbolo.
e) restinga.

VESTIBULAR 2013

Os aquíferos mais ameaçados do planeta

A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem.
Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior.
O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados.
Bruno Calixto

Disponível em: ,consultado em 1/09/2012. (texto adaptado)

I. A “Pegada Hídrica” de um país representa o volume total de água utilizado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.
II. Entre as áreas que apresentam altos índices de escassez hídrica, estão: Oriente Médio, Índia e África. No Oriente Médio, o volume de água utilizado em irrigação no deserto triplicou, e os aquíferos da região podem se esgotar em menos de 50 anos.
III. O Brasil e a Rússia representam áreas do planeta com baixa pressão hídrica.

Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, analise as afirmações acima.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

(UFES) Inundações são processos naturais. Em âmbito mundial, tem-se verificado, nas últimas décadas, um aumento das ocorrências de inundações devido às ações antrópicas. Somadas à ação antrópica, as inundações podem ser agravadas pela posição geográfica. Considerando o processo de inundação, elabore um texto em que você explique

a) como a ação antrópica sobre a rede pluvial influi para a inundação;

b) como o efeito de maré alta contribui para o processo de inundação.

Resolução:

a) A ação humana influi para a inundação, pois, com sua ação por meio de entupimento da rede pluvial devido a lançamento de objetos diversos e sedimentos, minimiza-se o potencial de escoamento das águas superficiais.

b) O evento de maré alta (Sizígia) associada a chuvas concentradas e acumuladas, potencializa as inundações, pois dificulta o deságue na foz dos cursos fluviais exorréicos.

(IFMG) O nível de vazão do Rio Itapecuru preocupa os técnicos da Agência Nacional de Águas. Quem depende do rio para sobreviver teme que ele seque ainda mais. Grandes árvores caídas às margens do rio são o sinal do desastre ecológico. Sem raízes para segurar a areia ela escorre para o leito do rio. De acordo com dados coletados por técnicos da Agência Nacional de Águas, o nível de vazão do Rio está doze metros cúbicos abaixo do aceitável. A Secretaria do Meio Ambiente informou que realiza um trabalho educativo nas escolas e que a extração da areia é feita por meio de dragas que ameniza o problema no rio.
(HTTP://g1.globo.com/ma/maranhão. Acesso em: 15/11/2012. Adaptado.)

O fenômeno relatado acima pode provocar no Rio Itapecuru:

aenchentes.
b) morte de peixes por substâncias tóxicas na água.
c) aumento de ácido sulfúrico nas águas.
d) aumento de monóxido de carbono nas águas.

(FUVEST) Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais.

Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.

I. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.
II. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.
III. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
IV. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.

Está correto o que se afirma em
a) I e II,apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

(UFGD) Observe o mapa a seguir.


(Fonte: Adaptado de AZEVEDO, Eglom; GOMES, Roberto R. Geografia Dinâmica 3: As Américas. Tatuí (SP): Casa Publicadora Brasileira 1996, p.13.)

As indicações no mapa referem-se às seguintes correntes marítimas, assim torna-se correto aquilo que se afirma em:

a) I: Humboldt; II: Golfo; III: Guianas; IV: Falkland; e V: Sul-equatorial Atlântica.
b) I: Peru; II: Labrador; III: Guianas; IV: Patagônia; e V: Sul-equatorial Atlântica.
c) I: Peru; II: Leste Americana; III: Caribe; IV: Falkland; e V: Sul-equatorial Atlântica.
d) I: Patagônia; II: Golfo; III: Caribe; IV: Falkland; e V: Brasil.
e) I: Humboldt; II: Golfo; III: Guianas; IV: Patagônia; e V: Brasil.

(UPE) A água é uma condição básica para a vida no planeta Terra. Mantém a biodiversidade e impulsiona os ciclos biogeoquímicos, por exemplo. Como tem, também, importância para a economia dos continentes, ela precisa ser melhor gerenciada. Sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em escala global, analise os itens a seguir:

1- Esses problemas podem ser muito bem sintetizados no conjunto de situações que resultam do crescimento populacional, da intensa urbanização e da contaminação de recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
2- O aumento da população e a urbanização provocam uma intensa pressão de usos múltiplos dos recursos hídricos e impactos na qualidade da água.
3- A infraestrutura de baixa qualidade ou incompleta ocasiona distribuição ineficiente da água tratada e perdas de boa parte dela.
4- É necessário ampliar, em escala global, a mobilização pública no processo de decisão e desenvolver a capacidade de informação eficiente para melhorar a educação relacionada à água.
5- Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados, são de natureza complexa, dinâmicos e demandam conhecimento multidisciplinar.

Estão CORRETOS
a) apenas 1 e 4.
b) apenas 2 e 5.
c) apenas 1, 2 e 3.
d) apenas 2, 4 e 5.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

(IFNMG) Com relação à drenagem de bacias hidrográficas, marque a alternativa INCORRETA:

a) Drenagem Exorreica: quando o rio deságua em um oceano.
b) Drenagem Endorreica: quando o rio deságua em um lago ou mar interno.
c) Drenagem Arreica: quando o rio deságua em outro rio.
d) Drenagem Criptorreica: quando um rio tem drenagem subterrânea.

(UFMT) A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.
O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.

(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)

A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica
a) na Hungria.
b) na Holanda.
c) no Japão.
d) no Egito.
e) no Paraguai.

(PUCRS) Observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado.


As correntes oceânicas, do ponto de vista geográfico, são os movimentos mais importantes que as águas do mar apresentam. Essas grandes massas de água salgada correm na superfície dos oceanos, seguindo cursos irregulares. Além de serem fonte de alimentos necessários à vida marinha, também influem no clima de deter- minados locais, como, por exemplo, a corrente de número ____, denominada Corrente __________, a qual, por ser quente, é responsável por um inverno mais ameno nas ilhas __________ e na Grã-Bretanha.

a) 1, do Labrador, da Groenlândia
b) 2, do Golfo, da Irlanda.
c) 3, das Guianas, das Malvinas
d) 4, de Bengala, de Chipre
e) 5, da Califórnia, dos Açores.

(UEL) Leia o texto a seguir.

Água também é mar
E aqui na praia também é margem.
Já que não é urgente, aguente e sente, aguarde o temporal
Chuva também é água do mar lavada no céu imagem

(ANTUNES, A.; MONTE, M.; BROWN, C. Água também é mar. Memórias, crônicas e declarações de amor. EMI, 2000.)

Esse trecho faz menção ao ciclo hidrológico, sendo a chuva apresentada como “água do mar lavada”. Com a tecnologia dos tempos atuais, a água do mar pode ser tratada em grande escala a ponto de tornar-se potável.
Com relação à possibilidade de dessalinização, assinale a alternativa correta.
a) A principal consequência do processo de dessalinização de águas é a salinização de solos produtivos.   
b) A salinidade é menos elevada em águas mais quentes, fator que favorece a dessalinização no Oriente Médio.   
c) Devido à grande disponibilidade hídrica em todo o território, é desnecessário ao Brasil recorrer ao processo de dessalinização.   
d) O processo de dessalinização tem por objetivo principal a retirada de vírus e bactérias das águas por meio de técnicas específicas.   
eO processo de dessalinização pode ser realizado em águas do mar e também em águas continentais salobras.   

(UNISC) Observe a figura abaixo, que representa a paisagem de um rio.



Os números acima representados, de 1 a 7, correspondem, respectivamente, à alternativa com as seguintes partes de um rio:
a) 1- Margem Direita; 2- Jusante; 3- Nascente; 4- Foz em estuário; 5- Margem Esquerda; 6- Montante; 7- Leito.
b) 1- Leito; 2- Montante; 3- Jusante; 4- Nascente; 5- Margem Esquerda; 6- Margem Direita; 7- Foz em delta.
c) 1- Jusante; 2- Leito; 3- Montante; 4- Margem Direita; 5 - Foz em estuário; 6 - Nascente; 7 - Margem Esquerda.
d1- Montante; 2- Foz em delta; 3- Nascente; 4- Margem Esquerda; 5- Jusante; 6- Leito; 7- Margem Direita.
e) 1- Margem Direita; 2- Foz em estuário; 3- Jusante; 4- Margem Esquerda; 5- Nascente; 6- Margem Direita; 7- Leito.




VESTIBULAR 2012
(FACID) Observe a imagem abaixo:


Fonte: e-geo.ineti.pt. Acesso em 22/10/2011
A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

(UERJ) Acesso das populações a rede de água potável (2002)



Adaptado de: http://energiaverdepr.ning.com.
O acesso das populações a água potável é um dos indicativos do nível de desenvolvimento e das condições de vida das sociedades no mundo contemporâneo.
A associação adequada entre o espaço geográfico e dois fatores que influenciam o percentual de acesso de sua população a água potável está indicada em:
a) Austrália – alta renda per capita / regularidade do regime de chuvas
b) África Central – elevada mortalidade / insuficiência da bacia hidrográfica
c) América do Norte – política de inclusão social / erradicação de agentes poluentes
d) Europa Ocidental – estabilidade demográfica / qualidade dos sistemas de saneamento

(PUCSP)



Fonte: Segundo o Relatório sobre o desenvolvimento humano 2006, PNUD.
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente. São Paulo: Instituto Pólis, 2008. p. 81.
Considerando as cidades mencionadas, o gráfico permite concluir que
a) a água é mais barata nas três cidades localizadas em países mais desenvolvidos porque elas situam-se em áreas de menor escassez hídrica.
b) há grandes diferenças do custo da água para as populações comparando-se o fornecedor público com o privado, devido à natureza distinta de objetivos dos dois setores.
c) nas cidades mais ricas, a água custa menos porque ela provém de sistemas de abastecimento, cuja estrutura e administração não exigem muitos recursos financeiros.
d) nas cidades mais pobres, a inexistência de sistemas coletivos públicos obriga o consumo de água de empresas privadas que, apesar de mais caro, ao menos oferece qualidade melhor.
e) nas cidades mais pobres, a privatização dos serviços públicos encareceu o preço da água assim como de outros serviços essenciais, algo que não aconteceu nas cidades mais ricas.

(UPE) O desenho esquemático a seguir foi utilizado por um professor de Geografia do Ensino Médio numa determinada turma, para abordar aspectos relacionados ao relevo originado em áreas costeiras. O professor apresentou uma sequência evolutiva do relevo que vai de 1 a 3. Sabendo-se que as áreas pontilhadas são sedimentos modernos, basicamente fluviais, conclui-se que o professor estava explicando mais especificamente

a) a formação de restingas metamórficas.
b) a gênese de um delta.
c) os efeitos de uma transgressão marinha em costas altas.
d) as consequências geomorfológicas das ações antrópicas em áreas litorâneas.
e) a evolução de uma falésia viva.

(UFRN) A ação intensiva do ser humano sobre o meio, em virtude da ocupação do solo, tanto no espaço urbano quanto no rural, altera as condições ambientais originais.
Observe as figuras a seguir, que ressaltam a hidrografia como um elemento marcante da paisagem.




a) Suponha que, na área rural em que se localiza o rio mostrado na figura 1, ocorreram chuvas intensas. Justifique por que o rio, nessa área, apresenta menor predisposição para transbordar.
b) Mencione e explique um problema socioambiental provocado pelo transbordamento de rios em áreas urbanas.
Respostas:
a) O rio, na área mostrada na figura 1, apresenta menor predisposição para transbordar porque existe vegetação ao longo do seu curso (mata ciliar), o que possibilita a proteção de suas margens contra os processos erosivos e a proteção do seu leito contra o carreamento ou transporte de materiais (lixo, produtos tóxicos, esgotos, etc.), diminuindo as possibilidades de assoreamento e enchentes. Além disso, observa-se a não impermeabilização do solo no entorno (ou a inexistência de edificações), o que facilita a infiltração das águas das chuvas, diminuindo o escoamento superficial para o leito do rio.
b)
· Inundação de áreas em que se verifica um baixo grau de permeabilidade em virtude da concentração de asfalto e concreto e da reduzida quantidade de áreas verdes;
· Inundação de áreas próximas aos rios tendo em vista a dificuldade de escoamento devido ao entupimento de bueiros e galerias pluviais, ocasionados pela grande quantidade de lixo produzido e lançado em locais inadequados;
· Registro de mortes e/ou perdas materiais (destruição de moradias, danos ao patrimônio público ou privado), que se verificam em função da ocupação desordenada do solo urbano, devido à construção de edificações às margens de rios;
· Acidentes ou mortes que são ocasionados por inundações nas vias de circulação situadas às margens dos rios;
· Dificuldade e/ou impedimento da mobilidade urbana em função das inundações em áreas próximas aos rios, que provocam congestionamentos no trânsito;
· Proliferação de doenças que são decorrentes do contato do homem com água contaminada por lixo, esgotos, entre outros.

(FUVEST) Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo fazem ingressar nos oceanos dezenas de bilhões de toneladas de partículas sólidas removidas das áreas continentais, resultantes do trabalho erosivo das águas correntes superficiais. Observe o mapa:



A bacia hidrográfica Ganges-Brahmaputra, se comparada à do Amazonas, produz 3,4 vezes mais sedimentos por unidade de área, tendo, aproximadamente, 1/4 da área de drenagem e 18% da vazão média da bacia hidrográfica amazônica.
Comparando-se os dados acima apresentados, a posição geográfica e o uso do solo nessas áreas, identifique um fator responsável pela
a) quantidade relativamente baixa da produção anual de sedimentos, por unidade de área, da bacia hidrográfica amazônica. Explique;
b) elevada produção anual de sedimentos, por unidade de área, da bacia hidrográfica Ganges- Brahmaputra. Explique.
Resposta:
a) A região da bacia hidrográfica do amazonas se localiza em uma área de baixa concentração populacional, com poucos centros urbanos, florestas fechadas de difícil acesso e baixa utilização do solo. Esses fatores implicam em pouca produção de sedimentos.
b) O Ganges-Brahmaputra apresenta ao longo do seu curso e sua foz um maior acúmulo de sedimentos promovido pela alta concentração populacional em suas margens. Porém, com maior utilização dos solos nas atividades agrícolas de cultivos intermitentes, implicando em maior exposição dos solos aos processos erosivos.

(FGV-SP) Observe atentamente o mapa para responder às questões:



Fonte:PanoramaGlobaldaBiodiversidade3. Brasília,SecretariadeBiodiversidadeeFloresta.,2010,p.60 Disponível em http://www.cbd.int/doc/publications/gbo/gbo3-final-pt.pdf
a) O que são “zonas mortas marinhas”?
b) Quais os fatores responsáveis pela sua formação?
Resolução:
a) São áreas oceânicas desprovidas de vida marinha
b) O acúmulo de fósforo e nitrogênio, provenientes de plantações de grãos e poluição de esgotos, estimula o crescimento de algas e de alguns tipos de bactérias, ameaçando serviços ecossistêmicos valiosos em sistemas, tais como lagos e recifes de coral, e afetando a qualidade da água. Esse acúmulo também cria "zonas mortas" nos oceanos, geralmente onde grandes rios alcançam o mar. Nessas zonas, algas em
decomposição consomem oxigênio na água e deixam vastas áreas praticamente desprovidas de vida marinha. O número de zonas mortas relatadas vem sendo praticamente duplicado a cada dez anos, desde a década de 1960, e em 2010 já havia chegado a mais de 500

(FGV-SP) Leia atentamente o texto a seguir:
As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o atendimento da demanda das populações da Terra. Entretanto, no plano geral, há água suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água.
REBOUÇAS, Aldo. O ambiente brasileiro: 500 anos de exploração. In: RIBEIRO, Wagner Costa. (Org.) Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. pg. 206.
Considerando os argumentos do texto, é correto afirmar que:
a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos países mais pobres.
b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias disponíveis, por isso tende a se
aprofundar.
c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tenderá a se agravar devido à continuidade
do processo de urbanização.
d) Fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante no problema da escassez de
água.
e) A água é um recurso natural renovável, portanto, a escassez resulta apenas da distribuição
desigual desse recurso pela superfície da Terra.

(UNESP) O Brasil tem a metade de seus municípios com esgotamento sanitário (52,2%). Dos 14,5 milhões m3 coletados diariamente, são tratados 5,1 milhões m3.



(IBGE. Adaptado.)
A partir da análise da tabela e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que:
a) a região com menor porcentagem de municípios que só coletam esgoto é a Norte e a com maior é a Sudeste.
b) as regiões com maior e menor porcentagens de municípios que só coletam esgoto são, respectivamente, a Sul e a Centro-Oeste.
c) a pior porcentagem de municípios sem coleta de esgoto é a da região Sudeste, que supera os dados da região Centro-Oeste.
a tabela expressa porcentagens de esgotamento sanitário excelentes, que se refletem na boa qualidade de nossas águas.
d) as regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, totalizam valores maiores nas porcentagens de municípios que só coletam esgoto, quando comparadas à região Sudeste.

(UNESP)
O Ártico está na mídia
Notícias da região do Ártico levantam dados sobre a cor- rida ao petróleo em suas águas. Nações reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial Ártico, enquanto o aquecimento global expõe áreas antes cobertas por gelo, pois a extensão do gelo marítimo no Ártico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mídia destacou que os russos ins- talaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering.
(Jessa Gamble. Scientific American Brasil. ed. N.° 4, 2009. Kirstin Dow e Thomas E. Downing. O Atlas da Mudança Climática, 2007. Adaptados.)
Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que:
a) os direitos aos recursos localizados no assoalho submarino são definidos com a colocação de bandeiras, como no período de colonização das fronteiras.
b) as regras que possibilitam reivindicar os recursos dos lei- tos submarinos vêm da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.
c) há um acordo entre os países que circulam o Ártico – Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Inglaterra – para explorar os recursos marinhos.
d) com o degelo do Ártico, a navegação e a exploração de minérios não serão beneficiadas e o meio ambiente não sofrerá impacto.
e) a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar possibilita a todas as nações costeiras terem direitos econômicos iguais sobre o Ártico.


VESTIBULAR 2011
1- (UPE) Observe, atentamente, o desenho esquemático a seguir, correspondente a uma morfoestrutura observada em área de relevo submarino, fortemente influenciada pelas ações tectônicas.
O que a seta está indicando: a) Planície Abissa. b) Talude Continental. c) Plataforma Continental. d) Delta-Estuário.. e) Dorsal Oceânica. 2- (UNEAL) Além do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e à ampliação de atividades econômicas. Quanto à renovação desse importante recurso, não há comprovações sobre o seu aumento, pelo contrário, sua escassez em algumas regiões do mundo já é uma realidade. Portanto, apesar de renovável, muitos povos sofrem com a sua diminuição e futuramente terão sua sobrevivência ameaçada. A afirmação revela a preocupação com a escassez: a) do petróleo. b) da vegetação. c) da água. d) do carvão mineral. e) de alimentos.3- (UPE)“Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...” Esse texto está se referindo à: a) Contra-Corrente Sul-Equatorial. b) Corrente Kuro Sivo. c) Corrente “El Niño Atlântico”.. d) Corrente do Golfo. e) Corrente Quente do Brasil.4- (UEPB)
Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta.
Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar: I - A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada. II - A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações. III - Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema. IV - As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflito.
. Estão corretas apenas as proposições:

a) I, II e III. b) I, II e IV.
c) II, III e IV. d) I, III e IV .

e) II e III.5- (UNICAMP)
Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões.
a) Como a água de precipitação pode chegar aos rios ? b) A vertente B é densamente urbanizada. Que alterações na dinâmica da água serão observadas nessa vertente e no rio? Resposta: a) A água pode chegar ao rio pelo escoamento superficial (enxurrada) ou pode se infiltrar no solo e chegar ao lençol freático. b) A água se movimentará de forma mais acelerada pela superfície, reduzindo a infiltração e aumentando a velocidade e quantidade de água que chega ao canal. Haverá redução na quantidade de água disponível no lençol freático, e aumento do volume de água no canal durante as chuvas e redução significativa no período de seca.6- (UNESP)
O DECLÍNIO DO MAR ARAL (Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.) Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover: a) a indústria pesada. b) o setor terciário. c) a irrigação de lavouras. d) a zona urbana. e) o complexo industrial. VESTIBULAR 2010
7- (UFRGS)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico, por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, ............... o escoamento superficial. As vazões máximas............... . Com a redução da infiltração, ............... o nível do lençol freático. a) aumentando – aumentam – diminui.

b) aumentando – aumentam – aumenta.
c) diminuindo – diminuem – diminui.
d) diminuindo – aumentam – diminui.
e) aumentando – diminuem – aumenta.


8- (UFC)
A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta: a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo. b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários. c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local. d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes. e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.9- (UERJ)

Chama-se água virtual o volume total de água gasto na obtenção de um determinado bem. Essa denominação deve-se ao fato de, ao final do processo produtivo, a maior parte da água utilizada não estar contida efetivamente no produto confeccionado. Considere que os países desenvolvidos apresentam elevado consumo de água virtual por habitante. Indique dois fatores que explicam esse nível de consumo, justificando cada um deles..
Resolução: Dois dos fatores e respectivas justificativas: - nível elevado de renda / acesso muito maior a bens de consumo e alimentos, produtos que demandam muita água nos seus processos de produção - grande consumo e produção agrícola per capita / maior desenvolvimento técnico dessa atividade, sendo a agricultura o setor que mais consome água - nível de industrialização elevado / fabricação de diversos artigos que necessitam de grande volume de água para serem produzidos. VESTIBULAR 2009
10- (UERJ) A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental. Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva. J. M. DE SOUZA Adaptado de www.scielo.br A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990. As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em: a) gestão pública alicerçada nas principais demandas populares – adoção dos novos princípios mundiais de domínio compartilhado dos recursos naturais.
b) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração nacionalista – integração a sistemas multilaterais de decisão na esfera mundial.
c) ação do Estado fundamentada na lógica de alianças da Guerra Fria – submissão às resoluções dos organismos internacionais manipuladas pelas potências hegemônicas.
d) intervenção governamental em defesa dos interesses econômicos externos – implantação de uma estratégia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais.

11- (UNIFESP)
(Ribeiro, 2008.) De acordo com a tabela, o consumo de água é maior:




a) na agricultura mundial, devido à produção de biocombustíveis. b) nos domicílios que na agricultura, nos países de industrialização tardia. c) no setor domiciliar, em países de renda média com altos índices de urbanização. d) na indústria que na agricultura, em países da primeira revolução industrial. e) na agricultura, em países com uso intensivo do solo e de renda elevada.12- (UNIFEI)
À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade. a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer. b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras. c) Na pecuária, na dessedentação de animais.

d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia. VESTIBULAR 2008


13- (UCS/RS)
Os oceanos são importantes para o desenvolvimento e a manutenção do nosso planeta. Sobre os oceanos é correto afirmar que:

a) apresentam circulação interna de correntes quentes e ausência de correntes frias. b) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de equinócio. c) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de solstício. d) apresentam movimentos de águas chamadas correntes marítimas. e) têm sua salinidade determinada pela quantidade de plânctons que possuem.14- (MACK)
Na costa pacífica sul-americana, observamos países, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve à riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plâncton, que se prolifera por meio do fenômeno da ressurgência. Escolha abaixo a alternativa que revele a corrente marítima que, nessa região, é responsável pelo fenômeno citado. a) Corrente do Golfo do México. b) Corrente do Pacífico Norte.
c) Corrente de Humboldt.
d) Corrente de Falklands.
e) Corrente do Pacífico Sul.


15- (ESPM-adap)
O século XXI assiste a um grande desafio em relação à questão da água no planeta. Observe o gráfico da distribuição da água e as afirmações abaixo:
I- A maior parte de água doce se encontram nas geleiras .


II-O uso doméstico é onde se tem o maior consumo mundial da água, seguido da agricultura.III. A água doce encontra-se distribuída irregularmente pelo planeta. IV. De toda a água do planeta, apenas 50% é doce. V. Brasil, Rússia e Canadá são países privilegiados quanto às reservas hídricas. Estão corretas: a) I, II e III. b) I II e V. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III e IV.16- (UNICS)
Segundo Tucci (2006), “As ações produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar parte do ciclo abaixo representado, quanto à quantidade e qualidade da água”. “... a nível local as obras hidráulicas atuam sobre os rios, lagos e oceanos; o desmatamento atua sobre o comportamento da bacia hidrográfica; a urbanização produz alterações localizadas nos processos comprometendo e alterando este ciclo...”. Assinale a alternativa que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta, representado na figura abaixo.

Fonte: TUCCI, C.E.M. (2006). a) Ciclo meteorológico.

b) Ciclo do escoamento das águas superficiais .
c) Ciclo da reprodução da vida no planeta .
d) Ciclo hidrológico global .

e) Ciclo das águas subterrâneas.


17- (FUVEST)

Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente. A tragédia de um mar que secou “Há quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nível d'água baixou tanto que hoje, a olho nu, não se vê uma gota até a linha do horizonte. Observando-se imagens de satélite, é possível ter uma idéia mais clara da dimensão desse processo. Quando, na então URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de:
a) explorar as jazidas minerais do fundo desse mar, houve intensificação de suas altas taxas de evaporação. b) abastecer o parque industrial na região sudoeste, houve significativa interferência no balanço hídrico de tal mar. c) corrigir a salinidade de solos para a produção de trigo, houve intensificação das taxas de evaporação do mar de Aral. d) construir hidrelétricas em substituição às usinas nucleares, houve intensificação das taxas de evaporação desse mar.e) aproveitar áreas desérticas para produção de algodão, houve significativa interferência no balanço hídrico do referido mar.VESTIBULAR 2007


18-(PUCSP)
A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo. Tendo como referência o planeta, pode-se afirmar que:

a) o consumo mundial de água doce é maior na agricultura (mais de 70%), mas esse índice tende a cair, pois a agricultura está se concentrando cada vez mais em áreas já úmidas. b) o maior estoque de água doce é subterrânea, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa. c) apenas ¼ das águas do planeta não é de água salgada, e esse volume é insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga ações de dessalinização das águas oceânicas. d) existe notória desigualdade na distribuição das águas continentais e, nesse aspecto, a América do Sul é um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas áreas tropicais. e) embora na área intertropical do planeta haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.19-(FUVEST)


Além do conceito de Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfológico, temos também o conceito de Plataforma Continental “Jurídica”. O desenho a seguir mostra um dos critérios possíveis para a delimitação da Plataforma Continental “Jurídica”, no Brasil.

a) Caracterize a Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfológico. Justifique sua importância econômica para o Brasil. b) Discorra sobre a importância da Plataforma Continental “Jurídica”, considerando a exploração do subsolo marinho. Resposta:

a) A Plataforma Continental corresponde ao primeiro declive do relevo submarino situada entre 0 a 200 metros de profundidade. Sua importância se deve à atividade pesqueira e às grandes reservas de petróleo e gás natural. b) O prolongamento da Plataforma Continental "Jurídica" brasileira, pleiteado junto à ONU, passando de 200 para 350 milhas náuticas da costa, é de grande importância para o país, pois amplia o seu domínio sobre os recursos do subsolo oceânico e espécies marítimas.
Fonte : Geografiaparatodos
GABARITO
1-B
2-C
3-D
4-B
5-.....
6-C
7-A
8-A
9-......
10-B
11-D
12-B
13-D
14-C
15-C
16-D
17-E
18-D
19-....