sábado, 8 de agosto de 2015

MIGRAÇÕES : PROJETO VESTIBULAR 100% DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ

AULA DE REVISÃO : PROJETO VESTIBULAR 100%
DISCIPLINA : Geografia                                               
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan                                     
                                                                                                               
Tema:  Migrações
Objetivo: Identificar as etapas da migração no Brasil. Caracterizar as causas atuais da imigração no Brasil.

Datas do blog: 07/2010 – 09/2011 – 07/2012 – 07/2013. Aula no Geekie : Movimentos Migratórios

01- Uma antiga técnica defensiva para conter um fenômeno global do século 21
Como se fosse um castelo medieval cercado por hordas de bárbaros, a Grécia acaba de completar o primeiro trecho (14,5 km) de um fosso que blindará sua fronteira terrestre com a Turquia, na região da Trácia. [...] Quando estiver terminado, terá 120 km de comprimento - quase em paralelo ao rio Evros, que serpenteia entre os dois países - por 30 de largura e 7 de profundidade. O buraco será semeado de arame farpado, câmeras térmicas e sensores de movimento. Sobre o “fosso” mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta:

(A) Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos de Atenas e de Ancara, com vistas a minimizar os fluxos migratórios controlados por grupos organizados.
(B) Foi idealizado pela Frontex, a agência que gerencia o controle das fronteiras externas da União Europeia.
(C) Tem como objetivo estender para as fronteiras terrestres gregas o rígido sistema de segurança que esvaziou os campos de refugiados situados nas ilhas do Mar Egeu.
(D) É parte de um amplo programa de legalização da entrada de imigrantes, que já tornou a Grécia o país europeu que mais concede o estatuto de refugiado.
(E) Visa estancar o crescente fluxo de imigrantes ilegais que entram na União Europeia pela fronteira turco-grega.
2- Transições demográficas em curso nos diferentes países do Sul, inverno demográfico em certos países do Norte, envelhecimento da população, urbanização sem precedentes: eis o que desenha uma paisagem demográfica inédita. Soma-se a questão das circulações migratórias: 214 milhões de pessoas residem de modo permanente em um país diferente daquele em que nasceram – um número que não inclui nem refugiados nem deslocados.
Sobre o significado dos conceitos utilizados no texto acima para descrever a atual paisagem demográfica, leia as seguintes afirmações:

I. Transição Demográfica refere-se ao período de transição entre uma situação de elevadas taxas de mortalidade e de natalidade para um regime de baixa mortalidade e natalidade, em dado país ou região.
II. Inverno Demográfico refere-se a uma situação na qual a natalidade continua a diminuir no final da transição demográfica, em dado país ou região.
III. Urbanização refere-se ao crescimento absoluto da população que reside em assentamentos definidos como urbanos, em dado país ou região.
IV. Deslocado refere-se ao migrante que atravessa uma fronteira política internacional em busca de inserção no mercado de trabalho em um país estrangeiro. Está correto apenas o que se afirma em

(A) I, II e III.                  
(B) I e II.                  
(C) I, II e IV.                      
(D) I e III.                      
(E) I,II,III e IV.

3- Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas abaixo:
I. Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra.
II. Pode-se chamar de refugiados ambientais aos migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc.
III. O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA.
IV. A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades europeias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático.
V. O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.).
Assinale a opção que contem as afirmações corretas.
(A) I, II e III.        
(B) II, III e IV.              
(C) III, IV e V.                
(D) IV e V.              
(E) V e I.

4- As discussões sobre a migração começam tipicamente com uma descrição dos fluxos entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos, ou aquilo que por vezes é livremente – e inadequadamente – designado por fluxos de “Sul – Norte”.
Fonte: PNUD, Relatório de Desenvolvimento Humano 2009: Ultrapassar fronteiras: mobilidade e desenvolvimento humano.
Sobre as migrações no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.

I Como resultado da globalização, as migrações internacionais se tornaram mais numerosas do que as migrações internas.
II A maior parte das migrações internacionais ocorre entre países que possuem níveis semelhantes de desenvolvimento econômico, considerando-se os critérios da Organização das Nações Unidas(ONU).
III As taxas de emigração entre países de IDH muito elevado são, em média, superiores àquelas vigentes entre países de IDH baixo. Estão corretas:

(A) apenas as afirmativas I e II.            
(B) apenas as afirmativas I e III.            
(C) apenas as afirmativas II e III.
(D) apenas a afirmativa II.                    
(E) todas as afirmativas.

5- Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país de origem. Esse número engloba tanto os que deixam sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior — de forma legal ou ilegal —, quanto os refugiados. IMIGRANTES e refugiados.
Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2009. Adaptado.
Considerando-se as informações contidas no texto, é correto afirmar:

(A) O aumento da imigração ilegal da África subsaariana para a Europa está relacionado aos conflitos étnicos naquele continente e à expansão da economia europeia, registrada nos últimos cinco anos.
(B) O Brasil se tornou um país receptor de imigrantes sul-americanos devido ao bom desempenho de sua economia e da pobreza verificada nos países emigrantes vizinhos.
(C) A China, na última década, teve a emigração vetada à população, em consequência do desenvolvimento econômico alcançado, que determinou um aumento, cada vez maior, da necessidade de mão de obra.
(D) A Austrália vem tomando duras medidas contra refugiados e imigrantes ilegais, em função da exiguidade de seu território e da concorrência no mercado de trabalho.
(E) Os Estados Unidos, nos dias atuais, devido à crise econômica, apresentam-se como o país de maior emigração do globo.

6- Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.                                   ( www.adital.com.br.   Adaptado.)
O texto aborda a situação atual dos imigrantes
(A) turcos na Alemanha.                
(B) mexicanos nos Estados Unidos.                      
(C) brasileiros em Portugal.
(D) argelinos na França.                
(E) paquistaneses na Inglaterra.

7- O planisfério retrata um fenômeno muito significativo e cada vez mais preocupante no mundo globalizado. O movimento representado pelo sentido das flechas se concretiza por razões diversas, mas com repercussões importantes em grandes extensões do espaço geográfico. É mais provável que a situação representada no mapa seja:


(A) o movimento de terroristas responsáveis por atentados em áreas urbanas no hemisfério norte.
(B) a transferência de tecnologia referente ao uso de células tronco.
(C) os fluxos migratórios atuais.
(D) o comércio ilegal de armamentos nucleares.
(E) a produção e consumo de biogás.

8- Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade, tendo sido responsáveis pela formação dos diversos povos e, em certa medida, dos próprios elementos culturais que os caracterizam. Os grupos étnicos existentes só podem ser entendidos a partir da análise das migrações, considerando-se os choques e as assimilações culturais dos povos ao longo da história.
Com os deslocamentos populacionais, extensas regiões da Terra foram sendo ocupadas e colonizadas. O continente americano é um bom exemplo desse processo. Atualmente, as migrações internacionais tornaram-se um fenômeno nunca antes registrado em qualquer outra etapa da evolução humana. Milhares de pessoas cruzam as fronteiras entre os países todos os anos em busca de emprego, melhores salários, oportunidades de estudo, ou fugindo da violência de guerras e perseguições políticas e religiosas.
(LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 351). A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e migrações, pode-se afirmar:  (Total Somatória __________)
(01) As migrações internacionais, na atualidade, ocorrem, sobretudo, partindo dos países do Sul subdesenvolvidos para os do Norte desenvolvidos ou de países do Terceiro Mundo mais pobres para outros vizinhos com economias mais dinâmicas.
(02) O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial registra grandes fluxos migratórios, preferencialmente das áreas então consideradas super povoadas — Europa e Ásia — para as regiões consideradas como vazios demográficos — Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil e outros.
(04) A França recebe todos os anos uma legião de norte - africanos oriundos, principalmente, da Líbia e do Egito, fugitivos das secas da África Subsaariana, e trabalhadores de outros países, como paquistaneses, indianos e jamaicanos.
(08) O fluxo migratório para a União Européia (UE) e os Estados Unidos deverá diminuir nas próximas décadas, em razão do aumento das taxas de natalidade e do rejuvenescimento das populações dos países industrializados.
(16) O crescimento das migrações Sul/Sul se deve principalmente à criação, pela economia globalizada, de ilhas de prosperidade em regiões subdesenvolvidas, a exemplo da política migratória bem sucedida das monarquias petrolíferas do Golfo Pérsico.
(32) Os imigrantes muitas vezes enfrentam a rejeição da população e a repressão das autoridades, a exemplo do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, entretanto o Brasil, na contramão dessa tendência, tem sido condescendente com os trabalhadores bolivianos e paraguaios.
(64) Os trabalhadores japoneses, nisseis, chegaram ao Brasil em migrações sucessivas a partir da segunda década do século passado e, atualmente, representam a maior comunidade de estrangeiros do país.

9- Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
Refletindo sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:

(A) O ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
(B) Os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para coibir a movimentação, sobretudo de homens jovens.
(C) As propostas civilizatórias europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante todo o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.
(D) Os países europeus, em processo de transição demográfica e em plena fase de 3 Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes.
(E) A globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.

10- Os imigrantes brasileiros enviaram US$ 7 bilhões ao país a partir dos EUA em 2006, segundo estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) obtido pelo "Financial Times". Assim, os brasileiros só perdem para os mexicanos (US$ 23 bilhões em 2006) no ranking de remessas de latino-americanos para seus países de origem. Sem o dinheiro enviado pelos imigrantes, entre 8 milhões e 10 milhões de famílias viveriam abaixo da linha da pobreza.
Considerando as características dos movimentos demográficos atuais, analise as afirmações abaixo:

I) A fronteira mexicana e a Costa Oeste norte-americana revelam- se as principais portas de entrada dos imigrantes ilegais, assim como os países do Mediterrâneo o são para a Europa.
II) Imigrantes geralmente são essenciais para as economias desenvolvidas, pois servem como mão-de-obra barata e com poucos benefícios sociais e econômicos.
III) Apesar do surgimento de uma classe local de extrema direita, fortemente xenófoba e racista, nos países ricos, o imigrante do Terceiro Mundo pode ter papel importante na reversão do envelhecimento daquelas populações.
IV) Na realidade, o impacto da imigração ilegal pode ser sentido no elevado índice de desemprego dos países centrais, que é maior que nos países subdesenvolvidos, pois concorrem com os baixos salários pagos aos clandestinos. Estão corretas:
(A) apenas I.                              
(B) apenas I e II.                    
(C) apenas I, II e III.    
(D) todas as afirmações.            
(E) nenhuma das afirmações.

11- Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:
(A) Há uma efetiva desaceleração nas médias de crescimento populacional mundial, a despeito do fato de que a média mundial esconde diferenças como: ser muito baixa nos países ricos e ainda ser alta nos países pobres.
(B) As migrações estão inseridas nas tendências mundiais da população, e estão diminuindo. Os movimentos migratórios, em termos mundiais, têm se dirigido a países em desenvolvimento, como o Brasil.
(C) Em 2007, pela primeira vez na história mundial, ocorreu o fato de haver mais pessoas morando na zona urbana, do que na zona rural. O crescimento urbano ocorre de maneira mais acelerada nos países em desenvolvimento, onde tal processo deve agravar os problemas socioeconômicos próprios da urbanização.
(D) Há uma tendência de envelhecimento da população mundial. Isso se observa a partir da combinação entre crescimento vegetativo baixo e aumento da longevidade.

12- As migrações internacionais vêm ganhando um certo destaque no cenário mundial, já há alguns anos, ou seja, desde a década de 80 do século passado. Contribuíram para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana:

1) As desigualdades econômicas regionais.            
2) Os conflitos bélicos.          
3) A destruição do bloco soviético.
4) A formação de blocos econômicos.                      
5) A nova onda de epidemias.
6) O fim das divergências étnicas.
Estão corretas apenas:

(A) 1, 2 e 5.            
(B) 3, 4 e 6.              
(C) 1, 5 e 6.              
(D) 1, 2, 3 e 4.              
(E) 2, 3, 4 e 5.

13- Leia o texto seguinte, sobre a questão das migrações internacionais e dos refugiados.
Em relação ao passado, há pelo menos três fatores que modificaram a abordagem sobre a temática dos refugiados: o fim da guerra fria, os atentados de 11 de setembro e o acirramento dos fluxos migratórios internacionais (...) A queda do Muro de Berlim reduziu as razões ideológicas que estavam na origem do compromisso de alguns países em abrigar refugiados e refugiadas. Por sua vez, os atentados das Torres Gêmeas de Nova York provocaram um endurecimento das políticas imigratórias, inclusive aos solicitantes de proteção internacional. Finalmente, a intensificação dos fluxos migratórios, além de exarcebar medos e preconceitos xenófobos, contribui para dificultar os procedimentos de determinação da condição de refugiados.
O texto faz referência à questão dos refugiados e das migrações internacionais. Sua leitura permite-nos afirmar que:

(A) a queda do muro de Berlim e o atentado das Torres Gêmeas de Nova Iorque, por terem a mesma motivação ideológica, provocaram o endurecimento na concessão de asilo a refugiados.
(B) o compromisso de alguns países em abrigar refugiados durante a Guerra Fria decorria da orientação ideológica, por isso as concessões de abrigo ocorriam entre os países de um mesmo bloco político-ideológico.
(C) os preconceitos xenófobos contra refugiados decorrem do fato de que estes têm sido responsabilizados por ataques terroristas recentes, ocorridos em países receptores de migrantes.
(D) o aumento do fluxo migratório, baseado, sobretudo em razões de ordem econômica, fez endurecer as políticas de recepção, o que acaba se refletindo na redução de concessões de asilo a refugiados.
(E) com o fim da Guerra Fria e a redução dos conflitos armados, quase não há populações na condição de refugiados e sim migrantes econômicos que se “disfarçam” de refugiados para entrarem legalmente em outros países.

14- O processo de globalização, somado à ampliação do acesso a novas tecnologias de transporte e comunicação, ajudou a impulsionar novos deslocamentos populacionais a partir do final dos anos sessenta. Indique abaixo a resposta correta em relação a este tema.

(A) Os fluxos migratórios contemporâneos referem-se não apenas à chegada de orientais aos Estados Unidos, com destaque para os chineses, coreanos e japoneses, mas principalmente à chegada de turcos à Europa, em particular à Alemanha.
(B) Apesar de a tecnologia beneficiar os imigrantes atuais, pouca coisa mudou. Se comparados aos imigrantes que chegaram à América no século XIX, os atuais imigrantes estão sendo rapidamente incorporados ao mercado de trabalho formal, ocupando postos-chave dos setores industriais.
(C) O Brasil não mais recebe imigrantes, encontrando-se, portanto, excluído dos circuitos migratórios internacionais. Os últimos imigrantes que aqui chegaram foram os japoneses e coreanos, durante a Segunda Guerra Mundial.
(D) O Brasil continua recebendo imigrantes, embora em número bastante reduzido. Coreanos, bolivianos e chineses são exemplos de imigrantes recentes que chegam ao país à procura de trabalho e melhores oportunidades.
(E) O atual processo de emigração brasileira deve ser denominado “migração de retorno”. Os brasileiros estão sendo atraídos para aqueles países que, no final do século XIX, expulsaram para cá sua mão-de-obra, particularmente Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.

15- As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas.
(A) A desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida nos países ricos .
(B) O desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos.
(C) A competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos.
(D) O crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica nos países ricos.
(E) A crise fiscal nos países pobres e o interesse dos países ricos pelos salários baixos do migrante.

16- Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.

(A) Atração populacional.              
(B) Aumento das taxas de natalidade.              
(C) Crescimento vegetativo.
(D) Migrações populacionais.        
(E) Diminuição das taxas de mortalidade.

17- A partir da Segunda Guerra Mundial, as migrações internacionais passaram por importantes mudanças. Novas correntes migratórias foram surgindo, impulsionadas pelas condições existentes tanto nos países de origem quanto nos países de destino dos migrantes. Nesse quadro, os Estados Unidos foram se firmando como o país que mais recebe imigrante, o que o obriga a repensar seguidamente sua política imigratória.
A política imigratória em vigor nos Estados Unidos:

(A) Coíbe a entrada de imigrantes qualificados que disputam empregos no mercado de trabalho, que desde o esgotamento do modelo de desenvolvimento fordista, na década de 1970, está em crise.
(B) Atende às necessidades de mão-de-obra das fazendas do sudoeste do país e das atividades terciárias das cidades da Califórnia e controla as levas de clandestinos que entram pela fronteira com o México.
(C) Contém os fluxos de imigrantes oriundos dos países do leste europeu e dos países da Ásia, abalados pelos recentes conflitos internos que se originaram por razões étnicas, políticas e territoriais.
(D) Estimula a entrada dos "não-documentados", pois estes constituem uma importante parcela de mão-de-obra barata e apta para desempenhar as tarefas que os norte-americanos não estão dispostos a executar.
(E) Impede a entrada de clandestinos, acusados de tirar os empregos dos norte-americanos, mas atrai especialistas estrangeiros para atender às necessidades das empresas de alta tecnologia.

18- O mapa a seguir apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta:


(A) Uma parcela significativa dos migrantes que chegam à Região Nordeste é constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores.
(B) O elevado saldo migratório registrado na Região Centro-Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica.
(C) A Região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região.
(D) A Região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas após o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
(E) A Região Sudeste deixou de figurar como polo de atração de imigrantes, devido à estagnação dos espaços industriais nela situados.

19- Realidades, como essa da ilustração, sempre foram comuns no Brasil. Os fluxos migratórios internos determinaram a ocupação de grandes extensões de seu território. Nos séculos XVII e XVIII, a procura por metais preciosos levou paulistas e nordestinos a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a expansão do café pelo interior de São Paulo, chegavam levas de mineiros e nordestinos. No século XIX, o ciclo da borracha ajudou a povoar a região Norte por nordestinos. No século XX, as atividades agrícolas e industriais levaram ao Sudeste milhares de brasileiros de todas as partes, principalmente, nordestinos.
A respeito das migrações internas atuais, é INCORRETO afirmar que:

http://www.atirateprochao.blogspot.com

(A) Nos últimos anos, o Centro-Oeste foi a região que mais recebeu migrantes devido à expansão do agronegócio da cana-de-açúcar e aos investimentos destinados à implantação industrial, fruto da descentralização do Sudeste.
B) A Região Sudeste, grande atrativo de migrantes durante anos, já constata declínio migratório em razão do aumento do desemprego. Em 2005, atinge seu ponto mais alto de perdas, 269 mil moradores, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
(C) Os movimentos migratórios estão mais intensos dentro dos próprios estados, com o desenvolvimento de pólos industriais dentro e fora das grandes capitais.
(D) Os fluxos migratórios, muitas vezes, desestabilizam famílias que, sem condições de sobrevivência, abandonam suas regiões de origem sem perspectivas imediatas de satisfazê-las em outras áreas do país.
(E) A Região Nordeste mantém sua tendência histórica, pois ainda é a principal área de origem dos migrantes no Brasil.

20- A partir da década de 1970, agricultores brasileiros se mudaram para o Paraguai, atraídos pela oferta de trabalho e terra barata, ficando conhecidos pelo apelido de “brasiguaios”. O governo do Paraguai calcula que existam hoje cerca de 400 mil brasiguaios vivendo naquele país, o que inclui os filhos de brasileiros nascidos lá. Em determinadas regiões do Paraguai, a presença dos brasiguaios é geradora de conflitos, o que levou o Itamaraty a afirmar recentemente que talvez seja essa a situação mais difícil vivida por brasileiros no exterior.
Uma das razões desses conflitos é

(A) a disputa pela posse da terra para fins de exploração agrícola.
(B) a competição por garimpos visando à extração de ouro.
(C) a apropriação de terras onde prevalece o extrativismo da borracha.
(D) a exploração de minas de diamantes destinados a exportação.

21- Aproximadamente 300.000 brasileiros vivem fora do país, produzindo em terras estrangeiras. São agricultores que saíram para trabalhar além da fronteira, provocando tensão geopolítica entre o Brasil e o país vizinho. O país vizinho referido e os estados brasileiros que se limitam com esse país são:

(A) Uruguai – Rio Grande do Sul e Santa Catarina    
(B) Paraguai – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
(C) Argentina – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná
(D) Paraguai – Paraná e Mato Grosso do Sul
(E) Uruguai – Rio Grande do Sul e Paraná

22- (UEPA) Leia o texto para responder a questão.
 “As pessoas tendem a fugir quando sentem que suas vidas e comunidades estão sob risco. Assim, uma grande movimentação de populações pode ser um sinal de alerta para a ameaça ou a concretização de um genocídio”.
United States Holocaust Memorial Museum, Washington, D.C. Os Refugiados Hoje. IN: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/ article.php. Acesso em 14/09/2013.
A partir da análise do Texto e a compreensão de como a globalização tem gerado transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que alteram a dinâmica espacial das diferentes regiões do mundo contemporâneo, afirma-se que:

(A) O sucesso moral quanto à ajuda aos judeus e a outros grupos étnicos e religiosos que já fugiam da perseguição nazista antes da Segunda Guerra e a necessidade de lidar com as muitas pessoas deslocadas, sem ter para onde retornar, após a Guerra, explicam a expansão dos campos de refugiados no atual contexto de globalização mundial.
(B) A Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados classifica a situação desse grupo como responsabilidade dos governos locais, daí as organizações dos direitos humanos serem desfavoráveis à determinação de políticas internacionais para resolver os problemas gerados pelos refugiados.
(C) No contexto da globalização, refugiados são todas as pessoas que vivem em áreas periféricas de seus países e temem serem perseguidas por motivos étnicos, religiosos, de nacionalidade, de grupos sociais ou opiniões políticas e, por isso, temem valer-se da proteção de seu país de origem, necessitando da ajuda das organizações internacionais.
(D) A quantidade e a magnitude das crises de refugiados em todo o mundo – assim como a expectativa por ajuda – geralmente são menores do que a capacidade da comunidade internacional em auxiliar, o que explica o crescente número de refugiados concentrados em diversos locais do espaço geográfico mundial.
(E) Sempre que as populações correm risco, existem aqueles que tentam fugir para países mais seguros, porém os problemas relativos às respostas adequadas quanto à proteção dos direitos dos refugiados, tais como lugares seguros para viver e o fornecimento de ajuda em momentos de grande desordem mundial, são sempre garantidos.

23- (IFG) Observe a figura a seguir.


Acesso em: 27 out. 2013. Com base em seus conhecimentos relativos à temática apresentada na figura, é correto afirmar que:

(A) A crise econômica e a instabilidade política na Europa têm promovido a emigração forçada de europeus para outros continentes.
(B) Apesar de os recentes naufrágios ocorridos próximo à Itália evidenciarem a grave situação em que vivem milhões de africanos, as medidas apontadas pela União Europeia são relativas ao aumento da fiscalização nas fronteiras.
(C) Há necessidade de erguer muros e aumentar a fiscalização em todas as fronteiras, a fim de evitar as levas de migrantes africanos, que aumentam a violência nas cidades europeias.
(D) Os imigrantes africanos, em geral, ocupam postos de trabalho bem remunerados, tirando empregos dos europeus e reforçando o sentimento xenofóbico.
(E) Após superarem os desastres resultantes de séculos de colonização europeia, os países da África continuam a receber ajuda econômica das grandes potências, não sendo justificável a imigração clandestina.

24- (FMJ) Passava das 22 horas de 17 de setembro quando Condé Karouno, de 18 anos, recebeu o sinal. Depois de três meses de espera e duas tentativas frustradas, uma massa humana de centenas de imigrantes, como ele, correu montanha abaixo, saltou as valas escavadas na areia e se jogou sobre as grades que demarcam a fronteira entre Nador, no Marrocos, e Melilla, enclave da Espanha no Norte da África.
(O Estado de S. Paulo, 03.11.2013.)
Para combater o acesso ilegal ao continente europeu, a Espanha e outros países têm reforçado a repressão com a construção de barreiras em suas fronteiras. A partir da notícia, é correto afirmar que

(A) A intolerância aos imigrantes africanos é um sinal da inabilidade diplomática europeia, diferente do que ocorre, por exemplo, nas fronteiras sul-americanas.
(B) Os imigrantes africanos fogem da fome, da miséria e das guerras civis, sujeitando-se ao risco da travessia e da permanência ilegais em território europeu.
(C) Os fluxos oriundos da África são motivados pela busca de formação escolar sólida, deficitária nas regiões de fronteira e incentivada pelos países europeus.
(D) As barreiras possuem caráter simbólico e temporário, financiadas pelo governo marroquino até a melhora concreta em seus índices de desenvolvimento humano.
(E) O governo espanhol vê nas barreiras uma frente de investimentos no atual período de crise, ao ampliar postos de trabalho nas áreas de fronteira.

25- (UNITAU) Os Estados Unidos receberam, ao longo do século XIX e início do século XX, cerca de 45 milhões de imigrantes. Em relação às correntes imigratórias para os Estados Unidos, podemos afirmar que

(A) Ao longo do século XIX, entre os grupos imigratórios mais numerosos estão os mexicanos.
(B) Ao longo do século XIX, entre os grupos imigratórios mais numerosos estão os ingleses, os escoceses, os irlandeses e os alemães.
(C) Na década de 1930, aumentou a imigração para os Estados Unidos, em consequência do forte crescimento econômico americano.
(D) Durante a primeira guerra mundial, a imigração  Americana aumentou em consequência da entrada dos argentinos.
(E) No início do século XX, quanto à imigração nos Estados Unidos entre os grupos mais numerosos está o dos brasileiros, em especial os mineiros de Juiz de Fora.

26- (CEFET-MG) O descompasso temporal com que se deu a transição demográfica no bloco dos países com economias desenvolvidas e que vem se dando no das economias em desenvolvimento, coloca no mundo contemporâneo uma situação pelo menos paradoxal. O primeiro bloco, que concentra os maiores PIBs do mundo, enfrenta sérias dificuldades quanto ao declínio populacional. Já o segundo bloco, com grandes contingentes de população em idade produtiva, enfrenta sérias dificuldades de trabalho e emprego. BERQUÓ, Elza. Migrações internacionais – contribuições para políticas. Brasília: Co- missão Nacional de População e Desenvolvimento, 2001. (adaptado)
No contexto da dinâmica populacional recente, uma das estratégias praticadas pelos países desenvolvidos para a minimização dos efeitos do paradoxo identificado no texto é a(o)

(A) concessão de vantagens trabalhistas para incentivar a natalidade.
(B) transferência do processo produtivo para os países em desenvolvimento.
(C) regularização dos imigrantes ilegais para seu ingresso na economia formal.
(D) difusão generalizada de políticas para incentivo à migração de reposição.
(E) criminalização da prática demissional para controle da concorrência entre trabalhadores.

27- (UFRN) “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.
Disponível em http://bolivianosnobrasil.blogspot.com.br/2012/05/bolivianos-sao-comunidade-estrangeira.html. Acesso: 08  jul 2013.
Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

(A) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.
(B) corresponde a um processo de migração pendular.
(C) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.
(D) configura um processo de migração sazonal.

28- (UFPE) O segundo maior fluxo imigratório para o Brasil foi representado pela imigração italiana. Considere esse tema na análise das afirmações seguintes.

(    ) O período de maior entrada desses imigrantes no Brasil está compreendido entre 1891 e 1900. Os principais Estados de fixação dos imigrantes foram: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
(    ) A escassez de mão de obra, sobretudo para a cafeicultura, representou um forte fator atrativo para essa imigração ao Brasil, sobretudo na Região Sudeste.
(    ) Após a Segunda Guerra Mundial, a migração italiana passou a se dirigir muito mais para os países europeus do que para países fora do seu continente. Esse fato implicou uma redução considerável do número de imigrantes italianos para o Brasil.
(    ) Os italianos, em decorrência de aspectos particulares da cultura da Itália, tiveram grandes dificuldades de integração na vida brasileira. Muitos desses imigrantes preferiram voltar ao país de origem, sobretudo na década de 1940.
(    ) A partir da década de 1920, ocorreu uma intensificação nos fluxos imigratórios italianos para o Brasil, em decorrência da rígida política natalista de caráter fascista adotada por Mussolini.
(A) V, V, V, F e F.
(B) F, F, F, V e F.
(C) F, V, F, V e F.
(D) V, F, V, F e V.
(E) F, V, F, V e F.

29- (UFPE) Mudanças significativas ocorridas na economia do Brasil recentemente modificaram, de forma significativa, os fluxos migratórios internos no país. Sobre esse tema, considere as afirmações a seguir.
 (    ) Por conta da considerável melhoria dos padrões sociais e em face da política de transferência de renda para as áreas interioranas do Nordeste, particularmente o Agreste e partes do Sertão, os fluxos migratórios se dirigem, mais intensamente, para essas regiões.
(    ) Os movimentos migratórios internos são uma expressão de cenários nos quais as histórias familiares se misturam aos fenômenos econômicos e sociais de uma cidade ou de uma região.
(    ) Os empregos que estão atraindo mais trabalhadores para a Região Norte concentram-se na produção de minerais metálicos, principalmente alumínio e ferro, e no extrativismo mineral.
(    ) A Região Centro-Oeste, que se encontra em franca expansão econômica, em face do agronegócio, está sendo a que mais atrai imigrantes de outras regiões do país.
(    ) Em decorrência da transformação da economia de outras regiões brasileiras, constata-se que uma onda de migração de retorno vem acontecendo para a Região Sudeste, sobretudo a partir da década de 1990, reordenando o processo de urbanização.
(A) V, V, V, F e F.
(B) F, F, F, V e F.
(C) F, V, V, V e F.
(D) V, F, V, F e V.
(E) F, V, F, V e F.

30- (UESPI) "Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra Memória e Sociedade, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise.

(A) Do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais.
(B) Da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria".
(C) Da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.
(D) (Do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro.
(E) (Da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.

31- (UCB) Fluxo imigratório para o Brasil – Período: 1850-1930
Período de maior entrada de imigrantes no Brasil, pois a cafeicultura (a partir de 1830, o Brasil passou a ser o maior produtor do mundo) propiciava uma maior necessidade de mão de obra. Outros fatores favoráveis foram: a Lei Eusébio de Queirós (1850) que proibiu o tráfico de escravos, a disponibilidade de o fazendeiro cobrir despesas do imigrante no seu primeiro ano de trabalho, o custeio pelo governo da viagem do migrante até 1889, a abolição da escravidão em 1888 e a unificação do reino das duas Sicílias na Itália que, devido à concorrência do norte industrial com o sul agrícola, fez da emigração a alternativa dos italianos em 1868.
Os italianos constituíram o maior grupo de imigrantes que chegou ao Brasil de uma única vez. No entanto, a condição subumana em que eles viviam nas fazendas de café, fez com que o número de imigrantes italianos que chegavam ao Brasil diminuísse rapidamente no início do século 20.
Em 1875, muitos eslavos (bielo-russos, russos, ucranianos e poloneses) trouxeram sua contribuição ao povoamento do País, fixando-se principalmente no Paraná. Diante disso, não se pode esquecer que nos séculos 19 e 20, dentro da questão da imigração, também havia outras motivações claramente racistas: “branquear o Brasil” para “civilizá –lo
. Acesso em: 21/10/2013, com adaptações.
 A respeito do processo migratório para o Brasil, julgue os itens a seguir.

(    ) O segundo parágrafo do texto permite inferir que muitos italianos viviam sobre um regime de “escravidão branca” nas fazendas de café do Brasil.
(    ) Após a promulgação da Lei Eusébio de Queiroz, não houve mais entrada de negros africanos no Brasil, restando aos produtores agrícolas a contratação da mão de obra italiana.
(    )A colonização dos estados do sul do Brasil foi motivada pela necessidade de ocupar espaços vazios do território nacional e pela maior diversificação de produtos agrícolas e minerais na pauta de exportações do País.
(    ) A redução do fluxo migratório para o Brasil, a partir de 1930, tem uma relação direta com a lei de cotas de imigração, promulgada por Getúlio Vargas em 1934.
(    ) Atualmente, considerando o fluxo migratório internacional, o Brasil representa uma forte área de atração populacional. A economia dinâmica e a drástica redução das desigualdades sociais explicam esse fato.

(A) V, V, V, F e F.
(B) F, F, F, V e F.
(C) F, V, F, V e F.
(D) V, F, F, V e F.
(E) F, V, F, V e F.

32- (UNISINOS) Um dos fenômenos mais característicos da I República no Brasil é a imigração em massa. Entre 1881 e 1930, houve o ingresso de milhões de imigrantes no país. Os dois grupos mais representativos, em termos numéricos, durante esse período, foram

(A) italianos e portugueses.                
(B) portugueses e espanhóis.                
(C) espanhóis e alemães.
(D) alemães e japoneses.                  
(E) italianos e alemães.

GABARITO
01- E
02- B
03- A
04- C
05- B
06- B
07- C
08- 51
09- E
10- C
11- B
12- D
13- D
14- D
15- C
16- D
17- E
18- A
19- A
20- A
21- D
22- C
23- B
24- B
25- B
26- A
27- A
28- A
29- C
30- C
31- D
32- A

Nenhum comentário: