terça-feira, 6 de setembro de 2016

G20 / CHINA / 2016

Ban pede mais esforços dos países do G20 no apoio aos Objetivos Globais

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enfatizou nesta segunda-feira (5) a importância do financiamento e outros mecanismos de apoio à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e das ações para o clima, pedindo mais esforços dos países do G20 em atender esses compromissos.
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na cerimônia de abertura da cúpula do G20. Foto: ONU
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enfatizou nesta segunda-feira (5) a importância do financiamento e outros mecanismos de apoio à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e das ações para o clima, pedindo mais esforços dos países do G20 em atender esses compromissos.
“A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é universal, um plano de ação integrado e transformador para a paz e a prosperidade para todos em um planeta saudável”, disse Ban em debate sobre desenvolvimento inclusivo e interconectado durante a cúpula do G20 que ocorre na cidade chinesa de Hangzhou.
Para atingir esses objetivos, segundo Ban, é necessário crescimento econômico equilibrado, inclusivo e sustentável. A agenda de Addis Ababa, adotada na Etiópia no ano passado, fornece diretrizes globais para financiar a implementação da Agenda 2030, alinhando todos os fluxos de financiamento e políticas com o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, disse Ban.
“O Plano de Ação do G20 para apoiar a implementação da Agenda 2030 é prova do seu comprometimento em atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, disse o chefe da ONU, reconhecendo a liderança da China em enfatizar o desenvolvimento sustentável no trabalho do G20.
Ban também elogiou os líderes de França, Alemanha, Japão, México e Coreia do Sul por iniciar mecanismos de coordenação interministeriais para a implementação dos ODSs, pedindo que os líderes do G20 “sigam esses bons exemplos”.
“Implementar a Agenda 2030 fortalecerá nossa capacidade coletiva de endereçar riscos de curto prazo e construir resiliência no longo prazo. É por isso que é essencial que o desenvolvimento sustentável seja totalmente integrado em diretrizes de políticas macroeconômicas globais”, disse Ban.
O apoio dos países do G20 ao Acordo de Paris para o clima, adotado em dezembro na França, é crucial, disse o secretário-geral. “Agora é hora de garantir que cumpriremos nossos compromissos sobre o financiamento para o clima, incluindo o compromisso de fornecer 100 bilhões de dólares para o fundo climático verde”, disse, descrevendo a iniciativa como um “primeiro importante passo” para apoiar os esforços dos países em desenvolvimento na implementação do acordo climático.
Fonte : ONUBRASIL

Um comentário:

Samuel Aires Galm1 disse...

isso vai me ajudar em minha pesquisa ! B)