segunda-feira, 8 de abril de 2013

SÃO SEBASTIÃO , VAZAMENTO DE ÓLEO

  atualizado às 01h21

Óleo que vazou em São Sebastião atinge três praias de Caraguatatuba

Trabalhos de contenção realizados nas praias da região central da cidade na manhã de sábado Foto: Prefeitura de São Sebastião / Divulgação


Trabalhos de contenção realizados nas praias da região central da cidade na manhã de sábado
Foto: Prefeitura de São Sebastião / Divulgação

O óleo que vazou da subsidiária da Petrobras Transpetro, em São Sebastião, na tarde de sexta-feira, atingiu neste domingo mais três praias, em Caraguatatuba, litoral paulista. Em sobrevoo nesta tarde, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) verificou que a mancha atinge Massaguaçu, Cocanha e Capricórnio.

Há suspeitas ainda não confirmadas de que o óleo já tenha atingido também Mococa e Lagoinha, na mesma cidade. Para as 8h04 de segunda-feira, está previsto outro voo de monitoramento da Cetesb, para avaliar a situação.

Equipes da Petrobras vão trabalhar nas praias de Caraguatatuba onde já se confirmou a presença do vazamento para retirar as pelotas óleo, depois que a maré baixar. Em São Sebastião, os trabalhadores já terminaram o serviço de limpeza das orlas de Pontal da Cruz, Deserta e Arrastão, e concentram-se agora Praia das Cigarras. No local, o óleo atingiu os costões rochosos em ambos os lados da praia.

saiba mais
SP: vazamento de óleo atinge praias no litoral norte; remoção deve levar dias
Equipes tentam impedir que vazamento de óleo em São Sebastião se espalhe
​A companhia alterou para "imprópria" a balneabilidade de Cigarras e Arrastão, praias de São Sebastião, sendo que Praia de Pontal da Cruz já constava nessa classificação desde o dia do incidente. A praia Deserta também foi atingida pelo vazamento de óleo, mas não é monitorada pela Cetesb.

O vazamento ocorreu às 17h30 da última sexta no terminal da Transpetro, durante o abastecimento de um navio estacionado no píer. Ainda não se sabe quanto vazou do óleo, de consistência densa, conhecido como Marine Fuel 380. Barreiras flutuantes e de absorção estão sendo usadas na área para ajudar a conter o alastramento do produto, usado como combustível de navios.



Terra

Nenhum comentário: