quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UFSC-2011

1- Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a rede urbana catarinense.

01. A partir do século XIX, principalmente com a colonização estrangeira, o território catarinense viu surgir uma série de núcleos urbanos diferenciados.
02. As cidades teuto-brasileiras do Vale do Itajaí tiveram um crescimento linear e radial ao longo dos eixos paralelos aos cursos d‟água. Os antigos caminhos estruturam hoje o sistema viário destes municípios.
04. Desde seu surgimento, as cidades catarinenses sempre tiveram uma população rural menor que a população urbana.
08. Considerando a hierarquia urbana brasileira, as cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó, em função dos serviços e infraestrutura oferecidos, são classificadas como Capitais Regionais.
16. A migração urbana-urbana, sobretudo da população das cidades da Mesorregião Serrana em direção às cidades da Microrregião do Tabuleiro, contribuiu significativamente para o aumento da favelização.
32. As cidades catarinenses de Florianópolis, Joinville e São José são consideradas modernas, principalmente porque se especializaram em determinados setores da economia.

2-
A Geografia Política atual foca o interesse nos processos ligados às formas de gestão do território, examinando mais de perto as engrenagens da atividade estatal, formulando e pondo em prática políticas públicas territoriais.

Assinale a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) de forma CORRETA o entendimento dos movimentos geopolíticos na atualidade.
01. A China pode ser considerada um novo ator nas relações econômicas, políticas e militares, desbancando os Estados Unidos como “polícia do mundo”.
02. As guerras travadas pelos Estados Unidos da América nos últimos anos (Iraque, Afeganistão etc.) têm surtido efeito positivo quanto à segurança mundial.
04. Qualquer sociedade em qualquer tempo histórico estabelece determinados modos de relação com seu espaço, ou seja, valoriza-o.
08. A União Europeia não tem medido esforços para a entrada da Turquia, pois este país é estratégico para as pretensões de expansão territorial da União Europeia na Europa e fora deste continente.
16. Na maioria dos Estados é a institucionalização do poder político que determina a fixação de limites entre as sociedades-nações; por conseguinte, os conflitos se tornam cada vez mais internacionais.
32. No mundo contemporâneo a dominação de um império não se dá apenas pela influência geográfica e/ou militar, mas também pela supremacia nas redes econômicas, pelos fluxos financeiros, pelas inovações tecnológicas, pelas trocas comerciais etc.

3- Brasil, mostra tua cara

Pesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhoras nos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade.
Adaptado de: DIEGUEZ, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d].

Com relação ao exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A sociedade brasileira está se modernizando: avança especialmente no mundo virtual e, consequentemente, essas melhorias acessíveis a toda a população implicam melhorias na saúde e no saneamento básico.
02. A colonização de exploração é um fator a ser considerado na análise do processo de exclusão no Brasil. A segregação inicial entre colonizador e colonizado já implicava uma forma de exclusão.
04. No Brasil, com a distribuição mais justa da renda nos últimos anos, as pessoas mais jovens e com renda inferior a um salário mínimo passaram a ter mais acesso a consultas médicas e odontológicas junto à rede privada de saúde.
08. Atualmente, no Brasil, assim como em vários países do mundo, há, de forma geral, um inchaço do setor secundário (catadores de lixo, técnicos em informática etc.). Isto é, existe grande quantidade de trabalhadores sem nenhuma qualificação que vivem da economia formal.
16. A exclusão social pode levar à formação de verdadeiros estados paralelos em áreas dominadas pelo crime organizado, o que gera inúmeras formas de violência, que atingem parcela significativa da sociedade.
32. No Brasil, é comum o indivíduo chegar à idade adulta qualificado profissionalmente, pronto para ingressar na atual era técnico-científico-informacional.

4-


Com o auxílio do mapa acima e sobre o tema “indústria brasileira”, é CORRETO afirmar que:

01. os principais polos tecnológicos de Santa Catarina estão concentrados na zona fisiográfica do planalto serrano.
02. apesar de apresentar diversos polos tecnológicos, as aglomerações industriais no Paraná estão circunscritas às áreas de fronteira.
04. na região sul estendem-se concentrações industriais cada vez mais integradas às estruturas produtivas e financeiras do Sudeste.
08. as principais aglomerações de polos tecnológicos no estado de São Paulo concentram-se próximas à porção centro ocidental do estado.
16. há nítidos sinais da dispersão industrial, principalmente no estado de São Paulo. Em parte, essa dispersão industrial foi proporcionada pela guerra fiscal travada pelos estados e municípios de outras regiões brasileiras.

5-
O continente africano estende-se aproximadamente entre os paralelos de 37º N e 35º S, o que significa que é atravessado praticamente no centro pela linha do equador.
Adaptado de: ARAUJO, Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo – Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 528.

Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. De acordo com a sua posição latitudinal, é possível identificar uma sucessão de domínios naturais como estepes, vegetação mediterrânea, florestas tropicais, florestas equatoriais, entre outros.
02. De modo geral, pode-se afirmar que as atividades econômicas do continente africano não são muito diversificadas, com limitado uso de inovações e afetando consideravelmente a renda das populações locais.
04. Considerando os seus extremos de latitude, o continente africano sofre a influência, sobretudo da massa tropical continental.
08. A pecuária no continente africano é bastante moderna, pois praticamente toda a produção é exportada para os exigentes mercados europeus.
16. A baixa expectativa de vida, a subnutrição e a fome estão relacionadas a catástrofes naturais e não à falência das estruturas de poder político.

6- A Terra pode ser compreendida como uma gigantesca máquina mantida pela energia solar, sua principal fonte de vida. [...] Os fluxos de energia circulam pelo ambiente terrestre, um enorme sistema subdividido em sistemas menores. Dentre os principais subsistemas naturais podemos destacar a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.
Texto adaptado de: KRAJEWSKI, Ângela Corrêa, et. al. Geografia: pesquisa e ação. São Paulo: Moderna, 2005. p. 28.

Sobre os subsistemas terrestres, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A estrutura atual dos continentes apresenta quatro tipos de massas rochosas. O primeiro deles são os terrenos de consolidação muito antiga denominados de escudos.
02. Na zona superficial do mar, onde a luz é insuficiente para a realização da fotossíntese, a diversidade de seres vivos é pequena.
04. É na troposfera que ocorrem os fenômenos atmosféricos mais importantes para a manutenção da vida e dos fluxos de energia no sistema terrestre.
08. As transformações provocadas pelos agentes antrópicos, endógenos e exógenos que ocorreram na exosfera formaram concentrações de minérios na litosfera.
16. Um dos mecanismos que afetam a dinâmica natural da biosfera é a variação da temperatura por meio dos níveis atmosféricos de CO2 e vapor d‟água.
32. De toda a água da Terra, aproximadamente 70% é considerada potável, de consumo imediato e suas maiores reservas estão restritas à zona glacial polar nos chamados países do Eixo Norte.

7- O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandes desigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais.

Sobre a América Latina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os europeus que ocuparam e colonizaram a América pertenciam a dois diferentes grupos linguísticos e culturais: os anglo-saxões e os latinos.
02. Na ocupação da América Latina a mecanização trazida pelos colonizadores não revolucionou o modo de produzir na agricultura, nem na indústria.
04. As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavam basicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.
08. A qualificação de algumas cidades latino-americanas como “cidades globais” não as põe em situação de igualdade com as outras cidades da rede e nem mesmo entre elas próprias. Há uma hierarquia das cidades nessa rede.
16. A América Latina vive um momento de grande expansão internacional de suas empresas, contrariando a tese de que esta seria uma região extremamente pobre e sem condições de alavancar seus processos internos de desenvolvimento econômico.

8-

A cobertura vegetal original do estado de Santa Catarina compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. As
florestas nas áreas do planalto serrano apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da Serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.
Texto adaptado de: ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de
Coordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e Estatísticos. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 19Imagem disponível em: Acesso em: 14 set. 2010.

Sobre o assunto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. No sul do Brasil as formações de araucárias estão presentes em áreas cuja amplitude térmica é superior a 20 ºC, ou seja, em ecossistemas onde predomina o clima temperado continental.
02. De acordo com a imagem apresentada, conclui-se que se trata de uma formação arbustiva e caducifólia.
04. De acordo com o excerto, as formações aciculifoliadas subtropicais se concentram na zona fisiográfica do planalto serrano.
08. Santa Catarina, em função de suas condições edafoclimáticas, apresenta uma fitogeografia diversificada, como formações florestais, arbustivas e herbáceas.
16. Infere-se do excerto que o desmatamento no planalto serrano catarinense tem na expansão da pecuária leiteira uma de suas causas.

9-Sobre o Oriente Médio, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A Unesco, um órgão da Organização das Nações Unidas, declarou Jerusalém como Patrimônio Cultural da Humanidade, pois é uma área que apresenta elementos históricos importantes para diferentes sociedades monoteístas.
02. Os conflitos armados ocorrem no Oriente Médio, sobretudo por conta de reservas de petróleo e pela instabilidade política.
04. Devido ao clima desértico, que torna a área pouco adensada e urbanizada, há uma disputa por territórios mais ricos em recursos minerais.
08. Os atuais conflitos religiosos no mundo árabe estão associados sobretudo à expansão do Protestantismo como dogma do Cristianismo.
16. O petróleo encontrado na região é um fator de forte impulso a desenvolvimento econômico e de melhorias no campo social, devido à justa distribuição de seus recursos.
32. Uma característica encontrada no Oriente Médio são os traçados artificiais das fronteiras, que os dominadores europeus definiram durante sua ocupação.

10-As transformações ocorridas entre meados do século XIX e as primeiras sete décadas do século XX foram fundamentais para a sociedade brasileira. No contexto desses eventos, criou-se, no ano de 1960, a Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC), que comemora seu cinquentenário neste ano de 2010. Além da formação acadêmica e profissional de milhares de jovens, a UFSC tem contribuído, através de concepções sempre inovadoras, para o bem-estar da sociedade catarinense e brasileira.


Sobre o Brasil e Santa Catarina, da década de 1960 aos dias atuais, é CORRETO afirmar que:
01. a conclusão da malha ferroviária integrando o Oeste catarinense a Florianópolis, na década de 1970, foi fundamental para o escoamento da produção agrícola daquela mesorregião.
02. Santa Catarina não foi poupada do turbilhão de adversidades da chamada década perdida dos anos de 1980. A recessão, em alguns anos, desacelerou a longa trajetória de crescimento que, apesar de cíclica, apresentou durante muito tempo taxas superiores à média nacional.
04. Brasília, assim como a UFSC, é cinquentenária. A função geopolítica de abrigar os órgãos do Estado brasileiro determinou o conjunto urbanístico da capital do Brasil.
08. no cenário pecuário catarinense e brasileiro, as décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo incentivo à exportação da pecuária de corte, sobretudo dos rebanhos de caprinos e de ovinos.
16. na década de 1960, a reforma agrária do regime militar não contemplou a alteração da estrutura fundiária concentradora, mas a sua manutenção. O Estatuto da Terra criou mecanismos para a desapropriação dos latifúndios e dos imóveis improdutivos.

GABARITO:
1-43
2-52
3-18
4-20
5-03
6-21
7-25
8-12
9-35
10-06





Nenhum comentário: