terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

TSUNAMI ATINGE AS ILHAS SALOMÃO


Tsunami atinge Ilhas Salomão e devasta 3 aldeia
Estadão.com.br
Tsunami deixa ao menos 5 mortos nas Ilhas Salomão

- Um tsunami provocado por um terremoto de 8 graus na escala Richter destruiu nesta quarta-feira três aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, onde o alerta de ondas gigantes se estende por toda a região, informou a "Radio Australia".
O terremoto ocorreu à 0h12 local (23h12 de Brasília) e seu foco foi registrado a cinco quilômetros de profundidade no mar na província de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Pelo menos três aldeias foram destruídas pela onda gigante de quase um metro na cidade de Lata, a capital de Temotu (Santa Cruz), mas ainda não há informações sobre possíveis vítimas, segundo a Polícia.
O diretor do setor de enfermaria do Hospital de Lata, Augustine Bilve, informou à emissora neozelandesa "TVNZ" que pelo menos três aldeias próximas a Lata foram atingidas pelo tsunami, mas "é provável que outras localidades de Santa Cruz também tenham sido afetadas".
Centenas de pessoas vivem nessas aldeias, acrescentou o representante do Hospital de Lata, que transferiu as pessoas presentes no edifício aos andares mais altos.
Poucos minutos após o sismo, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) emitiu um alerta de onda gigante que vale para as Ilhas Salomão e também para Vanatu, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Fiji, Kiribati e outros arquipélagos da região.
O boletim ainda põe em vigilância algumas zonas litorâneas de Nova Zelândia e Austrália, entre outros países.
g1.Globo.com
O Ministério da Defesa Civil e de Gestão de Emergências da Nova Zelândia emitiu um alerta para as localidades de North Cape, Auckland, East Cape, Gisborne, New Plymouth e Wellington (Ilha do Norte) e calculou que a primeira onda chegará à região por volta das 18h locais (3h de Brasília).
O PTWC indicou ter recebido leituras indicando que um tsunami foi gerado, com um aumento de altura de cerca de um metro, e que as primeiras zonas afetadas seriam as Ilhas Salomão, Vanatu e Papua Nova Guiné.
"O tsunami pode ser destrutivo ao longo das costas próximas ao epicentro do terremoto e também seria uma ameaça para costas mais distantes. As autoridades devem promover as ações apropriadas em resposta a essa possibilidade", informou.
O terremoto ocorreu a 347 quilômetros da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de várias réplicas de até 6,6 graus.
Desde terça-feira, essa região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2 graus.
As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.
clubeproteccivil.wordpress.com
Fonte: Yahoo! notícias
Imagens colocadas por Geo-Conceição

Nenhum comentário: