sábado, 22 de agosto de 2015

INDUSTRIALIZAÇÃO : VESTIBULAR 100% / PROJETO DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ.

AULA DE REVISÃO : PROJETO VESTIBULAR 100%            DISCIPLINA: GEOGRAFIA 
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan

Tema: Industrialização.
Objetivo: Identificar as principais características da industrialização brasileira.
Material de apoio: Geekie ( Industrialização)
Blog Geo-Conceição : Industrialização brasileira ( 10/2009) e Tipos de indústrias (06/2012)

01- (URCA) Sobre a indústria brasileira e sua distribuição espacial, assinale o que for correto.

(A) O Nordeste brasileiro, sem tradição industrial, embora com grandes cidades como Fortaleza, Recife e Salvador, não participa das atividades industriais brasileiras, pois as indústrias instaladas nestas cidades capitais são de bens de capital.
(B) A segunda maior área industrial brasileira é formada pelo Complexo do Carajás que inclui Manaus, Belém e São Luis, onde se encontra a maior concentração de indústrias de bens de consumo duráveis do Brasil.
(C) Um processo de desconcentração industrial ocorreu no Brasil beneficiando a região Norte que, com a criação do Mercosul, abriu um amplo mercado nos países do Cone Sul, e graças à densa rede de comunicações e de transportes, teve várias empresas nacionais e estrangeiras atraídas para essa região.
(D) O Centro-Oeste é uma região carente de indústrias, merece destacar a presença da agroindústria que está ligada ao setor petroquímico, devido a forte presença de poços de petróleo nesta região.
(E) A maior diversificação e maior concentração fabril do país ocorrem na capital paulista e arredores, o que se constitui no chamado ABCD paulista, que concentra hoje o maior número de empregos no setor secundário brasileiro.

02- (IFBA) De acordo com o gráfico e com base em seus conhecimentos a respeito do processo de desconcentração industrial no Brasil, é possível afirmar que


Disponível em: https://almanaque.abril.com.br/graficos_e_tabelas/Brasil. Acesso em: 09 de setembro de 2013.
(A) A desconcentração espacial das indústrias diminuiu no período entre 1996 e 2008.
(B) A região Sudeste foi a que menos sofreu redução no percentual de estabelecimento industriais.
(C) A desconcentração industrial no Brasil, no período entre 1996 e 2008, foi reduzida devido à baixa oferta de mão de obra qualificada fora das capitais.
(D) O aumento de 6,3% do total de indústria na região Sul, deve-se, em parte, a sua proximidade com os países do Mercosul.
(E) as regiões Nordeste e Centro-Oeste foram as que mais aumentaram seu percentual de indústrias no total do país.

03- (UFPE) Em relação ao tema ‘Industrialização do Brasil’, considere o que é afirmado a seguir, colocando V para verdadeiro e F para falso.
(    ) A abundante mão de obra e a disponibilidade de matérias-primas, em grande quantidade e variadas, foram alguns dos fatores responsáveis pela industrialização da Região Sudeste.
(    ) Foi no governo de Getúlio Vargas que a industrialização foi lançada de maneira mais eficiente. Esse presidente incentivou o nacionalismo e a criação de empresas estatais para que o país não dependesse muito do capital estrangeiro.
(    ) No governo de Juscelino Kubitschek, foi criado um Plano de Metas que dedicou muitos recursos para estimular o setor de transporte e de energia, que são fundamentais à produção industrial.
(    ) A atividade industrial no país, sobretudo a partir da década de 1940, caracterizou-se, ao contrário da atividade agrícola, pela marcante dispersão no espaço geográfico.
(    ) A redução das importações, em decorrência da crise econômica mundial e da 2ª Grande Guerra, favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira.
(A) V- V- F- F- V.
(B) F- F- F- V- F.
(C) F- F- V- V- V.
(D) F- V- F- V- F.
(E) V- V- V- F- V.

04- (UFAL) Leia os textos a seguir para responder a questão.
Texto 1
 No campo econômico, o governo estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador, passando a incentivar a expansão das atividades industriais, abriu linhas de crédito para a instalação de novos estabelecimentos e estimularam a criação de conselhos, companhias e fundações para debater a questão da industrialização e da produção industrial.
Texto 2
A economia também passou a estar diretamente subordinada ao presidente da República, que governava com o auxílio dos conselhos técnicos, o governo do Estado Novo deu muita importância à indústria nacional, para ajudar a desenvolvê-la, planejou a hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco, para o fornecimento de energia; fundou a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, em 1943. Sua importância foi muito grande, pois passou a fornecer aço à indústria nacional. Disponível em: http://keullysbraz.no.comunidades.net. Acesso em: 9 dez. 2013.
Os textos se referem a dois momentos distintos da Era Vargas, marcados, respectivamente, pelo (a).

(A) Combate a crise do café e implantação de multinacionais em território brasileiro.
(B) Busca de combustíveis fósseis e criação da PETROBRÁS.
(C) Recuperação do preço do café e abertura da economia aos produtos estrangeiros.
(D) Implantação da indústria de base e expansão da industrialização nacional.
(E) Processo de substituição de importação e implantação da base industrial brasileira.

05- (UEL) A construção da cidade de Brasília fez parte do processo desenvolvimentista dos anos 1950 liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek e seu vice, João Goulart. O projeto modernizante de JK assentava-se na política do “50 anos em 5”, que preconizava, entre outras coisas, dotar o país de uma infraestrutura suficiente para sustentar a industrialização.
Com base nos conhecimentos sobre a política econômica desse período histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.

(A) Disseminou o ensino técnico para todas as regiões do país, por meio dos institutos técnicos federais.
(B) Expandiu a construção de usinas hidrelétricas e abasteceu de energia o setor produtivo.
(C) Implantou a SUDAM, que realizou a modernização e a transformação da região amazônica.
(D) Priorizou a importação de veículos automotores para o país se inserir no mercado internacional.
(E) Privatizou a Companhia Siderúrgica Nacional, com a abertura do seu capital para investidores estrangeiros.

06- (ESPM) Com investimentos de US$ 50 bi, Nordeste vira rota de grandes empresas Já se foi o tempo em que as belas praias impulsionavam quase solitariamente a economia do Nordeste. Nos últimos anos, a região deixou de apenas atrair turistas e passou a ser receptora também de investimentos de peso, ajudando os Estados a se industrializarem.
Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/ redacao/2013/02/19/com-investimentos-de-mais-de-r-100- bi-nordeste-vira-rota-de-grandes-empresas.htm. Acesso: 01/08/2013. Comprovam a informação fornecida na matéria:

(A) A ampliação da rede hoteleira em Alagoas com a conclusão do complexo de Sauípe.
(B) A consolidação da agroindústria e setor sucro-alcooleiro no sul da Bahia.
(C) A instalação de uma indústria automobilística em Sergipe e Rio Grande do Norte.
(D) a instalação de complexos industrial-portuários em Pecém (CE) e Suape (PE).
(E) A migração da indústria siderúrgica do Sudeste para o Nordeste.

07- (UNITAU) Desindustrialização significa a redução da participação na geração de riquezas da indústria em relação a outros setores da economia. “A participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB) foi de 13,3% em 2012, retrocedendo ao nível que o setor tinha na economia em 1955, antes da implantação do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. Mantida as atuais condições de crescimento, essa participação deverá cair para 9,3%, em 2029”. (O Estado de São Paulo de 28/08/2013) Sobre isso, NÃO podemos afirmar:

(A) A desindustrialização é preocupante, pois os efeitos de encadeamento para frente e para trás são mais fortes na indústria do que nos setores agrícolas e de comércio.
(B) A desindustrialização é preocupante, pois grande parte do processo de inovação tecnológica que ocorre na economia é difundida a partir do setor manufatureiro.
(C) A desindustrialização pode provocar maior desequilíbrio na balança comercial brasileira, com o aumento das importações.
(D) A desindustrialização é um fenômeno que tem impacto negativo sobre o potencial de crescimento de longo prazo, pois reduz a geração de retornos crescentes, diminui o ritmo de progresso técnico e aumenta a restrição externa ao crescimento.
(E) A desindustrialização é um fenômeno exclusivo dos países em desenvolvimento, como o Brasil.

08- (UNICAMP) Nos anos 1990, foi retomado o incentivo específico à indústria automotiva, tendo como foco a descentralização geográfica. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2012 havia 53 fábricas em 9 Estados. Estas fábricas pertencem a 26 empresas que fabricam automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus (9 produzem carros de passeio). Com 3,3 milhões de unidades produzidas, o Brasil é o sexto maior produtor do mundo.
(Adaptado de Fatia da indústria automobilística no PIB cresce 45,6% em 11 anos, em http://economia.estadao.com.br /noticias/economia-geral. Acessado em 05/05/2013.)

a) A partir dos anos 1990, a distribuição geográfica da indústria automotiva no Brasil desencadeou uma forte tensão nas relações entre Estado, mercado, sociedade e território, que ficou conhecida como “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares”. Explique o que é a guerra fiscal ou dos lugares.
 b) Além de São Paulo, berço tradicional da indústria automobilística brasileira, indique outros três Estados que possuem esse tipo de indústria.

09- (UERJ) Acompanhando uma tendência mundial, a partir dos anos 1970, houve uma série de mudanças na localização das atividades industriais brasileiras, como representado, por exemplo, no mapa do estado de São Paulo.
 

Indique duas causas para a desconcentração industrial nesse estado e duas consequências desse processo para a região metropolitana paulista.

10- (UDESC) Analise as proposições sobre o contexto histórico brasileiro a que se relaciona a expressão “nacional-desenvolvimentismo”.
I. A expressão está relacionada a Juscelino Kubitschek (1956-1961) e à política de modernização do país levada a cabo em seu governo.
II. A expressão está relacionada ao governo Collor (1990-1992) e ao plano econômico que se baseava na contenção da inflação, na redução do Estado e na livre concorrência do mercado.
III. A expressão está relacionada ao governo de Castelo Branco (1964-1966) e a sua execução, considerada moderna e avançada, era baseada na contenção de salários, no corte dos gastos públicos e no aumento de impostos.
IV. A expressão traduz um conjunto de ideias em que o Estado nacional independente formula políticas industriais modernizadoras com o objetivo de alcançar o desenvolvimento da nação. O Plano de Metas é a concretização dessa política.
V. A expressão traduz um conjunto de ideias em que o Estado nacional adota a política do “Estado mínimo”, o que significa dizer que é o próprio mercado que regula o crescimento econômico, sem a intervenção do Estado. Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
(B) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
(C) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
(D) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
(E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

11- (UCPEL) Em 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil e prometeu uma gestão desenvolvimentista sob o slogan “cinquenta anos em cinco”. Esse projeto de governo foi denominado Plano

(A) Brasília.
(B) Salte.
(C) das Reformas de Base.
(D) de Metas.
(E) de Desenvolvimento Econômico.

12- (UNICAMP) No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:

(A) investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.
(B) investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.
(C) investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário da região.
(D) investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.

13- (FGV-RIO) Leia o seguinte texto:
Embora muitos estudos tradicionais tenham afirmado que os mecanismos de mercado favorecem a concentração das atividades econômicas (ao menos nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um país), e ainda que essa concepção esteja basicamente correta, a tese apriorística de que as reformas dos anos 1990 iriam bloquear ou mesmo reverter o processo de desconcentração por ampliarem o papel das “forças de mercado” nas decisões de localização de investimentos mostrou-se falha. Os dados mais atualizados revelam que o erro dos especialistas ao prever o “esgotamento” ou a “inflexão” do processo de desconcentração industrial brasileira se deveu principalmente à importância excessiva que conferiram a um pequeno número de fatores que intervêm na dinâmica espacial desse setor, sobretudo a crise de planejamento regional e as tendências de aglomeração associadas ao novo paradigma técnico e econômico em construção.
Diniz, L. L. F. Para onde irão as indústrias? A nova geografia da industrialização brasileira. In: Albuquerque, E. S. de (org.) Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 286-287
Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que é coerente com os argumentos apresentados no texto.

(A) A concentração espacial das atividades industriais é resultado da crise do planejamento regional.
(B) No Brasil, a dinâmica espacial da indústria obedece apenas aos mecanismos de mercado.
(C) Os dados mais atualizados revelam que o processo de desconcentração da atividade industrial brasileira ainda está em curso.
(D) Na década de 1990, ocorreu o esgotamento do processo de desconcentração da atividade
industrial brasileira.
(E) As reformas econômicas realizadas na década de 1990 foram decisivas para reverter a tendência de concentração espacial das atividades industriais.

14- (FGV-SP) O conhecimento da industrialização no Brasil, isto é, das formas particulares da industrialização no Brasil, deve estar, explícita ou implicitamente, apoiado na análise das relações entre o café e a indústria. E a análise correta dessas relações é impossível se considerarmos café e indústria como elementos opostos. É indispensável reunir café e indústria como partes da acumulação de capital no Brasil; mais precisamente, como partes das novas formas de acumulação cuja formação encontra as suas origens na década de 1880 a 1890. (Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)
No contexto do Brasil da passagem do século XIX para o XX, acerca das relações entre a produção cafeeira e a indústria, é correto considerar que:

(A) O avanço da produção industrial foi inversamente proporcional ao crescimento da produção cafeeira, uma vez que a entrada de recursos derivada da exportação de café era reaplicada apenas na produção cafeeira.
(B) A ampliação do trabalho livre permitiu que parcelas dos capitais acumulados fossem investidas nas atividades industriais, desse modo, a economia cafeeira e a indústria fazem parte de um mesmo processo de desenvolvimento.
(C) Os empresários ligados à produção e exportação do café tinham representação política hegemônica e seus interesses eram defendidos pelo Estado brasileiro, que impedia a inversão de capitais cafeeiros na indústria.
(D) Os interesses dos cafeicultores e os dos industriais eram excludentes, visto que, com a expansão cafeeira, as maciças exportações desse produto atrapalharam os investimentos na indústria.
(E) A exportação cafeeira atrelou o comércio externo brasileiro às importações de produtos industrializados da Europa e dos Estados Unidos, impedido o desenvolvi- mento da indústria no Brasil antes de 1930.

15- (IFBA) O Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Um clima de otimismo e euforia cerca o país. Esse clima, no entanto, esconde um processo que ocorre internamente desde pelo menos o início da década de 1990, a chamada “desindustrialização”. A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos sobre o processo da industrialização no Brasil e no mundo, analise as alternativas que seguem.
I. A atual organização do espaço industrial brasileiro se evidencia enquanto uma instância social do processo de internacionalização da economia na fase monopolista do modo de produção capitalista que é comandada pelas intervenções territoriais dos estados nacionais.
II. A diminuição do valor adicionado da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) vem acompanhada da queda na participação do emprego total, seguida da flexibilização das relações sociais trabalhistas que se expressa atualmente através da terceirização do contrato social do trabalho.
III. A ampliação dos mercados internacionais estimulou o crescimento e a diversificação da industrialização brasileira, ao mesmo tempo em que houve um processo de intensificação da divisão territorial do trabalho pela tecnificação da produção que vem favorecendo a concentração espacial da indústria no sudeste brasileiro.
IV. A guerra fiscal que se deflagra entre os municípios na oferta de vantagens competitivas à territorialização das multinacionais no espaço brasileiro vem possibilitando a descentralização espacial da indústria e, consequentemente, o desenvolvimento local com a superação das fragmentações e hierarquizações regionais.
V. Os avanços das tecnologias energéticas possibilitaram uma maior fluidez espacial do capital internacional que vem impulsionando profundas transformações nos territórios e nas paisagens geográficas, sendo assim reescrita a geografia das indústrias no mundo e no Brasil.

Disponível em: http://profalexandrealmeida.files.wordpress.com/ 2012/03/120688641.gif?w=640. Acesso em 13 de julho de 2012.
Estão corretas as alternativas

(A) I, II e III
(B) I, II e V
(C) II, III e IV
(D) II, IV e V
(E) III, IV e V

16- (UNICENTRO) Sobre a distribuição regional das indústrias, no Brasil, assinale a alternativa correta.

(A) Ainda se observa uma nítida concentração industrial na região Sudeste, sendo este um reflexo das desigualdades sociais e econômicas que marcaram a evolução política e econômica do País.
(B) Os ciclos do ouro e da cana-de-açúcar desencadearam, respectivamente, os processos de industrialização das regiões Sudeste e Nordeste.
(C) A liberação da mão de obra escrava, no estado de São Paulo, foi importante para o desenvolvimento da indústria local, pois os negros livres engajaram-se no processo industrial, constituindo a mão de obra principal do setor secundário.
(D) A região Centro-Oeste destaca-se pela indústria pesada, ligada à construção de barragens e pela indústria aeronáutica, sediada em Brasília.
(E) Por razões históricas, a indústria nordestina desenvolveu- se principalmente no sertão semiárido, pois o litoral úmido manteve o perfil da economia agrária agroexportadora de cana-de-açúcar.


GABARITO
01- E
02- D
03- E
04- E
05- B
06- D
07- E
08- Ver abaixo
Resposta questão 8
a) A guerra fiscal ou dos lugares é uma competição de municípios entre si de Estados entre si para atrair investimentos, utilizando-se de isenções fiscais, doações de terrenos, oferta de infraestruturas, alterações de leis (inclusive trabalhistas), entre outras facilidades negociadas entre os poderes públicos e as empresas.

b) Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Amazonas.

09- Ver abaixo
Resposta questão 9
Duas das causas:
• guerra fiscal
• aumento dos custos ambientais
• ampliação de impostos nas grandes cidades
• aumento do preço da terra nas áreas centrais
• problemas de tráfego na região metropolitana
• busca de áreas com fraca organização sindical
• aumento dos custos dos serviços públicos urbanos
Duas das consequências:
• incremento do setor terciário
• extinção de postos de trabalho
• aumento da taxa de desemprego
• processo de desmetropolização, ou seja, crescimento lento em relação às cidades de porte médio do interior
• mudança do destino das correntes migratórias, voltadas agora para o interior do estado e para o retorno de nordestinos a seu estado de origem
10- C
11- D
12- B
13- C
14- B
15- B
16- A

Nenhum comentário: