domingo, 24 de novembro de 2013

FUVEST 2013-2014 HUMANAS/ GEOGRAFIA

60- A formação do território brasileiro é fruto de um longo processo de povoamento.
Sobre a questão da disputa da atual área do estado do Acre,considere os itens:

I. Essa disputa foi basicamente com Bolívia,Peru, Paraguai e Equador.A maior área invadida pelos seringalistas era a do Paraguai, porém a mais rentável, na produção de borracha, era a da Bolívia.
II. A principal disputa foi  com a Bolívia, que reclamava da invasão de parte de seu território por seringalistas brasileiros.Tropas bolivianas e brasileiras, em conjunto, tentaram expulsar os seringalistas da área ocupada.
III. O Brasil indenizou a Bolívia e o Peru pelas terras invadidas por seringalistas brasileiros e se comprometeu a construir a ferrovia Madeira-Mamoré, para escoamento  e exportação da borracha pelos portos de Manaus e Belém.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

61- Considere o gráfico abaixo





















gráfico adaptado

Sobre o processo de urbanização, no Brasil, pode-se afirmar:
a) Intensa urbanização vem ocorrendo, como pode ser observado de 1950 a 2010, e tem sido acompanhada de um processo de metropolização e formação de regiões metropolitanas.
b) O grande salto no processo de urbanização de 1970 para 1991 deve-se ao rápido crescimento populacional das pequenas cidades nesse período.
c) A partir de 1991, as cidades médias passam a ter decréscimo populacional devido à grande concentração do setor industrial nas metrópoles nacionais.
d) Como processo de urbanização muito avançado(2010:84%), as regiões metropolitanas, que concentram mais de 50% da população total do País, passam a ter seus problemas de transporte ,água e esgoto controlados pela esfera federal.
e) A partir de 1970, as regiões metropolitanas foram definidas pelo IBGE,sob regime da administração federal, em decorrência de áreas conurbadas entre estados,como,por exemplo, a conurbação de São Paulo/Campinas -Rio de Janeiro.

62-
www.waseer.com
A imagem acima mostra a cidade de Grozni, em 1999.Seu aspecto geral é decorrente
a) do acidente com a usina nuclear de Chernobyl ,ocorrido anos antes, e que levou à evacuação e permanente abandono da cidade ucraniana.
b) dos seguidos ataques de terroristas da Al-Qaeda à Rússia, o que levou a uma pronta mobilização da OTAN em defesa do governo de Moscou.
c) do fato de o Afeganistão ter sido ocupado pelo exército soviético nos anos de 1980, o que levou a Rússia a se opor à ocupação de Cabul pelos Estados Unidos.
d) da desenfreada exploração mineira, levada acabo por grandes empresas na região do Cáucaso,
transformando centros urbanos da região em verdadeiras cidades-fantasmas.
e) dos pesados bombardeios impostos à cidade pelo exército russo, durante a guerra de independência da Chechênia.


63- 
Empregada em referência a regimes políticos do século XX ,a palavra “totalitarismo” refere -se mais comumente a
a) formas de governo amplamente desejadas pela maioria da população, dado o teor democrático e favorável ao livre pensamento de tal palavra.
b) formas de autoritarismo, nas quais o poder central do Estado é tão forte que se torna capaz de penetrar e controlar espaços da vida privada da sociedade.
c) sociedades governadas por ditadores que agem à margem da legalidade, sem códigos jurídicos ou
partidos políticos.
d) utopias de governo que, caso se realizassem, fariam triunfar relações sociais igualitárias e justas.
e) teocracias regidas por uma única religião,nas quais as diferenças culturais tendem a se submeter a esse elemento central.

64-

A imagem acima é típica

a) da febre cinematográfica que dominou a sociedade norte-americana na década de 1950.
b) da chamada“ArtePop”,surgida em meados do século XX.
c) da vertente artística conhecida como cubismo, na segunda metade do século XX.
d) das manifestações de protesto contra a Guerra do Vietnã, na década de 1960.
e) do culto estético à beleza, resultante dos grandes avanços da medicina em todo o mundo, na primeira metade do século XX.


65-
Considere as seguintes afirmações sobre globalização:

I. Uma característica bastante emblemática no fluxo dos capitais especulativos de curto prazo é que, em busca de alta lucratividade, esses capitais movimentam-se com grande rapidez pelo sistema financeiro mundial que está conectado online.
II. Os capitais especulativos são favoráveis à economia de um país, a longo prazo, pois as aplicações são direcionadas para a poupança interna desse país, permitindo sua estabilidade econômica.
III. Os grandes conglomerados financeiros possuem empresas coligadas que atuam em todos os setores das finanças, como investimentos, empréstimos, seguros, câmbios, e estão presentes nas principais economias do mundo.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

66-
A chamada Terceira Revolução Industrial, iniciada no final de 1970 e, ainda ,em andamento, deverá atingir seu maior desenvolvimento no decorrer do século XXI.
Dentre as várias mudanças que marcam tal período,podem-se citar:
a) substituição gradativa do petróleo por outras fontes de energia; os novos setores de vanguarda, como a informática, robótica, microeletrônica, biotecnologia, entre outros; e força de trabalho qualificada e flexível,com elevada escolaridade e que se recicla constantemente.
b) aumento do petróleo como fonte prioritária de energia; a revolução decorrente da informática em todos os campos; e aumento da mão de obra barata e desqualificada, em função da urbanização que se
iniciou, mundialmente,no atual século.
c) total substituição do petróleo e do carvão por energia solar e eólica; o predomínio da robótica na maioria dos setores; e avanço prioritário da força de trabalho qualificada e especializada de nível técnico (como torneiro mecânico,ferramenteiro).
d) aumento do petróleo como fonte prioritária de energia; os novos setores de vanguarda, como a informática, robótica,microeletrônica,biotecnologia,entre outros ;e aumento da mão de obra barata e desqualificada em função da urbanização que se iniciou, mundialmente,no atual século.
e) total substituição do petróleo e do carvão por energia solar e eólica; a revolução decorrente da informática em todos os campos; e avanço prioritário da força de trabalho qualificada e especializada de nível técnico(como torneiro mecânico,ferramenteiro).

67-
Segundo os dados do Censo de 2010, nas doze principais metrópoles brasileiras, mais de 13 milhões de pessoas se deslocam diariamente entre os municípios, para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades. O debate sobre a chamada crise de mobilidade ganha mais uma contribuição como estudo lançado pelo IPEA em que analisa o tempo de deslocamento casa-trabalho no Brasil, no período que vai de 1992 a 2009, a partir das diferenças entre as regiões metropolitanas,níveis de renda e sexo.
www. observatoriodasmetropoles.net.
Acessado em 28/02/2013.Adaptado.

Nos estudos dos principais movimentos internos, no Brasil, esses deslocamentos populacionais são denominados
a) emigração diária.
b) êxodo rural.
c) migração pendular.
d) migração rural-urbana.
e) migração inter-regional.

68-
Considere as assertivas sobre agricultura familiar e patronal, no Brasil:

I. Consiste em uma propriedade rural onde o trabalho, no geral, é realizado pelos membros da família, mas pode ocorrer contratação de mão de obra no mercado local.
II. Prevalece a mão de obra contratada e desvinculada da família do administrador ou do proprietário da terra.
III. Trata-se da agricultura voltada, prioritariamente, às necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e ao comércio de pequeno porte, nas cidades próximas.
IV. A produtividade é muito alta em decorrência da seleção de sementes, do uso intensivo de fertilizantes, do alto grau de mecanização,de silos de armazenagem, entre outros.

Identifique as assertivas relacionadas ao tipo de agricultura.
   
Agricultura Familiar
Agricultura Patronal

(A)
I e III
II e IV
(B)
I e II
III e IV
(C)
II e III
I e IV
(D)
II e IV
I e III
(E)
I e IV
II e III
                

69-
Decisão da Grécia, de construir um muro na fronteira com a Turquia para barrar o acesso de imigrantes ilegais ao território da União Europeia, provoca críticas de ONGs, que temem crise humanitária. Atravessam a fronteira por ano 130.000 imigrantes sem documentos legais, sendo que,em
2010, 36.000 ilegais foram detidos.
Folha de S.Paulo,26/10/2012.Adaptado.
Considerando a posição geográfica da Grécia no continente europeu e a situação política dos países de origem da maioria dos imigrantes, que procuram escapar da guerra e da pobreza, através da referida fronteira, é possível identificar alguns  países de emigração, como ,por exemplo,
a) Estônia, Romênia e Afeganistão.
b) Croácia, Polônia e Paquistão.
c) Síria, Paquistão e Afeganistão.
d) Romênia, Paquistão e Estônia.
e) Síria, Croácia e Polônia.

70-
Infelizmente, pode-se pintar,comum grau bastante alto de plausibilidade analítica, um quadro bem sombrio das perspectivas para os países da ex-Europa Oriental nos anos90: uma perspectiva em que o futuro pós-comunista é notavelmente parecido ao passado pré-comunista[...].O ano de 1989 poderia então surgir,aos participantes e aos historiadores, como um breve momento brilhante entre os
sofrimentos de ontem e os de amanhã. Timothy Garton Ash, Nós, o povo.São Paulo:
Companhia das Letras, 1990,p.164.

No trecho acima,o autor afirma que
a) a que dado comunismo na Europa não trouxe grandes mudanças para a maioria dos habitantes do continente.
b) em 1990, já era possível perceber, em partes da Europa, uma generalizada  nostalgia dos tempos do comunismo.
c) apenas historiadores e os participantes diretos dos acontecimentos de 1989 estavam inclinados a acreditar que tais acontecimentos foram benéficos para a Europa Oriental.
d) em 1990, era impossível vislumbrar o futuro da Europa libertada do comunismo, já que conflitivas versões sobre o futuro opunham participantes diretos dos acontecimentos a historiadores profissionais.
e) a queda do comunismo em países da Europa Oriental se fez acompanhar por resultados que, para seus habitantes, poderiam vir a criar condições de vida tão funestas quanto as anteriores.

71-
Segundo o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, todo ser humano têm direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
UNESCO/ONU. Acessado em 10/03/2013.
Alguns países, entretanto, ainda apresentam pesada censura ao direito explicitado no artigo 19, acima exposto.
Podem-se citar:
a) Cuba, Itália e Coreia do Sul.
b) China, Itália e França.
c) Cuba, França e Coreia do Sul.
d) Cuba, China e Coreia do Norte.
e) China, Afeganistão e França.

72-
Com base em estudos recentes, pode-se dizer que, no atual período técnico, científico e informacional, estruturou-se uma nova hierarquia urbana, no Brasil. Nesse contexto, ocorre
a) a concentração da produção industrial, em decorrência dos avanços tecnológicos, em locais com maiores incentivos fiscais, levando a uma total ruptura com as metrópoles nacionais.
b) uma relação em que a vila ou a cidade local pode se articular com o centro regional, com a metrópole  regional ou até mesmo diretamente com a metrópole nacional.
c) uma completa integração entre as cidades, em função da menor disponibilidade de renda, levando a uma hierarquia urbana mais rígida, devido ao acesso de novos bens e serviços.
d) a desconcentração das indústrias, que rumam para as cidades médias, levando a uma inversão nessa
hierarquia e fazendo com que tais cidades deixem de ter relações com os grandes centros.
e) uma relação em que os locais menores só se articulam com os maiores, seguindo o que se pode definir como perfeita hierarquia; assim, uma vila se relaciona com a cidade local, esta com o centro regional ou metrópole regional, e esta com a metrópole nacional.

73-
A União Europeia tem como importante característica uma população numerosa com bom poder aquisitivo e elevada escolaridade.
As imagens abaixo, entretanto,mostram dois problemas nesse bloco europeu.









imagens adaptadas/Fonte.notícias Uol.com.br

Tais problemas são,respectivamente,
a) extinção das aposentadorias e imigração legal.
b) não aceitação do voto feminino em alguns países e aumento do emprego formal para imigrantes ilegais.
c) envelhecimento da população e imigração ilegal.
d) extinção das aposentadorias e aumento da heterogeneidade de povos.
e) envelhecimento da população e aumento do trabalho formal para imigrantes ilegais.

74-
Considere as afirmações sobre os meios de transporte, no Brasil.
I. O apogeu do transporte ferroviário coincidiu com o auge do cultivo do café, estendendo-se do final do XIX até meados do século XX. Nas últimas décadas do século XX, as ferrovias continuaram a ser
construídas principalmente em áreas de projetos especiais, como, por exemplo, para o transporte de
minérios da Amazônia  até o porto de Itaqui (MA).
II. A partir dos anos 1980, foram elaborados vários projetos de navegação fluvial, que atualmente estão em sua fase final de construção e incluem canais artificiais, ligando a bacia do Prata (rios Paraná, Uruguai e Paraguai) com a bacia do Xingu, permitindo assim uma navegação fluvial de norte a sul do País.
III. No transporte interno, predominam as rodovias, que são bastante onerosas não só devido aos maiores custos de deslocamento de cargas por caminhões, mas também pelo precário estado de conservação das estradas, em geral. Nesse setor,ocorreu  a privatização de algumas de algumas rodovias com cobrança de pedágio e uso de parte desses recursos para sua manutenção.

Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III

75-
A China, na atualidade, tem várias áreas de conflitos, com diferentes povos, religiões e manifestações separatistas.A etnia dominante no país é a Han, e duas regiões autônomas, que têm embates com essa etnia dominante, agravados por conflitos pró independência, são:

a) Taiwan (minorias étnicas variadas);  Hong Kong (povo han de minoria taoísta).
b) Manchúria (povo malaio-mongol); Xinjiang (povo uigur de minoria muçulmana).
c) Mongólia Interior(povo mongol); Hong Kong (povo han deminoria taoísta).
d) Tibete (povo tibetano); Xinjiang (povo uigur de maioria muçulmana).
e) Taiwan (minorias étnicas variadas); Xangai (povo han de minoria taoísta).

76-
Observe a imagem e considere as afirmações abaixo.
imagem adaptada / Fonte :www.jornalnh.com.br 


I. Brasil e Argentina já discutiram inúmeras vezes os acordos no setor de calçados e de bebidas, entre
outros, mas sempre surgem fatos novos que desencadeiam manifestações negativas.
II. Essa imagem, de 2001, mostra uma manifestação contra a importação de calçados pela Argentina, e, após essa data, novos acordos foram realizados e debelaram totalmente o  problema.
III. Manifestações de protesto são exclusivas do setor de calçados e de bebidas, não ocorrendo problema em outras áreas de produção e serviços.

Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

77-
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que a Grã-Bretanha desistiu da "ameaça de entrar na embaixada equatoriana em Londres", para prender o fundador do site Wikileaks, Julian Assange. O Ministério de Relações Exteriores britânico enviou uma carta à embaixada que citava uma lei de 1987 que permitiria a suspensão temporária do status da embaixada e a invasão da polícia, mas negou que tenha feito uma ameaça .Correa diz que, agora, considera que as tensões diplomáticas entre os dois países chegaram ao fim. Assange está sendo processado na Suécia por acusações de estupro. Ele recebeu asilo político do Equador, mas pode ser preso, caso deixe a embaixada.
www.bbc.co.uk/portuguese.Acessado em 26/08/2012.
A notícia se relaciona com
a) a atual onda de violência observada nos países escandinavos, incluindo o recente massacre de civis
 ocorrido na Noruega.
b) conflitos históricos entre a Grã-Bretanha e países latino- americanos, envolvendo disputas pela posse de ilhas como Galápagos e Malvinas.
c) a retomada dos debates acerca da laicização de Estados como Grã-Bretanha e Suécia, nos quais o Vaticano tem-se empenhado.
d) as indefinições de jurisdição diplomática resultantes do  esvaziamento do poder dos Estados nacionais, típico da chamada“Globalização”.
e) o crescente poder da informação em uma sociedade de comunicação digital, transnacional e instantânea.

78-
Considere os dados:
Variações (%) de PIBs de economias emergentes em 2012

África do Sul 2,6          Hong Kong 1,6
Argentina 2,0                Índia 5,3
Austrália 3,4                Indonésia 6,3
Brasil 0,9                     Malásia 5,2
Chile 5,5                      México 4,0
China 7,8                     Paquistão 4,2
Cingapura 1,2              Rússia 3,4
Colômbia 3,8              Tailândia 5,8
Coreia do Sul 2,1        Turquia 2,7
Egito 2,2                     Venezuela 5,5
The Economist-IBGE.O Estado de  S.Paulo,02/03/2013.

Sobre os PIBs (2012) apresentados na tabela, pode-se afirmar:
a) A agropecuária é o principal componente do PIB de um país, sendo o setor industrial um complemento secundário na composição desse índice.
b) O PIB de um país é calculado a partir de um índice zero, como o IDH, portanto quanto mais próximo desse valor melhores as condições de renda dos habitantes.
c) Todas as economias cresceram acima de 1,0%, exceto a do Brasil, o que leva muitos analistas a descartarem a crise externa como responsável pelo desempenho brasileiro.
d) O PIB brasileiro explica-se pelo crescimento do setor agropecuário e do setor industrial, com uma situação interna de baixo desemprego.
e) Os países com os mais altos PIBs apresentam esses valores atrelados, prioritariamente, ao setor
agropecuário.

79-
Observe o mapa e atente para a legenda.

As negociações para a criação da ALCA foram iniciadas na I Cúpula das Américas, em 1994. O objetivo era implantar uma zona de livre comércio e esperava-se o encerramento das  negociações até o início de 2005 e a entrada em vigor  dos acordos, no final daquele ano, quando a ALCA deveria ser implantada.Entretanto, a resistência, principalmente, do Brasil e de seus sócios do Mercosul ao modelo de integração proposto, entre outros questionamentos, pôs fim às negociações.
Os países que compõem esse discutível bloco econômico estão representados por
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

80-
No Brasil, o Plano ABC (Agricultura de Baixo Custo) é uma linha de crédito rural criada para financiar ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa no setor.
Essa linha de crédito faz parte de um dos planos setoriais lançados na 15ª Conferência do Clima da ONU, em Copenhague,em 2009, quando o Brasil anunciou metas de reduzir suas emissões de gases-estufa até 2020.
Hoje, há necessidade de se mudar a lógica de como esse crédito rural é distribuído no País, pois, em geral, quem está mais organizado e informado tem acesso maior ao crédito.
Considerando que uma das preocupações é recuperar pastagens degradadas temos que responder as perguntas:
Onde está o maior efetivo bovino? Onde o pasto está mais degradado?
Estado de S.Paulo,26/01/2013.Adaptado.

Atualmente, alguns estados mais organizados e informados ficam com mais de 50% do crédito rural mencionado no artigo.Quanto aos estados que recebem menos de 50% desse crédito e que efetivamente respondem às perguntas finais do texto podem-se citar,como exemplo,
a) Minas Gerais.
b) São Paulo.
c) Mato Grosso.
d) Paraná.
e) Rio Grande do Sul.
GABARITO
60-D
61-A
62-E
63-B
64-B
65-B
66-A
67-C
68-A
69-C
70-E
71-D
72-B
73-C
74-C
75-D
76-A
77-E
78-C
79-D
80-C

Fonte : Fuvest Vestibular

Nenhum comentário: