segunda-feira, 15 de junho de 2015

CRESCIMENTO POPULACIONAL : VESTIBULAR 100%

                                                     


PROJETO VESTIBULAR 100%                                                                     
COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan
Tema: Crescimento populacional 

01- A pirâmide de idade da população reflete uma dinâmica demográfica onde são verificadas importantes transformações na composição etária da nação, para efeitos de planejamento socioeconômico do país. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou através de dados coletados pelo Censo 2010 a nova pirâmide etária do Brasil.


Fonte:IBGE/Censo 2010, http://fernandonogueiracosta.wordpress.com.Acesso em 11/08/11
A respeito da atual pirâmide etária brasileira, é possível constatar que.

(A) a população brasileira vivencia uma transição demográfica com aumento significativo do crescimento vegetativo em âmbito nacional.
(B) é evidente a permanência de uma pirâmide etária com perfil típico de nações subdesenvolvidas, com predomínio no país da faixa etária composta por jovens entre 0 a 19 anos, como pode ser verificado em seu ápice.
(C) ocorrem uma dinâmica demográfica de redução da taxa de natalidade e um envelhecimento da população brasileira em ritmo acelerado, acarretando um alargamento do topo da nossa pirâmide de modo cada vez mais expressivo.
(D) os dados fornecidos pela atual pirâmide etária apresentam um país predominantemente senil em razão do aumento dos índices de fecundidade nas últimas décadas.
(E) a taxa de natalidade ainda é muito elevada no país, fato comprovado pelo predomínio do contingente demográfico jovem sobre a faixa etária da população adulta, compreendida entre 20 a 60 anos.

2. Rússia: Moscou bate recorde de natalidade. Segundo informação da vice-prefeita e responsável pela política social da capital, Liudmila Shvetsova, em agosto deste ano foram registrados em Moscou 12 mil nascimentos – um evento a ser comemorado no momento em que a Rússia, preocupada com o decréscimo de sua população, faz campanhas de natalidade.
Ainda de acordo com Shvetsova, em Moscou a natalidade está crescendo e a mortalidade diminuindo, resultado que tranquiliza a vice- prefeita, ela mesma incentivadora e participante de campanhas pelo aumento da população nacional. http://www.diariodarussia.com.br.  Relacionadas à notícia dada, considere as afirmações I, II e III.

I. O envolvimento do país em conflitos na região do Cáucaso, como na Chechência, Daguestão, Iguchétia e Estônia, foi responsável por um expressivo aumento nos índices de mortalidade do país, equivalente ao que ocorreu na Segunda Guerra Mundial.
II. A baixa natalidade, comum a diversos países europeus, é um fator que preocupa as autoridades do país em relação à sustentabilidade do sistema previdenciário e à reposição de mão de obra.
III. Além da questão socioeconômica,há questões étnico-religiosas,pois muitos russos se preocupam com o maior ritmo de crescimento demográfico entre minorias com religião islâmica, o que poderia acentuar conflitos e tensões já existentes no país. Dessa forma,

(A) Apenas I e II estão corretas.              
(B) Apenas II e III estão corretas.            
(C) Apenas I e III estão corretas.
(D) I, II e III estão corretas.                          
(E) Apenas I está correta.

3. Em uma aula de Geografia sobre a dinâmica da população brasileira, o professor apresentou dados do Censo Demográfico 2010. Segundo esses dados, o país atingiu um total de 190.755.799 habitantes, que se encontram distribuído pelos seus 8.514.876,599 km2, apresentando uma densidade demográfica média de 22,43hab./km2. Para ilustrar as informações, o professor mostrou aos alunos os mapas a seguir:

No decorrer da aula, a exposição sobre a dinâmica da população brasileira e a leitura dos mapas referentes à densidade demográfica e ao relevo do Brasil por regiões permitiu ao aluno concluir que

(A) a população encontra-se distribuída de forma desigual pelo território, sendo a Região Sudeste, onde predominam planaltos, a que apresenta maior densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao dinamismo econômico e à capacidade de atrair migrantes.
(B) os maiores índices de concentração da população ocorrem nas planícies localizadas no interior, onde se desenvolvem atividades do agronegócio que resultam, entre outros fatores, do processo de modernização agrícola.
(C) a distribuição da população pelo território ocorre de forma desigual, sendo a Região Nordeste, onde predominam planícies, a que apresenta menor densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao processo de ocupação desde o Período Colonial.
(D) os menores índices de concentração populacional ocorrem nos planaltos localizados na Zona Costeira, onde o processo de ocupação e o desenvolvimento econômico foram dificultados, entre outros fatores, pelas elevadas altitudes.

4. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a população de idosos no Brasil chegará a 20 milhões até 2030, o dobro da população atual. Além disso, o Brasil será o quarto país com maior crescimento no número de idosos até 2030, perdendo apenas para a China, Índia e Estados Unidos. Os motivos para o crescimento da população idosa podem ser atribuídos:

(A) ao aumento da População Economicamente Ativa (PEA).
(B) ao aumento da taxa de natalidade e à redução da taxa de mortalidade.
(C) à queda da taxa de natalidade e ao aumento da expectativa de vida.
(D) à melhora da qualidade de vida no país e ao alargamento da base da pirâmide etária brasileira.
(E) ao aumento da taxa de fecundidade e à redução da mortalidade infantil.

5. Sobre a demografia brasileira, assinale a alternativa incorreta:

(A) A taxa de fecundidade da população brasileira vem caindo consideravelmente há várias décadas. Este declínio é um dos mais rápidos e intensos observados entre os países mais populosos do mundo.
(B) O Brasil é um dos países mais populosos do mundo, sendo suplantado atualmente apenas pela China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
(C) Apesar de uma melhora na distribuição da população brasileira pelo território nas últimas décadas, a densidade demográfica nas cinco macro-regiões brasileiras ainda é heterogênea.
(D)A única região brasileira onde a população rural ultrapassa a população urbana no país é a Região Norte.
(E) O Brasil é hoje um país predominantemente urbano, de acordo com as últimas estatísticas populacionais, pois mais de oitenta por cento da população brasileira vive nas cidades.

6. O declínio da fertilidade no mundo é surpreendente. Em 1970, o índice de fertilidade total era de 4,45 e a família típica no mundo tinha quatro ou cinco filhos. Hoje é de 2,435 em todo o mundo, e menor em alguns lugares surpreendentes. O índice de Bangladesh é de 2,16, uma queda de 50% em 20 anos. A fertilidade no Irã caiu de 7, em 1984, para 1,9, em 2006. Grande parte da Europa e do Extremo Oriente tem índices de fertilidade abaixo dos níveis de reposição.                            (Carta Capital, 02.11.2011)
A queda da fertilidade em um país é responsável por novos arranjos demográficos, dentre eles

(A) o forte aumento das taxas de urbanização.                          
(B) a emergência de padrões de vida mais elevados.
(C) a mudança na composição etária da população.                  
(D) o aumento da expectativa de vida.
(E) a estabilização da densidade demográfica.

7. Antes do século 20, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos 7 bilhões de pessoas.
(http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.shtml Acesso em: 07.09.2011). Assinale a alternativa que completa o texto anterior.

(A) O crescimento da população deverá se refletir no processo de urbanização que poderá atingir 3/4 da população mundial em 2015.
(B) As maiores contribuições para o crescimento demográfico vêm dos países que estão na fase inicial da transição demográfica.
(C) Os principais responsáveis pelo crescimento populacional são os países que conseguiram reduzir as taxas de analfabetismo.
(D) O crescimento demográfico anunciado permitirá uma distribuição mais homogênea da população pelo espaço terrestre.
(E) O aumento da população esperado desmistifica a crença de que os países desenvolvidos apresentam baixas taxas de fertilidade.

8. Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes (IBGE - Popclock em 23 jun. 2010).
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil, ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.

(A) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.
(B) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
(C) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira se estabilizaram devido ao comportamento do saldo migratório.
(D) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.
(E) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período se deve ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.

9. Considerando que as pirâmides são gráficos que representam a estrutura de uma população distribuída por faixa de idade e sexos, observe as pirâmides 1, 2 e 3 e assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à interpretação das mesmas.

(   ) A base larga da pirâmide 1 indica uma alta expectativa de vida, que corresponde no geral aos países subdesenvolvidos, era a pirâmide típica do Brasil até o censo de 1980.
(   ) A pirâmide 2 indica que o país apresenta uma elevação da expectativa de vida e que a população passa por um processo de envelhecimento. Assemelha-se à pirâmide que o Brasil começa a esboçar a partir dos anos 1990.
(   ) A pirâmide 3 indica que o país apresenta uma baixa taxa de natalidade ao lado de uma baixa expectativa de vida, é a pirâmide típica dos países de economia emergente, a exemplo do Brasil e da Índia.
(   ) A pirâmide 1 indica que o país necessita fazer altos investimentos em educação e saúde para qualificar sua mão-de-obra jovem enquanto que a pirâmide 3 indica que o país enfrenta altos gastos com aposentadorias, assistência social e carência de mão-de-obra nativa. A sequência correta das assertivas é:

(A) F V F V.              
(B) V F V F.                
(C) V V V V.                
(D) F F F F.                  
(E) F F V V

10. Em 2010, o IBGE realiza o Censo Demográfico brasileiro, cuja aferição total só será concluída em 2012. Contudo, a realização dos últimos PNADs permitem afirmar sobre a população brasileira que nas últimas décadas:

(A) as taxas de natalidade e mortalidade caíram e, consequentemente, a de crescimento vegetativo aumentou.
(B) houve um aumento da taxa de mortalidade devido ao envelhecimento precoce da população brasileira.
(C) estão em curso os estreitamentos do meio e da base da pirâmide etária e o alargamento do topo.
(D) há uma encruzilhada demográfica motivada pela significativa redução do ingresso ao mercado de trabalho dos jovens entre as décadas de 2010 e 2030.
(E) houve um efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade e do aumento da expectativa de vida.

11. A estrutura demográfica brasileira caracteriza-se por:

(A) Aumento nas taxas de fecundidade e natalidade e aumento nos indicadores de mortalidade infantil, indicando aumento do crescimento vegetativo.
(B) Aumento da fecundidade, redução da expectativa de vida e aumento das imigrações, indicando crescimento da população adulta.
(C) Aumento da expectativa de vida, diminuição das taxas de fecundidade e de mortalidade e aumento da população com idade superior a 60 anos.
(D) Aumento da natalidade e da expectativa de vida, indicando crescimento demográfico significativo da população de 0 a 5 anos.
(E) Aumentos das emigrações, indicando a falta de perspectivas de vida e decréscimo na quantidade de população jovem e adulta.

12. O Brasil tem hoje, aproximadamente, 204.000.000 de habitantes. Sobre esse contexto populacional, que compreende grandes diversidades, podemos afirmar:
I. A expectativa de vida do brasileiro com mais de 65 anos vem melhorando nas últimas décadas.
II. O número de jovens de 0 a 15 anos apresenta menor crescimento na base da pirâmide etária.
III. Os estados mais populosos são os que têm a maior extensão territorial.
IV. O índice de fecundidade da população feminina, em idade fértil, tem apresentado dados cada vez mais elevados. Estão corretos apenas os itens:

(A) I e II.            
(B) I e IV.            
(C) III e IV.          
(D) I, II e III.              
(E) II, III e IV.

13- (UNICENTRO) Com base na evolução da pirâmide etária no Brasil em 1960, 2000 e 2010 e nos conhecimentos sobre dinâmica populacional, considere as afirmativas a seguir.
Observe as pirâmides a seguir e responda as duas próximas questões.

(Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2013.)

I. A transição demográfica brasileira está se concretizando na atualidade devido às altas taxas de natalidade e de fecundidade da população.
II. A pirâmide de 1960 apresenta um aspecto triangular, indicando que o percentual de jovens no conjunto da população era alto nessa década.
III. O envelhecimento de uma população representa a diminuição proporcional da população mais jovem do país, por isso, na pirâmide de 2010, a diferença da base para o topo foi reduzida.
IV. Os dados revelam a necessidade de maior investimento das políticas públicas nos setores da previdência e da saúde pública voltados para a terceira idade. Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
(B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
(C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
(D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
(E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

14- (UNICENTRO) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os fatores que explicam o envelhecimento da população brasileira.

(A) Aumento da taxa de fecundidade e declínio do crescimento vegetativo.
(B) Aumento da taxa de natalidade e redução da mortalidade infantil.
(C) Decréscimo da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida.
(D) Crescimento vegetativo acelerado e densidade demográfica elevada.
(E) Combinação entre aumento da fecundidade e declínio da mortalidade infantil.

15- (UFSC) Disponível em: Acesso em: 3 jul. 2013.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).(Total da somatória _______________)

01. Os romances  Helena  (Machado de Assis) e  Clarissa (Erico Veríssimo) foram escritos, respectivamente, nos séculos XIX e XX. Se compararmos a evolução demográfica da população brasileira desses períodos, ocorreram poucas alterações, pois desde o Império o Brasil já era considerado um país “maduro”.
02. Desde o final do século XIX, a subnutrição e a fome crônica foram erradicadas no Brasil, contradizendo a teoria malthusiana, segundo a qual a população cresce em progressão aritmética e os recursos alimentares em progressão geométrica.
04. Considerando o gráfico acima, infere-se que o número de mulheres é superior ao de homens, sobretudo a partir da faixa etária dos 25 anos, apesar de nascerem mais homens do que mulheres.
08. A queda das taxas de fecundidade em um país é responsável por novos arranjos demográficos, entre eles a mudança na composição etária da população.
16. Segundo o gráfico acima, o número de mulheres é superior ao de homens na idade adulta, o que significa que elas se inserem com maior facilidade no mercado de trabalho, sem sofrerem nenhum tipo de discriminação





GABARITO
01-C
02-B
03-A
04-C
05-D
06-C
07-B
08-B
09-A
10-E
11-C
12-A
13-E
14-C
15-12

Nenhum comentário: