terça-feira, 13 de novembro de 2012

COMO FUNCIONA AS ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS


Eleições Americanas 101

Escrito por Alfredo Oliveira. 12 de Novembro de 2012.    
Correspondente dos Estados Unidos .

Nos Estados Unidos, as eleições presidenciais funcionam diferente do que em muitas partes do mundo. O Presidente eleito recebe votos por estado, pelo “colégio eleitoral dos Estados Unidos”, e não votos dos cidadãos, conhecidos como votos populares. Os escritores da Constituição Americana, conhecidos como framers, sempre tiveram preocupação com excesso de poder e tirania e por isso criaram o colégio eleitoral.
Cada estado americano ganha votos dependendo do número de distritos, mais dois votos. Os dois votos adicionais são pelas duas cadeiras que cada estado têm no Senado Federal. Cada distrito estadual é determinado pelo número de residentes naquela área. Distritos estaduais são definidos a cada 10 anos, quando o censo calcula o número de habitantes. Por exemplo, o Estado de Minnesota é dividido em 8 distritos, mas contêm 10 votos eleitorais para eleger o futuro Presidente. Apesar dos votos individuais (voto popular) não  irem para os candidatos diretamente, os votes individuais contam para os colégio eleitoral. O candidato com mais votos populares naquele estado, ganha todos os votos eleitorais para o próximo Presidente. Por exemplo, aqui em Minnesota nesta última terça feira, Presidente Barack Obama recebeu 1,543,2161 votos (52.8%) e Governador Mitt Romney 1,321,156 (45.2%), ao invés de dividir os 10 pontos entre os dois candidatos, por exemplo, 5 para Obama e 5 para Mitt Romney, Obama foi premiado com os 10 votos eleitorais. Atualmente, os votos do colégio eleitoral vão para o candidato que tiver mais votos naquele estado.
Existem somente dois estados que fazem divisão dos votos, Maine e Nebraska. O estado de Maine conta com quatro votos eleitorais. Eles são divididos assim: 2 votos eleitorais para o candidato que receber mais votos populares e um para o candidato que tiver mais votos naquele distrito específico (Maine é divido em dois distritos estaduais). Este ano, Obama recebeu os quatro votos.

Afinal, quem ganha as eleições? Para ser o próximo Presidente dos Estados Unidos da América, o candidato têm que ganhar 50% dos votos eleitorais mais 1. Este ano temos 538 colégios (votos) eleitorais, o candidato que ganhar 270 (269 [50%] + 1) votos eleitorais primeiro, ganha as eleições.
Parabéns para o Presidente Barack Obama e Vice President Joe Biden, pela reeleição.

Comparando com o Brasil
As pessoas não são obrigadas a votar aqui nos Estados Unidos e não tem nenhuma documento como título de eleitor. As eleições são determinações estaduais e não seguem regras federais. Apesar de existir vários partidos políticos, eles não “florescem” porque o Partido Democrático e o Partido Republicano tem mais membros e dinheiro para investir nas eleições. Este ano, de acordo com o site da Comissão Federal de Eleições (Federal Election Commision) , 4172 pessoas se registraram para se candidatar para ser o próximo presidente dos Estados Unidos da América, mas não vimos eles na televisão, debates, e fazendo campanha pelo país por falta de dinheiro e suporte necessário para fazer a diferença.
Referências:
http://www.politico.com/2012 election/map/#/President/2012/MN. Acessado em 9 de novembro de 2012.
http://www.fec.gov/press/press2011/presidential_form2nm.shtml Acessado em 9 de novembro de 2012.  http://www.google.com/elections/ed/us/results Acessado em 12 de novembro de 2012.

Alfredo Oliveira e Bill Clinton

Nenhum comentário: