quarta-feira, 20 de junho de 2012

VESTIBULAR ACAFE/2007-INVERNO

46. Considerando o TEXTO 01 e seus conhecimentos a respeito do tema abordado, assinale a alternativa correta.

A- O presidente dos EUA defendeu enfaticamente as energias renováveis, condenando não só o “vício americano pelo petróleo” como também criticando as empresas petrolíferas, responsabilizando-as pelo aquecimento global.
B- O Brasil, juntamente com a Bolívia, a Venezuela e a Argentina, vêm incentivando a produção do etanol como substitutivo dos hidrocarbonetos que são mais poluentes.
C- Desde o Brasil Colônia, a produção de cana-de-açúcar tem, na região Nordeste, a sua principal área produtora, com destaque para a sub-região do Agreste.
D- A expansão da monocultura da cana-de-açúcar, em detrimento das outras culturas alimentícias, responde às crescentes necessidades de combustíveis como uma fonte alternativa de energia.
E- O poder do agronegócio da cana cria impactos positivos e reúne as vantagens necessárias para gerar uma estrutura fundiária mais justa, redistribuindo terras e mantendo o caráter nacional no setor.

47. O TEXTO 02 aborda um tema bastante controverso, a neutralização.
Sobre esse tema, a alternativa correta é:

A- A neutralização de carbono tem dividido opiniões: para uns significa compensar a participação humana no aquecimento do planeta por meio do plantio de árvores e, para outros, desvia a atenção do que realmente importa atacar as causas da mudança climática.
B- O Brasil, assinante do Protocolo de Kyoto, estancou o desmatamento, sobretudo na floresta Amazônica, e vem recuperando rapidamente a Mata Atlântica através do plantio das espécies nativas, neutralizando as agressões do passado.
C- A presença de gases estufa na atmosfera é perigosa e exige ações concretas urgentes para eliminá-los totalmente e, dessa forma, não continuar ameaçando a vida na superfície terrestre.
D- A neutralização, como exposto no texto 02, traz a solução definitiva ao controlar a emissão de gás carbônico através do plantio de árvores em todos os lugares.
E- O conceito de "neutro em carbono" consta e está previsto no Protocolo de Kyoto, que prevê a redução das emissões de CO2 pelos países poluidores para nível zero.

48. Na atual revolução tecnológica chamada de Revolução Técnico-Científica e Informacional, o aumento da produtividade da economia é cada vez mais baseado (...)

A alternativa correta, que completa o enunciado acima, é:
A- na ausência da competição entre as grandes corporações que se integraram em todas as partes.
B- na invenção de gênios que vendem seus produtos às multinacionais, que os repassam aos Estados Nacionais.
C- na ação do trabalho sobre as matérias-primas e fontes de energia, às custas da mão-de-obra.
D- na difusão igualitária das técnicas criadas em todas as regiões dos países do globo.
E- no processamento da revolução ocorrida na informação e na geração de conhecimentos.

49. Sobre as questões relacionadas ao ambiente urbano, todas as alternativas estão corretas exceto a:
A- O aumento da circulação de automóveis aumentará a produção e as emissões de partículas de gás carbônico (CO2) no ar, acarretando em mudanças climáticas.
B- É necessário defender a manutenção e criação de praças arborizadas e de áreas verdes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
C- O adensamento, a verticalização das construções e o asfaltamento das ruas levarão à impermeabilização do solo, o que trará como conseqüência riscos de enchentes, nas épocas de fortes chuvas.
D- As massas de ar Equatorial atlântica e Polar atlântica, principais controladoras do clima no Sul, são responsáveis pelas "ilhas de calor" nas cidades dessa região brasileira.
E- O incremento da ocupação e valorização de certas áreas têm empurrado a população de baixa renda para regiões menos valorizadas, as vezes íngremes e perigosas de morros, que em época de chuvas aumenta o risco de deslizamentos.

50. O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica. Dentre as bacias hidrográficas apontadas nas alternativas abaixo, uma delas não expressa a realidade. Assinale-a.

A- A bacia do Paraná, integrante da bacia Platina, foi a que sofreu grande número de represamentos para geração de energia, atendendo não só ao consumo da grande densidade demográfica como também às indústrias.
B- A bacia Amazônica apresentou em 2005 uma situação incomum devido à falta de chuvas, quando alguns rios secaram e uma parcela da população ficou incomunicável pelo fato de sua única via de comunicação serem os rios dessa bacia.
C- A grande diversidade hidrográfica da Vertente do Litoral Catarinense apresenta um cenário bastante animador no que diz respeito à ausência de poluição, sobretudo a partir das leis que emanaram do executivo catarinense em 2006.
D- A Bacia do Atlântico Nordeste Oriental caracteriza-se pela ausência de grandes rios, configurando um cenário de baixa disponibilidade hídrica com relação às demandas, principalmente em períodos de estiagem.
E- O debate sobre a transposição do rio São Francisco trouxe dois cenários bem definidos: o primeiro, é o do imediatismo da classe política, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, a alguns lugares, e o segundo, é o da ponderação técnica, caracterizado por preocupações a respeito das consequências desse processo.

GABARITO:
46-D
47-A
48-E
49-D
50-C

Nenhum comentário: