terça-feira, 21 de maio de 2013

DICAS DE COMO ESTUDAR COM QUALIDADE.

Diferença entre Quantidade e Qualidade de Estudo

“Quantas horas preciso estudar diariamente para entrar em medicina pelo Sisu?” “Vocês acham que 2 horas de estudo por dia dá para conseguir uma bolsa no Prouni”?
Essas e outras tantas perguntas análogas chegam cotidianamente a nossa caixa de entrada de e-mail. Na prática, esses candidatos querem de nós uma resposta da quantidade de horas de estudo que garanta o seu sucesso.
Mas a resposta para essas perguntas não é tão simples. Muitos esquecem que antes de se pensar em quantidade de estudo, é necessário pensar em qualidade de estudo. Parece óbvio, mas não é nem um pouco difícil de encontrar candidatos desperdiçando horas e horas de estudo tentando estudar!
Se você gosta de futebol, talvez já tenha escutado uma frase muito comum entre os boleiros: “Nosso time não pode confundir velocidade com pressa.” E estudar não é muito diferente! Primeiro certifique-se da eficiência, depois da quantidade! Pensando nisso, nós relacionamos algumas dicas para que você melhore a qualidade dos seus estudos!
1 – Analise atentamente se suas horas de estudo estão realmente produtivas.
Para consertar alguma coisa, primeiro precisa detectar que essa coisa esta quebrada, concorda? Faça uma reflexão da qualidade de seus estudos. De modo geral, após duas horas de dedicação, você consegue entender e fixar a matéria?
2 – Reveja seu ambiente de estudo.
Essa dica é antiga, recorrente e VERDADEIRA! Garanta sempre um lugar tranquilo para estudar. TV, música e criança chorando podem ser os motivos do seu desperdício de tempo.
3 – Encontre uma boa posição.
Diversas pessoas acham que conseguem estudar deitadas. Talvez seja verdade. Mas muitas delas não percebem que se estudassem sentadas, melhorariam muito sua capacidade de concentração. Será que não é o seu caso?
4 – Tente outras metodologias.
Mais exercícios. Leituras complementares. Ir naquele plantão de física à tarde. Existem várias formas e táticas para melhorar a fixação dos conteúdos estudados.
5 – Exercícios físicos regulares.
Além de fazer bem para saúde, praticar atividade física regularmente ajuda a controlar o stress e a ansiedade. Alguém tem alguma dúvida que uma das características daquelas pessoas bem sucedidas nos vestibulares é o controle emocional?
6 – Faça um plano de estudos.
Como tantas outras atividades, o planejamento na hora de estudar é fundamental para que a qualidade de seus estudos aumente. Como fazer isso? Leia nosso artigo de Como organizar seus estudos para o Enem 2013.
Essas são nossas dicas. Portanto, daqui pra frente, antes de se questionar o “quanto” esta estudando, você deve refletir “como” está estudando. Aí sim conseguirá estimar a quantidade de horas necessárias para atingir seus objetivos.

Nenhum comentário: