sexta-feira, 6 de novembro de 2015

INDÚSTRIAS: SANTA CATARINA/ VESTIBULAR 100%

AULA DE  REVISÃO : PROJETO VESTIBULAR 100% DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ.
DISCIPLINA  : GEOGRAFIA
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan    
Tema: Santa Catarina – Indústria – Blog 06/12

01- Sobre a pesca da baleia no litoral catarinense, assinale (V) para as afirmações verdadeira e (F) para as falsas. 
(   ) O óleo da baleia era usado na iluminação pública e particular; partes da baleia também eram aproveitadas em curtumes, estaleiros e construções como liga de argamassa. 
(   ) A pesca da baleia constitui hoje umas das principais atividades turísticas do litoral catarinense, principalmente nas cidades de Garopaba e Imbituba. 
(   ) O afastamento do cetáceo mais para o extremo sul; a substituição do óleo de baleia na iluminação pública e particular pela querosene, a partir do carvão ou do petróleo e a concorrência com baleeiros norte-americanos estão entre os motivos do declínio da pesca para fins comerciais ainda no século XIX. 
(   ) O nome “Armação”, que se refere hoje a alguns locais do litoral catarinense, é herança da instalação de unidades produtivas ou simplesmente da realização da pesca da baleia naquele local. 
(   ) A pesca da baleia constituiu-se importante atividade econômica no período colonial, a partir do século XVIII, e entrou em declínio no século XIX. 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 

(A) V, V, V, V e V.       
(B) F, V, V, F e V.       
(C) V, F, F. V e V.            
(D) V, F, V, V e V.            
(E) V, V, F, V e F.

2. Assinale a alternativa que contém o maior e o menor município catarinense em extensão territorial, respectivamente. 

(A) Joinville e Irati.                                      
(B) Lages e Bombinhas.                                      
(C) Blumenau e Arvoredo. 
(D) Água Doce e Princesa.                         
(E) Campos Novos e União do Oeste.

3. Santa Catarina é o segundo maior Pólo do Brasil. O setor começou a dar os primeiros passos no século XIX. A crise a partir da década de 1990 e a competição dos produtos chineses obrigaram o setor a se reposicionar no mercado, investindo na diversificação da cadeia produtiva. O setor que faz referência à economia catarinense é o: 

(A) Alimentar.                
(B) Carbonífero.                  
(C) Cerâmico.                  
(D) Têxtil.                   
(E) Calçadista.

4. São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve): 

(A) Indústria de autopeças e de alumínio.                         
(B) Indústria de automóvel e de eletrodomésticos. 
(C) Indústria de plásticos e borracha e de alimentos.       
(D) Indústria de máquinas e de aço. 
(E) Indústria de ferramentas e chapas e ferro.

5- Com base no mapa abaixo, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). 
Total da somatória________________


Fonte: ATLAS DE SANTA CATARINA Florianópolis IGSC departamento Estadual de Geografia IBG 1958
01. A área hachuriada corresponde à região mais industrializada de Santa Catarina, tendo como destaque os municípios de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. 
02. A região hachuriada apresenta uma estrutura urbana extremamente deficitária. 
04. O pólo metal-mecânico concentra-se no Nordeste de Santa Catarina e tem Blumenau e Brusque como as principais cidades especializadas no setor. 
08. O sistema de acumulação de capital implantado pelos colonizadores alemães foi uma das alavancas do desenvolvimento industrial da região. 
16. Apesar de distantes das fontes de determinadas matérias-primas e dos grandes centros consumidores, algumas indústrias existentes na área hachuriada inseriram-se dinamicamente no mercado nacional e internacional. 
32. Na área hachuriada, o segmento produtor de maior destaque econômico é o ervateiro.

6- Como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produção, como o toyotismo. As várias mudanças implantadas no sistema produtivo e nas relações de trabalho, particularmente nos países desenvolvidos, ficaram conhecidas como produção flexível e serviram para dar continuidade à acumulação capitalista. 
(MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio - Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 293). 
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima. 

01. O desemprego conjuntural é provocado apenas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que extinguem muitos postos de trabalho. 
02. O toyotismo propunha uma intensificação da divisão do trabalho, fracionando as etapas do processo produtivo. 
04. O desenvolvimento da produção flexível tem gerado novos processos produtivos. A palavra de ordem passa a ser competitividade. 
08. A redução de estoques e a racionalização do fluxo de insumos nas fábricas reduzem os custos porque diminuem o volume de capital imobilizado em estoques. 
16. A padronização das peças e a fabricação de um único produto em grande escala são alguns dos princípios fundamentais do fordismo. 
32. Com a atual divisão internacional do trabalho, os trabalhadores necessitam, cada vez mais, garantir a sua empregabilidade.

7- Com base no gráfico abaixo pode-se afirmar CORRETAMENTE que: (Total da somatória __________)
     
    
01. Os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil. 
02. A baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se, sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais. 
04. Os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul. 
08. As condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira. 
16. Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.

8- A principal característica da indústria catarinense é a concentração em diversos polos, também chamados de complexos industriais. (Total somatória ____________)
Sobre os polos industriais de Santa Catarina, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). 

01. As formações da Floresta de Araucária nos municípios de Canoinhas, Mafra, Criciúma e Tubarão favoreceram a formação do pólo da madeira, mobiliário, papel e de celulose em Santa Catarina. 
02. O pólo agroindustrial da soja e da suinocultura concentra-se no vale do rio Araranguá e no Oeste Catarinense. 
04. Empresas como Embraco e Weg Motores localizam-se na Região Norte/Nordeste de Santa 
Catarina, caracterizando o polo eletro –metal -mecânico. 
08. Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul abrigam uma das maiores concentrações do Brasil de indústrias têxteis e do vestuário. 
16. As formações sedimentares do Planalto Serrano favoreceram o
desenvolvimento do pólo cerâmico e da mineração.

9 - (IFMT) Sobre a indústria brasileira, sua concentração e desconcentração espacial, a alternativa correta é:

(A) industrialização brasileira foi tardia, ao longo do século XIX, concentrando-se na região Sudeste do Brasil, reproduzindo as desigualdades regionais sociais e econômicas.
(B) No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.
(C) A industrialização como substituição de importações, com capital estatal abundante e mão-de-obra barata, acontece no Brasil através da indústria de bens de consumo duráveis e com destaque para o setor têxtil e produção de alimentos.
(D) A partir de 1950, como parte do planejamento estatal do governo federal, inicia-se a desconcentração industrial, acentuada depois de 1990, pela crescente abertura econômica e desenvolvimento técnico- científico.
(E) Com a desconcentração industrial, o Sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, passou por grandes mudanças espaciais e sociais, deixando de ser a área de maior concentração industrial, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro.

10-(ESPM) Sobre o processo industrial brasileiro é correto afirmar:

(A) primeira grande indústria de base nacional, instalada no município de Volta Redonda, coincide com a primeira fase da substituição de importação iniciada na Primeira Guerra Mundial.
(B) O rodoviarismo que se instaurou no Brasil está ligado à ação das montadoras automobilísticas que se expandiram no Brasil, sobretudo a partir do Plano de Metas.
(C) A era Vargas incentivou a presença do capital estrangeiro junto ao parque industrial nacional contra a perspectiva estatística vigente até os anos 1930.
(D) A fixação do capital industrial no estado de São Paulo está ligada à chegada ao poder dos paulistas nos anos 1930 que concentraram os investimentos no estado.
(E) Os anos 1990 caracterizam-se pela polarização das indústrias no sudeste, ratificando um processo iniciado desde anos remotos da indústria brasileira.

11- (UFPA) A atividade industrial e a industrialização brasileira estão desigualmente distribuídas pelas regiões do país. Construídas predominantemente no século XX, elas são componentes da modernização urbana que reinventa nossa sociedade e dinâmica espacial. Sobre a indústria e industrialização brasileira, é correto afirmar:

(A) A industrialização tem suas raízes fincadas na economia da cana-de-açúcar e do café, que possibilitou a acumulação de capital necessária para a diversificação em investimentos no setor industrial, e esse fato permitiu a produção de bens de consumo duráveis, sobretudo automóveis e eletrodomésticos.
(B) A indústria nasce dos capitais restantes do declínio da economia da cana-de-açúcar e do café. Esses capitais impulsionaram uma diversidade de pequenas indústrias de produção de bens de consumo não duráveis, tais como perfumaria, cosméticos, bebidas, cigarros, que apoiadas pelo Estado se difundiram pelo país.
(C) A ação do Estado foi fundamental para desencadear o processo de industrialização brasileira, por exemplo, criando empresas estatais, como a antiga Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional, para investir na indústria de base. Sem elas não seria possível a implantação de indústria de bens de consumo duráveis.
(D) A industrialização brasileira é fruto da capacidade inovadora do Estado e do empresariado nacional. Este último não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.
(E) A industrialização brasileira se tornou possível a partir de investimentos do capital internacional, que não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.

