sexta-feira, 27 de julho de 2012

BACIAS SEDIMENTARES

turismobrasileiro.hdfree.com.br - Amazonas

São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal).

ORIGEM, DISTRIBUIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
semigeodrogas2.blogspot.com
  • Os detritos ou sedimentos, podem ter diferentes origens: fluvial, marinha, glacial, eólica (vento), lacustre (lago), vulcânica ou orgânica.
  • Recobrem a maior parte das áreas cratônicas, ocupando cerca de 75% da superfície das terras emersas.
  • Há bacias sedimentares cujas camadas de sedimentos ultrapassam 5.ooom, o que demonstra a intensidade dos processos da erosão, construção, deposição ou sedimentação de materiais que ocorrem na dinâmica terrestre. São exemplos de grandes bacias sedimentares:
a Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil;

revistaaquario.com - A Bacia Geológica do Paraná.

a do Mississípi-Missouri, nos Estados Unidos;

airphotona.com- Mississíppi-Missouri

a do Chade, na África;
a do Centro-Norte da Europa;
e a do Centro-Sul da Austrália.
Mas há aquelas de menor extensão, como a Bacia do Recôncavo Tucano na Bahia, onde se explora o petróleo, além de muitas outras.
geopoliticadopetroleo.wordpress.com
  • As formadas durante as eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica são chamadas de bacias fanerozóicas.
  • Como apontamos no início, o processo de sedimentação ou deposição de detritos (inorgânicos e orgânicos) não cessou, dando-se conjuntamente com o de erosão, causados por agentes externos como a água ( dos rios, lagos, oceanos, das enxurradas etc.), o vento, as ocilações de temperatura, as geleiras, os seres vivos ( onde se inclui o homem). Todos esses agentes realizam o desgaste (erosão) mas também são responsáveis pela deposição de materiais ( construção do relevo). Por exemplo, quando ocorre a enchente da bacia hidrográfica do Paraguai, as águas depositam nas áreas inundadas os sedimentos que elas transportam em suspensão, dando prosseguimento à formação da bacia sedimentar do Pantanal.
Pantanal-nobres-will.blogspot.com

Nas bacias sedimentares podem ser encontrados os combustíveis fósseis, o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o xisto betuminoso. Os sedimentos aí depositados são ótimos indicadores da idade dos terrenos, dos climas do passado ( paleoclimas), da fauna e da flora que existiam, além de muitos outros dados de determinada área ou região.
Fonte: Melhem Adas

Um comentário:

Manoel Franco disse...

Exceente matéria sobre a formação da crosta terrestre