sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

ESTUDO PREVÊ UM MUNDO SIGNIFICATIVAMENTE MAIS SECO SE O AQUECIMENTO GLOBAL CHEGAR A 2ºC

Estudo prevê um mundo significativamente mais seco se o aquecimento global chegar a 2ºC

University of East Anglia*
Estudo prevê um mundo significativamente mais seco se o aquecimento global chegar a 2ºC
Mais de um quarto das terras do mundo poderiam se tornar significativamente mais secas se o aquecimento global chegar ao 2C – de acordo com novas pesquisas de uma equipe internacional.
A mudança causaria uma maior ameaça de seca e incêndios florestais. Mas limitar o aquecimento global a menos de 1,5 ° C reduziria drasticamente a fração da superfície da Terra que sofre tais mudanças.
Os resultados, publicados em Nature Climate Change, são o resultado de uma colaboração internacional liderada pela Southern University of Science and Technology (SUITECH) em Shenzhen, China e UEA.
A aridez é uma medida da secura da superfície terrestre, obtida pela combinação de precipitação e evaporação. A equipe de pesquisa estudou projeções de 27 modelos climáticos globais para identificar as áreas do mundo onde a aridez mudará substancialmente quando comparada às variações ano-a-ano que experimentam agora, já que o aquecimento global atinge 1.5°C e 2°C acima dos níveis pré-industriais.
O Dr. Chang-Eui Park, da SusTech, um dos autores do estudo, disse: “A aridificação é uma séria ameaça porque pode afetar criticamente áreas como agricultura, qualidade da água e biodiversidade. Também pode levar a mais secas e incêndios florestais – semelhante àqueles que viram intensidade pela Califórnia.”
Outra maneira de pensar sobre o surgimento da aridificação é uma mudança para condições contínuas de seca moderada, sobre as quais a variabilidade futura do ano para o ano pode causar uma seca mais grave. Por exemplo, em tal cenário, 15% dos semiáridos as regiões realmente experimentariam condições semelhantes aos climas “áridos” hoje “.
O Dr. Manoj Joshi da Escola de Ciências Ambientais da UEA disse: “Nossa pesquisa prevê que a aridificação surgirá em cerca de 20 a 30% da superfície terrestre do mundo no momento em que a mudança de temperatura média global atinge 2C. Mas dois terços das regiões afetadas poderiam evite uma aridificação significativa se o aquecimento for limitado a 1,5 ° C “.
O Dr. Su-Jong Jeong, da SusTech, disse: “O mundo já se aqueceu no 1°C. Mas, ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C ou 2°C, poderia reduzir a probabilidade de uma aridificação significativa emergir em muitas partes de o mundo.”
A severidade da seca aumentou em todo o Mediterrâneo, África do Sul e a costa leste da Austrália ao longo do século XX, enquanto as áreas semiáridas do México, Brasil, África do Sul e Austrália tendem a desertificação há algum tempo, já que o mundo tem aquecido.
O professor Tim Osborn, da UEA, disse: “As áreas do mundo que se beneficiarão mais de manter o aquecimento abaixo de 1,5 ° C são partes do Sudeste Asiático, Europa do Sul, África Austral, América Central e Austrália do Sul – onde mais de 20% da população mundial vive hoje “.
###
Este trabalho faz parte de uma parceria entre a Universidade de East Anglia (UEA) e The Southern University of Science and Technology (SUSTech).
Referência:
Chang-Eui Park, Su-Jong Jeong, Manoj Joshi, Timothy J. Osborn, Chang-Hoi Ho, Shilong Piao, Deliang Chen, Junguo Liu, Hong Yang, Hoonyoung Park, Baek-Min Kim, Song Feng. Keeping global warming within 1.5 °C constrains emergence of aridification. Nature Climate Change, 2018; DOI: 10.1038/s41558-017-0034-4
https://www.nature.com/articles/s41558-017-0034-4
* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/01/2018

Nenhum comentário: