sábado, 7 de maio de 2016

SANTA CATARINA : NEVE E AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.

Neve em Santa Catarina: quais as condições climáticas necessárias?

Neve em Urubici

Que Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais neva isso todo mundo já sabe, porém, para que haja a ocorrência do fenômeno, não basta apenas o frio intenso:  é preciso uma combinação de fatores climáticos. Veja:
Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. (Fonte: revistaescola.abril.com.br)


:: Locais onde mais neva em Santa Catarina
As cidades localizadas na serra catarinense, cuja altitude é bastante elevada, são as que mais registraram o fenômeno ao longo dos anos. São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra são apenas alguns exemplos, porém, a neve pode ser apreciada em várias outras cidades: confira aqui a matéria sobre os locais onde mais neva em Santa Catarina.
Dica: antes de decidir para qual cidade você vai viajar com a intenção de ver neve, dê uma olhada no que dizem os meteorologistas. 😉
:: Veja abaixo algumas imagens de neve em Santa Catarina

Urupema

Urubici

São Joaquim

Canoinhas
Fonte : Viva a Bela Santa Catarina

Nenhum comentário: