domingo, 19 de janeiro de 2014

ENEM 2013 : NOTAS MÁXIMAS E MÍNIMAS.

InfoEnem



Posted: 18 Jan 2014 06:01 AM PST
Nesta sexta-feira (17), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação, divulgou as notas máximas e mínimas das provas objetivas do Enem 2013.
Antes de divulgar tais notas, esclarecemos que, como o desempenho dos candidatos no exame é atribuído através da complexa metodologia da TRI (Teoria da Resposta ao Item), a pontuação mínima nas provas objetivas nunca será 0 e a máxima jamais será 1000, como ocorre com a redação.
A maior nota registrada foi de 971,5 pontos, na prova de Matemática e suas tecnologias. Veja na tabela abaixo os desempenhos máximos e mínimos para cada uma das áreas.
Imagem: Reprodução / Educação UOL
Como explica o próprio presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa:
¨Os valores divulgados correspondem ao menor e ao maior desempenho dentre todos os participantes do exame, em cada área da prova. Os participantes que deixam a prova em branco ou erram todas as questões da prova recebem a nota mínima correspondente ao seu caderno de prova¨.
É importante o participante do Enem compreender que, par cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas pelo exame, as notas mínimas e máximas são diferentes. Isso ocorre porque os valores de mínimo e máximo dependem do nível de dificuldade das questões da prova. Como as questões não são as mesmas em cada edição, sempre haverá notas mínimas e máximas diferentes ao longo dos anos.
Além de considerar o nível de dificuldade das questões, a TRI também analisa a proficiência do candidato. Portanto, um candidato que acerta questões fáceis e médias e erra as díficeis provavelmente terá maior nota que aquele que acerta algumas díficeis e erra fáceis, pois nesse caso a metodologia identifica o acerto dos itens mais difíceis como ¨chute¨.
Para obter mais informações sobre o cálculo da nota do Enem, veja este Guia criado pelo Inep.


Apostilas Enem 2014 do infoEnem serão lançadas dia 28 de janeiro     Artigo Original: Divulgadas as notas máximas e mínimas do Enem 2013 Baixe gratuitamente os e-Books: Manual para o SiSU 2014 / Manual para o ProUni 2014

Nenhum comentário: