quinta-feira, 16 de julho de 2015

ENEM 2014 : MEC DIVULGA NOTAS.

MEC divulga notas do Enem; mais de 500 mil tiraram nota zero na redação

Apenas 250 candidatos conseguiram tirar a nota máxima na redação.
Divulgação de notas teve atraso após ataque de hackers na página do Inep.

Giovana TelesBrasília, DF
O Ministério da Educação divulgou na terça-feira (13) o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que permite aos estudantes tentar uma vaga em universidades públicas, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada).
O que mais chamou a atenção foi a redação: 529 mil alunos ficaram com zero em redação neste Enem. Em 2013, foram 106 mil nesta situação.
250 candidatos tiraram a nota máxima. No Enem anterior, tinha quase o dobro.
Só no começo da noite foi possível ter acesso às notas individuais do Enem. O atraso, segundo o Ministério da Educação, foi provocado por ataques de hackers à pagina do Inep, instituto responsável pelo exame.
Na média geral, as notas aumentaram em ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e caíram em matemática e redação.
O ministro da Educação reconheceu em todos os níveis de ensino há muito o que melhorar, mas a pior situação é a do Ensino Médio.
“O diagnóstico frio que se faz no ensino público brasileiro é que se deixa muito a desejar. A gente tem muitos desafios e no infantil, no fundamental e do médio o maior desafio onde a gente tem as menores notas, a menor performance dos alunos é no Ensino Médio. Esse é sem dúvida nosso maior desafio”, afirma Cid Gomes, MEC.
Para Claudio de Moura Castro, economista e pesquisador em educação, é necessária uma reformulação profunda da grade curricular do ensino, e que hoje há excesso de conteúdo em sala de aula.
“Há disciplinas demais, conteúdos demais dentro de cada disciplina. Então, há uma indigestão de conteúdos e o rendimento é muito ruim. Além disso, o Brasil é o único país do mundo em que todo mundo tem que estudar as mesmas disciplinas no Ensino Médio”, aponta Claudio de Moura Castro, pesquisador em educação.
Agora, a expectativa é pela disputa das vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começa na segunda que vem, dia 19 de janeiro. Os estudantes que fizeram o Enem no ano passado poderão marcar dois cursos e mudar as opções quantas vezes quiserem até o dia 22 de janeiro.
Pedro quer fazer medicina e diz que vai ser uma semana de tensão, mas que vale a pena.  
“É que nem uma bolsa de valores. Você tem que ficar lá comparando toda hora para ver se você tem uma nota que tenha alguma diferença razoável. Estou muito ansioso”, conta o estudante Pedro Freire.
Fonte : Jornal da Globo

Nenhum comentário: