sábado, 29 de outubro de 2011

PROVAS E GABARITOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Vestibular 2011



1- Alta fertilidade humana, forte seleção biológica e ausência de oportunidades de emprego para os sem-terra teriam que ocasionar o apelo à migração numa desesperada luta pela sobrevivência. Assim, a grande região seca brasileira passou a ter o papel histórico de fornecer mão de obra barata para quase todas as outras regiões detentoras de algum potencial de emprego. Nordestinos de todos os recantos mobilizaram-se nas mais variadas direções, seguindo a vaga de cada época. Para a Amazônia, nos fins do século passado e início do atual. Para São Paulo, desde a década de 1930. Para Brasília, nos anos 60. Para o norte do Paraná e São Paulo, por todo o tempo, sobretudo depois da construção da estrada Rio-Bahia. Finalmente, para o norte de Goiás, às margens da Belém-Brasília, a Transamazônica e, para o sul do Pará, nos anos 70.
AB‟SABER, Aziz Nacib. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. Revista Estudos Avançados. São Paulo: IEA/USP, n. 36, p. 26-7, maio/ago. 1999.
Com base no texto acima e sobre a migração no Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. Fenômenos climáticos e ambientais conseguem interferir na história humana, originando movimentos migratórios e mudando o perfil de muitas comunidades.
02. A “indústria da seca” é uma expressão relacionada com a transferência de volumosos recursos públicos para as áreas afetadas pela seca no Nordeste, mas que não resolvem o problema da população atingida. Ao contrário, favorecem empreendedores que enriquecem com a referida indústria.
04. A partir dos anos 70, em função dos grandes investimentos governamentais no Nordeste, foi possível barrar os fluxos migratórios e, hoje, não se verifica mais migração de nordestinos para outras regiões do Brasil.
08. O norte do Paraná atraiu imigrantes nordestinos com mais intensidade nos anos 60, motivados pela cultura da soja, a qual exigia grande volume de mão de obra.
16. A modernização da agricultura no Brasil, com seguidas quebras de recordes de produção, tem exigido mais trabalhadores no campo, freando, assim, os movimentos migratórios para as cidades.
32. A transposição das águas do rio São Francisco é atualmente uma das maiores obras e visa, basicamente, regularizar o regime de águas, revitalizando o rio, com vistas a recompor seu equilíbrio ecológico.

2- Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a rede urbana catarinense.

01. A partir do século XIX, principalmente com a colonização estrangeira, o território catarinense viu surgir uma série de núcleos urbanos diferenciados.
02. As cidades teuto-brasileiras do Vale do Itajaí tiveram um crescimento linear e radial ao longo dos eixos paralelos aos cursos d água. Os antigos caminhos estruturam hoje o sistema viário destes municípios.
04. Desde seu surgimento, as cidades catarinenses sempre tiveram uma população rural menor que a população urbana.
08. Considerando a hierarquia urbana brasileira, as cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó, em função dos serviços e infraestrutura oferecidos, são classificadas como Capitais Regionais.
16. A migração urbana-urbana, sobretudo da população das cidades da Mesorregião Serrana em direção às cidades da Microrregião do Tabuleiro, contribuiu significativamente para o aumento da favelização.

32. As cidades catarinenses de Florianópolis, Joinville e São José são consideradas modernas, principalmente porque se especializaram em determinados setores da economia.

3- A Geografia Política atual foca o interesse nos processos ligados às formas de gestão do território, examinando mais de perto as engrenagens da atividade estatal, formulando e pondo em prática políticas públicas territoriais. Assinale a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) de forma CORRETA o entendimento dos movimentos geopolíticos na atualidade.
01. A China pode ser considerada um novo ator nas relações econômicas, políticas e militares, desbancando os Estados Unidos como “polícia do mundo”.

02. As guerras travadas pelos Estados Unidos da América nos últimos anos (Iraque, Afeganistão etc.) têm surtido efeito positivo quanto à segurança mundial.
04. Qualquer sociedade em qualquer tempo histórico estabelece determinados modos de relação com seu espaço, ou seja, valoriza-o.
08. A União Europeia não tem medido esforços para a entrada da Turquia, pois este país é estratégico para as pretensões de expansão territorial da União Europeia na Europa e fora deste continente.
16. Na maioria dos Estados é a institucionalização do poder político que determina a fixação de limites entre as sociedades-nações; por conseguinte, os conflitos se tornam cada vez mais internacionais.
32. No mundo contemporâneo a dominação de um império não se dá apenas pela influência geográfica e/ou militar, mas também pela supremacia nas redes econômicas, pelos fluxos financeiros, pelas inovações tecnológicas, pelas trocas comerciais etc.

4-Brasil, mostra tua cara Pesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhoras nos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade.
Adaptado de: DIEGUEZ, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d].
Com relação ao exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A sociedade brasileira está se modernizando: avança especialmente no mundo virtual e, consequentemente, essas melhorias acessíveis a toda a população implicam melhorias na saúde e no saneamento básico.
02. A colonização de exploração é um fator a ser considerado na análise do processo de exclusão no Brasil. A segregação inicial entre colonizador e colonizado já implicava uma forma de exclusão.
04. No Brasil, com a distribuição mais justa da renda nos últimos anos, as pessoas mais jovens e com renda inferior a um salário mínimo passaram a ter mais acesso a consultas médicas e odontológicas junto à rede privada de saúde.
08. Atualmente, no Brasil, assim como em vários países do mundo, há, de forma geral, um inchaço do setor secundário (catadores de lixo, técnicos em informática etc.). Isto é, existe grande quantidade de trabalhadores sem nenhuma qualificação que vivem da economia formal.
16. A exclusão social pode levar à formação de verdadeiros estados paralelos em áreas dominadas pelo crime organizado, o que gera inúmeras formas de violência, que atingem parcela significativa da sociedade.
32. No Brasil, é comum o indivíduo chegar à idade adulta qualificado profissionalmente, pronto para ingressar na atual era técnico-científico-informacional.

5- O novo polígono de aglomeração industrial do Brasil e principais pólos tecnológicos.
O novo polígono de aglomeração industrial do Brasil e principais pólos tecnológicos


Adaptado de: DINIZ, C.C. Desenvolvimento poligonal no Brasil: nem desconcentração, nem contínua polarização. In: ARAUJO, Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo – Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 296.
Com o auxílio do mapa acima e sobre o tema “indústria brasileira”, é CORRETO afirmar que:

01. Os principais polos tecnológicos de Santa Catarina estão concentrados na zona fisiográfica do planalto serrano.
02. Apesar de apresentar diversos pólos tecnológicos, as aglomerações industriais no Paraná estão circunscritas às áreas de fronteira.
04. Na região sul estendem-se concentrações industriais cada vez mais integradas às estruturas produtivas e financeiras do Sudeste.
08. As principais aglomerações de polos tecnológicos no estado de São Paulo concentram-se próximas à porção centro ocidental do estado.
16. Há nítidos sinais da dispersão industrial, principalmente no estado de São Paulo. Em parte, essa dispersão industrial foi proporcionada pela guerra fiscal travada pelos estados e municípios de outras regiões brasileiras.

6- O continente africano estende-se aproximadamente entre os paralelos de 37º N e 35º S, o que significa que é atravessado praticamente no centro pela linha do equador.
Adaptado de: ARAUJO, Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo – Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 528.

Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. De acordo com a sua posição latitudinal, é possível identificar uma sucessão de domínios naturais como estepes, vegetação mediterrânea, florestas tropicais, florestas equatoriais, entre outros.
02. De modo geral, pode-se afirmar que as atividades econômicas do continente africano não são muito diversificadas, com limitado uso de inovações e afetando consideravelmente a renda das populações locais.
04. Considerando os seus extremos de latitude, o continente africano sofre a influência, sobretudo da massa tropical continental.
08. A pecuária no continente africano é bastante moderna, pois praticamente toda a produção é exportada para os exigentes mercados europeus.
16. A baixa expectativa de vida, a subnutrição e a fome estão relacionadas a catástrofes naturais e não à falência das estruturas de poder político.

7- A Terra pode ser compreendida como uma gigantesca máquina mantida pela energia solar, sua principal fonte de vida. [...] Os fluxos de energia circulam pelo ambiente terrestre, um enorme sistema subdividido em sistemas menores. Dentre os principais subsistemas naturais podemos destacar a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.
Texto adaptado de: KRAJEWSKI, Ângela Corrêa, et. al. Geografia: pesquisa e ação. São Paulo: Moderna, 2005. p. 28.

Sobre os subsistemas terrestres, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A estrutura atual dos continentes apresenta quatro tipos de massas rochosas. O primeiro deles são os terrenos de consolidação muito antiga denominados de escudos.
02. Na zona superficial do mar, onde a luz é insuficiente para a realização da fotossíntese, a diversidade de seres vivos é pequena.
04. É na troposfera que ocorrem os fenômenos atmosféricos mais importantes para a manutenção da vida e dos fluxos de energia no sistema terrestre.
08. As transformações provocadas pelos agentes antrópicos, endógenos e exógenos que ocorreram na exosfera formaram concentrações de minérios na litosfera.
16. Um dos mecanismos que afetam a dinâmica natural da biosfera é a variação da temperatura por meio dos níveis atmosféricos de CO2 e vapor d’água.
32. De toda a água da Terra, aproximadamente 70% é considerada potável, de consumo imediato e suas maiores reservas estão restritas à zona glacial polar nos chamados países do Eixo Norte.

8- O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandes desigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais.

Sobre a América Latina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Os europeus que ocuparam e colonizaram a América pertenciam a dois diferentes grupos linguísticos e culturais: os anglo-saxões e os latinos.
02. Na ocupação da América Latina a mecanização trazida pelos colonizadores não revolucionou o modo de produzir na agricultura, nem na indústria.
04. As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavam basicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.
08. A qualificação de algumas cidades latino-americanas como “cidades globais” não as põe em situação de igualdade com as outras cidades da rede e nem mesmo entre elas próprias. Há uma hierarquia das cidades nessa rede.
16. A América Latina vive um momento de grande expansão internacional de suas empresas, contrariando a tese de que esta seria uma região extremamente pobre e sem condições de alavancar seus processos internos de desenvolvimento econômico.

9- A cobertura vegetal original do estado de Santa Catarina compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense,
foram bastante reduzidas por efeito de devastação. As florestas nas áreas do planalto serrano apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da Serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.
Texto adaptado de: ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e Estatísticos. Rio de Janeiro: Aero foto Cruzeiro, 1991. p. 26.
Imagem disponível em: http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/gimnospermas.html Acesso em: 14 set. 2010.
Sobre o assunto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. No sul do Brasil as formações de araucárias estão presentes em áreas cuja amplitude térmica é superior a 20 ºC, ou seja, em ecossistemas onde predomina o clima temperado continental.
02. De acordo com a imagem apresentada, conclui-se que se trata de uma formação arbustiva e caducifólia.
04. De acordo com o excerto, as formações aciculifoliadas subtropicais se concentram na zona fisiográfica do planalto serrano.
08. Santa Catarina, em função de suas condições edafoclimáticas, apresenta uma fitogeografia diversificada, como formações florestais, arbustivas e herbáceas.
16. Infere-se do excerto que o desmatamento no planalto serrano catarinense tem na expansão da pecuária leiteira uma de suas causas.

10- Sobre o Oriente Médio, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A Unesco, um órgão da Organização das Nações Unidas, declarou Jerusalém como Patrimônio Cultural da Humanidade, pois é uma área que apresenta elementos históricos importantes para diferentes sociedades monoteístas.
02. Os conflitos armados ocorrem no Oriente Médio, sobretudo por conta de reservas de petróleo e pela instabilidade política.
04. Devido ao clima desértico, que torna a área pouco adensada e urbanizada, há uma disputa por territórios mais ricos em recursos minerais.
08. Os atuais conflitos religiosos no mundo árabe estão associados sobretudo à expansão do Protestantismo como dogma do Cristianismo.
16. O petróleo encontrado na região é um fator de forte impulso ao desenvolvimento econômico e de melhorias no campo social, devido à justa distribuição de seus recursos.
32. Uma característica encontrada no Oriente Médio são os traçados artificiais das fronteiras, que os dominadores europeus definiram durante sua ocupação.

11- As transformações ocorridas entre meados do século XIX e as primeiras sete décadas do século XX foram fundamentais para a sociedade brasileira. No contexto desses eventos, criou-se, no ano de 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que comemora seu cinquentenário neste ano de 2010. Além da formação acadêmica e profissional de milhares de jovens, a UFSC tem contribuído, através de concepções sempre inovadoras, para o bem-estar da sociedade catarinense e brasileira.


Sobre o Brasil e Santa Catarina, da década de 1960 aos dias atuais, é CORRETO afirmar que:

01. a conclusão da malha ferroviária integrando o Oeste catarinense a Florianópolis, na década de 1970, foi fundamental para o escoamento da produção agrícola daquela mesorregião.
02. Santa Catarina não foi poupada do turbilhão de adversidades da chamada década perdida dos anos de 1980. A recessão, em alguns anos, desacelerou a longa trajetória de crescimento que, apesar de cíclica, apresentou durante muito tempo taxas superiores à média nacional.
04. Brasília, assim como a UFSC, é cinquentenária. A função geopolítica de abrigar os órgãos do Estado brasileiro determinou o conjunto urbanístico da capital do Brasil.
08. no cenário pecuário catarinense e brasileiro, as décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo incentivo à exportação da pecuária de corte, sobretudo dos rebanhos de caprinos e de ovinos.
16. na década de 1960, a reforma agrária do regime militar não contemplou a alteração da estrutura fundiária concentradora, mas a sua manutenção. O Estatuto da Terra criou mecanismos para a desapropriação dos latifúndios e dos imóveis improdutivos.

Vestibular 2010
12-

Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2009.
Sobre as relações de trabalho e de produção, é CORRETO afirmar que:
01. No início do século XX, o industrial norte-americano Henry Ford inovou os métodos de produção, introduzindo esteiras rolantes nas linhas de montagem dos automóveis: as peças chegavam até os operários, que executavam sempre as mesmas tarefas referentes a cada parte do carro.
02. Com o desenvolvimento da globalização e da economia informacional, especialmente dos países subdesenvolvidos, cabe aos Estados investir, prioritariamente, em áreas sociais para que a mão de obra tenha preparo e possa, assim, inserir-se na nova economia.
04. Na maioria dos países europeus, até a Primeira Guerra Mundial, a organização da produção esteve apoiada em indústrias de base, como as indústrias siderúrgicas, químicas, alimentícias e do vestuário.
08. No Brasil, de acordo com a legislação em vigor, a jornada máxima de trabalho em todos os setores da economia é de 36 horas semanais.
16. Nos países em que as empresas investem em informatização e robótica, verifica-se o desemprego conjuntural.

13. [...]
Otávio – [...] Eu acho graça desses caras, contrariam a lei numa porção de coisas. Na hora de pagá o aumento querem se apoiá na lei. Vai se preparando, Tião. Num dou duas semanas e vai estourá uma bruta greve que eles vão vê se paga ou não.
[...]
GUARNIEIRI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 19. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008. p. 25, Ato I.

Escrita na década de 1950, a peça Eles não usam black-tie nos remete à reflexão sobre movimentos sociais no Brasil.

Com base no contexto socioeconômico em que a obra de Guarnieri foi escrita e nos movimentos sociais no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A década de 1950 foi caracterizada por um período de recessão econômica. Os índices inflacionários superavam 100% ao mês.
02. Na década de 1950, o sindicalismo brasileiro enfrentou, com muitas greves, a inserção do país no capitalismo internacional.
04. No Brasil, a organização sindical teve início no século XX e foi nutrida, de um lado, pelos anarquistas utópicos e, de outro lado, pelos defensores do neoliberalismo econômico.
08. Cenário de Eles não usam black-tie, as favelas estão circunscritas sobretudo às metrópoles regionais, como é caso do Rio de Janeiro e de São Paulo.
16. Criada na década de 1950, a Companhia Vale do Rio Doce, empresa de economia mista, foi o cenário que levou os personagens de Eles não usam black-tie a deflagrarem greve por melhores condições de trabalho e de salário.
32. Infere-se do diálogo do personagem Otávio que uma das estratégias utilizadas pelos sindicatos é a greve, como forma de pressionar os patrões para a obtenção de determinado objetivo.

14. BRASIL: VALOR DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL (Distribuição por unidades da Federação)
Gráfico elaborado a partir de dados do IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, jan. 2001. (Adaptado)

Com base no gráfico acima, Brasil: Valor da produção industrial pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
01. Os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil.
02. A baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se, sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais.
04. Os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul.
08. As condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira.
16. Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.

15. Na camada superficial da litosfera forma-se o solo, onde as plantas se fixam e do qual extraem água e elementos nutrientes.
Sobre o solo, é correto afirmar que:
01. É resultante da desagregação das rochas originais e da decomposição química das mesmas, formando uma camada superficial composta de água e minerais que se vai enriquecendo de matéria orgânica com o tempo.
02. Os solos catarinenses são considerados pobres em função da intensa lixiviação, considerando que os totais pluviométricos assemelham-se aos encontrados na Região Norte.
04. O solo é o resultado de muito tempo de modificações nas rochas pelos agentes externos, como o clima e a vida microbiana. Áreas com o mesmo tipo de rocha, mas com climas diferentes, apresentam o mesmo tipo de solo.
08. A vegetação do Cerrado desenvolve-se sobre solos pobres e ácidos que, apesar de sustentar a diversidade biológica desse ambiente, necessitam de insumos agrotecnológicos para o desenvolvimento da cultura da soja.
16. Características do solo, como quantidade de umidade, composição química e textura, não influenciam no desenvolvimento, abundância, diversidade e aspecto da cobertura vegetal.


16-
Fonte: Sociologia: ciência & vida. São Paulo: Escala, Ano I, n. 8. p. 32, 2007. (Adaptado) Sobre o tema urbanização e as informações contidas no mapa acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A Nicarágua é o país da América Latina em que se verifica a menor relação de acesso à telefonia móvel, considerando-se a sua população absoluta. 

02. Na América Andina, o mais elevado grau de urbanização está no Peru. 
04. Os países da América Central que entre os séculos XVII e XVIII foram colonizados por espanhóis apresentam grau de urbanização superior a 50%. 
08. Dentre os países membros do MERCOSUL, o Uruguai é o que apresenta o mais alto grau de urbanização.. 
16. Mais de 50% da população latino-americana é favorecida pelas inovações tecnológicas da globalização.
32. A tecnologia informacional é acessível à América Latina, considerando-se que a telefonia móvel supera os percentuais de urbanização.
64. Dentre os países que não estabelecem fronteiras com o Brasil, o Chile apresenta o mais alto grau de urbanização.


17.
Disponível em: www.belasantacatarina.com.br Acesso em: 10 ago. 2009. Florianópolis foi colonizada por açorianos, sendo marcante a arquitetura das casas do período colonial ainda preservadas em vários recantos da Ilha. Seu acolhedor povo tem um sotaque bastante peculiar. São conhecidas como “Manezinhos da Ilha” as pessoas que tiveram o privilégio de nascer em Florianópolis. Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho é uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores, que sempre têm “causos” para contar. Sobre a colonização e a cultura açoriana em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 
01. Os açorianos, vítimas da xenofobia pelos portugueses, emigraram para Santa Catarina no século XVIII para desenvolverem colônias de exploração.
02. Os atuais municípios de São José, São Francisco do Sul, Laguna e Florianópolis foram colonizados sobretudo pelos açorianos.
04. Jogos da mora (jogo do palito) e bocha são manifestações culturais típicas dos açorianos. 

08. A festa do Divino Espírito Santo ocorre com maior frequência nos municípios litorâneos colonizados em sua grande maioria por açorianos. 
16. As condições geomorfológicas favoreceram a fixação dos primeiros açorianos nos vales do rios Canoinhas e Peperi-Guaçu.

18-
Sobre as fontes de ernergia é correto afirmar que:
01. as usinas térmicas a gás natural são menos agressivas ao meio ambiente, se comparadas às usinas movidas a petróleo e, principalmente, às de carvão mineral.
02. o potencial hidrelétrico de um curso fluvial é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração de desníveis existentes ao longo do curso de um rio.
04. atualmente, 80% da energia consumida no Brasil é proveniente da biomassa (lenha, carvão vegetal).
08. apesar de possuir mais de 50% de sua superfície formada por rochas metamórficas, o Brasil não apresenta grandes jazidas de petróleo em sua parte continental. A maioria das reservas está na plataforma oceânica.
16. o petróleo é aproveitado economicamente como fonte de energia e matéria-prima. Como fonte de energia, esse recurso é transformado em combustíveis, como o óleo diesel, a gasolina e o querosene.
32. o esforço muscular, assim como a maioria das fontes de energia derivadas de biomassas, é considerado não renovável.


19-Evolução Física ou estrutural da Terra.
COELHO,arcos de A:TERRA,Lygia,Geografia geral e do Brasil:O espaço natural e socieconômico.São Paulo: Moderna,2005.pg 101,v. único(Adaptado)
Com o auxílio da tabela, assinale a(s) proporção(ões) CORRETA(S).
01.os solos de terra roxa originários de rochas ígneas extrusivas são encontrados, sobretudo nos Complexos Regionais da Amazônia e do Centro-Sul.
02.As Cordilheiras dos Andes e do Himalaia tiveram a sua origem na Era Cenozóica.
04.No Brasil os minerais metálicos como, Fe,Ca,Hg,Mn,Al e Na Têm as suas maiores reservas na Região Nordeste.
08. O arquipélago de Fernando de Noronha(PE) tem a sua origem associada à Era Pré-Cambriana.
16. As jazidas de carvão mineral em Santa Catarina têm a sua origem, principalmente, na Era Paleozóica.
32.Em Santa Catarina, a Serra Geral pertence ãs formações do Escudo Brasileiro que adquire a direção norte-sul,porém, as direções norte-nordeste e sul-sudoeste as mais frequentes.
64. Com altitudes aproximada de 3000 metros, o pico da Neblina-ponto culminante do Brasil- tem a sua origem na Era Cenozóica.


Com base nas informações dos Texto 1 e 2, responda as questões 20 e 21.
Um Airbus A330-200 da Air France, que fazia o vôo 477, sumiu dos monitores dos radares por volta das três horas (horário de Brasília) no litoral brasileiro, próximo à região equatorial.As primeiras informações foram divulgadas no começo da manhã por fontes aeroportuárias francesas. O pouso estava previsto para as 11h10 da França(6h10 de Brasília) no aeroporto Royssi-Charles de Goulle.Pouco antes das 9horas , a Air France disse que o avião fora provavelmente atingido por um raio. Fontes francesas afirmam que "não hávia esperança"para o võo 447 e seus ocupantes.[...]
A aeronave da Air France desapaceu quando atravessava a "zona de convergência intertropical", conhecida por suas turbulências e por suas tempestades fortes. As nuvens nessa região são comparáveis aos cúmulos-nimbos, de estrutura muito complicada, com um vento vertical subindo a uma velocidade de até 100 metros por segundo, comparável a um furacão.[...]
Adaptado de acesso em 24 de julho de 2009.


20- Com o auxílio das informações do Texto 1, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Nas proximidades do Equador, dá-se o encontro dos alísios de sudeste com os alísios de nordeste. É a zona de convergência intertropical. 

02. A região equatorial se localiza nas baixas latitudes e se caracteriza como uma zona de baixa pressão. 
04. Os furacões são fenômenos caracterizados pela formação de um sistema de baixa pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. 
08. Para que ocorra um raio é necessário que as nuvens possuam a mesma carga elétrica. 
16. As nuvens cúmulos-nimbos são encontradas em altitudes que variam de 0 a 5 km. A sua presença indica estabilidade no tempo.

21-TEXTO 2Disponível em: Revista Veja,24 de julho de 2009. 21. Com o auxílio das informações do Texto 2, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 
01. Se o voo da Air France decolou no dia 1º de junho de 2009 do Rio de Janeiro, os mais de 200 passageiros, caso não ocorresse a tragédia, teriam desembarcado em Paris no dia 31 de maio de 2009. 
02. Ao analisarmos as informações contidas no mapa, o voo 447 da Air France era direto, ou seja, sem conexões ou escalas.
04. A aeronave desapareceu em uma área que compreende a costa brasileira e a costa ocidental africana. 
08. O fuso horário de Paris está mais adiantado se comparado ao do Rio de Janeiro, devido a sua localização no hemisfério norte. 
16. A aeronave decolou de uma cidade que se localiza próxima ao trópico de Capricórnio. 32. O vôo da Air-France desapareceu em uma área que se encontra ao norte do paralelo de 23°27' N.

Vestibular 2009

22- “Amazônia pode virar savana a partir de 2050, dizem especialistas. [...] A Amazônia, apontada por especialistas como importante armazém de carbono, teve desmatados 7.823 quilômetros quadrados de sua área entre agosto de 2007 e junho de 2008, um salto se comparado aos 3.949 quilômetros quadrados perdidos no mesmo período do ano anterior, segundo dados do Inpe. Os estudiosos consideram os 12 meses entre agosto e julho como o calendário anual para a medição do desmatamento”. Disponível em: Acesso em: 26 abr. 2009. [Adaptado]

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

01- Os desmatamentos para criação de grandes latifúndios têm substituído a floresta por pastagens e empobrecido grandes extensões de solos. 
02- Projetos como Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e as hidrelétricas têm contribuído para reduzir os grandes impactos ambientais de âmbito regional.
04- A Amazônia é uma grande bacia hidrográfica que se estende desde a cordilheira andina até o Norte do Brasil, recoberta predominantemente por um mosaico de formações florestais, como as de inundação e as de terra firme.
08- Apesar de as queimadas serem prejudiciais à atmosfera pela emissão do dióxido de carbono (CO2), gás de efeito estufa, e pelo lançamento de particulados que reduzem a absorção de radiação, elas representam um importante sistema de fertilização do solo pela retirada dos micronutrientes. 
16- O Brasil não está incluído na Convenção do Clima, no grupo de países industrializados que necessitam reduzir até 2020 suas emissões de gases de efeito estufa, especialmente o CO2, pela queima de combustíveis fósseis por processos industriais. Entretanto, o país é considerado um dos maiores emissores de CO2 por mudança do uso do solo resultante dos desmatamentos e queimadas. 
32- O principal efeito da emissão do CO2 pelas queimadas e desmatamentos é o aumento do buraco da camada de ozônio.

23- Sobre o tema concentração de renda no Brasil, e com o auxílio da tabela abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Parcela da renda apropriada pelos 10% mais ricos (dados do ano 2000)

Brasil 52,36%. Santa Catarina 45,25%.
São Paulo 47,61%.
Pernambuco 56,63%Fonte: PNUD, IPEA, FJP. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. 2004. Disponível em: Acesso em: 29 mar. 2005. In ARAÚJO, Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 347. v. único.

01- Em Santa Catarina, a concentração da renda entre os 10% mais ricos é menor que a média brasileira. 

02- Os dados apresentados na tabela indicam que quanto maior é a concentração da renda, menor é a incidência da pobreza. 
04- No Brasil, a concentração de renda não interfere na qualidade dos indicadores sociais, como saúde e educação. 
08- O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais, inclusive com relação à distribuição de renda. 
16- Os dados sobre a renda apropriada pelos 10% mais ricos demonstram a distância entre ricos e pobres, tornando o Brasil um país com uma das piores distribuições de renda do mundo.

24- “Bernardo Guimarães escreveu uma história de ficção com base em acontecimentos de seu tempo. A Escrava Isaura se passa nos primeiros anos do reinado de D. Pedro II – que compreende o período entre 1840 e 1889. [...] No rastro da riqueza originária do café, o país começa, aos poucos, a ganhar um novo contorno social: a ascensão da burguesia, o surgimento dos profissionais liberais, o crescimento das cidades e o maior acesso à educação pública.” GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura. Barcelona: Editorial Sol90, 2004. [Notas p. 151] Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A economia cafeeira contribuiu para a integração econômica do território brasileiro. 

02. Introduzido inicialmente no litoral nordestino, com base no trabalho escravo, o café logo ganhou as terras paulistas, onde seria cultivado ,sobretudo por imigrantes europeus. 04. Devido ao forte apoio governamental, durante o período citado no texto começam a se instalar inúmeras indústrias de bens de consumo duráveis, principalmente de capital nacional. 
08. A concentração populacional na área litorânea vem desde o período colonial e liga-se à dependência econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo.
16. Como nos dias atuais, também no Brasil Império não havia distinção de acesso à educação pública e gratuita. O direito era garantido a todos sem distinção de cor, sexo ou classe social.

25- Para melhor visualização da estrutura de idades e de distribuição por sexo de uma população, costuma-se representá-la em pirâmides de idades. Tradicionalmente, a distribuição etária de uma população é feita em três faixas: jovens – até 19 anos; adultos – de 20 até 59 anos; e idosos – de 60 anos ou mais. De acordo com esse critério, as populações nacionais podem ser classificadas como países “jovens” (quando têm mais de 50% da população com até 19 anos) ou como países “maduros” (os que têm mais de 50% de adultos).
Com base nas informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01- O grau de maturidade ou de jovialidade de um país não está relacionado com os índices de desenvolvimento humano (IDH). 

02- De acordo com os dados do censo demográfico de 2000, o Brasil pode ser considerado um país em transição para a fase madura, considerando as sensíveis mudanças nos índices de natalidade e mortalidade. 
04- As pirâmides etárias dos países do Eixo Norte indicam o predomínio de jovens e um reduzido número de idosos.
08- Os países “jovens” são aqueles nos quais as taxas de crescimento vegetativo são baixas, ou seja, os índices de mortalidade são superiores aos da natalidade.
16- No continente africano é comum encontrarmos pirâmides etárias com base larga e topo estreito.

26- A principal característica da indústria catarinense é a concentração em diversos polos, também chamados de complexos industriais. Sobre os polos industriais de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As formações da Floresta de Araucária nos municípios de Canoinhas, Mafra, Criciúma e Tubarão favoreceram a formação.

02. O polo agroindustrial da soja e da suinocultura concentra-se no vale do rio Araranguá e no Oeste Catarinense. 
04. Empresas como Embraco e Weg Motores localizam-se na Região Norte/Nordeste de Santa Catarina, caracterizando o polo eletrometalmecânico.
08. Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul abrigam uma das maiores concentrações do Brasil de indústrias têxteis e do vestuário. 
16. As formações sedimentares do Planalto Serrano favoreceram o desenvolvimento do polo cerâmico e da mineração.

27. No século XX, o mapa-múndi político sofreu transformações radicais. Estados-nação surgiram e desapareceram, mudando fronteiras aparentemente sólidas, de forma rápida, profunda e inesperada. Sobre as mudanças na ordem mundial no século XX, é CORRETO afirmar que: 

01. Antes da Segunda Guerra, disputavam a hegemonia e supremacia internacional: Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e Rússia. 
02. No final da Segunda Guerra despontaram como potências mundiais, além dos Estados Unidos e da União Soviética, também o Japão e a Alemanha.. 
04. No final da década de 1980, com o crescimento econômico de outros centros capitalistas, o Japão e a Europa Ocidental passaram a disputar ou a dividir a supremacia internacional com os Estados Unidos.
08. Entre outubro de 1989 e dezembro de 1991, houve a divisão da Alemanha em Oriental e Ocidental e a Reunificação da Tchecoslováquia.
16. Com o esgotamento do modelo socialista de economia planificada, a União Soviética anexou quinze novos países, passando a se denominar Rússia.

28- “A água é essencial para nossas vidas e para a de milhares de espécies existentes no mundo.”
Com o auxílio das informações acima sobre o tema água, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01- A figura representa o ciclo hidrológico e demonstra a movimentação e as mudanças do estado físico de parte da água estocada na superfície terrestre. 

02- Como a água é um recurso natural renovável, significa que toda a água disponível na Terra é potável. 
04- Quando a condensação do vapor d’água atinge um determinado volume e as gotículas de água não mais conseguem se manter em suspensão no ar, ocorre sua precipitação. 
08- Oceanos, mares, geleiras e lençóis freáticos são classificados como águas continentais e formam a hidrosfera. 
16- Conforme a figura, parte da água que se precipita infiltra-se no solo, formando o lençol freático, camada de água subterrânea situada sobre um terreno ou rocha impermeável. 
32- A distribuição espacial dos reservatórios de água doce é bastante irregular, com locais pobres em recursos hídricos, como o Oriente Médio, e outros mais ricos, como o Brasil. 
64- O consumo per capita de água nos países do Eixo Sul é o mesmo que nos países do Eixo Norte.

29-Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária, passou por profundas transformações desde a Pré-História até os dias de hoje.

Assinale a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) de forma CORRETA os sistemas agrícolas mundiais.

01- A produção agrícola é realizada em condições muito heterogêneas. 

02- Nas regiões do mundo onde predomina a agricultura extensiva, a produtividade não está relacionada às condições naturais. 
04- O Brasil tem uma das maiores concentrações da propriedade rural do mundo. Este fato tem reflexos negativos e está na base das explicações para graves distorções de ordem social. 08- Sob o ponto de vista do impacto ambiental, um dos aspectos positivos do cultivo com sementes transgênicas é a não agressão à biodiversidade. 
16- Agroindústria consiste numa integração entre as atividades primárias e o setor industrial. 
32- Os sistemas agrários tradicionais, como agricultura itinerante e de plantation, predominam nos países do Eixo Sul e se caracterizam pelo uso de sementes selecionadas, intensa mecanização e produção voltada para o mercado externo.

30- “COQUEIROS” 4 de dezembro de 1945

A chuva encharca as telhas podres dos casebres, retalha o chão escuro e incerto, enche os valos e vai formar poças trêmulas em torno às hortas magras, cercadas com restos de velhas tarrafas. A estrada parece um rio de barro, onde os bois atolam os cascos; e o mar, espesso e ondulante, tem largas sujeiras avermelhadas, junto à praia oblíqua e saturada, e por onde passam, de vez em vez, vultos apressados de mãos nos bolsos. As névoas úmidas esfumam os contornos. Um ou outro grasnar de gaivota raspa o ar enxovalhado. A vida se diluiu em água e neblina. Uma tristeza envelheceu a paisagem. Entardece.
A chuva continua a cair, fria e poeirenta, de grandes céus moles e chatos”. d’EÇA, Othon. Homens e algas. 4. ed. Florianópolis: Insular, Edufsc. 2003. p. 153. Com base na crônica Coqueiros, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01- A crônica foi escrita no mês de ocorrência do solstício de verão no Hemisfério Sul, isto é, quando os raios solares incidem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio. 

02- A chuva é a mais comum das precipitações. Resulta do contato de uma nuvem saturada de vapor d’água com uma camada de ar frio. 
04- Os mares - porções de água salgada - estão restritos às áreas costeiras. 
08- O resfriamento do ar durante a noite faz com que o vapor d’água irradiado da Terra se condense à superfície, originando a neblina. 
16- As “sujeiras avermelhadas,” citadas na crônica, devem-se às formações de argila encontradas nos mares interiores da Planície Litorânea Catarinense. 

31- Na madrugada do dia 06 de abril de 2009, os moradores da região de Abruzzo, no centro da Itália, foram acordados por um terremoto que atingiu 6.3 pontos na Escala Richter. O terremoto com epicentro nos arredores de Áquila, a capital da região de Abruzzo, matou cerca de 300 pessoas, deixou aproximadamente 20.000 desabrigados e destruiu em torno de 15.000 edificações, algumas de grande valor histórico e artístico. Erguida no século XIII e relíquia arquitetônica da Itália Medieval, a cidade veio abaixo. VEJA. São Paulo: Editora Abril, n. 16, abr. 2009. [Adaptado] Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01- Assim como em Blumenau (SC), os desmoronamentos e deslizamentos que ocorreram na região de Abruzzo estão associados aos movimentos naturais internos da crosta terrestre. 02- De acordo com o texto acima, parcela significativa das edificações da região é muito antiga e não estava preparada para resistir a abalos sísmicos mais fortes.

04- Os agentes endógenos do relevo são processos estruturais que estão relacionados ao movimento das placas tectônicas e a fenômenos magmáticos.
08- A estrutura geológica, os tipos de rochas e a morfologia do relevo não devem ser levados em consideração na organização do espaço, pois não estão relacionados com a ocorrência dos abalos sísmicos.
16- Na Escala Richter o terremoto de índice 6.3 é aquele que liberou seis vezes mais energia do que um de índice 1.05.32- Os maiores e mais violentos terremotos ocorrem, principalmente, nas bordas das placas tectônicas.
Vestibular 2008

32- A partir da interpretação do mapa Brasil: dimensões e pontos extremos, e considerando que o Brasil possui terras nos três dos quatro hemisférios da Terra, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro.
01. Em função das dimensões leste-oeste, o Brasil apresenta somente dois fusos horários, que estão adiantados em relação ao meridiano de Greenwich (0°). 
02. Em relação ao paralelo de 0°, o Brasil possui terras nos hemisférios norte e sul. 
04. O ponto extremo oriental do Brasil localiza-se na Região Norte. 
08. A latitude extremo meridional do Brasil corresponde a 33°45’09”S. 
16. Dois dos quatro pontos extremos do Brasil localizam-se no Complexo Regional da Amazônia.
32. Os pontos extremos do Brasil não são considerados eqüidistantes.

33- Com poucas palavras, Yaqub pintava o ritmo de sua vida paulistana. A solidão e o frio não o incomodavam; comentava os estudos, a perturbação da metrópole, a seriedade e a devoção das pessoas ao trabalho. De vez em quando, ao atravessar a praça da República, parava para contemplar a imensa seringueira. Gostou de ver a árvore amazônica no centro de São Paulo, mas nunca mais a mencionou. HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 44.
A partir de expressões constantes no excerto acima, que são de uso corrente na Geografia, e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As formações de seringais são típicas do Sudeste brasileiro, principalmente nas áreas de ocorrência do clima temperado continental.
02. O crescimento e a expansão de algumas cidades deram origem às metrópoles. São consideradas metrópoles globais: São Paulo, Londres e Tóquio. 04. As inversões térmicas ocorrem bastante no sul do Brasil e em São Paulo, principalmente no período do inverno. 08. As metrópoles regionais brasileiras polarizam extensas regiões como Porto Alegre, Recife e Blumenau. 

16. O individualismo da sociedade contemporânea, assim como ocorre em São Paulo e na maioria das áreas urbanas do Brasil, é apontado como a única causa da violência e agressividade dos seus elementos.

34- Falava do antracito e da hulha, o luto feito pedra, lembrança trágica de muitas eras orgulhosas do planeta, monumento da pré-história das árvores, negro, que a indústria dos homens devasta. POMPÉIA, Raul. O Ateneu. São Paulo: Ática, 1996. p. 144.


O Programa de Etiquetagem de Fogões e Aquecedores tem como objetivo estimular a produção e utilização de aparelhos domésticos a gás mais eficientes e seguros. PROGRAMA NACIONAL DA RACIONALIZAÇÃO DO USO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E DO GÁS NATURAL . Com base nos seus conhecimentos a respeito dos temas levantados nos excertos acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As bacias sedimentares concentram, principalmente, as grandes reservas de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral e o petróleo. 

02. Os carvões mais puros são as melhores fontes de energia. A hulha é mais pura do que o antracito, apresentando mais de 90% de carbono em sua constituição. 
04. Os excertos acima referem-se a fontes de energia renováveis. 
08. O Brasil atualmente é o maior exportador de carvão e de petróleo do continente americano. 
16. As primeiras décadas do século XX marcam o início do “ciclo do petróleo” e, consequentemente, do aumento exponencial do consumo desse combustível, principalmente nos países desenvolvidos.

35- A maior cidade nordestina do mundo [São Paulo]. Nordestinos, cearenses, baianos, paraibanos e demais: [...]. NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas. São Paulo: Estação Liberdade: Fundação Nestlé de Cultura, 1991. p. 71. Herdara o Santa Rosa pequeno, e fizera dele um reino, rompendo os seus limites pela compra de propriedades anexas. Acompanhava o rio Paraíba com as várzeas extensas e entrava de caatinga adentro. REGO, José Lins do. Menino de engenho. São Paulo: José Olympio, 2005. p. 104. A partir da leitura dos excertos acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Os fluxos migratórios internos no Brasil dirigiam-se para o Sudeste, principalmente para São Paulo.

02. O primeiro excerto caracteriza um fluxo migratório conhecido como migração intra-regional.
04. O Sertão, principal sub-região econômica do Nordeste brasileiro, tem sua economia baseada na policultura. 

08. A irrigação, a partir de açudes ou barragens, vem proporcionando o crescimento da fruticultura na Região Norte do Brasil, principal área do romance Menino de engenho, de José Lins do Rego.
16. Entre as causas da configuração política e econômica do Nordeste, tal como entendida atualmente, pode-se relacionar a decadência das oligarquias tradicionais sob o impacto do modelo agroexportador.
32. No Nordeste brasileiro, a transumância ocorre entre os trabalhadores, principalmente sem qualificação, que residem no Agreste ou no Sertão e que se deslocam para a Zona da Mata para realizar, sobretudo, o corte da cana-de-açúcar.

36- Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil (Domínios morfoclimáticos), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). BRASIL – DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
VESENTINI, José W. Geografia: série Brasil. São Paulo: Ática, 2005. p. 267. Ensino médio: volume único.
01. Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido.
02. Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum. 

04. No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura. 
08. O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil. 
16. O Domínio morfoclimáticos identificado com o número 6 é uma região semi-árida em toda a sua extensão.
32. O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, por terras baixas e paupérrima rede hidrográfica.

37. Observe o gráfico abaixo. Brasil: cultivo de soja, cana-de-açúcar, feijão e arroz
Soja =56,8%
Cana de Açúcar =17,75
Feijão =14,5%
Arroz=
11,o%

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2005. Org. pelos autores. (dados de 2002). Apud: GARCIA, H. C.; GARAVELLO, T. M. Geografia: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2005. p. 208. Volume único para o ensino médio. (adaptado).
A partir da interpretação do gráfico acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o tema agricultura.
01. A fertilidade do solo e a sua disponibilidade não interferem na produção agrícola. 02. A biotecnologia aplicada às atividades agrícolas tem como único objetivo a erradicação da fome, principalmente nos países do Eixo Sul.
04. A produção de soja e cana-de-açúcar é muito mais elevada que a dos produtos voltados para a subsistência.
08. Sobretudo nas regiões mais ricas do planeta, a agricultura insere-se na cadeia produtiva dos agronegócios, cujas culturas registram elevados investimentos em capital e alta tecnologia.
16. No Brasil, na década de 1970, como forma de aliviar a pressão sobre a “conta petróleo”, intensifica-se a cultura da cana-de-açúcar para produção de álcool como alternativa para substituir a gasolina nos motores dos veículos. 

32. Com a introdução dos cultivos da cana-de-açúcar e da soja, as propriedades monocultoras deixaram de existir em toda extensão das terras agricultáveis do território brasileiro.

38- Restava ainda a senzala dos tempos do cativeiro. Uns vinte quartos com o mesmo alpendre na frente. As negras do meu avô, mesmo depois da abolição, ficaram todas no engenho, não deixaram a rua, como elas chamavam a senzala. REGO, José Lins do. Menino de engenho. São Paulo: José Olympio, 2005. p. 83. Brasil: grupos étnicos na população total Etnias % da população em 2000 Brancos 53,3 Negros 6,1 Pardos 39,0 Amarelos 0,9* Não declarados 0,7 Total 100,0

* No censo de 2000 o grupo indígena (0,4%) foi separado do grupo denominado “amarelo” (0,5% da população total). Nos censos anteriores eles formavam um só grupo. Adaptado de VESENTINI, José W. Geografia: série Brasil. São Paulo: Ática, 2004. p. 226. Ensino médio: volume único. A partir da análise do exposto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

01. O IBGE faz diferentes levantamentos da população brasileira. O mais completo deles é o Censo Demográfico, realizado de cinco em cinco anos. 
02. Os japoneses, que pertencem à etnia amarela, no ano de 2008 vão comemorar o centenário de imigração no Brasil.
04. Devido exclusivamente às questões econômicas, a concentração de negros é superior nas Regiões Sul e Sudeste, em relação às demais regiões brasileiras.
08. Se analisarmos os indicadores econômicos brasileiros, fica visível que os longos processos de intensa exploração, principalmente dos negros e dos pardos, resultaram na desigual distribuição de renda, oportunidade e escolaridade.
16. O elemento branco que participou da formação étnica do Brasil pertence ao grupo anglo-saxão, o único a colonizar o Brasil.
32. Os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil somente com a cafeicultura, ou seja, no século XIX. 64. No conjunto dos elementos brancos, os portugueses constituem o grupo mais numeroso na formação étnica do Brasil.

39- O fascínio, ah! o fascínio dos velhos fortes portugueses construídos para defender a Ilha de Santa Catarina: onze fortalezas erguidas em uns poucos anos, onze bastiões de pedra, cal, madeira, barro e óleo de baleia levantados a partir de 1740, onze vigilantes impávidos e agressivos olhando os mares da Ilha como quem ameaçasse o inimigo com os riscos de uma imprudente abordagem [...]. NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas. São Paulo: Estação Liberdade: Fundação Nestlé de Cultura, 1991. p. 29. A partir da leitura do excerto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. No inverno, as temperaturas mais amenas das águas do Atlântico têm favorecido a migração, principalmente da baleia franca, para o litoral catarinense.

02. Todos os fortes construídos ao longo do litoral catarinense no século XVIII tiveram como único objetivo o desenvolvimento econômico de cada um dos povoados em que foram erguidos. 
04. A partir da segunda metade do século XVIII iniciava-se, principalmente, a fase da colonização açoriana no litoral catarinense. A partir de então, intensifica-se a caça de mamíferos aquáticos, principalmente de baleias, que eram abundantes nestas latitudes. 
08. Cal e barro são subprodutos exclusivos, resultantes do desgaste das formações magmáticas intrusivas. 
16. O Forte de São José da Ponta Grossa, referido no conto “Fascínio” do autor supracitado, localiza-se ao sul da Ilha de Santa Catarina.

40- Estima-se que o volume de água existente no planeta supere a casa dos 1,4 bilhões de metros cúbicos, e um pouco mais de 97% desse volume é composto de água salgada concentrada nos oceanos e mares, restando para a água doce, ou seja, aquela que consumimos diariamente, pouco menos de 3% do volume total. GARCIA, H. C.; GARAVELLO, T. M. Geografia: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2005. p. 304. Volume único para o ensino médio.. A partir da leitura do texto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As principais fontes de água doce estão nas calotas polares, sob a forma de gelo, e no subsolo, na forma de lençóis freáticos. 

02. Os rios da Região Sul do Brasil apoiam-se em dois sistemas de drenagem. Com base nessa afirmação pode-se dividir os rios catarinenses em duas vertentes: a do Atlântico e a do Interior. 
04. Em função da distribuição regular das chuvas em todo o território brasileiro, todos os rios são considerados perenes. 
08. A água doce encontra-se distribuída de forma equitativa em todas as regiões do globo terrestre. 
16. Em relação ao ciclo da água, a construção de grandes represas não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade. 
32. São exemplos de águas continentais em Santa Catarina as lagoas da Conceição e do Imaruí, e o rio Peperi-Guaçu.41- Observe o mapa e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S)



01. A Colômbia, identificada no mapa com a letra e, possui litoral tanto no Atlântico como no Pacífico, o que facilita a conexão das rotas do narcotráfico com os países europeus, africanos, asiáticos e da Oceania. 
02. Os países identificados com as letras l,g e h , formam o conjunto regional denominado América Platina. 
04. Exceto o Brasil, todos os países da América do Sul foram colonizados por espanhóis. Até obterem a independência política, esses mesmos países foram fortemente marcados por colônias de povoamento. 
08. O Chile, identificado com a letra k, apresenta um dos melhores indicadores socioeconômicos da América do Sul. 
16. Os países identificados com as letras, i,j,f,b ,c pertencem a dois blocos econômicos: Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e Mercado Comum do Livre Comércio do Caribe e Pacífico (Nafta). 
32. O Brasil tem suas terras mais concentradas na porção centro-oriental do continente sul-americano.
Vestibular 2007

42- A partir da leitura dos trechos abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o quadro físico e socioeconômico do Domínio Morfoclimático Amazônico. “Nunca comemos tão bem. Peixes os mais variados, de sabor incomum, cobriam a mesa: costela de tambaqui na brasa, de tucunaré frito, pescada amarela recheada de farofa.” “Dias e noites no quarto, sem dar um mergulho nos igarapés, nem mesmo aos domingos, quando os manauaras saem ao sol e a cidade se concilia com o Rio Negro. [...] O pai tampouco entendia por que ele renunciava à juventude, ao barulho festivo e às serenatas que povoavam de sons as noites de Manaus. ” HATOUN, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 32; 163.

01. Costuma-se dividir as águas fluviais da Amazônia em dois tipos: os rios de águas claras e os de águas escuras.
02. As elevadas altitudes compreendem toda a extensão do Domínio Amazônico.
04. Os rios de águas escuras da Amazônia são ricos em sais minerais dissolvidos e apresentam pouca matéria orgânica.
08. A piscosidade dos rios amazônicos é, em geral, elevada.
16. Os igarapés são os braços de água que ligam dois rios ou um rio e um lago.
32. No século XIX, o ciclo do algodão deu novo impulso à ocupação do Domínio Amazônico. Algumas cidades como Manaus e Rio Branco cresceram vertiginosamente.

43- Analise o mapa abaixo.
O trabalho infanto-juvenil no Brasil Principais atividades em que crianças e adolescentes estão inseridos


Fonte: Geografiaparatodos/vestibular

Com base nos seus conhecimentos e a partir da análise do mapa, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre as relações de trabalho e de produção no Brasil.

01. No meio urbano brasileiro, uma das atividades que mais recruta mão-de-obra infanto-juvenil é o trabalho doméstico.
02. Infere-se do mapa que o extrativismo do carvão vegetal é uma das atividades que mais explora mão-de-obra infanto-juvenil nas Regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil.
04. O trabalho é o principal elemento que une dois grupos totalmente antagônicos: a burguesia e o proletariado.
08. No Brasil, um dos ramos da economia em que se observa a absorção considerável, em caráter temporário, da mão-de-obra infanto-juvenil é a agricultura.
16. Do ponto de vista legal, os brasileiros com idade igual ou superior a 14 anos podem exercer sem restrições qualquer atividade produtiva.

44- Após a leitura do poema abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre elementos da paisagem natural e do quadro geomorfológico brasileiro e catarinense em particular. O RIO “Uma gota de chuva
A mais, e o ventre grávido Estremeceu, da terra. Através de antigos
Sedimentos, rochas
Ignoradas, ouro Carvão, ferro e mármore Um fio cristalino
Distante milênios
Partiu fragilmente Sequioso de espaço
Em busca de luz.
Um rio nasceu.”

MORAES, Vinicius de. Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 142. 

01. No sul de Santa Catarina, nas formações do Planalto de Mafra, localizam-se os principais municípios produtores de carvão mineral. 
02. O mármore, principal fonte de matéria-prima nas indústrias siderúrgicas, é encontrado nas áreas de Dobramentos Modernos do Sudeste Brasileiro.
04. Os Escudos Cristalinos costumam dar origem a relevos planálticos e podem apresentar Fe, Mn, Au, Al e outras riquezas minerais.
08. As rochas sedimentares são formadas, exclusivamente, por minerais não metálicos. 
16. As rochas e os minerais não estão distribuídos de maneira uniforme pela superfície terrestre.

45- Após a leitura do trecho do poema acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a urbanização brasileira e catarinense e suas consequências. [...] Meu Senhor, tende piedade dos que andam de bonde E sonham no longo percurso com automóveis, apartamentos... Mas tende piedade também dos que andam de automóvel Quando enfrentam a cidade movediça de sonâmbulos, na direção. Tende piedade das pequenas famílias suburbanas [...] MORAES, Vinicius de. Elegia desesperada. In: Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 27.

01. A rede urbana brasileira tem como principal característica a distribuição homogênea dos serviços em todo o território brasileiro. 

02. A pavimentação asfáltica da BR 282, que liga o estado de Santa Catarina no sentido N-S, favoreceu a desruralização e consequentemente acelerou a urbanização catarinense. 
04. No Brasil, a partir da década de 1940, juntamente com a industrialização e a instalação de rodovias, ferrovias e novos portos integrando o território e o mercado é que se estrutura uma rede urbana em escala nacional. 
08. A urbanização de Florianópolis só começou a ocorrer no momento em que as atividades industriais se tornaram o setor mais importante da economia. 
16. A construção da ponte Hercílio Luz ligando a porção insular à continental de Florianópolis, na década de 1920, tornou-se um dos símbolos da chegada da modernidade em Santa Catarina.

46- Já começou a catástrofe causada pelo aquecimento global, que se esperava para daqui a trinta ou quarenta anos. A ciência até sabe, tem algumas respostas, mas não tem conseguido reverter seus efeitos. Em algumas partes do oceano Atlântico, a temperatura da água tem mostrado tendência mais alta do que há vinte anos. A saída para a geração que quase destruiu a espaçonave Terra é adaptar-se a furacões, secas, inundações e incêndios florestais. Adaptado de VEJA. São Paulo: Editora Abril, p. 69, 21 jun. 2006.

Com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre as questões ambientais no mundo globalizado e no Brasil.

01. A partir da Revolução Industrial, os problemas ambientais começaram a agravar-se cada vez mais, primeiro nos atuais países de economia planificada e depois em todo o mundo.

02. Nos países do Eixo Norte, como Brasil, Canadá, Angola e Estados Unidos, que se constituem como “sociedades de consumo”, a poluição tende a alcançar graus elevados. 
04. Um dos fatores que agravam o problema das enchentes nas áreas urbanas é a impermeabilização dos solos. 
08. No Brasil, parcela significativa dos incêndios ou das queimadas de florestas que consomem quantidades incalculáveis de biomassa é provocada, principalmente, visando ao desenvolvimento de atividades agropecuárias. 
16. Em 2005, uma das maiores secas que atingiu diversos rios da Região Norte brasileira deveu-se, em parte, ao deslocamento de massas de ar seco para aquela região.
32- A atuação da corrente marítima das Agulhas associada à emissão de poluentes pelas carboníferas do sul de Santa Catarina são elementos responsáveis pelo ciclone Catarina, ocorrido em 2004. 

64. Muitas empresas vêm se esforçando para obter os certificados das séries ISO (em portu-guês, Organização Internacional de Padronização), que garantem que a produção, desde a fase de obtenção da matéria-prima até seu processamento final, respeita determinados padrões de qualidade e normas de gerenciamento ambiental.

47- Sobre a energia atômica no mundo globalizado e no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). “Coitada da bomba atômica Que não gosta de matar Mas que ao matar mata tudo Animal e vegetal Que mata a vida da terra E mata a vida do ar Mas que também mata a guerra... Bomba atômica que aterra! Pomba atônita da paz!”
s MORAES, Vinicius de. A bomba atômica. In: Nova antologia poética. São Paulo: Companhia da Letras. 2003, p. 134.
01. Devido ao baixo custo de instalação, as usinas nucleares estão se multiplicando em todos os continentes. 

02. Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte dos investimentos na pesquisa atômica originou-se de interesses militares. 
04. O átomo, a água, o vento, o petróleo e o biogás são fontes de energia renováveis. 
08. O urânio é encontrado em quase todo o planeta, mas são poucos os países, como o Brasil, em que sua exploração tem viabilidade econômica. 
16. As Regiões Norte e Sudeste do Brasil têm utilizado as usinas termonucleares em virtude da pouca disponibilidade de recursos hídricos.

48- Sobre o quadro humano e econômico de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). Santa Catarina conseguiu se definir como um Estado que é um mosaico étnico-cultural. A sua população tem múltiplas origens, fazendo coexistir lado a lado as mais diversas tradições culturais e atividades econômicas. Adaptado de SANTOS, Sílvio C. (Org). Santa Catarina no século XX. Florianópolis: EDUFSC, FCC Edições, 2000, p. 30.
01. Entre os séculos XVI e XVII, duas orientações caracterizaram o movimento de contingentes humanos para a ocupação do território catarinense. Uma elegeu a faixa litorânea, a outra orientação se localizou em áreas do Planalto Serrano.

02. A maior concentração de imigrantes estrangeiros nas bacias atlânticas do Itajaí-Açu e do Itapocu influiu na gênese de cidades que se tornaram parques industriais.
04. O binômio industrialização/urbanização ocorreu de forma uniforme, simultânea e com as mesmas características em todos os municípios catarinenses.
08. Desde o século XIX até os dias atuais, a economia catarinense é, exclusivamente, dependente do setor primário.
16. Nos Campos do Planalto, a população vivencia costumes ligados às atividades da criação intensiva do rebanho bovino. A marca é a cultura teuto-paranaense centrada no uso do cavalo, no churrasco e no chimarrão.
32. O Oeste de Santa Catarina, cujo desenvolvimento econômico remonta às primeiras décadas do século XX, atualmente destaca-se, principalmente, nas atividades ligadas à criação de aves e suínos.

49- A partir do final da década de 1970, a China vem promovendo um intenso processo de reformulação econômica.
Sobre as mudanças ocorridas a partir desse período, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. Tais mudanças não alavancaram a economia chinesa, pois o país continua tendo déficit na sua balança comercial, como aqueles registrados no período da Revolução Cultural. 

02. Deng Xiao Ping começou a transformação pela agricultura, promovendo o assalariamento rural e subsidiando o povo para a compra de produtos agrícolas.
04. A partir da criação das Zonas Econômicas Especiais, a China vem enfrentando um forte êxodo rural. 
08. A política de abertura econômica na China significou a adesão completa a uma economia de mercado nos moldes capitalistas. 
16. Potência nuclear, a China tem atualmente como principal ponto de tensão o Japão, pois os chineses pretendem reintegrar o arquipélago japonês ao seu território.

50- Com base nos seus conhecimentos e a partir da análise do mapa do Brasil abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A capital do estado do Mato Grosso do Sul encontra-se a oeste de Belo Horizonte.
02. O ponto extremo setentrional do Brasil localiza-se no estado de Roraima.
04. Todas as capitais do Complexo Regional do Centro-Sul encontram-se na porção meridional do trópico de Capricórnio.
08. A capital dos catarinenses encontra-se na porção sul do meridiano de 23°27’S.
16. Todas as capitais dos estados da Região Nordeste do Brasil encontram-se na porção meridional do paralelo de 0°.
32. No estado do Acre localiza-se o ponto extremo oriental do Brasil.

51-A latitude é um dos fatores que influenciam os climas no Brasil, uma vez que o território brasileiro apresenta quase 40° de variação latitudinal. Sobre a atuação dos fatores climáticos no Brasil e em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Em todos os estados das Regiões Norte e Nordeste, a duração dos dias e das noites varia muito ao longo do ano, por isso o horário de verão é adotado.
02. A grande variação de latitude altera a obliqüidade, isto é, a inclinação dos raios solares que incidem sobre o território brasileiro.
04. Cuiabá, capital do Mato Grosso, possui maior amplitude térmica em relação a Vitória (Espírito Santo).
08. Infere-se, a partir da análise do mapa apresentado na questão anterior, que mais de 75% do território brasileiro localiza-se na zona temperada do sul.
16. Devido a sua posição latitudinal, Santa Catarina sofre forte influência, principalmente no inverno, da massa equatorial continental.
32. Devido à continentalidade, as capitais dos estados de Mato Grosso e Goiás apresentam como tipo climático o tropical semi-úmido.
64. A proximidade do paralelo de 0° confere a toda a extensão dos estados do Nordeste o clima tropical úmido.

GABARITO:
1-(01+02)=03 2-(01+02+08+32)=43 3-(04+16+32)=52
4-(02+16)=18 5-(04+16)=20 6-(01+02)=03
7-(01+04+16)=21 8-(01+08+16)=25 9-(04+08)=12
10-(01+02+32)=35 11-(02+04)=06 12-(01+02)=03
13-(02+32)=34 14-(01+04)=05 15-(01+08)=09
16-(01+08+64)=73 17-(02+08)=10 18-(01+02+16)=19
19-(O2+16+32)=50 20-(01+02+04)=07 21-(02+04+16)=22
22-(01+04+16)=21 23-(01+08+16)=25 24-(01+08)=09
25-(02+16)=18 26-(04+08)=12 27-(01+04)=05
28-(01+04+16+32)=53 29-(01+04+16)=21 30-(01+02)=03
31-(02+04+32)=38 32-(02+08+16)=26 33-(02+04)=06
34-(01+16)=17 35-(01+16+32)=49 36-(01+04+08)=13
37-(04+08+16)=28 38-(02+08+64)=74 39-(01+04)=05
40-(01+02+32)=35 41-(01+08+32
)=41 42-(01+08)=09
43-(01+04+08)=13 44-(04+16)=20 45-(084+16)=20
46-(04+08+16+64)=92 47-(02+08)=10 48-(01+02+32)=35
49-(02+04)=06 50-(01+02+16)=19 51-(02+04+32)=38