domingo, 10 de junho de 2012

SANTA CATARINA/ SOLOS

Orquídea Laedia purpurata/flor símbolo de Santa Catarina
SANTA CATARINA – SOLOS
O homem depende do solo e, até certo ponto bons solos dependem do homem e do uso que ele faz. Seu padrão de vida é muitas vezes determinado pela qualidade de seus solos e pelos tipos de espécies de plantas e animais que neles se desenvolvem.
Os solos, porém, significam para o homem mais do que um meio ambiente para o desenvolvimento de culturas. Apóiam os alicerces de casas e fábricas, são usados como leitos para estradas, exercem grande influência sobre a vida útil dessas estruturas, além de imperdíveis para a produção de alimentos.
As grandes civilizações, quase sempre, dispuseram de bons solos como uma de suas principais fontes naturais de produção. As antigas dinastias do Nilo só existiram graças à capacidade de produção de alimentos nos férteis solos do vale e aos seus sistemas associados de irrigação. Igualmente, os solos do vale do Tigre e do Eufrates, na Mesopotâmia, e dos rios Indus, Yangtse e Huang-ho, na Índia e na China, foram berços de civilizações florescentes. Submetidos a frequentes renovações na sua fertilidade por inundações naturais, esses solos asseguram abundante e contínuo suprimento de alimentos.
produção agrícola nas margens do rio Nilo
A destruição do solo ou exploração desordenada esteve associada à queda de algumas daquelas civilizações, cujos solos ajudaram a construí-las.
A história fornece lições que o homem moderno nem sempre aproveita. Um exemplo é o uso imprevidente dos recursos do solo nos Estados Unidos durante o primeiro século de intensiva produção agrícola do homem branco. Mesmo hoje, muitos não dão o devido apreço aos solos, em termos de exploração a longo prazo, o que é, em parte, consequência da ignorância generalizada dos problemas de solo, do que representavam para as gerações passadas e do que significam para as atuais e as futuras. A falta de preocupação com o solo é devida, principalmente, a conceitos e pontos de vista diversos em relação a este importante produto da natureza.
voçorocas ou ravinas/fonte:professoralexeinowatzki.webnode.com.br
Tipos de Solos.
Solo é a camada superficial da crosta terrestre, contendo matéria viva e suportando ou sendo capaz de suportar as plantas. Essa tênue camada é composta por partículas de rochas em diferentes estágios de desagregação, água, substâncias químicas em dissolução, ar, organismos vivos e matéria orgânica em distintas fases de decomposição. É desta camada que se sustentam e se nutrem as plantas, sendo uma das maiores fontes de energia que atua na terra, geração após geração de homem, plantas e animais.
De modo geral, o uso e a potencialidade agrícola dos solos estão estreitamente relacionaos às suas características físicas e químicas, como também ao clima e ao relevo de cada região.
Para se ter uma visão geral dos solos do Estado de Santa Catarina, serão comentadas a seguir as suas principais características.

- Latossolo Bruno Húmico, Latossolo Bruno, Latossolo Bruno Intermediário para Latossolo Roxo e Latossolo Vermelho Escuro.- São solos profundos (em média 2 a 3 metros), porosos e bem drenados com estrutura predominantemente granular e situados em relevo suave ondulado e ondulado. Quando muito ricos em matéria orgânica são chamados de Húmicos. Normalmente, são de baixa fertilidade natural, necessitando de calagem e adubação para se obter boa produção agrícola. Entretanto, por se situarem em relevo que facilita a mecanização, são solos muito utilizados para o plantio de soja e do trigo, para a pastagem e para a cultura da maçã.Ocupam, aproximadamente 7% da área total do Estado.

- Terra Bruna Estruturada Húmica, Terra Bruna Estruturada, Terra Bruna Intermediária para Terra Roxa Estruturada
- São solos profundos (1 a 2 m) e bem drenados, com estrutura normalmente em blocos subangulares e situados preferencialmente em relevo suave ondulado e ondulado, ocorrendo também em relevo forte ondulado, principalmente a Terra Roxa Estruturada. Na sua superfície podem ocorrer pedras de tamanhos variados.
Com exceção da Terra Roxa Estruturada que possui fertilidade alta ou média, as demais variedades são de baixa fertilidade natural, necessitando de adubação e calagem para obter produção agrícola satisfatória. São utilizados principalmente para o plantio da soja, do trigo, do milho e para pastagem e fruticultura. Ocupam, aproximadamente 13% da área total do Estado.
Calagem: técnica de jogar o cálcario no solo para corrigir a acidez/fonte; Minersul
- Podzólico Vermelho-Amarelo.
-São solos profundos (1 a 2 m) e bem drenados, cuja característica principal é a marcante diferenciação entre a camada superficial mais arenosa ou menos argilosa e a camada subsuperficial mais argilosa, devido a migração da argila da camada superior. Situam-se em relevo ondulado e forte ondulado, necessitando de cuidados para evitar a erosão quando utilizados. normalmente, possuem fertilidade natural baixa e são utilizados, principalmente, para pastagem natural e para culturas de subsistência.
agricultura de subsistência
- PODZOL
- são solos profundos (1 a 3m) e arenosos, com acumulação de matéria orgânica ou de ferro na camada subsuperficial. Quando ocorrerem em ambiente encharcado são denominados de Podzol Hidromórfico. Estes solos não devem ser utilizados para a produção agrícola por serem muito arenosos, com muito baixa fertilidade natural nos Hidromórficos existe o problema de excesso de água. Ocupam aproximadamente 1% da área total do Estado.
podzol
- Cambissolo Bruno Húmico, Cambissolo Bruno, Cambissolo e Cambissolo Húmico.
- São solos com menor profundidade (0,5 a 1,5m), ainda em processo de desenvolvimento e com material origem na massa do solo. Quando possuem teor muito elevado de matéria orgânica são denominados Húmicos. Situam-se nos mais variados tipos de relevo, desde o suave ondulado até o montanhoso, podendo ou não apresentar pedras em sua superfície. Sua fertilidade natural é muito variável, baixa a alta. São utilizados principalmente para o plantío de milho, feijão, batatinha, arroz, banana, fumo, soja e trigo, para pastagem e reflorestamento. Ocupam, aproximadamente 52% da área total do Estado.
produção de grãos em SC/2011-fonte: Epagri
- Glei Húmico e Glei Pouco Húmico.
- São solos com elevado teor de matéria orgânica, desenvolvidos num ambiente com excesso de umidade temporária ou permanente, fazendo com que possuam cores acinzentadas. Possuem média e alta fertilidade natural e ocorrrem em relevo praticamente plano, margeando os rios ou locais de depressão, sujeitos a inundações. A principal limitação para seu uso é a má drenagem. São utilizados para o plantío de arroz irrigado, hortalíças e cana-de-açúcar.Ocupam, aproximadamente, 1,5% da área total do Estado.
rizicultura-cultivo de arroz
- Solos Orgânicos.
- São solos de coloração preta ou cinza muito escura, resultante de depósitos vegetais em grau variável de decomposição, em ambiente com excesso de água. Para serem aproveitados necessitam de drenagem artificial e são utilizados para o plantío de cana-de-açúcar, hortalíças e arroz irrigado.
hortaliças
- Areias Quartzosas.
- São Solos profundos (1 a 3m), arenosos e exessivamente drenados. Sua utilização é limitada devido a baixa fertilidade natural e baixa capacidade de retenção de água. Ocupam, aproximadamente, 1,5% da área total do Estado.

- Solos Litólicos.
_ São solos rasos (0,15 a 0,40m), de fertilidade natural variável. O relevo bastante acidentado em que ocorrem, a pequena espessura que condiciona uma deficiência de água, e a presença de pedras na superfície, são fatores que limitam a sua utilização agrícola, principalmente, em relação à mecanização. São utilizados para o plantío do milho, feijão e para as demais culturas de subsistência.Ocupa, aproximadamente, 9,5% da área total do Estado.
produção de feijão
- Solos Indiscriminados de Mangue.
- São solos predominantemente alagados que se localizam nas partes baixas do litoral, nas proximidades da desembocadura dos rios, nas reentrâncias da costa e margem de lagoas, diretamente influenciados pelo movimento das marés. Devem ser mantidos como ambientes de preservação ecológica.
Foto: Mangues - Itapoá - SC/fonte: Radar Sul
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Aproximadamente 60% dos solos do Estado apresentam baixa fertilidade natural, necessitando de calagem e adubação para a produção agrícola satisfatória.
Os solos de fertilidade natural elevada ocupam uma área de 21% da superfície do Estado, mas grande parte deles se situam em relevo muito acidentado, não recomendando sua utilização para a agricultura.
Apesar do relevo ser um fator limitante para a utilização dos solos de boa parte do território catarinense, principalmente com culturas anuais, na maioria das vezes esta limitação não está sendo respeitada, ocasionando grandes perdas por erosão e reduzindo drasticamente o tempo de utilização do solo.
Fonte: Atlas Escolar do Governo de Santa Catarina/ Adaptado por Geoconceição.

Nenhum comentário: