sexta-feira, 22 de junho de 2012

VESTIBULAR ACAFE/2011-INVERNO

54) A crosta da Terra não se apresenta como uma camada rochosa contínua, e sim como um conjunto de sólidos blocos justapostos, formando um enorme quebra-cabeças. O movimento desses blocos tem provocado grandes desastres, como aquele ocorrido recentemente no Japão.
Sobre o fenômeno do dinamismo da crosta terrestre é correto afirmar, exceto:
A ⇒ O tectonismo é uma força exógena do planeta Terra responsável por terremotos como o do Japão.
B ⇒ A litosfera apresenta-se dividida em várias e grandes placas que se movimentam em direções diferentes.
C ⇒ A magnitude e o alcance do abalo sísmico no mar do Japão provocaram um tsunami de graves proporções.
D ⇒ O dinamismo da parte sólida do planeta terrestre é fruto de atuantes forças endógenas e exógenas.

55) A sucessão de problemas com resfriamento de reatores e vazamento nas usinas nucleares em Fukushima no Japão, decorrentes do abalo sísmico e do tsunami de 12 de março de 2011, trouxe de volta o debate sobre energia nuclear.

Sobre essa fonte de energia, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ Além do desastre de Chernobil aparecem como destaque o de Three Mile Island, na Pensilvânia (EUA) e o do Césio 137, em Goiânia, capital de Goiás, dentre outros.
B ⇒ A crise nuclear no Japão ganhou repercussões mundiais, chamando mais uma vez a atenção sobre a segurança do uso dessa fonte de energia.
C ⇒ O acidente nuclear de Chernobil, ocorrido em 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), é considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear.
D ⇒ Países como o Japão, a França e os Estados Unidos, auto-suficientes em urânio, apresentam elevado percentual de uso da energia nuclear, pelo fato dela não poluir a atmosfera e não apresentar resíduos e materiais radioativos.

56) Sobre a realidade socioeconômica brasileira atual é correto afirmar, exceto:

A ⇒ O Brasil é um grande fornecedor alimentício global, com destaque para a exportação de açúcar, café, suco de laranja e soja, além de carne bovina e de frango.
B ⇒ A crise econômica mundial, iniciada em 2008, deixou o Brasil em situação muito difícil, com consequências negativas na balança comercial, com aumento do desemprego e diminuição do consumo, afetando sobremaneira as classes menos favorecidas.
C ⇒ Um dos entraves brasileiros na área do agronegócio é a infraestrutura, em particular a precariedade da malha rodoviária e ferroviária que deveriam potencializar o fluxo até os portos.
D ⇒ O aproveitamento maior do potencial hidroelétrico, as pesquisas em biocombustíveis e as descobertas de petróleo no pré-sal deixam o Brasil em boa posição no setor energético.

57) O estado catarinense é constituído de inúmeras paisagens naturais que, ao longo do tempo, foram sendo humanizadas.

Sobre as paisagens naturais e humanizadas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ As serras do Mar e Geral dividem o relevo catarinense em duas grandes porções: a Encosta e o Litoral, com inúmeras praias e o Planalto, onde o inverno é mais rigoroso.
B ⇒ O estudo da dinâmica atmosférica que atua no estado de Santa Catarina e a configuração das bacias hidrográficas são fundamentais para a compreensão dos processos que originam os desastres naturais.
C ⇒ Os desastres ambientais atuais no estado catarinense são de origem natural ligados à dinâmica endógena ou interna da Terra, podendo ser agravados pela ação antrópica inadequada.
D ⇒ As bacias hidrográficas que correm pelo território catarinense pertencem a dois sistemas independentes que têm como divisores de águas a serra Geral e a serra do Mar: o sistema da vertente do Atlântico e o do Interior.

58) Sobre aspectos da atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ A UNASUL (União das Nações Sul-Americanas) surgiu com o objetivo de coordenar política, econômica e socialmente a América do Sul, substituindo a partir do ano de 2010 o MERCOSUL, bloco com tendências socialistas.
B ⇒ A chuva que se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) no mês de janeiro deste ano produziu uma catástrofe que abalou os brasileiros.
C ⇒ Os fatos ocorridos na Tunísia e no Egito, em fevereiro deste ano, são uma chamada de atenção para todos os ditadores que lutam pelo poder, oprimindo seus povos.
D ⇒ A China, com um crescimento em torno de 10% em 2010, ultrapassou o Japão, tornando-se a segunda maior potência econômica mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

59) Analise o quadro a seguir.

Cidades mais populosas de Santa Catarina



Sobre estas cidades, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A ⇒ O Vale do rio Itajaí-Açu está contemplado com três cidades: Blumenau, Brusque e Itajaí, sendo a última localizada na foz do rio e as duas primeiras conhecidas pela sua indústria têxtil.
B ⇒ A Grande Florianópolis está representada na tabela pela capital dos catarinenses, São José e Palhoça, cuja população sofre com congestionamentos frequentes.
C ⇒ Balneário Camboriú é o único município da tabela que tem 100% de sua população morando em área urbana.
D ⇒ Os 2.665.330 habitantes das cidades da tabela mostram que a população catarinense está concentrada sobretudo nas regiões do Planalto, Oeste e Extremo-Oeste do estado.

60) Analise as afirmações a seguir.

l - A ausência de áreas verdes, o excesso de asfalto e a existência de muitos prédios contribuem para a existência das chamadas “ilhas de calor”.
ll - A construção da terceira maior hidrelétrica do mundo – Belo Monte no rio Xingu - após a usina Três Gargantas (China) e Itaipu (Brasil-Paraguai) recebeu o apoio incondicional, não só das autoridades, como também dos especialistas na área ambiental e da população em geral.
lll - A erradicação da pobreza e da fome, um dos objetivos de desenvolvimento do milênio, foi integralmente atingida no Brasil graças à aplicação de políticas públicas de criação de empregos e programas como o da Bolsa Família.
lV - O potencial hídrico, a biodiversidade e os recursos minerais fazem da Amazônia uma região estratégica cobiçada não só por interesses nacionais como internacionais.
V - Dentre as cidades mais populosas do Brasil, Manaus e Brasília foram as que, segundo dados do último senso, apresentaram o maior percentual de crescimento e São Paulo e Rio de Janeiro mantiveram seus postos como as de maior população absoluta.

Todas as afirmações corretas estão em:
A ⇒ I - II - III C ⇒ II - III - V
B ⇒ I - IV - V D ⇒ IV - V
GABARITO:54-A,55-D,56-B,57-C,58-A,59-D,60-B.

Um comentário:

übersetzung englisch disse...

I didnt understand that 100%