12- (UDESC) Alguns historiadores analisam a indústria catarinense a partir de alguns eixos tradicionais, relacionando-os a regiões específicas do Estado. Considerando esse recorte, relacione a coluna da esquerda, que contém os eixos da indústria, com a da direita, de regiões a que eles se relacionam.
1 Têxtil                                          (      ) Região de Lajes até Canoinhas
2 Eletro metal-mecânico                  (      ) Região do Vale do Rio Itajaí

3 Madeireiro e Celulose            (    ) Região de Criciúma e na Grande Florianópolis (Tijucas e São João Batista)

4 Cerâmico                              (      ) Região do Litoral Norte, principalmente Joinville e Jaraguá do Sul
Assinale a alternativa que contém a sequência numérica correta, de cima para baixo.
(A) 1 3 2 4.               
(B) 1 3 4 2.                      
(C) 4 1 2 3.                         
(D) 3 1 4 2.                     
(E) 2 3 4 1

13- O Plameg I, no início da década de 1960, mudou definitivamente o perfil da economia catarinense, pois as indústrias obtiveram um forte impulso durante o governo de:

(A) Jorge Lacerda.     
(B) Celso Ramos.     
(C) Heriberto Hülse.    
(D) Ivo Silveira.     
(E) Colombo Machado Salles.

14- (UDESC) Sobre a pesca artesanal em Santa Catarina é correto, exceto:

(A) O Estado de Santa Catarina nunca foi grande produtor de pescado do país, pois a pesca artesanal representava no máximo 10% da produção total de pescado do Estado.
(B) Os mais de 500 quilômetros do litoral de Santa Catarina abrigam centenas de pequenas comunidades que ainda cultivam hábitos artesanais de pesca.
(C) A pesca artesanal no Estado é prejudicada pelos grandes barcos da pesca industrial, responsáveis pela dizimação das espécies, com a captura predatória.
(D) No verão, quando diminui a atividade da pesca artesanal, alguns desses pescadores viram hoteleiros e oferecem as próprias casas para o aluguel de turistas e surfistas, como forma de garantir outra fonte de renda.
(E) Os atuneiros fazem arrastões perto da praia, em busca de peixes jovens, para utilizá-los como iscas vivas em alto-mar, prejudicando a pesca artesanal.

15- (UDESC) O turismo rural está se desenvolvendo bastante, prometendo novas fontes de recursos aos catarinenses. Assinale a alternativa que contém o nome da região do Estado onde surgiu esta atividade. 

(A) Microrregião de Itajaí.                         
(B) Litoral Norte.                         
(C) Microrregião de Chapecó.                 
(D) Planalto Serrano.                                
(E) Sul do Estado.

16- Com relação aos portos de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

(A) O porto de Laguna é o maior porto pesqueiro do Estado e o segundo em exportação de carvão.
(B) O porto de Itajaí está situado na costa Norte do Estado, à margem direita do Rio Itajaí do Norte, sendo o quarto porto em importância para Santa Catarina.
(C) O porto de Imbituba, localizado no litoral Sul de Santa Catarina, é o mais importante porto pesqueiro do Estado, e passará a adquirir maior importância com a criação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE de Imbituba.
(D) O porto de Imbituba é o único em Santa Catarina administrado por uma empresa privada, a CIA. Docas de Santos.
(E) O porto de São Francisco está situado na costa Norte do Estado, localizando-se muito próximo a Joinville, importante centro industrial.


GABARITO
01 – D 
02 – B 
03 – D
04 – B 
05 – 25 
06 – 60 
07 – 05 
08 – 12 
09 – B  
10 – B 
11 – E 
12 – D 
13 – B 
14 – A 
15 – D 
16 – E  

Nenhum comentário: