segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UDESC/2006-2/SANTA CATARINA


51. A instauração do regime republicano na província de Santa Catarina contou com uma série de ações políticas objetivando que, por meio do estabelecimento de diferenças entre o novo e o antigo regime, fosse legitimada a República como novo sistema de governo.
Sobre a instauração do regime republicano em Santa Catarina, é incorreto afirmar:
a) Já na solenidade ocorrida em 17 de novembro de 1889, o presidente provincial foi destituído e o nome da capital da província, Desterro, alterada para Florianópolis.
b) A presença do novo regime passou a se inscrever também nos lugares, materializando-se tanto por meio dos prédios públicos, novos, reformados ou com funções modificadas, como por meio de novos nomes de ruas e praças.
c) O ano de 1890, em Desterro, foi marcado pela mudança de nome de várias ruas e de uma praça; a Praça Barão de Laguna, por exemplo, passou a denominar-se Praça XV de Novembro.
d) Ainda tentando fundamentar a legitimidade dos atores e rumos republicanos, em 1892 o Teatro Santa Isabel teve seu nome modificado para Teatro Álvaro de Carvalho.
e) Tanto o Partido Liberal quanto o Partido Conservador, que reuniam as principais forças políticas no período imperial, manifestaram seu apoio ao novo regime, passando a ser identificados como ex-monarquistas.

52. “Segundo o historiador Henrique Luiz Pereira Oliveira, o interesse por uma arte que estaria identificada como ‘catarinense’ tornou-se mais intenso no pós-guerra. Uma tendência de auto-afirmação, que marcou as artes visuais dos diversos países latinoamericanos, no decorrer do século XX, emergiu em Santa Catarina por meio de uma forte preocupação com as temáticas regionais.”
(In: BRANCHER, Ana org. História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.)
Sobre a “arte catarinense”, pode-se afirmar:
I – Victor Meirelles e Cruz e Sousa são apontados como os dois grandes nomes das artes visual e literária em Santa Catarina, embora não tenham nascido em Santa Catarina.
II – Franklin Cascaes, por meio do desenho, da escultura e da literatura, reporta-se à cultura das comunidades pesqueiras da Ilha de Santa Catarina.
III – Victor Meirelles é um dos artistas catarinenses que se destacaram na Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.
IV – O catarinense Cruz e Sousa é reconhecido como uma das maiores expressões da poesia simbolista.
V – Martinho de Haro retratou em diversas obras a paisagem arquitetônica da Ilha de Santa Catarina.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

53. “Embora a História das populações indígenas em Santa Catarina seja quase uma história de povos ‘invisíveis’, o papel que estas populações desempenharam – e que desempenham – nesta mesma História está longe de ser insignificante.”
(LAVINAS, Rodrigo. Indígenas em Santa Catarina: história de povos invisíveis. In: BRANCHER, Ana, org. História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.)
A partir da afirmativa, assinale a alternativa correta.

a) A figura do bugreiro não aparece nas narrativas dos catarinenses, já que não havia essa forma de extermínio dos indígenas.
b) Os Xoklengs são um grupo que, mesmo com a perseguição e massacres, conseguiu não somente sobreviver, mas também manter sua identidade étnica.
c) Havia, à época da colonização, poucos indígenas em Santa Catarina, motivo pelo qual ficaram quase invisíveis na historiografia.
d) Em Santa Catarina, viviam principalmente os grupos indígenas Carijós, Kaingángs e Xoklengs, cujo contato com o branco se deu somente no início do século XX.
e) Com a chegada dos colonos brancos, os indígenas foram se civilizando em seus hábitos e costumes, de forma que se misturara às comunidades, sem que houvesse confrontos.

54. “Os sertanejos, mesmo adotando o discurso religioso de defesa da ‘santa religião’, que se converteu numa linguagem usual da rebelião, tinham clareza quanto às forças com as quais estavam lutando.
Seus alvos principais foram os chefes políticos locais, os grandes fazendeiros e comerciantes, os especuladores de terras e os interesses estrangeiros na região (a Brazil Railway e a Lumber). O movimento rebelde identificou, desde o início, a marginalização crescente dos caboclos e da gente ‘de cor’, ao passo que cresciam os privilégios e estímulos à europeização do território planaltino.”
(MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado. São Paulo: Unicamp, 2004, p. 34.)
Sobre essa questão – da Guerra do Contestado – é correto afirmar:
a) Foi um conflito puramente militar entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, sem o envolvimento de civis.
b) Foi um conflito encabeçado por sertanejos bandidos e por fanáticos religiosos que se revoltaram contra os poderes públicos da época e contra o progresso.
c) Foi um conflito que se desenvolveu em um palco complexo, envolvendo diferentes dimensões, sujeitos e interesses. Em jogo estavam a exploração dos sertanejos, por parte da política coronelística, a chegada da estrada de ferro na região, a miséria e o abandono político-religioso a que a região estava relegada.
d) Foi muito mais um conflito diplomático em função de desentendimento a respeito de limites territoriais entre Santa Catarina e Paraná, resolvido nos tribunais, do que uma Guerra propriamente dita.
e) Foi uma questão muito mais religiosa do que política e que acabou sendo popularizada e folclorizada pelos catarinenses, ao longo dos anos.

55. O Estado de Santa Catarina possui uma variada cobertura vegetal; entre elas encontram-se os campos localizados:

a) nas serras.
b) no planalto.
c) nas montanhas.
d) no litoral.
e) nas encostas.

56. Embora Santa Catarina não apresente os mesmos níveis de concentração de terras, se comparado ao ritmo do processo de concentração de terras no contexto nacional, o problema existe e vem-se acentuando desde a década de 1970, evidenciando diferentes conflitos em várias áreas do Estado.
Sobre esses conflitos e o contexto em que eles se inserem, é possível afirmar:
I – Os conflitos em Santa Catarina foram quase sempre decorrentes da disputa pela terra; exemplo disso são as grandes empresas rurais, madeireiras, matadouros, frigoríficos etc., que se instalam em áreas onde já vivem posseiros e tentam expulsá-los do local.
II – A construção de barragens, pela ELETROSUL, gerou conflitos e enfretamentos, ao envolver a desapropriação de terras de milhares de famílias.
III – As disputas pela terra, em Santa Catarina, não costumam envolver violência no campo, ao contrário do que ocorre em outros Estados brasileiros.
IV – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina passou a se organizar ainda na década de 1980 e suas ocupações, nesse período, contribuíram para despertar a opinião pública para a questão dos sem-terra no Estado.
V – A concentração de terras e, por extensão, os conflitos e enfretamentos na disputa pela terra são resultados diretos de políticas para a democratização da propriedade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

57. Analise as afirmativas abaixo, sobre o Extremo Oeste catarinense.
I – Foi ocupado principalmente por italianos vindos do Rio Grande do Sul.
II – Nessa região a piscicultura, nos últimos anos, vem sendo usada como alternativa complementar à agricultura e à pecuária.
III – Graves problemas ambientais vêm ocorrendo, provenientes da indústria moveleira, principal atividade na região.
IV – Durante determinados períodos da história do Brasil esse território foi disputado por Santa Catarina. Por momentos foi posse da Argentina, por outros do Paraná, sendo a questão da delimitação de fronteiras só resolvida definitivamente com o término da Guerra do Contestado.
V – Suas indústrias de maior destaque são as de cerâmica, madeira, alimentícia e as agroindústrias. As últimas conferem maior reconhecimento à região, em que se vem desenvolvendo também a produção metal-mecânica.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

58. Com relação aos portos de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

a) O porto de Laguna é o maior porto pesqueiro do Estado e o segundo em exportação de carvão.
b) O porto de Itajaí está situado na costa Norte do Estado, à margem direita do Rio Itajaí do Norte, sendo o quarto porto em importância para Santa Catarina.
c) O porto de Imbituba, localizado no litoral Sul de Santa Catarina, é o mais importante porto pesqueiro do Estado, e passará a adquirir maior importância com a criação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE de Imbituba.
d) O porto de Imbituba é o único em Santa Catarina administrado por uma empresa privada, a CIA. Docas de Santos.
e) O porto de São Francisco está situado na costa Norte do Estado, localizando-se muito próximo a Joinville, importante centro industrial.

59. Com auxílio do mapa, analise as afirmativas abaixo.



I – As Regiões Norte e Nordeste, de baixa industrialização, têm perdido significativamente a maior parte de sua população.
II – Dentre os 5 municípios catarinenses que mais perderam população, todos se encontram no Extremo Oeste do Estado.
III – A Região da Grande Florianópolis não apresenta municípios com perda populacional, pois a região tem atraído migrantes, não só do interior do Estado.
IV – Podemos observar que são os municípios pequenos em população que vêm obtendo um crescimento negativo, segundo apontou o senso de 2000.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.


60. O Diário Oficial da União de 20/10/2005 trouxe dois decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criando duas novas Unidades de Conservação em Santa Catarina.
Sobre essas duas unidades de conservação, podemos afirmar:
I – Uma delas é o "Parque Nacional das Araucárias" e a outra é a "Estação Ecológica da Mata Preta".
II – As duas unidades de conservação encontram-se localizadas em parte dos municípios de Abelardo Luz, Ponte Serrada e Passos Maia.
III – As duas unidades de conservação protegerão matas, campos nativos, nascentes, rios e córregos que abastecem populações urbanas e rurais, além de auxiliar na recuperação da araucária, árvore ameaçada de extinção, além de outras espécies botânicas.
IV – A criação das novas reservas catarinenses é uma vitória de todos os setores envolvidos na preservação da araucária – espécie que se encontra em extinção, fruto do comércio ilegal de madeira – seguido pelo plantio de soja e de pinus.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
GABARITO:
51. A
52. A
53. B
54. C
55. B
56. D
57. E
58. E
59. D
60. C

FONTE: UDESC

Nenhum comentário: