domingo, 29 de maio de 2016

MEIOS DE TRANSPORTES : AÉREO.


nomadesdigitais.com

O transporte aéreo é um meio rápido e essencial dentro do transporte de cargas para o envio de encomendas urgentes ou de alto valor e para o transporte de passageiros.

Os veículos aéreos são classificados de acordo com a sua finalidade.

História do Transporte Aéreo

A história da humanidade mostra que o homem sempre manifestou o desejo de voar. A lenda de Ícaro, é um exemplo disso, um mito grego muito conhecido que retrata esse sonho. Segundo a história, um inventor grego, Dédalo, que com objetivo de fugir do exílio na ilha de Minos, levando o filho, Ícaro, construiu dois pares de asas usando penas de aves e cera.

Quando terminou as asas, Dédalo deu uma delas a Ícaro e explicou que não voasse muito alto, pois o calor do sol derreteria a cera que colava as penas da asa, o que provocaria sua queda. Ao iniciar a fuga voando, rumo ao continente, o garoto ficou deslumbrado e sem levar em conta o conselho do pai, foi alçando voo cada vez mais alto.

A sua desobediência custou-lhe a vida. A profecia de seu pai se cumpriu, quando, em certo momento, Ícaro se distraiu e não percebeu que havia subido mais do que deveria, a cera de sua asa já havia derretido. Sem o auxílio das asas, o menino caiu no mar e morreu afogado, sem que o pai pudesse ajudá-lo.

sites.google.com

Projetos de Leonardo da Vinci

O cientista, inventor e artista italiano Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Em meados do século XV, estudando o movimento dos pássaros, ele foi capaz de fazer esboços, esquematizando o funcionamento de aparelhos bem semelhantes ao helicóptero e o paraquedas.

Os estudos de Da Vinci se baseavam nas inúmeras pesquisas científicas as quais se dedicava, como gravidade, resistência do ar, anatomia humana e muitas outras. Os rascunhos que fez nunca se transformaram em realidade, ele não criou nenhuma dessas máquinas voadoras, mas o fato de idealizá-las cerca de 500 anos antes de serem inventadas prova o enorme interesse do homem em voar e também da incrível capacidade intelectual de Da Vinci.

www.davinci.net76.net

A Invenção do Avião Santos Dumont x Irmãos Wright

No começo do século XX, houve uma corrida para tentar inventar uma máquina mais pesada que o ar, que pudesse voar pelos céus. Nessa época, o mundo já conhecia o balão, o dirigível e os planadores. Mas nenhum desses era capaz de alçar voo e pousar de forma eficiente.


 noticias.terra.com.br

Em 1903, os irmãos Wright apresentaram o primeiro avião nos Estados Unidos. O fato ocorreu no estado da Carolina do Norte e foi o teste mais bem sucedido dos irmãos desde 1900. O avião projetado por eles sofreu uma série de alterações para que esse primeiro voo pudesse dar certo. Conseguiram, então, voar por 12 segundos a uma altura de 37 metros com ajuda de uma catapulta. Houve três testemunhas do feito dos americanos, dois homens da cidade e um garoto.

Três anos depois, em Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont voou 60 metros a bordo de seu avião, o 14-Bis. O evento foi devidamente registrado e testemunhado por dezenas de parisienses, que ficaram entusiasmados com a apresentação da nova máquina em frente à torre Eiffel. Na maior parte do mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo invento do avião e não os americanos.


blog.voeazul.com.br

O fato do avião ser uma obra atribuída ao brasileiro ocorre por causa da visibilidade que teve seu teste em Paris e pelo fato dele ter conseguido decolar sem nenhum auxílio, como o que ocorreu com os irmãos dos EUA. Embora os Wright tenham voado primeiro, quem conseguiu voar de forma autônoma foi Santos Dumont. Na Europa e no Brasil, esse detalhe é levado em consideração para que o brasileiro seja rotulado como o inventor do avião. Já os norte-americanos consideram a ordem cronológica das apresentações para definir o verdadeiro criador.

Santos Dumont começou sua história com a aviação quando ele viajou com a família para Paris e conheceu as principais novidades tecnológicas inventadas no período. Acreditando nele, o pai de Santos Dumont emancipou o filho e adiantou sua herança para que ele pudesse fazer pesquisas e experiências. Durante anos, ele realizou vários estudos no intuito de criar um aparelho que permitisse voar.

O primeiro passo foi a construção e os testes em vários balões e dirigíveis. Depois de várias tentativas, ele chegou a conclusão de que precisava de um aparelho mais pesado para vencer a resistência do ar. Em seu experimento de número 14, Dumont criou um equipamento feito com bambu, alumínio e seda japonesa e recebeu o nome de 14-Bis. Durante a demonstração no Campo de Bagatelle, o avião conseguiu alcançar 80 centímetros do solo e percorreu a distância de 60 metros. Foi a primeira vez que um aparelho mais pesado que o ar conseguia realizar um percurso.


www.sofotos.com.br

Transporte Aéreo no Brasil

O transporte aéreo no Brasil começou a ser explorado durante a década de 1920, através de Compagnie Générale Aéropostale e a Condor Syndikat. Em 1927 foi fundada a Viação Aérea Rio Grandense (Varig) e em 1933 passou a operar a Viação Aérea São Paulo (Vasp).

www.jgm.com.br
canalpiloto.com.br

A partir da década de 1940, o mercado aéreo passou a ser ocupado por entidades nacionais e estrangeiras. Com o fim da Segunda Guerra, muitas companhias foram criadas no país. A Varig foi se tornando uma das empresas mais atuantes no setor nacional e em 1955 surgiu a Sadia Transportes Aéreos que posteriormente teria seu nome alterado para Transbrasil Linhas Aéreas.



industriacriativa.espm.br
www.portalbrasil.net

Os diversos problemas econômicos enfrentados no Brasil foram cruciais para os problemas econômicos enfrentados pelo setor a partir da década de 1960. Em 2001 a Transbrasil abriu falência e no mesmo ano a empresa Gol Linhas Aéreas entrou no setor. Já em 2005, a VASP faliu e dois anos depois a VARIG foi vendida para a Gol. A Avianca, uma empresa que antes só realizava voos de táxi aéreo, começou a atuar em 2002 com rotas comerciais e em linhas antes operadas pela Varig.

Transformação do Transporte Aéreo

O transporte aéreo se desenvolveu rapidamente. A Segunda Guerra Mundial se valeu da aviação no transporte de mantimentos para soldados, armas, pessoas e até para ataques a inimigos. O fluxo de pessoas entre os continentes tornou-se mais rápido; não demorava meses como as viagens de navio.

A rapidez é com certeza a maior vantagem em utilizar aviões. O comércio internacional ficou muito mais fácil e dinâmico com a utilização deles. A única desvantagem é que sua capacidade não alcança o mesmo nível dos enormes navios cargueiros. O que é transportado pelos aviões tem de ser selecionado por tamanho, importância e valor.

O transporte de pessoas via aérea ficou mais acessível nas duas últimas décadas. A modernização dos aviões e o crescimento do número de empresas que prestam esses serviços contribuíram para diminuição dos preços das passagens e aumentaram o fluxo de viagens.

Aeroportos

Os aeroportos (aeródromo público) são locais com uma infraestrutura adequada para a aterragem (ou aterrisagem), decolagem, abastecimento, movimentação, bem como outros serviços de apoio às aeronaves.
Aeroporto de Guarulhos

www.brasil.gov.br

Ele pode ser chamado também de base aérea, quando seu objetivo principal é de uso militar; ou de campo de pouso e aeródromo quando forem para uso privado ou com a infraestrutura mais simples. Geralmente, os aeroportos devem garantir um acesso adequado e oferecer segurança para os seus utilizadores.
  Foto base aérea militar RJ


fotos.noticias.bol.uol.com.br

Os aviões para uso civil fazem parte de uma determinada companhia ou linha aérea, que são de empresas privadas. Alguns países ainda mantém as companhias por meio de empresas estatais ou os dois. Cada país tem regras específicas sobre o controle da aviação civil em seu território. As companhias devem obedecer essas regras de acordo com o Convenção de Chicago. E, para operar em países estrangeiros devem estabelecer acordos para atuação. Normalmente, essas companhias fazem parte da International Air Transport Association - IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Características do Transporte Aéreo

Envio de mercadorias leves e com pouco volume;
Melhor maneira de fazer entregas urgentes;
Abrange uma maior quantidade de mercados;
Segurança no deslocamento dos produtos;
Crescimento das rotas que abrangem mais lugares diferentes.


www.neogeoweb.com

Segurança Aérea

A segurança aérea foi definida pela Organização Nacional de Aviação Civil (OACI) que pertence às Nações Unidas. Os países membros são orientados a seguir as regras e manuais criados pela organização com relação aos aviões, rotas, aerovias, aeroportos, terminais e demais procedimentos de segurança. Desde 1944, os EUA se atentaram aos eventos mundiais relativos ao transporte aéreo e com isso, foi assinada a Convenção de Chicago, no dia 7 de dezembro de 1944. Junto com esse acordo, nasceu a OACI, além de padrões e orientações ao desenvolvimento seguro da aviação internacional.

A Convenção de Chicago foi promulgada no Brasil por meio do decreto 21.713 de 27 de agosto de 1946. Em 2005, a ANAC tornou-se responsável por garantir segurança, regularidade e eficiência com relação à aviação civil, com exceção do sistema de controle do espaço aéreo, que está a cargo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) do Comando da Aeronáutica. Um dos objetivos desses órgãos é reduzir a ocorrência de acidentes aéreos.


www.bsbcapital.com.br

EMBRAER : Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. ou Embraer S.A.




Tipos de Veículos Aéreos

Os veículos de transporte aéreo podem ser de tração própria (dirigíveis, aviões, helicópteros) ou movidos por correntes de ar (planadores, asas delta, balões aerostáticos). Eles podem atender a diversos tipos de objetivos tais como carregar passageiros, carga, misto, lazer, serviço, defesa, etc. Geralmente, esses veículos pertencem a empresas comerciais de avião, pessoa física ou jurídica e organismos governamentais.

Helicóptero

www.clickcamboriu.com.br

O helicóptero é um tipo de aeronave que usa propulsores girados pelo motor que dão sustentação para iniciar um voo. É chamada de aeronave de asa rotativa, diferente dos aviões, chamados de aeronaves de asa-fixa. O helicóptero foi uma tecnologia criada aos poucos que começou ainda durante o século 4 na China. Séculos depois, inventores trabalharam em projetos mais modernos que fizeram o aparelho ficar alguns segundos no ar. O maior interesse na construção dessas aeronaves ocorreu depois das duas grandes guerras mundiais. Depois dos anos 1950, eles começaram a ser produzidos em escala industrial funcionando basicamente a partir do movimento de hélices no topo da máquina. São mais versáteis que os aviões, permitindo voar em qualquer lugar. São usados para fins militares, transportes de pacientes em estado grave para hospitais, vigilância policial e muitos outros.


 Frete Aéreo e Táxi Aéreo nos Centros Urbanos:

Uma das novidades, principalmente em grandes centros urbanos (como por exemplo, em São Paulo e Rio de Janeiro), são os táxis aéreos. É um tipo de transporte aéreo público que presta serviços de taxi para transporte de passageiros, encomendas, malotes, enfermos, lançamento de pára-quedistas, dentre outros, através de uma remuneração dada ao transportador. No Brasil, para realizar esse tipo de serviço, a empresa deve estar regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil. É um transporte ideal para quem tem um compromisso urgente e não deseja ficar muito tempo no trânsito.

www.panfleteria.com.br

Balão

Podem ser movidos a gás (hélio e hidrogênio) ou ar quente. Depende muito das condições do clima para decolar com segurança. Ele foi criado décadas antes dos aviões e assim como as grandes invenções, exigiu muitos estudos e pesquisas para que começasse a funcionar. No início foi difícil fazê-lo funcionar porque não havia conhecimento de gases que fossem menos densos que o ar. Somente em 1783 que foi possível carregar pessoas nesse tipo de balão. O moderno balão movido a ar quente foi criado apenas em 1953, pelo americano Ed Yost. Depois disso, o balão começou a ser visto como um esporte e anos mais tarde começou a ser praticado um campeonato de balonismo. Já no Brasil, o primeiro voo de balão aconteceu em São Paulo em 1970 e o campeonato brasileiro de balonismo ocorreu em 1988.

www.fotosefotos.com

Dirigível

www.dirigiveldobrasil.com

São balões que podem ser conduzidos manualmente. É movido a gás, geralmente hélio ou hidrogênio, por ter densidade menor que a do ar atmosférico. O primeiro balão de ar quente foi criado oficialmente pelos irmãos franceses Jacques Etienne e Joseph Michel Montgolfier, em 1783. Em 1929, um dirigível de grande porte, conhecido como Zepelim, foi usado para fazer uma viagem de volta ao mundo.

Transporte Teleférico



www.jb.com.br

O transporte teleférico que também pode ser classificados como meio de transporte alternativo, são conhecidos como bondinhos no Brasil. Eles são transportes aéreos que utilizam cabos e podem ser fixos ou móveis, para a sua sustentação e tração. São conhecidos por sua praticidade, rapidez e limpeza e são excelentes meios de locomoção em cidades populosas, com morros e onde a utilização de trens e ônibus é pouco viável. A história de sua invenção é pouco definida, mas se supõe que a ideia tenha surgido no século XIV.

Drones

g1.globo.com

Drone Zangão Quadcopter Espião O drone é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Ele lembra aqueles pequenos aviões operados com controle remoto. Costumam ser usados para realizar tarefas que são mais perigosas para os seres humanos. Os drones passaram a ser usados para auxiliar na segurança e em ações militares. Eles são muito utilizados nas produções audiovisuais para tirar fotos e filmagens. No carnaval em 2015, a escola de samba Portela usou 400 pequenos drones em forma de águia que encantou espectadores no sambódromo do Rio de Janeiro e milhares de telespectadores no Brasil e no mundo.

Esses aparelhos também podem ser usados na coleta de material radioativo ou nocivo ao ser humano. Alguns foram utilizados durante o acidente de Fukushima no Japão. Os drones também podem ser utilizados para atingir alvos militares com bombas, reduzindo o custo, porque é uma aeronave não tripulada.

Planador

www.aeroclubebauru.com.br

Tipo de aeronave que não necessita de motor para o seu funcionamento. Ele fica planando no ar e para que voe, é necessário puxá-los ou rebocá-los com um guincho ou carro para ganhar altura. Ele é controlado por um piloto que fará com que ele suba mais ou faça voltas.

Avião


copadomundo.uol.com.br

O avião é um veículo utilizado para diversos fins. Ele é uma aeronave movida através de motor e sua sustentação no ar é feita através de asas. Um exemplo são os aviões comerciais para transporte de passageiros e também os cargueiros, utilizados para o transporte de toneladas de cargas pelo ar que são grandes e espaçosos.

Organismos Nacionais

O transporte aéreo no Brasil é administrado pelo Ministério da Defesa (Comando da Aeronáutica) que tem como objetivos oferecer apoio, controle e desenvolvimento da aviação civil. É formado pelo COMAR (Comando Aéreo Regional), COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), ANAC e DIRENG (Diretoria de Engenharia). Além disso, a administração também foi dada a INFRAERO, a partir da década de 70.

ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil): agência reguladora criada em 2005 por meio da lei nº 11.182. Essa autarquia possui liberdade financeira e administrativa. Ela trabalha realizando a regulação técnica e econômica, garantindo a segurança do passageiro e o cumprimento das regras exigidas pelo Governo Federal. Além disso, eles atuam e podem realizar intervenções econômicas para que elas não afetem ou prejudiquem o mercado.

Organismos Internacionais

IATA (Internacional Air Transport Association): A Associação de Transporte Aéreo Internacional é uma associação comercial fundada em Havana, Cuba, em 1945 por um grupo de companhias aéreas. Ela é responsável por representar, ser líder e auxiliar a indústria aérea, ou seja, trabalha lutando pelos interesses das companhias, dentre outros aspectos.

FAA (Administration Federal Aviation): A Administração Federal da Aviação é uma entidade subordinada ao Departamento de Transportes dos EUA que regula as áreas da aviação civil e militar. É reconhecido mundialmente.

ACI (Airports Council International): O Conselho Internacional de Aeroportos é composto pelas principais companhias administradoras dos aeroportos. O Brasil é representado pela INFRAERO.

ICAO (International Civil Aviation Organization): A Organização da Aviação Civil Internacional é uma agência das Nações Unidas formada por mais de 150 países. Foi criada em 1944, depois da coleta de assinaturas da Convenção de Chicago. Nessa organização são discutidos e fixados direitos e deveres dos seus membros, bem como definidos padrões e práticas que regem a atividade aérea internacional.

Evolução do Transporte Aéreo

Balão (1709)

Balão Ar Quente
É um aerostáto que se move pelo céu elevado por ar quente. O primeiro balão foi criado pelo padre Bartolomeu de Gusmão. Ele era chamado de inventor e padre voador e seu invento ficou conhecido na Europa como Passarola. Em agosto de 1709 fez uma demonstração de seu experimento para a Corte Portuguesa, de um balão que subiu aproximadamente 04 metros e depois se incendiou.

Oficialmente, o balão teria surgido na França, em 1783, através dos irmãos Etienne e Josph Montgolfier. O balão dos irmãos foi responsável pelo transporte de animais que voltaram em segurança para o solo. O evento foi assistido pelo rei Luiz XVI e pela população de Paris, no período.

Outros inventores foram responsáveis por aperfeiçoar a criação, J.A. Charles, no mesmo ano, voou por duas horas e meia em um balão de gás hidrogênio; Em 1785, um americano e um francês atravessaram o Canal da Mancha; Já em 1792, o francês Jean Pierre voou na Filadélfia, nos Estados Unidos, em uma demonstração onde estava presente George Washington. Foi o primeiro a voar em solo americano. Somente em 1953, Ed Yost, um americano criou um balão mais moderno movido a ar quente e após essa criação, o balonismo foi introduzido como um esporte no mundo.

Planador (1891)

O planador é uma aeronave que sustenta voo sem a utilização de motor ou qualquer outro meio de propulsão ou mecânico. Para decolar precisa de um impulso. Foi criado pelo engenheiro civil alemão Karl Wilhelm Otto Lilienthal. O engenheiro fazia estudos sobre o voo dos pássaros entre os anos de 1891 a 1896, anos em que começou a desenvolver modelos de planador. Em 1891 realizou o seu primeiro voo que atingiu a altura de 25 metros. Ele criou um local para treinos específicos chamado Monte Fliegebert (Monte do Voo). Por causa de um acidente durante o voo, ele morreu em Berlim em agosto de 1896. No ano de 1984, foi iniciada a produção comercial dos planadores. Além dele, outros inventores contribuíram para a sua criação.

Dirigível (1900)

Dirigível Branco Zepelim
O dirigível é uma espécie de balão no formato de um charuto. Ele é uma aeronave mais leve que o ar, podendo ser controlada por uma pessoa. Movido por gás hélio ou hidrogênio seu primeiro construtor foi o conde alemão Ferdinand Von Zeppelin, era chamado de Zeppelin. Levantou voo no ano de 1900. O conde investiu na criação dos dirigíveis, principalmente, para o transporte de passageiros. Um dos mais famosos foi o Graf Zepelin que em 1928 estava pronto para viajar pelo mundo. Eles se tornaram símbolos da Alemanha nazista. Porém, seu uso foi suspenso, após uma tragédia com o dirigível alemão Hindenburg, em 1937, que explodiu no momento do pouso e matou 36 passageiros. A partir daí, notou-se os perigos de utilizar hidrogênio para suspender o balão. Outro inventor, anterior ao alemão, no uso dos dirigíveis foi Alberto Santos Dumont, que começou a fazer testes no século XIX.

Avião (1906)

Um dos maiores feitos foi o de Santos Dumont. O brasileiro que voou nos céus de Paris a bordo do 14-Bis, em 1906. Dumont foi considerado o inventor do avião. O seu trabalho abriu a possibilidade de investir mais no transporte aéreo que trouxe tanta facilidade para o mundo moderno. Se desenvolveu ainda mais com a Primeira Guerra Mundial. Antes dele, os irmãos Wright apresentaram um modelo que voou por 12 segundos em 1903.

Helicóptero (1938)

É um veículo de transporte aéreo que foi desenvolvido ao longo dos séculos. Os chineses foram responsáveis por apresentar em livro, o princípio de vôo de helicóptero, no século 4. Em 1490, Leonardo da Vinci criou um desenho de um parafuso aéreo helicoidal que seria a primeira tentativa de projetar um helicóptero. Porém, não havia muita tecnologia no período. Com a Revolução Industrial, novos avanços surgiram e o britânico George Cayley desenvolveu o primeiro protótipo do veículo que era pesado e não se sustentava no ar. Em 1907, os irmãos Louis e Jacques Bréguet da França conseguiram levantar 5 centímetros do solo. Ainda nesse ano, Paul Cornu, um francês criou uma máquina que voou 20 segundos e ficou a 30 centímetros do solo.

Em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, foi criado um helicóptero pelos alemães Petrosczy e Von Karman e o húngaro Asboh, foi chamado de PKZ-2, mas apresentou problemas. Outro veículo foi o autogiro, criado pelo espanhol Juan de La Cierva, era uma mistura de helicóptero com avião, foi usado pelos britânicos ao fim da guerra. Em 1938, o primeiro helicóptero de sucesso é construído pelo russo Igor Sikorsky, financiado pelos EUA. Foi chamado de VS-300 e auxiliou em operações de salvamento e reconhecimento no fim da Segunda Guerra Mundial. Na década de 50, os primeiros modelos comerciais para passageiros são criados por Sikorsky. Muitos deles foram utilizados para resgate de tropas durante a Guerra da Coréia (1950-1953); e os equipados com armas, como por exemplo, o Bell 209 Cobra que foi usado na Guerra do Vietnã (1964-1975).






Fonte :

Transporte Aéreo - Meios de Transporte

meios-de-transporte.info/transporte-aereo.html
Adaptação Geo - Conceição

Nenhum comentário: