quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

VESTIBULAR/FATEC/2012/PARTE I

1-A comunicação via internet, especialmente nos bate-papos, possibilitou um novo canal de comunicação entre as pessoas, e o Brasil tem se consolidado como um mercado de elevada utilização de sites sociais.Em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso à internet no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos.


Fonte: netView -- iBOPe nielsen Online (http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortaliBOPepubnome=home_materia&db=caldb&docid=C2A2CAe41B62e75e83257907000eC04F Acesso em: 13.09.2011. Adaptado)
*Usuário ativo é a pessoa com 2 anos ou mais de idade que acessou a internet pelo menos uma vez em agosto.
De acordo com as informações do texto e do gráfico, analise as afirmações:
I. Considerando somente os usuários ativos em domicílios, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento de 15% aproximadamente.
II. Considerando somente os usuários ativos no trabalho, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento acima de 10%.
III. em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 15,8 milhões não foram usuários ativos.
É correto o que se afirma em
(A) I , apenas.
(B) II , apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(e) I, II e III .

2-Analise o gráfico a seguir.

As informações do gráfico sobre usuários da Internet permitem afirmar que
(A) os três países com maior número de usuários são os mais democráticos.
(B) os seis países com maior número de usuários são, predominantemente, países centrais.
(C) o continente africano tem representantes entre os quinze países com maior número de usuários.
(D) os cinco países com maior número de usuários correspondem aos países mais populosos do mundo.
(e) os três países com maior número de usuários são países de industrialização mais antiga.

3-Entre as principais características do modelo político adotado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), destacaram-se
(A) a política do Regresso Conservador, o militarismo e o voto censitário.
(B) a “política dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”.
(C) o “parlamentarismo às avessas”, o clientelismo e o voto a descoberto.
(D) a “política do café com leite”, o coronelismo e o voto secreto censitário.
(E) a política de valorização do café, o populismo e o voto universal.

4-Considere os dados da tabela abaixo:

(Fonte: BReSSeR PeReiRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil.
São Paulo: editora Brasiliense, 1985.)
O significativo aumento na entrada de capitais estrangeiros, entre 1954 e 1961, pode ser explicado
(A) pela política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek.
(B) pela criação da Petrobrás e da Companhia Vale do Rio Doce.
(C) pela política nacionalista de Getúlio Vargas durante o estado novo.
(D) pela queda dos preços internacionais do café durante a Depressão.
(E) pelo crescimento acelerado da indústria durante o “Milagre Brasileiro”

5-Antes do século 20, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos 7 bilhões de pessoas.
(http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.shtml Acesso em: 07.09.2011)
Assinale a alternativa que completa o texto anterior.
(A) O crescimento da população deverá se refletir no processo de urbanização que poderá atingir 3/4 da população mundial em 2015.
(B) As maiores contribuições para o crescimento demográfico vêm dos países que estão na fase inicial da transição demográfica.
(C) Os principais responsáveis pelo crescimento populacional são os países que conseguiram reduzir as taxas de analfabetismo.
(D) O crescimento demográfico anunciado permitirá uma distribuição mais homogênea da população pelo espaço terrestre.
(E) O aumento da população esperado desmistifica a crença de que os países desenvolvidos apresentam baixas taxas de fertilidade.

6-Analise a tira.



A justificativa apresentada por Mafalda, no terceiro quadro, deve ser atualmente considerada
(A) incorreta porque, apesar das diferenças étnico-culturais existentes, a Ásia mantém-se sem conflitos desde o início do século XXI.
(B) superada porque a Ásia entrou em um período de estabilidade devido ao processo de democratização em alguns de seus países.
(C) ultrapassada porque o Extremo Oriente, que era uma região conflituosa, tem se mantido calmo devido à ascensão da China à condição de emergente.
(D) inexata, pois a Ásia deixou de apresentar turbulências políticas desde a década de 1970, quando a maioria dos seus países tornou-se independente.
(E) incompleta porque faltou acrescentar a África, onde algumas regiões passam por conflitos étnicos e sérias crises de fome.

7- O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.
(ALBUQUeRQUe, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade
e cotidiano. São Paulo: escala, 2010.)
Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:
(A) mantém centros de tecnologia avançados, voltados à agricultura orgânica.
(B) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.
(C) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.
(D) possibilita ao país a autossuficiência nas matérias-primas para a indústria.
(E) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.

8-Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar
(A) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.
(B) a manutenção do predomínio de população rural nos estados do Amapá e do Piauí.
(C) a redução do número de idosos nas grandes capitais do Sudeste e do nordeste.
(D) a sensível redução da população indígena nos estados amazônicos.
(E) o crescimento expressivo da taxa de fecundidade em todos os estados.
9-Analise o mapa para responder à questão



(http://www.altamontanha.com/news/50/atividades/Rte/my_documents/my_pictures/741_6112010_fig.2.jpg Acesso em 06.09.2011. Adaptado)
Assinale a alternativa que identifica corretamente características de um dos domínios morfoclimáticos numerados no mapa.
(A) 1 – predomínio de um tipo de clima com estações definidas: uma seca e outra úmida; cerca de 50% da vegetação original já desapareceu.
(B) 2 – ocorrência de extensa área com solos rasos, mas férteis, o que explica a grande variedade de vegetação que recobre as planícies fluviais.
(C) 3 – recoberto por densa vegetação florestal devido ao clima sempre úmido; a ocupação recente ainda provoca pouco impacto ambiental.
(D) 4 – destaque para morros com aspecto mamelonar; a ocupação humana antiga e predatória destruiu grande parte da mata original.
(E) 5 – concentra nascentes de vários rios do Centro-Oeste; a vegetação arbustiva-herbácea foi fator favorável à expansão da criação de ovinos.

10-Na Europa feudal, o trabalho estava fundado na servidão, relação que mantinha os trabalhadores subordinados à camada senhorial por uma série de obrigações. Sobre as relações servis nesse período, é correto afirmar que
(A) o servo feudal era considerado apenas um “instrumento falante”, sem alma, sem individualidade ou direitos perante a lei, assim como ocorria na Antiguidade.
(B) a condição servil era estabelecida através da cerimônia de vassalagem, quando o camponês jurava fidelidade pessoal a seu senhor, colocando-se a seu serviço.
(C) o trabalho compulsório e gratuito, na Reserva, era uma das obrigações devidas pelo servo em troca do direito de explorar uma parcela das terras detidas pelo senhor.
(D) a condição servil era apenas o resultado de uma relação de produção, não acarretando perda de status social ou limitação das liberdades individuais do camponês.
(E) a servidão feudal baseava-se na reciprocidade de direitos e de obrigações: o servo devia serviço militar a seu suserano, mas tinha o direito de receber um feudo em retribuição.

11-Segundo o historiador Fernando Novais, o pacto colonial “define o sistema colonial porque é através dele que as colônias preenchem sua função histórica, isto é, respondem aos estímulos que lhes deram origem, que formam a sua razão de ser, enfim, que lhes dão sentido”.
(NOVAIS, Fernando A. O Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.).

Considerando as ideias expostas, é correto afirmar que a exploração açucareira, no nordeste do Brasil Colonial,
(A) pode ser considerada uma exceção, visto que a montagem do sistema açucareiro atendeu muito mais às condições existentes na colônia do que aos interesses comerciais da metrópole.
(B) contrariava os objetivos gerais do colonialismo mercantilista, uma vez que grande parte dos lucros obtidos com a comercialização do açúcar era apropriada pelos senhores de engenho, em detrimento da burguesia mercantil metropolitana.
(C) seguiu a lógica particular do colonialismo português de obter lucros elevados mediante a redução nos custos da produção, razão pela qual o açúcar foi o produto escolhido, visto que essa atividade exigia investimentos iniciais bastante modestos.
(D) atendeu plenamente à lógica mercantilista dos empreendimentos coloniais, promovendo uma atividade apoiada no tripé - latifúndio, monocultura e escravidão africana − altamente lucrativa e que contribuía para a acumulação de capitais na metrópole.
(E) foi coerente com os quadros gerais do sistema colonial no que diz respeito ao produto, muito valorizado nos mercados internacionais, mas não no tocante ao uso de mão de obra africana, visto que a mão de obra indígena era mais abundante e barata.

12-Em 1907 foi realizado o primeiro levantamento geral da indústria no Brasil, indicando a existência de 3 258 empresas. Treze anos mais tarde, o Censo Industrial apontava a existência de 13 336 empresas.
Acerca do expressivo crescimento da indústria brasileira, nesse período, é correto afirmar que
(A) foi promovido graças aos incentivos fiscais e à abertura do mercado a capitais estrangeiros, com a finalidade de acelerar o crescimento econômico do país, mediante a implantação de indústrias de bens de consumo duráveis.
(B) foi resultado da política de “saneamento” econômico promovida por Campos Sales, marcada pelo combate à inflação, pela renegociação da dívida externa, pela redução dos gastos, pelo aumento de impostos e pela valorização da moeda.
(C) resultou de uma política industrializante, marcada pelos investimentos públicos dirigidos para o desenvolvimento da indústria de base e pela ação reguladora do Estado, que procurou regulamentar o mercado de trabalho urbano e limitar determinadas importações.
(D) significou o sucesso da reforma financeira promovida por Washington Luís, pois a desvalorização da moeda e a política sistemática de baixo câmbio causaram o encarecimento dos produtos importados, abrindo espaço para o desenvolvimento da indústria nacional.
(E) foi um surto industrial caracterizado pela substituição de importações de bens de consumo não duráveis, propiciado pela disponibilização de capitais da economia agroexportadora e favorecido por alterações no mercado internacional, durante a 1ª Guerra Mundial.

13-O ano de 2011 teve início com mudanças no cenário político do norte da África. Alguns governos ditatoriais caíram, como na Tunísia e no Egito. As manchetes dos jornais vêm destacando esses fatos, ora comentando sobre o mundo árabe ora sobre o mundo muçulmano. Sobre esses dois mundos é correto afirmar que
(A) o mundo muçulmano é mais extenso que o mundo árabe, caracterizando conjuntos geográficos diferentes.
(B) o mundo muçulmano é territorialmente menor que o mundo árabe, porque este ocupa terras africanas, europeias e asiáticas.
(C) o mundo árabe está restrito às áreas mediterrâneas, enquanto o mundo muçulmano avança pela Ásia até o Extremo Oriente.
(D) ambos têm sofrido pressões internacionais para que se mantenham espacialmente limitados ao norte da África e ao Oriente Médio.
(E) as designações são sinônimos, porque esses dois mundos têm a mesma origem histórica e ocupam o mesmo espaço geográfico.

14-Observe o mapa que mostra a região de Matopiba, formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que constitui a nova fronteira agrícola do Brasil.



Sobre essa nova fronteira, é correto afirmar que
(A) sua expansão deve-se à crescente necessidade de abastecimento de cana-de-açúcar nas usinas da Zona da Mata.
(B) o melhoramento genético das sementes tem permitido que o cultivo de grãos se adapte à cobertura vegetal do cerrado.
(C) as atividades que ali se desenvolvem são, predominantemente, ligadas à silvicultura destinada à produção de celulose e de papel.
(D) a região se caracteriza pela presença de vários assentamentos promovidos por programas de distribuição de terras para trabalhadores agrícolas.
(E) o seu desenvolvimento deu-se em áreas semiáridas que foram recuperadas do processo de degradação a que foram submetidas no passado.

OBS.AS QUESTÕES 15,16,17,18 E19, ESTÃO NA PARTE II

FONTE:VESTIBULAR FATEC
REVISADO: GEOCONCEIÇÃO

GABARITO: 1-C 2-B 3-B 4-A 5-B 6-E 7-C 8-A 9-D 10-C 11-D 12-E 13-A 14-B 15-C 16-C 17-D 18-D 19-A

Nenhum comentário: