quarta-feira, 30 de novembro de 2016

AGÊNCIA DA ONU ALERTA PARA NECESSIDADE DE PROTEGER CRIANÇAS NO AMBIENTE ONLINE.

Agência da ONU alerta para necessidade de proteger crianças no ambiente online

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são cruciais para a educação das crianças, mas essas ferramentas podem trazer novos riscos aos cidadãos digitais mais vulneráveis. O alerta é da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que chamou a atenção para a importância de criar medidas para a proteção de menores no ambiente online.
Mais da metade da população da América Latina e Caribe tem acesso à internet. Foto: UNESCO
Mais da metade da população da América Latina e Caribe tem acesso à Internet. Foto: UNESCO
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são cruciais para a educação das crianças, mas essas ferramentas podem trazer novos riscos aos cidadãos digitais mais vulneráveis. O alerta é da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que chamou a atenção para a importância de criar medidas para a proteção de menores no ambiente online.
Segundo a agência da ONU, uma em cada seis crianças está online a partir dos 3 anos de idade ou menos no Reino Unido, com 25% usando a Internet antes de frequentar a escola.
Além disso, seis em cada dez crianças afirmaram estar preocupadas com o bullying na Internet, e 16% afirmaram que esse tipo de violência no ciberespaço é mais preocupante do que o enfrentado na vida real.
Diante dessas ameaças, a UIT informou que trabalha com governos, setor privado, organizações não governamentais e universidades a fim de encontrar soluções unificadas para defender as futuras gerações online.
“Através da nossa rede internacional de parceiros, temos maior consciência dos riscos que as crianças enfrentam online, e promovemos a colaboração global para a sua mitigação”, disse o organismo. “Lançamos campanhas de sensibilização, ajudamos os países na elaboração de estratégias nacionais e facilitamos a coordenação de sua implementação em nível nacional e regional”.
Em 2008, a agência da ONU lançou a iniciativa Proteção Infantil Online (COP, na sigla em inglês). Trata-se de uma plataforma multidisciplinar que visa a criar uma experiência virtual segura para os menores, bem como capacitar as crianças para usar a rede.
Segundo a UIT, o projeto evidencia as melhores práticas e recomendações para diferentes grupos de interesse, incluindo autoridades políticas, indústria, crianças, pais, tutores e educadores.
A agência também destacou que a inciativa ajuda a promover a implementação da Agenda 2030. Entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um está relacionado ao tema: a meta número dois do Objetivo 16 pede o fim do abuso, da exploração, do tráfico e de todas as formas de violência e tortura contra crianças.

Nenhum comentário: