domingo, 29 de abril de 2012

REUNIÃO OU RÉUNION

ILHA DE REUNIÃO POSTADO PELA MORMAI
Reunião (em francês: Réunion) é um departamento francês no Oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar. A ilha principal é uma das duas maiores Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra ilha: a Maurícia. Reunião tem, no entanto, várias dependências, espalhadas em torno de Madagáscar, no Índico e no Canal de Moçambique. Capital: Saint-Denis.
Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, a Guadalupe e a Guiana Francesa.
SAINT-DENIS/ CAPITAL DE REUNIÃO

Antigas dependências

As seguintes ilhas e arquipélagos eram até 2007 dependentes de Reunião, sendo que foram transferidas para as Terras Austrais e Antárticas Francesas:

Bassas da Índia
Ilha Europa
Ilhas Gloriosas
João da Nova
Ilha Tromelin

Reunião foi visitada, embora não colonizada, por marinheiros europeus, árabes e polinésios, e foi reclamada pela primeira vez em 1644 pela Companhia Francesa das Índias Orientais, que levou à ilha colonizadores franceses e escravos africanos. Em 1764 a ilha passou a ser governada diretamente pela França, e as revoltas de escravos que se produziram propiciaram a fuga de muitos para o interior e o estabelecimento de seus próprios povoados. A ilha experimentou uma forte crise, quando a escravidão foi abolida a princípios do século XIX, e os franceses tiveram de importar mão de obra hindu que passaria a modificar a composição demográfica da ilha. Após a 2ª Guerra Mundial, Reunião passou ser Departamento francês, e desde os anos 1970 têm surgido pressões desde os partidos da esquerda para lograr uma maior autonomia para a ilha.

Política
BRASÃO DE ARMAS DE REUNÃO/WIKIPÉDIA

A máxima autoridade da ilha é um Prefeito nomeado pela França, assistido pelos presidentes do Comitê Econômico e Social e do Conselho Geral. Na Assembléia Geral francesa a ilha está representada por três senadores e cinco deputados. Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, a Guadeloupe e a Guiana Francesa.

Geografia
PARQUE NACIONAL /PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE/TERRA.COM
Reunião, com uma extensão de 2 510 km2, está situada no Oceano Índico, cerca de 800 km a leste de Madagascar. A ilha têm forma ovalada e está atravessada por duas zonas montanhosas principais: Cirques de Cilaos, Salazie e Mafate, e a zona vulcânica em volta do Piton de la Fournaise.

Nenhum comentário: