segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PLANO DE ENSINO 2014 - 2º ANO EM

EIXO TEMÁTICO:
COMO DOM BOSCO, familiaridade com o outro e com DEUS.
TEMA:
As transformações sócio-espaciais da produção industrial nas escalas local, nacional e mundial.
Sub-tema:
A interdependência entre a produção e a organização do espaço.
TEMA:
As paisagens da industrialização brasileira.
Sub-tema:
A industrialização brasileira em relação as duas Guerras Mundiais e a crise de 1929.
A reorganização do espaço industrial brasileiro e mundial.
TEMA:
Cidades e Urbanização.
Sub-tema:
As cidades em diferentes tempos
A cidade e a indústria.
Metrópoles e modos de vida
TEMA:
Energia e cidade: o modo de vida urbano e o atual modelo energético.
Sub-tema:
As paisagens do modo de vida urbano no atual modelo energético.
Energia elétrica e organização do espaço geográfico.


JUSTIFICATIVA:

O entendimento da cidade como uma produção espacial, marcada pelas relações sociais. Ao longo do tempo, a cidade adquiriu diferentes significados, mas sempre esteve associada à centralização de poderes, ao adensamento demográfico e a diversidade de modo de vida e de atividades humanas. Nosso olhar deve perceber as diferentes cidades; quais suas funções, que características permaneceram ao longo das diferentes épocas e que tipo de relações estabelecemos com elas.
A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada acerca dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.
O conhecimento da Terra e de todas dinâmicas existentes configura como um objetivo intrínseco da ciência geográfica, essa tem seu início paralelo ao surgimento do homem, no entanto, sua condição de ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, dentre eles Pitágoras e Aristóteles que já tinham convicção acerca da forma esférica do planeta.
A Geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos que geo. significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra, essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera ou esfera da vida (onde desenvolve a vida), além da interação desses com os seres vivos.
O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento teve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as várias formas de produzir e transformar matérias primas em produtos mais elaborados.
Identificar na paisagem as diferentes relações estabelecidas pela produção e comercialização artesanal e da indústria moderna.
Analisar as transformações ocorridas no território brasileiro a partir do processo de industrialização.
Comparar as transformações sociais e econômicas dos Estados Unidos com as do Brasil, ocorridas na segunda metade do século XIX.
Mapear a presença e as transformações decorrentes da atividade industrial em nossa região.
Analisar o acirramento da disputa existente entre os Estados industrializados, pela busca de mercados, matérias-primas, mão de obra e de investimentos.
Olhar as cidades em diversos tempos como produtos das relações sociais, suas permanências e mudanças ao longo dos tempos, no espaço urbano.
Aplicar conceitos trabalhados na análise das cidades brasileiras, tendo como foco a relação que sua cidade estabelece com as demais.
Reconhecer alguns dos diferentes sujeitos sociais que produzem e organizam a vida nas grandes cidades relacionando o espaço urbano com o produto, não só dos interesses capitalistas, mas também dos movimentos dos diversos grupos e sujeitos da sociedade.
Reconhecer a importância da energia e discutir sobre o modelo energético brasileiro.

Primeiro Trimestre: 10 de Fevereiro a 9 de Maio
CONTEÚDOS DOS CAPÍTULOS 1, 2 e 3.
Produção artesanal.
Indústria moderna.
Organização do espaço.
Divisão territorial do trabalho.
Formação do carvão mineral.
Indústria brasileira.
Primeira Guerra Mundial.

METODOLOGIA:
Planejamento Cooperativo.
Leitura interpretativa dos textos base e complementares.
Projeto de Pesquisa: Qual a importância da produção artesanal do Brasil? (balança comercial) países importadores / tipos de artesanatos / origem da matéria prima.
Multimídia: socialização de vídeos sobre alguns artesanatos produzidos e exportados pelo Brasil como exemplo peças produzidas pelo capim dourado, bordados, etc. Vídeos: Capim dourado, e Neto palha artesanato.
Construção de um mapa conceitual em dupla com pesquisa prévia sobre as formas, etapas, tipos, origem e classificação das indústrias, relacionando com o Fordismo e Taylorismo. (laboratório de informática).
Vídeos: A Revolução Industrial. Globalização, sonho ou pesadelo.
Trabalho no blog com o tema: A expansão da fronteira industrial na produção e organização do território norte-americano e a Guerra da Secessão.
Pesquisas sobre a origem, formação e tipos do carvão mineral, registrando a importância para a primeira Revolução Industrial. Pesquisa no blog: Carvão Mineral e sua importância para a primeira revolução industrial.
Análise comparativa entre o processo de industrialização dos Estados Unidos, Itália e Brasil.
Desafio Geográfico: Quais as consequências para o Brasil no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) e por que a região Sudeste foi escolhida para o processo industrial?
Atividades propostas pelo autor e questões de vestibular.
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre: Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

Segundo Trimestre: de 12 de Maio a 22 de Agosto
Conteúdo dos capítulos 3, 4 e 5.
Desconcentração espacial.
Ciência e tecnologia.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Formação socioespacial.
Êxodo rural e urbanização.


METODOLOGIA:
Trabalho com mapa múndi – mapear a reorganização do espaço industrial brasileiro e mundial.
Planejamento Corporativo sobre os principais agentes no desenvolvimento tecnológico (Guerra Fria e Corrida Espacial).
Construção em dupla de charges para socialização (Conferência de Yalta/ Potesdam/ São Francisco)
Construção de uma linha do tempo a partir de 1947 (início da Guerra fria) até os dias atuais, datando os principais acontecimentos, socialização e montagens de painel.
Análise de tabelas propostas pelo autor: investimentos estrangeiros no Brasil entre 1955 e 1959, a distribuição regional do valor da transformação industrial de 1940 a 1980, ranking de desemprego em alguns países no período entre 1980 e 1990.
Textos reflexivos, análise e discussão.
Texto 1 – robôs e empregos. Texto 2 – O trabalho de hoje.
Aula multimídia : com imagens sobre a formação socioespacial , cidades em diferentes tempos e cidades como lugar de muitos poderes (quadro do poder oficial e paralelo).
Reflexão a respeito da cidade com o poema de Berthold Brecht: Perguntas de um trabalhador que lê.
Construção em grupo de jogos utilizando os conteúdos do trimestre.
Aulas de revisão de conteúdos para a realização do simulado.
Blog com temas de “Guerra Fria” / Nanotecnologia / Feudalismo.
Trabalho com imagens de cidades em tempos diferentes (antes e depois da indústria) para observar e identificar as semelhanças e diferenças com o advento do capitalismo industrial.
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre :Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

Terceiro Trimestre: de 25 de Agosto até 21 de Novembro
Conteúdo dos capítulos 6, 7 e 8.
Segregação socioespaical.
Hierarquia urbana.
Fontes de energia – Formação do petróleo.
Usina nuclear – Energia elétrica
Hidrografia.

METODOLOGIA:
Leitura, interpretação, síntese e registros, com textos do livro da RSE.
Planejamento Cooperativo com o tema êxodo rural e a urbanização / Metrópoles, seus problemas.
Análise e debates dos últimos acontecimentos em 2010 em decorrência das chuvas.
Blog com os temas êxodo rural e a urbanização.
Atividade com imagens observando e refletindo sobre o processo de urbanização como o formador da segregação socioespacial na cidade.
Desafio Geográfico: Por que na paisagem das grandes cidades predominam os edifícios sedes das grandes empresas? O que isso revela sobre a produção e organização da sociedade atual? E os galpões e fábricas que marcaram as paisagens das cidades?
E os trabalhadores? O que faz com os diferentes sujeitos adquiram consciência de seu papel na sociedade
Leitura reflexiva com o poema de Vinícius de Moraes: Operário em Construção e a Marcha dos mineradores de Émilie Zola.
Vídeo: O Germinal.
Construção no laboratório de informática de um mapa conceitual com os acontecimentos principais, iniciando pelo governo de Jânio Quadros passando pela ditadura militar, as diretas já, impeachment do Presidente Collor até o Governo atual.
 Desafio Geográfico: Como a lógica do capital, através da sua especulação, produz “vazios” urbanos, que na espera de sua valorização reproduz contrastes sociais gritantes?
Debates em pequenos grupos, registro argumentativo e socialização das ideias.
Aplicação de conhecimentos: Atividade pesquisa sobre problemas e soluções de sua cidade, seguindo as etapas propostas. Ao término da apresentação dos trabalhos, cada aluno elabora uma conclusão em um texto que deve conter as seguintes palavras: consciência política, organização social, metrópoles; problemas e soluções, qualidade de vida, poder, cultura, espaço urbano, desigualdade, contrastes e urbanização.
Aplicação de exercícios de vestibular.
Planejamento Cooperativo: Consumo de energia.
Trabalho com tabelas, mapa múndi e gráfico para cruzar informações e mapear o consumo de energia e a dependência do petróleo.
Blog Petróleo, o ouro negro (debate em sala de aula), camada do pré-sal (realidade e o uso eleitoreiro).
Trabalho com filmes seriados ou ficção científica que apresentam uma futura sociedade hipotética altamente dependente de máquinas, equipamentos, robôs. Pense que para tudo isso são necessárias fontes de energia eficientes. O nosso planeta suportaria?
Revisão de conteúdo para o simulado.
Leitura refletiva sobre transporte individual: solução ou problema e Automóvel: Do sonho ao pesadelo.
Pesquisa e debate sobre a polêmica das Usinas Nucleares. Vídeos com usinas hidrelétricas.
Trabalho com mapas climogramas do Brasil para localizar os tipos climáticos, as bacias hidrográficas e o potencial hidrelétrico (Blog e Power point.)
Pesquisa para debate com o tema: Racionar energia; um assunto para o futuro?
Como está o consumo no Brasil em: Apagão ou Blecaute?
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre, Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

AVALIAÇÃO:
Participação comprometida nas atividades individuais e coletivas.
Pontualidade na entrega das tarefas e trabalhos;
Nos trabalhos em dupla ou em grupo: a pesquisa individual, a qualidade, a pontualidade, a organização, o registro, o cumprimento dos critérios elaborados pelo grupo.
Nos debates com os temas transversais: a argumentação, a contra argumentação, saber ouvir, o respeito pelos colegas que apresentam ideias diferentes, a comparação e a relação com o cotidiano;
Nos exercícios com textos complementares: a leitura silenciosa, a concentração, o respeito, a interpretação, o registro e a qualidade na resolução das questões solicitadas;
No deslocamento e no uso de outros ambientes: o cochicho, o respeito, a manutenção da limpeza e a organização do material;
Nas provas contextualizadas, a organização, a clareza de ideias, as respostas com fundamentação.
Nas atividades com o blog Geo-Conceição, a pontualidade nas datas dos comentários, o valor do peso combinado para cada tema, a qualidade das respostas, os questionamentos em sala de aula e a postagem somente será aceita via blog.
Aula com atualidade : temas em destaque através das mais variadas fontes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS :
DELBONI, Henrique e KOBAYASCHI, Mércia – Geografia Ensino Médio – Rede Salesiana de Ensino
COIMBRA, Pedro Jorge e TIBÚRCIO, José Arnaldo M. – Geografia – Uma Análise do Espaço Geográfico - Editora Harbra – 2a edição - 2002
COELHO, Marcos de Amorim – Geografia do Brasil - Editora Moderna – 4a edição 1999
SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos – Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização. - Editora Scipione – 2a edição 2002
MAGNOLI, Demétrio e ARAUJO, Regina – Projeto de Ensino de Geografia – Natureza, Tecnologias e Sociedades - Editora Moderna – 1a edição 2000
Diversos autores-Coordenação geral de Jean Robert Pitte – Geografia: A Natureza Humanizada
Editora FTD S.A. – 1a edição 1998
OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto –Geografia do Brasil – Espaço e Sociedade - Atual Editora - 2002
MOREIRA, Igor – Geografia Geral e do Brasil – O Espaço Geográfico - Editora Ática – 40a edição - 2000
VESENTINI, J. William – Sociedade e Espaço – Geografia do Brasil - Editora Ática – 31aedição2001
ADAS, Melhem e ADAS, Sergio – Panorama Geográfico do Brasil - Editora Moderna - 1999
LUCCI, Elian Alabi – Geografia – O homem no espaço Global - Editora Saraiva – 4a edição 1999
ENDEREÇOS DE SITES :
 www.suapesquisa.com.br  
 www.ibge.gov.br  
 www.aneel.com.br
Google : geoconceicao.com              
 www.greenpeac
InfoEnem
Mundo Vestibular
Geografiaparatodos

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