terça-feira, 21 de julho de 2015

TRÁFICO DE PESSOAS : SOMALIS PARA IÊMEN.

Tráfico de pessoas: Somalis são ludibriados e levados para o Iêmen em pleno conflito, segundo ACNUR

Sobreviventes da travessia do Golfo de Áden esperam por ajuda em praia do Iêmen. Foto: ACNUR/J. Björgvinsson
Sobreviventes da travessia do Golfo de Áden esperam por ajuda em praia do Iêmen. Foto: ACNUR/J. BjörgvinssonMilhares de pessoas têm caído numa armadilha ao embarcar para o Iêmen desde o começo do atual conflito, em março, de acordo os últimos dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Segundo o representante do ACNUR no Iêmen, Johannes van der Klaauw, a agência registrou aproximadamente 10.500 recém-chegados desde o início do conflito, em 26 de março, número composto por refugiados retornados e pessoas deixando conflitos em outras regiões.“Desde o começo do ano, mais de 37 mil refugiados e migrantes chegaram pelo mar, a maioria da Etiópia, Somália e outros países”, afirmou. “Muitos são enganados por traficantes, que os convence a faz a viagem dizendo que o conflito acabou e que o Iêmen está seguro”.
Ele acrescentou que as pessoas que fazem a travessia marítima se deparam com os riscos habituais dessa jornada – sequestros, ataques, afogamentos, exploração e assédio sexual. Para desencorajar as travessias, o representante afirmou que estão sendo feitas campanhas de informação pública em Puntland e Somaliland, assim como outros pontos de partida.
Devido ao atual conflito no Iêmen e consequentes limitações de acesso, o ACNUR e seus parceiros estão incapacitados de levar os recém-chegados a centros urbanos para receberem assistência. O número de iemenitas deslocados internamente quadruplicou desde o começo do conflito, e hoje está em aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. As maiores concentrações de deslocados internos estão em Hajjah, quase 299 mil, Al Dhale, 227 mil, e Áden com 184 mil civis.
 Fonte : ONUBrasil

Nenhum comentário: