quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

UFSC-2008

1-A partir da interpretação do mapa Brasil: dimensões e pontos extremos, e considerando que o Brasil possui terras nos três dos quatro hemisférios da Terra, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro.
01. Em função das dimensões leste-oeste, o Brasil apresenta somente dois fusos horários, que estão adiantados em relação ao meridiano de Greenwich (0° ).
02. Em relação ao paralelo de 0° , o Brasil possui terras nos hemisférios norte e sul.
04. O ponto extremo oriental do Brasil localiza-se na Região Norte.
08. A latitude extremo meridional do Brasil corresponde a 33° 45’09”S.
16. Dois dos quatro pontos extremos do Brasil localizam-se no Complexo Regional da Amazônia.
32. Os pontos extremos do Brasil não são considerados eqüidistantes.

2-


A partir de expressões constantes no excerto acima, que são de uso corrente na Geografia, e
com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As formações de seringais são típicas do Sudeste brasileiro, principalmente nas áreas de ocorrência do clima temperado continental.
02. O crescimento e a expansão de algumas cidades deram origem às metrópoles. São consideradas metrópoles globais: São Paulo, Londres e Tóquio.
04. As inversões térmicas ocorrem bastante no sul do Brasil e em São Paulo, principalmente no período do inverno.
08. As metrópoles regionais brasileiras polarizam extensas regiões como Porto Alegre, Recife e Blumenau.
16. O individualismo da sociedade contemporânea, assim como ocorre em São Paulo e na maioria das áreas urbanas do Brasil, é apontado como a única causa da violência e agressividade dos seus elementos.

3-

Com base nos seus conhecimentos a respeito dos temas levantados nos excertos acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As bacias sedimentares concentram, principalmente, as grandes reservas de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral e o petróleo.
02. Os carvões mais puros são as melhores fontes de energia. A hulha é mais pura do que o antracito, apresentando mais de 90% de carbono em sua constituição.
04. Os excertos acima referem-se a fontes de energia renováveis.
08. O Brasil atualmente é o maior exportador de carvão e de petróleo do continente americano.
16. As primeiras décadas do século XX marcam o início do “ciclo do petróleo” e, conseqüentemente, do aumento exponencial do consumo desse combustível, principalmente nos países desenvolvidos.

4-

A partir da leitura dos excertos acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os fluxos migratórios internos no Brasil dirigiam-se para o Sudeste, principalmente para São Paulo.
02. O primeiro excerto caracteriza um fluxo migratório conhecido como migração intra-regional.
04. O Sertão, principal sub-região econômica do Nordeste brasileiro, tem sua economia baseada na policultura.
08. A irrigação, a partir de açudes ou barragens, vem proporcionando o crescimento da fruticultura na Região Norte do Brasil, principal área do romance Menino de engenho, de José Lins do Rego.
16. Entre as causas da configuração política e econômica do Nordeste, tal como entendida atualmente, pode-se relacionar a decadência das oligarquias tradicionais sob o impacto do modelo agroexportador.
32. No Nordeste brasileiro, a transumância ocorre entre os trabalhadores, principalmente sem qualificação, que residem no Agreste ou no Sertão e que se deslocam para a Zona da Mata para realizar, sobretudo, o corte da cana-de-açúcar.

5-Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil (Domínios morfoclimáticos), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido.
02. Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum.
04. No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura.
08. O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil.
16. O Domínio morfoclimático identificado com o número 6 é uma região semi-árida em toda a sua extensão.
32. O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, por terras baixas e paupérrima rede hidrográfica.


6-
Observe o gráfico abaixo.



A partir da interpretação do gráfico acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o tema agricultura.
01. A fertilidade do solo e a sua disponibilidade não interferem na produção agrícola.
02. A biotecnologia aplicada às atividades agrícolas tem como único objetivo a erradicação da fome, principalmente nos países do Eixo Sul.
04. A produção de soja e cana-de-açúcar é muito mais elevada que a dos produtos voltados para a subsistência.
08. Sobretudo nas regiões mais ricas do planeta, a agricultura insere-se na cadeia produtiva dos agronegócios, cujas culturas registram elevados investimentos em capital e alta tecnologia.
16. No Brasil, na década de 1970, como forma de aliviar a pressão sobre a “conta petróleo”, intensifica-se a cultura da cana-de-açúcar para produção de álcool como alternativa para substituir a gasolina nos motores dos veículos.
32. Com a introdução dos cultivos da cana-de-açúcar e da soja, as propriedades monocultoras deixaram de existir em toda extensão das terras agricultáveis do território brasileiro.

7-



A partir da análise do exposto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O IBGE faz diferentes levantamentos da população brasileira. O mais completo deles é o Censo Demográfico, realizado de cinco em cinco anos.
02. Os japoneses, que pertencem à etnia amarela, no ano de 2008 vão comemorar o centenário de imigração no Brasil.
04. Devido exclusivamente às questões econômicas, a concentração de negros é superior nas Regiões Sul e Sudeste, em relação às demais regiões brasileiras.
08. Se analisarmos os indicadores econômicos brasileiros, fica visível que os longos processos de intensa exploração, principalmente dos negros e dos pardos, resultaram na desigual distribuição de renda, oportunidade e escolaridade.
16. O elemento branco que participou da formação étnica do Brasil pertence ao grupo anglo-saxão, o único a colonizar o Brasil.
32. Os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil somente com a cafeicultura, ou seja, no século XIX.
64. No conjunto dos elementos brancos, os portugueses constituem o grupo mais numeroso na formação étnica do Brasil.

8-


A partir da leitura do excerto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. No inverno, as temperaturas mais amenas das águas do Atlântico têm favorecido a migração, principalmente da baleia franca, para o litoral catarinense.
02. Todos os fortes construídos ao longo do litoral catarinense no século XVIII tiveram como único objetivo o desenvolvimento econômico de cada um dos povoados em que foram erguidos.
04. A partir da segunda metade do século XVIII iniciava-se, principalmente, a fase da colonização açoriana no litoral catarinense. A partir de então, intensifica-se a caça de mamíferos aquáticos, principalmente de baleias, que eram abundantes nestas latitudes.
08. Cal e barro são subprodutos exclusivos, resultantes do desgaste das formações magmáticas intrusivas.
16. O Forte de São José da Ponta Grossa, referido no conto “Fascínio” do autor supracitado, localiza-se ao sul da Ilha de Santa Catarina.

9-

A partir da leitura do texto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As principais fontes de água doce estão nas calotas polares, sob a forma de gelo, e no subsolo, na forma de lençóis freáticos.
02. Os rios da Região Sul do Brasil apóiam-se em dois sistemas de drenagem. Com base nessa afirmação pode-se dividir os rios catarinenses em duas vertentes: a do Atlântico e a do Interior.
04. Em função da distribuição regular das chuvas em todo o território brasileiro, todos os rios são considerados perenes.
08. A água doce encontra-se distribuída de forma eqüitativa em todas as regiões do globo terrestre.
16. Em relação ao ciclo da água, a construção de grandes represas não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
32. São exemplos de águas continentais em Santa Catarina as lagoas da Conceição e do Imaruí, e o rio Peperi-Guaçu.

10- Observe o mapa e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A Colômbia, identificada no mapa com o número 1, possui litoral tanto no Atlântico como no Pacífico, o que facilita a conexão das rotas do narcotráfico com os países europeus, africanos, asiáticos e da Oceania.
02. Os países identificados com os números 2, 3 e 4 formam o conjunto regional denominado América Platina.
04. Exceto o Brasil, todos os países da América do Sul foram colonizados por espanhóis. Até obterem a independência política, esses mesmos países foram fortemente marcados por colônias de povoamento.
08. O Chile, identificado com o número 5, apresenta um dos melhores indicadores socioeco-nômicos da América do Sul.
16. Os países identificados com os números 6, 7, 8, 10 e 11 pertencem a dois blocos econômicos: Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e Mercado Comum do Livre Comércio do Caribe e Pacífico (Nafta).
32. O Brasil tem suas terras mais concentradas na porção centro-oriental do continente sul-americano.

GABARITO:
1-26
2-06
3-17
4-49
5-13
6-28
7-74
8-05
9-35
10-41



Nenhum comentário: