sábado, 30 de novembro de 2013

ACAFE : VESTIBULAR 2014 - GEOGRAFIA

VESTIBULAR ACAFE 2014
54- Coloque V para verdadeiras e F para falsas:

(    ) Uma das fontes da concentração de terras no Brasil nas mãos de poucos está na Lei de Terras de 1850.
(    ) A expansão do agronegócio no meio rural brasileiro tem aumentado a produção e provocado o êxodo rural.
(    ) O agrobusiness tem levado o conflito para  campo brasileiro, principalmente com o Movimento dos Sem Terras.
(    ) A questão agrária brasileira está praticamente resolvida com a distribuição de terras através da Reforma Agrária.
(    ) Um dos graves problemas do meio rural é o uso intensivo de produtos químicos e de sementes geneticamente modificadas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) F- F- V- F e V.                     (B) V- F- V- F e V.                    (C) V- V- V- F e V.                 (D) F- V- F- V e F.

55- “Podemos definir como um conjunto de bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade)”.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

(A) A diversidade biológica é maior nos ecossistemas que nos biomas.
(B) Biomas e ecossistemas são sinônimos, com características distintas.
(C) Pelo que se depreende do texto, nos diferentes biomas encontramos ecossistemas diversos, isto é, cada bioma pode conter vários ecossistemas.
(D) Os ecossistemas brasileiros apresentam maior diversidade biológica que os biomas.

56- Correlacione às regiões catarinenses com sua caracterização.

1
Planalto Norte
2
Planalto Sul
3
Meio Oeste
4
Nordeste
5
Sul

(    ) Porção do território ocupada a partir da expansão paulista, onde se desenvolve a atividade econômica da pecuária.
(    ) Região onde a ocupação eslava, proveniente do Paraná, faz-se mais evidente.
(    ) Área de forte desenvolvimento econômico, tendo como centro urbano principal a cidade de Joinville.
(    ) Região de ocupação recente (século XX), a partir da expansão de descendentes de gaúchos.
(    ) Polo econômico vinculado à indústria de transformação e ao extrativismo mineral.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) 4-5-2-1-3.               (B) 2-1-4-3-5.                (C) 3-4-1-5-2.               (D) 5-2-3-4-1.

57- “É comum um telefone celular ir ao lixo com menos de oito meses de uso ou uma impressora nova durar apenas um ano. Em 2005, mais de 100 milhões de telefones celulares foram descartados nos Estados Unidos. Uma CPU de computador, dois anos. Telefones celulares, computadores, aparelhos de televisão, câmeras fotográfica caem em desuso e são descartados com uma velocidade assustadora. Bem -vindo ao mundo da obsolescência planejada”.
A partir da leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.

(A) O padrão de sociedade citado é a “sociedade de consumo”, que teve seu início na sociedade americana com o “american way of life”  e cujo modelo se espalhou pelo mundo, atingindo todos os países.
(B) A mudança dos bens de consumo citados é um processo natural, decorrente do crescimento econômico e do aumento do poder aquisitivo da população.
(C) A obsolescência é planejada pelos próprios consumidores, que detêm o controle do consumo, bem como do padrão de qualidade dos produtos consumidos.
(D) A obsolescência de que fala o texto é o resultado de um modelo de consumo e de crescimento irracional, que leva a não sustentabilidade ambiental.

58- Analise as afirmações a seguir.

I- A chamada Primavera Árabe tem início com a morte do tunisiano Mohamed Bouazizi, que ateou fogo no próprio corpo, levando a uma mudança nos países de religião islâmica.
II- As redes sociais tiveram papel significativo nos movimentos sociais do mundo árabe, haja vista que nestes países há forte controle desses meios de comunicação.  
III- A queda de todos os governos do mundo árabe trouxe a democracia para esses países, que eram governados por ditadores.
IV- No Egito, a queda de Hosni Mubarak levou à realização de eleições após 30 anos de governo ditatorial.
V- Atualmente, no Egito, assistimos a conflitos entre os militares, os quais derrubaram o presidente eleito e aqueles que desejam o retorno de Mohamed Mursi.
Todas as alternativas corretas estão em:

(A) III- IV- V.                 (B) II- IV- V.             (C) I- II- III- IV.                   (D) I- II- IV- V.

59- Assinale a alternativa correta.

(A) As tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aumentaram exponencialmente a quantidade de informação ao mesmo tempo em que não significou aumento do conhecimento. 
(B) As redes sociais, como o face book, possibilitam a aproximação das pessoas, eliminando, assim, o isolamento que estas teriam sem a presença dessas redes.
(C) O desenvolvimento tecnológico pouco alterou a relação das sociedades com seus espaços geográficos.
(D) A produção de bens materiais pela atividade industrial sofreu alterações com as novas tecnologias, mas não alterou a relação de trabalho.

60- “As cidades são o principal local onde se dá a reprodução da força de trabalho. Nem toda melhoria das condições de vida é acessível com melhores salários ou com melhor distribuição de renda. Boas condições de vida dependem, frequentemente, de políticas públicas urbanas – transporte, moradia, saneamento, educação, saúde, lazer, iluminação pública, coleta de lixo, segurança. Ou seja, a cidade não fornece apenas o lugar, o suporte ou o chão para essa reprodução social. Suas características e até mesmo a forma como se realizam fazem a diferença”. Analisando o texto, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(    ) A cidade é um espaço complexo, onde diversos interesses estão em jogo: aqueles que dela necessitam para sua reprodução (os trabalhadores) e aqueles que dela retiram lucro (os capitalistas).
(    ) As políticas públicas podem melhorar a vida nas cidades, possibilitando aos que nela vivem uma maior qualidade de vida.
(    ) As políticas públicas citadas no texto se distribuem igualmente pelo espaço urbano de acordo com as condições salariais de seus habitantes, sendo a todos acessíveis.
(    ) O acesso a bens coletivos urbanos é uma forma de distribuição indireta de renda àquela parcela da população que tem na cidade o espaço de reprodução de sua força de trabalho.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) V- F- F – V.             (B) V- V- F- V.              (C) F- F- V- V.               (D) F- V- F- V.

GABARITO
54 – C
55 – C
56 – B
57 – D
58 – D
59 – A
60 - B


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei bastante dos exercícios, me ajudaram muito. Também adorei as bolhinhas que surgem quando o mouse se movimenta! :)