sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NAUFRÁGIO EM LAMPEDUSA

Um balanço impressionante do naufrágio em Lampedusa, Itália. Os primeiros cadáveres dos mais de 250 migrantes naufragados ontem, 03-10-2013, alinhados no cais do porto.
Foto: Ansa

Foi denominado como o "hangar da morte": trata-se de um local na pista do aeroporto de Lampedusa, onde foram colocados os corpos de 103 migrantes resgatados, até o momento, no mar Mediterrâneo. Sobre cada saco foi colocado um número que ajudará para que a polícia cientifica possa dar um nome aos migrantes mortos. Os policiais fotografaram todos os rostos das pessoas mortas. Os sacos foram colocados em filas duplas.
Foto: Ansa
Papa Francisco, ontem, ao receber em audiência os mais de 300 participantes do Encontro de Reitores das Universidades Pontifícias e Católicas, promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, celebrando os 50 anos da encíclica Pacem in Terris de João XXIII, referiu-se à tragédia de Lampedusa.
Visivelmente emocionado, depois de uma breve pausa no seu discurso lido, improvisou: "A palavra que vem é a palavra 'Vergonha'". E continuou, acompanhado com o gesto da mão: "É uma vergonha".
Foi um momento denso, cuja emoção contagiou toda a Sala Clementina, onde se realizava o encontro.
Hoje, dia 04-10-2013, na Sala da Espoliação, em Assis, Papa Francisco, afirmou, recordando da enésima tragédia de Lampedusa, que o dia de hoje, é "um dia de pranto".
Veja o vídeohttp://migre.me/ghfEj








Nenhum comentário: