quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CLIMA E HIPSOMETRIA DE SANTA CATARINA - VESTIBULAR 100%.

AULA DE REVISÃO DO PROJETO DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ
DISCIPLINA : GEOGRAFIA 
PROFESSORA :Conceição Aparecida Fontolan


Tema: Altitudes e Climas de Santa Catarina / Maio 2012 Climas SC e maio 2012 Picos culminantes

01- As grandes cidades constituem o ambiente onde as intervenções humanas como desmatamento, deslizamentos, edificações, canalização de rios,diferentes poluições oriundas da indústria e dos carros, dentre outras,acabam gerando inúmeros efeitos sobre o meio ambiente. Sobre os fenômenos atmosféricos, assinale a alternativa correta.

(A) O microclima surgido nas cidades é decorrente das condições meteorológicas originadas nas áreas rurais que são levadas pelos ventos para os centros urbanos.
(B) A ilha de calor é um fenômeno resultante das alterações humanas nas grandes cidades (ausência de verde, asfaltamento de ruas, concreto dos edifícios, etc.), as quais resultam em temperaturas médias maiores do que as do seu entorno.
(C) A inversão térmica é um fenômeno climático típico das grandes metrópoles que aparece quando a camada de ar frio se forma sobre uma de ar quente, gerando uma corrente ascendente de ar que leva embora os poluentes.
(D) O efeito estufa é um fenômeno meteorológico restrito às áreas urbanas e causado por alguns gases, como o dióxido de carbono, responsáveis pela elevação anormal das temperaturas.

02- As recentes cheias em áreas da região Norte do Brasil, e as secas em áreas do Nordeste (abril e maio), evidenciam dois tipos climáticos diferentes, os quais estão numerados no mapa a seguir por 1 e 2.

Fonte\; Magnoli, Demétrio Araujo, Regina. Geografia: A construção do mundo Com base na classificação de A. Strahler e considerando o exposto acima é correto afirmar, exceto:

(A) As características do clima na região assinalada por 1 são de médias térmicas elevadas, baixa amplitude térmica e chuvas abundantes ao longo do ano, podendo ocasionar cheias como essas que chegam a trazer transtornos para a população ribeirinha em alguns rios da bacia Amazônica.
(B) O número 1 corresponde ao clima equatorial da convergência dos alísios e o número 2 ao clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade da ação das massas de ar.
(C) As secas prolongadas do clima do sertão, indicado pelo número 2, acarretam sérios problemas sociais, sobretudo para as camadas mais pobres da população que sofrem com as altas temperaturas e pluviosidade escassa e irregular.
(D) O clima tropical semiárido da região de número 2 é decorrente da ação constante ao longo de todo o ano da Zona de Convergência Intertropical, cuja característica principal é a ausência de umidade e, portanto, a seca.

03- “A estiagem que atinge Santa Catarina já provocou prejuízo de R$ 777 milhões à agricultura catarinense, segundo levantamento da Epagri/Cepa. A perda é resultado da escassez de chuva verificada no Estado desde o mês de novembro”.
Santa Catarina sofre constantemente com fenômenos meteorológicos severos, a exemplo do furacão Catarina em 2004, as enchentes de 2008, e agora com as secas, como aponta o texto acima. Sobre este último fenômeno é correto afirmar, exceto:

(A) A escassez de chuvas no período de novembro/2011 a abril/2012 é fruto do encontro das massas de ar Tropical continental e da Equatorial continental, ambas secas, que ficaram estacionárias naquela porção do estado catarinense durante todo o período acima citado.
(B) La Niña é apontado pelos meteorologistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina/CIRAM como um dos principais responsáveis pela estiagem.
(C) O fenômeno La Niña intensifica os bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, inibindo a chegada de frentes frias no estado de Santa Catarina.
(D) O Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina são as regiões que mais sofreram os efeitos da estiagem e os prejuízos foram elevados, sobretudo àqueles relacionados à safra de grãos (milho, soja e feijão) e à produção de leite.

04- O Brasil, país privilegiado com relação à disponibilidade de água, tem esse elemento natural distribuído de forma irregular e sofre, apesar da abundância, com a escassez de água potável em alguns lugares. Sabedora da sua importância, a sociedade, de maneira geral, pouco faz no sentido de evitar os desperdícios e a poluição. Sobre a água é correto afirmar, exceto:

(A) Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome, correspondem a 98% do percentual de cerca de 2,5% de água doce do mundo, sendo que daquele percentual a maior porção de utilização é destinada ao consumo humano; daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos.
(B) No âmbito do MERCOSUL misturam-se duas fontes aparentemente inesgotáveis de água: os rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que constituem a bacia do Prata, e o Aquífero Guarani, uma das grandes reservas de água subterrânea do mundo.
(C) A poluição hídrica é um fator preocupante e ela ocorre por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos,dentre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.
(D) A bacia hidrográfica do Amazonas corta a floresta Amazônica, patrimônio ecológico e econômico da humanidade; está localizada numa região onde os recursos genéticos, minerais,madeireiros, energéticos e aquíferos geram disputas entre razões ecológicas e razões do capital.

05- “A responsabilidade não é apenas do clima adverso. As inundações que se registram, ciclicamente, no Vale do Itajaí, têm seus efeitos devastadores potencializados pela imprevidência e omissão dos poderes públicos. A própria sociedade tem sua parcela de culpa,...”  Fonte: Editorial: Diário Catarinense, 18 de setembro de 2011
Os deslizamentos em épocas de chuvas prolongadas acarretam sérios problemas em várias partes do Brasil. Um caminho a ser percorrido para enfrentar esses problemas é através da educação ambiental, enfocando a dinâmica da natureza. Nesse sentido, a cobertura florestal tem um papel importante nas encostas e ele é cumprido por meio dos atributos abaixo, exceto:

(A) Impede o impacto das gotas, através da copa e do manto de restos vegetais que cobrem o solo.
(B) Retira por absorção e devolve à atmosfera através da transpiração a água da chuva infiltrada.
(C) Retém a maior quantidade de chuva através da absorção pelas raízes, ficando esta água armazenada no caule das árvores.
(D) Os restos de vegetais e raízes dificultam sobremaneira a ação erosiva das águas pluviais.

06- Observe atentamente o mapa do Brasil. A dinâmica regional brasileira impulsionada pelo Sudeste fez com que surgisse uma proposta de divisão do país em três complexos regionais, conforme explicita o mapa. Sobre ela é correto afirmar, exceto:

  (A) O Nordeste, indicado pelo nº 2, abrange sub-regiões diferenciadas, como é o caso do Sertão Nordestino e da Zona da Mata, caracterizadas pela semi-aridez e pelas chuvas, respectivamente.
(B) O Centro-Sul, região de nº 3, considerado como o coração do Brasil, concentra a maior parte da população nacional, da produção industrial e da agropecuária.
(C) A delimitação dos complexos regionais foi feita seguindo a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que combinou as características econômicas, naturais e demográficas e respeitou os limites político-administrativos.
(D) O Complexo da Amazônia, nº 1, com grande biodiversidade, corresponde a fronteira de expansão da economia brasileira e por isso de grande interesse do capital nacional e internacional.
07- O estado catarinense é constituído de inúmeras paisagens naturais que, ao longo do tempo, foram sendo humanizadas. Sobre as paisagens naturais e humanizadas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

(A) As serras do Mar e Geral dividem o relevo catarinense em duas grandes porções: a Encosta e o Litoral, com inúmeras praias e o Planalto, onde o inverno é mais rigoroso.
(B) O estudo da dinâmica atmosférica que atua no estado de Santa Catarina e a configuração das bacias hidrográficas são fundamentais para a compreensão dos processos que originam os desastres naturais.
(C) Os desastres ambientais atuais no estado catarinense são de origem natural ligados à dinâmica endógena ou interna da Terra, podendo ser agravados pela ação antrópica inadequada.
(D) As bacias hidrográficas que correm pelo território catarinense pertencem a dois sistemas independentes que têm como divisores de águas a serra Geral e a serra do Mar: o sistema da vertente do Atlântico e o do Interior.

08- Os elementos da natureza vêm sendo explorados economicamente há milhares de anos. Essa exploração tem provocado impactos ambientais, os quais vêm exigindo mudanças profundas na forma da relação HOMEM X NATUREZA. Sobre as consequências dessa relação nefasta é correto afirmar, exceto:

(A) O efeito estufa é um processo natural de aquecimento do planeta. O acúmulo de gases oriundos das atividades humanas tem provocado desequilibro nesse processo, originando alterações climáticas.
(B) Desde o momento em que surgiu o homem, a superfície terrestre passou por transformações que se tornaram maiores e preocupantes a partir do surgimento da Revolução Industrial.
(C) Um dos principais problemas urbanos é a formação das ilhas de calor, cujos fatores responsáveis, dentre outros, estão a carência de áreas verdes, o asfalto, a presença de muitos prédios e de veículos.
(D) O fenômeno climático El Niño é uma anomalia que ocorre no Oceano Pacífico. Nos períodos em que atua, as águas junto à costa sul-americana se esfriam, o que resulta em períodos de secas na Região Sul do Brasil e aumento da pesca na costa peruana.

09- A superfície terrestre é constituída pelo dinamismo da natureza do planeta. Essa mesma superfície é fruto de fenômenos internos e externos que acontecem segundo o tempo geológico da Terra e, por vezes, acelerado pela ação humana. Considerando o acima exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

(A) O Domínio Amazônico abriga o maior corpo florestal homogêneo do mundo, reflexo de um clima com grande variação térmica e cujo desmatamento objetiva o aproveitamento dos solos muito férteis para uso agrícola.
(B) A expressão relevo designa as formas apresentadas pela crosta terrestre, resultantes da ação de agentes internos e externos, sendo que, neste último, aparece a ação antrópica responsável por grandes alterações no ambiente.
(C) As frentes frias no Sul do Brasil são resultantes do encontro das massas de ar Polar atlântica e da Tropical atlântica que, junto a outros fatores, chegam a provocar os chamados desastres naturais.
(D) Os solos, tão necessários à vida, correspondem à película delgada de material terroso e são produto da complexa interação atmosfera, litosfera e biosfera.

10- Pode-se dizer que o clima influencia a vida na Terra. As pessoas, os animais e as plantas
dependem do clima, e cada tipo de clima favorece a um tipo de vida, em especial. Analise as
proposições sobre o clima catarinense.

I. Não há no Estado uma estação seca ou um local seco.
II. Santa Catarina é um dos Estados mais frios do país.
III. São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Lages são alguns dos municípios
catarinenses onde ocorrem fortes geadas e neve.
IV. Nas regiões litorâneas o clima é mais quente e o verão mais prolongado.
V. Nas regiões onde há mais florestas há mais umidade, porque chove com frequência e as
plantas retêm a água das chuvas. Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.        
(B) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
(C) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.        
(D) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

11- Os três principais tipos de chuva são: 1) chuva frontal, 2) chuva de relevo ou orográfica, e 3) chuva de convecção ou chuva de verão. Analise as proposições sobre os tipos de chuva.

I. As chuvas orográficas ocorrem em alguns lugares do planeta onde barreiras de relevo obrigam as massas de ar a atingir altitudes superiores, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor.
II. Chuvas de convecção ocorrem quando o ar quente próximo à superfície fica leve e sobe para as camadas superiores da atmosfera, carregando umidade. Ao atingir altitudes superiores, a temperatura diminui e o vapor se condensa em gotículas pequenas que permanecem em suspensão. Esse processo se repete até formar nuvens muito grandes, que se precipitam no final do dia.
III. A chuva frontal acontece na zona de contato entre duas massas de ar (frente) de características diferentes (uma fria e outra quente), onde ocorrem a condensação do vapor e a precipitação da água.
IV. As chuvas de relevo costumam ser intermitentes e finas e são muito comuns nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, onde as serras e chapadas dificultam a penetração, para o interior do continente, das massas úmidas de ar provenientes do oceano Atlântico.
V. Chuvas de convecção são aquelas que ocorrem em dias quentes. Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.            
(B) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
(C) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.          
(D) Somente a afirmativa V é verdadeira.
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

12- Na camada superficial da litosfera forma-se o solo, onde as plantas se fixam e do qual extraem água e elementos nutrientes. Sobre o solo, é CORRETO afirmar que:
(Total Somatória _________________)

01. É resultante da desagregação das rochas originais e da decomposição química das mesmas, formando uma camada superficial composta de água e minerais que se vai enriquecendo de matéria orgânica com o tempo.
02. Os solos catarinenses são considerados pobres em função da intensa lixiviação, considerando que os totais pluviométricos assemelham-se aos encontrados na Região Norte.
04. O solo é o resultado de muito tempo de modificações nas rochas pelos agentes externos, como o clima e a vida microbiana. Áreas com o mesmo tipo de rocha, mas com climas diferentes, apresentam o mesmo tipo de solo.
08. A vegetação do Cerrado desenvolve-se sobre solos pobres e ácidos que, apesar de sustentar a diversidade biológica desse ambiente, necessitam de insumo agro tecnológicos para o desenvolvimento da cultura da soja.
16. Características do solo, como quantidade de umidade, composição química e textura, não influenciam no desenvolvimento, abundância, diversidade e aspecto da cobertura vegetal.

13-                                              COQUEIROS 4 de dezembro de 1945
A chuva encharca as telhas podres dos casebres, retalha o chão escuro e incerto, enche os valos e vai formar poças trêmulas em torno às hortas magras, cercadas com restos de velhas tarrafas.
A estrada parece um rio de barro, onde os bois atolam os cascos; e o mar, espesso e ondulante, tem largas sujeiras avermelhadas, junto à praia oblíqua e saturada, e por onde passam, de vez em vez, vultos apressados de mãos nos bolsos.
As névoas úmidas esfumam os contornos. Um ou outro grasnar de gaivota raspa o ar enxovalhado. A vida se diluiu em água e neblina. Uma tristeza envelheceu a paisagem.
Entardece ”A chuva continua a cair, fria e poeirenta, de grandes céus moles e chatos”.
      d’EÇA, Othon. Homens e algas. 4. ed. Florianópolis: Insular, Edufsc. 2003. p. 153.
Com base na crônica Coqueiros, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(Total Somatória _________________)

01. A crônica foi escrita no mês de ocorrência do solstício de verão no Hemisfério Sul, isto é, quando os raios solares incidem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio.
02. A chuva é a mais comum das precipitações. Resulta do contato de uma nuvem saturada de vapor d’água com uma camada de ar frio.
04. Os mares - porções de água salgada - estão restritos às áreas costeiras.
08. O resfriamento do ar durante a noite faz com que o vapor d’água irradiado da Terra se condense à superfície, originando a neblina.
16. As “sujeiras avermelhadas,” citadas na crônica, devem-se às formações de argila encontradas nos mares interiores da Planície Litorânea Catarinense.

14- O vento sul se tornara mais rijo e mais longo; as vagas, túmidas e altas, rebentavam por cima das dunas, enfeitando-as de espumas rechichantes e de algas molhadas e verdes.
Não era possível a viagem até a Laguna: tínhamos, assim, que ficar ali, naquele rancho agasalhador e que rescendia a farinha nova e a peixe salgado.
d’EÇA, Othon. Homens e algas. 4. ed. Florianópolis: Insular, Edufsc, 2003. p. 37.
A partir da leitura do excerto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total Somatória ___________)

01. Atualmente, os municípios catarinenses de Laguna e Navegantes destacam-se pela exportação de pescados e crustáceos para a América Latina.
02. A pressão atmosférica é maior em lugares situados próximos ao nível do mar, devido ao maior volume de ar sobre a superfície da Terra.
04. O vento sul que predomina no litoral catarinense é devido à forte atuação da massa tropical continental.
08. Formação típica do Domínio das Araucárias, a vegetação de dunas foi a que mais sofreu descaracterização pela ação antrópica.
16. O século XVII em Santa Catarina foi marcado pela fundação das vilas de São Francisco, Desterro e Laguna.
32. Devido à colonização pelos açorianos das áreas do Planalto Catarinense, verifica-se entre os seus habitantes o expressivo consumo de farinha de mandioca e de pescados.

15- Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil (Domínios morfoclimáticos) assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total Somatória ___________)

 01. Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido.
02. Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum.
04. No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura.
08. O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil.
16. O Domínio morfoclimático identificado com o número 6 é uma região semi-árida em toda a sua extensão.
32. O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, por terras baixas e paupérrima rede hidrográfica.

16- O fascínio, ah!, o fascínio dos velhos fortes portugueses construídos para defender a Ilha de Santa Catarina: onze fortalezas erguidas em uns poucos anos, onze bastiões de pedra, cal,madeira, barro e óleo de baleia levantados a partir de 1740, onze vigilantes impávidos e agressivos olhando os mares da Ilha como quem ameaçasse o inimigo com os riscos de uma imprudente abordagem [...].
          NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas. São Paulo: Estação Liberdade: Fundação Nestlé de Cultura, 1991. p. 29.
A partir da leitura do excerto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição (ões) Correta (s). (total da somatória _________________)

01. No inverno, as temperaturas mais amenas das águas do Atlântico têm favorecido a migração, principalmente da baleia franca, para o litoral catarinense.
02. Todos os fortes construídos ao longo do litoral catarinense no século XVIII tiveram como único objetivo o desenvolvimento econômico de cada um dos povoados em que foram erguidos.
04. A partir da segunda metade do século XVIII iniciava-se, principalmente, a fase da colonização açoriana no litoral catarinense. A partir de então, intensifica-se a caça de mamíferos aquáticos, principalmente de baleias, que eram abundantes nestas latitudes.
08. Cal e barro são subprodutos exclusivos, resultantes do desgaste das formações magmáticas intrusivas.
16. O Forte de São José da Ponta Grossa, referido no conto “Fascínio” do autor supracitado, localiza-se ao sul da Ilha de Santa Catarina.

17- Estima-se que o volume de água existente no planeta supere a casa dos 1,4 bilhões de metros cúbicos, e um pouco mais de 97% desse volume é composto de água salgada concentrada nos oceanos e mares, restando para a água doce, ou seja, aquela que consumimos diariamente, pouco menos de 3% do volume total.    (GARCIA, H. C.; GARAVELLO, T. M. Geografia: de olho no mundo do trabalho. São Paulo. p. 304).
A partir da leitura do texto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição (ões) Correta (s). (Total da somatória ______________)
01. As principais fontes de água doce estão nas calotas polares, sob a forma de gelo, e no subsolo, na forma de lençóis freáticos.
02. Os rios da Região Sul do Brasil apóiam-se em dois sistemas de drenagem. Com base nessa afirmação pode-se dividir os rios catarinenses em duas vertentes: a do Atlântico e a do Interior.
04. Em função da distribuição regular das chuvas em todo o território brasileiro, todos os rios são considerados perenes.
08. A água doce encontra-se distribuída de forma eqüitativa em todas as regiões do globo terrestre.
16. Em relação ao ciclo da água, a construção de grandes represas não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
32. São exemplos de águas continentais em Santa Catarina as lagoas da Conceição e do Imaruí, e o rio Peperi-Guaçu.

18 - O relevo do Estado de Santa Catarina é um dos principais fatores condicionantes dos aspectos climato-botânicos predominantes no seu território. Com base no mapa das áreas altimétricas, assinale a(s) proposição (ões) Correta (s). (Total da somatória ____________________)

01. Nas altitudes acima de 601 m a formação vegetal predominante é a Floresta Mista ou Subcaducifólia Subtropical com predomínio da espécie Araucária angustifólia.
02. Nas altitudes entre 601 m e 1 400 m, coincidentes com as áreas de maior produção da fruticultura, as geadas ocorrem até cerca de 20 dias por ano.
04. As áreas cujas cotas altimétricas são superiores a 1000m apresentam isotermas anuais que variam de 10 ºC a 16 ºC e são mais vulneráveis no inverno à ocorrência de geadas, que atingem até 30 dias por ano.
08. Nas altitudes entre 1 001 m e 1 400 m ou mais é comum a ocorrência de precipitação sólida na forma de neve, no inverno.
16. Na vertente oceânica do Estado, a partir de altitudes em torno de 600 m até a planície litorânea, ocorrem condições topo-climáticas que permitem o predomínio de uma Floresta Ombrófila Densa.

19- Neve ampla atinge um terço de Santa Catarina




Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01- A área de abrangência da ocorrência de neve corresponde ao Escudo Cristalino e ao Planalto Ocidental Catarinense.
02- Considerando as informações contidas no mapa acima, a porção oriental de Santa Catarina foi a menos afetada pela ocorrência de neve.
04- A neve ocorreu somente na área limítrofe entre Paraná e Santa Catarina.
08- A neve, a geada e a chuva negra são classificadas como precipitações superficiais, consideradas benéficas, sobretudo para a agricultura de plantation.
16- O resfriamento do ar durante a noite faz com que o vapor de água irradiado da Terra se condense à superfície, originando a neve.

20- Sobre tipos climáticos brasileiros e seus respectivos regimes termopluviométricos, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)
  A caracterização do clima de uma região depende de elementos como temperatura, umidade e pressão atmosférica. Há também fatores como a distância de uma região para o mar, correntes marítimas, latitude e altitude. Em áreas de baixa altitude, o calor é retido por mais tempo por causa da atmosfera mais densa. Se o ar é rarefeito, como ocorre em áreas de altitude elevada, há menor capacidade para manter o calor que vem do Sol. Em relação à latitude, quanto mais próxima dos polos uma região estiver (latitude maior), mais fria ela será, e, quanto mais próxima da linha do Equador (latitude menor), mais quente ficará a região.


01- Equatorial: alta amplitude térmica e baixa umidade relativa do ar, o que alimenta o regime hidrográfico regional.
02- Semiárido: baixa amplitude térmica e regime pluviométrico de longa estação chuvosa, mesmo que com pequena precipitação.
04- Subtropical: regime pluviométrico regular durante todo o ano; apresenta a mais elevada amplitude térmica dos tipos climáticos brasileiros.
08- Tropical de Altitude ou Típico: duas estações bem definidas, com verão chuvoso e inverno seco.
16- Tropical Litorâneo: inverno muito frio e seco, pela ação da mPa, e verão mais úmido, devido à ação da mTa.

GABARITO
01 – B
02 – D
03 – A
04 – A
05 – C
06 – C
07 – C
08 – D
09 – A
10 – E
11 – E
12 – 09
13 – 03
14 – 18
15 – 13
16 – 05
17 – 35
18 – 23
19 – 03
20 – 12

Nenhum comentário: