domingo, 15 de maio de 2016

BIOMAS DO BRASIL : VESTIBULAR 100%

AULA DE REVISÃO VESTIBULAR 100% DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ
DISCIPLINA  : GEOGRAFIA
PROFESSORA : CONCEIÇÃO APARECIDA FONTOLAN
                                                                                           
Tema: Biomas do Brasil
Objetivo: Identificar e localizar os biomas brasileiros

01- (Unicap) O mapa a seguir está representando, cartograficamente, a área ocupada pelas principais formações vegetais do país. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que: (Coloque F para falso e V para verdadeira)
 (    ) A formação 1 é caracteristicamente xerófila e reflete as condições de clima como déficit hídrico anual, ou seja, um clima BSh, segundo a classificação climática de Koppen.
(    ) A formação vegetal 2 é do tipo edafoclimática e reflete as condições climáticas tropicais, ou seja, verões chuvosos e invernos secos.
(    ) A formação vegetal 3 ocupa uma ampla área de planície inundável e se caracteriza por ser uma formação mista, com espécies vegetais de caatingas, florestas, campos e cerrados.
(    ) A formação vegetal 4 é uma formação vegetal homóclita, de transição, que reflete as condições de clima tropical úmido; teve uma importância enorme no processo inicial de colonização do país.
(    ) A formação vegetal 5 é característica das áreas mais elevadas da Região Sul do país. É do tipo aberta e com predomínio de espécies vegetais aciculifoliadas.
(A) F, F, V, V, F.
(B) V, V, V, V, V.
(C) F, V, V, V, F.
(D) F. F. F. F. V.
(E) V, F, V, F, V.

02- (UPE) O cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar, sobretudo por sua constituição em mosaicos de formações vegetais. Observe os mapas a seguir e assinale aquele que exibe delimitação espacial mais aproximada desse bioma.


 Resposta : C
 
03- (UFPE) A subtropicalidade é a característica dominante das condições climáticas da Região Sul do Brasil. Isso acontece porque ali:
(    ) A Mata Atlântica, de características eminentemente tropicais, é o bioma dominante nas áreas mais elevadas e úmidas do Planalto Meridional e influencia marcadamente o regime térmico subtropical.
(     ) Nos vales fluviais mais destacados, situados na porção ocidental da Região, como, por exemplo, o Vale do Paraná, observa-se um déficit hídrico durante mais de 6 meses por ano, o que é uma característica comum do clima subtropical.
(     ) Os verões são quentes, e os invernos, brandos, com ocorrência de geadas e até queda de neve nas áreas topograficamente mais altas.
(     ) Registram-se as mais baixas médias térmicas do país, alcançando cifras de até 16°C. Esse fato é explicado pela ação combinada da altitude com a latitude.
(     ) Os totais anuais de chuvas, em geral entre 800 e 1000 mm, repartem-se regularmente durante o ano, exercendo uma benéfica ação sobre o cultivo de soja.
(A) F. V. F. V. V.
(B) V. V. F. V. F.
(C) V. F. F. V. V.
(D) V. F. V. F. F
(E) F. F. V. V. F.

04- (UEMA)
Uma das principais conclusões do Relatório Planeta Vivo 2010, divulgado pela organização WWF em outubro de 2010, aponta que, em um período inferior a 40 anos, o mundo perdeu 30% de sua biodiversidade. Nos países tropicais, a queda foi muito maior, atingindo 60% da fauna e flora originais. Muito desse fato se dá pela exploração ilegal de material genético, retirada de espécies da fauna e a apropriação da sabedoria popular de uma nação com fins de exploração comercial em outro local, sem pagamento de royalties ou de qualquer direito por seu uso comercial.
 Fonte: RELATÓRIOPLANETAVIVO. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2013.
O Relatório em referência registra um problema conhecido como

(A) Biopirataria.
(B) Sustentabilidade.
(C) Transnacionalização.
(D) Territorialidade.
(E) Privatização.

05- (UNICENTRO) Sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e o equilíbrio ambiental, considere as afirmativas a seguir.
I. Diante do desequilíbrio ambiental, a preservação da Mata Atlântica se tornou prioridade governamental, mediante o aumento da previsão orçamentária para a vigilância e fiscalização de áreas protegidas e a redução de gastos com projetos de infraestrutura e de desenvolvimento.
II. Fatores econômicos, sociais e culturais envolvem a perseguição à onça pintada, uma vez que a caça predatória ao animal é vista como proteção ao rebanho e ao homem, ato de bravura, medo, proteção, preconceito ou simples diversão de caçar um predador.
III. A expansão de centros urbanos, de atividades econômicas e dos desmatamentos leva à perda do território da onça pintada. Ameaçado de extinção, esse felino é considerado o símbolo da biodiversidade e das ações de preservação de seu habitat natural, como a Mata Atlântica.
IV. A ameaça de extinção da onça pintada contribui para o crescimento desenfreado da população de outros animais, pois, como um grande predador, desempenha um papel ecológico fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, agindo como regulador da cadeia alimentar.
Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
(B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
(C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
(D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
(E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

06- (FMJ) É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Esse mosaico se desenvolve numa área de baixas pluviosidades. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região. (José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan. Geografia do Brasil, 2005.
O domínio morfoclimático tratado pelo texto é o:

(A) das pradarias.
(B) das caatingas.
(C) das araucárias.
(D) dos cerrados.
(E) dos mares de morros.

07- (FUVEST)  Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.


  Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas abaixo.

 a)

b)

c)

d)

e)
  

 
 08- (FGV-eco) A questão está relacionada ao mapa e ao texto apresentados a seguir.

 ... é um complexo de vegetação heterogênea, um mosaico de cerrados, florestas e até mesmo caatinga. [...] Inúmeros programas nacionais e internacionais de proteção ao ambiente foram instaurados para defender esse ecossistema único, frágil e ameaçado, ao mesmo tempo pela pecuária extensiva, pela dispersão de mercúrio e pelos resíduos de pesticidas (utilizados pelos agricultores) carreados do planalto que o domina, e pela exploração de suas matas galeria, o que aumenta a erosão e a sedimentação.
(Hervé Théry & Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p.
O texto refere-se à área do mapa indicada com o número

(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.

09- (PUC-RJ) Mapa dos hotspots americanos

 Com tantas regiões na Terra sofrendo a ação devastadora do homem, é fundamental a definição de prioridades de proteção ambiental. Algumas dessas regiões passaram a ser chamadas de hotspots(zonas de perigo) pelo ecologista inglês Normam Myers, em 1988, conceito reelaborado no início do século XXI, por ONG conservacionista.
Sobre os hotspots do continente americano, é correto afirmar que:
(A) A província florística da Califórnia é duramente afetada pelo vulcanismo, tectônica de placas e tsunamis.
(B) a biodiversidade das ilhas do Caribe está sendo eliminada pelos constantes terremotos e poluição das águas oceânicas.
(C) a Mata Atlântica vem sendo reduzida gradualmente pelos altos índices de chuva ácida que se precipitam de Norte ao Sul do Brasil.
(D) o Cerrado brasileiro está sendo devastado pelo agronegócio, o uso de pesticidas e pela logística de transporte para a exportação de grãos.
(E) os Andes tropicais estão assolados pela enorme mancha urbana das megalópoles sul-americanas, erradicando espécies raras e únicas.

10- (UDESC) A Mata Atlântica é uma cobertura vegetal que se estende ao longo do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e possui uma diversidade biológica, que se justifica por estar localizada em áreas:

(A) Com muitas unidades de conservação.
(B) Litorâneas com bastante umidade.
(C) De diferentes altitudes.
(D) De clima tropical e subtropical úmido e diferentes altitudes.
(E) De diferentes altitudes com ocorrência de chuvas regulares.

11- (UCS) A Amazônia ocupa uma área de mais de 6,5 milhões de km2, na parte norte da América do Sul, abrangendo nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Em toda a região amazônica, calcula-se que cerca de 26.000 km2 são desmatados todos os anos. Uma pesquisa da revista Science alerta que, até 2050, poderá ocorrer a extinção de cerca de 80% das espécies de vertebrados, em áreas que sofreram desmatamento. (FARIA, C. Desmatamento da Amazônia. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2012.) (WEARN, O. R.; REUMAN, D. C.; EVERS, R. M. Extinction Debt and Windows of Conservation Opportunity in the Brazilian Amazon. Science, v. 337, n. 6091, p. 228-232, 13 July 2012.)  Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao processo de desmatamento.

I. A menor evapotranspiração diminui os índices pluviométricos. Estima-se que metade das chuvas que ocorrem nas florestas tropicais são resultantes da evapotranspiração, ou seja, da troca de água da floresta com a atmosfera.
II. Boa parte da energia solar é absorvida pelas florestas para os processos de fotossíntese e evapotranspiração. Sem a floresta, com o solo exposto, quase toda essa energia seria devolvida para a atmosfera em forma de calor, o que elevaria as temperaturas médias.
III. O aumento do processo erosivo leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial. Isso, muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura.  Das afirmativas acima,

(A) Apenas I está correta.
(B) Apenas II está correta.
(C) Apenas III está correta.
(D) Apenas I e II estão corretas.
(E) I, II e III estão corretas .

12- (UEA) Tipo de vegetação característica da Floresta Amazônica, situada nas áreas de planícies inundáveis pelas cheias sazonais dos rios, com árvores que não ultrapassam 20 metros de altura. Essa vegetação corresponde à:

(A) Mata de Mangue.
(B) Mata de Veredas.
(C) Mata de Igapó.
(D) Mata de Babaçu.
(E) Mata de Terra Firme.

Um comentário:

Unknown disse...

Questões muito bem elaboradas que levam os alunos à uma reflexão e análise dos temas propostos. Parabéns Professora!!!